You are on page 1of 4

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 12 VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE VITRIA DO ESTADO DO ESPIRITO SANTO.

Autos de Reclamatria Trabalhista N 0977/2012 Excipiente: Municpio de Vitria-ES Excepta: Abrilina Dcima Nona Caapavavana Piratininga de Almeida

MUNICIPIO DE VITRIA, representado neste ato pelo Prefeito Municipal, ambos j devidamente qualificados nos autos em epgrafe, mediante seu procurador ao final firmado, vem perante este Juzo, para, nos autos de Reclamatria Trabalhista n 0977/2012, que lhe move Abrilina Dcima Nona Caapavana Piratininga De Almeida, devidamente qualificada nos autos, com fundamento no art. 799 e seguintes da Consolidao das Leis do Trabalho, apresentar a seguinte:

Exceo De Incompetncia Ratione Materiae


pelas razes de fato e direito que passa a aduzir.

I DOS FATOS A Exceta passou em Concurso Pblico realizado pelo Municpio de Vitria no estado do Esprito Santo, ingressando no cargo de Enfermeira, tendo sido efetivada sua nomeao publicada no Dirio Oficial do Estado em 12 de outubro de 2002. Assim, findo o seu contrato de trabalho, props a Excepta, Ao Reclamatria Trabalhista perante a 12 Vara do Trabalho de Vitria-ES, pleiteando horas extras, adicional noturno, designao de data para fruio de frias e licena prmio, inerente ao perodo laborado como agente pblica. II DO DIREITO O Supremo Tribunal Federal na Ao Direta de Inconstitucionalidade N 3395, julgou inconstitucional o texto trazido pela Constituio Republicana de 1988 contido em seu art. 114, inciso I, determinando o seguinte:
Ementa: Inconstitucionalidade. Ao Direta. Competncia. Justia do Trabalho. Incompetncia reconhecida. Causas entre o Poder Pblico e seus servidores estatutrios. Aes que no se reputam oriundas de relao de trabalho. Conceito estrito desta relao. Feitos da competncia da Justia Comum. Interpretao do art. 114, inc. I, da CF, introduzido pela EC 45/2004. Precedentes. Liminar deferida para excluir outra interpretao. O disposto no art. 114, I, da Constituio da Repblica, no abrange as causas instauradas entre o Poder Pblico e servidor que lhe seja vinculado por relao jurdicoestatutria. (Ao Direta de Inconstitucionalidade n 3395, STF, Relator: Ministro Cezar Peluso, DJ 10/11/2006). (o original no ostenta destaques textuais)

Antes do advento a Competncia para processar e julgar acontecimentos desta monta era regulada pelo mecanismo previsto na Constituio Republicana de 1988 em seu art. 114, inciso I, a Competncia da Justia do Trabalho:

Art. 114. Compete Justia do Trabalho processar e julgar: I. as aes oriundas da relao de trabalho, abrangidos os entes de direito pblico externo e da administrao pblica direta e indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios;

Todavia, conforme se pode verificar nos autos, a Excepta exercia funo pblica municipal, sendo por tanto uma servidora estatutria, o que no se trata no caso sub judice de funcionria celetista. A demanda proposta pela Excepta no se amoldou aos preceitos legais, em razo de que o contrato de prestao de servios tem por essncia o interesse pblico, assim, equivocadamente a Excepta conduziu sua demanda. Notada a presente smula:
STJ Smula n 137 - Compete Justia Comum Estadual processar e julgar ao de servidor pblico municipal, pleiteando direitos relativos ao vnculo estatutrio.

Com apreo a referida Smula, em virtude da matria, e com fundamento no art. 307 do CPC, fulgente que o presente pedido recebido, deve ser processando e julgado noutro Juzo, e reconhecida a IMCOMPTENCIA deste e determinada a remessa dos autos da Reclamatria Trabalhista para o Juzo ento competente ( Justia Comum) para julgar presente demanda. IV - DO PEDIDO Por efeito ao conjeturado, em harmonia com a legislao ptria aplicvel requer: a) a AUTUAO e o APENSAMENTO da presente exceo aos autos acima referenciados, com a consequente intimao da EXCEPTA para, querendo, responder ao incidente no prazo legal. b) a procedncia da presente Exceo de Incompetncia, observado os termos do Art. 800 da CLT;

c) seja reconhecida a INCOMPETNCIA do Juzo a quem, em razo da MATRIA, convocando o despacho dos autos para o Juzo Competente; para se processar a Ao (Justia Comum desta Comarca), haja vista a Exceta ser funcionria pblica municipal estatutria; d) seja condenada a Excepta sob os encargos das custas processuais, as quais deram causa pelo ajuizamento em foro distinto dos parmetros estabelecidos pela lei. Protesta pela produo de todos os meios de prova em direito admitidos.

Termos em que, pede-se e espera deferimento. Vitria, Esprito Santo, 10 de dezembro de 2012.

_______________________________________ Emanuel Nunes Cordeiro. Procurador Municipal - Reg. 80499-52 OAB/ES 09.2117-1

You might also like