You are on page 1of 4

Soluo Comentada Prova de Biologia

08 questes

26.

Programas intensivos de melhoramento e seleo tm levado a um estreitamento da variabilidade gentica das plantas cultivadas... com isso, s vezes a resistncia s doenas perdida nos membros altamente uniformes de uma prognie que tenha sido fortemente selecionada para rendimentos crescente.
(Raven et al. 2001, pg. 803).

Essa uniformidade da prognie a que o autor se refere devida predominncia da reproduo: A) sexuada que, atravs da meiose, mantm o genoma dos parentais. B) sexuada que, atravs da mitose, mantm o fentipo dos parentais. C) sexuada que, atravs da meiose, aumenta a recombinao gentica. D) assexuada que, atravs da mitose, aumenta a recombinao gentica. E) assexuada que, atravs da mitose, diminui a recombinao gentica
Questo 26, alternativa E

A questo aborda a REPRODUO VEGETAL, principalmente a importncia da reproduo sexuada como base para a recombinao gentica. Aborda tambm a preocupao que os homens tm em produzir cada vez mais alimentos sem se preocupar com o equilbrio ambiental, porque, nos programas de melhoramento, selecionam-se linhagens mais produtivas e estimula-se a reproduo assexuada. A ausncia de recombinao gentica entre linhagens diferentes pode originar plantas mais susceptveis s mudanas do meio e ao surgimento de pragas e doenas. Portanto, est correta a alternativa E.

27. Em glbulos vermelhos, quando colocados em uma soluo hipotnica, ocorre a entrada de gua por osmose, o que pode acarretar o seu rompimento. Quando uma clula vegetal colocada em soluo semelhante, fica trgida, e no se rompe como os glbulos vermelhos. Assinale a alternativa que indica a estrutura responsvel pelo no rompimento da clula vegetal. A) Membrana plasmtica. B) Vacolo. C) Parede celular. D) Retculo endoplasmtico. E) Mitocndria.
Questo 27, alternativa C

Esta questo de CITOLOGIA aborda os processos de difuso e as conseqncias das condies do meio para a clula, comparando a clula vegetal com a animal, porque, embora tanto na clula vegetal como na animal o processo de osmose ocorra de forma semelhante, a clula vegetal no se rompe devido conteno da presso de turgor pela presso da parede celular que relativamente rgida. Portanto, est correta a alternativa C.

28. Os plastos podem ser de vrios tipos. Dentre eles, os cloroplastos que tm a capacidade de realizar a fotossntese. Assinale a alternativa que apresenta o principal pigmento dessa organela que propicia a captao da luz e a realizao da fotossntese. A) Caroteno. B) Xantofila. C) Ficocianina. D) Clorofila. E) Ficoeritrina.
UFPI PSIU 1 ETAPA Pg. 1 de 1

Soluo Comentada Prova de Biologia


08 questes Questo 28, alternativa D

Esta questo de CITOLOGIA aborda a organela que realiza a fotossntese, o cloroplasto e o principal pigmento que realiza a captao da energia luminosa para transformao em energia qumica. Apenas a clorofila a est presente em todos os eucariontes fotossintetizantes e nas cianobactrias, sendo responsvel pela converso da energia luminosa em energia qumica. Os demais pigmentos podem estar presentes nos cloroplastos de alguns vegetais e so denominados pigmentos acessrios, pois servem para aumentar o espectro de captao da luz. Portanto, esta correta a alternativa D.

29. Dentre as vrias hipteses formuladas para explicar a origem da vida na Terra, a mais aceita atualmente a hiptese heterotrfica, proposta pelo bioqumico russo A. I. Oparin, em 1938, que tenta explicar o surgimento da vida como uma evoluo dos processos bioqumicos com o surgimento e a evoluo dos organismos responsveis por estes processos. Os trs principais processos bioqumicos esto enumerados a seguir: 1. respirao aerbica 2. fotossntese 3. fermentao Assinale a alternativa que indica a seqncia correta de surgimento desses processos, de acordo com a hiptese heterotrfica. A) 1, 2, 3 B) 2, 1, 3 C) 3, 1, 2 D) 1, 3, 2 E) 3, 2, 1
Questo 29, alternativa E

Esta questo aborda o tema ORIGEM DA VIDA. O primeiro evento bioqumico foi a fermentao, que o processo de extrao de energia de compostos orgnicos na ausncia de oxignio. Posteriormente, os organismos desenvolveram a capacidade de captar energia luminosa e transformla em energia qumica atravs da fotossntese. Com o acmulo de oxignio na atmosfera, os seres vivos utilizaram o poder oxidante do oxignio para retirar energia dos alimentos, atravs da respirao aerbia. Portanto, est correta a alternativa E.

30. Existem populaes de uma espcie de lagarto, Cnemidophorus ocellifer, que se reproduzem normalmente atravs da fecundao do vulo pelo espermatozide. Mas, em outras populaes desta mesma espcie, ocorre o desenvolvimento do vulo sem que haja a fecundao. Esta segunda forma de reproduo denominada de: A) neotenia. B) pedognese. C) gametognese. D) partenognese. E) espermatognese.

UFPI PSIU 1 ETAPA

Pg. 2 de 2

Soluo Comentada Prova de Biologia


08 questes Questo 30, alternativa D

Esta questo aborda conhecimento relativo Reproduo Animal. O termo partenognese tem origem nas palavras parthenos = virgem, gnesis = origem, referindo-se ao surgimento do indivduo a partir exclusivamente do vulo. considerado um tipo de reproduo sexuada porque envolve o gameta feminino. As demais opes trazem termos referentes a outros processos (neotenia e pedognese relativos ao amadurecimento sexual conservando formas larvais; gametognese e espermatognese relativos ao processo de amadurecimento das clulas germinativas). Portanto, est correta a alternativa D.

31. Evolutivamente, as aves assemelham-se bastante aos rpteis, inclusive no processo reprodutivo, utilizando gametas femininos semelhantes, classificados como vulos Telolcitos. As principais caractersticas desses vulos so: A) ncleo centralizado, praticamente desprovido de vitelo, distribudo homogeneamente pelo citoplasma e sem diferenciao entre os plos animal e vegetal; B) ncleo centralizado, pouco vitelo distribudo homogeneamente pelo citoplasma e sem diferenciao entre os plos animal e vegetal; C) ncleo centralizado, quantidade intermediria de vitelo distribudo heterogeneamente pelo citoplasma e sem diferenciao entre os plos animal e vegetal; D) ncleo descentralizado, pouca quantidade de vitelo distribudo homogeneamente pelo citoplasma e com diferenciao entre os plos animal e vegetal; E) ncleo descentralizado, enorme quantidade de vitelo distribudo heterogeneamente pelo citoplasma e com forte diferenciao entre os plos animal e vegetal;
Questo 31, alternativa E

Esta questo aborda conhecimento relativo Embriologia. As classificaes possveis so: vulos Isolcitos (ou Oligolcitos), referente descrio da letra B, presente nos equinodermos e cefalocordados; vulos Heterolcitos, tpico dos anfbios, distinto dos Telolcitos pela quantidade e distribuio do vitelo; vulos Centrolcitos, descrito na opo B, tpico dos insetos; e vulos Alcitos, descrito na opo A, encontrado na maioria dos mamferos. Portanto, est correta a alternativa E

32. Durante a organognese, no desenvolvimento embrionrio do ser humano, ocorre a diferenciao dos rgos e dos tecidos especializados, a partir dos trs folhetos: ectoderma, mesoderma e endoderma. Do ectoderma diferencia-se, entre outros exemplos: A) o celoma. B) o corao. C) o tubo neural. D) o tubo digestivo. E) a coluna vertebral.

UFPI PSIU 1 ETAPA

Pg. 3 de 3

Soluo Comentada Prova de Biologia


08 questes Questo 32, alternativa C

Esta questo aborda conhecimento relativo Embriologia. O exemplo de estrutura derivada do folheto ectoderma o tubo neural. O folheto embrionrio ectoderma responsvel pela formao da pele e seus derivados cutneos, glndulas e todo o sistema nervoso, iniciado pela formao do tubo neural. J o endoderma participa na diferenciao do intestino primitivo, incluindo as glndulas relacionadas, parte interna do sistema respiratrio e revestimento de alguns anexos embrionrios e dutos. O mesoderma tem a participao mais diversificada, sendo responsvel principalmente pelos diferentes tipos de tecido conjuntivo e seus derivados, incluindo msculos, esqueleto, sangue, etc. Portanto, est correta a alternativa C.

33. Os tecidos epiteliais de revestimento so classificados, de acordo com o nmero de camadas celulares (simples, estratificado, pseudo-estratificado e de transio) e quanto forma das clulas presentes na camada superficial (pavimentoso, cubide e prismtico). Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de tecido epitelial estratificado prismtico. A) pele B) uretra C) pulmo D) bexiga urinria E) vasos sanguneos
Questo 33, alternativa B

Esta questo aborda conhecimento relativo Histologia. Nas opes apresentadas, somente a uretra seria o exemplo correto. A epiderme da pele, do revestimento da boca, esfago e vagina so do tipo estratificado pavimentoso. No revestimento dos pulmes e dos vasos sangneos e linfticos, encontra-se tecido epitelial simples pavimentoso. Na bexiga urinria, existe o tecido epitelial estratificado de transio, que se modifica de acordo com a distenso do rgo. Portanto, est correta a alternativa B.

UFPI PSIU 1 ETAPA

Pg. 4 de 4

You might also like