You are on page 1of 16

Sade e Sociedade 11(2):19-34, 2002

A CONSTRUO METODOLGICA DO CAMPO: ETNOGRAFIA, CRIATIVIDADE E SENSIBILIDADE NA INVESTIGAO

Bernadete Maria Dalmo/in* Stella Maris Brum Lopes** Maria da Penha Costa Vasconcellos***

As vezes nossas posturas proflSsionais nos "impedem de analisar as narrativas mais abrangentes do imperialismo e de partilhar a responsabilidade coletiva de entender os mltiplos espaos que nos mapeiam ttica e estrategicamente..." (McLaren, 2000, p. 115)

RESUMO: Este artigo apresenta reflexes sobre o processo metodolgico de duas pesquisadoras na rea da sade pblica que esto buscando na etnografia contribuies para seus estudos. Focaliza aspectos da etnografia nas sociedades contemporneas e a partir das atividades de campo, apresenta a construo do pesquisador neste caminho de pesquisa, sinalizando algumas dificuldades que envolveram essa trajetria. Sugere, com isso, que a cooperao entre os diferentes saberes altamente desejvel, dada a complexidade dos fenmenos sociais de nosso tempo. PALAVRAS-CHAVE: campo de pesquisa, etnografia, metodologia qualitativa.

* Enfermeira; Mestre em Sade Pblica e Doutoranda do Programa de Ps-Graduao em Sade Pblica da Universidade de So Paulo; Professora da Universidade de Passo Fundo/RS do Curso de Enfermagem; e Tcnica Cientfica da Secretaria de Estado da Sade do Rio Grande do Sul. e-mail: berna@upf.com.br ** Fonoaudiloga; Mestre em Sade Pblica e Doutoranda do Programa de Ps-Graduao em Sade Pblica da Universidade de So Paulo; Professora da Universidade do Vale do Itaja do Curso de Fonoaudiologia. Rua Uruguai, 458, Centro- CEP 88302-202, Itaja-SC. e-mail: stbrum@terra.com.br *** Psicloga, Professora e orientadora do Programa de Ps-Graduao em Sade Pblica da Faculdade de Sade Pblica da Universidade de So Paulo, Av. Dr. Arnaldo, 715. CEP 01246-904, So Paulo-SP e-mail: mpvascon@usp.br

19

A construo metodolgica do campo: etnografia, criatividade e sensibilidade na investigao

INTRODUO

O objetivo deste artigo discutir a importncia da etnografia como recurso metodolgico em pesquisas na rea da sade. Esta proposta surgiu da percepo sobre a carncia de literatura referente aplicao deste referencial, especialmente nas reas de Fonoaudiologia e Enfermagem, nosso campo especfico de atuao profissional. Chama a ateno o fato de que, muitas vezes, as temticas nestas reas so tratadas a partir de vertentes tericas que limitam a apreenso do sujeito da pesquisa em sua condio de "outro" (no sentido antropolgico), restringindo, dessa forma, o desvendamento de aspectos, a nosso ver, relevantes sobre o pesquisado, como o caso dos fenmenos scioculturais, tambm constitutivos deste sujeito. O que parece prevalecer na Enfermagem e na Fonoaudiologia um olhar mensurador sobre as questes de sade, com nfase nos aspectos institucionais e instrumentais do seu fazer. As questes de cunho cultural tm passado a margem ou, se abordadas, emergem como fatores causais ou como impedimento ao sucesso das intervenes dos profissionais de sade. Esta situao no exclusiva destas reas. ADORNO e CASTRO (1994) chamam a ateno para o fato de que, na maioria das vezes, a aproximao com as abordagens qualitativas acabam se restringindo apenas apropriao de tcnicas. Estes autores consideram que a metodologia qualitativa, ao possibilitar um exerccio reflexivo de apreenso da realidade, exige mais do que a incorporao pura e simples de tcnicas. Como resultado do "enquadre" da realidade que manifesta a relao sujeito/objeto, a relao estabelecida nesta apreenso requer o desenvolvimento de uma outra sensibilidade, na qual o pesquisador precisa estar disponvel para rever conceitos e concepes, estabelecendo uma comunicao com a multiplicidade de perspectivas que cercam os membros desta relao. Entre as metodologias qualitativas possveis para esta comunicao, est a abordagem etnogrfica que traz novas contribuies, ao privilegiar a compreenso dos padres culturais, desnaturalizando assim, as construes sobre a sade e a doena. Como pesquisadoras em Sade Pblica, estamos nos dispondo a refletir sobre uma maneira de abordar as relaes sociais que envolvem nossos objetos de pesquisa: os transtornos mentais e a comunicao.

20

Sade e Sociedade 11(2):19-34, 2002

Este artigo faz uma breve abordagem da etnografia no contexto contemporneo e, num segundo momento, a partir das reflexes sobre as atividades de campo, apresenta a construo do pesquisador neste caminho de pesquisa. A base destas reflexes foi a releitura dos dirios de campo, produzidos durante duas pesquisas realizadas por ns, sendo elas: Cultura, Linguagem e Fonoaudio/ogia: uma escuta do discurso familiar no contexto da sade pblica, realizada em Zimbros, municpio de Bombinhas/Se no ano de 2000 e O lugar dado ao sofrimento psquico pelos moradores de uma comunidade urbana do municpio de Passo Fundo/AS, iniciada em 2001. Estes dirios 1 referem-se a nossa primeira experincia com este tipo de pesquisa, por este motivo nos possibilitaram captar as apreenses vividas no processo.

SOMOS CAPTURADOS POR UMA METODOLOGIA

A escolha de um caminho para as nossas investigaes no ocorre aleatoriamente,


mas depende do objeto de pesquisa, do enfoque ou de que lugar desejamos abord-lo. Deixar-se envolver por esta perspectiva no perder o rumo, mas abrir-se para novas possibilidades de conhecimento do objeto de pesquisa. Ao deix-lo "falar'' ele pode nos conduzir a procedimentos diversificados e mais abrangentes antes no pensados. o que nos parece ocorrer com a abordagem etnogrfica. O chamado saber tcnico, que temos construdo enquanto enfermeira e fonoaudiloga sanitaristas, muitas vezes nos restringe o acesso e nos fecha a possibilidade de percebermos o pesquisado como o "outro", nas suas dimenses sociais e culturais. Por isso, a necessidade de desenvolver estudos fora das instituies que oferecem servios de sade.Trata-se de um exerccio para sair do nosso circuito cotidiano que pode nos limitar e no nos permitir compreender melhor a trajetria do outro que vive/convive com experincias de sade e doena. Nesse sentido, a busca de ferramentas metodolgicas na Antropologia nos aproxima da dinmica do grupo social estudado, auxiliando na compreenso do sentido dessas experincias e das estratgias que lanam mo para enfrentar o cotidiano.

1 Os trechos dos dirios de campo sero destacados no texto, sendo que os referentes a pesquisa Cultura, Linguagem e Fonoaudiologia: uma escuta do discurso familiar no contexto da Sade Pblica sero apresentados em itlico diferenciando-o dos trechos da pesquisa "O lugar dado ao sofrimento psquico pelos moradores de uma comunidade urbana do municpio de Passo Fundo/RS.

21

A construo metodolgica do campo: etnografia, criatividade e sensibilidade na investigao

Seu local de moradia, sua histria, suas redes sociais compem o cenrio do estudo, pois compreendermos que esse processo, que faz parte da vida das pessoas, repercute na sua condio de sade/doena. ADORNO E CASTRO {1994) salientam que este olhar para as condies de vida das pessoas nos leva a querer conhecer as condies e o modo como estas se articulam e criam possibilidades de sade e doena. Este conhecer traduz-se em uma experincia intersubjetiva "que conduz reviso do sentido dado s coisas, podendo corresponder necessidade de se situar, de achar um espao especfico na multiplicidade de espaos presente contemporaneidade fragmentada" (p.182). Esta experincia nos leva a um re-direcionamento metodolgico como o proposto por MAGNANI {2002). Ao submeter dinmica urbana contempornea a um tipo especial de abordagem etnogrfica que ele chama de olhar de perto e de dentro, diferente de um outro olhar caracterizado como sendo de longe e de fora, o autor assinala que este um diferencial aos aspectos que, num primeiro momento nos reportam a homogeneizao e ao isolamento da vida nesses contextos. MAGNANI {2002) e ADORNO E CASTRO {1994) enfatizam a necessidade de aproximao com o mtodo etnogrfico, cuidando para no reduzi-lo ou confundi-lo a uma tcnica. Afinal, o mtodo vai possibilitar novas leituras sobre a realidade, revelando a lgica e os desdobramentos de fatos inicialmente percebidos como fragmentados e sem lgica. Esse novo possibilitado a partir do confronto entre pesquisador e pesquisados atravs da relao que se estabelece entre as partes envolvidas tornando-os interlocutores, sendo essa relao uma via de mo dupla. Uma relao em que "ambos so dotados dos mesmos processos cognitivos que lhes permitem, numa instncia mais profunda, uma comunho para alm das diferenas culturais" (MAGNANI, 2002, p. 17). Assim, essa experincia permite, diferente de outras pesquisas, a troca, o envolvimento e a transformao de ambos. Nesta direo, GEERTZ ressalta a questo da etnografia enquanto uma experincia interpretativa na qual o pesquisador no ir perceber aquilo que seus informantes percebem, mas com que, ou por meio de que, ou atravs de que os outros percebem {1989, p. 89). MALINOWSKI {1980, p.47) j destacava que esses aspectos no esto claros, explcitos ou escritos no bojo de uma sociedade. Toda essa estrutura, segundo o autor, na

22

Sade e Sociedade 11(2):19-34, 2002

"encontra-se incorporada no meio mais evasivo de todos os materiais: o ser humano". No entanto, nem para os nativos de uma dada comunidade esses aspectos so, na maioria das vezes, compreensveis, pois so "um resultado automtico da interao das foras mentais da tradio e das condies materiais do meio". Originariamente desenvolvida no estudo de sociedades de pequena escala, a etnografia tem como fundamento o "contato, confronto, dilogo com o outro", atualmente ela enfrenta a questo de como desenvolver estudos em centros urbanos e em culturas g/obalizadas. Sobre o enfrentamento destas questes Magnani faz uma reflexo a respeito de que modo essa cincia pode lidar com a complexidade das cidades contemporneas. Retomando os trabalhos de outros tericos da cidade, Magnani lembra que o processo de urbanizao das grandes metrpoles pode ser explicado a partir de, pelo menos, duas perspectivas: a da cidade enquanto caos, provocado pelo crescimento desordenado sem o devido acompanhamento de estrutura bsica- saneamento, transporte, sade, educao etc -e, a da cidade marcada pela ruptura, "conseqncia de saltos tecnolgicos", que vo tornando ultrapassadas as estruturas urbanas anteriores e as formas de comunicao e sociabilidade que correspondem a estas formas. Nos dois enfoques, a cultura urbana sofre os mesmos revezes que evidenciam, em ltima instncia, desagregao das formas de vida social marcada por segregao e violncia. Guardadas as semelhanas de um mundo globalizado, questionase, se "o exerccio da cidadania, das prticas urbanas e dos rituais da vida pblica" no teriam nesse contexto, outros cenrios (MAGNANI, 2002, p. 15). Para este mesmo autor, possvel construir um olhar etnogrfico sobre os centros urbanos j que
so mltiplos, variados e heterogneos conjunto de atores sociais que neles vivem, sobrevivem, trabalham, circulam, usufruem equipamentos ou deles so excludos. Tomando como ponto de partida a perspectiva de cada um desses grupos que se pode aceder a padres de significados que ordenam comportamentos (MAGNANI, 1999, p. 104-105).

SAHLINS (1997, p. 41), tambm defende um lugar para a antropologia na contemporaneidade, atravs do conceito da cultura. Ele afirma que a cultura como o principal objeto da antropologia, nomeia e distingue o fenmeno que "a organizao da experincia e da ao humana por meios simblicos." Destaca que, diferentemente de argumentaes de que a globalizao e outras peripcias do capitalismo absorvem e homogenezam as culturas locais, etnografias desvendam essa lgica, mostrando que, padres inditos de

23

A construo metodolgica do campo: etnografia, criatividade e sensibilidade na investigao

comportamentos tambm acontecem e que, ao invs homegeneizar, intensificam e valorizam a cultura local. A complexidade dessa sociedade contempornea requer, nos termos de ADORNO e CASTRO {1994), uma nova discusso metodolgica para o campo da sade pblica que transcenda o nvel das tcnicas de pesquisa para se inserir ao mtodo enquanto um exerccio reflexivo de apreenso de uma determinada realidade. Este exerccio requer o esforo do pesquisador no sentido de "aprender a lidar com o incerto, o descontnuo, o flexvel, o plural, o escorregadio" (p. 181}, ao mesmo tempo em que integra, de modo complementar, questes antagnicas. Os autores defendem que "...cabe agora propor novas direes que certamente passam pela construo de uma tica entendida no s como construo de princpios, mas como o exerccio de uma sensibilidade que tem como referncia a experincia de mundos opostos, numa perspectiva que atende a transposio dos mundos..." (p. 183) mostrando que so indissociveis e indispensveis para a apreenso dessa realidade. Assim, os habitantes da cidade apresentam lgicas, constroem trajetos que no se restringem ao espao fsico, extrapolando a noo de espao material. Essas questes se tornam relevantes nas pesquisas, possibilitando-nos compreender os possveis arranjos que os sujeitos vo criando no convvio com diferentes situaes de vida. BRANDO (1995, p. 138-139) nos chama a ateno para o cuidado que devemos ter com trabalhos de cunho etnogrfico, para no congelarmos a vida interpessoal na estrutura social, pois o que se perde mais do que a experincia da vida cotidiana:
perde-se tambm a compreenso que as lgicas das estruturas das relaes entre familiares, entre parentes (...), entre vizinhos, entre tipos de sujeitos produtivos e/ou proprietrios, entre patres e empregados, entre homens e mulheres, entre ns e entre ns e os outros, existem no somente dentro e entre as tramas de teias de instituies sociais (...) atravs das quais se trabalha, possui, produz, gera filhos, herda, etc, mas igualmente atravs de outras teias que tecem as vidas e, dentro, fora, a margem ou contra as organizaes oficiais da sociedade, geram os sistemas de vida, os smbolos e os significados de outra face da prpria vida social.

Diante do exposto, pode-se perceber que a etnografia nos permite compreender a dinmica das relaes sociais nas sociedades contemporneas. Entrar nessa dinmica sujeitar-se a correr riscos e ter que construir novas ferramentas para a compreenso dos nossos objetos de pesquisa.

24

Sade e Sociedade 11(2):19-34, 2002

Por isso, a "captura" a que nos referimos acima, d-se no sentido de interpelao ao objeto de pesquisa e aos possveis caminhos metodolgicos que ele nos indica. Cabe salientar que esse apelo a outra disciplina no sentido de dar suporte aos nossos objetos um trabalho melindroso, principalmente pelo risco de, ao adentrarmos em outra "seara", fazermos leituras parciais e reducionistas. Mesmo assim, vale a pena pois o que nos move a busca dessa interface no sentido de irmos superando os limites disciplinares que nos inviabilizam, muitas vezes, de enriquecer nossas pesquisas e criar outros caminhos propiciados por essa imbricao.

EXPERINCIAS ETNOGRFICAS: DOIS ACASOS PEIRANO (1992) salienta que na Antropologia no possvel ensinar a fazer pesquisa de campo como se ensina em outras abordagens metodolgicas, pois, o desenvolvimento da mesma est diretamente ligado a biografia do pesquisador, ao objeto de pesquisa, ao enfoque terico ou de que lugar desejamos abord-lo, do contexto histrico mais amplo, das relaes que se estabelecem entre o pesquisador e o campo de pesquisa, alm dos imprevistos que fazem parte do pesquisar. O trabalho etnogrfico apresenta algumas questes sobre a insero do pesquisador no campo e a relao que se estabelece com esses sujeitos. So questes que colocam o pesquisador de forma diferente do que habitualmente nos situamos. um pesquisador em relao e que privilegia tambm um processo reflexivo sobre as suas impresses. Como estas foram questes relevantes em nosso percurso de pesquisa, exemplificaremos com alguns trechos de nossos dirios de campo, nosso processo de aproximao. Os dirios de campo, so registros sistemticos das atividades

em campo,

nele so anotadas descries, trechos de fala, impresses, sentimentos, este material lido e relido durante o processo da pesquisa para que novas interpretaes sejam feitas ou questes sejam aprofundadas. Atravs dos dirios levantou-se alm de dados pertinentes ao contexto da pesquisa e seus sujeitos, tambm o movimento das pesquisadoras, movimento este destacado no presente artigo.

25

A construo metodolgica do campo: etnografia, criatividade e sensibilidade na investigao

CHEGAR AO CAMPO: ENTRE O FORMALISMO E A ENTREGA Apesar da literatura pontuar que o campo mais que o espao real, percebemos que, inicialmente, precisamos do concreto, da descrio, de estabelecer nossas referncias:
Meu primeiro dia de trabalho de campo: andei s de carro, tentando delimitar o espao geogrfico do bairro, conhecer o nome das ruas e lanar um primeiro olhar sobre a dinmica desse local. Era um domingo tarde. Com um mapa conseguido na Prefeitura Municipal de Passo Fundo comecei a circular pelas ruas. Fiz vrias paradas para obter informaes com as pessoas que estavam andando ou, em frente a suas casas. Eu estava procurando identificar as ruas no meu mapa. Preferi organizar meu texto de forma bem descritiva com algumas observaes, e no final fiz uma sntese do que me foi familiar e o que no esperava (...) No incio de Zimbros, v-se ruas no pavimentadas, casas no muito agrupadas, existe a escola do Estado que tem 1g e zg graus e bem grande, h um ginsio de esportes ao lado. Na mesma regio h a associao

o posto de gasolina e a farmcia. Freqentam a escola pessoas de todos os bairros. Havia placa com o horrio de sada de todos os nibus.
dos pescadores,

Por no sermos antroplogas, acabamos por nos "engessar", ora no ultrapassando a descrio linear, ora tentando exercitar sobre o que era estranho e familiar, conforme os relatos acima. Sabamos que no podamos correr o risco de "cair na mera descrio ou recolha de dados a serem posteriormente trabalhados" deveramos "delimitar o cenrio, identificando marcos, reconhecendo divisas e no apenas anotando equipamentos e estruturas fsicas" (MAGNANI, 2000, p. 37). A prpria sistematicidade das caminhadas nos leva a reconhecer que o bairro s existe a partir do sentido que as pessoas lhes do. O cotidiano ganha fora e, na medida em que se torna conhecido, cresce em ns, a questo da familiaridade e da estranheza.
Hoje me senti uma "estrangeira no pedao". As pessoas me olhavam e eu no me sentia nada a vontade. A minha sensao de estranhamente me fazia pensar que a minha sorte era estar de carro. Fiquei preocupada com as dimenses e com a diversidade do bairro. A fala estava evasiva demais, fiquei com a sensao que ela no queria me falar. Perguntou-me se eu era de Passo Fundo, aps falar da minha cidade natal que uma cidade conhecida e prxima de onde morava antes de migrar Passo Fundo, senti que se soltou mais e me falou que

26

Sade e Sociedade 11(2):19-34, 2002 se mudara de l aps a aposentadoria, pois seus filhos estavam todos ali. Tnhamos algo em comum!

Vemo-nos percebidas, reveladas no lugar do outro. Parece que existe uma rede que nos percebe sem palavras.
Depois fiz um "tout' por ZIMBROS, subi e desci os morros, tirei algumas fotos para fazer meus marcos de referncia. Ao falar de um gato, saiu uma senhora de casa e foi falar comigo sendo bem direta: quem voc? que t fazendo aqui? Conversamos um monte depois que lhe contei que no era dali. Ela respondeu logo vi, voc no tem cara daqui.

Aos poucos o campo comea a tornar-se familiar e a sensao de estranhamente diminui, abrindo espao para conhecer os "nativos" como sujeitos. De inicio, ficamos muito presas ao objetivo da pesquisa, considerando menos o fato de que o campo vai se revelando gradativamente, em tempo muitas vezes diferente do nosso, ou, de quando conseguimos nos desprender dos nossos (pr) conceitos em relao ao que nos estranho:
Ao encontrar mes que eu j havia visto, me senti menos estranha ao lugar. Tambm de alguma forma elas me reconheceram, e acredito que a est o ponto. Um profissional que chega em um lugar deve estar disponvel para ouvir, para que a se crie um espao de comunicao entre a populao e ele. Hoje no sei se pelas coisas que falaram no seminrio ou pelas mes conhecidas, me senti menos diferente deles. Elas pararam de ser objetos diferentes a serem estudados. Ui que coisa feia! mas parece que de vez em quando vem forte a necessidade de ter um objeto de pesquisa bem delimitado e distante. Estou um pouco preocupada com as minhas "buscas" no bairro. Acho que elas esto muito voltadas para um caminho mais conhecido (ex-pacientes, ...). De qualquer forma, estou tentando tirar proveito de tudo isso. As aproximaes esto me fazendo conhecer a realidade, seus itinerrios, enfim, mediadores dos meus interesses. Se no for assim, como poderia ser?

QUAL O MEU LUGAR NO CAMPO? Uma questo aparentemente banal mas que identificamos como recorrente em nossos dirios a da identificao. Pensamos at mesmo amparadas por leituras que, para podermos observar e entrar na dinmica, seria interessante no revelarmos o objeto de nossa pesquisa.

27

A construo metodolgica do campo: etnografia, criatividade e sensibilidade na investigao

Mas tnhamos alguma "estrada" com o reconhecimento do nosso lugar profissional e nos deu muito trabalho sair deste trnsito. Esse processo gerava tenso na hora de nos apresentarmos, sentiamo-nos "pisando em ovos'':
Novamente no perguntaram quem sou eu, acho que s eu que no descobri que elas j sabem quem sou. Fico pensando porque eu me fixo tanto nisso. s vezes, acho que quero ser reconhecida pela minha diferena, ser?? A vem de novo a contradio entre o discurso e o ato. As pessoas foram receptivas e alguns me perguntaram: "quem a senhora est procurando?" Eu rapidamente explicava que eu era da UPF, estava querendo conhecer o bairro porque pretendia desenvolver um estudo no local.

Este movimento, por vezes, nos tornava surdas ao que as pessoas nos colocavam ou levava-nos a buscar espaos institucionais.
Ao chegar a Bombinhas vi o quanto precisava voltar a me referenciar. Ento, novamente com a desculpa de comear a articular os grupos do R. retomei contato com a Secretaria de Educao e Sade. Na Educao, encontrei a V. e A e fui cumprimentada por vrias pessoas de l. Destes encontros tirei meu p, pois eles me deram um senso de pertencimento ( estranho ter a noo de pertencer como estrangeira, pois sei que meu acesso as coisas de J limitado). Voltei,ento,a me sintonizar com Bombinhas.

Na relao que foi-se construindo, comeamos tambm a identificar o local que eles nos do. Sendo deslocadas daquele papel distante e alheio a comunidade:
nunca fui vista como a fonoaudiloga ou a professora da Universidade. Eu era chamada de moa do posto" pelos da rua e, "nga", pelas pessoas com quem conversava. Seu J. tambm me recebeu muito bem e aps a minha apresentao me perguntou se eu trabalhava tambm em PF. Disse-lhe que sim e onde. Ele logo me deu um lugar. A de algum que fazia trabalho social. O padre j havia me chamado de voluntria e outras pessoas j haviam se referido a mim como algum que quer ajudar os doentes...

"a

Os sujeitos da pesquisa tornaram-se interlocutores. Comeam a dar opinies sobre o que teramos que fazer ou no, arranjam formas de nos ajudar e tambm querem saber mais de nossas vidas:

28

Sade e Sociedade 11(2):19-34, 2002 Voc no quis casar? No vai ter filhos? Como a sua vida l em Balnerio, deve ser uma vida boa! Ah Stella, ns olhamos ele ali na sala de espera, ficamos alegres. Pensamos: o namorado dela. Achamos que no, pelo jeito deveria ser o seu professor, ento te pedimos para nos ajudar. Acho que o seu professor ficou contente, no? Ele sabe que ns te aceitamos! Dona J. me falou de varias pessoas "mentais", mas do A. sempre procurou falar pouco. Ento tambm tem os reconhecidos, mas velados. O policial no temeu em me falar, mas os vizinhos preferem o silncio. O prprio J. e a dona F. que disseram conhecer todo o mundo ai nas redondezas, no mencionaram o nome dele que mora na rua paralela na mesma direo. Esquecimento? Lembrei que a dona F. me falou de um menino, j relatado, o J., mas me disse que ela falaria com a sua me, porque o pai do menino era bicheiro e tomava uns ''fogo", ento ela tinha que ver quando eu podia chegar l.

Percebemos isto como marcas da nossa incluso e no como empecilho ou vis na pesquisa. E, sutilmente, percebemos que eles tambm so includos, deixam de ser informantes e passamos a querer conhec-los, criando-se o dilogo:
Ainda continuamos sem pediatra. Hoje no havia viva alma no posto, a no ser a I. (com a qual fiz uma besteira semana passada: ela, pela primeira vez, falou comigo. Como falou muito rpido, eu disse a ela que no tinha entendido, porque ela havia falado rpido. Ela disse que no falou rpido e se calou). A pensei: quem exclui quem? Pois sempre que chego no posto a F faz festa para mim, ento lgico que bem mais fcil eu me aproximar dela do que da I. que s me olha de lado. Faz-me entrar numa reao tpica minha, que ignorar. Para fechar o dia com "chave de ouro", a I falou um "monte" comigo. Primeiro em relao s comidas que ela faz, e a F comentava que 'piro dgua em SP serve para colar pipa'. Quando comentei que devia ter pernilongo pois eu estava coando toda, a elas comearam a comentar que j era horrio da casa estar fechada e a I foi l e fechou a porta. Depois me chamando pelo nome, perguntou se eu s ia ali e se voltaria hoje para Balnerio, afinal j era noite. O menino falou que a me dele queimou a chupeta no fogo na sua frente; a F sugeriu que a me colocasse novalgina no bico que a criana logo largava, a me dizia que ele iria dar para

o coelhinho e a 'moa do posto' falou: no adianta, criana s larga quando quer.


A opinio que me deixou mais confusa foi a da F, mas no final da manh quando voltei para conversar com ela (que estava bordando), soube mais um pouco da sua vida. Ela disse que

29

A construo metodolgica do campo: etnografia, criatividade e sensibilidade na investigao agora que estava voltando a fazer estas coisas e que isso era uma fuga. Quando os filhos cresceram ela decidiu correr atrs do tempo perdido, voltou a estudar, fez o curso de auxiliar e tentou vestibular para enfermagem duas vezes, na segunda estava para ser chamada, quando a prefeitura cortou as bolsas. Ela disse que achou que fosse enlouquecer j que estava bem deprimida, pois uma vez teve at de ir para uma clnica, ento cultivando novamente este lado de casa leva a vida para no pensar no sonho que no conseguiu realizar. Disse que tem loucura para fazer medicina, acho que isso indica o por qu usar da medicina para 'tirar

a chupeta'.

DIRIOS: ENTRE RELATRIOS E REFLEXES Inicialmente os dirios traziam s as nossas observaes que primavam em ser o mais "neutras" possvel, na esperana de traduzir, fielmente, o que vamos.
O bairro imenso (em extenso territorial), moradias contrastantes, mas prevalecem casas "populares", construdas h mais tempo. Ao entrar nas partes mais distas do centro da cidade, pareceu-me que h mais identidade de bairro, ou seja, uma maior proximidade entre as pessoas.
Vi pessoas reunidas nas reas abertas das casas, pessoas caminhando pelas ruas, crianas

brincando, pessoas jogando futebol [pelas camisetas, dois times] e vrias pessoas assistindo, sentadas nas sombras ao lado do campo. Num outro espao havia um bar, com vrias pessoas conversando, ouvindo msica e bebendo. Encontrei pessoas se deslocando para esse local. Pareceu-me que esses so alguns espaos de lazer que envolvem as pessoas do local num dia de domingo.

S que, como que raptadas, aos poucos o que se estruturava como relatrio comea a ter traos de dirio. Nele expressamos os nossos sentimentos e reflexes sobre o campo.
Esse processo [de sucessivas idas ao centro comunitrio) permite-me conhecer mais o cotidiano das pessoas do bairro, particularmente as que compartilham de um problema que a hipertenso arterial, mas tambm me fez ver situaes de sofrimento, tanto por parte das pessoas que buscam atendimento e no encontram respostas, quanto por parte dos trabalhadores que no conseguem dar o melhor encaminhamento para as diferentes situaes que se apresentam. Estou me dando conta que o CC virou meu lugar de observao!!! Comecei a andar pela rua que me mais familiar. Passei na casa de Dona M., no encontrei ningum. A casa estava com as janelas todas abertas, mas ningum atendeu a porta. Sai e

30

Sade e Sociedade 11(2):19-34, 2002


continuei a minha caminhada. O caminho estava tranqilo como sempre. Poucas pessoas na rua e os que esto devem ser do local. Olham pra mim e parece que querem saber o que eu estou fazendo aqui. Continuo caminhando. Sinto-me uma "estranha no ninho". J me senti assim outras vezes por aqui, particularmente quando as pessoas no me so familiares. desagradvel. Penso na importncia de pertencer a um local e se sentir dele.

O meu percurso teve sentimentos muito diversos. Cedo quando passei em frente casa de I. ela estava l no mesmo lugar das outras vezes. Acenei-lhe e ela retribuiu e rapidamente entrou. Fiquei pensando na sua vida entre a sua casa e a rua, como seria? Quando parei na casa de M.E. me senti um tanto intrusa. Perguntei-me com que direito eu poderia chegar na sua casa, me apropriando de uma informao e questionar a sua vida pessoal.

No processo de construo fomos percebendo a importncia de voltar e reler os dirios. Esta segunda interpretao traz contribuies para a nossa percepo enquanto pesquisadora e do momento que vivemos na pesquisa.
Hoje sai muito incomodada de Bombinhas, meu trabalho me inquietava pois estava questionando muito o que eu queria saber. Num dos devaneios pensei em desistir, pois veio a idia que eu no queria mais saber o que as mes pensavam do desenvolvimento da linguagem dos seus filhos e muito menos o que isso tinha de cultural. Estava intrigada em como as mulheres constroem este papel: ser me. Agora no meio da noite, veio uma idia que me parece muito lgica, meu trabalho tem a ver com um processo de subjetivao que a mulher faz ao construir este lugar de me. Ento para descobrir a dimenso do cultural nas prticas das mes em relao a linguagem, tenho de ter uma ao que no
as reduza a dimenso materna e sim que una esta dimenso sua condio de mulher que vive em

uma comunidade como a de Zimbros. Talvez isto sempre tenha estado no meu trabalho mas de forma subliminar. Agora ficou claro por um processo pessoal e uma experincia clnica
Troquei informaes sobre o meu trabalho com uma pessoa da minha relao, contando-lhe o que estava encontrando. Falei-lhe um pouco do caso de L. e da interpretao que fazem do processo de adoecimento. Disse-lhe que ns tnhamos muito a aprender com essas pessoas, pois achava que eles lidavam com o sofrimento de uma maneira bem mais humana do que a nossa forma oficial de tratar. Estou pensando no paralelo que de certa forma a me de L. fez com o hospital psiquitrico e o Centro de Umbanda, colocando num toda a negatividade e em outro toda a positividade. daro que isso precisa de

31

A construo metodolgica do campo: etnografia, criatividade e sensibilidade na investigao um filtro, de uma anlise que no a do senso comum, mas ela trouxe elementos importantes, como o afeto pela filha, a participao da famflia, o no confonnismo de ter uma filha louca dentro de casa.... Pareceme que ns profissionais no conseguimos chegar prximo do sofrimento das pessoas, particulannente de um sofrimento que mobiliza, as vezes uma comunidade inteira, digo melhor, as pessoas das proximidades, lideranas, etc.

CONSIDERAES FINAIS Talvez BRANDO (2002) possa traduzir nossa sntese quando se refere ao momento de ouvir "[...] nos dias de hoje, quem fala de uma fila longe do palco poderia estar nele, falando de perto. E quem responde bem poderia estar l, entre os outros e as outras, ouvindo em silncio. Ouvindo e ... aprendendo." Incorporar o campo como um espao que no est dado, que vai tomando sentido, se singularizando a partir do mergulho, das possibilidades criadas pelo conjunto (pesquisador e pesquisados) no decorrer da pesquisa, elemento central em pesquisas dessa natureza e um desafio para o pesquisador. Esse processo sinuoso e complicado um exerccio que requer tempo, sensibilidade e muita pacincia, principalmente para suportar a ansiedade de quem aprendeu a negociar individualmente com o(s) seu(s) sujeito(s) de pesquisa. Alm do desenvolvimento do ouvir, todos os outros sentidos nos so requeridos para novas construes simblicas, pois no apenas observar ou agir, trata-se de estabelecer novas relaes. E alguns autores como SILVA (2001), MCLAREN (2000), CALDEIRA (1988), alm dos j citados, nos permitiram ver que este lugar do autor no trabalho etnogrfico uma discusso da rea, e uma construo do percurso. No nosso caso, a presena desse "mosaico" que compe as mltiplas facetas desse momento da observao representou e continua a representar um desafio para a reflexo a respeito "do dentro e do fora", quando esses espaos devem ser construdos de forma circular ou espiral. O uso dessa abordagem tem nos ajudado a orientar esse primeiro olhar, permitindo algumas classificaes e fazendo um movimento dialtico entre pesquisador e pesquisados que, acreditamos, possibilita a criao de algo novo a ser construdo na continuidade de nossas pesquisas. Esse processo nos coloca"[ ...] um elo a mais na cadeia de reciprocidades ... que, atravs do ofcio de ida-e-volta..., se unem e entrelaam vidas e idias ao redor da

32

Sade e Sociedade 11(2):19-34, 2002

construo cotidiana daquilo que d ... a nossa razo de ser e de trabalhar" (BRANDO, 2002). Ao lanar um olhar de fora sobre o nosso processo de pesquisa, pode-se dizer que o que trouxemos para o debate e a reflexo, foi a idia de que ir a outras searas, no aplicar uma tcnica diferente de pesquisa, mas implicar-se no processo de construo da pesquisa. E este processo vai fazendo parte da construo de nossa identidade de pesquisador, e no nosso caso pesquisadoras que sabem que no so antroplogas mas que ao serem tocadas pelo olhar antropolgico questionam certas crenas da sua prtica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ADORNO, A.C. F.; CASTRO, A.L de. O exerccio da sensibilidade: pesquisa qualitativa e a sade como qualidade. Sade e Sociedade. So Paulo. v. 3, n. 2, p. 172-85,1994. BRANDO, C.R. Lies do Sul: a educao popular na escola cidad, 2002. BRANDO, C.R. Partilha da vida. So Paulo: Cabral, 1995. CALDEIRA, T.P. A ps-modernidade na antropologia. Novos estudos CEBRAP, So Paulo, n. 21, p.133-57, 1998. GEERTZ,C. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989. MAGNANI, J.G.C. As cidades de "tristes trpicos". Revista de Antropologia, So Paulo, v. 42, n. 1 e 2, p. 98-111, 1999. MAGNANI, J.G.C. De perto e de dentro: nota para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Cincias Sociais, v. 17, n. 49, p. 11-29,2002. MAGNANI, J.G.C. Quando o campo a cidade: fazendo antropologia na metrpole. In: MAGNANI, J. G.; TORRES L. de L. (org.) Na metrpole: textos de antropologia urbana. 2 ed. So Paulo: Edusp/Fapesp, 2000: p. 12-53. MALINOWSKI, 8. Objetivo, mtodo e alcance da pesquisa. In: GUIMARES, A.Z. Desvendando mascaras sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980. p. MCLAREN, P. O etngrafo como um 'flneur' ps-moderno: reflexividade crtica e ps hibridismo como engajamento narrativo. In: MCLAREN, P. Multiculturalismo revolucionrio. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 2000, p. 82-116.

33

A construo metodolgica do campo: etnografia, criatividade e sensibilidade na investigao

PEIRANO, M. A favor da etnografia. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1992. SAHLINS, M. O 'pessimismo sentimental' e a experincia etnogrfica: porque a cultura no um 'objeto' em extino. Mana, Rio de Janeiro, v.3, n. 1, p. 41-73,1997. SILVA, A. Imaginrios urbanos. So Paulo: Perspectiva; Bogot, Convnio Andres Bello, 2001.

THE METHODOLOGICAL CONSTRUCTION OF THE FIELO: ETHNOGRAPHY, CREATIVITY ANO SENSITIVITY IN THE INVESTIGATION

SUMMARY: This article presents reflections about the methodological process carried out by two researchers in the area of public health in search for contributions for their studies within ethnography. lt also focuses on aspects of the ethnography in contemporary societies. From the field activities it depicts the construction of the researcher on the path of research, signaling some difficulties involved in trajectory. Thus this work suggests that the cooperation of the diverse kinds of knowledge is highly desirable given the complexity of the social phenomena of our time. KEY WORDS: field of research, ethnography, qualitative methodology.

recebido em: 27/03/2002 aprovado em: 23/07/2002

34

You might also like