You are on page 1of 4

Soluo Comentada Prova de Biologia

08 questes

26. A taxonomia utiliza nomes em latim, para denominar os organismos e facilitar a comunicao cientfica. Os seguintes txons: Commelinales, Poaceae e Zea mays representam categorias taxonmicas. Na figura abaixo esto representados os nveis hierrquicos.

Assinale a alternativa que indica a seqncia correta das categorias taxonmicas, respectivas aos txons citados (Commelinales, Poaceae e Zea mays), associando-os aos nveis hierrquicos representados por nmeros na figura. Categoria taxonmica A) B) C) D) E) Ordem, Famlia, Gnero Classe, Famlia, Gnero Classe, Ordem, Espcie Classe, Ordem, Gnero Ordem, Famlia, Espcie Nvel hierrquico 4, 6, 7 3, 5, 7 2, 3, 6 3, 4, 6 4, 5, 7

Questo 26, alternativa E

Esta questo de BIODIVERSIDADE relaciona os txons, em suas respectivas categorias taxonmicas, com os nveis hierrquicos. O Cdigo Internacional de Nomenclatura Botnica determina regras para a classificao botnica. O txon Commelinales, com terminao ales, representa a categoria taxonmica Ordem que est no nvel hierrquico inferior a Classe e superior ao da Famlia; o txon Poaceae, com terminao aceae, corresponde categoria taxonmica Famlia, que est no nvel hierrquico inferior ao da Ordem e superior ao do Gnero; o txon Zea mays o nome cientfico do milho, ou seja a categoria taxonmica espcie que composta pelo nome do Gnero (Zea) e pelo epteto especfico (mays) e representa neste caso o nvel hierrquico basal. Portanto, est correta a alternativa E. 27. Assinale a alternativa que apresenta a classificao correta dos vegetais em monocotiledneas e dicotiledneas. A) O feijo, a soja e o arroz so exemplos de dicotiledneas. B) O trigo, o milho e o arroz so exemplos de monocotiledneas. C) O trigo, o arroz e o feijo so exemplos de dicotiledneas. D) O caju, a banana e o trigo so exemplos de dicotiledneas. E) A alface, o mamo e a soja so exemplos de monocotiledneas.
Questo 27, alternativa B

Aborda-se nesta questo de BIODIVERSIDADE a classificao das Angiospermas em monocotiledneas e dicotiledneas, relacionado-as com os alimentos utilizados na alimentao cotidiana das pessoas. O milho, o trigo e o arroz so exemplos de monocotiledneas. Nas outras alternativas, existem exemplos de monocotiledneas e dicotiledneas. Portanto, est correta a alternativa B.

UFPI PSIU 2 ETAPA

Pg. 1 de 1

Soluo Comentada Prova de Biologia


08 questes

28. As pessoas que sofrem de osteoporose apresentam uma reduo do nvel de clcio no organismo, o que leva fragilidade dos ossos e pode causar fraturas. O tratamento consiste em uma dieta base de alimentos ricos em clcio, medicamentos, nos casos mais srios, e exerccios fsicos. Mas, para o tratamento surtir efeito, necessrio que o paciente tome sol diariamente para uma melhor absoro do clcio. A necessidade de exposio ao sol est relacionada atividade da: A) Vitamina A. B) Vitamina B. C) Vitamina E. D) Vitamina D. E) Vitamina K.
Questo 28, alternativa D

Esta questo de FISIOLOGIA HUMANA enfoca um problema que atinge muitas pessoas, atualmente, a osteoporose. Embora j seja uma doena conhecida e o tratamento bem disseminado, muitas pessoas acreditam que apenas a ingesto de alimentos ricos em clcio ou medicamentos sejam suficientes para combat-la, entretanto, a maior parte do clcio contido nos alimentos eliminada atravs das fezes e da urina. A vitamina D aumenta a absoro do clcio no aparelho gastrintestinal e auxilia a deposio de clcio nos ossos, por promover o transporte ativo deste on atravs do epitlio ileal. Mas a vitamina D possui vrios compostos, como o colecalciferol ou vitamina D3 que formada na pele em conseqncia dos raios ultravioletas do sol. Portanto, est correta a alternativa D. 29. Em um exame de rotina, o mdico solicitou do paciente, um hemograma. Ao ler o resultado o mdico observou que a taxa de leuccitos estava acima da normal (que se situa entre 5.000 a 10.000 clulas/mm3). Assinale a alternativa que indica o provvel problema do paciente. A) Anemia B) Leucopenia C) Infeco D) Hemofilia E) Ictercia
Questo 29, alternativa C

Esta questo de FISIOLOGIA ANIMAL indica a importncia dos exames de sangue como indicadores de provveis doenas. No sangue, os glbulos brancos ou leuccitos exercem a funo de defesa do organismo contra processos infecciosos. Nveis altos indicam que existe alguma infeco e o organismo est se preparando para combat-la. Portanto, est correta a alternativa C.

30. O moc um mamfero endmico da regio Nordeste, cujo nome cientfico, escrito em latim, Kerodon rupestris (Wied-Neuwied, 1820). Esta denominao est de acordo com as regras do Sistema de Nomenclatura Binomial, criado por: A) Gregor Mendel. B) Charles Darwin. C) James Watson. D) Carolus Linnaeus. E) Jean-Baptiste de Lamarck.

UFPI PSIU 2 ETAPA

Pg. 2 de 2

Soluo Comentada Prova de Biologia


08 questes Questo 30, alternativa D

Esta questo aborda conhecimento relativo Diversidade (Regras de Nomenclatura). O mdico e naturalista sueco Carl von Linn (ou Carolus Linnaeus, em latim) publicou em 1758 a 10a. edio do Sistema Naturae, considerado como o marco inicial do Sistema de Nomenclatura Binomial. Entre as regras do Sistema, pode-se observar que: o nome cientfico da espcie deve estar em latim, destacado do texto por itlico, negrito ou sublinhado, e seguido do nome do autor e ano de publicao. As outras opes referem-se a personalidades importantes da Biologia, mas ligadas a outros estudos: Gregor Mendel, um monge, desenvolveu pesquisas genticas com ervilhas, que fundamentaram a criao das Leis de Mendel. Quase um sculo depois, James Watson, em colaborao com Crick, estabeleceram a estrutura da molcula de DNA. Charles Darwin publicou o livro A Origem das Espcies (1859), considerado como o grande tratado de evoluo. Jean-Baptiste de Lamarck, tambm um evolucionista, colaborou com a apresentao da Teoria da Filosofia Zoolgica (1809) e com a criao da Lei do Uso e Desuso. Portanto, est correta a alternativa D. 31. Um determinado grupo de seres vivos pode ser identificado pela presena da notocorda como principal eixo de sustentao, das fendas farngeas, do cordo nervoso dorsal oco e da cauda muscular ps-anal, em pelo menos um perodo da sua vida. Assinale a alternativa que est composta exclusivamente por representantes deste grupo. A) Estrela-do-mar, tubaro, sapo e cachorro. B) Aranha, escorpio, camaro e formiga. C) Peixe, sapo, serpente e poliqueta. D) Borboleta, vespa, andorinha e morcego. E) Tunicado, anfioxo, tubaro e baleia.
Questo 31, alternativa E

Esta questo aborda conhecimento relativo Diversidade (Sistemtica). A questo descreve as caractersticas do Filo Chordata, que compreende trs subfilos: Urochordata (ascdeas ou tunicados), Cephalochordata (anfioxo) e Vertebrata (peixes, anfbios, rpteis, aves e mamferos). Tunicado, anfioxo, tubaro e baleia so todos cordados, enquanto, nas demais alternativas, existem exemplos de animais no-cordados, agregados a cordados. Portanto, est correta a alternativa E. 32. Os ndices de mulheres, acometidas pelo cncer de mama no Brasil, aumentaram demasiadamente nos ltimos anos. Os mdicos apontam, entre outras causas, a ao de hormnios que, com a diminuio do nmero de filhos e o curto tempo de aleitamento praticado pelas mulheres contemporneas, passaram a bombardear mais intensamente as glndulas mamrias, levando a modificaes celulares e ao cncer. Assinale a alternativa que indica o hormnio sexual feminino tido como principal agente neste processo. A) Estrgeno. B) Insulina. C) Prolactina. D) Adrenalina. E) Testosterona.

UFPI PSIU 2 ETAPA

Pg. 3 de 3

Soluo Comentada Prova de Biologia


08 questes Questo 32, alternativa A

Esta questo aborda conhecimento relativo Fisiologia Humana. O Estrgeno o principal hormnio sexual feminino envolvido no surgimento de cncer nas glndulas mamrias. Durante a gravidez e o aleitamento, seus nveis caem drasticamente. Mas, como as mulheres contemporneas engravidam e amamentam menos, terminam ovulando, menstruando e produzindo folculos (que secretam o estrgeno) muito mais, facilitando a atuao mais intensa do estrgeno. Esta ao facilita a multiplicao das clulas nas glndulas mamrias e, conseqentemente, aumenta a probabilidade de surgimento de tumores. Portanto, est correta a alternativa A. 33. O encfalo de um animal vertebrado responsvel por muitas, das suas atividades. Associe corretamente as partes do encfalo, citadas na coluna 1 s suas respectivas funes, enumeradas na coluna 2. Coluna 1 1. Telencfalo (ou crebro) 2. Diencfalo 3. Mesencfalo 4. Metencfalo (ou cerebelo) 5. Mielencfalo (ou bulbo) ( ( ( ( ( Coluna 2 ) Controla a respirao e a digesto ) Relativo ao centro da viso; nos mamferos est mais relacionado audio. ) Coordena as funes motoras, como a locomoo. ) Nas aves e mamferos, est relacionado memria e aos centros sensitivos; nos demais vertebrados, basicamente o centro do olfato. ) Controla as muitas atividades musculares e glandulares, alm da conscincia, o sono, o apetite e as emoes.

Assinale a alternativa que contm a seqncia correta. A) 1, 2, 3, 4 e 5 B) 2, 5, 3, 4 e 1 C) 5, 3, 4, 1 e 2 D) 2, 4, 1, 3 e 5 E) 5, 4, 3, 2 e 1


Questo 33, alternativa C

Esta questo aborda conhecimento relativo Fisiologia Animal. Durante o desenvolvimento embrionrio dos vertebrados, o encfalo primitivo, constitudo por apenas uma vescula, evolui para 3 vesculas (prosencfalo, mesencfalo e rombencfalo). Posteriormente, o prosencfalo divide-se em telencfalo (ou crebro - basicamente o centro do olfato nos vertebrados em geral e pela memria e centros sensitivos nas aves e mamferos, onde so mais bem desenvolvidos) e diencfalo (dividido em tlamo e hipotlamo - responsvel pelas atividades musculares e glandulares, alm da conscincia, sono, apetite e emoes). O mesencfalo continua da mesma forma (centro da viso na maioria e mais relacionado a audio nos mamferos) e o rombencfalo divide-se em metencfalo (ou cerebelo - responsvel por coordenar as funes motoras, exerce o controle do equilbrio corporal, do tnus e do vigor muscular) e mielencfalo (ou bulbo - responsvel pelo controle da digesto e respirao). Portanto, est correta a alternativa C.

UFPI PSIU 2 ETAPA

Pg. 4 de 4

You might also like