You are on page 1of 19

Cartografia, Arqueologia e Histria das Minas Gerais (Sculos XVIII e XIX)

Carlos Magno Guimares1


Coordenador do Laboratrio de Arqueologia da Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas da UFMG -

carlosmagnoguimaraes@yahoo.com.br

Mariana Gonalves Moreira2


Pesquisadora do Laboratrio de Arqueologia da Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas da UFMG mgoncalvesmoreira@gmail.com

RESUMO Este trabalho trata da utilizao da Cartografia Histrica para o desenvolvimento de pesquisas arqueolgicas, visando uma melhor compreenso da dinmica histrico-social regional. So apresentados estudos de caso nos quais fontes cartogrficas foram utilizadas em pesquisas do Laboratrio de Arqueologia da Fafich/UFMG, permitindo uma viso contextualizada dos vestgios arqueolgicos e uma melhor percepo das suas correlaes com elementos da paisagem. Entre os stios estudados, que remontam aos sculos XVIII e XIX, destacam-se: Aredes, expressivo stio de minerao de ouro localizado prximo ao Pico do Itabirito; parte do sistema virio integrante da denominada Estrada Real, em segmento localizado entre Ouro Preto e Ouro Branco; o Capo do Lana, uma estalagem que foi pouso de viajantes e tropeiros; e o Morro da Queimada, que guarda os vestgios da Revolta de 1720. PALAVRAS-CHAVE: Cartografia, Arqueologia, Histria Colonial, Minas Gerais ABSTRACT This paper discusses the use of Historical Cartography in the development of archaeological research, in order to a better understanding of regional socio-historical dynamics. It presents case studies in which cartographic sources were used in researches at Laboratrio de Arqueologia da Fafich / UFMG, allowing a contextualized view of the archaeological remains and a better understanding of its correlations with landscape features. Among the sites, whose occupation dates from the eighteenth and nineteenth centuries, there is: Aredes, significant gold mining site located near the peak of Itabirito; a part of the system of the Estrada Real, in the stretch between Ouro Preto and Ouro Branco; the Capo do Lana, an inn that landed travelers and drovers, and the Morro da Queimada, which contains vestiges of the 1720s Revolt. KEYWORDS: Cartography, Archaeology, Colonial History, Minas Gerais

Historiador, Arquelogo, Professor do Departamento de Sociologia e Antropologia. Cientista Social, Arqueloga.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

I - INTRODUO Neste trabalho, a metodologia adotada se fundamenta na interdisciplinaridade, articulando informaes provenientes de diferentes reas do conhecimento, entre elas: a Histria, a Cartografia e a Arqueologia. Essa perspectiva contribui para ampliar o volume de informaes para a compreenso de diferentes aspectos do processo de formao histrico-social da sociedade mineira. Os dados de origem documental (histricos e cartogrficos) e os de natureza arqueolgica podem fornecer informaes nicas e complementares, e seu cruzamento permite um conhecimento do passado de forma mais completa e integrada. Nessa perspectiva, so apresentados quatro stios arqueolgicos: Aredes, Estrada Real, Capo do Lana e Morro da Queimada localizados na regio denominada Quadriltero Ferrfero, caracterizada pela ocorrncia de abundantes jazidas minerais de ouro, ferro e mangans, etc. A regio teve grande importncia durante o denominado Ciclo do Ouro onde teve incio o processo de ocupao do interior da Colnia em fins do sculo XVII e comeos do sculo XVIII, o que se reflete na concentrao de ncleos urbanos surgidos na poca, como Ouro Preto, Mariana, Itabirito dentre outros.

II - AREDES Aredes foi uma unidade mineradora nos sculos XVIII e XIX. Ali a explorao do ouro ocorreu tanto nos terraos quanto nos leitos de rios, com a utilizao de diferentes tcnicas. Apesar do impacto e destruio gerados pelas atividades minerrias desenvolvidas nas ltimas dcadas, ainda existem marcas visveis no ambiente constituindo um importante acervo arqueolgico (GUIMARES, 2010). O nome do stio remete ocupao indgena anterior da regio. No momento da colonizao da rea de Itabirito, esta era habitada por diferentes etnias indgenas. Dentre elas a tribo Areds (ou Aredes ou Aredez), habitantes da Cadeia do Espinhao. O mapa que se segue, datado do sculo XVIII, faz referncia presena dos Aredes prximo ao que hoje corresponde ao municpio de Montes Claros. Esta ocupao teria se dado aps serem expulsos da rea na qual o stio arqueolgico est localizado nos vales do Rio das Velhas e do Paraopeba.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

Figura 01: Demonstrao dos afluentes do Rio So Francisco, em Minas Gerais : mapa com texto sobre os Areds, Araraos e Taboyaras. Fonte: Biblioteca Nacional e Biblioteca Digital Mundial.

Figura 02: Demonstrao dos afluentes do Rio So Francisco, em Minas Gerais : mapa com texto sobre os Areds, Araraos e Taboyaras - detalhe. Fonte: Biblioteca Nacional e Biblioteca Digital Mundial. Destaque para referncia aos Aredes.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

Sobre as atividades minerrias desenvolvidas em Aredes no foram encontradas representaes cartogrficas. A falta de representao e registro das reas de minerao colonial apontada pelo baro Wilhelm Ludwig von Eschwege, que esteve no Brasil na primeira metade do sculo XIX na tentativa de reativar a decadente atividade minerria (do ouro) e trabalhar na implantao da siderurgia que estava surgindo. Para ele
o que hoje em dia dificulta ainda mais o mineiro em seu trabalho nos rios a incerteza de encontrar cascalho no ponto em que vai realizar o servio, pois ningum se lembrou de deixar mapas, notcias por escrito, ou sinais de passagem nas margens, por onde se possam conhecer os lugares j explorados. Por essa razo, acontece muitas vezes construir-se uma represa em pontos j explorados desde muito, o que faz com que os gastos sejam completamente inteis (ESCHWEGE, 1979, p.169).

Entretanto, possvel encontrar representaes cartogrficas de outras reas de minerao produzidas durante o perodo colonial, como o detalhe que se segue, retirado de um mapa da poca:

Figura 03: S. Caetano.... Original atribudo a Joaquim Cardoso Xavier, no Arquivo Ultramarino, Lisboa [1732]. Pg. 378. In: REIS, 2000, p. 232.

Na Figura 03, o crculo indica uma rea de minerao colonial com algumas que apresenta caractersticas clssicas: a presena de mo-de-obra escrava, a utilizao de um rosrio para desge da cava, um desvio no leito do rio para captao de gua para apurao do ouro. Embora a minerao tenha sido o foco principal das atividades em Aredes, outras ali tambm foram desenvolvidas, havia:
(...) huma Fazenda com lavras, seos capoens com campos de criar, cazas de vivenda, senzalas, capela, huma caza grande de pedra que serve de venda, todas cobertas de telha com suas agoas respetivas que parte de hum lado com terras do falecido Domingos Pereira e com terras do Reverendo Padre Merciano de Almeida Sande, e com terras do gamb (...) (AHCP/MI).

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

A referncia Fazenda Aredes e s suas divisas com a propriedade do falecido Domingos Pereira e com as terras do Reverendo Padre Merciano de Almeida Sande, e do gamb.

Figura 04: Mapa do sculo XIX, no qual se observa a referncia ao povoado/fazenda de Sande, associado ao Padre Merciano de Almeida Sande, referido no documento supracitado. Fonte: APM-080.

Em 1822, a Fazenda Aredes era uma propriedade rural com benfeitorias, habitaes, senzala, capela e uma venda, cujos vestgios arqueolgicos remanescentes ainda esto presentes no local, confirmando as informaes documentais. So encontrados ainda vestgios de currais, que indicam a prtica da pecuria.

Figura 05: Runas da Casa-sede janela vista externa. Fonte: Laboratrio de Arqueologia da Fafich / UFMG, 2010.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

Figura 06: Runas da Capela fachada frontal. Fonte: Laboratrio de Arqueologia da Fafich / UFMG, 2010.

Ressalta-se que a presena da venda indica a circulao de pessoas que garantiam a sustentabilidade de uma atividade comercial e a necessidade de relaes em um mercado mais amplo, para aquisio de mercadorias. As atividades comerciais referidas a Aredes foram registradas pelo naturalista ingls Richard Francis Burton em 1867:
Os terrenos da mina, inclusive a fazenda Santo Antonio, que foi comprada, e Aredes, que foi arrendada, ficam em boa situao, a 1.450 metros acima do nvel do mar, a menos de duas milhas da aldeia de Crrego Seco, a uma distncia de quatro a seis milhas, pela estrada real, da cidade de Itabira e a 35 da capital provincial. O terreno era pobre, mas nas proximidades, havia grandes roas ou fazendas, que forneciam mantimento a Ouro Preto (...)(BURTON, 1976, p. 163-164).

Tais relaes comerciais, desenvolvidas por tropeiros, eram favorecidas pela posio estratgica de Itabirito (originalmente denominado Nossa Senhora da Boa Viagem de Itaubira), implantado na confluncia das comarcas de Vila Rica (com sede no arraial de mesmo nome), Rio das Velhas (com sede em Sabar) e Rio das Mortes, (com sede em So Joo Del Rei), estabelecidas por proviso de 6 de abril de 1714.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

Figura 07: Neste mapa de 1778, observa-se a posio de Itabirito nos limites de trs comarcas das Minas Gerais em posio privilegiada com relao s suas sedes. Fonte: APM-085 Doc.01.

As ligaes comerciais entre Aredes e Vila Rica se processavam atravs da circulao de produtos e pessoas mediante comboios de tropeiros. Para tanto, um marco geogrfico teve grande importncia como orientador de tais deslocamentos: o Pico do Itabirito. Desde o incio da ocupao das Minas, o Pico do Itabirito foi um referencial para o trnsito na regio, orientando tropeiros e viajantes devido sua visibilidade na paisagem. Sua importncia influenciou o surgimento do arraial de Nossa Senhora da Boa Viagem de Itaubira (Itabirito), que se desenvolveu, principalmente, em funo de estar prxima do Pico, tendo sido ponto de apoio aos tropeiros que circulavam entre Sabar e Ouro Preto.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

Figura 08: Mapa de 1821, onde se v: 1) Pico do Itabirito; 2) Atual distrito sede de Itabirito; 3) Regio de implantao de Aredes. Fonte: JACOB, 1922, p.193.

O tema da circulao no territrio de Minas nos remete ao prximo item: a Estrada Real.

III - ESTRADA REAL Os vestgios analisados so remanescentes dos caminhos oficiais abertos e controlados pela Coroa (na Colnia) e no Imprio, abarcando os sculos XVIII e XIX. O trecho do sistema virio analisado foi implantado na regio central de Minas Gerais (entre as cidades de Ouro Preto e Ouro Branco) e apresenta vestgios de estruturas construdas para permitir a passagem sobre drenagens, vales ou terrenos inclinados, bem como escoar a gua de seus leitos (cortes, arrimos, pontes e estruturas de drenagem, como galerias, bueiros, canais, etc.). Estes vestgios esto distribudos ao longo de trs segmentos: o Caminho Novo (datado de princpios do sculo XVIII), o segmento inacabado da Estrada do Paraibuna (construdo entre 1836 e 1855) e outro segmento da Estrada do Paraibuna (construdo ente 1836 e 1860) (GUIMARES, 2007).

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

Figura 09: Caminho Novo segmento de estrada cortada na rocha. Fonte: Laboratrio de Arqueologia da Fafich / UFMG, 2007.

Figura 10: Estrada do Paraibuna - Ponte do Falco. Fonte: Laboratrio de Arqueologia da Fafich / UFMG, 2007.

Figura 11: Estrada Inacabada do Paraibuna arrimo. Fonte: Laboratrio de Arqueologia da Fafich / UFMG, 2007.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

Estes diferentes segmentos hoje so vistos como integrantes da denominada Estrada Real e seu estudo permite obter importantes informaes sobre o processo de ocupao do territrio de Minas Gerais, atravs do conhecimento das rotas estabelecidas e da identificao de vestgios das antigas pousadas (ranchos, vendas ou fazendas). No perodo colonial, a abertura de estradas e seu controle foi uma das medidas adotadas pela Coroa Portuguesa para evitar o contrabando de ouro e outras irregularidades. A circulao de tropeiros, mercadorias e animais, deveria ser feita obrigatoriamente pelas Estradas Reais. Nessas estradas eram estabelecidos os registros - postos fiscais cuja principal incumbncia era o recolhimento dos tributos devidos Coroa. Cabe ressaltar, no entanto, que tais medidas nem sempre foram eficazes, uma vez que constantemente eram feitas picadas, (para cortar caminhos ou fugir dos registros), cuja abertura e utilizao foram consideradas crime. O sistema virio foi fundamental para a ocupao do interior brasileiro no perodo colonial, e integrou as diferentes reas de assentamento, tendo sido de grande importncia para o abastecimento atravs do comrcio estabelecido entre os centros urbanos e as comunidades rurais. Os caminhos mais importantes da principal regio produtora de ouro nas Minas Setecentistas foram registrados em um mapa produzido por Cludio Manoel da Costa entre 1755 e 1766 (COSTA, 2005, p.98), por encomenda da Cmara de Vila Rica.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

10

Figura 12: Carta Geogrfica do Termo de Villa Rica, em q se mostra que os Arrayaes de Catas Altas da Noroega, Itaberaba e Carijs lhe fico mais perto, q ao da Villa de S. Jos a q pertencem, e igualmente o de S. Antnio do Rio das Pedras, q toca ao do Sabar, o q se mostra, pela Escala, ou Petipe de Lguas. ca. 1766. In: COSTA, 2005. p. 222.

Pelo documento de Cludio Manuel da Costa, possvel identificar a localizao de estalagens utilizadas como pouso de tropeiros, como foi o caso de Lavrinha e do Capo do Lana.

IV - CAPO DO LANA A Estalagem do Capo do Lana foi assim expressivo ncleo de apoio aos que transitavam pelas Minas e de grande relevncia regional, durante o sculo XVIII, da qual ainda existem vestgios remanescentes de quatro edificaes, muros, arrimos, canais, currais, entre outros.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

11

Figura 13: Runas da Casa-sede. Fonte: Laboratrio de Arqueologia da Fafich / UFMG, 2008.

Figura 14: Curral muro de pedras. Fonte: Laboratrio de Arqueologia da Fafich / UFMG, 2008.

Figura 15: Muro de pedras com vos para encaixe de barrotes. Fonte: Laboratrio de Arqueologia da Fafich / UFMG, 2008.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

12

A primeira informao sobre a estalagem um registro de autoria de Francisco Tavares de Brito publicado em 1732. Tavares de Brito produziu um roteiro para ser utilizado no deslocamento para o interior das Minas, descrevendo o trajeto, e os pontos de abastecimento e de pouso do Caminho Novo. O autor se refere a estalagem do Capo do Lana como Olana:
Jozeph Rodrigues, Joa Rodrigues, Alberto Dias, Passagem, Resaca, Caranday, Outeiro, Os dous Irmos, Gallo cantante, Rossinha, Amaro Ribeiro, Carijos, Macabello. Aqui se passa o Rodeo, isto he, que se rodea hua Serra, a que chama Ititiaya. Ilheos, Olan. [...] e proseguindo ocaminho da Minas Geraes, do Olan se vay as tres Cruzes, e da hi a Trapui, que fica huma legoa de Villa Rica [...] (BRITO, 1972, p. 104-105).

H a possibilidade de que o texto de Tavares de Brito era acompanhado de um mapa que, lamentavelmente, nunca foi localizado. Na Carta realizada por Cludio Manuel da Costa (1765/1766) possvel identificar o Capo do Lana, conforme referido anteriormente. Tal representao nesse registro da cartografia regional indica a consolidao e a importncia da estalagem naquele momento.

Figura 16: Detalhe da Carta Geogrfica do Termo de Villa Rica, em q se mostra que os Arrayaes de Catas Altas da Noroega, Itaberaba e Carijs lhe fico mais perto, q ao da Villa de S. Jos a q pertencem, e igualmente o de S. Antnio do Rio das Pedras, q toca ao do Sabar, o q se mostra, pela Escala, ou Petipe de Lguas. ca. 1766. In: COSTA, 2005, p. 222.

O Capo do Lana foi um dos importantes tipos de pousos estabelecidos ao longo dos caminhos, favorecendo a circulao de pessoas, mercadorias e idias. Tais pontos foram fundamentais tambm para o

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

13

povoamento das reas adjacentes, com destaque para Vila Rica, para onde convergiam as principais estradas de Minas durante os perodos colonial e imperial, como se percebe no mapa a seguir.

Figura 17: Mappa da Comarca de Villa Rica. Jos Joaquim da Rocha, ca.1740-1804. Fonte: Biblioteca Nacional. Destaque para o Capo do Lana e para Vila Rica.

Na viso do viajante Walsh, o Capo seria um exemplo de pousada de um tipo pouco comum:
Nas estradas do Brasil h quatro tipos de pousada. Um o rancho que significa literalmente agrupamento de pessoas e, por conseguinte, designa o lugar onde os viajantes pernoitam; no passa de uma coberta espaosa, armada sobre estacas e inteiramente aberta dos lados, no dispondo nem de alojamentos, nem de comida; apenas um abrigo para os tropeiros e os burros. O segundo a venda, onde se pode comprar comida e bebida. Geralmente h um quarto anexo a ela, s vezes dotado de uma cama. O terceiro tipo a estalagem, com as acomodaes habituais a estabelecimentos dessa espcie. Esse tipo de pousada, entretanto, pouco comum. Por ltimo vem a fazenda. Comumente o fazendeiro faz as vezes de hospedeiro, acomodando os viajantes em sua prpria casa e se valendo disso para dar sada aos seus produtos. Muitas vezes, porm, ele nada cobra pela hospedagem, recebendo o forasteiro simplesmente em nome da hospitalidade (WALSH, 1985, p. 23).

Muitos outros viajantes registraram sua passagem pela Estalagem do Capo do Lana. Em 1811, o baro W.L. von Eschwege escreveu:
Subi o alto morro do Chiqueiro, de onde fui at Capo do Lana. [...] A principal jazida destas pedras [topzio] a do Capo. [...] Encontra-se em Capo uma boa pousada pelo padro local [...]. Depois de almoar naquela pousada, continuei minha viagem, andando 3 lguas at Vila Rica [...] (ESCHWEGE, 2002, p. 256-257).

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

14

Ao longo de sua permanncia no Brasil (entre 1810 a 1821), Eschwege produziu preciosos relatos e mapas dos quais um exemplo o denominado Parte do Novo Mapa da Capitania de Minas Gerais, no qual o Capo do Lana aparece em um dos trajetos que conduzem at Vila Rica.

Figura 18: Detalhe do Parte do novo Mapa da Capitania de Minas Gerais. Levantado por... 1821. Fonte: COSTA, 2004, p. 191.

A cartografia permite identificar a persistncia cronolgica de stios arqueolgicos e sua localizao, como no caso do Capo do Lana, no qual mapas da poca e os vestgios arqueolgicos apresentam informaes correspondentes. A importncia da estalagem se expressa, de outra forma, por sua ligao com importantes fatos da Histria das Minas e do Brasil, como a Inconfidncia Mineira.

V - MORRO DA QUEIMADA Desde o incio do processo de ocupao de seu territrio, Minas apresentou uma sociedade caracterizada pela diversidade de sua estrutura social e de sua economia, em um contexto instvel de acelerada urbanizao provocada pela circulao das notcias da descoberta do ouro. Tais caractersticas

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

15

somadas s imposies metropolitanas e ao contexto colonial geraram condies favorveis a ocorrncia de conflitos e rebelies de toda ordem. Durante o processo de constituio da sociedade mineira no perodo colonial, a insatisfao de determinados setores quanto s imposies metropolitanas conduziu a inmeras rebelies de carter antifiscal, dentre elas destaca-se a Sedio de Vila Rica, ocorrida em 1720 e que deu origem ao stio arqueolgico Morro da Queimada (GUIMARES, 2004). A revolta foi uma reao por uma parte da sociedade s medidas tomadas pelo conde de Assumar, ento governador de Minas, para tornar mais consistente a presena da Coroa e garantir a arrecadao dos quintos. Como punio pela ocorrncia do motim, o conde de Assumar ordenou que ateassem fogo na rea de minerao localizada no Morro do Ouro Podre, tambm conhecido como Morro do Pascoal. As edificaes foram destrudas e o local passou, desde ento, a ser denominado de Morro da Queimada. Durante a Revolta de 1720, Felipe dos Santos aps um julgamento sumrio conduzido por Assumar, foi condenado morte, tendo sido executado por garroteamento e, posteriormente, esquartejado. No mapa que se segue, possvel identificar a rea do Morro da Queimada, a nordeste do centro da vila.

Figura 19: Mappa de Villa Rica Original manuscrito do Arquivo Histrico do Exrcito. Rio de Janeiro. ca. 1775-1800. 379. In: REIS, 2000, p. 234.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

16

Os trabalhos de arqueologia confirmam a existncia dos vestgios de uma extensa rea de minerao e de um arraial, atestando as dimenses e a relevncia do stio arqueolgico.

Figura 20: Runas de edificao. Fonte: Laboratrio de Arqueologia da Fafich / UFMG, 2004.

Figura 21: Runas de mundu. Fonte: Laboratrio de Arqueologia da Fafich / UFMG, 2004.

VI - CONSIDERAES FINAIS Os casos apresentados permitem perceber que o cruzamento de informaes produzidas por diferentes reas do conhecimento pode apresentar resultados consistentes. A cartografia histrica pode fornecer importantes informaes a respeito da localizao (espacial e cronolgica) de stios; das suas relaes; da acessibilidade e das conexes proporcionadas pelas estradas; da identificao de elementos da paisagem como referencial para orientao. Isto a torna um importante fonte de pesquisa para a compreenso dos processos histricos. Para a Arqueologia, a sua utilizao tem possibilitado esclarecimento de questes importantes bem como enriquecido o contedo dos trabalhos desenvolvidos pelo Laboratrio de Arqueologia da Fafich / UFMG.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

17

VII - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


BURTON, F. Viagem do Rio de Janeiro a Morro Velho. Cap. XIX: Viagem para cocho Dgua. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 1976. COSTA, Antnio G. (org.). Os caminhos do ouro e a Estrada Real. Belo Horizonte: UFMG; Lisboa: Kapa, 2005. ESCHWEGE, W.L. Pluto Brasiliensis. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1979. Volume I. _______________. Jornal do Brasil 1811-1817 ou Relatos Diversos do Brasil, coletados durante expedies cientficas por Wilhelm Ludwig von Eschwege. Belo Horizonte: Fundao Joo Pinheiro, Centro de Estudos Histricos e Culturais, 2002. GUIMARES, Carlos Magno (coord.). Levantamento Visual do Patrimnio do Morro da Queimada em Ouro Preto / MG. Relatrio Final. Belo Horizonte: Laboratrio de Arqueologia Fafich / UFMG, 2004. ____________________. Levantamento Histrico-Arqueolgico da Estrada Real no trecho Ouro Branco Ouro Preto / MG. Relatrio Final. Belo Horizonte: Laboratrio de Arqueologia da Fafich / UFMG, 2007. ____________________. Levantamento histrico-arqueolgico da Estrada Real: o Capo do Lana Ouro Preto / MG. Relatrio Final. Belo Horizonte: Laboratrio de Arqueologia da Fafich/UFMG, 2008. ____________________. Pesquisa Histrico-Arqueolgica sobre Aredes Municpio de Itabirito / MG. Relatrio Final. Belo Horizonte: Cooperativa Cultura, 2010. RUSSEL-WOOD, A. J. R. O Brasil Colonial: O Ciclo do Ouro, c. 1690 -1750. In: BETHELL, Leslie (org.). Amrica Latina Colonial. Vol. II. So Paulo: Edusp Editora da Universidade de So Paulo, 1999. VRIOS. Barroco. Belo Horizonte: UFMG, 1972; n 4. WALSH, Robert. Notcias do Brasil (1828-1829). Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo: Edusp, 1985. Reconquista do Brasil; Nova Srie, v. 75.

Referncias Cartogrficas
Capitania de Minas Gerais. ESCHWEGE, Wilhem Ludwig von. 1821. In: JACOB, 1922, p.193. Carta Geogrfica do Termo de Vila Rica, em que se mostra os Arraias das Catas Altas da Noruega, Itaberava, e Carijs que lhe ficam mais perto, que ao da Vila de S. Jos a que pertencem e igualmente o de S. Antnio do Rio das Pedras, que toca ao do Sabar, o que remonta pela Escala, ou Petip de lguas. [18--]. APM-080. Carta Geogrfica do Termo de Villa Rica, em q se mostra que os Arrayaes de Catas Altas da Noroega, Itaberaba e Carijs lhe fico mais perto, q ao da Villa de S. Jos a q pertencem, e igualmente o de S. Antnio do Rio das Pedras, q toca ao do Sabar, o q se mostra, pela Escala, ou Petipe de Lguas. ca. 1766. In: COSTA, Antnio Gilberto (org.). Cartografia da conquista do territrio das Minas. Belo Horizonte: Editora UFMG; Lisboa: Kapa Editorial, 2005. p. 222.

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

18

Demonstrao dos afluentes do Rio So Francisco, em Minas Gerais : mapa com texto sobre os Areds, Araraos e Taboyaras. Fonte: Biblioteca Nacional e Biblioteca Digital Mundial. Mapa da Capitania de Minas Gerais com a divisa de suas Comarcas . ROCHA, Jos Joaquim da. 1778. APM-085 Doc.01. Mappa da Comarca de Villa Rica. Jos Joaquim da Rocha, ca.1740-1804. Fonte: Biblioteca Nacional. Mappa de Villa Rica. Original manuscrito do Arquivo Histrico do Exrcito. Rio de Janeiro. ca. 1775-1800. 379. In: REIS, Nestor Goulart. Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial, (colaboradores Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno, Paulo Jlio Valentim Bruna), Editora da Universidade de So Paulo/ Imprensa Oficial do Estado de So Paulo / FAPESP, 2000, p. 234. Parte do novo Mapa da Capitania de Minas Gerais. Levantado por... 1821 . Fonte: COSTA, Antnio G. (org.). Cartografia da conquista do territrio das Minas. Belo Horizonte: UFMG; Lisboa: Kapa, 2004; p. 19 S. Caetano.... Original atribudo a Joaquim Cardoso Xavier, no Arquivo Ultramarino, Lisboa [1732]. Pg. 378. In: REIS, Nestor Goulart. Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial, (colaboradores Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno, Paulo Jlio Valentim Bruna), Editora da Universidade de So Paulo/ Imprensa Oficial do Estado de So Paulo / FAPESP, 2000, p. 232.

Fonte Documental
Auto de Seqestro. 1822. Cdice 342, Auto 7156, 1 Ofcio. Arquivo Histrico da Casa do Pilar do Museu da Inconfidncia / AHCPMI (Ouro Preto/MG).

Anais do I Simpsio Brasileiro de Cartografia Histrica

19

You might also like