You are on page 1of 5

Neste ano, homenageia-se Burle Marx. E com ele essas plantas de no aqui.

E com ele esse ramalhete de guache, esses tapetes vivos, essa gua morta e o quadrado fluido. Sua obra quebra, em nossa cidade, a neutralidade das linhas retas e curvas e o branco que cega. Sua obra agrega cubismo e abstrao. Sua obra prega liberdade, tantas vezes sonhada, tantas outras fingida. Em sua oitava edio, a Mostra, do interior do branco que cega, olha para seu entorno e de l extrai seu norte. Ao visitar os jardins de Burle Marx, constatamos: se os espelhos dgua refletem prdio e cu, se a paisagem estrada para os que aqui esto, se vemos as grandes manchas, se por elas andamos livremente, se as fitamos, se as guardamos, visitamos Burle Marx e ele tambm nos visita. Talvez seja necessrio, para entender a pluralidade que essa Mostra traz, o mesmo distanciamento exigido para visualizar as caladas e jardins de Burle Marx. Um olhar de longe, de fora, do alto, amplo o bastante para que se consiga, sem simples juzos, desfrutar da totalidade da novidade oferecida. A histria da arte assim se faz: prope de novo o novo. Mais uma vez, quer provocar o quieto, inquietar o cmodo, desviar nossa ateno viciada, fazer-nos outros. Assim tambm caminharam nossas escolhas, orientadas pelo legado de Burle Marx e Marcantonio Vilaa (sempre presente). A eles, reverenciamos nossas intenes.

Paisagens silenciosas

Nos

jardins

de

Roberto

Burle

Marx,

as

plantas

conversam

(silenciosamente). E o fazem assim como uma sinfonia, formada por diversas vozes, cada uma com um timbre, uma forma e um discurso, cujo eixo comum o ritmo rege a trama de espao(s) e de tempo(s),

a priori, dissonantes. Realizado o enlace, nossos olhos desfrutam dos


jardins de Burle Marx assim como nossos ouvidos percebem relaes mltiplas entre elementos aparentemente negligentes e errantes em

uma composio musical. Na obra de Burle Marx, a acuidade das linhas retas e curvas, os padres geomtricos simples e oponentes, os planos e relevos rigorosamente calculados reorientam a natureza, a arquitetura e a dimenso humana.

Acaso e liberdade em Burle Marx

Burle Marx passeia a esmo. Seu curso pelo paisagismo marcado por encontros ocasionais, sorte, como quando, aos 19 anos, descobriu as plantas tropicais... No nos jardins do Brasil, mas na Alemanha! De volta ao Brasil, comeou a cultivar, colecionar e classificar plantas num jardim prximo sua casa. Mais tarde, nos anos 1930, deu incio aos seus primeiros projetos paisagsticos a pedido do amigo Lcio Costa. Ao longo de sua trajetria, Roberto Burle Marx busca a ao criadora livre de regras fixas, obstinando-se, nessa medida, a promover novas experincias espaciais, conduzidas pela formulao da paisagem a partir dos movimentos do corpo e de sua matria prima: a natureza. Tal liberdade assistida e manipulada por dados reais e intencionais, j que a originalidade de suas proposies espaciais verificada precisamente na justaposio de formas geomtricas a orgnicas. Burle Marx tambm joga o jogo, por assim dizer. Submete-se ao absoluto da natureza, para da engendrar uma nova linguagem. Organizar o caos. O extremo domnio dos instrumentos dos quais dispunha Burle Marx era profundo conhecedor de botnica, de arquitetura, de pintura, de desenho e de histria da arte foi fundamental para a compreenso paradigmtica da instabilidade e da mobilidade da natureza e, por conseguinte, para decifrar os signos naturais sem, com isso, eliminar seu mistrio e sua complexidade.

Paisagem, osis, aridez: Braslia

A realidade do jardim funda novas snteses da natureza e da cidade. A obra de Burle Marx opera essa outra realidade de forma muito distinta das usuais construes paisagsticas. Sua conformao com as premissas institudas pelo pensamento moderno entremeada por extrema sensibilidade, uma vez que sua lgica reside na investigao, no ldico e no movimento. Em Braslia, lugar-sntese por excelncia, (dado seu planejamento e sua estrutura retalhada), tal contigidade dos planos racional e afetivo parece estar manifesta em cada linha e em cada dobra da vastido rida da cidade-monumento. Talvez seja por isso que os jardins de Burle Marx dialoguem to intimamente com a arquitetura e a topologia da cidade. Apesar de o projeto da construo de Braslia no ter includo um planejamento paisagstico, Burle Marx est presente em diversos espaos da capital. Sua presena pode ser considerada, alm de esttica, funcional. Ele estudou minuciosamente a flora local, deu cor e dinamismo arquitetura de Oscar Niemeyer e, ainda, buscou amenizar o clima seco do cerrado com o uso de cascatas e espelhos dgua. No Tribunal de Contas da Unio, encontra-se um projeto bastante particular do paisagista, no qual intentou garantir a harmonia entre natureza e civilidade. Os recursos dos quais lanou mo os espelhos dgua, os canteiros e ilhas (os chafarizes e cascatas inclusos) atenuam sutilmente a arquitetura modular e rgida da cidade. Aqui, as incongruncias e contrastes criam um contra-ritmo e por isso acentuam e acomodam a identidade do lugar. Burle Marx estabelece afinidades com a complexidade da paisagem local e incrusta-se em nosso olhar. Suas vozes so ouvidas, nos falam de um lugar, de outros lugares, da Histria e de outras histrias. O espao criado por Burle Marx antes de tudo lugar de deleite, onde os sentidos esto alerta. Passeamos.

Linha do Tempo [em quatro ou cinco tempos]

Nhenhenhm... Ele comea abandonando os canteiros regulares e os gramados escovinha, de tradio acadmica e erudita; e em lugar de disseminar suas plantas de cores quentes e brilhantes por toques, numa espcie de divisionismo cromtico impressionista, aqui e acol, pelo gramado e os canteiros, usa uma tcnica mais moderna e calorosa: a tcnica das grandes manchas, das grandes reas numa s cor, de formas livres, num vasto arabesco irregular. [Mario Pedrosa - p.285] Agora, o jardim j no mais passivo em face dos espaos e dos planos da construo arquitetnica propriamente dita. Sua funo no mais apenas cadenciar os ritmos das estruturas e dos espaos abertos, na relao interiorexterior. Tende, antes, a definir o esprito do lugar Mario Pedrosa [p. 287] + + +

--Do trabalho conjunto com Oscar Niemayer e Lcio Costa nascem o Parque da Pampulha, Minas Gerais, e os famosos jardins de Braslia. Entre suas obras mais expressivas esto os jardins do Parque do Ibirapuera, em So Paulo. Em 61 anos de carreira, Burle Marx assina mais de dois mil projetos e recebe inmeras honrarias. Mas a homenagem que mais o sensibiliza ver seu nome designando uma espcie de plantas tropicais: "Burle Marxii". Em 1972, Burle Marx muda-se para o stio Santo Antnio da Bica, nos arredores do Rio de Janeiro. Dedica-se pintura, coleciona obras de arte e cultiva, ao longo de mais de vinte anos, trs mil e quinhentas espcies de plantas do mundo inteiro, criando um verdadeiro den Tropical. Em 1985, doa a propriedade ao governo federal. Seu grande sonho criar ali uma escola para jardineiros e botnicos, e abrir o stio visitao pblica. Mas somente aps a sua morte, ocorrida em 1994, aos 82 anos de idade, que os seus ltimos projetos florescem. Graas ao empenho de sua equipe, o stio, agora batizado com o seu nome, recebe visitantes do Brasil e do mundo.

E ecologistas, paisagistas e jardineiros podem freqentar cursos regulares, ministrados em meio s plantas que o prprio Roberto Burle Marx cultivou.

You might also like