You are on page 1of 11

No h maior loucura do que viver sem ideais." Iran P. Moreira Necho http://www.mnecho.com/lideres/gandhi/index.

html

Mohandas Karamchand Gandhi (ou Mahatma)


(1869-1948)

Gandhi, Mohandas Karamchand (ou Mahatma) (1869-1948), lder nacionalista indiano que levou seu pas a conquista da independncia mediante uma revoluo pacfica. Advogado, exerceu a profisso na frica do Sul, onde se envolveu na luta pela defesa dos direitos fundamentais dos imigrantes indianos. Em 1914 regressou ao seu pas depois da I Guerra Mundial e iniciou um movimento de resistncia pacfica invocando a satyagraha (abrao da verdade, em snscrito) contra a Gr-Bretanha. Quando o Parlamento aprovou, em 1919, as leis Rowaltt, que concediam s autoridades coloniais britnicas poderes de estado de emergncia para fazer frente s denominadas atividades subversivas, o movimento se estendeu por toda a ndia. Em 1920 Gandhi empreendeu a campanha organizada de no cooperao. A independncia econmica foi o ponto culminante da luta swaraj (auto-governo, em snscrito) de Gandhi, que implicava um boicote completo dos produtos britnicos. Props estimular o renascimento dos processos artesanais. Converteu-se em smbolo internacional de uma ndia livre. Levava uma vida espiritual e asctica de um pregador, praticando o jejum e a meditao. Os indianos o veneravam como santo e comearam a cham-lo de Mahatma (alma grande, em snscrito). A defesa que fez da no violncia era a expresso de uma forma de vida implcita no hindusmo. Em 1921 o Congresso Nacional Indiano, que liderou o movimento de independncia, outorgou-lhe autoridade executiva plena, includo o direito de designar o prprio sucessor. Uma srie de revoltas levaram-no a admitir o fracasso da campanha de desobedincia civil. Em 1932 Gandhi iniciou nova campanha contra as autoridades britnicas. Preso duas vezes, o Mahatma jejuou durante longos perodos em diversas ocasies.

Em 1934 abandonou formalmente a poltica e foi substitudo como dirigente mximo do Partido do Congresso por Jawaharlal Nehru. Em 1944 a luta pela independncia da ndia estava em sua ltima fase. O governo britnico havia concordado em conceder a independncia com a condio de que os grupos nacionalistas rivais, a Liga Muulmana e o Partido do Congresso, resolvessem suas diferenas. Embora contra a diviso da ndia, Gandhi terminou aprovando-a. ndia e Paquisto se tornaram dois estados independentes em 1947. Em 1948 foi assassinado por um membro de um grupo extremista hindu.

Benito Mussolini
(1883-1945)

Mussolini, Benito, chefe de governo da Itlia (1922-1943), fundador do fascismo italiano.

Quando os fascistas realizaram a marcha sobre Roma, o rei Vtor Emanuel III convidou Mussolini a formar um governo (28 de outubro de 1922). A Itlia foi transformada num regime unipartidrio e totalitrio com base no poder do Grande Conselho Fascista, apoiado pelas milcias de segurana nacional.

Mussolini iniciou a conquista da Etipia (Abissnia, 1935-1936), enviou tropas para apoiar o general Francisco Franco, durante a Guerra Civil espanhola (1936-1939), aliou-se Alemanha nazista, atravs da formao do Eixo Roma-Berlim (1936) que culminou com o Pacto de Ao entre os dois estados (1939), publicou leis contra os judeus e invadiu a Albnia (1939).

Embora no tivesse participado da II Guerra Mundial at a invaso alem da Frana, em junho de 1940, a Itlia lutou contra os britnicos na frica, invadiu a Grcia e uniu-se aos alemes na diviso da Iugoslvia, na invaso da Unio Sovitica e na declarao de guerra aos Estados Unidos.

Depois de vrias derrotas sofridas, o Grande Conselho Fascista destituiu e prendeu Mussolini, em julho de 1943, e assinou no ms de setembro um armistcio com os aliados que haviam invadido o sul da Itlia. O lder italiano tentou fugir para a Sua, mas foi capturado e fuzilado com sua amante por membros da Resistncia italiana.

Juscelino Kubitschek
(1902-1976)

Kubitschek, Juscelino (1902-1976), presidente do Brasil (1956-1961), cujo nome completo Juscelino Kubitschek de Oliveira, nasceu em Diamantina, Minas Gerais, e morreu em um acidente de automvel, na via Dutra, perto da cidade de Resende, no estado do Rio de Janeiro. Era filho de um caixeiro-viajante e de uma professora primria. Aos trs anos ficou rfo de pai. Formou-se em Medicina (1927), que logo abandonou, para dedicar-se vida poltica. Foi eleito deputado federal (1934), deputado constituinte (1946), governador de Minas Gerais (1950) e, finalmente, presidente da Repblica, com o apoio de Partido Social Democrtico (PSD) e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Foi eleito a partir de um discurso desenvolvimentista, cujo lema era cinqenta anos em cinco. Seu Plano Nacional de Desenvolvimento, o Plano de Metas, abrangia vrios setores tais como energia, transporte, alimentao, educao, implantao de indstria automobilstica, alm de outros incentivos industrializao. Entre os empreendimentos do seu governo destacam-se: a construo das hidroeltricas de Furnas e de Trs Marias, as rodovias Belm-Braslia e Braslia-Acre, a criao da Superintendncia do desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a expanso da indstria naval, alm da construo de Braslia, inaugurada em 21 de abril de 1960, para onde foi transferida a capital do pas. Todas essas iniciativas aumentaram consideravelmente a prosperidade econmica do pas; no entanto deixaram um legado de inflao e dvida pblica. Foi sucedido por Jnio Quadros, em 1961, e eleito senador pelo estado de Gois. Ao ter os direitos polticos cassados pelo Movimento militar de 1964, em junho desse mesmo ano, viveu exilado em Nova York e Paris. De volta ao Brasil, voltou-se para a iniciativa privada e para a vida literria. Candidato Academia Brasileira de Letras, foi vencido pelo escritor Bernardo Ellis. Publicou: Meu

caminho para Braslia, livro de memrias em cinco volumes. Era membro da Academia Mineira de Letras.

Simn Bolvar
(1783-1830)

Bolvar, Simn (1783-1830), militar e poltico venezuelano, tornou-se desde 1813, o condutor mximo da revoluo que culminou com a independncia da Amrica do Sul, pelo que conhecido como o Libertador. Bolvar viajou atravs da Espanha, Frana e Itlia. Em Monte Sacro, Roma, jurou libertar sua ptria (15 de agosto de 1805). De volta a Caracas em junho de 1807, conspirou contra o regime realista. Em 1810 os criollos (espanhis nascidos na Amrica) destituram o governador e capito geral Vicente Emparn, integrando uma Junta Conservadora dos Direitos de Fernando VII, eufemismo que ocultava verdadeiras intenes de independncia poltica. Com a patente de coronel foi a Londres para arregimentar apoio para a revoluo venezuelana. Na capital inglesa encontrou-se com Francisco de Miranda e o convidou para regressar Venezuela. Perdida a primeira Repblica, obteve passaporte para Curaao, de onde viajou para Cartagena das ndias (atual Colmbia). Ali publicou o Manifesto de Cartagena (2 de novembro de 1812), no qual criticava a irresoluta atuao de Miranda, que conduziu a capitulao; e na Memria aos cidados de Nova Granada (15 de dezembro de 1812), convidava-os a acompanh-lo para libertar a Venezuela. Iniciou uma campanha ao longo do rio Magdalena, expulsando os realistas de todo o territrio at chegar a Ccuta. A partir da empreende a denominada Campanha admirvel (1813), que o conduziu triunfante at Caracas. Reconquistada a capital, Bolvar governou atravs de trs Secretarias de Estado. Os triunfos dos realistas o obrigam a viajar para Cartagena das ndias e, um ano depois, para a Jamaica, onde tornou conhecida sua famosa Carta de Jamaica (1815). Em Angostura (atual Cidade Bolvar) exps seu plano poltico, apresentando um projeto de constituio onde propunha a criao de um grande estado, sob o nome de Grande Colmbia. Bolvar

criou o Conselho de Estado e o Conselho de Governo. Instalou na cidade o segundo congresso da Venezuela (1819). O Discurso de Angostura a sua pea de oratria mais importante. Faz uma anlise sociolgica dos venezuelanos, pronuncia-se contra a escravido e pela democracia, mantm sua preferncia pela centralizao poltica e administrativa e prope um poder moral para prevenir a corrupo administrativa. Eleito presidente do pas, se dirigiu Nova Granada. Empreendeu a Campanha dos Andes que culminou com a batalha de Boyac, a 7 de agosto de 1819, e trs dias depois entrou vitorioso em Bogot. Neste mesmo ano criou a Repblica da Colmbia. Em 1820 assinou um tratado de armistcio com o espanhol Pablo Morillo, que fracassou. Como conseqncia, houve o recrudescimento da guerra, que terminou na batalha de Carabobo e ps fim ao domnio espanhol na Venezuela. A Antnio Jos de Sucre, lugar-tenente de Bolvar, coube a incorporao de Guayaquil Colmbia e a libertao de Quito. Em 1824, depois da batalha de Ayacucho, a Amrica do Sul ficava livre do domnio espanhol e as rebelies de Chuquisaca e La Paz levaram criao da Bolvia, cuja Constituio foi redigida por Bolvar. Em 1826 o Peru nomeou-o presidente vitalcio, mas o Libertador no aceitou. Em 1830 morreu de tuberculose.

Tancredo de Almeida Neves


(1910-1985)

Neves, Tancredo de Almeida (1910-1985), poltico brasileiro, nasceu em So Joo del Rei, Minas Gerais e faleceu em So Paulo. Bacharel em Direito, filiou-se aps a redemocratizao do pas, em 1945, ao Partido Social Democrtico (PSD). Foi deputado federal por Minas Gerais em cinco legislaturas (1951-1955 e 1963-1978) e ministro da Justia do governo de Getlio Vargas, deixando o cargo com o suicdio do presidente, em 1954. Apoiou o governo de Juscelino Kubitschek presidncia da Repblica (1956-1961), sendo influente conselheiro em assuntos polticos e econmicos. Em 1961, por ocasio da crise poltica que conduziu instituio do parlamentarismo, foi escolhido, por sua habilidade e capacidade conciliatria, para o cargo de primeiro-ministro, que exerceu at o ano seguinte. Aps o Movimento Militar de 1964 passou oposio. Teve importante papel no processo de abertura poltica e fim do regime militar, adotando sempre posio moderada. Com o restabelecimento do sistema partidrio pleno, fundou o Partido Popular, logo agregando-o ao Partido do Movimento Democrtico Brasileiro (MDB), de oposio ao ltimo governo do ciclo militar, o do presidente Joo Figueiredo (1979-1985). Eleito governador de Minas Gerais, governou o estado de 1983 a 1984 e apoiou a campanha pelas eleies diretas para a presidncia da Repblica. No tendo sido estas aprovadas no congresso, foi candidato oposicionista no Colgio Eleitoral (1985) tornandose vitorioso. Adoeceu pouco antes da posse, falecendo sem assumir o cargo, sendo substitudo pelo vice-presidente eleito em sua companhia, Jos Sarney.

Getlio Vargas
(1883-1954)

Vargas, Getlio (1883-1954), poltico brasileiro, presidente da Repblica (1930-1945; 1950-1954) cujas mudanas revolucionrias transformaram o Brasil em um dos principais pases latino-americanos, nasceu em So Borja, Rio Grande do Sul, em 19 de abril de 1883, e morreu no Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1954. Estudou na Faculdade de Direito de Porto Alegre, onde se formou em 1907. Foi nomeado promotor da cidade depois de ter participado da campanha do Partido Republicano. Elegeu-se deputado estadual em 1909 e reelegeu-se em 1913, mas o rompimento com Borges da Fonseca levou-o a renunciar ao cargo. Entretanto, regressou Assemblia Legislativa do Rio Grande do Sul em 1917. Em 1922, foi eleito deputado do Congresso brasileiro e, em 1926, foi nomeado ministro da Fazenda. Dois anos mais tarde regressou ao Rio Grande do Sul como governador e, em 1930, utilizou o cargo com o objetivo de conseguir apoio para sua candidatura presidencial. Foi ento que, nessa poca, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e a Paraba organizaram a Aliana Liberal que apoiava a candidatura de Getlio Vargas e Joo Pessoa (ver Partidos polticos), em oposio a Jlio Prestes, candidato que contava com o apoio do presidente Washington Lus. Embora tenha perdido as eleies para Jlio Prestes, Vargas alcanou o poder em outubro desse mesmo ano depois de liderar um golpe de Estado com apoio do Exrcito. Governou por decreto, como presidente em funo, at 1934, ano em que foi eleito presidente constitucional pelo Congresso. Em 1937, proclamou o estado de exceo, proibiu todas as organizaes polticas, dissolveu o Congresso e declarou o Estado Novo, que se transformou em um regime de caractersticas fascistas, tendo-o como

ditador.

Vargas propiciou a transferncia de poder dos estados para o governo ce procurou garantir o poder das classes mdias e baixas das cidades, em d latifundirios (ver Getulismo). Favoreceu a entrada do governo no mbito em concorrncia com o capital privado, introduziu um novo cdigo trabalh nacionalizou os recursos minerais e incentivou a modernizao da indstr Durante a II Guerra Mundial, a crescente cooperao comercial e diplom Estados Unidos levou o Brasil a participar do conflito (1942) junto com os apressando o processo de redemocratizao do pas. Em abril de 1945 de anistia para centenas de presos polticos, entre os quais o lder comunista Prestes.

Em seguida marcou eleies para 2 de dezembro, mas um novo golpe mi destituio, em outubro de 1945, apesar do movimento "queremismo" que sua continuao no poder. Cinco anos mais tarde, alcanou a presidncia do Partido Trabalhista (em 1953, nomearia Joo Goulart para o ministrio com o apoio do movimento sindical; contudo, o Exrcito se opunha cada v administrao, fazendo oposio ao seu afastamento provisrio at que a responsabilidades pelo assassinato do major Rubens Vaz fossem apurad atentado foi ferido o jornalista Carlos Lacerda.

Depois de receber srias ameaas golpistas, Getlio Vargas suicidou-se e agosto de 1954 no palcio do Catete, deixando uma carta testamento de

George Washington
(1732-1799)

Washington, George (1732-1799), comandante-em-chefe do Exrcito Continental durante a guerra da Independncia norte-americana e, mais tarde, primeiro presidente dos Estados Unidos. A contribuio de Washington vitria das colnias frente Gr-Bretanha foi decisiva, a partir de um ponto de vista estratgico e militar, ao converter o Exrcito Continental no elemento de coeso para a nova nao, diante da fragilidade de um recente governo. Washington e outros nacionalistas da Virgnia foram os encarregados de organizar a Conveno Constitucional da qual foi nomeado presidente e principal candidato para a presidncia dos Estados Unidos. Eleito presidente em 1788 e novamente em 1792, Washington presidiu a formao e as operaes iniciais do novo governo. Sua rigorosa dignidade e sentido de decncia contiveram o partidarismo que caracterizaria as administraes de seus trs sucessores: John Adams, Thomas Jefferson e James Madison. Mesmo assim, tomou vrias decises que tiveram vital importncia a longo prazo. Instituiu o gabinete, apesar da Constituio contemplar a formao do dito corpo e atuou de forma independente no Congresso, evitando assim o desenvolvimento de faces. Com a nomeao de Alexander Hamilton como secretrio do Tesouro e Thomas Jefferson como secretrio de Estado, ps as duas figuras mais capacitadas e relevantes da gerao

revolucionria nos postos de maior responsabilidade. Washington apoiou as inovaes na poltica fiscal propostas por Hamilton. Igualmente, permitiu a Jefferson realizar uma poltica que favorecia o comrcio e a cooperao com todos os estados europeus. Em seu segundo mandato, a exploso da guerra entre a Frana revolucionria e a coalizo integrada pela Gr-Bretanha, Prssia e ustria em 1793, ps em perigo a poltica externa norte-americana.

You might also like