You are on page 1of 7

Estudo Dirigido de Fisiologia Vegetal

1) Assinale a alternativa que indica corretamente a principal funo da fotlise da gua:

(a) Fornecer hidrognio, para ativar o complexo ATP sintetase, e repor eltrons perdidos pelas molculas de clorofila. (b) (c) (d) (e) Quebrar a glicose, produzindo oxignio e ATP, para os seres aerbios. Produzir oxignio, para ativar o sistema ATP sintetase Garantir estabilidade molecular da gua que circula nos vasos do xilema e do floema. Garantir a oxidao da glicose.

2) A fotossntese um processo de energia luminosa em energia qumica, realizada por organismos autotrficos. Sobre o fotossntese, correto afirmar que:

(a) (b) (c) (d) (e)

Ao final da fotossntese produzido 38 mols de ATP. Os organismos autotrficos crescem mais com a luz verde, porque a clorofila verde. A fotossntese um processo dependente de luz e ocorre na ausncia de gua. Somente plantas vasculares so capazes de realizar a fotossntese. A unidade fotossinttica das plantas se localiza nos tilacides dos cloroplastos.

3)

Nas clulas dos eucariontes auttrofos, as enzimas que atuam no processo da fotossntese esto

a) em invaginaes da membrana plasmtica. b) dispersas no citoplasma fundamental. c) no suco celular do vacolo. d) no interior dos cloroplastos. e) no interior das mitocndrias.

4)

Considere o grfico a seguir.

As plantas nas quais ocorre o que est representado no grfico tendem a: a) desenvolver fototropismo. b) acumular reservas. c) reproduzir-se. d) definhar. e) crescer.

5) A produo de Acar ocorre,independentemente da etapa fotoqumica da fotossntese, se os cloroplastos fossem providos com um suplemento constante de: a)Clorofila. b)ATP e NADPH c) ADP e NADP. d)Oxignio. e) gua. 6) Abaixo, h trs esquemas A, B e C, representando o processo fotossinttico das plantas CAM, C3 e C4.

Esquema A

Esquema B

Esquema C

a) Identifique os trs tipos de plantas referentes aos esquemas A, B e C. Esquema A C3 Esquema B C4 Esquema C CAM

b) A ribulose-difosfato-carboxilase uma enzima que promove a reao da ribulosedifostato (expressa no esquema A como Ribulose 1,5- bifosfato) com o gs carbnico. Explique porque essa enzima uma das mais importantes para as cadeias alimentares em essas plantas so produtoras. Porque ela a responsvel pela incorporao do gs carbnico no processo fotossinttico, levando a sntese dos glicdios que, modificados metabolicamente, originaro as demais molculas orgnicas.

7) Explique de que modo auxina provoca a curvatura do caule em direo luz.

A luz, incidindo apenas de um lado, faz a auxina migrar para o lado oposto. Com concentrao maior do hormnio, as clulas do lado escuro crescem mais, provocando a curvatura do caule em direo luz.

8) Fritz Went, trabalhando com coleptile de aveia, verificou que este, quando iluminado por uma fonte de luz, apresentava um crescimento em curvatura, provocado pelo acmulo de uma substncia de crescimento no lado oposto da incidncia de luz. Essa substncia responsvel por essa resposta fototrpica :

(a) Citocina (b) Auxina (c) Giberilina (d) cido Abscsico (e) Etileno

9) Os tropismos observados em plantas superiores so crescimentos induzidos por hormnios vegetais e direcionados por influncias do ambiente. A curvatura do caule em direo luz e da raiz em direo ao solo so exemplos tpicos de fototropismo e geotropismo positivos, respectivamente. Tais movimentos ocorrem em decorrncia da concentrao diferencial de fitormnios como a.......................nas diferentes estruturas

da planta. Altas taxas deste fitormnio, por exemplo,.........................o crescimento celular, o qual ..................... a curvatura do caule em direo luz.

a) citocianina b) auxina c) giberilina d) auxina e) citocina

promovem induzem inibem

induz provoca impede

bloqueiam impedem

inibe bloqueia

10)Ao se fazer uma cerca viva podam-se os pices das plantas. Essa tcnica,desenvolvida pelos agricultores muito antes de se conhecer os hormnios vegetais,consiste em: a) estimular a dominncia apical. b) estimular a dormncia das gemas laterais. c) estimular a produo de auxina para manter a dominncia apical. d) impedir a quebra da dormncia das gemas laterais. e) impedir a produo de auxinas pelas gemas apicais, que inibem as gemas laterais.

11) Observe as sentenas abaixo sobre hormnios vegetais:

I - O etileno um fitormnio encontrado em todas as partes do vegetal, principalmente na base do ovrio. Inibe a multiplicao e o crescimento das clulas, estimula a dormncia de gemas e sementes e promove a absciso de folhas, flores e frutos. II - As citocininas so hormnios responsveis pela multiplicao celular e, em alguns casos, pelo desenvolvimento de gemas laterais. III - As giberelinas so hormnios presentes em quase todo vegetal, sendo mais abundantes nas sementes jovens. So responsveis pelo alongamento do caule, crescimento das folhas, florao, desenvolvimento dos frutos e interrupo da dormncia. IV - O cido abscsico responsvel pelo amadurecimento e pela absciso dos frutos, alm de promover a florao e a absciso de folhas e flores. Indique a opo que contm somente as sentenas corretas.

a) II e III b) I, III e IV

c) I, II e III d)I eIV e) II e IV

12) Frutas bem maduras e podres liberam um gs conhecido por: (a) cido Abscsico. (b)Etileno. (c) cido indolil-actico. (d) Auxinas. (e) cido giberlico.

13) Impedindo-se a polinizao das flores de um p de melancia e aplicando-se sobre os estigmas do gineceu pasta de lanolina contendo auxina e giberelina, espera-se obter, nessa planta, frutos:

(a) maiores, com sementes normais. (b) maiores, com sementes atrofiadas. (c) de tamanho normal, porm sem sementes. (d) de tamanho normal, com sementes triplides. (e) pequenos, com sementes estreis.

14) Qual fito-hormnio que influencia o mecanismo inico de abertura e fechamento dos estmatos foliares.

(a) Auxina (b) cido Abscsico (c) Giberilina (d) Etileno (e) Citocina 15) Os hormnios vegetais so substncias que estimulam, inibem ou modificam os processos fisiolgicos da planta. Eles podem agir distncia do seu local de sntese e so especficos. Associe a primeira coluna de acordo com a segunda.

( 1 ) Auxina ( 2 ) Giberelina ( 3 ) cido abscsico ( 4 ) Etileno ( 5 ) Citocinina

( ) Envelhecimento vegetal, queda das folhas e amadurecimento de frutos. ( ) Diviso celular e desenvolvimento de gemas laterais. ( ) Inibio da germinao de sementes e das gemas durante condies desfavorveis. ( ) Alongamento de caule e estmulo formao de razes. ( ) Estmulo germinao de sementes.

Assinale a alternativa que contm a sequncia correta, de cima para baixo.


a) 4 3 5 1 2 b) 5 3 2 1 4 c) 5 4 3 2 1 d) 4 5 3 1 2 e) 3 5 4 2 1

You might also like