You are on page 1of 107

2012

Apostila de Microinformtica para Concursos Volume 01

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 1

1. MicroINFORMTICA (Hardware / Software)


Informtica pode ser considerada como significando informao automtica, ou seja, a utilizao de mtodos e tcnicas no tratamento automtico da informao. Para tal, preciso uma ferramenta adequada: o computador eletrnico.

2. O COMPUTADOR
2.1. O Que ? O computador uma mquina que processa dados, orientada por um conjunto de instrues e destinada a produzir resultados completos com um mnimo de interveno humana. Tem como atividades bsicas: Aceitar uma ENTRADA estruturada, PROCESS-LA mediante regras pr-estabelecidas e produzir uma SADA com resultados aceitveis. 2.2. Elementos de Sistema Computacional HARDWARES: so os dispositivos fsicos; SOFTWARES: a parte lgica, so os programas do computador PEOPLEWARES: so os usurios FIRMWARES: so programas armazenados em chips 2.3. Princpio de Funcionamento O computador no uma mquina com inteligncia1. Na verdade, uma mquina com uma grande capacidade para processamento de informaes, tanto em volume de dados quanto na velocidade das operaes que realiza sobre esses dados. Basicamente, o computador organizado em trs grandes funes ou reas, as quais so: entrada de dados, processamento de dados e sada de dados.
2.3.1. Entrada de Dados Para o computador processar nossos dados,precisamos ter meios para fornec-los a ele. Para isso, o computador dispe de recursos como o teclado, o mouse, disquetes e CDspara entrada de dados (gerados provavelmente em algum outro computador), mesas digitalizadoras (muito utilizadas por programas CADe aplicativos grficos em geral) e outros. 2.3.2. Processamento de Dados Os dados fornecidos ao computador podem ser armazenados para processamento imediato ou posterior. Esse armazenamento de dados feito na memria do computador, que pode ser voltil (isto , desaparece quando o computador
Existe o conceito de inteligncia artificial, que pode ser implementada no computador, porm ela est muito aqum da inteligncia natural.
1

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 2

desligado), referenciada como memria RAM Random Access Memory - memria de acesso aleatrio, ou pode ser permanente (enquanto no apagada" por algum) atravs do armazenamento dos dados em unidades como as de disco fixo, que so meios fsicos (meio magntico) localizadas no interior do gabinete do computador. H tambm os disquetes, que so discos removveis, e mais recentemente os CDs gravveis. O processamento dos dados feito na CPU Central Process Unit - unidade de processamento central (ou simplesmente processador, Comoo Pentium), onde a informao tratada, sendo lida, gravada ou apagada da memria, sofrendo transformaes de acordo com os objetivos que se deseja atingir com o processamento delas. 2.3.3. Sada de Dados Os dados resultantes do processamento das informaes pelo computador podem ser apresentadas de inmeras formas, e por meio de diversos dispositivos. Os principais dispositivos de sada so o monitor de vdeo, as impressoras, data show, caixas de som entre outros.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 3

3. HARDWARE BSICO
3.1. Unidades de Entrada Para nos comunicarmos com o computador, utilizamos fundamentalmente um teclado (conjuntamente com o monitor), um mouse5 ou algum outro dispositivo de entrada. Vejamos.
3.1.1. O Teclado (Keyboard) o dispositivo de entrada mais utilizado nos computadores. O teclado possui um conjunto de teclas alfabticas, numricas, depontuao, de smbolos e de controles. Quando uma tecla pressionada, o teclado envia um cdigo eletrnico CPU, que o interpreta, enviando um sinal para outro perifrico que mostra na tela o caractere correspondente. O teclado de um computador muito semelhante ao de uma mquina de escrever, com algumas teclas especiais, mostradas na tabela a seguir.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 4

2.1.3. O Scanner Dispositivo de entrada que captura imagens, fotos ou desenhos, transferindo-os os para arquivos grficos, o que permite sua visualizao na tela do computador, onde podem ser ser trabalhados (editados) e depois impressos de volta para o papel, ou armazenados em disco.

2.1.2. O Mouse Dispositivo de entrada equipado com dois ou trs botes. O mouse utilizado para posicionar uma seta nas opes da tela, executando-a executando em seguida com um clique de seu boto, facilitando a operao. Entre as variedades de mouse podemos citar o mouse mecnico, mecnic o ptico, o joystick, o trackball, o touchpad, entre outros.

2.1.4 Leitora de cartes magnticos As informaes so gravadas magneticamente em uma camada de xido de ferro.
2.1.5 Leitoras pticas Estes dispositivos so sensveis luz, e so capazes de interpretar as informaes codificadas em contrastes de cores. 2.1.6. Mesas digitalizadoras So dispositivos semelhantes ao mouse. A diferena que o mouse transmite referncias (coordenadas) posicionais ao computador atravs da rolagem de sua esfera sobre qualquer superfcie. Muito utilizados em softwares grficos profissionais na rea de CAD (Computer Aidded Desinger) - engenharia, arquitetura, cartografia, geoprocessamento, etc.

3.2. Unidade de Processamento (CPU / Processador) A Unidade Central de Processamento, a UCP (ou CPU - Central Processing Unit), atua como o crebro do sistema, processando e analisando todas as informaes que entram e saem do microcomputador. A UCP representada pelo microprocessador, tambm chamado de Chip, e ele determina o modelo do microcomputador em uso (286, 386, 486, Pentium, ntium, Xeon, Athlon, Sempron). Sua velocidade medida em GigaHertz (Ghz), conhecida tambm como clock do microcomputador. 3.2.1 Componentes da Unidade de Processamento O processador possui o seu prprio prio conjunto de componentes: a. Unidade de Controle b. Unidade Aritmtica e Lgica (ULA) c. Registradores d. Barramentos

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 5

A Unidade de Controle A Unidade de Controle opera como corao para o restante do sistema, enviando impulsos eltricos para colocar em seqncia apropriada (ordem) e sincronizada (tempo) a operao dos outros componentes. Ela fornece a sincronizao e ordenao de operaes, necessria para a execuo correta de programas. O seu "relgio" (Clock velocidade de processamento) regula as pulsaes eletrnicas transmitidas para os outros componentes do processador. Estes impulsos so usados como sinal para cada componente quando seu ciclo de trabalho se inicia ou termina. Atualmente, o relgio das unidades de controle dos processadores dos microcomputadores possui velocidades que podem chegar a 8 GHz , ou seja, 8 bilhes de ciclos pr segundo. A UnidadeLgico-Aritimtica (ULA) A unidade aritmtica e lgica (ULA) possui um circuito eletrnico complexo, com capacidade para efetuar operaes aritmticas, textuais e lgicas (decises) sobre dados. Todas as operaes efetuadas pelo computador so projetadas e impressas eletronicamente na ULA como parte do processo de fabricao de hardware. Uma vez construda, a ULA no pode ser modificada. Logo, as limitaes operacionais bsicas do computador so estabelecidas permanentemente. Para cada operao efetuada pela ULA existe um cdigo binrio de operao reconhecido pela unidade de controle como comando para ativao da operao correspondente. Estes comandos so escritos pelos programadores de hardware como instrues para o processador executar as operaes desejadas - correspondem ao firmware. Os Registradores Os registradores so dispositivos especiais de memria usados para manter provisoriamente os dados durante uma operao da ULA. Os dados so recuperados inicialmente das clulas da memria e copiados em registradores, antes das operaes aritmticas ou lgicas serem efetuadas. Enquanto a ULA est operando com dados em um conjunto de registradores, os dados para a prxima operao da ULA so adquiridos das clulas de memria e copiados em registradores, to logo estes se tornem livres para a operao. Com isto, o processador capaz de justapor a etapa de execuo de instrues na ULA e transferncia de dados atravs dos dispositivos registradores. Os Barramentos Os barramentos so o conjuntos de fios (internos s placas) que interliga os diversos componentes do computador a CPU (Barramentos externos) e/ou que interliga elementos de um desses componentes (barramentos internos). Os barramentos internos subdividem-se em: Barramento de Dados (Data bus) por onde passam as instrues e os valores por elas manipuladas. Barramento de Endereos (Address bus) por onde passam os valores que indicam a localizao dos dados. Barramento de Controle (Control Bus) por onde passam os sinais de leitura, interrupo, sincronizao, reinicializao, entre outros.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 6

3.2.2. Tecnologias / Arquiteturas de construo dos processadores


CISC (Conjunto Complexo de Instrues) Instrues complexas Estrutura interna grande e lenta Compilador simples Confeco mais barata RISC (Conjunto Reduzido de Instrues) Instrues simples Estrutura interna simples e rpida Compilador complexo Confeco mais cara

3.2.3 Sistemas de computao Von Newmann o processamento de um dado s se inicia aps o trmino do anterior. Pipeline vrios dados de uma mesma instruo so processados em paralelo. 3.2.4 Principais Tecnologias utilizadas pelos principais fabricantes Fabricante Descrio Srie de instrues para melhor uso de recursos multimdia HT Hiper Srie de circuito e instrues para Threading executar simultaneamente dois processos Centrino Voltada para notebooks, consumo menor de energia e preparao para wireless Dual Core Dois ncleos independentes na execuo de instrues EM64T Permite que processadores de Desktops controlem sistemas a 64 bits Execute Disable Bit O processador determina reas de memria protegidas contra malwares. Tecnologia 3d-Now Descrio Srie de instrues para melhor uso de recursos multimdia e tridimensionais Hyper Transport Aumenta a velocidade de comunicao entre o processador e demais componentes Controlador de Circuito prprio para comunicao direta mem-ria integrado entre o processador e a memria Dual Core Dois ncleos independentes na execuo de instrues AMD64 Permite que processadores de Desktops controlem sistemas a 64 bits (pioneira) Proteo contra O processador determina reas de vrus memria protegidas contra malwares (pioneira). Tecnologia MMX

Fabricante

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 7

3.2.5Processamento 32 x 64 bits Todo processador tem uma capacidade de manipulao de dados e intrues. Os atualmente utilizados so de 32 bits (4 bytes) e 64 bits (8 bytes). Torna-se evidente que essa uma caracterstica que influencia na velocidade de processamento do computador. Apenas para exemplificar, a leitura da palavra concurso num processador de 32 bits aconteceria em 02 etapas, enquanto que num de 64 bits seria numa nica vez.

3.3. Unidades de Sada Apresentam os resultados finais do processamento, atravs dos monitores de vdeo, impressoras, etc.
3.3.1. O Vdeo ou Monitor de Vdeo Dispositivo de sada que apresenta imagens na tela, incluindo todos os circuitos necessrios de suporte interno. o equipamento que produz as imagens no computador. considerado como o perifrico padro de sada. Principal caracterstica: tamanho de sua tela (medido de forma semelhante televiso) As medidas comuns so 14, 15 e 17 polegadas. Essa medida refere-se a diagonal da tela do monitor. Classificao: CRT Tubos de Raios Catdicos: canho que dispara feixes magnticos numa malha de fsforo. Trazem uma caracterstica denominada Dot Pitch (distncia entre dois pontos coloridos de mesma cor no monitor). As medidas mais comuns so 0,25 a 0,28mm. Quanto menor essa medida, maior ser a nitidez da imagem do monitor. So itens praticamente obsoletos, substitudos pelas tecnologias do LCD e OLED. LCD Monitores de Cristal Lquido: so normalmente menos volumosos (finos) e normalmente encontrados em Laptops e nos monitores atuais.Em sua constituio mais simples, as molculas de cristal lquido so distribudas entre duas lminas transparentes polarizadas chamadas substratos. As telas LCD se dividem, basicamente, em duas categorias: matriz ativa (Active Matrix LCD de melhor qualidade em geral coloridos) e matriz passiva (Passive Matrix LCD de baixa qualidade em geral preto e branco). OLED - trata-se de um material formado por diodos orgnicos(constitudos com carbono) que geram luz quando recebem carga eltrica. Estes diodos podem ser bastante pequenos, permitindo que cada pixel da tela receba este material de forma a ser iluminado individualmente. Essa tecnologia permite a construo de monitores mais finos que os LCD e que consomem menos energia. Resoluo: definida em PIXELS, que so pequenos quadrados que formam as imagens criadas pelo computador. As resolues mais comuns so 640x480 pixels (VGA), 800x600 pixels (SVGA) e 1024x768 (XGA). Detalhe: quanto mais pixels estiverem sendo apresentados, menores sero os pontos e conseqentemente, menores sero os objetos mostrados na tela.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 8

3.3.2. As Impressoras So dispositivos de sada que passam para o papel o resultado do trabalho desenvolvido no microcomputador, como textos, relatrios, grficos. Para diferentes tipos de impresso existem diferentes impressoras. Impressoras Matriciais So ainda bastante comuns no mercado, utilizando um sistema de impressopor impacto de agulhas (normalmente, 9 ou 24) contra uma fita sobre um papel. So bem rpidas, com qualidade de impresso regular. O preo baixo e sua velocidade medida em CPS (Caractere Por Segundo), indo at cerca de 800 CPS, coloridas ou no. Muito teis para impresso de formulrios em mais de uma via com papel carbono.

Jato de tinta - Deskjet Funciona com borrifamento de jatos de tinta, formando minsculos pontos sobre o papel. So silenciosas e possuem tima qualidade de impresso, chegando a 9600 DPI (Dot Per Inch, pontos por polegada) ou mais, tornando-se uma boa alternativa para quem no pode comprar uma laser. So relativamente lentas, se comparadas LaserJet, e geralmente so coloridas. Possuem boa qualidade de impresso e seu preo acessvel.

Laser - LaserJet
Utiliza um canho que dispara um feixe de laser num rolo imerso em p que serve de tinta (este p chama-se toner). A parte impressa no rolo se prende ao papel, por meio de processos qumicos. Neste tipo de impresso tambm no h contato da cabea de impresso com o papel Produz cpias de alta qualidade com absoluto silncio, sendo sua velocidade medida em PPM (Pginas Por Minuto).

Plotter ou plotadora Uma plotter uma impressora destinada a imprimir desenhos em grandes dimenses, com elevada qualidade e rigor, como por exemplo plantas arquitetnicas, mapas cartogrficos, projectos de engenharia e grafismo. Os plotters so verdadeiras mquinas desenhadoras. Funcionam atravs de canetas ou estiletes que passeiam por sobre o papel ou tecido. 3.4. Unidades de Entrada / Sada Tendo funo simultnea de entrada e sada de dados, alguns destes perifricos podem ser utilizados como memria auxiliar do computador, como veremos em detalhes mais adiante.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 9

Drives de CD-ROM

Os CD-ROMs ROMs prestam-se se ao armazenamento de grandes volumes de informao, tais como enciclopdias. Os acionadores ou drives de discos CD podem reproduzir e/ou gravar normalmente os CDs de udio / dados.

TIPOS DE CD (COMPACT DISK) CD-ROM: ROM: o CD que j vem de fbrica com as informaes gravadas, seja um CD de jogo, ou de programa, ou at mesmo um CD de msica. CD-R: R: So os CDs vendidos nas lojas como CD Virgem. Estes CDs possuem uma capa de resina que permite permite que sejam gravados uma nica vez. CDs desse tipo no podem ser regravados, pois a pelcula de resina queimada durante sua gravao. CD-RW: RW: So os CDs que podem ser gravados diversas vezes. Um CD-RW CD pode ser gravado e, quando necessrio, ser apagado para ser gravado novamente.

MONITORES TOUCH SCREEN

So monitores comuns dotados de um gerador de campo eletromagntico, capaz de perceber o toque por sobre sua tela. Esta soluo utilizada com freqncia pelos caixas eletrnicos dos bancos e outros sistemas de acesso pblico, pblico, bem como dispositivos portteis como celulares e tablets. tablets As principais tecnologias utilizadas so as telas resistivas (mais simples, baratas e exigem que vc pressione a tela) e as capacitivas (de melhor qualidade, mais caras caras e bem sensvel ao toque).
MODEM um equipamento de comunicao que permite que dois computadores fiquem conectados (troquem informaes) atravs de uma linha de transmisso de sinais Analgicos (linha telefnica). Caracterstica principal: taxa de transferncia (que (que depender da tecnologia utilizada). utilizada Drive DVD - Digital Versatile (Video) Disc DVD significa Digital Versatile Disc (antes denominado Digital Video Disc). Contm informaes digitais, tendo uma maior capacidade de armazenamento que o CD udio ou CD-ROM devido a uma tecnologia ptica superior, alm de padres melhorados de compresso de dados. Informaes Tcnicas

Os DVDs possuem por padro a capacidade de armazenar 4.7 GB de dados, enquanto que um CD armazena em mdia de 700 a 800 MB. Os chamados DVDs de Dupla Camada podem armazenar o dobro da capacidade de um DVD comum, ou seja, 9.4 GB. Apesar da capacidade nominal do DVD comum gravvel, possvel apenas gravar 4.464 MB de informaes, e com o tamanho mximo de cada arquivo de 1 GB. O tamanho mximo de arquivo varia conforme o tipo de gravao: UDF, DF, ISO normal, DVD-video. DVD

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 10

Capacidade do DVD Uma camada (Single Layer) Duas camadas (Dual/Double Layer) Tamanho fsico GB GiB GB GiB 12 cm, um lado 4,7 4,38 8,5 7,92 12 cm, dois lados 9,4 8,75 17 15,8 8 cm, um lado 1,4 1,3 2,6 2,42 8 cm, dois lados 2,8 2,61 5,2 4,84 Nota: GB aqui significa gigabyte e igual a 109 (ou 1.000.000.000) bytes. Muitos computadores iro mostrar gibibyte (GiB) igual a 230 (ou 1.073.741.824) bytes. Exemplo: Um disco com capacidade de 8,5 GB ir fornecer: (8.5 x 1.000.000.000) / 1.073.741.824 7,92 GiB. Nomenclatura de capacidade Os quatro tipos bsicos de DVDs so referidos pela sua capacidade em gigabytes, arredondada ao prximo inteiro. A exceo regra o DVD-18, cuja capacidade de fato 17 gigabytes. Tipo de DVD Um lado, uma camada Um lado, duas camadas Dois lados, uma camada Dois lados, duas camadas DVD Gravvel Existem vrios tipos de DVDs gravveis:

Nome DVD-5 DVD-9 DVD-10 DVD-18

DVD-R e DVD+R: somente permitem uma gravao e podem ser lidos pela maioria de leitores de DVDs. DVD+R DL: semelhante ao DVD+R, mas que permite a gravao em dupla camada (DL significa dual layer), aumentando a sua capacidade de armazenamento. DVD-RW: permite gravar e apagar cerca de mil vezes, oferecendo um modo de montagem conhecido como VR. DVD+RW: permite gravar e apagar cerca de mil vezes, podendo ser lido pela maioria de leitores de DVD. DVD-RAM: permite gravar e apagar mais de cem mil vezes, oferecendo a possibilidade de gravao e leitura em simultneo (time shift) sem o risco de apagar a gravao. Compatvel com poucos leitores de DVD.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 11

Unidades de Leitura e Gravao em Disquetes As unidades leitoras e gravadoras de discos flexveis, mais comumente conhecidas como DiskDisk Drives, conseguem armazenar em um disco os dados representados em pontos magnetizados e pontos no magnetizados. A combinao binria desses pontos representa portanto tanto a unidade de informao: o byte. Os disquetes mais comuns medem de 3 polegadas de dimetro com capacidade para 1,4 Mb (aproximadamente 1 milho e meio de bytes). A janela para o cabeote de leitura e gravao do drive automaticamente fechada quando o o disco removido. Zip-Drive
Zip-Drive - So pouco maiores que os disquetes de 3 polegadas, porm capazes de armazenar 50 vezes mais informaes. Normalmente, a unidade de leitura e gravao de zip-drives zip so externas ao micro.

Disco Rgido ou Winchester O Winchester dito disco rgido (em ingls, Hard Disk) por ser a sua superfcie de gravao metlica e dura, ao contrrio dos disquetes. Normalmentereferenciado como unidade de disco C:, encontra-se encontra dentro do gabinete da CPU; portanto, no visvel nem transportvel. Permite um acesso rpido e o armazenamento de uma grande quantidade de informaes. importante lembrar que esses discos podem ser danificados por excesso de trepidao no local de instalao. Dado a grande quantidade de informaes inform que so armazenadas em um disco rgido, e considerando-se considerando se que, devido a desgastes naturais durante o funcionamento, inevitvel que ocorra uma avaria algum dia, importantssimo prevenir-se se quanto perda dessas informaes realizando-se realizando periodicamente cpias de segurana de seus arquivos, o que conhecido tecnicamente como backup.

Unidades de Leitura e Gravao de fitas magnticas


Considerado um dispositivo ultrapassado, ainda frequentemente utilizado por centros de processamento de dados de grande porte no armazenamento de cpias de segurana (back-ups). (back A dificuldade apresentada pelas fitas magnticas enquanto dispositivo armazenador de informaes basicamente a lentido no acesso informao, pois a leitura e a gravao so feitas de forma seqencial.Hoje em dia, o dispositivo de fita magntica mais utilizado o cartucho DAT (cartucho compacto utilizado apenas apenas para cpia de segurana). As fitas magnticas tem capacidades que variam entre 800 e 1600 GB.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 12

3.5. Memria
3.5.1. Como Funciona Da mesma forma que o crebro humano, o computador tambm possui uma memria onde so armazenadas as informaes enquanto ele est ligado. A menor unidade utilizvel para representao de informaes em um computador o Bit, que assume os valores 0 ou 1.
Essa representao, dita binria, est relacionada com o fato da informao ser armazenada fisicamente no computador na forma de uma polaridade eltrica (positivo ou negativo) ou magntica (norte ou sul nos ims). Como um nico bit insuficiente para representar informaes mais complexas, eles so agrupados e combinados. Num primeiro agrupamento, eles so reunidos em conjuntos de oito, recebendo a denominao de Byte (8 bits). Um byte equivale a um caractere. Um byte pode representar 256 caracteres diferentes (28) Quando nos referimos s informaes armazenadas em um computador utilizamos, portanto, o termo byte, que corresponde a um caractere. Tendo em vista que a unidade byte consideravelmente pequena quando indicamos valores mais extensos, utilizamos mltiplos do byte: kilobyte, megabyte, gigabyte, terabyte, etc.

ATENO! Pelo fato de a linguagem binria, utilizada no computador, ser matematicamente baseada no nmero 2, 1 Kilo, no mundo dos Bits e Bytes, no exatamente 1000 vezes, mas 1024 vezes, bem como os outros valores: 1 Mega so exatamente 1024 x 1024 vezes e 1 Giga equivale a 1024 x 1024 x 1024 vezes. Ainda no precisamos passar da ordem dos Giga, mas depois dela vem a ordem dos Tera, dos Peta, dos Exa, etc...

Como j vimos, um Byte representa um conjunto de 8 bits, formando assim um caractere que pode ser uma letra, um algarismo, um ponto luminoso de uma imagem, uma freqncia isolada de um som, ou uma combinao de teclas do teclado. Os bytes, por sua vez, podem ser agrupados em conjuntos de 1 a N bytes, que denominamos PALAVRA. O tamanho em bytes adotado para uma palavra varia de acordo com o modelo/srie de cada computador. Ex.: 1 Byte (8 bits), 2 Bytes (16 bits), 4 Bytes (32 bits) A PALAVRA significa, geralmente, a quantidade de informao que manipulada pela memria principal / processador de uma s vez.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 13

3.5.2. Memria RAM (Principal) Para efetuar os clculos, comparaes, rascunhos e outras operaes necessrias ao seu funcionamento, os computadores possuem uma memria de trabalho chamada de RAM (Random Access Memory, ou memria de acesso aleatrio). A informao armazenada nessa memria apenas temporria (voltil). Se voc quiser preservar essa informao, que pode representar horas detrabalho, voc deve mov-la da memria do computador para um disco de armazenamento (disco rgido ou winchester, disquete ou CD gravvel), operao essa conhecida como salvamento (opo salvar na maior parte dos programa): as informaes so salvas em um arquivo. Quando voc desliga o Computador, a informao que no foi salva em um desses discos perdida. Subdivide-se basicamente em SRAM e DRAM (essa ltima desdobra-se em SDRAM e DDR - memrias sncronas diferenciadas pelo funcionamento no sinal do clock). TECNOLOGIAS DA RAM Tecnologias Vias Frequncias FPM (Fast Page Mode) 30 a 72 66 MHz Mdulos SIMM EDO (Extended Data Output) 72 66 MHz Mdulos SIMM e DIMM SDRAM (Synchonous Dynamic Ram) 168 100 MHz Mdulos DIMM DDR (Double Data Rate) 184 At 400 MHz Mdulos DIMM DDR 2 240 At 800 MHz Mdulos DIMM DDR3 (Intel) 240 At 1600 MHz Mdulos DIMM Tamanhos 4,8,16,32 MB 8,16,32 MB 32,64,128,256,512 MB 128, 256, 512 e at 1GB 256 at 2 GB 256 at 4 GB

3.5.3. Memria ROM (Leitura) Um outro tipo de memria existente nos microcomputadores permite apenas a leitura das informaes nela contidas. a ROM (de Read Only Memory). Essa memria no perde as informaes ao ser desligado o equipamento, sendo, portanto, utilizada para guardar os cdigos bsicos de operao do equipamento, suas rotinas de inicializao e auto-teste. Tais informaes no podem ser alteradas, apenas lidas. Possuem 3 tipos de programas internos: BIOS (Basic Imput Output System) encarregado de reconhecer os components de hardware instalados, realizar o boot e prover informaes bsicas para o funcionamento do computador. Setup permite configurar vrias opes acerca do hardware instalado. POST (Power-on Selftest) Durante a inicializao, esse programa conta a memria, checa todos os hardwares instalados. ** CMOS armazena os dados do Setup para que eles no sejam perdidos.

SDRAM

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 14

Variaes da ROM
PROM Programable ROM .. Dados s podem ser gravados aps manufatura da ROM, sendo necessrio equipamento especial para gravao. EPROM Eraseble Programable ROM. - Dados so gravados de modo semelhante PROM e podem ser apagados tornando-a tornando reutilizvel. EAROM Electrically Alterable ROM.- Dados so gravados sem apagar contedo prvio. So necessrios circuitos especiais para gravao. Perde contedo lentamente aps cada operao de leitura.

3.5.4. Memrias Flash

Em condies ideais as memrias flash podem armazenar informao durante 10 anos. Memria USB Flash Drive, tambm designado como Pen Drive, um dispositivo de armazenamento constitudo por uma memria flash tendo uma fisionomia semelhante de um isqueiro ou chaveiro e uma ligao USB tipo A permitindo a sua conexo a uma porta USB de um computador. As capacidades atuais de armazenamento so de 1 a 64 GB.
Aparncia interna terna do USB Flash Drive

Os mais conhecidos fabricantes de memrias flash so: Kingston Corsair, SanDisk, HP, Sony, Kingston, Sony Markvision, Extralife , LGeToshiba. Uma vez encaixado na porta USB, o Flash Drive aparece como um disco removvel, similar a um disco rgido ou disquete.
3.5.5. Memria Cache (Intermediria memria do tipo SRAM) uma memria que est entre o processador e a RAM, para fazer com que o acesso informao seja mais veloz. A Memria Cache normalmente formada por circuitos dentrodo do processador, para que sua velocidade seja ainda maior. Uma vez ve acessada uma informao, o, ela no precisar ser acessada mais uma vez na RAM, o computador vai busc-la la na Cache. Cache. As memrias cache tpicas situam-se situam entre 256 KB e 12 MB. Apresentam-se se nas nomenclaturas L1, L2 e L3, onde os nmeros indicam a proximidade do processador. Quanto mais prxima, menor a capacidade de armazenamento. Obs.: Quando um dado solicitado pelo processador encontrado na memria cache ocorre um Cache Hit e quando no encontrado, o dado vai ser procurado na na memria Ram, caracterizando um Cache Miss. 3.5.6. Memria Virtual Acontece quando parte do HD utilizado para armazenar dados que normalmente estariam na memria RAM, mas como a mesma est sobrecarregada, o sistema operacional grava o excesso no disco rgido. Esse tipo de procedimento deixa

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 15

o processamento do computador mais lento em funo do acesso da informao no HD ser extremamente mais lento que o acesso ao dado na RAM. 3.5.7 Memria Secundria ou Auxiliar So tambm chamadas de memria permanente ou memria de massa, representados pelo HD, CD, DVD, disquetes, fitas magnticas, pendrives. Destacamos como novidades as seguintes tecnologias: Blu-ray: o padro sucessor do DVD, desenvolvido pela Sony. Pode armazenar de 50 a 200 GB. SSDs (Solid State Disks): um disco rgido que utiliza os chips de memria flash no lugar de discos magnticos. Substituiro os atuais HDs por terem uma maior durabilidade, melhor desempenho e baixo consumo de energia.

Relao de Capacidade e Velocidade entre memrias Memria Capacidade Registrador Bits Cache KB / MB RAM MB / GB Memria auxiliar GB / TB

4. Outros componentes de Hardware importantes 4.1 Placa-me (Mother board) Na placa me do computador ficam instalados todos os dispositivos eletrnicos (circuitos integrados, transistores, cabos, fios eltricos, resistores, capacitores, etc.) necessrios para o perfeito funcionamento do hardware. Podem ser do tipo on-board (equipamentos embutidos na placa) e off-board (equipamentos so encaixados na placa). Dentre os principais componentes da placa-me, destacamos: Slot - So locais onde se instalam as placas de conexodos perifricos. Os perifricos (monitor de vdeo, modem,placas de rede, impressora, scanner, etc.) se conectam ao computador atravs de conectores especficos.Esses conectores ficam agregados s placas denominadas deinterfaces. Essas placas so conectadas aos slots. Assim, temos: Atravs dos slots possvel a instalao de perifricos, os principais slots encontrados so: ISA, PCI, AGP, PCI Express, SATA, IDE, FIREWIRE.
Nome do Slot ISA* PCI AGP IDE SATA SCSI Largura (bits) 16 32 32 32 1 (SERIAL) --Taxa (MB/s) 16 133 266 133 150 OU 300 320 Usado normalmente em Modens, placas de som, rede e vdeo Modens, placas de som, rede e vdeo Somente placas de vdeo (3D) HD, CD E DVD HD HD, CD, DVD, Scanners e Impressoras

Prof. Marcos Vincius Domingues

Maior Velocidade e Custo

Maior Capacidade

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 16

PCI Express

x1 a x16 (Serial)

250 a 4000

Modens, placas de som, rede e vdeo (substituto do PCI e AGP)

* Descontinuado no se utiliza atualmente

Chipset So circuitos de apoio da placa-me. O desempenho de uma placa-me esta intimamente relacionado ao chipset utilizado. Em geral as placas-me tm dois circuitos: um chamado de Ponte Norte e outro chamado de Ponte Sul. o PONTE NORTE tambm chamado controlador de sistema, esse o circuito mais importante do chipset eo desempenho da placa-me est intimamente ligado a esse elemento, pois so responsveis pela comunicao com a CPU, memria e placa de vdeo. o PONTE SUL tambm chamado de controlador deperifricos, esse circuito tem a importante funo de ponte PCI-ISA, fazer o interfaceamento com os perifricos bsicos integrados (on-board) placa-me (especialmente com as portas IDE), alm de barramentos externos de expanso (USB, Firewire). Portas de conexo com equipamentos externos

Os perifricos externos, como impressoras e scanners, ligam-se placa me do mesmo jeito que os internos o fazem, atravs de interfaces (pontes de comunicao, seriam quase sinnimos de barramentos) entre os dois. Abaixosegue a listagem que apresenta os mais comuns tipos de interfaces de comunicao e suas utilizaes quanto ao tipo de perifrico a ser conectado:

Interface Serial RS-232 PS / 2 Paralela USB (Universal Serial Bus) 2.0

Usado em Mouse / Joysticks / Cmeras Mouse e Teclado Impressoras / Scanners / HD e CD externas Equipamentos em geral

Firewire

Equipamentos em geral

PCMCIA

Modem, placas de rede, cartes de memria para laptops

Observaes Transferncia de um bit por vez (serial) Substituiu o RS-232 Transferncia de vrios bits simultneos (antigo) Permite a conexo de at 127 equipamentos ao computador, com taxas de transferncia de 480Mbps (60MB/s). Atualmente, j temos USB 3.0, com taxas de 4 Gbps (600 MB/s) Concorrente do USB. Conecta at 63 equipamentos no computador, com taxas de transferncia de 800Mbps (100 MB/s) Tambm conhecido com Card Bus

uso de fios (atravs de ondas eletromagnticas radiofreqncia). A faixa de freqncia usada por esse sistema 2,4GHz e seu raio de ao ideal de 10 metros. J existem

Obs.: Tecnologia Bluetooth - usada para conectar os componentes do computador sem o

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 17

impressoras, mouses, teclados, monitores bluetooth. A taxa de transferncia do Bluetooth de cerca de 1MB/s, ou seja, um pouco menor menor que o barramento USB.

A SLOT DO PROCESSADOR B SLOT DAS MEMRIAS C SLOT AGP D SLOTS PCI

1 Porta PS-2 2 (Mouse e Teclado) 2 Portas USB (todos os perifricos USB) 3 Porta Serial (Div. perifricos) Impressoras, Mouse, etc. DB9 4 Porta Paralela (Impressora) DB25 5 Porta RJ-45 45 (Conexo de Rede) Prof. Marcos Vincius Domingues 6 Entrada e Sada de udio.

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 18

5. As vrias unidades dos componentes de computadores O computador composto por diversos componentes e suas respectivas performances so medidas em unidades especificas de cada equipamento. Segue abaixo um resumo das mesmas:
Equipamento Microprocessador Memria RAM Disco Rgido (HD) Disquete Pendrive CD DVD Blu-ray Impressora Leitor de CD Fax / Modem Unidade GHz (Gigahertz) MB (Megabytes) GB (Gigabytes) GB (Gigabytes) MB (Megabytes) GB (Gigabytes) MB (Megabytes) GB (Gigabytes) GB (Gigabytes) DPI (Pontos por polegada) X (=150 Kbps) Kbps (Kilobits/s) Mede A velocidade de processamento Capacidade de armazenamento Capacidade de armazenamento Capacidade de armazenamento Capacidade de Armazenamento Capacidade de armazenamento Capacidade de armazenamento Capacidade de Armazenamento Qualidade de Impresso Taxa de transferncia da unidade de leitura de CD-ROM Velocidade de transmisso e recepo de dados atravs do modem (Internet) Valor padro 1,2 a 6 GHz 128 MB a 8GB 10 a4 TB 1,38 MB De 2 a 64 GB 700 MB 4,7 GB (1 camada) 8,5 GB (2
camadas)

De 25 a a 200 GB 300 a 9600 DPI 50 X 56 Kbps

6. SOFTWARE - PROGRAMAS DE COMPUTADOR


Um programa de computador pode ser definido como uma srie de instrues ou declaraes, numa linguagem que possa ser entendida pelo computador, organizadasde modo a obter certos resultados. Tambm chamado de software, esse termo utilizado para indicar a parte funcional de um computador. Podemos classificar em softwares bsicos (sistemas operacionais e linguagens de programao, software utilitrios e softwares aplicativos.

6.1 Softwares Bsicos 6.1.1 Sistemas Operacionais So softwares destinados ao gerenciamento dos recursos (Hardware e Software) do computador. Assegura que os recursos fsicos do sistema estejam disponveis quando necessrio e os recursos de software sejam fornecidos quando exigidos. O computador no funciona sem um Sistema Operacional. Faz a interface entre o usurio e a mquina. O Sistema Operacional tem quatro funes bsicas:
Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 19

Controlar o fluxo de dados; Gerenciar comandos; Gerenciar o hardware; Servir de base para outros programas.

O Windows XP,Windows 7 e o Linuxso exemplos de sistemas operacionais para microcomputadores.

6.1.2 Linguagens de Programao So o conjunto de comandos estruturados que permitem o desenvolvimento de softwares em geral. So alguns exemplos de linguagem e programao: Pascal, C, Delphi, Java, entre outras. 6.2. Programas Utilitrios So programas destinados a facilitar e agilizar a execuo de certas tarefas. Existem utilitrios, por exemplo, para diagnosticar a situao do computador e seus diversos dispositivos (como o Norton Utilities), para compactar arquivos (como o WinZip), para realizao de cpias de segurana ("backups"). 6.3. Programas Aplicativos So os programas destinados a nos oferecer certos tipos de servios, e podemos incluir nesta categoria os processadores de texto, as planilhas eletrnicas, os programas grficos e os sistemas gerenciadores de banco de dados.
6.3.1. Processadores de Texto Esses aplicativos no se limitam a oferecer uma maneira informatizada de datilografar textos. Tambm podem realizar verificao ortogrfica, pr-visualizao da impresso, insero e formatao de figuras e tabelas, gerao de etiquetas e cartas para mala direta e a utilizao de modelos de documentos, o que os tornam bastante teis. Dentre os vrios editores disponveis no mercado, destacamos os seguintes: Word (Microsoft) e Writer. 6.3.2. Planilhas Eletrnicas ou Planilhas de Clculo Esses aplicativos trabalham como se fossem tabelas automticas dispostas em folhas (sheets), onde diversos dados podem ser armazenados e clculos efetuados sobre eles, tais como oramentos, previses, folhas de pagamento e controle de notas dos alunos. Dentre as mais comuns, destacamos o MS-Excel e o Calc. 6.3.3. Programas Grficos Permitem a criao de figuras e desenhos, sendo que alguns possuem recursos extras para animao. Podem ser conjugados com programas que adicionam sons juntos s imagens. Existem desde os mais simples em termos de recursos e de facilidade de utilizao at os altamente complexos, capazes de produzir desenhos detalhados de peas mecnicas e plantas de edifcios. Dentre os mais simples, temos o Paint e o Photo Editor, fornecidos junto com o Windows. Dentre os mais sofisticados destacam-se o Corel Draw , o Adobe PhotoShop e o 3D Studio, para uso artstico, e os programas CAD (como o AutoCad), utilizado para projetos mecnicos, arquitetnicos, etc.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 20

6.3.4. Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Trata-se de uma coleo de programas que prestam-se ao controle de grandes volumes de informaes. Permitem efetuar clculos com os dados por eles gerenciados, criao de grficos e de relatrios. Para uso em microcomputadores, podemos citar o MSAccess e oOracle.

6.4. Compiladores e Interpretadores So programas utilizados para construir outros programas, e se caracterizam pelo tipo de linguagem utilizada para realizar essa tarefa. Os softwares citados anteriormente foram criados a partir do uso de compiladores ou de interpretadores, que so programas que analisam e traduzem para a linguagem do computador (linguagem de mquina) um conjunto especfico de comandos ou instrues escritos em uma linguagem de programao, permitindo o controle do funcionamento da mquina. Exemplos dessas linguagens: Fortran, Assembly, Basic, Delphi, Visual Basic, C, C++, Java, HTML.
Apndice 01- Sistemas Numricos - Sistema Binrio

O sistema binrio um sistema de numerao posicional em que todas as quantidades se representam utilizando como base o nmero dois , com o que se dispe das cifras: zero e um (0 e 1). Os computadores digitais trabalham internamente com dois nveis de tenso, pelo que o seu sistema de numerao natural o sistema binrio (aceso, apagado). Com efeito, num sistema simples como este possvel simplificar o clculo, com o auxlio da lgica booleana. Em computao, chama-se um dgito binrio (0 ou 1) de bit, que vem do ingls Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term). Representao de um nmero na base dois Escrever um nmero inteiro em binrio, isto , na base dois, no apresenta problema. Cada posio digital representar uma potncia de dois, da mesma forma que nos nmeros decimais, cada posio representa uma potncia de dez. Assim, 23.457 significa: 2x104 + 3x103 + 4x102 + 5x101 + 7x100. Na base dois, a base usada nos computadores binrios, o nmero 110101 representa: 1x25 + 1x24 + 1x22 + 1x20 = (53)decimal - Converso Decimal >> Binrio Nmeros Inteiros

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 21

A converso do nmero inteiro, de decimal para binrio, ser feita da direita para a esquerda, isto , determina-se primeiro o algarismos das unidades ( o que vai ser multiplicado por 20 ) , em seguida o segundo algarismo da direita ( o que vai ser multiplicado por 21 ) etc... A questo chave, por incrvel que parea, observar se o nmero par ou mpar. Em binrio, o nmero par termina em 0 e o mpar em 1. Assim determina-se o algarismo da direita, pela simples diviso do nmero por dois; se o resto for 0 (nmero par) o algarismo da direita 0; se o resto for 1 (nmero mpar) o algarismo da direita 1. Por outro lado, bom lembrar que, na base dez, ao se dividir um nmero por dez, basta levar a vrgula para a esquerda. Na base dois, ao se dividir um nmero por dois, basta levar a vrgula para a esquerda. Assim, para se determinar o segundo algarismo, do nmero em binrio, basta lembrar que ele a parte inteira do nmero original dividido por dois, abandonado o resto. Vamos converter 25 de decimal para binrio.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 22

WINDOWS XP O Microsoft Windows XP um sistema operacional de interface grfica multifunes. Isso significa que podemos trabalhar com vrios programas de forma simultnea. Por ex: poderamos escutar um CD colocado no CD-ROM enquanto escrevemos um documento, imprimimos um outro e recebemos um fax, todos ao mesmo tempo. O Windows XP possui alta performance em 32 bits, segurana, suporte a rede local, sistema plug and play, multimdia avanada, facilidade de comunicao, impresso, etc. SISTEMA OPERACIONAL O sistema operacional coordena o funcionamento do computador, presta importantes servios aos aplicativos e oferece ao usurio uma forma fcil de executar suas tarefas dirias. No exagero afirmar que o sistema operacional o programa mais importante do computador, sem ele seu equipamento no funciona. Logo que o computador ligado, o sistema operacional entra em funcionamento. Quando qualquer outro programa est sendo usado, o sistema operacional est trabalhando, prestando servios essenciais ao computador, aos programas e ao usurio. MULTITAREFAS PREEMPTIVA O Windows XP apresenta uma caracterstica interessante, que a multitarefa preemptiva. Esta a capacidade do computador executar vrios programas ao mesmo tempo. A multitarefa preemptiva ou o prprio Sistema Operacional quem gerencia os recursos utilizados por cada um. Se o programa em uso mostrar o sinal de espera (a ampulheta) o usurio pode utilizar outro programa, bastando mover-se para outra janela. INICIALIZAO DO WINDOWS O Windows XP inicializado automaticamente a partir do momento em que se liga o computador. Seu computador consiste em duas partes principais: hardware e software. As instrues que dizem a seu computador o que fazer so chamadas de software. Seu software principal, chamado sistema operacional, controla e gerencia o computador traduzindo suas instrues para uma linguagem que seu hardware possa entender.

Inicializao do Windows XP

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 23

Conhecendo O Windows
Quando voc inicia o Windows surge um "espao" chamado rea de Trabalho (ou Desktop). A partir da rea de Trabalho voc executar diversas tarefas, como abrir programas, copiar arquivos, alterar a aparncia do Windows etc. Na rea de trabalho encontramos os seguintes itens: cones, Barra de tarefas e o Boto iniciar

rea de trabalho (Desktop)


cones:Figuras que representam recursos do computador, um cone pode representar um texto, msica,programa, fotos e etc. voc pode adicionar cones na rea de trabalho, assim como pode excluir. Algunscones so padro do Windows: Meu Computador, Meus Documentos, Meus locais de Rede, InternetExplorer, Lixeira.
O cone Meu Computador pode ser considerado a base para visualizar pastas e arquivos que esto armazenados nas unidades de discos. Ao dar um duplo clique no cone do Meu Computador, as Unidades de discos disponveis aparecero numa janela.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 24

Meus Documentos uma pasta que oferece um local conveniente para armazenar seus arquivos, para acesso rpido posteriormente.

Internet Explorer - A Internet um navegador que nos permite conectarmos com a Internet. O Internet Explorerpermite que voc navegue e tenha acesso Rede Mundial de Computadores. Os Meus Locais de Rede exibe e d acesso aos recursos compartilhados numa rede. A Lixeira o local para onde vo seus arquivos, pastas e outros itens que so excludos. At que a lixeira seja esvaziada, voc pode recuperar itens que excluiu ou que colocou na lixeira. Ela dispe de uma opo que recupera estes arquivos: D um clique duplo sobre o cone da Lixeira, na rea de Trabalho do Windows; Ser exibido o arquivo excludo; Para recuperar arquivo excludo, selecione o mesmo, depois, clique no menuArquivo, opo Restaurar, imediatamente o arquivo ser devolvido ao seu local de origem.

Barra de tarefas: A barra de tarefas mostra quais as janelas esto abertas neste momento, mesmo que algumas estejamminimizadas ou ocultas sob outra janela, permitindo assim, alternar entre estas janelas ou entre programascom rapidez e facilidade. Destacamos entre seus itens o boto Iniciar, a Barra de InicializaoRpida e a Barra de notificao.

O boto Iniciar o principal elemento da Barra de Tarefas, de ondepodemos acessar outros menus que, por sua vez, acionam programas do Windows. Ao ser acionado, o botoIniciar mostra um menu vertical com vrias opes. Alguns comandos do menu Iniciar tm uma seta para adireita, significando que h opes adicionais disponveis em um menu secundrio. Se voc posicionar oponteiro sobre um item com uma seta, ser exibido outro menu. O boto Iniciar a maneira mais fcil de iniciar um programa que estiver instalado no computador, ou pararealizar alteraes nas configuraes do computador, localizar um arquivo, abrir um documento. O boto iniciar pode ser configurado. No Windows XP, voc pode optar por trabalhar com o novo menuIniciar conforme figura acima ou, se preferir, configurar o menu Iniciar para que tenha a aparncia das verses anteriores doWindows (95/98/Me). Clique na barra de tarefas com o boto direito do mouse e selecione propriedades e ento clique na guia menu Iniciar.
Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 25

Esta guia tem duas opes:Menu iniciar: Oferece a voc acesso mais rpido a email e Internet, seus documentos, imagens e msica e aos programas usados recentemente, pois estas opes so exibidas ao se clicar no boto Iniciar. Esta configurao uma novidade do Windows XP. Menu Iniciar Clssico: Deixa o menu Iniciar com a aparncia das verses antigas do Windows, como o Windows ME, 98 e 95.

A Barra de Inicializao Rpida a rea prxima ao boto Iniciar onde encontram-se cones que executam seus respectivos comandos com apenas um clique (da a definio). A Barra de Notificao traz os programas que so carregados na memria no momento da inicializao do Windows, alm de mostrar o relgio.

Trabalhando com janelas


As janelas so caractersticas de todos os programas do ambiente Windows. Cada programa iniciado dentro do Windows tem uma janela responsvel por ele. Podem-se ter vrias janelas trabalhando ao mesmo tempo. Podemos organizar quantas janelas abertas forem necessrias.
Caixa de Controle Barra de Menus Barra de Ttulos Botes de Legenda

Barra de Rolagem

Barra de Rolagem Horizontal

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 26

Movendo Janelas, cones ou Caixas de Dilogos Pelo Desktop


No Windows, para se mover um objeto a regra geral: Clique e arraste-o. Segue explicaes: Janelas ou caixa de dilogo cones Clique na barra de titulo e arraste o mouse

Clique no centro e arraste o mouse

Aumentar/Diminuir Tamanho das Janelas


Como exibido na figura ao lado, posicione o ponteiro do mousena borda do aplicativo e ento arraste para dentro para diminuir e para fora para aumentar o tamanho da janela.

Aumentar a Altura da Barra de Tarefas


Posicione a seta do mouse na Borda da Barra de Tarefas e arraste. Ateno o ponteiro se transforma em seta dupla Vertical. Alm deste processo ela tambm poder ser movida pelos cantos da tela - (Desktop).Clique a barra de tarefas, parte vazia e arraste at o topo da tela, perceba que um exemplo da barra se deslocar indicando a posio final.

Usando Os Botes de Legenda: Boto Nome Maximizar Minimizar Fechar Restaurar Funo Ampliar a janela de forma a preencher toda rea destinada ao uso. Reduzir a janela a um cone na barra de tarefas. Eliminar o programa da memria ram sair dele. Voltar a janela ao tamanho anterior

Organizando Janelas de Aplicativos abertos:


1. Aponte para barra de tarefas 2. Abra o menu de atalho 3. Escolha Lado a Lado Verticalmente; Horizontalmente ou em Cascata

Organizando cones
Os cones da rea de trabalho podem ser organizados Automaticamente ou por uma outra ordem qualquer. Para tanto, abra o menu de atalho (boto direito do mouse), no desktop e escolha organizar cones. AutoOrganizar Manter automaticamente. cones organizados

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 27

Funo
Apontar

Explicao
Deslocar a Seta Flutuante (Ponteiro do Mouse) at um item na tela Apontar, Manter o boto esquerdo pressionado enquanto arrasta o mouse (Hardware) pelo Mousepad (Pista do Mouse) Apontar, pressionar e soltar o boto esquerdo do mouse Apontar, pressionar simultaneamente duas vezes o boto do mouse Apontar, manter a tecla [ Ctrl] pressionada enquanto arrasta o mouse, ou ento, usar o menu de atalho.

Mouse

Mover Clique Duplo Clique Copiar

Menu de Programas
Neste menu estaro todos seus grupos de programas e todos os programas pertencentes a ele.

O menu Documentos
Aqui encontramos os ltimos 15 documentos abertos pelo usurio. Ao escolhermos um desses documentos o Windows abre o programa, que elaborou o documento e em seguida abre o documento.

O menu Configuraes

Atravs desse Menu, voc pode: Alterar a aparncia do Windows; Alterar a aparncia do menu Iniciar; Alterar a aparncia da Barra de Tarefas; Instalar impressoras;

REA DE TRANSFERNCIA
uma rea virtual do Windows onde so armazenados os contedos imediatamente aps as operaes de Copiar ou Recortar, ou ainda, aps ter clicado na tecla PrintScreen(tira uma foto da tela) ou ALT+PrintScreen (Tira uma foto da janela ativa). A imagem ou objeto capturado ser envia para ela e nela permanecer at que outra imagem ou objeto seja enviada.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 28

PAINEL DE CONTROLE Voc pode usar os cones no Painel de controle para alterar a aparncia e funcionalidade do Windows. Esses cones representam opes para configurar seu computador. Para exibir a descrio de cada item do Painel de controle, no menu Exibir no Painel Pai de controle, clique em Detalhes. Para obter ajuda adicional sobre qualquer item do Painel de controle, clique no livro apropriado na guia Contedo na Ajuda.

ITEM

DESCRIO A instalao de um novo dispositivo normalmente envolve trs etapas: Conectar o dispositivo ao computador. Carregar os drivers de dispositivos adequados para o dispositivo. Configurar propriedades e configuraes do dispositivo. Para assegurar egurar que o dispositivo funcione de forma adequada, voc deve seguir as instrues de instalao do fabricante do dispositivo. Isso poder exigir que voc desligue e desconecte o computador e, em seguida, conecte o dispositivo porta adequada ou insira-o insira no slot adequado. Se o dispositivo for Plug and Play (tecnologia na qual no necessitamos de instalaes de drivers porque o Windows j reconhece o dispositivo) ou se for um dispositivo de inicializao necessrio como o disco rgido, esta deteco eco ocorrer automaticamente.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 29

Adicionar ou remover programas ajuda voc a gerenciar programas no seu computador. Na prtica, utilizamos esse item para desinstalar programas que no tem mais utilidade, pois a instalao de novos programas se faz sempre via assistente de instalao que acompanha o aplicativo a ser instalado. Voc pode tambm usar para Adicionar ou remover programas para adicionar componentes do Windows que voc escolheu no incluir na instalao original (como opes de rede ou alguns itens responsveis pela manuteno do sistema), programas (como o Microsoft Excel ou Word) ou atualizaes do Windows e novos recursos da Internet.

Permite alterar a data, a hora do seu computador. Se voc desejar que o relgio do seu computador se ajuste automaticamente ao horrio de vero, certifique-se de que a caixa de seleo Ajustar automaticamente o relgio para o horrio de vero est marcada.
Use as Opes de acessibilidade no Painel de controle para personalizar o modo como o teclado, o vdeo e o mouse funcionam facilitando assim a vida de pessoas com necessidades especiais

Permite alterar as configuraes do mouse

Permite alterar as configuraes e o layout do seu teclado. Ateno: configuraes de idiomas do teclado so realizadas em Opes Regionais e de Idioma. Usando Opes de energia no Painel de controle, voc pode reduzir o consumo de energia de quaisquer dispositivos do seu computador ou do sistema inteiro. Isso pode ser feito atravs da escolha de um esquema de energia, que um conjunto de configuraes que gerencia a utilizao de energia pelo computador. Voc pode criar seus prprios esquemas de energia ou usar os esquemas de energia fornecidos com o Windows.
Com Opes regionais no Painel de controle, voc pode alterar o modo como o Windows exibe datas, horas, valores de moeda, nmeros grandes e nmeros com fraes decimais. Voc tambm pode escolher o sistema de medidas mtrico ou norte-americano. Fornece informaes do sistema exibindo o estado dos perifricos instalados atualmente e permite alteraes na configurao do ambiente.

Configura as regras de discagem do telefone e as propriedades do modem.


Use Vdeo no Painel de controle para personalizar a rea de trabalho e exibir configuraes. Essas configuraes controlam a aparncia da rea de trabalho e como o monitor exibe informaes. Tambm podemos alterar as configuraes de vdeo no seu computador: especificar configuraes de cor, alterar a resoluo da tela (Ex.: 640x480, 800x600, 1024x768 pixels). Se voc estiver usando vrios monitores, pode especificar configuraes individuais para cada exibio

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 30

O menu Pesquisar (localizar)

Esse menu facilita a localizao de arquivos ou pasta de trabalho em qualquer rea do computador. Dica:Suponhaque o usurio queira no um arquivo apenas, mas uma lista completa de todos os arquivos de texto (.doc) que estejam no seu disco. Faa o seguinte: 1. Na caixa de texto NOME, digite *.doc; 2. Clique no boto PESQUISAR agora. 3. Aguarde que sero exibidos todos os arquivos com a extenso especificada pelo o usurio. O * (asterisco) Este , por conveno, um caractere especial. Substitui toda uma seqncia de caracteres. Esta poderia ser outra, tudo depende da lista que busca. Por exemplo: caso queira uma lista de planilhasdigite: *.xls; ou ainda uma lista de bitmaps (arquivos criados no paint): *.bmp.

A extenso ? Este , por conveno, um caractere especial. Substitui um caractere por vez. Pode substituir um caractere por vez, podendo substituir dentro de um nome de arquivo ou na sua extenso. Ex.: *.doc localiza todos os arquivos com a extenso (.doc) ?c*.xls localiza todos os arquivos com a segunda letra c com a extenso (.xls) ???s*.p?? todos os arquivos que tenha a quarta letra s, e que sua extenso tenha a primeira letra p.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 31

O menu Ajuda (Suporte)


A ajuda um programa de referncia que explica o funcionamento de programas, atravs de textos, figuras e algumas demonstraes. Para acessar a ajuda do Windows, clique no boto Iniciar e depois opo Ajuda. Se voc no souber como fazer alguma coisa, poder procurar no AJUDA.

Janelas do AJUDA DO Windows

O menu Executar
Esse menu abre uma Caixa de Dialogo, onde voc especifica o nome de um programa para ser executado. Geralmente utilizamos esse menu para instalar algum programa.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 32

O menu Desligar
Para desligar seu computador clique no boto "Iniciar", clique em Desligar; em seguida, clique em "Desligar o computador?". Dica: Utilize a tecla de atalho ALT + F4 para exibir a caixa de dilogo acima. Em seguida click na opo Desativar(Desligar) para desligar o computador.

Windows Explorer
O programa Windows Explorer o gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows. Ou seja, utilizado para a cpia, excluso, excluso, organizao, movimentao e todas as atividades de gerenciamento de arquivos, podendo tambm ser utilizado para a instalao de programas.

Seu cone e o nome de seu arquivo Explorer.exe, o qual normalmente se encontra em C:\Windows. Para encontrar rar esse programa, clique no boto "Iniciar", em seguida, em Programas e em Windows Explorer.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 33

Temos a Barra de Ferramentas

Temos a Barra de Status

Voltar para volta a posio anterior (pasta ou arquivo onde se encontrava) Avanar para volta a posio anterior (pasta ou arquivo onde se encontrava)

Acima Volta uma posio acima da arvore de exibio das pastas. (lado esquerdo da tela) Pesquisar Pesquisa um ou mais arquivos desejados. (localizar arquivos ou pastas) Pastas Exibir as pastas existentes em sua mquina (lado esquerdo da tela). Copiar para (voc seleciona o arquivo ou pasta e copia para um outro local de destino) Excluir (selecione o arquivo e/ou pasta e exclua o mesmo). Propriedades Exibe as propriedades do arquivo e/ou pasta (exibe as propriedades correspondentes) Recortar Recorta o arquivo e/ou pasta e joga na rea de transferncia (retirando-o (retirando do local)

(mantendo no local) Copiar Copia o arquivo e/ou pasta e joga na rea de transferncia (mantendo-o

Colar Cola o arquivo e/ou pasta que se encontrava na rea de transferncia (cpia do arquivo/pasta) Desfazer Desfaz a ultima ao executada. (at mesmo mesmo um arquivo excludo para a lixeira) Modos de Exibio Modos como podem ser exibidos os contedos dos arquivos e/ou pastas.

No lado esquerdo (Todas as pastas) aparecem as unidades disco ("drives") existentes, sendo que os mais comuns em geral so simbolizados por letras como C = disco rgido, D = disco rgido, A =
Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 34

leitor e gravador de disquetes e E = leitor / gravador de CDs / DVDs. Alm dos "drives" aparecem as pastas contidas diretamente nele. Na parte da esquerda, antes dos drives, pastas ou sub-pastas pastas pode existir um sinal (+ou -).Para ).Para verificar o contedo de um drive ou pasta pode-se Clicar sobre seu cone, cone ou seja, selecionar ou - clicar sobre o sinal (+ou-), (+ou sendo que: + = H subpastas, mas no esto sendo visualizadas. - = H subpastas, mas j esto sendo visualizadas Quando se clica na figura ou no sinal, no lado esquerdo, o seu contedo aparece do lado direito da tela. Lembre-se de: - Sempre clicar sobre a figura e nunca sobre a parte escrita. - Quando algo est selecionado fica sobre um fundo colorido. Como se pode observar no menuExibir, os arquivos podem ser exibidos de diversas maneiras: cones - aparecem desenhos relativamente grandes e os nomes de cada pasta e/ou arquivo existente. Miniaturas - surgem desenhos relativamente pequenos e, tambm, os nomes de cada pasta e/ou arquivo existente. Lista - aparece uma lista apenas com o nome dos arquivos. Lado a Lado Os itens aparecem lado a lado, com os cones, nomes e tamanho dos arquivos. Detalhes - lista o nome - tamanho - tipo e ltima data em que o arquivo foi modificado. Portanto, a opo detalhes a que mostra mais informaes sobre os arquivos.

Continuando no menuexibir, clicando-se clicando no item Organizar cones pode-se se ordenar os arquivos de diferentes maneiras: Clicar em Nome Tipo Tamanho Modificado Ordenao obtida Em ordem alfabtica Pela extenso do arquivo Pelo tamanho Pela ltima data em que o arquivo foi modificado

Trabalhando com Discos


Os discos servem para armazenar, de forma organizada, o contedo do computador conforme ilustrao da hierarquia acima mostrada. Para trabalharmos com discos precisamos entender um aspecto bsico da organizao dos itens dentro do computador, ou seja, os drives. Os programas Meu Computador e Windows Explorer contm em si os seguintes compartimentos: Drive de disco flexvel disquete de 3 ; representado pela letra (A:); Drive de disco rgido HD ou Winchester; representado pela (C:); Drive de disco (D:) CD-ROM; ROM; CD-RW CD ou DVD; representado pela letra (D:); (E:) ou (F:) de acordo com o micro. Drive o nome que o computador d para os compartimentos de disco flexvel, disco rgido e CD.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 35

Com este recurso, voc pode se movimentar entre Pastas, Unidades de Discos, Unidades de Rede, Arquivos etc. O Explorer se divide em duas "janelas": a esquerda exibe as unidades de disco e as pastas; a da direita relaciona o contedo do que voc selecionou na janela da esquerda. PASTAS E SUBPASTAS - Uma pasta um local onde so armazenados arquivos com a finalidade de organiz-los. Cada pasta pode conter quantas subpastas forem necessrias e assim por diante.

Criar, Renomear e Apagar Pastas.


Arquivos e pastas podem ser recortados, colados, movidos e copiados dentro de uma pasta ou de uma pasta para outra. Pastas podem ser criadas e eliminadas.

Criando pastas dentro da Unidade C:\

1.

Selecione a unidade C usando as

setas do teclado ou o mouse; 2. Abra o menu Arquivo e selecione a

opo NOVO; 3. 4. Em novo selecione a opo PASTA; Aps digitar o nome tecle <ENTER>.

Criando pastas
Um cone de pasta aparece na lista de contedos. Agora voc s tem que digitar um nome para sua nova pasta. Se desejar crie subpastas dentro dela para classificar seus trabalhos por assuntos ou por qualquer outro critrio.

Renomeando uma Pasta


Selecione a pasta que voc deseja RENOMEAR; Abra o menu Arquivo e escolha a opo RENOMEAR; Digite um nome para a pasta e tecle <ENTER>. * Evite renomear arquivos de programas. Os aplicativos podem no funcionar se seus arquivos forem renomeados.

Obs.: Existem alguns caracteres que no podem fazer parte dos nomes de arquivos e pastas. So eles:

/ \ | <> * ? :
Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 36

Trabalhando com Arquivos - selecionar


Lembre-se: Quando se l: "clique", usa-se sempre o boto esquerdo do mouse, que dever ser apertado e imediatamente solto. Um Arquivo - Clique-o. Vrios arquivos em ordem seqencial - Clique o primeiro, mantendo a tecla "shift" pressionada. - Clique o ltimo arquivo desejado. Arquivos Alternados - Clique o primeiro, mantendo a tecla "ctrl" - control pressionada. - Clique os demais arquivos. (Um depois do outro, sem arrastar o mouse). Comando Desfazer (Undo) Caso perceba que cometeu algum erro, possvel corrigi-lo: clique no MenuEditar e na opo "desfazer". Essa opo desfaz a ltima ao realizada. A sua utilizao pelo teclado tambm fcil: basta se pressionar CTRL Z. Ctrl+Z.

Eliminando (Deletando) Pastas


Selecione a pasta que deseja deletar e clique no comando excluir do menu Arquivo. Ou, simplesmente, selecione e tecle DEL.

Copiar e Mover Itens


Dentro do Explorer pode-se mover e copiar pastas e arquivos para dentro de outras pastas. No momento que estamos copiando um ou mais arquivos, os mesmos permanecem no local de origem, apenas quando recortamos que deixa de existir no seu local de origem.

Para copiar:
Mantendo a tecla CTRL pressionada, arraste uma pasta ou arquivo para dentro de outra pasta. O arquivo ou pasta foi copiado para a pasta de destino. Agora existem duas cpias: uma na pasta original e outra, na pasta destino. Todo arquivo copiado ou recortado colocado na rea de Transferncia.

Para mover:
Mantendo a tecla SHIFT pressionada, arraste a pasta ou arquivo para dentro da pasta que voc deseja. RESUMO DAS ATIVIDADES DE COPIAR E RECORTAR COM O MOUSE Para uma pasta Operao Na mesma unidade Em unidades diferentes COPIAR Selecionar o arquivo Selecionar o arquivo Clicar no Ctrl e arrastar Arrastar (CTRL opcional) RECORTAR Selecionar o arquivo Selecionar o arquivo Arrastar (Shift opcional) Clicar o Shift e arrastar

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 37

I. Removendo um objeto para a Lixeira: Clique sobre o cone do arquivo, pasta ou objeto que deseja apagar para selecion-lo; Pressione no teclado a tecla Delete; II. Removendo um objeto do computador definitivamente: Clique no objeto que deseja apagar para selecion-lo; Pressione no teclado as teclas Shift + Delete; Ateno : 1) Toda e qualquer alternativa de excluso de arquivo (Menu Arquivo, boto direito do mouse) + a tecla Shift apagar definitivamente o arquivo. 2) Existem algumas situaes onde o arquivo excludo sem ter sido teclado o Shift e o arquivo no vai pra lixeira: a. Arquivos de rede b. Arquivos de unidades diferentes do HD c. Arquivos maiores que o tamanho disponvel na lixeira. No Microsoft Windows XP, tudo que for apagado (excludo), seja um arquivo, pasta, atalho ou outro objeto qualquer, colocado em um diretrio especial, diferente dos demais da rvore de diretrios do disco rgido. Esse diretrio chamado Lixeira.

Recuperando um arquivo excludo Para recuperar um ou mais arquivos, pastas ou objetos contidos na Lixeira, basta selecionalos e, atravs do menu Arquivo, escolher o comando Restaurar. Para recuperar todos os itens enviados para a Lixeira, clique com o mouse sobre a opo Restaurar todos os itens, localizada na Tela de Tarefas da Lixeira conforme ilustrao abaixo. A Lixeira um dos recursos mais teis para os usurios do Microsoft Windows XP. Sua finalidade armazenar os arquivos apagados por um determinado tempo de forma a permitir uma recuperao segura desses arquivos em caso de arrependimento. Ateno: No apague arquivos ou pastas do computador (sistemas), porque so eles que permitem que o computador no d problemas. Apague somente os arquivos desnecessrios da sua pasta (Meus documentos). Observao: Caso voc acesse a Lixeira vazia, a janela da Lixeira no exibir nenhum arquivo para ser recuperado. Esvaziar Lixeira Voc ter ainda a opo de eliminar, permanentemente, todos os arquivos da Lixeira, se julgar que eles no so mais necessrios. Para isso, clique sobre o seu cone representativo, localizado na rea de Trabalho, com o boto direito do mouse e no menu seguinte, clique na opo Esvaziar Lixeira. Outra opo para se esvaziar a Lixeira abrindo a janela da Lixeira e depois clicando sobre a opo Esvaziar Lixeira do menu Arquivo.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 38

Acessrios do Windows
CALCULADORA
Use a Calculadora para realizar clculos simples, no modo PADRO, ou para executar clculos estatsticos e cientficos avanados no modo CIENTFICO.

Paint
Ferramenta de desenho utilizada para criar desenhos em preto-e-branco ou coloridos que voc pode salvar como arquivos de bitmap.

Wordpad

Com o WordPad voc pode criar ou editar arquivos de texto que contenham formatao ou elementos grficos. Use o Bloco de Notas para edio de texto bsica ou para criar pginas da Web.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 39

Ferramentas do sistema
O Windows XP trs consigo uma serie de programas que nos ajudam a manter o sistema em bom funcionamento. Esses programas so chamados de Ferramentas do Sistema. Podemos acess-los atravs do Menu Acessrios, ou abrindo Meu Computador e clicando com o boto direito do mouse sobre a unidade de disco a ser verificada, no menu de contexto, selecione a opo propriedades:

Verificao de erros
Este programa utilitrio varre os discos de memria em busca de erros. Os erros acontecem por vrios motivos, tais como: travamento de programas, quedas de energia, reas danificadas fisicamente no disco, etc. O programa inspeciona o disco e determina se h dados perdidos, reas danificadas e outros tipos de erros. Caso encontre dados perdidos, o verificador de erros recupera-os para voc verificar mais tarde se eles so importantes ou no. No caso do Windows 98, esta opo era conhecida como Scandisk, e para acess-la atravs do boto Iniciar, Programas, Acessrios. Ferramentas do Sistema;

Desfragmentador de Discos
Desfragmentao a regravao dos arquivos de um disco, para que eles passem a ocupar setores contguos. Isso faz com que a velocidade de leitura de dados fique substancialmente aumentada porque o processo diminui a quantidade de endereos do HD. Clique no boto Iniciar, Programas, Acessrios, Ferramentas do Sistema; Clique no item desfragmentador de disco; Selecione o drive que voc deseja desfragmentar e clique no boto ok; Clique no boto Iniciar.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 40

Backup
A Ferramenta BACKUP um utilitrio que realiza cpias de segurana. Voc pode:

Fazer backup de pastas e arquivos selecionados em seu disco rgido. Restaurar os arquivos e pastas de backup no seu disco rgido ou em qualquer disco que voc possa acessar

Limpeza de disco
Durante o uso do micro vrios arquivos descartveis so criados. Com o tempo estes arquivos podem ocupar um espao considervel no disco. Em certos casos eles chegam a comprometer o desempenho do computador. Use o programa utilitrio Limpeza de Disco periodicamente para remover os arquivos descartveis de seu disco, tais como: arquivos temporrios de Internet, arquivos .tmp e arquivos enviados para a Lixeira. O atalho para Limpeza de disco est no menu Ferramentas de sistema.

Mapa de caracteres
O Mapa mostra todos os caracteres disponveis para a fonte selecionada. Use-o para encontrar smbolos e caracteres, em especial, os que no aparecem diretamente no teclado. Selecione o caractere que te interessa e clique em Copiar. O caractere copiado para a rea de transferncia e poder ser colado num texto. Se voc usa o caractere com freqncia, memorize suas teclas de atalho.

Tarefas agendadas
O Agendamento de tarefas permite iniciar automaticamente a execuo de programas em determinados dias e horrios. Voc pode agendar o incio de tarefas como a verificao de disco, o Desfragmentador de disco, e programas antivrus. Desse modo, periodicamente ser feita uma manuteno dos seus discos, sem que voc tenha que se lembrar de fazer isso manualmente.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 41

Restaurao do sistema
Alm da ferramenta Backup, estudada no capitulo anterior, o Windows XP apresenta uma ferramenta mais avanada e simples de protegem o sistema contra erros e falhas, esta ferramenta encontra-se em Acessrios / ferramentas do sistema. Voc pode usar a restaurao do sistema para desfazer alteraes feitas no computador e restaurar configuraes e o desempenho. A restaurao do sistema retorna o computador a uma etapa anterior (ponto de restaurao) sem que voc perca trabalhos recentes, como documentos salvos, e-mail ou listas de histrico e de favoritos da internet. As alteraes feitas pela restaurao do sistema so totalmente reversveis. O Computador cria automaticamente pontos de restaurao, mas voc tambm pode usar a restaurao do sistema para criar seus prprios pontos de restaurao. Isso til se voc estiver prestes a fazer uma alterao importante no sistema, como a instalao de um novo programa ou alteraes no registro.

Formatando um Disquete:
O disquete precisa ser formatado para que o computador possa ler e gravar arquivos no disquete corretamente. Isso necessrio quando o disquete novo, ou seja, ainda no foi usado. A formatao apagar todos os arquivos que estiverem gravados no disquete. Siga o processamento abaixo para formatar o disquete: Coloque o disquete no drive. Selecione o cone meu computador Selecione disco flexvel de 3 (a:). Selecione o menuarquivo formatar Clique no boto iniciar Capacidade: est opo utilizada para selecionar a capacidade do disquete. Tipos de formatao: Rpida: s possvel em discos que forem previamente formatados. Completa utilizada para uma real formatao. Copiar apenas os arquivos: utilizada para copiar os arquivos mais importantes do computador para o disquete. Outras opes: utilizado para nomear o disco.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 42

Gerenciador de tarefas
Talvez seja necessrio ter feito logon como administrador ou como participante do grupo Administradores para realizar algumas tarefas. O Gerenciador de tarefas do Windows fornece informaes sobre o desempenho do computador e exibedetalhes sobre programas e processos sendo executados no computador. Se voc estiver conectado a uma rede, tambm poder exibir o status da rede e verificar rapidamente o seu funcionamento. Dependendo do seu ambiente de trabalho e do modo como voc compartilha o computador com outros usurios, ser possvel exibir informaes adicionais sobre esses usurios. Usando o Gerenciador de tarefas do Windows, tambm possvel finalizar programas ou processos, iniciar programas e exibir de forma dinmica o desempenho do seu computador.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 43

Microsoft Word2003
Uma das categorias de softwares mais conhecidas e utilizadas em todo o mundo a dos editores/processadores de textos que faz parte do pacote Office 2003.

Iniciando o Microsoft Word


A tela do Microsoft Word composta por vrios elementos grficos como cones, menus e alguns elementos que so comuns ao ambiente Microsoft Windows XP, com o qual voc j deve estar familiarizado. Antes de iniciarmos propriamente o trabalho com textos, necessrio que se conhea e identifique a funo dos elementos que compem a tela do aplicativo.

BARRA DE MENUS

PONTO DE INSERO BARRA DE FORMATOS RGUAS

BARRA DE FERRAMENTAS PADRO

BARRAS DE ROLAGEM BARRA DE STATUS

A barra de ttulo: A primeira barra a ser mostrada a barra de ttulo onde inicialmente ser mostrado Documento1, informando que no foi atribudo nenhum nome a este documento. Este nome dever ser atribudo quando do armazenamento do documento em disco. Nesta barra tambm est disponvel a caixa de zoom, que permite comprimir ou expandir a janela de edio no canto superior direito da barra. Nesta mesma barra tambm est disponvel a caixa de fechamento temporrio de um documento, que permite fechar a janela quando necessrio .Por ltimo, a caixa de fechamento do programa .

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 44

A barra de menus: A barra de menus contm, no topo, o menuprincipal


(representado pelos comandos Arquivo, Editar, Exibir, Inserir, Formatar, Ferramentas,
Tabela, Janela e Ajuda).

A barra de ferramentas padro: A seguir est disposta a barra de


ferramentas Padro, onde podem ser alcanados com maior rapidez os comandos mais freqentemente utilizados e que permitem atalhos a estes mesmos comandos do Word.

A barra de ferramentas de formatos: Como o prprio nome diz, esse conjunto de ferramentas disponibilizam aos usurios atalhos para aes de formataes diversas. As barras de rolagem:Existem duas barras, horizontal (localizada na parte inferior da tela) e vertical (localizada na parte direita da mesma). Serve para rolar a visualizao do documento. Por exemplo, estamos digitando a pgina 16 e queremos voltar para ver o contedo da pgina 10, s clicar e arrasta a barra vertical para voltar l.

Segue um resumo dos principais botes das barras de ferramentas padro e de formatos:
COMANDO DESCRIO NO MENU TECLA ATALHO Boto

Novo

Solicita um documento novo, em branco para trabalharmos. Uma nova nos ser dada para que comecemos novo trabalho. Grava o trabalho que estamos realizamos em alguma unidade de disco, transformando-o num arquivo. Se for a primeira vez que salvamos, o Word nos pedir nome do arquivo e a pasta onde vamos salvar. Grava o trabalho (arquivo) que j tenha um nome, e cria-se uma cpia com outro nome, para que possa ser alterado sem alterar o arquivo original. Abre um arquivo gravado. Por exemplo, se ontem salvamos um arquivo e o queremos reaver hoje, s abri-lo para trabalhar novamente. Permite mandar para a impressora o contedo do documento em questo. Tanto o comando Imprimir quanto o comando Novo tm diferenas de acordo com o modo que se executou o comando (boto /menu). Permite que vejamos o documento do Word em vrias pginas e exatamente como vai ser impresso. Por exemplo, se a pgina foi configurada, podemos ver se alguma parte do documento vai ser cortada.

Arquivo

CTRL+O

Salvar

Arquivo

CTRL+B

Salvar como Abrir

Arquivo Arquivo

F12 CTRL+A

Imprimir

Arquivo

CTRL+P

Visualizar Impresso

Arquivo

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 45

COMANDO

DESCRIO

NO MENU

TECLA ATALHO

Boto

Configurar Pgina Fechar

Sair

Desfazer

Refazer

Permite ajustar algumas informaes sobre a pgina que vai ser impressa, como tamanho, margens, layout, etc. Fecha o documento que estiver ativo no momento, se o documento no foi salvo imediatamente antes do comando fechar, o Word perguntar se deseja faze-lo. Sai do MS WORD, se existe algum documento ainda ativo que no foi salvo Imediatamente antes do comando, o Word vai perguntar se deseja faze-lo. Desfaz qualquer comando realizado pelo usurio em matria de alterao de contedo no documento (ele no desfaz o salvar, por exemplo). Se voc fizer alguma besteira no seu documento, DESFAA! Se voc desfez demais, e acabou por desfazer uma ao que no, queria pode usar o comando Refazer. Ateno: O comando Refazer s estar disponvel se o ltimo comando foi o desfazer. Envia o objeto selecionado para a rea de Transferncia (rea especial do Windows), retirando-o do local onde estava. Muito semelhante ao recortar, este comando manda uma cpia do objeto selecionado para a rea de transferncia (mantendo o original). Coloca, no local onde o curso estiver o contedo da rea de transferncia (que foi previamente copiado ou recortado). Selecionar todos os objetos do documento ativo, ou seja, se quisermos aplicar um efeito ao texto inteiro de um documento, a opo ideal utilizar este comando. Aplica o efeito de Negrito ao texto que estiver selecionado. Se o texto selecionado j estiver em Negrito, a utilizao do comando o retira. Aplica o efeito de Itlico ao texto selecionado. A mesma regra aplicada a Negrito usado para este comando. Aplica uma Sublinha no texto no selecionado. Mesma regra dos dois anteriores. Alinha o pargrafo esquerda, sem ajustar o alinhamento das palavras na margem direta, Veja se o desenho do boto no indica isso. Este comando Centralizar o pargrafo, muito utilizado em ttulos, mas torna um texto de muitas linhas com cara de poesia.

Arquivo

Arquivo

Arquivo

ALT+F4

Editar

CTRL+Z

Editar

CTRL + R

Recortar

Editar

CTRL+X

Copiar

Editar

CTRL+C

Colar

Editar

CTRL+V

Selecionar tudo Negrito

Editar Formatar Fonte Formatar Fonte Formatar Fonte Formatar Pargrafo Formatar Pargrafo

CTRL+T

CTRL+N

Itlico

CTRL+I

Sublinhado Alinhar Esquerda Centralizar

CTRL+S CTRL+Q CTRL+E

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 46

COMANDO

DESCRIO

NO MENU

TECLA ATALHO

Boto

Alinha Direita

Justificar

Numera o Marcadore s Aumentar Recuo Diminuir Recuo Inserir Tabela Colunas

Alinha o texto do pargrafo apenas margem direita do documento, deixando a esquerda completamente desorganizada. Ajustar o texto do pargrafo selecionado esquerda da pgina, mas tambm organiza a margem direita, formando um bloco de texto. Substitui e muito bem, o comando Alinhar esquerda. Cria listas numerada, cada ENTER que se d para criar um novo pargrafo vai incrementar automaticamente em um nmero a listagem. Ideal para questes de provas ou exerccios. Cria uma lista no numerada, que usa smbolos (como setinhas, bolinhas, etc.) para marcar os novos itens. Aumentar a distncia entre a margem esquerda da pgina e o Inicio do texto do pargrafo. Realizar a operao inversa ao comando anterior, aproximando o Inicio do pargrafo da margem esquerda da pgina. Insere uma tabela (como esta) no local onde o cursor estiver. O Word vai ento, solicitar o nmero de linhas e colunas da mesma. Ajustar o texto de um pargrafo para que o mesmo fique apresentado em duas colunas, como em um jornal. Altera as cores das letras do Texto. Quando nos referimos s letras, o termo usado no Word FONTE. Utiliza uma cor ao redor de um determinado texto selecionado, como se fosse um marcador de textos. Utiliza tambm cores vivas Cria uma borda ao redor de qualquer texto, esteja ele dentro de uma tabela ou no, podeseescolher vrios tipos de bordas, inclusive suas cores. Exibir os caracteres que no so impressos, como espaos, ENTERs, Quebras de linhas e de colunas, todos estes comandos na verdade so caracteres Invisveis. Comando para localizar erros de ortografia no documento.

Formatar Pargrafo Formatar Pargrafo

CTRL+G

CTRL+J

Formatar

Formatar

Formatar Pargrafo Formatar Pargrafo Tabela

Formatar

Cor da Fonte

Formatar Fonte

Realce

Bordas

Formatar

Exibir / Ocultar

Ortografia e Gramtica

Ferramentas

F7

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 47

COMANDO

DESCRIO

NO MENU

TECLA ATALHO

Boto

Inserir Hyperlink

Transformar o texto selecionado em um vnculo dinmico com um recurso qualquer, que pode ser um arquivo, um site ou um endereo de E-mail. E Cpia formatos de reas do texto para aplic-lo aplic a outras reas. Exibe / Oculta a barra de ferramentas Tabelas e Borda. Permite enviar o documento atual para um destinatrio de E-mail, E apresentado, para isso, uma barra de endereos semelhantes de E-mail. E Para Selecionar parte do texto na vertical, basta pressionar a tecla Alt e mantendo-a pressionada selecionar com o mouse. Inserir quebra de pgina Dividir o texto (documento) em duas partes, facilitando o acesso a duas partes do texto. Para selecionar objetos que se encontram por trs do texto, basta acionar a seta na barra de desenho. Para aumentar o tamanho da fonte (texto), basta pressionar a tecla CTRL e mantendo-a pressionada teclar [para diminuir ou ] para aumentar o tamanho do texto. Para aumentar o tamanho da fonte (texto), basta pressionar a tecla CTRL + SHIFT e mantendo-a pressionada teclar > para diminuir ou <.

Inserir

Pincel

Tabelas e Bordas Correio Eletrnico Seleo vertical Quebra Diviso Seleo

Arquivo / Enviar para ALT + Mouse Inserir Janela / Dividir CTRL + ENTER

CTRL+ [ ou ] CTRL+Shif t+ > CTRL+Shif t+ <

A rgua: Existem dois tipos de rguas: a horizontal e a vertical. A primeira, serve para a definio de pontos de tabulao, recuos para pargrafos, seleo da largura de colunas, etc. J a rgua vertical, s ser ativada quando o modo layout de pgina ou de visualizar impresso estiverem ativos, servindo para alterar margens e posicionar itens na pgina.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 48

Escala de recuo: so os marcadores utilizados para a formatao de pargrafos.

o recuo de um pargrafo ou de sua primeira linha esquerda. Seu deslocamento pela rgua marcar, em centmetros (ou qualquer que seja a unidade de medida escolhida), a abertura do pargrafo ou quanto ser recuado esquerda a primeira linha de um pargrafo. afo. um atalho para o menu Formatar, opo Pargrafo, Especial 1 linha. Indica o recuo esquerda ou a margem esquerda do pargrafo. um atalho para o menuFormatar, , opo Pargrafo, Recuo Esquerdo. . Se for selecionado o marcador triangular ser alterada a margem esquerda e o pargrafo permanecer na posio atual, mas se for selecionado o retngulo, ao mover ser deslocado tambm o pargrafo determinado. O ltimo marcador triangular o da margem direita e est posicionado no canto direito da rgua. gua. Ele serve para marcar os recuos direita dos pargrafos. um atalho para o menuFormatar, opo Pargrafo, Pargrafo Recuo Direito.

Barra de status
Na parte inferior da tela est disposta a barra de status onde so exibidas informaes sobre o documento ativo ou a tarefa que est sendo executada no momento (tais como nmero da pgina, estilo utilizado ou mesmo sobre comandos selecionados). Vejamos a seguir, maiores detalhes sobre a barra de status:

Localizao do ponto de insero no documento:


O nmero de pgina, baseado no esquema de numerao lgica, da pgina que est sendo mostrada na janela. O nmero da seo da pgina que est sendo mostrada na janela. Pgina x de n pginas de um documento. Isto , a pgina atual e o nmero total de pginas ginas do documento. O exemplo significa a pgina oito de um documento de trinta e cinco pginas.

Localizao do ponto de insero na pgina:


A distncia da parte superior da pgina ao seu ponto de insero. Nenhuma medida exibida quando o ponto de insero insero no est na janela. A linha de texto em que o ponto de insero est localizado. Nenhuma medida exibida quando o ponto de insero no est na janela. distncia, em nmero de caracteres, da margem esquerda ao ponto de insero.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 49

Modos de apresentao
O status do gravador de macros. Dar um duplo clique em GRA para ativar ou desativar o gravador de macro. Quando o gravador est desativado, GRA aparece esmaecido. O status das alteraes controladas. Dar um duplo clique em ALT para ativar ativa ou desativar as alteraes controladas. Quando as alteraes no esto sendo controladas, ALT aparece esmaecido. O status do modo de seleo estendida. Dar um duplo clique em EST para ativ-lo lo ou desativ-lo. desativ lo. Quando o modo de seleo est desativado, EST aparece esmaecido. O status do modo sobrescrever. Dar um duplo clique em SE para ativ-lo ativ ou desativ-lo. lo. Quando o modo sobrescrever est desativado, SE aparece esmaecido. O status da verificao de ortografia e gramtica. Quando o Word est no processo ocesso de verificao de erros, apresentada uma caneta animada sobre um livro. Se nenhum erro for encontrado, uma marca de verificao ser apresentada. Se um erro for encontrado, ser apresentado um X. Para corrigir oerro, dar um duplo clique neste cone. c

Fixar pontos de tabulao com a rgua


Pode-se se usar o mouse para inserir, remover e mover pontos de tabulao na rgua: 1 Marcar o(s) pargrafo(s) ) onde deve(m) ser inserido(s) ponto(s) de tabulao. 2 Escolher o alinhamento necessrio. Clicar sobre o boto Alinhamento da tabulao, no lado esquerdo da rgua horizontal para exibir o alinhamento desejado: Alinhamento esquerda Alinhamento centralizado Alinhamento direita Tabulaes decimais Barra 3 Na rgua, clicar sobre o local onde deve ser inserido o ponto de tabulao.
Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 50

Modos de Exibio do Word


Podemos ver o Word de vrias maneiras, alterando o seu modo de exibio. Esta alterao da forma de ver o programa no afetar o documento impresso, pois apenas mudar a forma como a rea rea de trabalho do Word se apresenta, os modos possveis so: NORMAL: apresenta a tela do Word toda branca, sem margens do papel e sem mostra duas pginas quando passamos de uma para outra, em vez disso, apenas apresenta uma linha tracejada para informa que a pgina chegou ao fim. LAYOUT DA WEB: permite visualizar o documento do Word como se ele fosse uma Home Page (sim. no Word podemos construir pginas para a internet ). Este modo de visualizao s interessante quando documento tem como objetivo a internet, se o documento for para qualquer outra finalidade, este modo de visualizao no serve. LAYOUT DE IMPRESSO: Apresenta o Word como se fosse uma pgina (como termos visto at agora nesta apostila). o modo mais interessante de se trabalhar, apresentar o documento exatamente como ele vai ser impresso (com margem, cabealho, rodaps, numerao de pgina, etc. que os outros modos no apresentam) ESTRUTURA DE TPICOS: Altera o modo de visualizao do Word para que mostre apenas os tpicos ( ttulos ), no apresenta o grosso do contedo. perfeito para Livros, Apostilas, ou documentaes muito extensas, pode-se pode se navegar pelo documento, achar o tpico que se quer alterar e ler seu contedo.. LAYOUT DE LEITURA: Como o objetivo do modo de exibio exibio de layout de leitura melhorar a legibilidade, o texto exibido automaticamente usando-se usando a tecnologia Microsoft ClearType. Voc pode facilmente aumentar ou diminuir o tamanho no qual o texto mostrado sem afetar o tamanho da fonte no documento.

Editando o Documento
Editar um documento fazer alteraes no documento, contando com as facilidades de movimentao e correo e/ ou insero de caracteres. O Microsoft Word 2003 conta com o auxlio de teclas especiais para movimentaes desejadas. A tabela abela abaixo mostra quais as teclas que podero ser usadas nestes casos.
Tecla Movimentao Linha abaixo Linha acima

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 51

Home End Page Up Page Down

Caractere direita Caractere esquerda Incio da linha Final da linha Meia tela acima Meia tela abaixo

Podemos mudar a posio do cursor tambm com o mouse, bastando clicar na posio desejada. Para corrigir erros comuns de digitao, siga os procedimentos:
Pressione a tecla Para excluir Backspace Caracteres antes do ponto de insero Delete Caracteres depois do ponto de insero

Use a tecla <Insert> ou clique duplamente na opo SE (Sobrescrever) da barra de Status para substituiros caracteres do texto pelo texto que voc ir digitar.

Selecionando no Documento
Para mover, formatar, excluir ou alterar um texto ou elemento grfico, necessrio selecionar esse elemento. O texto ou elemento selecionado ser realado. Para cancelar a seleo, clique em qualquer ponto do documento. Para selecionar com o mouse:
Para selecionar Um bloco de texto Uma palavra Uma Linha Um pargrafo Documento inteiro Siga este procedimento Arraste sobre o texto a ser selecionado. Clique duplamente sobre a palavra. Clique esquerda da linha. Clique duplamente esquerda do pargrafo. Clique trs vezes esquerda de um pargrafo.

MOVENDO-SE DENTRO DE UMA PGINA


PARA MOVER Um caractere direita Um caractere esquerda Uma linha acima Uma linha abaixo Palavra anterior Prxima palavra Incio de uma linha Fim de uma linha Fim do documento PRESSIONE Seta para direita Seta para esquerda Seta para cima Seta para baixo Ctrl + seta esquerda Ctrl + seta direita Home End Ctrl + End

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 52

SALVAR UM DOCUMENTO
Para salvar um documento d um clique no boto ( ) Salvar na barra de ferramentas Padro. Escolha a pasta que deseja armazenar o documento (Salvar em:) d um nome para o documento (Nome do arquivo:) e clique em Salvar.

Sempre que fizer alguma alterao em um documento j existente e fechar o documento, o Word lhe perguntar se deseja salvar as alteraes.

FECHAR UM DOCUMENTO
Para fechar um documento d um clique em Arquivo/Fechar. Ser fechado somente o documento atual deixando o Word livre para iniciar um novo documento.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 53

INICIAR UM NOVO DOCUMENTO


Para iniciar um novo documento d um clique no boto ( ) Novo Documento. Para iniciar um novo documento de exemplo d um clique em Arquivo/ Novo... Escolha um exemplo entre as vrias Guias.

ABRIR UM DOCUMENTO
Para abrir um documento d um clique no boto ( ) Abrir. Escolha o documento clicando em (Examinar:), procure o documento entre suas pastas.

Clique em Abrir.

SELECIONAR TEXTO
Para selecionar parte de um texto d um clique no fim ou incio do texto que voc deseja selecionar (d um clique na margem esquerda se voc deseja selecionar a linha inteira).

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 54

Pressione e mantenha pressionado o boto esquerdo do mouse enquanto arrasta o ponteiro sobre o texto que deseja selecionar. Depois, solte o boto do mouse. Use as seguintes teclas para selecionar texto em um documento: Para Selecionar o documento inteiro Selecionar linha Selecionar pargrafo Selecionar um caractere direita Selecionar um caractere esquerda Selecionar uma palavra direita Selecionar uma palavra esquerda Selecionar at o incio do pargrafo Selecionar at o incio do pargrafo Selecionar at o fim do documento Selecionar at o incio do documento Pressione Ctrl + T 3 cliques esquerda do texto 1 clique esquerda da linha 2 cliques esquerda do parag. Shift + seta direita Shift + seta esquerda Shift + Ctrl + seta direita Shift + Ctrl + seta esquerda Shift + Ctrl + seta para cima Shift + Ctrl + seta para baixo Shift + Ctrl + End Shift + Ctrl + Home

RECORTAR, COPIAR E COLAR TEXTO


Selecione o texto que voc deseja recortar e colar. D um clique no boto ( ) Recortar na barra de ferramenta Padro. Selecione um pargrafo que voc deseja copiar e colar. D um clique no boto ( ) Copiar na barra de ferramenta Padro. D um clique para posicionar o cursor no documento onde voc deseja colar o texto. D um clique no boto ( ) Colar.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 55

DESFAZER E REFAZER ALTERAES


s vezes, voc faz alteraes no texto e, depois, decide que no quer a alterao. Em vez de comear de novo, voc pode desfazer e refazer as alteraes. Digite algum texto em um documento (por exemplo, Impacto Negativo). D um clique no boto ( desaparece. D um clique no boto ( ) Desfazer na barra de ferramentas Padro e o texto ) Refazer na de ferramentas Padro e o texto reaparece.

LOCALIZAR TEXTO
Voc pode usar o recurso Localizar do Word para localizar um texto, caracteres, formatao de pargrafos ou at mesmo os caracteres especiais. Para localizar determinado texto em um documento. Clique em Editar/Localizar Digite a palavra a ser localizada no espao Localizar: Clique em Localizar prxima.

Voc pode localizar e substituir texto. Clique em Editar/ Localizar Na Guia Substituir digite a palavra a ser localizado no espao Localizar, e digite a palavra qual deseja substituir em Substituir por: Clique em Substituir.

FORMATAO DE TEXTO
NEGRITO, ITLICO E SUBLINHADO
Selecione o texto que voc deseja formatar D um clique no boto ( ) Negrito para aplicara formatao Negrito ao texto Exemplo: texto em Negrito D um clique no boto ( Exemplo: texto Itlico ) Itlico para aplicar a formatao Itlico ao texto

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 56

D um clique no boto ( ) Sublinhado para aplicar a formatao Sublinhado ao texto. Exemplo: texto Sublinhado Se voc decide que no que utilizar a formatao basta selecionar o texto e dar um clique novamente no boto que aplicou a formatao.

ALTERAR FONTE
Selecione o texto que deseja formatar. D um clique na seta ( ) Fonte na barra de ferramentas Formatao e d um clique na fonte deseja (Ex: Arial).

ALTERAR TAMANHO DA FONTE


Para alterar o tamanho da fonte selecione o texto que deseja alterar. D um clique na seta ( )Tamanho da Fonte na barra de ferramentas Formatao e d um clique no tamanho desejado.

ALTERAR A COR DA FONTE


Selecione o texto desejado. D um clique na seta ( )Cor da Fonte na barra de ferramentas Formatao e d um clique em uma cor de sua escolha.

REALAR O TEXTO
Chame a ateno para determinada parte de seu texto usando o boto ( Selecione o texto desejado e clique no boto Realar. Voc pode escolher cores diferentes para realar seu texto. Ex: Texto realado 1, Texto realado 2, Texto Realado 3 ) Realar

Formatando o Texto (Menu)


A formatao (alterao) do texto consiste em mudar o tipo de fonte (letra), borda e alinhamento, entre outros modos de sintetizao. Mudando a Fonte do Texto Fonte: o tipo de letra a ser utilizada no texto. Exemplo: Arial Courier Century Impact Old Style Comic Sans Ms

Times New Roman Verdana

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 57

Estilo da Fonte: So as variaes. Negrito, Itlico, Sublinhado. Voc pode utilizar os trs estilos ao mesmo tempo. Ex: Aprendendo Informtica Tamanho: Na lista ele varia entre 8 e 72, sendo necessrio digitar o valor para ter um tamanho maior. Sublinhado: possvel aplicar diferentes tipos de sublinhados, como o tipo Simples, somente palavras, duplo, pontilhado, dentre outros. Para abrir a caixa abaixo, clique no menuFormatar/Fonte.

Capitulando Letras
O recurso Capitular pode ser visto em textos de jornais, revistas, livros e outros. Para inserir Capitular em seu texto, selecione ou simplesmente posicione o cursor no pargrafo desejado. V at o menu Formatar/Capitular. A caixa ao lado ser aberta. Escolha entre as opes Capitular e Na margem, mude a fonte, altura da letra e distncia do texto, se for conveniente. Confirme com OK.

Maisculas e Minsculas
possvel alternar um texto entre maisculas e minsculas depois que o texto foi digitado. Siga os procedimentos a seguir: Selecione o texto desejado. Clique no menu Formatar/Maisculas e Minsculas. A caixa a seguir ser aberta:

Primeira letra de cada sentena em maiscula: Aprendendo informtica centro de formao profissional Minscula: Aprendendo informtica centro de formao profissional

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 58

Maiscula: APRENDENDO INFORMTICA CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL Inverter: aprendendo INFORMTICA CENTRO DE FORMAO PROFISSIONAL Escolha a opo desejada e confirme com OK. Voc pode usar tambm o atalho pelo teclado: SIFHT+F3.

Mudando o nvel de zoom


Essa uma medida da aproximao relativa de seu texto, tome cuidado, pois no tem nada a ver com a medida fsica de suas letras, quando voc for imprimir seu texto. Tem a ver apenas com o tamanho que elas aparecem na tela do monitor de vdeo de seu micro.

Boto Zoom

ORTOGRAFIA E GRAMTICA
O Word exibe linhas onduladas vermelhas abaixo das palavras que ele acha estarem erradas e linhas onduladas verdes abaixo de sentenas que ele acha estarem com problemas gramaticais. Para verificar ortografia e gramtica em seu documento clique no boto ( Ortografia e Gramtica. )

DICIONRIO DE SINNIMOS
O dicionrio de sinnimos do Word uma ferramenta que ajuda a substituir palavras por outras mais adequadas.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 59

Voc deve selecionar a palavra que deseja verificar os sinnimos. Pressione as teclas [Shift] + [F7] para acessar o dicionrio de sinnimos do Word. Voc pode Substituir esta palavra ou Consultar seus sinnimos.

BORDAS
Voc acrescenta uma borda a um dos lados (ou a todos) de um pargrafo ou texto selecionando no Word. As bordas podem acentuar as partes do seu texto, acrescentar um quadro no seu documento inteiro ou dividir sees do documento. D um clique na linha de um pargrafo no seu documento onde voc deseja acrescentar uma borda. D um clique na seta ( ) Borda na barra de Ferramentas Formatao e selecione o tipo de borda desejado.

NMEROS E MARCADORES
Numerao Selecione o texto que voc deseja transformar em uma lista numerada. D um clique no boto ( )Numerao na barra de ferramentas Formatao. Exemplo: Para aumentar sua lista de numerao basta pressionar a

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 60

tecla Enter no fim da ltima linha da numerao. Marcadores Selecione o texto que voc deseja transformar em uma lista com marcadores. D um clique no boto ( ) Marcadores na barra de ferramentas Formatao. Para aumentar sua lista de marcadores basta pressionar a tecla Enter no fim da ltima linha da lista de marcadores. Dica: Voc pode selecionar uma lista numerada ou de marcadores e clicar com o boto direito do mouse em ( )Marcadores e numerao e personalizar esta lista.

SMBOLOS
Para inserir smbolos ao documento. D um clique com o cursor no texto onde voc deseja acrescentar o smbolo. Clique em Inserir/ Smbolo para abrir a caixa de dilogo Smbolo. D um clique duplo no smbolo que voc deseja inserir no documento. Clique no boto Fechar. Ex: , , , , , , , ,

ALINHAMENTO
Ao digitar seu texto em um documento, o texto automaticamente se alinha com a margem esquerda. Porm voc pode alterar o alinhamento do texto da maneira que mais lhe convm. Selecione o texto que voc deseja re-alinhar. D um clique no boto ( direita ) Alinhar Direita na barra de ferramentas para alinha

D um clique no boto( ) Alinha Esquerda na barra de ferramentas para alinha o texto esquerda D um clique no boto ( ) Centralizar na barra de ferramentas para deixar o texto centralizado. A opo Justificar no funciona em palavras ou sentenas individuais, mas somente em pargrafo que ocupe mais de uma linha.

RECUAR PARGRAFOS
Voc pode recuar um pargrafo inteiro para direita da margem esquerda a fim de destaca-lo no texto. D um clique em algum lugar do pargrafo que voc deseja recuar. Clique no boto ( ) Aumentar Recuo duas vezes na barra de ferramentas e o recuo avana para direita em duas paradas de tabulao.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 61

Clique no boto ( ) Diminuir Recuo na barra de ferramentas para mover o pargrafo em duas parada de tabulao para esquerda.

TABULAO
Voc pode definir diferentes tipos de paradas de tabulao: esquerda, direita, decimal ou centralizada. Tabulao alinhada esquerda Tabulao centralizada Tabulao alinhada direita Tabulao decimal Clique no pargrafo em que voc deseja definir uma tabulao. D um clique no boto ( ) de alinhamento de tabulao para escolher o tipo de tabulao que voc deseja. Mova o ponteiro do mouse at o local na rgua onde deseja incluir a parada de tabulao e d um clique.

ESPAAMENTO DA LINHA
Selecione o texto que voc deseja alterar. Clique em Formatar/ Pargrafo para abrir a caixa de dilogo Pargrafo. D um clique no espaamento desejado na lista suspensa Entre linhas (Ex: Duplo). D um clique no boto OK e o seu texto selecionado est com o espaamento de linha escolhido.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 62

QUEBRA DE PGINA
Para inserir uma quebra de pgina clique com o cursor onde voc deseja inserir uma quebra. Clique em Inserir/ Quebra para abrir a caixa de dilogo Quebra. D um clique no tipo de quebra de seo que mais lhe convm (Ex: Prxima Pgina). Clique no boto OK e a quebra de seo aparece no documento. Dica: Voc pode pressionar as teclas Ctrl + Enter para inserir uma quebra de pgina no seu documento.

QUEBRA DE SEO
O Word possui um recurso muito interessante que a Quebra de Seo. A sua utilizao permite que se crie dentro do texto vrias reas com formataes independentes, flexibilizando bastante a edio do Documento. Atravs do uso desse recurso possvel, por exemplo, ter num mesmo documento, pginas formatadas na orientao Retrato e Paisagem.

INSERIR FIGURAS
Para inserir uma figura em seu documento clique com o cursor no local onde deseja inserir a figura. Clique em Inserir/ Imagem/ Clip Art para abrir a caixa de dilogo Inserir Clip Art.

D um clique na categoria de clip-art na guia Figuras e percorra as opes Clique na figura deseja e clique no cone Inserir. Clique no boto Fechar para fechar a caixa de dilogo Inserir Clip-art. Dica: Voc pode dar um clique duplo na figura para abrir a caixa de dilogo Formatar Figura.
Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 63

INSERIR WORDART
Na barra de ferramentas Desenho, clique em ( ) Inserir WordArt. Clique no tipo de objeto de desenho da WordArt desejado e, em seguida, clique em OK. Na caixa de dilogo Editar texto da WordArt, digite o texto que deseja formatar, selecione qualquer outra opo que desejar e, em seguida, clique em OK.

Para adicionar ou alterar os efeitos associados ao texto, use os botes das barras de ferramentas WordArt e Desenho.

COLUNAS
Voc pode exibir um texto em mltiplas colunas (Ex: Jornal) em uma pgina do documento do Word Para isso selecione o texto que deseja transformar em colunas. Clique no boto Colunas, na barra de ferramentas Padro , ou clique no menu Formatar/Colunas e a caixa abaixo se abrir: Em Predefinidas, escolha o estilo de suas colunas. Em Nmero de colunas, voc pode quantas colunas voc quer em seu documento.Em Largura e espaamento, voc pode definir tamanhos definidos para cada coluna, desde que a caixa Colunas da mesma largura no esteja selecionada. Em Linha entre colunas, selecione para dividir as colunas com uma linha. Confirme

clicando no boto OK.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 64

NMEROS DE PGINAS
O Word pode, automaticamente, inserir os nmeros das pginas nos seus documentos e imprimir esses nmeros na posio que voc determinar. Para inserir nmeros de pginas em seu documento clique em Inserir/ Nmeros de Pginas... para abrir a caixa de dilogo Nmeros de Pginas.

D um clique na seta Posio para selecionar se voc quer o nmero na parte superior ou inferior das pginas. Clique na seta Alinhamento para selecionar se voc quer o nmero esquerda, ao centro ou no lado direito, assim como no lado de dentro ou de fora da pgina. D um clique no boto OK e pronto. Dica: Voc pode alterar o formato dos nmeros das pginas para letras ou numerais romanos, clique no boto Formatar na caixa de dilogo Nmeros de Pginas.

CABEALHO E RODAP
Os cabealhos e rodaps so o texto que aprece impresso na parte superior e/ou inferior de cada pgina de um documento. Para inserir um cabealho e rodap em seu documento clique em Exibir/Cabealho e rodap para abrir a barra de ferramentas Cabealho e Rodap. O cursor ser automaticamente posicionado na rea de cabealho.

Digite o texto desejado para a parte superior da pgina D um clique no boto ( ) Alterar Entre Cabealho e Rodap. Digite o texto desejado para parte inferior da pgina. Clique no boto fechar.
Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 65

Dica: Voc pode tambm inserir nmeros de pginas, horas, data, Autotexto e alinhar tanto o cabealho como o rodap utilizandoos botes ( ) de alinhamento.
Ao se exibir o Cabealho e rodap, a barra de ferramentas abaixo se abrir:

23 4

10

11 12

13

Veja a descrio de cada boto abaixo: Boto 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Descrio Insere um Auto Texto no cabealho ou rodap Insere o nmero da pgina atual Insere a quantidade de pginas do documento Formata a exibio do nmero de pgina Insere a data atual Insere a hora atual Ativa a guia Layout da caixa de dilogo Configurar pgina Exibe/Oculta a exibio do texto do documento enquanto o cabealho ou rodap editado Mantm os mesmos estilos aplicados a seo anterior Alterna a edio entre cabealho e rodap Mostra o cabealho da pgina anterior Mostra o cabealho da prxima pgina Fecha a barra de ferramentas e encerra o cabealho e rodap

Para colocar cabealhos diferentes e ou alternados, clique no meu Arquivo/Configurar pgina e escolha a guia Layout. Voc pode configurar um cabealho ou rodap diferentes em Diferentes em pginas pares e mpares ou um cabealho Diferente na primeira pgina, podendo digitar um texto na primeira pgina e a partir da segunda pgina um outro texto. Na opo Da borda, voc controla a distncia do cabealho ou rodap com relao a pgina. Depois de inserido o Cabealho e rodap, para edit-los, basta clicar duas vezes sobres eles, tanto no cabealho quanto no rodap. Voc pode formatar o cabealho da maneira que achar melhor, com fontes e cores como num texto normal.

IMPRIMIR UM DOCUMENTO
O Word facilita a impresso de um documento e permite selecionar as definies de impressoras e fontes. Voc pode imprimir um documento inteiro, algumas pginas especificar o nmero de cpias a imprimir e agrupar as pginas medida que imprime.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 66

Antes mesmo de imprimir um documento voc pode visualizar a impresso, para isso clique no boto ( ) Visualizar Impresso.Clique no boto ( ) Imprimir para imprimir o documento usando as definies padro. Clique em Arquivo/Imprimir... para abrir a caixa de dilogo Imprimir. Em Intervalo de pginas marque: Todos (imprimir todas pginas) Pgina atual (imprimir somente a pgina atual). Pginas (imprimir somente algumas pginas). Em Cpias clique nas ( ) setas para aumentar ou reduzir o nmero de cpias do documento. Clique em OK para imprimir. Dica: Na caixa de dilogo Imprimir clique em ( ) Propriedades para alterar definies de sua impressora (qualidade de impresso e opes de papel).

Auto Correo
Este recurso corrige erros de ortografia a medida que o texto for digitado. Por exemplo, voc digita a palavra uqe ao invs de digitar que, a Auto Correo ir alter-la automaticamente quando a barra de espao for pressionada. O Word possui uma extensa lista de Auto Correo, mas que voc poder alterar quando quiser. Para exibir a Auto correo, clique no menuFerramentas/Opes de Auto Correo. A caixa ao lado ser aberta: A Auto Correo possui algumas opes que voc poder escolher apenas clicando sobre a caixa de seleo, como a opo Corrigir Duas Iniciais Maisculas. Na caixa Substituir, voc digita a palavra errada ou abreviao, como por exemplo vc (sem as aspas) e na caixa Por, a palavra correta voc (sem as aspas). Clique no boto adicionar. Confirme com OK. Quando voc digitar e pressionar a barra de espaos, a palavra ser automaticamente substituda.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 67

Inserindo Data e Hora


Podemos inserir a data atual do computador em nosso documento, com a facilidade de que uma vez inserida a data e a hora, ela ser automaticamente atualizada pelo Word. Clique no menu Inserir/Data e Hora. A caixa seguinte ser aberta: Escolha a data e/ou hora desejada, selecione a caixa Atualizar automaticamente (caso ainda no esteja selecionada) e em seguida confirme com OK.

TABELAS
Em vez de criar longas listas de informaes e tentar fazer uma referncia cruzada dessas listas voc pode simplesmente incluir uma tabela no seu documento. As tabelas podem ser usadas para organizar as informaes e criar colunas de texto lado a lado para apresentar os dados de uma maneira fcil de ler. Para criar uma tabela d um clique no boto ( )Inserir Tabela na barra de ferramentas Padro e selecione o nmero de linhas e colunas que deseja. Digite o texto que a primeira clula da tabela deve conter. Pressione as teclas Tab e seta para cima ou seta para baixo para navegar na tabela e incluir o texto. As linhas so redimensionadas para encaixar as informaes digitadas Dica: Clique em qualquer clula da tabela.Clique em Tabela/AutoFormatao da tabela para abrir a caixa de dilogo AutoFormatao da Tabela, escolha uma opo na lista Formatos.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 68

Convertendo tabelas em textos / Textos em tabelas


recorrente as questes de concurso que trazem assertivas sobre a converso de texto em tabela e/ou tabela em texto. No caso de termos um texto selecionado, normalmente separado por vrgulas, no menu Tabelas, clica-se na opo Converter, selecionando texto em tabelas...

Aps o usurio definir os parmetros (conforme a figura ao lado) e clicar Ok, o texto anteriormente selecionado se transformar em tabelas. O processo inverso tambm possvel, gerando a janela abaixo:

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 69

Configurando Pginas
Para ativar a Caixa do Comando Configurar Pgina clique no menu Arquivo e logo aps em configurar pgina. A Guia Margens, permite ao usurio mudar o tamanho das margens laterais (esquerda, direita, superior e inferior). possvel tambm definir a Medianiz, que o espaamento que pode ser utilizado para encardenao. Ateno: A medianiz s pode ser definida na parte superior e na margem esquerda do documento. Orientao: diz respeito a de que forma o documento ser escrito (Retrato ou Paisagem).

A Guia Papel permite ao usurio mudar o tamanho do papel usado para impresso do documento.

A Guia Layout permite mudar as configuraes do documento com relao a cabealho e rodap, Alinhamento da pgina, ente outros.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 70

MALA DIRETA
Um recurso muito utilizado ultimamente o recurso mala direta. Que permite criarmos um documento que atenda a nossas exigncias e possa ser enviado para todos nossos contatos (ex. clientes). Podemos uma planilha no Microsoft Excel que contenha todas informaes de nossos contatos e inserir os dados necessrios em um documento Word. Criando assim uma carta ou envelopes onde o cabealho ser igual a todos os contatos.

Para criar uma mala direta com base em uma planilha Excel, clique no menu Ferramentas/Cartas e Correspondncias/Mala direta Um painel Auxiliar de mala direta ir se abrir.

Escolha a opo Cartas e logo abaixo, Prxima: Documento inicial No prximo painel, escolha Usar o documento atual, e logo abaixo Prxima: Selecione os destinatrios.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 71

Se j tiver a lista pronta, selecione Usar uma lista existente. Caso queira utilizar o Word para criar a lista, selecione Digitar uma nova lista e clique em Criar... Aps a escolha do campos e digitao, temos a seguinte tabela:

A seguir clique em Prxima:Escreva a carta Como nosso exemplo j foi digitado, vamos proceder a colocao dos campos no documento.
Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 72

Proceda a colocao de todos os campos. Ao final clique em Prxima: Visualize as cartas

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 73

CRIAR PGINAS WEB


Para usar o seu documento como uma pgina Web, preciso salv-lo no formato Html. Crie um documento normalmente usando as formataes desejadas como fonte, tamanho da fonte, cor da fonte, figuras, alinhamento, tabelas, etc. Aps terminar de criar seu documento clique em Arquivo/ Salvar como...

Escolha a pasta onde deseja guardar o arquivo e o Nome do arquivo. Salvar como tipo: clique na seta e escolha Pginas da Web. Clique no boto Alterar ttulo para alterar o ttulo da pgina. Clique no boto ( ) Salvar.

CRIAR HYPERLINKS
Caso queira criar somente um atalho para uma pgina Web ou outro arquivo em seu documento crie ento um Hyperlink. Clique no boto ( ) Inserir Hyperlink.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 74

No espao Endereo: voc deve digitar o endereo que deseja que seja visitado pode ser um documento local ou uma pgina Web. No espao reservado para Texto para exibio: digite o texto que indica a pgina a ser visitada. Clique no boto OK para ver o resultado.

PROTEGER SEUS DOCUMENTOS


Voc pode proteger seus documentos criados no Word a fim de preserv-lo contra alteraes. Um documento protegido conta com uma senha de proteo impedindo que o documento seja alterado. Para proteger um documento clique em Ferramentas/Proteger documentos.

Na guia Restrio de Edio, escolha Preenchendo formulrios

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 75

Digite uma senha na caixa de senha e clique no boto OK. Salve novamente o documento clicando no boto ( ) Salvar e seu documento estar protegido contra ra alteraes.

INSERIR NDICES
tarefa comum na elaborao de um trabalho cientfico, monografia, livros a elaborao de ndices. O Word possui ferramentas que nos auxilia na criao e manuteno de ndices analticos, remissivos e de ilustraes. Inicialmente, devemos definir dentro do texto as partes que devem aparecer no ndice. Seleciona-se se o texto e aplica-se aplica se um estilo (Ttulo 1, por exemplo). O estabelecimento de um formato de estilo j define o Nvel de cada texto que aparecer no ndice (Exemplo, xemplo, se o estilo definido for Ttulo 2, o nvel desse texto ser Nvel 2). Outra possibilidade se trabalhar no modo Estrutura de Tpicos, definindo os nveis de cada trecho de texto.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 76

Uma vez definidos os nveis do ndice, deve ser acessado o menu Inserir>Referncia>ndices

possvel definir o Preenchimento da tabulao, o modelo de ndice a ser utilizado e a quantidade de nveis a ser mostrado. Para o caso de mudanas de ttulos e/ou acrscimo de contedo, possvel atualizar o ndice de forma fcil, clicando com o boto direito do mouse no ndice e clicando Atualizar ndice.

SALVANDO ARQUIVOS COM SENHA


No Word possvel salvar arquivos com senha, evitando a leitura de documentos por pessoas no autorizadas. O procedimento simples: No menuArquivo, clica em Salvar como...e em Ferramentas clica Opes de segurana...A partir da janela selecionada, adiciona-se as 02 opes de senha, confirmadoas e ao clicar Ok, seu arquivo spoder ser aberto com a colocao da referida senha. Ateno: no esqueam a senha, pois sem ela o arquivo no ser aberto.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 77

Excel 2003
O Microsoft Excel uma planilha eletrnica capaz de executar clculos, funes grficas e de banco de dados, alm de muito mais. No nosso dia a dia podemos construir uma planilha no Excel para fazer o controle do extrato bancrio, controle de notas escolares, controle de estoque da empresa, despesas e receitas, controlar o pagamento de funcionrios e muito mais.

Iniciando o Microsoft Excel


Para iniciar o Excel basta clicar no menuIniciar > Todos os Programas > Microsoft Office > Microsoft Office Excel 2003. Ao ser aberto, a seguinte tela ser colocada na rea de trabalho.

A JANELA DO EXCEL
Barra De Ttulo Barra de Menus Barra de Ferramentas Padro Barra de Formatao

Ttulo da Coluna Barra de Frmulas


rea de trabalho do Excel

Ttulo da Linha Barra de Rolagem Vertical

Barra de Rolagem Horizontal

Guias ou Planilhas

Barra de Desenho Botes de Rolagem de Guias Barra de Status

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 78

DESCRIO Barra de Ttulo Barra de Menus Barra de Ferramentas Padro Barra de Ferramentas de Formatao Barra de Frmulas Ttulo da Coluna Ttulo da Linha Barras de Rolagem Botes de rolagem de guias Guias Barra de status Cursor

OBJETIVO a primeira linha da janela do Excel. Ela apresenta o nome do aplicativo e o nome da pasta de trabalho. Exibe os nomes dos menus de aplicativo, podendo ser personalizada. So as barras que apresentam as ferramentas (cones) com as principais funes do Excel. uma maneira de agilizar o trabalho. Contm os botes que trabalham com a formatao do texto e das clulas. A barra de frmula exibe a referncia da clula ativa, o objeto selecionado ou frmulas. medida que voc digita / edita o texto na clula ativa, ele aparece na barra de frmulas. Identifica as colunas do Excel. Identifica as linhas do Excel. Movimentam a planilha nos sentidos Indicados pelas mesmas. Rolam entre as guias da pasta de trabalho. Cada guia Indica uma planilha diferente dentro da pasta de trabalho. Cada planilha possui 256 colunas e 65.536 linhas. uma barra de orientao para o usurio (ltima linha da tela), que visa apresentar o estado atual de algumas caractersticas de trabalho, ou dicas sobre alguns recursos do programa. Uma caixa retangular que Indica a clula ativa, onde entraro os dados que sero digitamos.

Principais Setas
No Microsoft Excel existem vrios tipos de setas. Existem 5 mais usadas: Esta utilizada para carregar um dado de uma clula ativa para outra. Segurando o CTRL voc poder fazer cpias da clula ativa em outras clulas, tambm voc pode alternar entre as planilhas. Esta utilizada para copiar frmulas de uma clula ativa para outra. Segurando e arrastando para qualquer direo voc poder fazer alm da cpia da frmula da clula ativa, o preenchimento automtico de datas, listas nmeros e outros. Esta utilizada para manter uma clula ativa, tambm seleciona uma clula, uma regio ou a planilha inteira. Segurando o CTRL voc poder selecionar vrios locais diferentes e/ou vrias planilhas diferentes. Esta seta utilizada para ajustar o espaamento entre as colunas e linhas. Segurando e arrastando voc regula o tamanho da coluna ou linha. Esta seta utilizada para selecionar as colunas e linhas. Segurando e arrastando voc seleciona vrias colunas ou linhas.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 79

Conceitos Bsicos e Seleo Termo


Endereo clula de uma

Descrio
a posio da clula. composto pela unio de colunas e linhas. Ex.: A1, F35, AZ2500. Para selecionar, s clicar na clula desejada. a unio de vrias clulas diferentes. Definimos uma regio indicando a primeira clula do canto superior esquerdo e a ltima clula do canto inferior direito, separadas por dois pontos :. Ex.: A1:B5 ou F8:G45. Para selecionar uma regio s clicar e arrastar com a seta de cruz branca. uma regio da planilha que foi marcada pelo usurio - est em destaque - para sertrabalhada. uma matriz composta por linhas e colunas onde podemos armazenar, manipular, calcular e analisar dados. Voc pode inserir grficos diretamente em sua planilha, e inmeros objetos (desenhos, figuras, entre outros). Para selecionar toda planilha s clicar acima da linha 1 e antes da coluna A. um conjunto de planilhas que so agrupadas sob um mesmo arquivo para facilitar o trabalho, simplificando o gerenciamento dos dados. Voc pode classificar, pesquisar e administrar facilmente informaes de uma planilha, simulando um banco de dados. Voc pode rapidamente apresentar os seus dados sob a forma de um grfico pr-definido ou personalizado.

Regio da planilha Seleo

Planilha

Pasta de Trabalho Banco de Dados Grficos

Tipos de dados de uma planilha


Tipode Dados Texto Valores Frmulas Descrio Caracteres alfanumricos utilizados para descrever os dados contidos em uma planilha. So os nmeros propriamente ditos. So relaes matemticas ou equaes contidas numa clula. So iniciadas sempre pelo sinal de igual. Ex.: =g4*50% + h4*1,3 So pequenas rotinas que sempre nos retornaro um resultado que ser impresso na clula que a contm. Exemplos: =SOMA(C2:C15). A clula que conter esta funo ter o resultado da soma dos valores das clulas C2 at C15. =MDIA(D8:D20). A clula que conter esta funo calcular o resultado da mdia dos valores das clulas D8 at D20.

Funes

Linha, coluna e clula


LINHA - dentro do Excel as linhas so identificadas com nmeros no canto esquerdo da tela que vai de 1 a 65.536. Ou seja, em cada planilha podemos ter at 65536 linhas. COLUNA - as colunas so identificadas com letras de A a Z e combinaes de letras (AB, AC, etc) at totalizarem 256 colunas. CLULA - a unidade de uma planilha na qual voc pode inserir e armazenar dados. A interseo de cada linha e coluna em uma planilha forma uma clula. Voc pode inserir um valor constante ou uma frmula em cada clula. Um valor constante normalmente um

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 80

nmero (incluindo uma data ou hora) ou texto, mas pode tambm ser um valor lgico ou valor de erro.

Uma clula ativa (B3)

ENDEREO DA CLULA - Toda clula indicada atravs de um endereo. O endereo formado pela letra (ou letras) da coluna e o nmero da linha. Por exemplo, a clula formada pelo encontro da primeira coluna (A), com a primeira linha (1), possui o endereo A1. A clula B35 a clula formada pelo encontro da coluna B, com a linha 35. INTERVALO DE CLULAS - Um intervalo de clulas uma regio da planilha que selecionamos a fim de trabalhar e modificar. Ele identificado atravs da clula do canto superior esquerdo e do canto inferior direito da faixa de clulas. Uma faixa representada pelo endereo da primeira clula (canto superior esquerdo), dois pontos (:) e o endereo da ltima clula (canto inferior direito). Por exemplo: A1:A8, representa a faixa de clulas de A1 at A8, conforme indicado na figura a seguir:

Intervalo de clulas selecionadas

Inserindo dados
Para digitar dados nas clulas do Excel, basta que ela esteja ativa. O dado digitado (texto, funo, etc.) aparece na clula e na barra de frmulas. Para ativar uma clula, basta clicar sobre ela com o ponteiro do mouse no formato de uma cruz branca.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 81

Outra forma de ativar uma clula usando uma das quatro setas de movimentao do seu teclado.

Trabalhando com clulas


Seleo de uma nica Clula
Para selecionar uma clula, basta clicar nela com o mouse em forma de cruz branca e ela estar selecionada. Agora s digitar ali o contedo que desejar.

Seleo de Mltiplas Clulas


Em seqncia: Clique sobre a primeira clula da seqncia que quer selecionar, mantenha o boto esquerdo do mouse pressionado e arraste at a ltima clula da seqncia. Clulas alternadas: Clique sobre a primeira clula, mantenha pressionada a tecla CTRL e v clicando sobre as demais clulas. As clulas selecionadas anteriormente no sero desmarcadas.

Como Mover Uma Clula:


Selecione uma clula editada qualquer. Coloque o ponteiro do mouse sobre uma das bordas. O ponteiro assumir o formato de uma seta, indicando que voc pode arrastar a clula. Com o ponteiro em forma de seta, pressione o boto esquerdo do mouse, arraste o ponteiro da clula para outra clula qualquer e solte o boto. O texto da clula original aparecer na clula destino.

Como Copiar Uma Clula


Proceda da mesma forma como se fosse mover a clula; no entanto, antes de soltar o boto do mouse, pressione a tecla CRTL, arraste e depois solte primeiro o mouse e depois a tecla CRTL. Observao: Quando voc copia uma clula pressionando CRTL, aparece um sinal muito pequeno do smbolo (+) junto clula que est sendo copiada.

Pastas de trabalho e Planilhas


O que so as Pastas de trabalho? Quando criamos uma ou mais planilhas no Excel, estas so salvas em um arquivo com a extenso .xls. Um conjunto de uma ou mais planilhas, salvas em um arquivo .xls, o que o Excel chama de Pasta de Trabalho. Em resumo: "Pasta de Trabalho = Arquivo .xls gravado no disco". Ao abrirmos uma nova pasta de trabalho, esta criada,
Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 82

por padro, com trs planilhas (Plan1, Plan2 e Plan3), conforme indicado na Figura a seguir:

As trs planilhas padres do Excel

No Microsoft Excel, uma pasta de trabalho o arquivo no qual voc trabalha e armazena seus dados. Ao abrirmos o Excel, por padro criada uma pasta chamada Pasta 1.

Planilhas Use as planilhas para listar e analisar os dados. Voc pode inserir e editar dados em diversas planilhas simultaneamente e realizar clculos com base nos dados dessas planilhas. Inserindo planilhas
Clique sobre o menuInserir > Planilha. A nova planilha aparecer antes da planilha atual.

Renomeando planilhas
Voc pode dar um nome a sua planilha para que seja capaz de identificar o assunto do qual ela trata. Clique com o boto direito do mouse sobre o nome da planilha que quer renomear; Clique em Renomear. Digite o nome da planilha e pressione a tecla Enter.

Excluindo planilhas
Posicione-se na planilha que quer excluir; Clique em Editar > Excluir planilha. Confirme a excluso clicando em Ok.

Movendo planilhas Clique sobre o nome da planilha que quer mover, mantenha o boto do mouse pressionado e arraste a planilha para o local desejado. O novo local ser indicado por uma pequena seta.

Formatando linhas e colunas


Podemos alterar o tamanho das linhas e colunas, assim como inserir mais linhas ou mais colunas, ou excluir linhas e colunas em excesso.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 83

Alterando o tamanho das linhas e colunas


Para alterar o tamanho das colunas posicione o cursor do mouse sobre a linha que divide o nome das colunas. Aparecer um pequeno cursor no formato de duas setas pretas. Arraste para o lado desejado a fim de aumentar ou reduzir o tamanho da coluna. Veja abaixo:

Largura da coluna sendo definida

Perceba que aparece uma pequena caixa de texto amarela identificando a largura atual da coluna. Isso til se voc possui um valor j definido de largura. O mesmo funciona com as linhas. Apenas posicione o mouse sobre a linha que divide os nmeros que identificam as linhas e arraste para cima ou para baixo para aumentar ou reduzir respectivamente.

Inserindo linhas e colunas


A nova linha aparece sobre a linha que contm a clula atualmente selecionada. Para isso, clique sobre o menuInserir > Linhas. Para inserir colunas, clique no menuInserir > Colunas. A nova coluna aparece no lado esquerdo da coluna que possui a clula atualmente selecionada.

Excluindo linhas e colunas


Para excluir uma linha clique com o boto direito do mouse sobre o nmero que identifica a linha e aps no menu que surge clique sobre Excluir. Faa o mesmo para as colunas.

Formatando as clulas
Assim como nos editores de texto, possvel no Excel alterarmos a fonte, cor, tamanho, alinhamento, dentre outras opes.

Formatar a fonte
Selecione as clulas desejadas; Utilize a barra de formatao para realizar as alteraes:

Fonte Estilo da fonte Tamanho da fonte Alinhamento

Cor de preenchimento da clula Cor da fonte

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 84

Inserir bordas
Selecione a seqncia de clulas o qual que inserir uma borda; Clique sobre o menuFormatar > Clulas; Clique na guia Borda. Surgir a janela:

Caixa de dilogo Formatar clulas

Escolha um dos estilos de linha para a borda. Mais abaixo defina uma cor para esta linha; Aps, clique sobre um dos botes Contorno ou Interna para aplicar a borda; Para eliminar as linhas clique sobre o boto Nenhuma; Clique Ok quando terminar.

Alinhar o contedo das clulas


Alm dos tradicionais botes de alinhamento na barra de formatao, existem outras opes de alinhamento bastante interessantes. Selecione as clulas que sero alinhadas; Clique sobre o menuFormatar > Clulas; Clique na guia Alinhamento. Veja a figura: Em alinhamento de texto, defina um alinhamento horizontal e um vertical para o contedo das clulas selecionadas;

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 85

Orientao do texto
Em Orientao, clique sobre o texto vertical para orientar seu texto na posio vertical ou defina um ngulo de giro para o texto das clulas selecionadas digitando o valor ou utilizando o pequeno controle de ngulo como voc v abaixo:

Clique aqui para orientar o texto na posio vertical

Clique e arraste para definir o ngulo do texto...

...ou digite o valor do ngulo neste campo.

Retorno automtico de texto


O retorno automtico de texto faz com que haja uma quebra de linha do texto dentro de uma nica clula. Isso se faz necessrio quando a quantidade de texto grande e voc no quer aumentar demais as colunas para exibi-lo.

Mesclar clulas
Ao selecionarmos duas ou mais clulas, podemos uni-las, transformando-as em uma nica clula para, por exemplo, inserirmos um ttulo para a nossa planilha. Selecione a seqncia de clulas que quer mesclar. Clique no boto Mesclar clulas. Para cancelar uma mesclagem, basta selecionar a clula mesclada e clicar novamente no boto Mesclar clulas.

Inserindo frmulas
Para tornar os dados realmente teis voc precisa criar frmulas. Elas podem desempenhar tarefas simples como somar valores de duas ou mais clulas ou tarefas mais complexas. O uso de frmulas pode ajud-lo a analisar os dados de uma planilha. Atravs de frmulas, voc pode executar operaes tais como adio, multiplicao e comparao de valores da planilha. Toda vez que desejar incluir valores calculados em uma planilha o melhor recurso a utilizar ser frmula. Uma Frmula no Excel sempre inicia com o sinal de "=", para visualizar a frmula basta clicar duas vezes sobre a clula que a contm ou clicar uma vez e visualizar o contedo da clula na barra de frmulas.

Os operadores
Os Operadores so usados para especificar a operao, como adio, subtrao ou multiplicao, a ser executada nos elementos de uma frmula.
Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 86

Operadores Aritmticos: + adio - subtrao / diviso * multiplicao % porcentagem ^ exponenciao

Por exemplo, a frmula: =10^2*25%eleva 10 ao quadrado e multiplica o resultado por 0,25, gerando o resultado 25. Experimente fazer o teste em uma clula do Excel, mas lembre-se, voc s ver o resultado na clula depois que teclar Enter. Dica: ao invs de digitar a frmula toda, voc pode clicar sobre as clulas que faro parte da operao. Veja a figura abaixo:

Para efetuar a soma dos valores mostrados, proceda da seguinte maneira: Selecione a clula A3; Digite o sinal de =; Clique sobre a clula A1. O endereo da mesma aparece logo aps o =; Digite o sinal de adio +; Clique sobre a clula A2, pressione a tecla Enter e veja o resultado.

Somando valores em planilhas diferentes


Para efetuar a soma dos valores que esto em planilhas diferentes, faa como o exemplo abaixo: Selecione a planilha e aps a clula que ir receber o valor; Digite: =Plan1!A10+Plan2!B20+Plan4!A15 Esta frmula ir somar a clula A10 da planilha 1 com a clula B20 da planilha 2 e tambm com a clula A15 da planilha 4. Se voc renomear as planilhas, a frmula dever conter os nomes corretos das planilhas. Veja o exemplo. =ContasReceber!A10-ContasPagar!B20 Esta frmula ir subtrair o valor da clula A10 da planilha ContasReceber com o valor da clula B20 da planilha ContasPagar.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 87

Funes
O uso de funes:
Uma funo uma frmula especial, pr-definida, que toma um ou mais valores (os parmetros), executa uma operao e produz um valor ou valores. As funes podem ser usadas isoladamente ou como bloco de construo de outras frmulas. O uso de funes simplifica as planilhas, especialmente aquelas que realizam clculos extensos e complexos. Por exemplo, ao invs de digitar a frmula =A1+A2+A3+A4+...+A200, voc pode usar a funo SOMA(A1:A200), para calcular a soma das clulas do intervalo entre a clula A1 e a clula A200. Se uma funo aparecer no incio de uma frmula, anteceda-a com um sinal de igual, como em qualquer frmula. Os parnteses informam ao Excel onde os argumentos iniciam e terminam, lembre-se de que no pode haver espao antes ou depois dos parnteses. Os argumentos podem ser nmeros, textos, valores lgicos ou referncias. Vamos aprender algumas funes bsicas do Excel. SOMA() MDIA() MXIMO() MNIMO() SE()

Funo Soma =SOMA( )


Esta funo produz a soma de todos os nmeros includos como argumentos, ou seja, que estiverem dentro do intervalo especificado. Sintaxe: =SOMA(nm1;nm2;intervalo 1;intervalo 2;...)

Se A1, A2 e A3 contiverem respectivamente os nmeros 5, 8 e 2, ento:


=SOMA(A1:A3) resultar 15 =SOMA(A1:A3;15;5) resultar 35

Funo Mdia =MDIA( )


Esta funo produz a mdia (aritmtica) dos argumentos. Ela aceita de 1 a 30 argumentos, e os argumentos devem ser nmeros, matrizes ou referncias que contenham nmeros. Importante: O nome da funo deve ser escrito com o acento, caso contrrio ser gerado um erro. Sintaxe: =MDIA(nm1;nm2;intervalo 1;intervalo 2;...) Exemplo: =MDIA(5;6;7) , ir retornar o valor 6 =MDIA(A1:A20), ir retornar a mdia dos valores na faixa de A1 at A20.
Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 88

Vamos simular a mdia das notas de cada bimestre de um boletim escolar. Para tal, siga os passos: Digite os valores mostrados na figura abaixo:

Selecione a clula F4. Digite: =MDIA(B4:E4) e pressione Enter; O resultado da mdia ser exibido. Faa o mesmo para as demais disciplinas. Salve o arquivo na pasta Meus documentos com o nome de Boletim Escolar.

Funo Mximo =MXIMO( )


Esta funo retorna o maior nmero da lista de argumentos, ou seja, fornece o valor do maior nmero que estiver dentro do intervalo de clulas passado como parmetro.
Sintaxe: =MXIMO(nm1;nm2;intervalo 1;intervalo 2;...)

So usados argumentos que sejam nmeros, clulas vazias, valores lgicos ou representaes de nmeros em forma de texto. Argumentos que sejam valores de erro ou texto que no possa ser traduzido em nmeros causaro erros. Exemplo: Se o intervalo A1:A5 contiver os nmeros 10, 7, 9, 27 e 2, ento: =MXIMO(A1:A5) resultado 27

Funo Mnimo =MNIMO( )


Esta funo bem parecida com a funo MXIMO(), s que retorna o menor nmero de uma lista de argumentos, ou que esteja dentro do intervalo de clulas. Sintaxe: =MNIMO(nm1;nm2;intervalo 1;intervalo2;...) Exemplo: Se A1:A5 contiver os nmeros 10, 7, 9, 27 e 2, ento: =MNIMO(A1:A5) resultado 2 =MNIMO(A1:A5;0) resultado 0

Funo SE Essa funo verifica se uma condio foi satisfeita e retorna um valor se for Verdadeiro ou outro, se for Falso.
Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 89

Sintaxe: =SE(teste_lgico; valor_se_verdadeiro; valor_se_falso)

Exemplo: Se G4 = Se(F4>7; Aprovado;Reprovado)

Autopreenchimento
O autopreenchimento permite que voc digite o incio de uma srie contnua e o Excel continuar essa srie. Imagine que voc precisa inserir em sua planilha uma srie de nmeros que vai do valor 1 at o 20, cada valor em sua prpria clula de forma seqencial. Bastaria digitar os dois primeiros valores e o Excel completaria o restante. Veja o exemplo. Digite os valores conforme voc v abaixo:

Faa a soma dos dois primeiros valores. Coloque o resultado na clula C3. Em seguida selecione a clula C3. observe que no canto inferior direito da clula selecionada existe um pequeno quadradinho preto. Veja abaixo:

Posicionando o mouse sobre este ponto o ponteiro do mouse se transformar em uma cruz preta; Pressione o boto do mouse e arraste at a clula D10 e solte. Veja o resultado.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 90

Comentrios
O recurso inserir comentrio permite que voc insira uma caixa de texto onde poder digitar uma anotao ou lembrete que podero ser impressos na planilha ou visualizados no momento desejado.

Inserindo comentrios
Selecione a clula desejada; Clique sobre o menuInserir > comentrio; Na caixa flutuante que aparece, digite o texto desejado; Agora cada vez que o mouse for posicionado sobre a clula que recebeu o comentrio este ser exibido. Um pequeno ponto vermelho indicar as clulas que possuem comentrios.

Comentrio inserido na clula A2

Ocultando/exibindo comentrios
Para que os comentrios fiquem visveis sem a necessidade do mouse, clique sobre o menuExibir > Comentrios. Para ocult-los, clique novamente em Exibir > Comentrios, desmarcando a opo.

Editando comentrios
Para editar o comentrio, basta selecionar a clula que o contm e em seguida clicar no menuInserir > Editar comentrio.

Excluindo comentrios
Para excluir o comentrio, basta selecionar a clula que o contm e em seguida clicar no menuEditar > Limpar > Comentrios.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 91

Configurar pgina para impresso


Configuraes bsicas de impresso
Antes de imprimirmos uma planilha, podemos fazer uma srie de configuraes. Estas configuraes so acessadas atravs do comando Arquivo > Configurar Pgina. Ao selecionarmos este comando ser exibida a janela indicada na figura a seguir:

Caixa de dilogo Configurar pgina

Para orientao da pgina temos as seguintes opes: Retrato: Imprime no sentido normal. Paisagem: Inverte o sentido de impresso. Utilizado quando temos planilhas muito largas, em que a impresso no caberia na orientao Retrato. Tamanho do papel. Escolha uma das opes disponveis.

Configurando margens
Na caixa de dilogo Configurar pgina d um clique na guia Margens, com isso ser exibida a janela indicada na figura a seguir:

Guia Margens da caixa de dilogo Configurar pgina

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 92

Nesta tela podemos configurar margens Superior, Inferior, Esquerda e Direita, alm das margens do Cabealho e Rodap.

Centralizar rea de impresso


Para centralizar a rea de impresso devemos marcar as opes Horizontal e Vertical, na guia Margens. Ao marcarmos estas duas opes, observe que a visualizao j exibe a rea de impresso centralizada em relao pgina, conforme destacado na figura a seguir:

No destaque a planilha centralizada na folha

Visualizando a Impresso
Para visualizar a impresso d um clique no boto ( ). Ser exibida uma prvia do que ser impresso, conforme indicado na figura a seguir:

rea de impresso

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 93

Clique no boto Zoom para aproximar o documento ou afast-lo. Voc poder usar o mouse para aproximar uma determinada rea da folha. Nesta tela voc pode utilizar o boto Prxima, para visualizar a prxima pgina, caso a planilha possua diversas pginas. O boto Anterior volta uma pgina. Para imprimir basta clicar no boto Imprimir. Para sair da visualizao de impresso, pressione a tecla ESC ou pressione o boto Fechar.

Cabealhos e rodaps Os cabealhos podem ser usados para informar um ttulo ou texto que identifique o que est sendo impresso e, s vezes, pode vir acompanhado da data/hora de emisso. Os rodaps so teis na colocao do nmero da pgina ou outras informaes gerais. O padro do Microsoft Office Excel 2003 colocar o nome da planilha no topo e o nmero da pgina atual na base, ambos centralizados horizontalmente em relao s margens da planilha. Clique na guia Cabealho/Rodap.

Classificar dados
Classificar no Excel significa ordenar os dados da planilha. O Excel possui uma classificao em ordem ascendente ou descendente, permitindo que voc escolha por qual coluna deseja que os dados sejam classificados, alm de permitir uma classificao dentro de outra.

Como classificar dados


Digite os dados mostrados na figura ao lado:

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 94

Selecione os dados que voc quer classificar; Clique no menuDados > Classificar... A janela abaixo surgir;

Caixa de dilogo Classificar

Classificar por Permite que voc escolha a coluna segundo a qual deseja classificar os dados, e que selecione as opes crescente ou decrescente para a ordem de classificao. Selecione o boto de opo Crescente para colocar o menor nmero, o incio do alfabeto ou a data mais antiga em primeiro lugar na lista de itens classificados. Selecione o boto de opo Decrescente para colocar o maior nmero, o final do alfabeto ou a data mais recente em primeiro lugar na lista de itens classificados. No nosso exemplo marque a opo Nome caso no esteja e coloque em ordem Crescente. Clique no boto OK e observe a classificao dos nomes da lista

Validao de Dados
possvel definir valores especficos para uma determinada clula. No Menu Dados, submenu Validao..., escolher Lista e definir na planilha rea de dados que assumir os possveis valores.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 95

Se for tentado o preenchimento com algum valor diferente dos j definidos aparecer a mensagem abaixo

AutoFiltro
O recurso AutoFiltro permite a seleo de dados de maneira rpida e prtica em sua planilha, atravs de critrios previamente estabelecidos por voc. Como o nome diz, ele filtra os dados e quando voc precisar imprimir, sero impressos somente os dados filtrados. Alm disso, o filtro pode ser facilmente removido. Voc seleciona os dados necessrios sem precisar alterar a planilha original nem criar uma nova.

Inserindo AutoFiltro
Para utilizar o recurso AutoFiltro, digite a tabela conforme mostra a figura abaixo: Para utilizar o recurso, clique em qualquer clula da rea de dados da planilha, por exemplo, a clula A2. Clique no menuDados > Filtrar > AutoFiltro. Ao selecionarmos este comando, no ttulo de cada coluna transformado em uma lista com os valores de cada coluna observe as pequenas setas que surgiram - conforme destacada na figura a seguir:

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 96

Vamos fazer com que sejam exibidos, por exemplo, apenas os nomes iguais a Eduardo. D um clique na setinha para baixo ao lado da coluna Nomes. Ser exibida uma lista com todos os nomes. D um clique em Eduardo, conforme indicado na figura a seguir: Sero exibidos apenas os nomes iguais a Eduardo, conforme indicado na figura a seguir. Observe tambm que a setinha mudou sua cor para azul, indicando que nesta coluna foi feita uma filtragem.

Personalizando a filtragem
Vamos para outro exemplo. Para filtrar os telefones que comecem com 3333, clique na seta ao lado de Telefones e selecione a opo Personalizar. Surge a janela Personalizar AutoFiltro, na caixa de texto abaixo de Telefone voc deve selecionar a opo comea com e na frente digitar 3333. Em seguida clique no boto OK. Veja a figura a seguir:

Aps a filtragem dos dados a planilha deve ficar como a figura a seguir:

Vale lembrar que estas setas no sero impressas.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 97

Mais opes de filtro


Voc deve ter observado que alm da caixa de texto que preencheu existe outra e entre elas as opes E eOU. Significa que voc pode fazer duas filtragens de dados no mesmo campo, relacionando as duas. A opo E associada a uma segunda condio significa que voc deseja que as duas condies devem ser atendidas na filtragem ao mesmo tempo. A opo OU associada a uma segunda condio significa que voc deseja que uma condio ou a outra seja atendida. Colocando isso num exemplo prtico, no caso da planilha, clique na setinha ao lado de Telefone, escolha a opo Personalizar marque a opo E, configure a segunda condio como a primeira comea com - porm trocando o prefixo do telefone para 4444 e clique no boto OK. Veja a figura:

Observe que no foi mostrado nenhum dado da planilha. Isso pode ser explicado pelo motivo de no existir nenhum telefone que comece com 3333 e 4444 ao mesmo tempo. Retire o filtro feito clicando no menuDados > Filtrar > Mostrar todos e repita o processo anterior, marcando agora a opo OU e clique no OK. Observe que agora foram exibidos os telefones que comeam com 3333 e tambm os que comeam com 4444, visto que a condio especificada que devem ser exibidos queles telefones que comecem com 3333 ou que comecem com 4444.

Grficos
O grfico permite que voc visualize mais claramente dados da planilha. O grfico gera uma imagem permitindo comparao entre valores atravs de visualizao grfica, como o prprio nome diz.

Construindo um grfico
Antes de qualquer coisa, precisamos digitar os dados que daro origem ao grfico. Digite os valores como mostrado na figura abaixo:

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 98

Em seguida selecione os dados desde a clula A2 at a clula B6. Clique no cone Assistente de grfico . O assistente de grfico abre a janela Assistente de grfico etapa 1 de 4 tipo de grfico, o que significa que voc est na primeira etapa de uma srie de 4 etapas e que essa primeira etapa recebe o nome Tipo de grfico. Nessa etapa voc deve selecionar o tipo do grfico que deseja construir, veja a figura a seguir:

Escolha aqui o tipo de grfico que quer usar.

De acordo com o grfico escolhido, aqui voc escolher o subtipo de grfico.

Mantenha o mouse pressionado sobre este boto e voc poder visualizar o seu grfico.

Na figura anterior, clique nos tipos de grfico para conhec-los conhec los e tambm conhecer seus subtipos. Para a nossa planilha, vamos selecionar o tipo Colunas e o subtipo Colunas agrupadas, conforme a figura. Em seguida clique no boto Avanar para passar etapa 2 da construo do grfico dados de origem do grfico. Essa etapa mostra o intervalo de dados que voc selecionou previamente para a construo do grfico. Caso voc verifique que esse no o intervalo correto, pode alter-lo lo no prprio assistente de grfico bastando para isso selecionar novamente o intervalo correto de dados no mesmo instante em que o assistente de grfico estiver ativo.

Visualizao do grfico

Permite escolher se a plotagem dos dados ser horizontalmente em linhas ou verticalmente em colunas
Prof. Marcos Vincius Domingues

Intervalo dos dados

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 99

Escolha as opes conforme a figura e clique em Avanar, chegando a etapa 3 de 4 opes de grfico. Como o nome diz, nessa etapa voc pode escolher opes para o seu grfico, como o ttulo, a localizao da legenda ou ainda se no deseja que a mesma aparea, exibir ou no eixos X e Y, quais as linhas de grade que deseja visualizar, mostrar valores ou rtulos de dados, mostrar ou no a tabela de dados selecionada juntamente com o grfico. Vamos ver essas opes.

Repare as vrias guias e veja que a guia Ttulo est selecionada. Ela possui as seguintes opes. Ttulo do grfico: Digite aqui o ttulo do grfico (Digite "Censo 2000"). Eixo das categorias (X): Digite o ttulo que aparecer no eixo X (Digite: "Cidades"). Eixo dos Valores (Y): Digite o ttulo que aparecer no eixo Y (Digite: "N de habitantes").

Agora clique na guia Eixos e ver uma janela conforme a figura a seguir.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 100

Desmarcando as opes Eixo das categorias (X) e Eixo dos valores (Y). Os nomes das cidades e os valores que identificam o nmero de habitantes ficaro ocultos. Clique na guia, Legenda. Nela voc pode determinar se deseja ou no que a legenda seja exibida e selecionar o local onde a mesma deve aparecer. Veja a figura e no caso do grfico que est sendo construdo, como a legenda no traz nenhuma informao relevante, desmarque essa opo, voc ver que o grfico vai parecer mais claro, mas ateno, muitas vezes a legenda pode ser de extrema importncia para um melhor entendimento do grfico.

Legenda do grfico

Clique na guia Rtulos de dados. Nessa guia voc poder definir se deseja ou no que rtulos ou valores sejam mostrados diretamente no grfico. Muitas vezes isso pode ajudar na interpretao do grfico, mas em outras pode confundir. Experimente todas as opes, mas ao final deixe marcada a opo Mostrar valor, que para o grfico em questo parece ser bastante interessante. O nmero de habitantes de cada cidade ser mostrado acima da barra que representa aquele mdulo. Veja a figura a seguir:

Rtulos de dados

Agora clique no boto Avanar e surgir a Etapa 4 de 4 local do grfico. Nessa etapa voc deve determinar o local onde o grfico que voc criou ser inserido. Voc pode escolher dois locais: Como nova planilha: voc estar criando uma nova guia de planilha e deve dar o nome a ela no local onde est sendo sugerido Grfico1. Nesse caso, o grfico ocupar uma planilha s para ele, mas mesmo assim continuar vinculado a planilha de origem, significando que toda alterao feita na planilha afetar tambm o grfico.
Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 101

Como objeto em: voc estar inserindo o grfico como um objeto na planilha escolhida. Repare que uma lista Drop Down permite que voc escolha em qual planilha deseja inserir o grfico e j est sendo sugerida a planilha que contm os dados que foram utilizados para a confeco do mesmo. Voc ainda pode fazer vrias alteraes em seu grfico como redefinir alguns parmetros que foram definidos nas etapas do assistente de grfico, mudar o tipo e o subtipo de grfico, alterar o local do grfico, fazendo com que ele passe a ser um objeto em alguma planilha ao invs de ser uma planilha. Para fazer essas modificaes, repare que voc possui na barra de menus a opo Grfico. Clique nela e vejamos algumas de suas opes. Veja a figura a seguir:

Veja algumas das opes do submenu exibido: Tipo de grfico: permite redefinir o tipo e subtipo do grfico selecionado. Dados de origem: permite selecionar novamente os dados que originam o grfico. Pode-se adicionar ou excluir dados do grfico atravs desta opo. Opes de grfico: permite redefinir opes da etapa 3 do assistente de grfico, onde voc possui as guias Ttulo, Eixo, Linhas de grade, Legenda, Rtulos de Dados e Tabelas de dados. Local: permite redefinir o local do grfico. Voc pode escolher nesse momento que o grfico deve ser um objeto na planilha desejada. Lembre-se que nesse caso o melhor escolher o grfico como objeto na planilha que possui os dados necessrios para a sua confeco. E importante saber que ao definir o grfico como um objeto em uma planilha ele deve ser redimensionado e muitas vezes ainda necessrio alterar o tamanho das fontes utilizadas nos ttulos, legendas, etc. para que o mesmo possa ser mais bem visualizado. Selecione a opo Tipo de grfico e mude o tipo do grfico para Pizza, mantendo o subtipo aquele que o Excel sugere. Em seguida clique no boto OK. Observe que seu grfico alterado para o novo subtipo escolhido. Aps, clique no menuGrfico > Opes de grfico. V at a planilha Legenda e marque a opo Mostrar legenda. Clique em OK. Veja a figura abaixo exibindo o grfico com as novas modificaes .

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 102

AutoFormatao
A AutoFormatao aplica bordas e sombreamento automaticamente s clulas selecionadas. Para isso, faa como mostra abaixo: Selecione o intervalo de clulas que voc deseja formatar. No menuFormatar, clique em AutoFormatao. Surge a janela:`

Clique no formato desejado. Para usar somente as partes selecionadas do autoformato, clique em Opes e desmarque as caixas de seleo dos formatos que voc no deseja aplicar.

Clique OK quando terminar para aplicar o formato.

Criar uma seqncia de preenchimento personalizada ou uma ordem de classificao


Voc pode criar uma seqncia de preenchimento personalizada ou uma ordem de classificao a partir de itens j existentes, listados por voc em uma planilha, ou pode digitar a lista desde o incio. Se voc j inseriu a lista de itens que deseja usar como seqncia, selecione a lista na planilha. No menuFerramentas, clique em Opes e, em seguida, na guia Listas Personalizadas.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 103

Tabelas Dinmicas - Viso Geral


Um relatrio de tabela dinmica uma tabela interativa que voc pode usar para resumir rapidamente grandes quantidades de dados. Voc pode girar suas linhas e colunas para ver resumos diferentes dos dados de origem, filtrar os dados por meio da exibio de pginas diferentes ou exibir os detalhes de reas de interesse. Vejamos o exemplo abaixo:

Clique no Menu Dados e escolha Relatrio de Tabelas e Grficos dinmicos. Selecione as opes de acordo com a figura e clique em Avanar. A seguinte janela aparecer:

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 104

Selecione a rea que compreende a tabela e clique em Avanar.

Clique na guia Layout para definir o formato da planilha dinmica.

Clique e arraste os itens do lado direito da janela ao lado, posicionando-o no local adequado. Ao concluir, clique em Ok e na prxima janela, opte pela criao em uma Nova Planilha.

A seguinte planilha ser gerada, resultado do recurso de Tabela Dinmica.

Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 105

Protegendo uma Planilha


Alm da opo de utilizar uma senha no momento de Salvar uma planilha, existe tambm a possibilidade de proteger reas da planilha contra possveis alteraes.

Para ativar a proteo de uma planilha, deve-seclicar no Menu Ferramentas / Proteger. Define-se ento o que ser permitido editar e coloca-se a senha de liberao. Para permitir reas de edio no documento, seleciona-se a rea e no Menu Formatar desabilita-se a Proteo de Bloqueadas.

Criando macros no Excel


Para automatizar tarefas repetitivas no Excel, como imprimir vrias selees de suas planilhas, ou atualizar dados em suas tabelas dinmicas, voc deve criar uma macro, e prover uma maneira fcil de execut-la no futuro. A tarefa mais fcil criar uma macro. Isso feito seguindo os passos: 1. Escolha no menu: Ferramentas Macros - Gravar nova macro. Clique em OK, podendo antes atribuir um nome adequado sua macro, em vez de macro1. 2. Faa tudo que voc quer automatizar. Enquanto voc faz, o gravador de macros estar registrando todos os passos. 3. Ao final clique no boto da esquerda da caixa : Dica Se esta caixa no apareceu, voc pode parar a gravao no menu: Ferramentas - Macro Parar gravao. 4. Pronto. Sua macro est criada. Para execut-la, basta teclar Alt+F8 (ou no menu: Ferramentas, Macro, Macros), selecionar a macro desejada e teclar ENTER (ou clicar no boto Executar, ou dar duplo clique sobre o nome da macro) Para evitar esta complicao do item 4, possvel associar a sua macro a qualquer elemento grfico (bitmaps, figuras, WordArt, etc). Usando a barra de desenhos, voc pode criar um desses elementos.
Prof. Marcos Vincius Domingues

Apostila de Informtica para Concursos 01 - JusDecisvm

Pg 106

Em seguida, clique sobre ele com o boto direito do mouse e escolha Atribuir Macro. Ser mostrado o conjunto de macros existentes, e voc deve dar um duplo clique sobre o nome da que voc quer atribuir. A partir deste momento, quando o apontador do mouse passar sobre a figura, tomar a forma de uma mozinha apontando. Clique com o boto esquerdo, e a macro ser executada.

Mensagens de Erro mais comuns


MENSAGEM #DIV/0! #NOME? O QUE SIGNIFICA Voc est tentando dividir por zero e isto no possvel Ocorre quando o Excel no reconhece o texto em uma frmula, ou seja, ou foi cometido um erro de grafia no nome da funo ou digitou uma frmula que contm um nome (endereo) de clula que o Excel no reconhece. Ocorre quando existe um problema com um nmero em uma frmula ou funo. O valor numrico inserido muito grande para ser exibido na clula. Ocorre quando o tipo de operando ou argumento errado usado (Exemplo: inserir um texto quando a frmula requer um nmero). Acontece quando um valor no est disponvel para uma funo ou frmula. Quando uma referncia (endereo) de uma clula ou de um intervalo de clulas no vlida.

#NM! ##### #VALOR! #N/D #REF! e #NULO!

Prof. Marcos Vincius Domingues

You might also like