You are on page 1of 1

ANA PAULA DOS SANTOS; BRUNA MENZES GONALVES ORIENTADOR: LECIANA MENEZES ZAGO Universidade Estadual de Gois UnU

U Itumbiara, Avenida Modesto de Carvalho, S/N, Diagri, CEP: 72524-000

12,00%

10,00%

Fonte: Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais/SVS/MS. Dezembro de 2012.

A AIDS uma doena retroviral causada pelo vrus da imunodeficincia humana (HIV). Ela caracterizada por infeco e depleo dos linfcitos T CD4+ e imunossupresso acentuada, causando infeces oportunistas, neoplasias secundrias e manifestaes neurolgicas. Foi chamada inicialmente de sndrome, por falta de agente que a encaixasse no paradigma da epidemiologia biolgica convencional da causalidade estrita. O isolamento do vrus HIV e sua associao causal com a sndrome mudaram completamente o rumo do consenso intersubjetivo prevalecente no mundo cientfico.

Populao Geral 8,00% Homens Mulheres 6,00% HSH Profissional do sexo 4,00% Usurios de drogas

2,00%

0,00%

Tabela 1 - Taxa de prevalncia de HIV na populao brasileira

A transmisso do HIV ocorre em condies que facilitam a troca de sangue ou de fludos corporais que contenham o vrus ou clulas infectadas por ele. Contato sexual Inoculao parenteral

*Dados provenientes do SINAN e Departamento de DST/HIV/AIDS de Itumbiara

o No municpio de Itumbiara-Go, desde a deteco do primeiro caso em 1998, foram registrados 275 casos*. o O coeficiente de mortalidade deste de 1,09/100 mil habitantes*. Dentre os casos registrados entre 2007 e 2012*:

Passagem do vrus de mes infectadas para os recm-nascidos

Os objetivos do tratamento buscam prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida, pela reduo da carga viral e reconstituio do sistema imunolgico. Desde 1996, o Brasil distribui gratuitamente o coquetel antiaids para todos que necessitam do tratamento. Atualmente, existem 21 medicamentos divididos em cinco tipos: Inibidores Nucleosdeos da Transcriptase Reversa Abacavir, Didanosina, Estavudina, Lamivudina, Tenofovir, Zidovudina Inibidores No Nucleosdeos da Transcriptase Reversa Efavirenz, Nevirapina e Etravirina Inibidores da Protease Atazanavir, Darunavir, Indinavir, Nelfinavir, Ritonavir, Saquinavir e Tipranavir Inibidores de fuso Enfuvirtida Inibidores da Integrase Raltegravir Para combater o HIV necessrio utilizar pelo menos trs antirretrovirais combinados, sendo dois medicamentos de classes diferentes, que podero ser combinados em um s comprimido. O tratamento complexo, necessita de acompanhamento mdico para avaliar as adaptaes do organismo ao tratamento, seus efeitos colaterais e as possveis dificuldades em seguir corretamente as recomendaes mdicas, ou seja aderir ao tratamento.

Fonte: Kumar, V. et al. Robbins Patologia Bsica

Figura 1: Patogenia da infeco pelo HIV.

A Sndrome de Imunodeficincia Adquirida (AIDS) representa um dos maiores problemas de sade da atualidade, em funo do seu carter pandmico e de sua gravidade. o Em mdia no Brasil, surgem 36 mil novos casos por ano. o Foram notificados 656.701 casos de AIDS, de 1980 a junho de 2012. o O nmero de bitos por ano aproximadamente 11,5 mil.

KUMAR, V.; ABBAS, A. K.; FAUSTO, N.; MITCHELL, R. N. Robbins - Patologia bsica. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade. Departamento de Vigilncia Epidemiolgica. Doenas infecciosas e parasitrias : guia de bolso 8. ed. rev. Braslia : Ministrio da Sade, 2010. Ministrio da Sade. Departamento de Dst, Aids e Hepatites Virais. Quais so os antirretrovirais. Disponvel: <http://www.aids.gov.br/pagina/quais-sao-os-antirretrovirais>. Acesso em: 24 jun. 2013 Jos da Rocha Carvalheiro. Epidemiologia da Aids: garimpando novos paradigmas. Disponvel em: <http://books.scielo.org/id/p5z3b/pdf/veras-9788575412633-03.pdf>. Acesso em: 24 jun. 2013

You might also like