You are on page 1of 2

1718 carta rgia, um instrumento que funciona como se fosse uma constituio. Veio reforar o indigenato e o jusnaturalismo.

o. 1750 marco legal de contato com a colnia com os ndios. uma data extremamente significativa tambm como demarcao. Tambm h a assinatura do tratado de Madri (Espanha, Portugal, Inglaterra, Frana e ..) a primeira foi o tratado de Tordesilhas que primeiro foi assinado por Portugual e Espanha, que dava direito apenas aos seus descobridores. Este tratado revogou o tratado de Tordesilhas. O maior problema na poca foi a diviso da Amaznia. Ser considerado territrio do colonizados se estiver a terra na sua posse, ou algum que o represente. O critrio objetivo foi utilizar os aldeamentos, ou seja, perguntar sob que comando estavam os indgenas. Ento foram os ndios que foram determinantes para a demarcao da fronteira. 1775/76 Criao do Forte So Joaquim, foram criadas tambm as trs fazendas para consolidar as fronteiras brasileiras, So Marcos So Bento e So Jos. Marques de Pompal, homem da inteira confiana de Portugual, chega para executar a ocupao das fronteiras segundo o contrato de Madri. Quando chega edita as Leis Pombalinas. Uma das primeiras leis foi expulsar os jesutas com o argumento de que estavam escravizando os ndios, pelo menos, esse era o pretexto poltico. Na verdade, foi porque os ndios eram importantes, se eles comeassem a debandar ento perderiam a posse da terra. Depois que os jesutas foram expulsos os ndios procuraram tambm as cidades. Regime de rfos os juzes que tratariam dos ndios, que no possuam discernimento. Por isso, surge a figura da curatela e tutela (rfos). O Estado seria uma espcie de pai para os ndios por isso ento curatela. O ndio poderia trabalhar, mas o juiz quem assina e quem vai dar essa At 1988, ento, fica dessa forma. SPI foi substitudo PELA FUNAI. O ndio depois de 88, no mais representado pela FUNAI, nem considerado mais retardado ou dependente da representao do Estado (tutelados). Hoje, eles tem autonomia para realizar qualquer ato. Foi criada a lei que criava os diretrios, que era um feitor que recebia dinheiro para administrar as aldeias, eram os ndios chapa branca. Esse tuxaua que ajudaria a controlar os aldeamentos. Os ndios: 1- Cumprem o tratado de Madri 2- Sero o primeiro embate, sero os soldados que protegero as terras. O problema que o terreno do lavrado muito pobre. Ento vem a ideia das fazendas nacionais, que obrigaria os ndios a se fixarem nas terras por receberiam as cabeas de gado. Por isso, vem a expresso de muralhas do serto, j que esses ndios serviriam de muralhas para proteger o serto. Isso define porque o Brasil permaneceu ntegro sem muitas divises ou Estados. Primeiro porque cada Estado, na maioria das vezes, foi formado por fazendas que se relacionavam com a coroa, e sempre tiveram relao amistosa com ela. Esse pessoal tinha um poder enorme, e guarneciam as fronteiras do Brasil com seus comandados armados.

Enquanto a coroa Portuguesa criou um governo geral e era ele que se relacionava com os fazendeiros que estavam aqui, a espanha criou a figura do vice-rei. Assim em cara vilarejo, o vice-rei, que normalmente era um ndio, assim quando foi criado o movimento de independncia o prprio vice-rei j declarou a independncia onde cada um seria um Estado Nacional. Simon Bolivar foi quem ia de lugar em lugar proclamando a indenpendncia. Checke Vara tambm tentou fazer isso. 1803 Napolio Bonaparte iniciou sua incurso na Europa. O almirante Wilson ajudou a coroa a cruzar o oceano Atlntico. 1808 D joo VI chegou aqui no Brasil.

You might also like