You are on page 1of 3

RIO Em visita favela da Varginha, em Manguinhos, uma das menores do Rio, com 400 famlias, o Papa Francisco passou

ou uma mensagem forte aos polticos: s pacificar as comunidades pobres, sem atacar o problema principal, isto , o abandono da periferia, no ser duradouro, disse. Durante o discurso, o Pontfice tambm fez referncia aos recentes protestos que ocorreram no Brasil e pediu que os mais ricos e as classes polticas sejam menos egostas e mais solidrios. E ainda pediu aos jovens que no fiquem desiludidos com a corrupo daqueles que "em vez de buscar o bem comum, procuram seu prprio benefcio", pois "a realidade pode mudar, o homem pode mudar". VEJA TAMBM Famlia recebe bno dobrada em visita do Papa Francisco a Varginha Confira na ntegra o discurso proferido pelo Papa Francisco na Catedral Metropolitana GALERIA O Papa em Manguinhos Depois de afirmar primeiro que queria encorajar os esforos que a sociedade brasileira tem feito para combater a fome e a misria, o Papa declarou: Nenhum esforo de pacificao ser duradouro, no haver harmonia e felicidade para uma sociedade que ignora, que deixa margem, que abandona na periferia parte de si mesma. Francisco comeou lanando um apelo s autoridades pblicas e aos mais ricos: Queria lanar um apelo a todos que possuem mais recursos, s autoridades pblicas e a todas as pessoas de boa vontade comprometidas com a justia social: no se cansem de trabalhar para um mundo mais justo e solidrio! Ningum pode permanecer insensvel s desigualdades que ainda existem no mundo afirmou. E completou: No a cultura do egosmo, do individualismo, que frenquentemente regula nossa sociedade, aquela que constri e conduz a um mundo mais habitvel, mas sim a cultura da solidariedade; ver no outro no um concorrente ou um nmero, mas um irmo. O Papa disse que uma sociedade assim simplesmente empobrece a sim mesma; antes, perde algo de essencial para si mesma. Francisco insistiu que preciso compartilhar: Lembremo-nos sempre: somente quando se capaz de compartilhar que se enriquece de verdade; tudo aquilo que se compartilha se multiplica! A medida da grandeza de uma sociedade dada pelo modo como esta trata os mais necessitados, que no tm outra coisa que no sua pobreza! O Pontfice afirmou que a igreja, como advogada da justia e defensora dos pobres, diante das intolerveis desigualdades sociais e econmicas, que clamam ao cu quer ajudar em todas as iniciativas que signifiquem um autntico desenvolvimento do homem todo e de todo o homem:

No existe verdadeira promoo do bem-comum, nem verdadeiro desenvolvimento do homem, quando se ignoram os pilares fundamentais que sustentam uma nao, os seus bens imateriais: a vida, que dom Deus, um valor que deve ser sempre tutelado e promovido; a famlia, fundamento da convivncia e remdio contra a desagregao social; a educao integral, que no se reduz em uma simples transformao de informaes com o simples fim de gerar lucro; a sade, que deve buscar o bem-estar integral da pessoa, que essencial para o equilbrio humano e uma convivncia saudvel; a segurana, na convico de que a violncia s pode ser vencida a partir da mudana do corao humano. Ele passou uma mensagem aos jovens desiludidos com as injustias, numa possvel aluso aos recentes protestos no pas: Vocs, queridos jovens, possuem uma sensibilidade especial frente s injustias, mas muitas vezes se desiludem com notcias que falam de corrupo, com pessoas que, em vez de buscar bem comum, procuram, seu prprio benefcio. Tambm para vocs e para todas as pessoas repito: nunca desaminem, no percam a confiana, no deixem que se apague a esperana. A realidade pode mudar, o homem pode mudar. Procurem ser vocs os primeiros a praticar o bem, a no se acostumarem ao mal, mas a venc-lo. A igreja est ao lado de vocs, trazendo o bem precioso da f, de Jesus Cristo, que veio para que todos tenham vida, e vida em abundncia. E concluiu o discurso voltando-se especialmente as os moradores de Varginha, dizendo que a igreja e Papa vo estar com eles. Citaes a cachaa e feijo brasileiros Durante o discurso, o Papa disse ser muito bom ser acolhido 'com amor, generosidade e alegria na comunidade', e disse que gostaria de entrar em cada casa para tomar um cafezinho, mas no cachaa, provocando risos dos moradores. Em seguida, afirmou que importante partilhar a comida o tempo todo e citou uma expresso brasileira afirmando que sempre se pode colocar mais gua no feijo. - Quando somos generosos, acolhendo as pessoas, partilhando a nossa comida e o nosso tempo, no ficamos mais pobres, mas enriquecemos. Sempre que algum bate sua porta vocs sempre do um jeito de compartilhar. Como diz o ditado, sempre se pode colocar mais gua no feijo - afirmou o Pontfice em outro momento descontrado do discurso. Segurana do Papa foi feita por 600 PMs em Varginha Cerca de 600 PMs cuidaram da segurana do Papa Francisco junto com 80 agentes federais, alm de militares do Exrcito, na favela da Varginha, em Manguinhos. Homens do Batalho de Operaes Especiais (Bope) e do Batalho de Choque (BPChoq) fizeram o cerco comunidade. No interior, havia 400 PMs de UPPs de Manguinhos e de outras favelas como o Complexo do Alemo. Por onde o Pontfice passava, foram instaladas grades de ferro. Apenas pessoas credenciadas e deficientes fsicos selecionados foram autorizados a ficar no permetro de segurana. Os

moradores s puderam ficar por trs das grades ou das lajes das casas. A primeira parada do Papa foi na Igreja de So Jernimo, onde a Polcia Federal e militares das Foras Especiais do Exrcito fizeram uma varredura procura de artefatos explosivos, mas nada foi encontrado.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/em-visita-varginha-papa-dizque-esforco-de-pacificacao-tem-que-ser-acompanhado-de-justica-social9175929#ixzz2a6X51Yuk 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicao e Participaes S.A. Este material no pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribudo sem autorizao.

You might also like