You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCINCIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUMICA

LABORATRIO DE ENGENHARIA QUMICA Vol. 6 pp. 1-5

REATORES HOMOGNEOS
INTRODUO O processamento de reaes qumicas tendo em vista produes contnuas para fins industriais utiliza reatores de mistura ou tubulares nos quais so alimentados reagentes e descarregados produtos e reagentes no convertidos. Nos dois casos, sistemas ideais quanto ao tipo de escoamento da fase fluida identificam os reatores como reator de mistura perfeita e reator tubular pisto. Uniformidade de composio em todo o volume do sistema caracteriza o primeiro tipo de reator, no qual a composio do meio se iguala quela efluente. Por outro lado, diferentes composies em todos os elementos de volume ao longo do comprimento do tubo, caracterizam o reator tubular de pisto. Variveis operacionais e geomtricas (vazo, volume) assim como efeitos relacionados a taxas de reao (concentrao, temperatura, pH, etc.) interferem na transformao processada no reator contnuo. A operao de processos nesses sistemas pode ser quantificada atravs de converses dos reagentes, rendimentos e seletividades dos produtos. Modificaes das variveis operacionais podem conduzir a variadas converses com produes seletivas e rendimentos adequados, na direo da otimizao do processo.

FUNDAMENTOS 1. Avaliao de Reatores Homogneos Os reatores homogneos contnuos so avaliados para reaes cujas leis de velocidade so estabelecidas previamente, recorrendo-se aos balanos de massa dos componentes presentes, proporcionando a quantificao da composio do meio reagente. Para um reator de mistura perfeita, elabora-se um balano de massa em regime estacionrio relativamente ao componente J , obtendo-se:

VR

FJ 0 X J rJ

(1)

sendo VR o volume do reator, FJ0 a vazo molar de alimentao e XJ,rJ, respectivamente, a frao de converso e a taxa de reao. Associados em srie, dois reatores de mistura de mesmo volume tm seus balanos de massa assim expressos:

VR

FJ 0 X J1 rJ1

VR

FJ 0 X J 2 rJ 2

(2)

Reatores Homogneos

A definio de tempo espacial ( seguinte formulao:

VR ), com a vazo volumtrica, permite a Q

C J0 X J rJ
CF

(3)

Para um reator tubular pistonado, escreve-se:

VR Q

dC J rJ CJ 0

(4)

a qual, em termos do tempo espacial (), expressa por,

C J0

XJ

dX J rJ 0

(5)

Os sistemas reagentes contnuos modelados esto representados na Figura 1, caracterizando o processamento da reao aA + bB Produtos;

Figura 1 Reatores contnuos Os sistemas base representados para fins de otimizao de processo reativo, podem ser associados de diversas formas. Nas figuras seguintes esto exemplificadas situaes pertinentes:

Laboratrio de Engenharia Qumica, Vol 6, pp 1-5

Reatores Homogneos

Figura 2 Associao de reatores contnuos

EXPERIMENTAL 1.2. MATERIAL Tabela 1 Materiais e equipamentos Material Reagentes lquidos gua destilada cido Sulfrico (H2SO4) 1M Iodeto de Potssio (KI) 1M Tiossulfato de Sdio (Na2S2O3) 0,1 M Soluo de amido a 0,5% Soluo de Perxido de Hidrognio padronizado 1% Vidraria Provetas de 100 mL, 500mL, 1.000mL Balo de 5.000mL Reator tubular Outros materiais Bomba peristltica com 2 canais Mangueiras Vlvulas Cronmetro 1.3. PROCEDIMENTO Processar a reao de produo de iodo (I2) via interao entre iodeto de potssio (KI) e perxido de hidrognio (H2O2) em um reator tubular e em dois reatores de mistura 2SO4 associados em srie. A reao equacionada nos seguintes termos: H2O2 + KI H 02 01 03 02 01 Quantidade

Laboratrio de Engenharia Qumica, Vol 6, pp 1-5

Reatores Homogneos

I2 + K2SO4 + H2O. No processo observar as mudanas de cor (transparente/azul) da soluo devido ao ataque do amido pelo iodo produzido pela reao, a qual conduzida ao longo do reator tubular e de um reator de mistura ao outro, no caso da associao destes em srie. As reaes auxiliares que sinalizam a evoluo da reao, mantm o meio reacional transparente enquanto h excesso de tiossulfato de sdio (Na 2S2O3), nas alimentaes dos reatores e prximos delas. Este meio muda para azul quando todo tiossulfato consumido via reao com o iodo produzido, o qual desloca sua ao para o amido presente no meio. As reaes auxiliares indicadoras so assim equacionadas: I2 + 2Na2S2O3 2NaI + Na2S4O6 (transparente) I2 + Amido I2 + Amido (azul) Realizar as experincias na seguinte sequncia: preparar duas solues reagentes e abastecer os dois reservatrios conectados a duas bombas de alimentao dos reatores; as solues tm as seguintes composies: soluo 1: H2O2 , 1% em massa; 10 litros; soluo 2: KI , ; H2SO4 , ; Amido, ; Na2S2O3 , ; 5 litros. alimentar o reator tubular ou o primeiro reator de mistura via bombeamento com as suas solues reagentes (soluo 1 e soluo 2), mantendo a vazo total da fase lquida; regular as vazes das solues de modo a se ter mudana de cor, de incolor para azul, na metade do comprimento do reator, no caso do reator tubular; regular as vazes das solues de modo a se ter mudana de cor (incolor/azul) no primeiro reator; em seguida modificar as vazes de modo a se ter mudana de cor no segundo reator.

RESULTADOS Observadas as operaes nos dois casos de reatores contnuos tubular e de mistura, confirmar as medies das variveis operacionais, mantendo-se os regimes de funcionamento dos processos. Segundo as vazes de operao identificar as posies de mudana de cor, mantidas fixas. Comparar os resultados obtidos s previses simuladas pelos modelos de reatores ideais. Medir a razo total na sada do reator tubular e considerar a concentrao do reagente de referncia (H2O2) na alimentao do reator. A aplicao das equaes de modelo do reator tubular pisto e de dois reatores de mistura associados em srie permite a quantificao da converso do reagente H 2O2. Desenvolver a metodologia seguinte: para o reator tubular pisto aplicar a Equao 5, assim reescrita:

VR Q

dC J rJ CJ 0

CF

(6)

Laboratrio de Engenharia Qumica, Vol 6, pp 1-5

Reatores Homogneos

com VR o volume do reator ocupado pela soluo transparente, Q a vazo total da fase lquida, CJ0 a concentrao do reagente H2O2 na entrada do reator e CJ a concentrao do reagente na posio de interface entre a soluo transparente e a soluo azul. conhecida a lei de velocidade rJ calcular a concentrao do reagente na posio da mudana de cor da soluo. para os reatores de mistura associados em srie, aplicar inicialmente a Equao 1 e calcular a concentrao CJ no primeiro reator; com nova vazo da fase lquida, calcular a concentrao C J quando a mudana de cor ocorre no segundo reator; conhecida a lei de velocidade rJ calcular a concentrao do reagente na sada do primeiro e do segundo reator aplicar a equao para os dois reatores de mistura em srie.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS LEVENSPIEL, O., Engenharia das reaes qumicas, Editora Edgard Blcher LTDA, So Paulo, 1974. VILLERMAUX, J., Gnie de la Reaction Chimique, Ed. Lavoisier, Paris, 1988. LAIDDER, K., Chemical Kinetics, Ed. Kogaguska, EUA, 1987.

Laboratrio de Engenharia Qumica, Vol 6, pp 1-5

You might also like