You are on page 1of 15

Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para a Frequncia dos Cursos Superiores do Instituto Politcnico de Leiria dos

Maiores de 23 Anos - 2009

Prova escrita de conhecimentos especficos de BIOLOGIA

Instrues gerais 1. A prova constituda por 5 grupos de questes. Dos cinco grupos dever apenas responder a quatro grupos sua escolha.; 2. A durao da prova de 2 horas, estando prevista uma tolerncia de 30 minutos; 3. S pode utilizar para elaborao das suas respostas e para efectuar os rascunhos as folhas distribudas pelo docente vigilante, salvo se previsto outro procedimento; 4. No utilize qualquer tipo de corrector. Se necessrio risque ou pea uma troca de folha; 5. No autorizada a utilizao de quaisquer ferramentas de natureza electrnica (telemvel, pda, computador porttil, leitores/gravadores digitais de qualquer natureza ou outros no especificados); 6. Dever disponibilizar ao docente que est a vigiar a sala, sempre que solicitado, um documento vlido de identificao (bilhete de identidade, carta de conduo ou passaporte). 7. Todas as respostas de opo, correspondncia ou de assinalar verdadeiro ou falso devem ser transcritas para a folha da prova. 8. A seguir ao nmero de cada questo encontra, entre parnteses, a respectiva cotao.

Leiria, 6 de Junho de 2009


Pgina 1 de 15

Grupo I 1. (2 pontos) O microscpio ptico composto (MOC) revelou a existncia de uma estrutura geral comum a todos os seres vivos a clula de tipos diferentes, como as vegetais e as animais. O microscpio electrnico (ME), mais potente, mostrou que, para alm destas clulas eucariticas, havia outras mais simples, as procariticas. Nas questes que se seguem transcreva a letra da opo correcta.

1.1. A constituio geral da clula revelada pelo MOC A. a membrana e os diversos organitos celulares. B. a parede celular e o citoplasma. C. a membrana, o citoplasma e o ncleo D. os diferentes organitos celulares

1.2. Os aspectos em que a clula a unidade bsica de vida so: A. fundamental, de constituio, estrutural e reprodutora. B. de constituio, estrutural, hereditria e reprodutora. C. estrutural, de constituio, hereditria e reprodutora. D. estrutural, funcional, reprodutora e hereditria

2. (12 pontos) Observe as figuras onde esto representados dois modelos de clulas observadas com o ME e, com base nelas, responda s seguintes questes.

2.1. Das clulas representadas pelas letras X e Y, identifique qual a clula vegetal. Indique trs justificaes para a sua resposta.
Pgina 2 de 15

2.2. Faa a legenda das letras da figura, de A a G, de modo a identificar os organitos celulares que estas indicam.

3. (4 pontos) Nas questes que se seguem, transcreva a letra da opo que completa a afirmao.

3.1. Os principais compostos orgnicos dos seres vivos so: A. gua, glcidos, protenas e lpidos B. Glcidos, protenas, cidos nucleicos e lpidos C. gua, sais minerais, glcidos, protenas, cidos nucleicos e lpidos D. Protenas, cidos nucleicos, lpidos e sais minerais

3.2. A ligao que se estabelece entre dois aminocidos designa-se por A. inica B. glicosdica C. ster D. peptdica

4. (11 pontos) A figura em baixo representa um sector da macromolcula de um cido nucleico.

4.1. A unidade bsica dos cidos nucleicos designa-se por correcta) A. aminocido B. base azotada C. monossacardeo D. nucletido

(seleccione a opo

Pgina 3 de 15

4.2. Refira o que representam as letras A, T, G e C, respectivamente.

4.3. Explique se o cido nucleico representado o DNA ou o RNA. Apresente duas razes para a sua resposta.

5. (11 pontos) Tendo em conta a figura e a correspondncia indicada ao lado, responda s seguintes questes:

5.1. Indique o anticodo dos tRNA legendados com os nmeros 3 e 5.

5.2. Refira o aminocido que o tRNA legendado com o nmero 4 transporta.

5.3. Refira a vantagem de a mesma molcula de RNA funcional estar a ser traduzida simultaneamente por vrios ribossomas.

5.4. Faa a legenda dos nmeros 1, 2, 6 e 8 da figura. 6. (4 pontos) Um ser humano adulto formado por cerca de 1013 clulas que constituem aproximadamente 200 tipos celulares distintos, todos com origem numa nica clula

6.1. Identifique o processo envolvido

6.1.1. Na formao do elevado nmero de clulas.

6.1.2. Na diversidade celular.

Pgina 4 de 15

7. (6 pontos) Relativamente aos mecanismos da evoluo, classifique cada uma das afirmaes seguintes como verdadeira (V) ou falsa (F) A. Os fixistas consideravam que as espcies ao longo da sua existncia sofriam transformaes pouco significativas. B. Os defensores do evolucionismo consideravam que, ao longo do tempo, as espcies se iam alterando de forma lenta e gradual, originando outras espcies. C. Darwin, na sua teoria, partiu do princpio de que os seres de uma dada espcie no apresentam variabilidade nas suas caractersticas. D. Segundo Darwin, por seleco natural, a Natureza exerce uma influncia sobre os seres seleccionando os mais aptos. E. Para os fixistas as espcies no sofrem transformaes ao longo da sua existncia, mantendo-se imutveis. F. Lamarck defendia que os seres evoluem por necessidade de adaptao a novas condies ambientais.

Pgina 5 de 15

Grupo II 1. (20 pontos) A figura seguinte representa um dos pices vegetativos da planta. Com base na anlise da figura, responda s questes seguintes: 1 2 1.2. Identifique cada um dos nmeros da figura. 3 4 5

1.1. Qual o pice vegetativo representado? D um argumento que suporte a sua resposta.

1.3. Quais as funes das estruturas 2 e 3?

2. (10 pontos) Das opes seguintes, transcreva a letra da opo correcta para cada uma das frases enunciadas: 2.1. A epiderme um tecido drmico que: A. constitudo por clulas mortas. B. Armazena substncias nutritivas. C. Controla as trocas gasosas atravs dos estomas. D. Nenhuma das anteriores. E. Todas as anteriores.

2.2. No parnquima clorofilino: A. possvel distinguir entre parnquima em paliada e parnquima lacunoso. B. As funes desempenhadas so sempre de secreo. C. As clulas encontram-se sempre justapostas. D. Nenhuma das anteriores. E. Todas as anteriores.

Pgina 6 de 15

2.3. O floema: A. Pode tambm ser designado de tecido crivoso. B. responsvel pela conduo de gua e substncias orgnicas resultantes da fotossntese. C. Apresenta na sua constituio clulas vivas tais como as clulas dos tubos crivosos e as clulas de companhia. D. Todas das anteriores. E. Nenhuma das anteriores.

2.4. O esclernquima: A. comum em plantas jovens. B. Apresenta as suas paredes celulares com espessamentos de lenhina. C. um tecido secundrio. D. Nenhuma das anteriores. E. Todas as anteriores.

3. (20 pontos) Na figura seguinte encontra-se representada uma poro de um rgo primrio de uma planta. Observe-a com ateno e responda s questes seguintes.

1 2 3 5 4 6

3.1. Qual o rgo do corpo vegetal representado?

3.2. Qual a subclasse de angiosprmicas a que corresponde o tipo de organizao estrutural observado? Justifique recorrendo a uma evidncia observvel na figura.

3.3. Legende cada um dos tecidos indicados pelos nmeros.


Pgina 7 de 15

Grupo III 1. (12 pontos) A figura seguinte representa os estdios iniciais do desenvolvimento embrionrio dos animais.

1.1. Indique o nome das diferentes estruturas do desenvolvimento embrionrio representadas na figura com as letras A, B e C.

1.2. Explique em que consistem as fases de desenvolvimento que deram origem s estruturas que identificou na questo anterior.

1.3. Complete a legenda da Figura relativamente s estruturas numeradas de 1 a 5 da fase c da figura.

1.4. Quais os tecidos a que a estrutura 3 dar origem aps o desenvolvimento embrionrio?

2. (10 pontos) Classifique as frases seguintes em Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e corrija as falsas de forma a torn-las verdadeiras. Ateno: a simples negao da afirmao no vlida.

2.1. Os tecidos conjuntivos caracterizam-se por apresentarem 3 constituintes fundamentais: clulas, fibras e matriz.

Pgina 8 de 15

2.2. O epitlio simples pavimentoso constitudo por vrias camadas de clulas com um formato alongado.

2.3. Os tecidos epiteliais so responsveis pela contraco do corpo dos animais.

2.4. As cartilagens e os tendes so formados por tecido conjuntivo sseo.

3. (12 pontos) Relativamente ao tecido muscular dos animais, responda s questes seguintes: 3.1. Quais os tipos de tecido muscular que conhece?

3.2. Descreva o tipo de clulas caracterstico de cada um dos tecidos que identificou na questo anterior.

3.3. D um exemplo para a localizao de cada um destes tecidos no corpo de um animal.

4. (10 pontos) As figuras seguintes representam duas estruturas renais responsveis pela regulao homeosttica realizada em peixes sseos de diferentes meios aquticos.

A gua doce

B gua salgada

4.1. Relacione as caractersticas glomerulares da estrutura representada na figura A com a concentrao do meio interno dos peixes que as possuem e com a sua regulao hdrica.

Pgina 9 de 15

4.2. Das expresses abaixo referidas, duas correspondem actividade da estrutura de figura B. Quais? Transcreva para a sua folha as letras correspondentes. A. Produo de urina hipertnica B. Produo reduzida de urina C. Produo abundante de urina D. Intensa filtrao glomerular E. Secreo tubular activa

4.3. Nos animais terrestres, o equilbrio osmtico mantido evitando perdas excessivas de gua. Como explica que nos insectos no se verifiquem perdas de gua significativas na urina?

5. (6 pontos) Das opes seguintes, transcreva para a sua folha de respostas a(s) letra(s) correspondente(s) (s) opo(es) correcta(s): 5.1. A passagem dos alimentos pelos diferentes elementos do tubo digestivo dos Vertebrados processa-se na sequncia seguinte: A. Faringe, esfago, boca, estmago, intestino grosso, intestino delgado, nus B. Boca, esfago, faringe, estmago, intestino delgado, intestino grosso, nus C. Boca, faringe, esfago, estmago, intestino delgado, intestino grosso, nus D. Nenhuma das anteriores

5.2. No processo de digesto dos mamferos, o suco biliar intervm: A. Na digesto dos hidratos de carbono B. Na digesto das protenas C. Na acidificao do contedo estomacal D. Nenhuma das anteriores

5.3. Relativamente ao sistema circulatrio das aves e insectos: A. Ambos so sistemas circulatrios fechados, em que o sangue realiza o transporte dos gases respiratrios B. Nos insectos o sistema circulatrio aberto, enquanto que nas aves fechado. Os insectos respiram por brnquias e as aves por pulmes C. Nos insectos o sistema circulatrio no intervm no transporte dos gases respiratrios, ao contrrio do que sucede nas aves D. Nenhuma das anteriores
Pgina 10 de 15

5.4. O corao: A. um rgo propulsor formado por 2 cmaras cardacas nos peixes B. Nas aurculas liga s artrias enquanto que nos ventrculos liga s veias C. Nos anfbios apresenta 3 cmaras cardacas onde h alguma mistura de sangues D. Nenhuma das anteriores

5.5. Nos animais as trocas gasosas: A. Processam-se nos alvolos pulmonares dos mamferos B. O tegumento dos rpteis desempenha aqui um papel importante C. Ocorrem no sistema traqueal dos moluscos D. Nenhuma das anteriores

Pgina 11 de 15

Grupo IV

1. (32 pontos) A distrofia muscular progressiva uma doena condicionada por um gene recessivo localizado no cromossoma X. Considera uma famlia em que: Ana uma mulher saudvel; Snia irm de Ana e doente; Paulo o marido de Ana e saudvel.

1.1. Indique o gentipo da Ana, da Snia e do Paulo.

1.2. Indique a probabilidade de o primeiro filho de Paulo e Ana ser doente. Justifica apresentando o xadrez mendeliano, o fentipo e o gentipo. 2. (18 pontos) A figura representa o ciclo de vida do ser humano.

Indique os contedos de cada um dos doze crculos no que se refere aos cromossomas sexuais existentes nos ncleos das clulas.

Pgina 12 de 15

Grupo V 1. (26 pontos) A imunizao contra protozorios difcil, admitindo-se que envolve os dois tipos de imunidade (celular e humoral). Os tripanossomas, por exemplo, desafiam continuamente o sistema imunitrio, pois produzem uma descendncia que exibe antignios diferentes dos antignios dos seus progenitores. A vacinao permite s populaes a permanncia, sem risco de contrair a doena, nas reas onde existe o agente transmissor.

1.1. Na imunidade humoral, o sistema imunitrio reage a cada antignio pela (transcreva para a sua folha de respostas a letra correspondente opo correcta): A. Produo de anticorpos especficos pelos plasmcitos. B. Activao do sistema complemento pelos linfcitos B. C. Produo de clulas-memria pelos linfcitos T. D. Intensificao directa da fagocitose pelos linfoblastos.

Nas duas questes seguintes transcreva para a sua folha de respostas a letra correspondente opo que contm os termos que permitem preencher correctamente os espaos

1.2. A imunidade celular desencadeada por antignios ligados a marcadores superficiais de certas clulas do organismo _______ , promovendo directamente a _______. A. Infectado [...] intensificao da fagocitose. B. Invasor [...] capacidade defensiva de outras clulas. C. Invasor [...] aglutinao de clulas invasoras. D. Infectado [...] diferenciao em clulas efectoras.

Pgina 13 de 15

1.3. Numa vacina, administrado o agente patognico morto ou inactivo, cujos ________ estimulam a produo de ________ que tornam a resposta imunitria secundria mais rpida, intensa e de maior durao. A. Antignios [...] clulas efectoras B. Anticorpos [...] clulas efectoras C. Antignios [...] clulas-memria D. Anticorpos [...] clulas-memria

1.4. Explique, recorrendo aos dados fornecidos, por que razo uma pessoa que foi vacinada contra a tripanossomase (doena do sono) pode, posteriormente, contrair a doena.

Nas questes seguintes, transcreva para a sua folha de respostas a letra correspondente opo correcta:

2. (4 pontos) Num indivduo A, receptor, fizeram-se enxertos de pele de um dador B, no aparentado com o indivduo A. Os enxertos foram rejeitados ao fim de 6 dias. A rejeio dos enxertos devida essencialmente: A. A mecanismos de imunidade no especfica. B. s barreiras anatmicas. C. interveno do interfero. D. A mecanismos de imunidade mediada por clulas.

3. (4 pontos) Relativamente aos macrfagos pode afirmar-se que participam: A. Apenas em mecanismos de defesa no especfica. B. Apenas em mecanismos de defesa especficos. C. Em ambos os mecanismos anteriores. D. Na produo de anticorpos.

Pgina 14 de 15

4. (4 pontos) Como que os anticorpos reconhecem os microorganismos patognicos ou toxinas? A. As regies constantes dos anticorpos interactuam com os micrbios que tm uma forma complementar dessa regio constante. B. H um encaixe gnero chave-fechadura entre anticorpo e o antignio, devido complementaridade morfolgica entre ambos. C. As cadeias leves e pesadas da regio constante do anticorpo detectam odores qumicos provenientes dos microorganismos. D. Todas as anteriores.

5. (4 pontos) Poder ser imune a um microorganismo com que nunca tenham estado em contacto? A. Sim, o sistema imunitrio tem muitas clulas de memria e anticorpos. B. No, ter que contactar com um microorganismo antes de se tornar imune a ele. C. Sim, se tiver contactado com outro microrganismo que possua antignes iguais ou muito semelhantes. D. No, porque incapaz de possuir imunidade contra qualquer microrganismo.

6. (4 pontos) Das seguintes afirmaes, seleccione a que caracteriza correctamente um anticorpo. A. Uma vez produzido, protege o organismo para o resto da vida. B. produzido por plaquetas. C. encontrado numa variedade de fluidos corporais e de rgos. D. o local obrigatrio de encaixe do antignio.

7. (4 pontos) Antignio : A. Qualquer elemento estranho ao organismo. B. Qualquer elemento susceptvel de desencadear uma resposta imunitria. C. Somente protenas estranhas ao organismo. D. Uma protena especfica de resposta imunitria.

FIM

Pgina 15 de 15

You might also like