You are on page 1of 4

O Autoconhecimento o percebimento ou percepo que o estado atual de sua conscincia est fragmentado pelos condicionamentos, e voc tendo este

e insight, colhe aos poucos esta fragmentao organizando-a e reintegrando-a ao todo. Este processo a iluminao e a reintegrao de sua conscincia a seu estado sem iluso.

A vigilncia a maior magia que se pode aprender, porque pode iniciar a transformao de todo seu ser.
Atravs da auto-observao o homem compreende a necessidade de se transformar. E, ao observar-se, ele percebe que a auto-observao, por si s, ocasiona determinadas modificaes em seu funcionamento interior. Comea a entender que a auto-observao, constitui instrumento de autotransformao, um meio de despertar. Observando-se, ele lana, por assim dizer, um raio de luz em seu funcionamento interno. E, sob influncia dessa luz, o prprio funcionamento comea a modificar-se.

O que podemos dizer tambm: Que a Verdade um grande quebra-cabea que temos que montar para enxergar o Todo.

O Autoconhecimento no conhecer-se, mas conhecer a atividade e a origem de seus pensamentos. Autoconhecimento no significa acumular conhecimentos sobre si prprio;
significa observar a si prprio.

Sem o autoconhecimento o homem preso eternamente em confuso e tormento. Os que buscam uma dimenso espiritual querem a auto-realizao ou a iluminao no futuro. Ser uma pessoa que est em busca de algo significa que voc precisa do futuro. Se for nisso que voc acredita, isso se torna verdade pra voc. Precisar de tempo at perceber que no precisa de tempo para ser quem voc .

Ao princpio ser sozinho uma experincia interior. Pouco a pouco, ver que essa radiao se estende para fora de seu corpo, que esses raios chegam a outras pessoas. Surpreender-te e te sobressaltar que outras pessoas, se forem um pouco sensveis, dem-se conta imediatamente de que algo as h meio doido, algo que no era visvel. Por exemplo, se te est observando a ti mesmo... basta com que caminhe detrs de outra pessoa, te observando a ti mesmo, e quase seguro que essa pessoa se voltar de repente para olhar, sem motivo aparente. Quando te est observando a ti mesmo, sua vigilncia comea a irradiar e acaba tocando pessoa que vai diante de ti. E esta, ao notar que a h meio doido algo invisvel, voltar-se a olhar: O que acontece? E voc est to atrs que, nem sequer poderia toc-la com a mo.

Pode Tentar um experimento: algum est dormindo e voc sinta a seu lado, te observando a ti mesmo, e a pessoa despertar de repente, abrir os olhos e olhar a seu redor como se algum a houvesse meio doido. Pouco a pouco, tambm voc ser capaz de sentir o contato atravs dos raios. o que Sei chama a vibrao. No uma coisa inexistente. A outra pessoa o sente; voc tambm sentir que h meio doido outra pessoa. A palavra tocar se utiliza de um modo muito significativo. Pode us-la sem compreender o que significa dizer fui meio doido pela outra pessoa. Pode que esta no te diga nenhuma palavra. Pode passar simplesmente a seu lado. Possivelmente te olhe uma s vez aos olhos E voc se sente meio doido por essa pessoa. No sozinho uma palavra... ocorre de verdade., E depois, esses raios seguiro estendendo-se para a gente, os animais, as rvores, as rochas.. e um dia ver que est tocando todo o universo de dentro. O sistema da Buda era o vipassana. Vipassana significa ser testemunha. e ele descobriu um dos melhores mtodos, o mtodo de observar sua respirao... simplesmente, observar sua respirao. Respirar um fenmeno to simples e natural, e se realiza vinte e quatro horas ao dia. No tem que fazer nenhum esforo. Se repetir um mantra, ter que fazer algum esforo, ter que te forar. Se disser: Ramo, Ramo, Ramo, ter que te esforar continuamente. E muitas vezes se esquecer. Alm disso, a palavra Ramo tambm pertence mente, e nada que seja da mente pode te levar alm da mente. Buda descobriu um mtodo completamente diferente. Basta observando sua respirao... o flego que entra, o flego que sai. H quatro coisas que se devem observar. Sente-se em silncio e comea por ver a respirao, por sentir a respirao. A primeira coisa o flego que entra. Depois, quando o flego entrou, detm-se um momento... um momento muito breve, mas se detm uma frao de segundo; essa a segunda coisa que ter que observar. Depois, o flego d a volta e sai; essa a terceira coisa que ter que observar. E uma vez mais, quando o flego saiu de tudo, detm-se durante uma frao de segundo; essa a quarta coisa que ter que observar. Ento, o flego comea a entrar de novo... esse o crculo da respirao. Se pode observar estes quatro aspectos, ficar surpreso, assombrado do milagre de um processo to simples... porque a mente no intervm.

Observar no uma qualidade da mente. Observar a qualidade da alma, da conscincia. Observar no um processo mental absolutamente. Quando observa, a mente se detm, deixa de existir. Sim ao princpio te distrair muitas vezes e a mente entrar e comear a jogar a seus jogos de sempre. Mas quando recordar que te distraste, no h necessidade de sentir-se culpado ou arrependido... simplesmente, reata a observao, volta a observar uma e outra vez sua respirao. Pouco a pouco, pouco a pouco, a mente interferir cada vez menos. E quando for capaz de observar sua respirao durante quarenta e oito minutos seguidos, ficar iluminado. Isto te vai surpreender. S quarenta e oito minutos? Porque te parece que no muito difcil... s quarenta e oito minutos! Pois muito difcil. Em s quarenta e oito segundos, cair muitas vezes vtima da mente. Tenta-o com um relgio diante; ao princpio no poder te manter vigilante nem sessenta segundos. Em s sessenta segundos, em um minuto, cair dormido muitas vezes. Se esquecer de observar... a observao e a vigilncia ficaro esquecidas. Alguma idia te levar longe, muito longe. E de repente te dar conta... olhar o relgio e ver que aconteceram dez segundos. Durante dez segundos no esteve vigiando. Mas pouco a pouco, pouco a pouco... questo de tino; no questo de prtica, mas sim de tino... pouco a pouco ir absorvendo. Porque esses poucos momentos nos que est vigilante so de uma beleza to deliciosa, de uma alegria to tremenda, que uma vez que tenha saboreado esses poucos momentos querer voltar uma e outra vez... sem mais motivo que pelo gozo de estar a, presente ante a respirao. Recorda, no o mesmo processo que se faz no ioga. No ioga, o processo se chama pranayam; um processo completamente diferente, de fato o contrrio do que Buda chama vipassana. No pranayam faz aspiraes profundas, lhe -enche o peito com todo o ar possvel, absorvendo cada vez mais oxignio; depois vazias os pulmes todo o possvel, expulsando todo o dixido de carbono. um exerccio fsico... bom para o corpo, Mas no tem nada que ver com o vipassana. No vipassana no tem que trocar o ritmo de sua respirao natural. No tem que fazer. inalaes largas e profundas; no tem que exalar de maneira diferente da normal. Deixa que seja absolutamente normal e natural. Toda sua conscincia tem que estar em um ponto, observando.

E se pode observar sua respirao, tambm pode comear a observar outras coisas. Ao andar pode observar que est andando, ao comer pode observar que est comendo. E por fim chega um momento no que pode observar que est dormido. O dia em que possa observar que est dormido te ver transportado a outro mundo. O corpo segue dormindo, e dentro segue ardendo uma luz brilhante. Sua vigilncia se mantm sem perturbaes. Durante as vinte e quatro horas do dia haver uma corrente subterrnea de vigilncia. Voc segue fazendo coisas... para o mundo exterior, nada trocou, mas para ti trocou tudo.

You might also like