You are on page 1of 5

IFRN INSTITUTO FEDERAL DE TECNOLOGIA, EDUCAO E CINCIAS DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE TCNICO EM ELETROTCNICA ELETRONICA ANALOGICA I PERIODO

O 2011.1

TRABALHO SOBRE O AMPLIFICADOR OPERACIONAL 741

ALUNO: Flvio Pinheiro da Costa MATRICULA: 20091210202 PROFESSOR: talo Raimundo

NATAL / RN 20 DE JULHO DE 2011

Flavio Pinheiro da Costa

TRABALHO SOBRE O AMPLIFICADOR OPERACIONAL 741

Trabalho acadmico referente a um estudo abordado sobre o amplificador operacional 741 e suas aplicaes ao meio para a obteno parcial da nota da segunda nota do semestre.

NATAL / RN 20 DE JULHO DE 2011

Amplificador Operacional 741

O amplificador operacional 741 e um dos circuitos integrados clssicos da eletrnica. Ele e o amplificador operacional genrico com o qual todos os outros so comparados. O Amplificador Operacional 741 exige uma fonte de alimentao simtrica e seu funcionamento pode ser resumido da seguinte forma: Uma tenso aplicada a entrada no inversora (+), a parte subtrativa da tenso aplicada colocada na entrada inversora (-) e a diferena amplificada cerca de 100.000 vezes, ou seja, o Amplificador operacional 741 tem um ganho de cerca de 100.000. Possuindo uma impedncia de entrada muito alta, cerca de 2M (dois milhes de ohms), e uma impedncia de sada baixa, cerca de 75. Isto significa que o Amp Op 741 coloca o sinal amplificado na sua sada praticamente sem consumir corrente na entrada. Apesar de sua sada apresentar baixa impedncia, est limitada a uma pequena corrente, cerca de 20mA. Utilizando dois resistores, os amplificadores operacionais podem ser levados a ter um ganho programado. Os dois resistores fazem parte de um circuito de realimentao negativa, onde parte do sinal de sada e levado a entrada, compensando o excesso de amplificao e "travando" o amplificador em um determinado ganho.

Os circuitos amplificadores podem ser inversores ou no inversores. Os inversores amplificam a tenso, mas sua sada tem polaridade oposta a do sinal de entrada. Os no inversores amplificam a tenso sem alterar sua polaridade.

A impedncia de entrada no circuito amplificador inversor e determinada pelo resistor R1, ou seja, se este resistor for de 10k, esta ser a impedncia de entrada do amplificador. J no circuito no inversor, a impedncia de entrada e a prpria alta impedncia do amplificador operacional. A amplificao tambm pode ser programada para ser igual a 1. Neste caso, o amplificador operacional funciona apenas como um reforador de sinal que, devido a sua alta impedncia de entrada, faz uma espcie de isolamento do circuito. Este tipo de circuito e chamado de buffer e permite igualar uma tenso sem interferir no respectivo circuito, particularmente se o amplificador operacional tiver a altssima impedncia de entrada da tecnologia mosfet. A verso inversora do buffer simplesmente inverte o sinal da tenso de entrada. Neste caso, como no amplificador no inversor, a impedncia de entrada e determinada pelo resistor. O Amp Op 741 possui tambm dois pinos chamados "offset null". Estes pinos existem porque quando as duas tenses de entrada so iguais a zero, a sada do Amp Op 741 no e perfeitamente zero, existindo uma tenso residual da ordem de microvolts ou milivolts. Para aplicaes de grande amplificao que exigem preciso absoluta, um potencimetro ligado entre estes dois terminais e a alimentao negativa fara o ajuste que anulara esta tenso residual.

You might also like