You are on page 1of 8

Autorizao Portaria DRE-6 SUL de 07/12/89 e Par.

CEE 335/91

COLGIO DA FUNDAO SANTO ANDR Escola de Ensino Mdio

Entidade Mantenedora: Fundao Santo Andr

PLANO DE ENSINO DE LNGUA PORTUGUESA Ano Letivo de 2009


PROFESSOR: REGINA COELI SAVIO GALLO CONCEPO DO CURSO O curso enfatizar quatro aspectos: leitura, anlise, interpretao e produo de textos. 1 ANO DO ENSINO MDIO LIVRO ADOTADO CEREJA, Willian Roberto & Magalhes, Thereza Cochar. Portugus/Linguagens. Vol.1, 6. Ed. Revista e ampliada, So Paulo, Editora Atual, 2008.

BIBLIOGRAFIA DE APOIO 1.BOSI, Alfredo. Histria Concisa da Literatura Brasileira. So Paulo. Cultrix 2,MOISS,Massaud.A Literatura Portuguesa. So Paulo. Cultrix 3.FARACO & MOURA. Gramtica. So Paulo. Edit. tica 4.PLATO & FIORIN.Para entender o texto Literatura e Redao. So Paulo. Edit. tica 5.Gramticas de diversos autores 6.Livros de Literatura do Ensino Mdio PRIMEIRO TRIMESTRE LETIVO (de 26/01/2009 a 30/04/2009) OBJETIVOS Objetivos gerais 1.Interpretar, analisar e criticar textos literrios e no-literrios. 2.Desenvolver no aluno o gosto pela leitura, como tambm a fluncia e desinibio no ato de falar e escrever. 3.Reconhecer e comparar estticas literrias e/ou autores entre si, buscando semelhanas e diferenas bem como relacionar o aprendizado com a realidade em que vivemos. 4.Perceber a viso de mundo do homem subjacente s obras literrias. 5.Estimular no aluno o interesse pelas artes em geral e faz-lo perceber a ao humana atravs do tempo. 6.Redigir com grau crescente de clareza e correo, segundo o padro culto da lngua. 7.Reconhecer as diferentes modalidades lingsticas, possibilitando o trnsito do aluno por elas. 8.Reconhecer no ensino da gramtica um auxiliar para o trabalho redacional e para anlise interpretativa de textos. 9.Empregar e explicar mecanismos lingsticos da comunicao escrita que propiciam a correo, a clareza, a elegncia e a conciso verbal. 10.Valorizar a organizao, a honradez e a sinceridade. Objetivos especficos 1.Estabelecer relaes, ampliar a percepo e a anlise. 2.Identificar, em textos orais e escritos, os atos da comunicao, nveis e figuras de estilo. 3.Compreender a origem e a evoluo da Lngua e da Literatura Portuguesa. 4.Entender os recursos presentes nas produes medievais, relacionando-os s outras artes e atualidade. 5.Identificar caractersticas literrias, estilos, autores, viso de mundo.

Autorizao Portaria DRE-6 SUL de 07/12/89 e Par. CEE 335/91

COLGIO DA FUNDAO SANTO ANDR Escola de Ensino Mdio

Entidade Mantenedora: Fundao Santo Andr

6.Relacionar a produo literria medieval ao contexto histrico e artstico. 7.Redigir com clareza, coeso, coerncia e correo.

CONTEDOS CONCEITUAIS E PROCEDIMENTOS DIDTICO-PEDAGGICOS Perodo Contedos Procedimentos didtico-pedaggicos Janeiro Reviso de contedos Exerccios gerais essenciais do Ensino fundamental Fevereiro Figuras de linguagem ou de Exerccios de reconhecimento em textos literrios e trechos estilo de msicas. O que literatura? Estudo e interpretao de textos. Os gneros literrios A narrao Produo de texto O texto teatral escrito Representao de uma cena rpida elaborada por grupos Ortografia, acentuao grfica, Aulas expositivas e exerccios de fixao. o acordo ortogrfico maro Sons e letras Exerccios do livro didtico Diviso silbica Produo de textos. A descrio A produo literria medieval Aulas dialogadas, estudo e interpretao de textos. O Trovadorismo: Cantigas lricas e satricas. O poema Produo de texto A fbula e o aplogo Produo de texto 01 - 07/04 Avaliaes Trimestrais 13 - 17/04 Aulas de Recuperao Paralela 23 - 29/04 Avaliaes de Recuperao Paralela CONTEDOS ATITUDINAIS E PROCEDIMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDOS Atitudinais Procedimentais a)Trabalho cooperativo em equipe: respeitar os Enfatizar o saber fazer. colegas, a professora, o espao pblico. Observao atenta das aulas. b)Comprometimento: com as tarefas, datas de Observao da postura individual e em grupo em trabalhos, atividades em sala de aula. momentos de exposio e de trabalhos. c)Autonomia: saber trabalhar sozinho, ter seu material. INSTRUMENTOS DE AVALIAES PARCIAIS (5,0 PONTOS) O que e como ser avaliado Leituras extraclasse a)Medeia b)Gota dgua c)Venha ver o pr-do-sol e outros contos

Perodo 17/02 17/03 24/03

Valor 0,5 1,0 1,0

Autorizao Portaria DRE-6 SUL de 07/12/89 e Par. CEE 335/91

COLGIO DA FUNDAO SANTO ANDR Escola de Ensino Mdio

Entidade Mantenedora: Fundao Santo Andr

Durante o trimestre idem 23/03

d)Visto nos cadernos e)Produes de textos (redaes) f)Atitudes g)Prova de atualidades

0,5 1,0 0,5 0,5

Perodo 1. A 07/04

AVALIAO TRIMESTRAL (5,0 pontos) O que ser avaliado A avaliao trimestral escrita, individual, sem consulta, discursiva, interpretativa. O contedo tem carter acumulativo. Todas as obras discutidas e estudadas sero cobradas em todas as avaliaes, assim como os itens gramaticais, os movimentos literrios, autores e obras do trimestre. RECUPERAO CONTNUA Procedimentos Orientao de como estudar, fazer resumos, esquemas, como resolver exerccios, localizar caractersticas literrias nos textos, analisar textos poticos e em prosa, esclarecimentos de dvidas no decorrer das aulas, resoluo de exerccios. RECUPERAO PARALELA Procedimentos Correo detalhada da avaliao trimestral e re-escritura das questes discursivas, observando as normas de redao e da norma culta da linguagem. Retomada dos pontos em que houver maior incidncia de erros na prova e dos objetivos essenciais do contedo. Anlise de texto. Uma aula de uma hora, no perodo da tarde, em dia a ser marcado pela Direo da Escola, para esclarecimentos de dvidas. SEGUNDO TRIMESTRE (de 04/05/2009 a 03/09/2009)

Perodo Durante o trimestre

Perodo 13 a 17/04

OBJETIVOS Objetivos gerais 1,Interpretar, analisar e criticar textos literrios e no-literrios. 2.Desenvolver no aluno o gosto pela leitura, como tambm a fluncia e desinibio no ato de falar e escrever. 3.Reconhecer e comparar estticas literrias e /ou autores entre si, buscando semelhanas e diferenas bem como relacionar o aprendizado com a realidade em que vivemos. 4.Perceber a viso de mundo do homem subjacente s obras literrias. 5.Estimular no aluno o interesse pelas artes em geral e faz-lo perceber ao humana atravs do tempo. 6.Redigir com grau crescente de clareza e correo, segundo o padro culto da lngua. 7.Reconheceras diferentes modalidades lingsticas, possibilitando o trnsito do aluno por elas. 8.Reconhecer no ensino da gramtica um auxiliar para o trabalho redacional e para anlise interpretativa de textos. 9.Empregar e explicar mecanismos lingusticos da comunicao escrita que propiciam a correo, a clareza, a elegncia e a conciso textual. 10.Valorizar a organizao, a honradez e a sinceridade.

Autorizao Portaria DRE-6 SUL de 07/12/89 e Par. CEE 335/91

COLGIO DA FUNDAO SANTO ANDR Escola de Ensino Mdio

Entidade Mantenedora: Fundao Santo Andr

Objetivos especficos 1.Estabelecer relaes, ampliar a percepo e a anlise. 2.Identificar caractersticas literrias, autores e obras. 3.Analisar e interpretar textos das pocas estudadas, comparando-os, relacionando-os realidade. 4.Reconhecer caractersticas medievais e clssicas na Lrica de Cames. 5.Identificar estrutura e episdios do poema pico Os Lusadas. 6.Confrontar Quinhentismo Portugus e Brasileiro. 7.Relacionar o Classicismo ao contexto histrico e artstico da poca. 8.Perceber a contribuio lingstica, principalmente na rea cientfica, ocorrida na Era Clssica. 9.Redigir com clareza, coeso, coerncia, correo. CONTEDOS CONCEITUAIS E PROCEDIMENTOS DIDTICO-PEDAGGICOS Contedos Procedimentos didtico-pedaggicos A Era Medieval: o tetro de Gil Aulas dialogadas e expositivas, leitura e interpretao de Vicente, a poesia palaciana, as textos. novelas de cavalaria. Estrutura e formao de Exerccios do livro didticos e suplementares. palavras. O relato pessoal Produo de texto (redao) junho O Classicismo Portugus Leitura e entendimento de textos, identificao das Cames lrico e pico caractersticas do Classicismo e a distino entre lrica e pica de Cames. Texto e discurso: intertexto e Exerccios do livro didtico interdiscurso. A biografia Produo de texto (redao) Introduo semntica Exerccios de fixao Junho-agosto Ortografia e acentuao Aulas expositivas e exerccios grfica: o acordo ortogrfico agosto O Quinhentismo Brasileiro Aulas dialogadas, estudo de textos. Exibio de filme de temtica Havendo a exibio do filme, realizar debates, comentrios, medieval ou renascentista fazer relaes aos contedos literrios estudados at ento. 12 - 18/08 Avaliaes Trimestrais 19 - 25/08 Aulas de Recuperao Paralela 28/08 - 03/09 Avaliaes de Recuperao Paralela Perodo maio CONTEDOS ATITUDINAIS E PROCEDIMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDOS Atitudinais Procedimentais a)Trabalho cooperativo em equipe, respeitar os Enfatizar o saber fazer. colegas, a professora, o espao pblico. Observao atenta das aulas. b)Comprometimento: com as tarefas, datas de Observao da postura individual e em grupo em trabalho, atividades em sala de aula e extraclasse. momentos de exposio e de trabalhos. c)Autonomia: saber trabalhar sozinho, ter seu material.

Autorizao Portaria DRE-6 SUL de 07/12/89 e Par. CEE 335/91

COLGIO DA FUNDAO SANTO ANDR Escola de Ensino Mdio

Entidade Mantenedora: Fundao Santo Andr

INSTRUMENTOS DE AVALIAES PARCIAIS (5,0 PONTOS) Perodo O que e como ser avaliado maio Leituras extraclasse a)Rei Artur e os cavaleiros da Tvola Redonda b)A farsa de Ins Pereira junho c)O Velho da horta d)Auto da barca do inferno Agosto e)Poemas lricos camonianos f)Trechos do poema pico Os Lusadas Durante o g)Caderno, participao. trimestre h)Atitudes Podero ocorrer modificaes nos valores dos instrumentos de avaliao, dependendo dos projetos que sero desenvolvidos no trimestre.(Projeto Paranapiacaba, Prova de atualidades e/ou simulado).

Valor 0,5 1,0 0,5 1,0 0,5 0,5 0,5 0,5

Perodo 12 a 18/08

AVALIAO TRIMESTRAL (5,0 pontos) O que ser avaliado A avaliao trimestral escrita, individual, sem consulta, discursiva, interpretativa. O contedo tem carter acumulativo. Todas as obras discutidas e estudadas sero cobradas em todas as avaliaes, assim como os itens gramaticais, movimentos literrios, autores e obras do trimestre. RECUPERAO CONTNUA Procedimentos Orientao de como estudar, fazer resumos, esquemas, como resolver exerccios, localizar caractersticas literrias nos textos, analisar textos poticos e em prosa, esclarecimentos de dvidas e resoluo de exerccios. RECUPERAO PARALELA Procedimentos Correo detalhada da avaliao trimestral e re-escritura das questes discursivas, observando as normas de redao e da norma culta da linguagem. Retomada dos pontos em que houve maior incidncia de erros na prova e dos objetivos essenciais. Anlise de texto. Aula de uma hora, no perodo da tarde, em dia a ser marcado pela Direo da Escola, para esclarecimento de dvidas.

Perodo Durante o trimestre

Perodo 19 a 25/08

Autorizao Portaria DRE-6 SUL de 07/12/89 e Par. CEE 335/91

COLGIO DA FUNDAO SANTO ANDR Escola de Ensino Mdio

Entidade Mantenedora: Fundao Santo Andr

TERCEIRO TRIMESTRE (de 04/09/2009 a 18/12/2009) OBJETIVOS 0bjetivos gerais 1.Interpretar, analisar e criticar textos literrios e no-literrios. 2.Desenvolver no aluno o gosto pela leitura, como tambm a fluncia e desinibio no ato de falar e escrever. 3.Reconhecer e comparar estticas literrias e/ou autores entre si, buscando semelhanas e diferenas bem como relacionar o aprendizado com a realidade em que vivemos. 4.Perceber a viso de mundo do homem subjacente s obras literrias. 5.Estimular no aluno o interesse pelas artes em geral e faz-lo perceber a ao humana atravs dos tempos. 6.Redigir com grau crescente de clareza e correo, segundo o padro culto da lngua. 7.Reconhecer as diferentes modalidades lingsticas, possibilitando o trnsito do aluno por elas. 8.Reconhecer no ensino da gramtica um auxiliar para o trabalho redacional e para a anlise interpretativa de textos. 9.Empregar e explicar mecanismos lingsticos da comunicao escrita que propiciam a correo, a clareza, a elegncia e a conciso textual. 10.Valorizar a organizao, a honradez e a sinceridade. Objetivos especficos 1.Estabelecer relaes, ampliar a percepo e a anlise. 2.Identificar caractersticas literrias, autores, estilos e obras. 3.Analisar e interpretar textos do Barroco e do Arcadismo. 4.Compreender o incio da stira no Brasil e a intertextualidade do Neoclassicismo no aspecto estrutural de suas composies. 5.Reconhecer aspectos histricos e culturais nas composies literrias da poca. 6.Relacionar o Barroco e o Arcadismo ao contesto histrico e artstico. 7.Redigir com clareza, coeso, correo e coerncia. CONTEDOS CONCEITUAIS E PROCEDIMENTOS DIDTICO-PEDAGGICOS Contedos Procedimentos didtico-pedaggicos O Barroco Portugus Aulas dialogadas A parentica do Padre Antnio Estudo de textos para levantamento das caractersticas do Vieira Barroco e do orador Vieira. O artigo de opinio Produo de textos O seminrio Entendimento de textos O acordo ortogrfico Exerccios gerais O Barroco Brasileiro: Gregrio Leitura de poemas para reconhecimento das caractersticas de Matos Guerra do Barroco e da produo lrica do poeta, nos aspectos amoroso, satrico e religioso. Retomada de itens gramaticais Exerccios do livro didtico necessrios para a elaborao de textos. O Arcadismo Portugus: Leitura e interpretao de poemas de Bocage. Bocage. O Arcadismo Brasileiro: a Leitura de poemas de Toms Antnio Gonzaga, Cludio pica e a lrica Manuel da Costa e do picos, para compreenso dos aspectos literrios e histrico.

Perodo setembro

outubro

Novembro

Autorizao Portaria DRE-6 SUL de 07/12/89 e Par. CEE 335/91

COLGIO DA FUNDAO SANTO ANDR Escola de Ensino Mdio

Entidade Mantenedora: Fundao Santo Andr

18 - 25/11 26/11 04/12 07 - 11/12 14 e 15/12 16/12 17/12 18/12

Comparao entre Barroco e Arcadismo, Relaes com os outros perodos literrios estudados no ano letivo. Avaliaes Trimestrais Aulas de Recuperao Paralela Avaliaes de Recuperao Paralela Devolutiva aos alunos:
processo de recuperao final

Exerccios de leitura, anlise comparativa destacando semelhanas, oposies e a importncia de cada um dos movimentos literrios estudados no ano letivo.

Conselho de classe final Atividades de encerramento e confraternizao Vista de provas

CONTEDOS ATITUDINAIS E PROCEDIMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDOS Atitudinais Procedimentais a)Trabalho cooperativo em equipe: respeitar os Enfatizar o saber fazer. colegas, a professora, o espao pblico. Observao atenta das aulas. b)Comprometimento: com as tarefas, atividades em Observao da postura individual e em grupo em sala de aula e extraclasse. momentos de exposio e de trabalhos. c)Autonomia: saber trabalhar sozinho, ter seu material.

Perodo setembro outubro

INSTRUMENTOS DE AVALIAES PARCIAIS (5,0 PONTOS) O que e como ser avaliado Leituras extraclasse a)Ilada b)Odissia c)O Novio d)Caderno e)Participao f)Atitudes g)Projeto Paranapiacaba Podero ocorrer mudanas nos valores dos instrumentos de avaliao, dependendo dos projetos que sero desenvolvidos no trimestre.(Projeto Paranapiacaba, prova de atualidades e/ou simulado).

Valor 1,0 1,0 0,5 0,5 0,5 1,0 0,5

Perodo 18 a 25/11

AVALIAO TRIMESTRAL (5,0 pontos) O que ser avaliado A avaliao trimestral escrita, individual, sem consulta, discursiva, interpretativa. O contedo tem carter acumulativo. Todas as obras discutidas e estudadas sero cobradas em todas as avaliaes, assim como os itens gramaticais, os movimentos literrios, autores e obras.

Autorizao Portaria DRE-6 SUL de 07/12/89 e Par. CEE 335/91

COLGIO DA FUNDAO SANTO ANDR Escola de Ensino Mdio

Entidade Mantenedora: Fundao Santo Andr

Perodo Durante o trimestre

RECUPERAO CONTNUA Procedimentos Orientao de como estudar, fazer resumos, esquemas, como resolver exerccios, localizar caractersticas literrias nos textos, analisar textos poticos e em prosa, esclarecimentos de dvidas, resoluo de exerccios. RECUPERAO PARALELA Procedimentos Correo detalhada da avaliao trimestral e re-escritura das questes discursivas, observando as normas de redao e da norma culta da linguagem. Retomada dos pontos em que houve maior incidncia de erros na prova e dos objetivos essenciais do contedo. Anlise de textos Aula de uma hora, no perodo da tarde, em dia a ser marcado pela Direo da Escola, para esclarecimento de dvidas.

Perodo 26/11 a 04/12

CONSIDERAES DO PROFESSOR EM RELAO PROPOSTA DE TRABALHO APRESENTADA

__________________________________ Assinatura 11 / 03 / 2009

You might also like