You are on page 1of 8

1

LUGAR, ESPAO DE VIVNCIA

Ariclenes Jos da Silva ariclenesda@bol.com.br Vanessa Candido da Silva vanessa-hatinha@hotmail.com Erivnia Florncio erivnia160@hotmail.com

Resumo O presente artigo visa em linhas gerais estabelecer e tambm esclarecer algumas questes pertinentesa definio, classificao e opinio sobre como o lugar passa a ser conceito chave da Geografia Humanstica, relacionando-se com a identidade do homem com seu meio.A perspectiva da experincia deespaos vividos pelas pessoas das mais indefinidas localidades e tambm a caracterizao desses espaos devido a sua funcionalidade. Aqui, portanto sero vistas consideraes acerca de como a vivncia e convivncia entre as pessoas sofreram e ainda continuam sofrendo forte influncia do mundo capitalista que por sua vez mudou a dinmica de vida de todos que compem essa nova sociedade. Palavras- chave: Lugar, Espao, Capitalismo, Convivncia.

Introduo Na sua totalidade a palavra lugar vem sendo empregada das mais variadas formas, dentre elas podemos observar as seguintes definies: local (fictcio ou no), cargo, (em caso de emprego), espao (localidade), entre outras. Todavia, a nossa perspectiva em relao ao verbete enunciado diz respeito a um olhar geogrfico, onde emlinhas gerais sero abordadas

as mais variadas formas de expressar como um espao de vivncia pode ser observado pelo gegrafo, seja ele no mbito familiar e sua relao de sentimento, ou at mesmo asua viso em relao ao territrio, neste caso habitado. Dentre as tantas possibilidades de transformao de um lugar, a mais observada diz respeito como a globalizao tem movido a dinmica de vida das pessoas que habitam as mais distintas localidades. Vejamos, por exemplo, a tecnologia e a informao, que por sua vez, modificam completamente o modo de vida dos indivduos, mexendo com seu cotidiano e principalmente de um capitalismo desenfreado fazendo o homem se distanciar de uma boa vivncia e convivncia com os demais do seu espao.Aqui tambm sero vistas anlises acerca de como um espao habitado pode ter diferenciaes em relao a outros pelos mais variados motivos que subsequentemente sero observados com o desenvolver da leitura desse artigo.

O Conceito de Lugar na Geografia Humanstica Na corrente humanstica, o lugar trata de evidenciar a subjetividade das relaes humanas, pois segundo Relph (1979)apud Leite (1998, p. 10), (...) lugar significa muito mais do que sentido geogrfico de localizao. No se refere a objetos e atributos das localizaes, mas tipos de experincias e envolvimentos com o mundo, a necessidade de razes de segurana. Para retratar bem essa vertentee exemplificar o que foi dito anteriormente, Christofoletti (1985, p. 22), enfatiza o seguinte:
A Geografia Humanstica procura valorizar a experincia do indivduo ou do grupo, visando compreender o comportamento e as maneiras de sentir das pessoas em relao aos seus lugares. Para cada indivduo, para cada grupo humano, existe uma viso do mundo, que se expressa atravs das suas atitudes e valores para com o quadro ambiente. o contexto pelo qual a pessoa valoriza e organiza o seu espao e o seu mundo, e nele se relaciona.

O espao e o lugar na geografia humansticaso apresentados da seguinte formade acordo comMELLO (1990 p.103), (...) os gegrafos humanistas insistem que o lugar o lar, podendo ser sua casa, a rua, o bairro,a cidade ou a nao. Enfim qualquer ponto de referncia e identidade. A figuraa seguir mostra como isso funciona. Figura 1:

O Lugar, portanto, possui na Geografia Humanstica uma relao emptica do ser, trata-se de uma espcie de cenrio de desenvolvimento de atividades, havendo uma manifestao de sentidos que liga o homem ao mundo existindo um elo afetivo com o meio em que vive, pois segundo Tuan (1979, p. 421) apud Holzer (1999, p. 70): Todos os lugares so pequenos mundos: o sentido do mundo, no entanto, pode ser encontrado explicitamente na arte mais do que rede inteligvel das relaes humanas. Lugares podem ser smbolos pblicos ou campo de preocupao (fieldsofcare), mas o poder dos smbolos para criar lugares depende, em ltima anlise, das relaes humanas que vibram nos campos de preocupao. Na prxima figura vemos como se d a interao do homem com seu lugar de vivncia. Figura 2:

As relaes de um espao de vivncia Ao falar das relaes humanas Tuan (1979, p. 421), diz: todos os lugares so pequenos mundos: o sentido do mundo, no entanto, pode ser encontrado explicitamente na arte mais do que na rede intangvel das relaes humanas.

A forma com a qual um espao vivido pode ser observado diz respeito tambm diferenciao entre lugar e regio, pois segundo Santos (2005, p.159) [...] a regio pode ser considerada como um lugar, desde que a regra da unidade e da contigidade do acontecer histrico se verifique, portanto um lugar ou uma regio podem conter os mesmos elementos e as mesmas dinmicas e essas relaes entre ambos no os tornaro diferentes um do outro devido sua dimenso. Em uma regio podemos encontrar vilas, povoados, distritos, cidades e at mesmo estados, logo, nestes espaos habitados temos relaes dinmicas entre os habitantes destas localidades e estas relaes so de diversas naturezas, onde as pessoas procuram viver de alguma forma direcionada ao capital, algo mais que comum na contemporaneidade. Dessa forma possvel perceber que boa parte das pessoas no vive em funo da famlia, por exemplo, mas em funo de ganhar bem para manter um alto nvel de vida que a sociedade em geral almeja, para suaprpria satisfao, relegando de certa forma os demais, assim fechando os olhos para quem mais precisa. possvel perceber no mundo contemporneo e globalizado que independente de um indivduo est em lugar ou em outro, as relaes de trabalho, os laos de amizade e at mesmo as peculiaridades do mesmo em certos pontos no se diferenciam dos demais, pois com o passar do tempo as pessoas tiveram que se adaptar ao sistema em que vivem e esse conjunto de aes existentes neste sistema contnua. Mas independente desses aspectos,Carlos (2007, p.22) deixa claro o seguinte:
O lugar produto das relaes humanas, entre homem e natureza, tecido por relaes sociais que se realizam no plano do vivido, o que garante a construo de uma rede de significados e sentidos que so tecidos pela histria e cultura civilizadora produzindo a identidade, posto que a que o homem se reconhece porque o lugar de vida.

Atravs dos sentidos identificados nos variados lugares, tm-se diversas questes pertinentes sobre as perspectivas que eles podem trazer convivncia, dentre elas pode-se citar como as pessoas constroem suas vidas atravs de planos criados por elas prprias para consolidar os mais variados desejos de consumo fazendo com que neste lcus a materialidade das coisas se sobressaia existindo ento foras produtivas como a economia, que, por conseguinte regem as dinmicas do trabalho existentes nesse ambiente.

Na importncia de frisar sobre o que d vida a um lugar destacvel que at mesmo um gari, uma rvore ou uma esttua, podem dar vida a esse espao, pois o seu existir nesse determinado ambiente ou a sua dinmica de trabalho permite, no s sua existncia, mas sua identidade como um ser neste processo e dar vida a um lugar no somente o ser, mas tambm o existir e apesar da maioria no perceber o gari,por exemplo,passa a ser uma pea importante neste espao de vivncia, e o trabalho apenas uma fora produtiva que contribui diretamente na vida dos demais,mas h um lao de afetividade, destacado por Corra (2006, p.33), quando trata da relao do gostar dos lugares e diz:
O espao , por outro lado, marcado ainda por uma afetividade maior que nas sociedades industriais. A afetividade manifesta-se tanto no que diz respeito ao gostar dos lugares quanto movimentao espacial. Lugares e reas longnquas tornam-se prximos em funo da afetividade por eles, como se exemplifica com os lugares sagrados, objetivamente distantes.

Ainda segundo Santos (2005), o lugar, define-se como funcionalizao do mundo e por ele (lugar) que o mundo percebido atravs das experincias, a partir de tais concepes, pode-se perceber que atualmente a viso totalitria do mundo em funo de um lugar difere-se devido diversidade e o mundo muda, ao mesmo tempo mudam-se os lugares, as paisagens, as regies e tudo que h nele inserido, portanto importante destacar que independentemente de sua localizao h uma intercomunicao entre os mais diversificados lugares capazes de modificaes, pois esse processo contnuo e, no entanto no se tem fim, j que o mundo um todo e os lugares so partes desse todo que se comunicam instantaneamente devido principalmente a globalizao e a necessidade de comunicao entre todos.

O que se pode revelar em um lugar O lugar, por sua vez, contm elementos que faz o homem revelar sua intimidade, TUAN (1983), demonstra claramente isso quando fala do carinho e das necessidades fundamentais que encontramos no lugar vivido. Cada lugartemsuas caractersticas prprias tornando-o de certo modo indefervel dos demais, em poucos aspectos, claro, mas a maioria das caractersticas peculiares so bem

destacveis como as foras produtivas(industrial,comercial) o mercado de trabalho, a poltica, a economia. Por suas diversas definies lugar tambm denomina-se como um espao de produo e reproduo social, um lugar de atividades e circulao (mercantil e informal), onde a economia exerce um papel fundamental no espao vivido. Como decorrncia desse processo de produo do capital, o lugar passa a ser uma ligao direta com a rede mundial. O lugar, portanto liga-se diretamente a realizaes de processos indispensveis para a funcionalidade do espao no modo geral. Santos,(1994) diz que: O espao geogrfico formado por sistemas de objetos e sistemas de aes,um conjunto indissocivel,logo a constituio desse conjunto revela infinitas possibilidades de entendimento sobre esse espao, e neles so inseridos diversificados temas a serem abordados como, por exemplo: o trabalho, o convvio familiar, as relaessocioeconmicas, a poltica como foi mencionado anteriormente, as relaes afetivas e demais assuntos. Em um mundo mais globalizado a cada dia, cada vez mais se tm visto articulaes entre os lugares, s que necessrio perceber que a mundializao da produo econmica torna os indivduos consumistas desordenados quando vive-se um capitalismo exacerbado, fazendo com que as pessoas fiquem extremamente dependentes deste sistema implacvel e at mesmo esmagador.

Consideraes finais Para se trabalhar com os diversificados conceitos de lugar foi observado ao longo desse artigo que teve-se a preocupao fundamental, no s em conceituar, mas tambm procurar e identificar os seus sentidos, o que acontece diariamente, suas relaes entre os indivduos no seu cotidiano, seja elas familiar, de amizade, ou at mesmo as relaes econmicas, o que foi bem frisado em linhas gerais neste texto, propondo assim a caracterizao de uma categoria a ser vista, estudada e trabalhada. A partir dessa abrangncia esperado aos que leiam, que acima de tudo faam uma interpretao detalhada sobre o assunto devido importncia que ele tem nas vrias correntes geogrficas.

Referncias Bibliogrficas CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. So Paulo: FFLCH, 2007. CASTRO, In Elias (Org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. CHISTOFOLETTI, Antnio. As perspectivas dos estudos geogrficos. In: Perspectivas da Geografia. So Paulo, 2 ed. DIFEL, 1985. HOLZER, Werther. O lugar na Geografia Humanista. In: Revista Territrio. Rio e Janeiro, ano IV, n 07, jul./dez. 1999,pp.67-78. LEITE, Adriana Filgueira. O Lugar: Duas Acepes Geogrficas. In: Anurio do Instituto de Geocincias UFRJ. Vol. 21, 1998, pp.9-20. MELLO, Joo Baptista Ferreira de. Geografia Humanstica: A perspectiva da experincia vivida e uma crtica radical ao positivismo. In:Revista Brasileira de Geografia.Rio de Janeiro, Vol. 52, n 4, out./nov. 1990, pp. 91-115. SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. So Paulo: Edusp, 2005. _______.Tcnica, Espao, Tempo: Globalizao e meio tcnico-cientfico informacional, So Paulo:Hucitec, 1994. TUAN, YiFu. Espao e Lugar: A perspectiva da experincia. So Paulo: DIFEL, 1983.

You might also like