You are on page 1of 111

FACULDADES INTEGRADAS ESPRITO-SANTENSES FAESA UNIDADE DE ARQUITETURA E DESIGN ARQUITETURA E URBANISMO

CIDADES DO AMANH Resumo feito a partir da obra bibliogrfica do arquiteto Peter Hall.

VITRIA 2008

SUMRIO 1. CIDADES DA IMAGINAO 8. CIDADE DA SUADA EQUIDADE 10. A CIDADE DA TEORIA 4. A CIDADE NO JARDIM 11. A CIDADE DO EMPREENDIMENTO 12. A CIDADE DA PERMANENTE RAL 2. A CIDADE DA NOITE APAVORANTE 7. A CIDADE DAS TORRES 9. A CIDADE BEIRA DA AUTOESTRADA 3. A CIDADE DO DESVIO VARIEGADO 5. A CIDADE NA REGIO 6. A CIDADE DOS MONUMENTOS

01. Cidades da Imaginao Muito ou tudo que tem acontecido nas grandes cidades depois e at antes da Segunda Guerra Mundial vem de idias urbansticas antigas que foram rejeitadas por seus contemporneos. Estes pensamentos foram implementados em situaes diferentes de seus idealizadores o que provocou muitas vezes resultados bizarros e at catastrficos. AS RAZES ANARQUISTAS DOS MOVIMENTOS URBANSTICOS Muitas das primitivas vises urbansticas tiveram origem no movimento anarquista que comeou nas ltimas dcadas do Sculo XIX e incio do Sculo XX. Pensavam em uma sociedade baseada na cooperao voluntria entre homens e mulheres, que vivem em pequenas comunidades auto geridas. Mas quando essas idias foram se concretizar aconteceram mediante intervenes de burocracias estatais. PROBLEMAS DO PRECESSO DE CONSTRUO Muitos urbanistas so incoerentes e seus primeiros discpulos podem ter criado textos em desacordo com os originais. O autor do livro decide contar as histrias de formas isoladas e paralelas, da o constante voltar e tambm assim no tem tanta importncia a ordem que se lem os captulos. Outra pedra no caminho contada pelo autor que na prtica o planejamento de cidades funde-se, quase imperceptivelmente, com os problemas das mesmas e este com toda vida socioeconmico-poltica-cultural da poca. A idia contar de tudo apenas o necessrio que explique o fenmeno do planejamento urbano e fix-lo firmemente, a maneira marxista, em sua base socioeconmica. Um problema para limitar o assunto em questo sobre o significado da expresso Planejamento Urbano. Quase todos concordariam que o conceito deveria incluir o planejamento da regio que circunda a cidade, muitos ampliariam fazendo abarcar a regio natural, ou seja, uma bacia fluvial ou uma unidade geogrfica com cultura regional prpria e provavelmente todos planejadores iriam dizer que seus projetos abrangem relaes com outras regies. O segundo problema de limite est em quando comear o estudo. Pretendiase contar a histria do planejamento urbano do Sculo XX. Mas o tema teve origem na reao da cidade do Sculo XIX, ento o incio se dar nesta poca. O terceiro problema de limites o geogrfico, embora pretenda ser global o resultado fortemente anglo-norte-americanocntrico visto que a maioria das idias chaves do planejamento urbano do Ocidente vem de Londres e Nova York. Essas idias tambm so presente em outros locais e so citados nos livro como Balrampur, Edimburgo e algumas cidades da ndia.

GUIA PARA O LABIRINTO O livro diz que o planejamento urbano do Sculo XX representa uma reao contra os males causados pelas cidades do Sculo XIX. Contudo o planejamento urbano do Sculo XX no h mais que algumas poucas idias-chave e que estas s fazem ressoar, reciclar-se e reconectar-se. O Captulo 2 discute sobre as origens oitocentistas do planejamento urbano do Sculo XX. Procura mostrar que as preocupaes dos pioneiros resultaram do compromisso com os milhes de pobres encurralados nos cortios vitorianos. O Captulo 3 sugere a presena de uma ironia bsica: assim que se iniciou os primeiros experimentos para a criao de uma nova ordem social programada, comeou o mercado a dissolver os piores males da cidade do cortio mediante o processo de suburbanizao em massa, embora com isso apenas conseguiu-se gerar outros males. A primeira e mais importante resposta a cidade vitoriana foi o conceito de cidade-jardim de Ebenezer Howard, concebido entre 1880 e 1898. Seu objetivo era melhorar o problema da cidade vitoriana levando um nmero considervel de pessoas e empregos para o campo aberto. Como apresentado no Captulo 4 o fato repercutiu mundo afora, algumas vezes bastante diferente formando at subrbios-dormitrios. A segunda resposta a viso de cidade regional afirmando que a resposta a saturao da cidade gigante esta em um vasto programa de planejamento regional, dentro do qual cada parte sub-regional se desenvolve harmoniosamente com base nos prprios recursos naturais. Nesse esquema as cidades ficam subordinadas a regio, tanto as velhas metrpoles quanto as novas cidades s crescero como partes necessrias do esquema regional a matria tratada no Captulo 5. O Captulo 6 mostra a terceira linha que contrasta com as duas primeiras, a tradio monumental do planejamento urbano, que recua at Vitrvio e ressurge com Haussmam e Cerda. Quando a tarefa foi concluda executou-a com expresso de pompa, de poder e prestgio eximindo-se de todo propsito social mais amplo. Outra viso de L Corbusier que afirmou que o mal da cidade moderna esta na densidade de seu desenvolvimento e que o remdio consistia em aumentar essa densidade. A soluo proposta por ele era demolir por completo a cidade existente substituindo-a por outra feita de altas torres erguidas no meio de um parque. Essa a idia discutida no Captulo 7. O Captulo 8 trata de um pensamento urbanstico que tambm se apresenta firmemente entrelaado a vrias outras correntes. A idia que as cidades deveriam ser construdas das mos dos seus prprios cidados, ai novamente notada a influncia anarquista.

Houve outra corrente urbanstica. a viso de uma cidade dotada de mobilidade graas as tecnologias dos meios de transporte, em especial o automvel, esta ser estudada no Captulo 9. A idia foi concretizada nos projetos virios, como por exemplo o de Los Angeles em 1939. A partir dos anos 50, a medida que o planejamento se tem mais transformado em ofcio que se aprende atravs de educao formal, foi ele adquirindo um corpo mais abstrato e mais formal de teoria pura. Parte dessa teoria o conhecimento das tcnicas e metodologias prticas e outra a tentativa de compreender a verdadeira natureza da atividade que os planejadores exercem. E foi ai que as teorias sucederam a teorias, este fato estudado no Captulo 10. A demora dos planejamentos serem efetivados, devido a burocracia, fez com que muitos paises adotassem o planejamento simplificado e secretarias agilizadoras. O Captulo 11 trata dessa tentativa de acelerar o planejamento urbanstico. Algo comeou a se manifestar de meados dos anos 60 em diante. Ao invs de melhorar, certas partes de certas cidades estavam piorando e certas pessoas nestas partes tambm pioraram. provvel estas pessoas estivessem transmitindo de uma gerao para outra, tornando-se efetivamente menos capazes de acenderem de nvel. No Captulo 12 so feitas essas anlises. O livro trata portanto de uma simetria inquietante: aps um sculo de debates sobre como planejar a cidade damos conta de que voltamos quase ao ponto de partida, a cidade vista novamente como um lugar de pobreza e mal-estar social. O que no significa que no tenhamos chegado a parte alguma, comparada a cidade dos anos 80 do sculo XIX a dos anos 80 do sculo XX imensamente diferente e muito superior. Significa que certas tendncias parecem ter-se reafirmado, provavelmente porque jamais tenham deixados de estar presentes.

08. A Cidade da Suada Equidade A Comunidade Autnoma: Edimburgo, Indore, Lima, Berkeley, Macclesfield (1890 1987). Geddes, mais do que ningum, responsvel por trazer teoria do planejamento urbano a idia de que homens e mulheres poderiam construir suas prprias cidades, escapando, assim, da massificao industrial para um mundo de atividade artesanal, onde as coisas novamente parecessem bonitas por terem sido feitas corretamente. Zangwill: At sua destruio tinha carter conservador; seu objetivo era preservar o trao antigo na arquitetura, e transformar em limpa a velha e suja Edimburgo. GEDDES VAI INDIA Geddes viajou durante dois meses de duas a trs mil milhas, informandose sobre o progresso das cidades indianas. Nessa e em duas visitas subseqentes, desenvolveu seu conceito de cirurgia conservadora ou, no jargo moderno, de recuperao urbana. Durante meio sculo, o Setor de Saneamento Bsico do Departamento de Habitao e os delegados sanitaristas haviam trabalhado zelosamente na ampliao da rede de esgotos e na construo de latrinas pblicas para as velhas e superpovoadas cidades indianas. A formao urbanstica indiana em seus incios estivera inteiramente nas mos de engenheiros militares mas estes, segundo Geddes, estavam absolutamente errados. Em Balrampur, em 1917, escrevia ele: J que os esgotos existem para a cidade e no a cidade para os esgotos, s restar ao planejamento urbano inverter os procedimentos costumeiros da engenharia e comear pelo problema geral do melhoramento urbano, embora incluindo o sistema de esgotos, claro, como um de seus muitos fatores. O enfoque do engenheiro levou a absurdos tais como o fornecimento de banheiros a um custo duas vezes maior que o valor das casas. Contra a convico de que indivduos e cidades s devem ser saneados de trs pra frente ou de baixo para cima, o que era uma das mais deprimentes de nossas muitas supersties modernas, Geddes sugeria: Por que no um espaoso carrinho de mo, fcil de remover periodicamente: ou, em lugares maiores, at mesmo um carro a mais, pintado em cores vivas, parado sobre uma plataforma cimentada, que se possa manter relativamente livre da poeira, em seu canto decentemente tapado, mas acessvel? Ao concluir, sugeria ao invs da panacia de cidade europia oitocentista Tudo para o Esgoto! [...] a mxima certa para a ndia aquela velha tradio rural do Tudo para o solo! Os varredores de rua deveriam tornar-se jardineiros, levando o lixo da cidade para um ambiente ajardinado com muito verde e muitas rvores frutferas.

Naturalmente, isso no o fez benquisto dos engenheiros. Muito menos sua insistncia em apontar o quanto eram sumamente desnecessrios os alargamentos de rua e as demolies arrasadoras por eles promovidos. Os caminhos e vielas atuais so o subproduto da vida prtica, seu movimento e experincia e, portanto, necessitavam apenas de melhorias. Da mesma forma sugeria algumas casas derrelitas, a ampliao dos espaos livres e o plantio de rvores: medida que esses velhos quarteires dilapidados e avitados se reabrirem uns para os outros, a antiga vida de aldeia com sua admirvel combinao de ntima simplicidade e sagrada magnificncia, far-se- visvel espera to-somente de uma remodelao. O mtodo conservador tem, todavia, suas dificuldades. Requer estudo longo e paciente. O trabalho no pode ser feito no escritrio, com rgua e paralelas, pois o projeto tem que ser esboado in loco, depois de horas de perambulao geralmente entre paisagens e odores que nenhum brmane ou breto foi, via de regra, treinada para suportar... Esse tipo de trabalho tambm exige mapas com um grau de mincia e preciso maior do que os at exigidos por lei para uso do municpio ou do governo central... Mesmo aps longa prtica de jogo, constantemente nos vemos... tentados, como o enxadrista impaciente, a varrer do tabuleiro as peas que se nos atravessam no caminho. A poltica de demolio constitua uma das mais desastrosas e perniciosas polticas jamais postas em prtica na enxadrezada histria do saneamento bsico, com ela, via-se a populao amontoada dentro de habitaes piores do que as que tivera antes. A cirurgia conservadora, explicava Geddes em seu relatrio para Lahore em 1918, que alis, se repetiu para muitos lugares, seria complementada pela proposta e subseqente implantao, ao redor da cidade, de aldeias-jardim para onde se mudariam as indstrias; estas atrairiam milhares de pessoas vindas da cidade velha; assim as frequentadssimas latrinas pblicas perderiam sua freguesia e esquemas dispendiosos para redes de esgoto poderiam ser sustados. As aldeias-jardim seriam construdas segundo os princpios do cooperativismo habitacional, exatamente como Unwin e Parker haviam feito em Hampstead, Ealing e outros lugares. ARCDIA PARA TODOS EM PEACEHAVEN A Segunda Guerra Mundial veio em auxlio desses crticos: as foras armadas demoliram grande quantidade dessas moradias, em nome da defesa nacional contra uma possvel invaso. Mas no puderam elimin-los por completo; os loteamentos da Inglaterra e seus ocupantes sobrevivem ainda, testemunho de uma poca extraordinria de construes feitas pelo povo para o povo. Em 1948, a Architectural Association (AA) convidou o arquiteto anarquista italiano Giancarlo de Carlo. Ele argumentava o problema habitacional no pode ser resolvido de cima. um problema do povo, e s ser solucionado, ou at

mesmo encarado corajosamente, mediante a vontade e a ao concretas do prprio povo. O planejamento poderia ajudar, mas s na medida em que fosse concebido como manifestao da colaborao comunitria. TURNER VAI AO PER De meados dos anos 50 a meados dos anos 60, Turner trabalhou nas barriadas de Lima, cuja populao, brotando como cogumelo, crescera de 100 000 para 400 000 habitantes nos seis anos que medeiam entre 1958 e 1964. E mais tarde, empenhou-se em frisar a expresso cultura da pobreza: um chamariz e, com alguma freqncia, mal empregado na literatura atual... A cultura da pobreza no trata apenas de privao ou de desorganizao, no apenas um termo que significa a ausncia de algo. cultura no sentido antropolgico tradicional, visto que prov os seres humanos de um projeto de vida, de um conjunto pr-confeccionado de solues para problemas humanos, e assim cumpre significativa funo adaptadora. A idia de que a barriada (ou seu equivalente, a favela brasileira) era um cortio, oscila entre uma meia-verdade e uma inverdade quase total: o proprietrio tinha terra, moradia, ou pelo menos parte dela, muitssimo bem construda, segurana, status e interesses assentados em desenvolvimento social e estabilidade poltica; sua gente era o equivalente peruano dos compradores-decasas de uma sociedade construtora dos subrbios de qualquer cidade do mundo industrializado. Em seu primeiro trabalho peruano, na cidade de Arequipa, Turner tomara como ponto de partida a idia de que papel do profissional era organizar o processo de construo autnoma. Chegou sua descoberta fundamental: Quando os moradores controlam as decises mais importantes e sentem-se livres para dar suas prprias constribuies ao projeto, construo ou ao gerenciamento de suas habitaes, tanto esse processo quanto o ambiente decorrente estimulam o bem-estar individual e social. Quando, ao contrrio, as pessoas no tm controle sobre as decises-chave nem por elas se responsabilizam dentro do processo habitacional, o ambiente onde habitam pode tornar-se uma barreira para a sua realizao pessoal e um nus para a economia. Os invasores conseguiram construir casas pela metade da quantia que um empreiteiro lhes cobraria, criando, ao mesmo tempo, um investimento de valor quatro ou cinco vezes maior do que suas rendas anuais: duas vezes o mximo habitualmente fixado para moradias de construo convencional. Qual ento deveria ser o papel do governo e do planejamento? Sair de campo e deixar o povo entregue a si mesmo? De maneira alguma, dizia Turner; caberia ao planejamento fornecer a estrutura dentro da qual a populao ficasse livre para pr mos obre. O governo deixaria de financiar e construir; para, ao invs disso, promover e coordenar. Caberia, destarte, ao governo a funo de ajudar os pequenos empreiteiros e as cooperativas no fornecimento de materiais ou de servios

especializados. A ao do governo seria essencial no fornecimento de terra to prxima quanto possvel das possibilidades de emprego, na antecipao de infraestrutura e na legalizao do esquema quanto a colnia ficasse pronta. A CHINA VAI PARA AS MONTANHAS E PARA O CAMPO Na poca da revoluo comunista de 1949 a China era um dos mais relevantes exemplos daquilo que mais tarde recebeu o nome de desenvolvimento desequilibrado. Perto de nove dcimos de toda a infra-estrutura industrial do pas estavam concentrados em aproximadamente cem portos abertos sob controle estrangeiro, os chineses sentiam-se forasteiros em sua prpria terra, humilhados pela pompa grosseira do colonialismo: num dos parques de Xangai, ficara clebre o aviso que proibia entrada de cachorros e chineses. Nos primeiros anos aps a revoluo, a populao afluiu do campo, [...] e a verdadeira razo para a reverso desse fluxo foi a necessidade de industrializar o campo. AUTONOMIA NO PRIMEIRO MUNDO: DE WRIGHT A ALEXANDER Nas faculdades norte-americanas de arquitetura e urbanismo, a idia da construo autnoma, inexplicavelmente, ficou soterrada por mais trinta anos at reaparecer em Berkeley, nos escritrios de Christopher Alexander. Alexander, natural de Viena, praticamente desde o incio engajou-se numa odissia pessoal buscando descobrir o que chamava de a qualidade sem nome de um edifcio, descrita por ele, durante uma entrevista, nos seguintes termos: edifcio que como um sorriso no rosto de algum, e respira correo, e exatamente aquilo que e no apenas o que diz ser... em momentos como esses as coisas integram-se numa ordem completa. Em paz consigo mesmas no no sentido pretensioso a que tendemos chamar de belo, mas num sentido incrivelmente simples e direto, e ao mesmo tempo, profundo e misterioso. Por volta de 1972, Wright percebeu que no bastava improvisar solues ante as leis de zoneamento, porque as regras exatas das leis que governam esses processos so, elas prprias, produzidas pelo processe mediante o qual o zoneamento gerenciado Em vez disso, desenvolve a idia de que grupos de pessoas, parcialmente subsidiados de cima, poderiam modificar seus prprios ambientes: [o] indivduo no s est cuidando de suas prprias necessidades, mas tambm contribuindo para satisfazer as necessidades do grupo mais amplo a que pertence. No projeto O Povo Reconstri Berkeley, tentou desenvolver a idia de vizinhanas auto-sustentadas, autogovernadas. A idia no vingou, o que de certa forma provocou um retorno radical ao tradicional plano diretor. O paradoxo, conclua, era que ao libertarem a cidade do controle prplanejado, os homens tornar-se-o mais donos de si mesmos e mais perceptivos, uns em relao aos outros.

A GRANDE GUERRA CONTRA A REMODELAO URBANA O programa das cidades-modelo carro-chefe da poltica urbana de Johnson, foi projetado para fazer face a todas essas crticas. Atacaria os cortios miserveis; no reduziria e sim incrementaria o suprimento de moradia barata; ajudaria o pobre; e para tanto, elevaria, de uma s vez, o nvel de todo um bairro. Em muitos casos, a virada para a recuperao desencadeou efetivamente o processo de elitizao: suada equidade. A expresso usada por Baltimore para descrever seus programas de cesso de ponto residencial e cesso de ponto comercial, onde estruturas deterioradas foram praticamente entregues de mo beijada a pretensos restauradores possivelmente signifique, quando muito, algo que se acumula, como a maioria das formas de equidade, nas poupanas bancrias da classe mdia. A GUERRA CHEGA EUROPA Um fenmeno novo e singular fazia-se concomitantemente visvel nas capitais da Europa: ativistas das comunidades locais estavam comeando a lutar contra suas prprias municipalidades. O que havia de novo em seus conflitos era o motivo da luta, ou seja, o uso do trator. Convent Garden fora, desde o sculo XVII, o mercado atacadista de frutas e verduras de Londres. Em 1965, um consrcio de autoridades locais comeou a trabalhar num plano de reurbanizao para o mercado e redondezas, cobrindo uma rea de nada menos que 96 acres com perto de 3.300 moradores e 1.700 firmas, muitas delas pequenas. Esse plano envolvia uma combinao de conservao, especialmente no centro histrico ao redor do prprio mercado, com reurbanizao em larga escala parte para fazer a urbanizao rentvel financiar o esquema, parte para facilitar o fluxo de trfego nas margens. A Gr-Bretanha inteira estava, na poca, empenhada em preservar alguma coisa. Nos anos 60, a mudana foi vista como coisa boa, pois trazia melhoramentos para a cidade, propiciando o surgimento de novas facilidades, reas livres, novas moradias e todo tipo de coisas que a populao desejava, e ademais podiam-se auferir lucros para pagar tais coisas. Quase da noite para o dia, tudo isso foi execrado. Da urbanizao implacvel passava-se ao no-setoca-em-nada... foi a doidera total. J em 1979 os empreendedores imobilirios haviam descoberto que restaurar custava menos da metade de uma reurbanizao, mas podia gerar quase os mesmos rendimentos. O comrcio local foi sendo substitudo por boutiques e lojas de artesanato, e Convent Garden foi-se transformando no ponto de compras da moda e na zona turstica que hoje o mundo inteiro conhece. Ao escrever a histria anos depois, comentava Anson que um ponto comercial freqentado por trabalhadores ou um bloco de casas podiam ser destrudos por outras coisas que no um trator... Uma padaria de bairro transforma-se em estdio

profissional, um botequim em restaurante chique, o alvo de dardos retirado do pub e a venda de gim-tnica vai aos poucos aumentando. A ARQUITETURA COMUNITARIA CHEGA INGLATERRA Em parte alguma isso se fez mais evidente do que na Inglaterra. Aqui o enfoque empresarial dado arquitetura comunitria ficou patente desde o incio. Rod Hackney: Fazer arquitetura comunitria significa entender as necessidades de um pequeno grupo de habitantes e, em seguida, trabalhar com eles,sendo por eles instrudo e orientado, a fim de que seu caso possa ser articulado e apresentado s vrias organizaes que tm nas mos seja os cordes da bolsa, seja os poderes de aprovar/rejeitar... Ns arquitetis, tivemos uma pssima atuao na dcada de 60. A arquitetura comunitria ajudar-nos- a recuperar a integridade da profisso de arquiteto, fazendo com que atuemos corretamente nesta dcada e nas dcadas subseqentes. Sua primeira preocupao, e os arquitetos logo perceberam,foi de que suas casas no se parecessem com moradias Cohab: As casas feitas pelo Conselho so sempre as piores, disse o pedreiro desempregado de 34 anos, presidente de uma das cooperativas, so insossas, patticas, desumanas como se algum chegasse ao departamento de arquitetos e dissesse: Quero quatrocentas casas tragam os desenhos l pelas trs e meia. No so casas de gente. Geddes, esse discpulo de Bakunin e Kropotkin, que durante tanto tempo lutara, no passado, contra a manifestao colonial dessa mesma burocracia, teria na certa apreciado to estranha reviravolta da histria.

10. A Cidade da Teoria A abordagem deste tema denominado A cidade da teoria se faz imprescindvel pela prpria evoluo do urbanismo e suas especialidades. Existe uma presente separao entre as faculdades de urbanismo que visam o aprofundamento terico e as autoridades e consultores que visam a aplicao prtica do exerccio dirio do projetar no mundo real. bem verdade que nos meados da dcada de 50 e 60 houve uma tentativa ilusria de que a prtica e as teorias se unificariam, o que no durou at a dcada de 80. A Inglaterra saiu na frente em 1909 inaugurando um Departamento de projetos pblicos na Universidade de Liverpool, assegurando que a teoria e a boa prtica iriam comparecer Fortemente unidas. Os Estados Unidos lanou um Departamento especfico para a matria de planejamento somente em 1929, em Harvard, e depois outras universidades foram contempladas. A era utpica do planejamento urbano terminara em 1950, o uso do solo como diretriz do planejamento refletiu em mudanas curriculares, em livros e artigos escritos por professores acadmicos. A disciplina do urbanismo nasce sem uma exatido didtica, como no caso do direito e da medicina. O profissional urbanista tinha como ferramentas certos fragmentos de cincias sociais e determinismo arquitetnico, e apesar desta autonomia, ele no se isentava dos conhecimentos interdisciplinares como a geologia, topologia, sociologia, formando assim retalhos de conhecimentos teis. Esta a idade de ouro do planejamento, sem interferncia poltica, o planejador era seguro de suas habilidades tcnicas. Era uma poca em que as modificaes eram vagarosas, estticas e estveis. O planejamento Norte americano nem sempre foi assim, Kent afirmava que o planejamento devia sempre ser atualizado, envolvendo um conselho de municpio e uma comisso de planejamento urbano. A REVOLUO DOS SISTEMAS O crescimento demogrfico, o aumento do consumo de bens durveis como casas e automveis, alterou o crescimento urbano, transformando assim a cidade estvel.Por um outro lado acontecia uma revoluo intelectual de descobertas tericas e disseminao de conhecimentos, que ajudou a criar uma nova concepo urbanstica para os desafios da nova era. A anlise do espao urbano como um todo complexo e multifacetado propiciou aplicaes e monitoraes jamais vistas em um sistema urbano, o planejamento do transporte urbano em meados do ano de 1956 para a cidade de Detroit nos EUA ilustra bem essas transformaes, este modelo foi padronizado para outras cidades americanas e depois para o mundo inteiro.

Os sistemas virios acabaram se tornando cada vez mais especficos, tendo a demanda agora para modelos virios para atividades comerciais, industriais e residenciais, as relaes intrnsecas dessas demandas resultaram no envolvimento no s do planejador que levava em conta o uso do solo, mas do envolvimento de engenheiros para criar modelos de interao espacial, fazendo parte do estoque de mercadorias do planejador, bem como o monitoramento desse sistema. Este sistema, mais tarde, se mostrou contraditrio pela sua extrema complexidade. Em 1975 o mais conceituado de todos os planejadores de sistemas Britton Harris disse que j no acreditava na otimizao dos mtodos para a soluo dos problemas urbansticos. A BUSCA DE UM NOVO PARADIGMA Nos fins da dcada de 60 novos conceitos filosficos inundaram acerca do tema planejamento Urbano, estudos tericos e empricos questionavam as decises tomadas dentro de um sistema poltico pluralista, onde as decises tambm se caracterizavam de formas mltiplas, um xito atravs da desordem. Conclui-se que o planejador imerso em tantas contradies tambm deve agir de forma poltica e estratgica, levando todos os pontos em considerao. Em meados de 1967 protestos contra a guerra do Vietn, defesa dos direitos humanos e por um campus universitrio de pensamento livre questionaram a eficcia desse sistema urbano hierrquico e pouco flexvel, um crtico Richard Bolam, declarou que o sistema de planejamento estava ultrapassado, fingia estar dentro do assunto, no levava em considerao a realidade poltica. A reao imediata da esquerda foi de criar uma estrutura de planejamento de baixo para cima, onde os planejadores seriam mais participativos politicamente, tendo o papel de orientar e divulgar as possibilidades ao pblico. Tais atribuies aos planejadores acabariam por dar mais poder aos mesmos, podendo assim haver a possibilidade de manipulao pblica sobre os rumos urbansticos. Evoluindo nessa linha surgiu ainda uma terceira vertente de perfil de planejador, onde a demanda no estava mais na prancheta ou no ato de planejar, mais sim onde a precariedade social e econmica se instalara, onde as indstrias e moradias no querem mais se fixar por causa da apropriao da pobreza resultante talvez de uma falta de planejamento scio-econmico satisfatrio. O planejador se v agora com um enfoque muito mais social e econmico do que didtico. A SUPREMACIA MARXISTA Explodia na dcada de 70 as idias Marxistas que afetaram os mundos interdisciplinares sedentos por novas teorias e anlises, os sistemas girando em torno do capital, (onde equipamentos urbanos poderiam dar tranqilidade e abafar revoltas sociais) circundavam pensamentos capitalistas de planejamento da poca.

O MUNDO FORA DA TORRE: A PRTICA FOGE DA TEORIA Os tericos urbanistas nesse meio tempo partiram em retirada da execuo dos conhecimentos de uma forma prtica aplicada, ficaram em um nvel filosfico e acadmico. Em contrapartida os que praticam o ato de planejar se tornaram cada vez mais duros e pragmticos, distantes do mundo acadmico numa esfera mais fsica e anti-terica. claro que excees, mas em sua maioria ocorre um distanciamento do profissional do mercado e o professor acadmico atualmente, onde a especulao do trabalho projectual excessivo toque de caixa no deixa tempo para uma maior anlise e cuidado e aplicao de novos aspectos tericos produzidos nas universidades.

04. A Cidade no jardim A soluo Cidade-jardim: Londres, Paris, Berlim e Nova York (1900-1940). INTRODUO Ebenezer Howard (1850-1928) nasceu em Londres mas foi criado em pequenas cidades do interior da Inglaterra. Com 21 anos emigrou para a America e aos 26 passou a morar em Chicago, onde presenciou a reconstruo da cidade aps o incndio de 1871. Embora muitos crticos chamavam-no de planejador, Ebenezer Howard era taqugrafo. Alguns diziam que ele planejava uma cidade de baixa densidade e na verdade sua cidade-jardim comportaria a populao semelhante de Londres. Outros diziam que o seu objetivo era confinar as pessoas em cidades isoladas em pleno campo, embora ele propusesse o planejamento de conurbaes com centenas ou at milhares de habitantes. Mas o maior engano dos seus crticos foi julg-lo como planejador fsico, j que suas cidades seriam veculos para reconstruo progressiva da sociedade capitalista dentro inmeras cooperativas. PRECURSORES DA CIDADE-JARDIM Quando voltou a Inglaterra Howard dedicou-se seriamente a ler e meditar. E mais tarde em seu livro foi taxativo ao afirmar que as idias centrais haviam sido pensadas originalmente por ele, entretanto em seguida conheceu outros autores que lhe forneceram alguns detalhes. Entre eles: Edward Gibbon Wakefield que defendia que to logo uma cidade atingisse um determinado tamanho dever-se-ia comear uma segunda separada da anterior por um cinturo verde. James Silk Buckingham planejou uma cidade modelo que forneceu a maioria dos traos bsicos para o diagrama da cidade-jardim: a praa central, as avenidas radiais e as indstrias perifricas. Alguns economistas e pensadores tambm propunham a

remoo de amplos setores da sociedade para o campo alegando que em longo prazo isso beneficiaria economicamente tanto os que partiram como os ficaram.

A CIDADE-JARDIM E A CIDADE SOCIAL A cidade-Jardim teria um limite fixo de 32.000 habitantes para 1.000 acres de terra. Ao seu redor haveria um cinturo verde perene de aproximadamente 5.000 acres onde se encontrariam pequenas granjas e instituies como reformatrios e casas de repousos que ganhariam localizao rural. Assim que a cidade-jardim atingisse o limite comearia construes de outra prxima a anterior. E como o tempo atingiria um vasto e planejado conglomerado que entraria num processo em um processo de expanso quase sem limites, dentro dele cada cidade-jardim ofereceria um campo aberto de empregos e servios e estaria ligada as demais cidades por um eficiente sistema de transporte que proporcionaria todas as oportunidades econmicas e sociais de uma cidade grande. Por isso Howard deu a essa viso policntrica o nome de cidade social.

Diagrama que ilustra a a viso policntrica de Howard . Fonte: http:// www.vitruvius.com.br. Acesso 17/11/2008.

LETCHWORTH E HAMPSTEAD: UNWIN E PARKER Howard no foi apenas um sonhador, foi tambm um homem de ao. Aps a publicao do seu livro, ele tomou a iniciativa de organizar uma Associao que discutiria as idias e formularia um sistema prtico baseado nas linhas de projeto e com todas as modificaes desejveis. Em 1900 decidiu-se a formao da primeira Cidade-Jardim com um capital de 50.000 libras. Os diretores dessa Cidade-Jardim estipularam critrios absolutos dentro das propostas de Howard, como locais de 6.000 a 4.000 acres, boas conexes ferrovirias e abastecimento de gua e drenagem eficientes. Aps algumas pesquisas um local de 3.818 acres foi comprado e no dia 1 de setembro de 1903 foi registrada a primeira CidadeJardim. Em 1938 a cidade possua 15.000 habitantes metade do que se esperava e era percebido um crescimento lento. Aps a Segunda Guerra Mundial com auxilio do governo a cidade foi finalmente concluda, porm numa escala ligeiramente menor do que havia sido planejado. Nas mos de Raymond Unwin (1863-1940) e Barry Parker (1867-1947) que a Cidade-Jardim encontrou sua perfeita realizao fsica. A Aldeia-Jardim de New Earswick, um dos primeiros e mais importantes projeto, que era a urbanizao a ser implantada no como obra assistencial, mas como grupo empresarial independente junto prpria fbrica. A se encontrava o embrio do que mais tarde se desenvolveria em Letchworth e a seguir em Hampstead.

Imagem area de New Earswick. Fonte: http:// www.jrf.org.uk. Acesso 17/11/2008.

A aldeia era separada da fbrica e da cidade por um cinturo verde parte natural, parte ocupada por campos de jogos, as residncias se enfileiravam em blocos compactos e agrupavam-se em torno de gramados pblicos e caminhos para pedestres, havia elementos naturais por toda parte, o local fornecia uma sensao de clamaria e quietude aos usurios e visitantes. Porm havia uma falha relevante, o padro projetual atingiu propores to elevadas que os trabalhadores assalariados no conseguiram arcar com as despesas. Em Letchworth houve um problema ainda maior que obrigou a indstria se integrar com a habitao j que a estrada de ferro cortou em dois o local destinado a atividade industrial, o centro urbano foi todo planejado, mas continuou confuso e as vias no possuem orientao clara aos usurios. Letchworth possui tambm maior nmero de elementos formais tais como: avenidas radiais, praas e parques centrais dominados por edifcios municipais, as habitaes so planejadas em torno de grandes gramados assim como em New Earswick.

Imagem area de Letchworth. Fonte: http:// www.britannica.com. Acesso 17/11/2008.

J em Hampstead no se propunha o planejamento de uma cidade-jardim, na verdade houve a proposta de um subrbio-jardim. No haveriam indstrias, os servios dependeriam de uma estao de metr, inaugurada na poca em que ela estava sendo planejada. Hampstead pouco se diferia de New Earswick em escala, distinguindo pela alta qualidade do projeto e por um clube social central.

Plano de Hampstead. Fonte: http:// www.vitruvius.com.br. Acesso 17/11/2008 .

O MOVIMENTO CIDADE-JARDIM ENTRE AS DUAS GUERRAS Para muitos crticos, Unwin cometeu um grande erro ao propor numa palestra na Universidade de Manchester a construes de cidades-satlites prximas aos municpios, que seria subrbios-jardim dependentes dos municpios para obteno de empregos. No ps-guerra o governo props um programa de habitaes populares. Aproximadamente um milho de habitaes foram construdas, apenas Letchworth e Welwyn, foram construdas obedecendo s idias e a formas das CidadesJardim de Howard. Em muitas cidades o nmero de habitante excedeu ao limite planejado de 32.000, ficavam distantes dos principais centro urbanos, alm de faltar indstrias necessrias a auto-suficincia.

A CIDADE-JARDIM NA EUROPA

O conceito de cidade-jardim no tardou para que tambm sofresse total diluio ou total descrdito, como diriam os fiis, no territrio europeu. Um dos problemas era que cada um dos diferentes pases tinha seu prprio e pessoal advogado da cidade-jardim, sempre disposto a proclamar o modo todo dele de encarar tal idia, sendo seus conceitos divergentes dos de Howard de forma sutil mas significativa. E ao que se deduz destas proclamaes, todos o fizeram. O primeiro, pela ordem,foi,no h dvida,o engenheiro espanhol Arturo Soria y Mata (1844-1920), um intelectual espanhol que, em 1882, publica no jornal madrilenho El Progresso um primeiro projeto da Cidade Linear, resultado de sua reflexo sobre as novas tcnicas de transporte e telecomunicaes e sobre suas incidncias sociais. Em lugar de pensar o processo de comunicao generalizada que a urbanizao em termos de extenso homognea e multidirecional, ele o concebe sob uma forma puramente linear: Uma rua indefinidamente extensvel de 500 metros de largura. O eixo longitudinal reagrupa as vias de transporte (estrada de ferro, bonde, rodovia), as redes de distribuio de gua, gs, eletricidade, telefone, assim como os servios municipais e os parques. De um lado e de outro desta espinha dorsal, duas faixas longitudinais formadas por quadras ortogonais associam a habitao individual aos edifcios pblicos, comerciais, culturais. Este modelo deve suprimir a concentrao e densificao urbanas, assim evitando a disseminao da construo atravs do territrio e preservar a integridade do campo. Imaginava uma cidade de Cdiz So Petersburgo, mas s pde aplicar seu modelo em um subrbio de Madrid. Enfim, a cidade-linear nunca passou de um subrbio-dormitrio urbanizado segundo as leis da especulao comercial. Soria alimentava sonhos ainda mais grandiosos no sentido de implantar cidades lineares por toda a Europa, o que, em 1928, aps sua morte, inspirou a formao de uma Association Internationale des Cits Linaires, cujo crebro foi o influente planejador francs Georges Benot-Levy; ecos de seu sistema podem ser detectados nos desurbanistas russos dos anos 20 e no pensamento de Le Corbusier dos anos 30.

Cid ade Linear de Arturo Soria y Mata.

O Howard francs foi Antoine Garnier (1869-1948), nascido em Lyon e criado num bairro de operrios radicais, permaneceu coerentemente ligado causa socialista at a sua morte. Concebeu a Cit industrielle em 1898. Deu nfase, tambm, propriedade comum, rejeitando smbolos da represso burguesa, tais como delegacias de polcia, tribunais, prises ou igrejas, e erguendo seu vasto edifcio central, onde podiam reunir-se 3000 cidados. A Cidade Industrial ter sido ponto de referncia para aqueles que, sem visionarem a ruptura com a cidade tradicional, propunham a sua evoluo e adaptao; ponto de referncia pela metodologia utilizada de carter cientfico e morfologia arquitetnica das propostas.

Cidade Industrial. O centro, com edifcio de reunies em forma de losango e as moradias.

Theodor Fritsch publicou seu Die Stadt der Zukunft (A Cidade do Futuro) dois anos antes da obra de Howard, em 1896; sua obsesso era de que Howard lhe roubara as idias, embora parea evidente que as idias de Howard se tenham desenvolvido independentemente antes dessa data. Na verdade, em termos puramente fsicos, existem semelhanas entre a Cidade-Jardim e a Cidade do Futuro: a forma circular, a diviso entre os usos do solo, a clareira central, o cinturo verde circundante, o casario baixo, a indstria na periferia, a propriedade comunal da terra. Mas esses elementos repetem-se em outros projetos visionrios. Fritsch, um fantico propagandista do racismo, projeta uma cidade onde cada indivduo sabe, de imediato, qual o seu lugar dentro de uma ordem social rgida e segregacionista. De modo geral, toda e qualquer semelhana entre Fritsch e Howard no passa de aparncia superficial.

Esquema da Cidade do Futuro de Theodor Fritsch.

Em breve, foram as idias de Howard que foram influenciar os pensamentos do continente europeu, onde, alis, passaram a ser erroneamente interpretadas. Uma dessas primeiras interpretaes das idias de Howard, Le Cit-Jardin, de autoria de Georges Benot-Lvy, conseguiu estabelecer uma confuso elementar entre cidade-jardim e subrbio-jardim, confuso da qual os urbanistas franceses jamais puderam, da em diante, desvencilhar-se. Henri Sellier, como diretor do Office Public des Habitations Bon March du Dpartement de la Seine, projetou

dezesseis cits-jardins ao redor de Paris, entre 1916 e 1939, sendo sua interpretao distante do Howard puro e tinha mais a ver com a Hampstead de Unwin. Na Alemanha, antes da Primeira Grande Guerra, sua mais alta expresso foi Margarethenhhe, realizada dentro de uma linha de condomnios residenciais industriais. Pequena, com apenas 5300 habitantes pelos fins da dcada de 30, fisicamente, Margarethenhhe uma New Earswick transplantada. Seu arquiteto, Georg Metzendorf, seguiu fielmente a tradio Unwin-Parker. O Gartenstadtbewegung (movimento cidade-jardim), contudo, queria uma Letchworth alem. Embora tenha chegado perto, nunca o conseguiu. A cidadejardim implantada em Hellerau, a 8 quilmetros (5 milhas) de Dresden, era - como Margarethenhhe - essencialmente um subrbio-jardim situado no ponto final de uma linha de bondes. Hellerau abrigava as Deutsche Werksttte fr Handbaukunst (Oficinas Alems de Artesanato) e at mesmo uma Sociedade de Rtmica Aplicada. Hellerau fica isolada do municpio. As casas de Heinrich Tressenow, enfileiradas e semi-isoladas, so inteiramente fiis tradio Unwin-Parker. uma pequena jia anmala. J na metade da Primeira Grande Guerra, o termo Lebensraum (Habitat) fora abominavelmente posto em uso, ocasionando a remoo de populaes consideradas perigosas para o "carter nacional". Na dcada de 20, esses temas iriam tornar-se um elemento poderoso do pensamento nazista. Mas, na poca, o assunto ainda permanecia nos domnios da especulao intelectual. No mundo real, temia-se a revoluo. Em Frankfurt, um Conselho de Operrios e Soldados dominou a poltica durante um ano, aps o armistcio de 1918. Quando finalmente os socialdemocratas chegaram ao poder no municpio, sua estratgia, durante a administrao do prefeito Ludwig Landmann (19241933), consistiu em restaurar a paz social mediante um implcito pacto social entre capital e trabalho: tema que se iria repetir na criao da Wohlfahrtsgesell-schaft (Sociedade do Bem-Estar) aps a Segunda Guerra Mundial. Mas, a fim de

satisfazer s exigncias do setor trabalhista, o municpio iria igualmente embarcar num intenso programa habitacional. Landmann conquistou a adeso do arquiteto-urbanista Ernst May (18861970) que ganhara considervel reputao com seus projetos para a cidade de Breslau (Vroclvia). Graas aos avanados programas do famoso prefeito Franz Adickes, que administrara Frankfurt antes da guerra, o municpio comprou enormes extenses de terra a preos fundirios mais baixos nos campos circunvizinhos. Assim, ao chegar, em 1925, May teve tudo de que necessitava para desenvolver um projeto urbanstico fantasticamente inovador. Como Sellier em Paris, May foi profundamente influenciado pelo movimento cidade-jardim; trabalhara com Unwin, em 1910, tanto em Letchworth quanto em Hampstead. Quando o projeto provou ser politicamente invivel, May recuou para uma concesso: a urbanizao sob forma de cidades-satlites (Trabantenstdte), separadas do municpio apenas por um estreito cinturo verde, ou "parque do povo"; May rompeu por completo com seu mestre Unwin e, no h dvida, com a tradio inglesa dos anos 20: seus satlites deviam ser projetados rigidamente como arquitetura moderna, em forma de longas fileiras de casas com cobertura plana e ajardinada, onde as pessoas pudessem tomar seu caf da manh, seu banho de sol e plantar. Enfileirados ao longo do vale do Rio Nidda, a noroeste do municpio, representam os satlites clssicos, 1441 moradias em Praunheim, 1200 em Rmerstadt. O que os tornou dignos de nota foi a disposio das casas em compridas fileiras ao longo do rio, a localizao das escolas e Kindergarten na baixada, e o aproveitamento do vale como um cinturo verde natural onde se acham concentrados todos os tipos de servios: lotes para hortas,campos esportivos, canteiros de flores para comrcio, escolas de jardinagem para jovens. May divergia sobre muitas coisas de outro grande planejador urbano da poca de Weimar, o berlinense Martin Wagner (1885-1957), mas ambos partilhavam a crena numa nova parceria entre capital e trabalho, e numa reintegrao do trabalho com a vida. A linha May-Wagner era uma variante de esprito coletivista, divergindo drasticamente das fontes anarco-cooperativistas da tradio Howard-

Unwin: nas palavras do prprio May, seu objetivo era "a coletivizao dos elementos da vida". No de admirar que Unwin se tenha tornado francamente impopular ao investir sem trguas contra a arquitetura moderna. E tampouco de se admirar, talvez, que, depois de Frankfurt, May tenha continuado a projetar cidades-modelo na Unio-Sovitica, contudo, jamais construdas de acordo com os planos iniciais. Wagner, de forma alguma, acreditava em satlites; seu ideal era a Siedlung (colnia). O exemplo ideal Siemenstadt, desenvolvida pela gigantesca companhia de material eltrico em torno de seu complexo industrial no setor noroeste do municpio, entre 1929 e 1931. uma Grobsiedlung (grande colnia), onde cada nome da arquitetura alem dos anos 20 tem seu quinho; um stio de reverente peregrinao. Ali, os mestres - Scharoun, Bartning, Hring, Gropius e outros - colocaram blocos de apartamentos de quatro e seis andares dentro de um vasto jardim que cresceu pelas dcadas afora at envolv-los por completo. A impresso dominante de muita paz. Siemenstadt, como Rmerstadt, funciona porque bem conservada. O mesmo acontece com as duas outras urbanizaes realizadas durante os anos de Wagner em Berlim: as Grobsiedlungen Onkel-Toms-Htte (Cabana do Tio Toms) em Zehlendorf e Britz, no setor sul da cidade, ambas implantadas por Gehag (grande agncia nacional). Onkel-Toms-Htte (Cabana do Tio Toms), construda entre 1926 e 1931, intitula-se a si mesma colnia florestal (Waldsiedlung), j que a primeira imagem que ela passa a do imenso plio de altas rvores a estender-se por todo local. As casas enfileiradas ao logo de ruas compridas so de autoria de Bruno Taut e Hugo Hring dentro do idioma moderno dos anos 20. Mais uma vez, o que surpreende no aspecto o nvel de conservao. Britz (1925-1931), projetada por Bruno Taut e Martin Wagner, mais formal: suas fileiras de casas de dois e trs andares agrupam-se em torno da clebre Hufeisensiedlung, onde o bloco de quatro andares dobra-se em forma de imensa ferradura volta de um lago.

As duas urbanizaes so esplndidas; ambas, ironicamente, representam a anttese total da idia de cidade-jardim. A verdade que naquele tempo, arruinados pela falta de fundos e por contingncias polticas, os urbanistas da Repblica de Weimar j no pensavam na auto-suficincia as cidade-jardim como algo que valesse a pena lutar.

A CIDADE-JARDIM NA AMERICA

Tambm na Amrica, a tradio cidade-jardim jamais conheceu uma urbanizao nos moldes divulgados por Howard. No, porm, por falta de tentativas. Durante a dcada de 20, a Regional Planning Association of Amrica (RPAA) ampliou e depurou as idias de Howard, tendo como principal personagem Howard-Geddes, o qual acreditava no planejamento de regies inteiras. Nesse grupo, os arquitetos foram Clarence Stein (1882-1975) e Henry Wright (1878-1936). Sua contribuio mpar para a cidade-jardim reside no manejo do trfego e da circulao de pedestres atravs do chamado esquema Radburn, por eles desenvolvido para a cidade-jardim de mesmo nome, em 1928. Outra figura, que, nunca associada ao grupo da RPAA: Clarence Perry (1872-1944), o planejador-socilogo, profundamente influenciado pelos escritos do socilogo norte-americano Charles Horton Cooley, que acentuara a importncia do "grupo primrio", "caracterizado pela associao e cooperao ntimas, cara-a-cara". Foi morador do subrbio-jardim-modelo de Forest Hills Gardens - subrbio ferrovirio, a quase 9 milhas de Manhattan, onde o projeto de Grosvenor Atterbury surge claramente como um derivado do Riverside do Chicago e do Bedford Park de Londres -, Perry viu o quanto um bom projeto poderia contribuir para o

desenvolvimento de um esprito de vizinhana. Na inspirao, Forest Hills Gardens deriva do pseudoteutnico de Unwin e Parker em Hampstead,e do genuno de Margarethenhhe e Hellerau; mas passa frente de todos eles, criando uma qualidade de tipo kitsch que antecipa Hollywood.

Imagens do Subrbio-jardim-modelo de Forest Hills Gardens.

A vida em Forest Hills Gardens deu a Perry o conceito de unidade de vizinhaa. Para o Plano Regional de Nova York, onde ele desenvolveu papel relevante como planejador social, a inspirao inconfundvel: trata-se de uma releitura moderna do desejo de Jane Addams de integrar o novo imigrante, e agora os filhos dele. A raison dtre foi, portanto, sociocultural, mas, segundo j declarava Perry no fim dos anos 20, a ameaa do automvel tornara imperativa a definio dessas unidades de vizinhana, constituindo-se, assim, uma beno na desgraa. O prprio Perry reconheceu ser o trnsito indesejvel o nico e verdadeiro defeito do plano de Forest Hills Gardens. Em 1924, inspirado por Stein, Alexander Bing fundara a City Housing Corporation a fim de construir uma cidadejardim americana. Para experincia, tomaram eles Sunnyside Gardens e fizeram seu planejamento com base em grandes superquadras livres do trfego, criando assim vastos espaos de jardins internos; porm, de acordo com Lewis Mumford, um de seus primeiros moradores, no era uma cidade-jardim.

Esquema da primeira unidade de Sunnyside, 1924

Feito o aprendizado, a CHC comprou 2 milhas quadradas em Nova Jersey, onde Stein e Wrigth planejaram trs vizinhanas. A inteno era pegar a superquadra Sunnyside, libert-la do rgido reticulado nova-iorquino e combin-la com o aglomerado habitacional em cachos, a fim de inviabilizar no apenas o trfego direto, mas todo e qualquer trfego. Parece ser uma espcie de regra geral na histria do planejamento o fato de que a primeira vez sempre a melhor. No h dvida que isso foi verdade para New Earswick e Letchworth; e no h dvida de que Radburn o melhor dos esquemas Radburn. Contudo, devido a diversos fatores, a CHC foi forada a abandonar todas as suas esperanas de criar uma cidade-jardim autntica, passando a anunci-la como um puro subrbio-dormitrio. Enfim, segundo reflexo feita por Stein vinte anos depois, a experincia de Radburn mostrou que, para construir uma nova comunidade, uma corporao privada, na melhor das hipteses, precisaria estar no seu dia de sorte. Houve, no obstante, duas outras Radburns: Chatham Village (1932) em Pittsburgh e Baldwin Hills Village (1941), em Los Angeles. Ambas foram sucessos financeiros.

As cidades Radburn, obra de Stein-Wright, so inquestionavelmente as mais importantes contribuies norte-americanas para a tradio cidade-jardim, mas, claro, dentro de estritos critrios, como suas correlatas europias, tambm elas carecem de qualidade. Contudo, no constituem os nicos exemplares de novas cidades na Amrica. Porm, as cidades de cinturo verde, projetadas pela Resettlement Administration (Administrao de Ressentamento), de Rexford Guy Tugwell, nos primeiros anos do New Deal de Franklin Delano Roosevelt (19351938), merecem ateno parte e especial. Notam-se paralelos histricos entre sua origem e a raiz da idia howardiana: ambas foram concebidas nas profundezas de uma imensa depresso; em ambas, trabalhadores despedidos de fazendas falidas aglomeravam-se em cidades empobrecidas, impossibilitadas de oferecer-lhe trabalho. As cidades de cinturo verde, essencialmente concebidas para serem autosuficientes, teriam tambm que oferecer a possibilidade de interligao com o municpio; da ser essencialmente uma localizao perifrica tpica do subrbio, o que tambm representava, no momento, uma tendncia do deslocamento populacional. Tugwell esperava implantar 3 000 delas. Mas o programa final constou de apenas trs cidades: Greenbelt, Maryland, periferia de Washington; Greenhills, Ohio, periferia de Cincinnati; e Greendale, Wisconsin, periferia de Milwaukee. Greenbelt e Greendale tm superquadras no estilo Radburn, Greenhills tem ruas convencionais e arquitetura tradicional. Mas todas elas apresentam densidades baixssimas. E a maior das trs - Greenbelt, projetada com a consultoria de Stein e do arquiteto Tracy Augur, seu colega na RPAA uma adaptao clssica do esquema Radburn. A arquitetura de um modernismo mais intransigente que o de Radburn, e o efeito de conjunto lembra curiosamente os melhores esquemas germnicos dos anos 20: Frankfurt ou Berlim transplantadas para os campos de Maryland. Mas, no demorou para que acabassem com o programa; e na dcada de 50 foram vendidas.

Esquema da Cidade de Greenbelt.

Esquema da Cidade de Greendale.

Em termos puramente quantitativos, as cidades do cinturo verde foram quase um no-acontecimento: Beneficiar com um meio ambiente atraente apenas 2267 famlias dificilmente se poder classificar como uma realizao importante. Elas constituram, portanto, algo semelhante a uma exceo nos primeiros quarenta anos do movimento cidade-jardim. Embora a iniciativa privada tenha construdo duas autnticas cidades-jardim (Letchworth, Welwyn) e embora as prefeituras tenham por vezes construdo cidades-satlites (Wythenshawe, Rmerstadt), em nenhum outro lugar se mobilizou dessa maneira um governo para realizar o projeto em toda a sua autenticidade. um pouco irnico que tudo isso tenha acontecido nos Estados Unidos, o ltimo pas onde seria de esperar que acontecesse. No surpreende, portanto, que tenha fracassado.

NOVAS CIDADES PARA A INGLATERRA: O ESTADO ASSUME O CONTROLE

Na Inglaterra, APS A Segunda Grande Guerra, o Estado assume o controle novamente. Lewis Silkin, o ministro trabalhista recm-empossado, designou, em outubro de 1945, uma comisso para dizer-lhes como as novas cidades deveriam ser construdas. Na chefia colocou John Reith, os outros eram Osborn; L. J. Cadbury, de Birmingham, e Monica Felton, do LCC, ambos conhecidos defensores das novas cidades. Dada essa composio, no de surpreender que em nada menos que trs meses a comisso emergisse com recomendaes provisrias: as novas cidades deveriam permanecer dentro de um tamanholimite para 20 000 60 000 habitantes; deveriam ser construdas por corporaes estatais. A comisso fazia,

portanto, seus rapaps a Ebenezer Howard; mas foi sobre a corporao estatal que recaiu nossa escolha bsica no tocante a agenciamento. Assim, ironicamente, enquanto de um s golpe resolviam eles o eterno problema de como conseguir financiar as novas cidades, tambm destruam a essncia do plano de Howard, que era obter fundos para a criao de sistemas previdencirios locais autogeridos. Assim, da viso howardiana de cidade-jardim, a Inglaterra ficaria apenas com a casca, sem a substncia. No dia 1 de agosto de 1946, a Lei das Novas Cidades recebeu a sano Real. Dessa data at 1950, o governo trabalhista designou treze novas cidades na Gr-Bretanha: oito para a rea londrina, duas para a Esccia, duas no nordeste da Inglaterra, uma em Gales, e uma no interior do territrio ingls. Quatro das oito novas cidades londrinas ficavam num nico condado, Hertfordshire; e trs delas formam um grupo, ao longo da Great North Road e da principal linha norte de trens de Londres: Stevenage, Welwyn Garden City e Letchworth. Cada cidade-jardim est circundada por seu prprio cinturo verde, de tal maneira que cada uma surge como uma comunidade urbana isolada com terra cultivvel como fundo, mas todas as quatro esto ligadas entre si pelos equivalentes modernos da ferrovia intermunicipal de Howard. O caminho percorrido provavelmente no teria gozado da aprovao de Howard. Na terra mesma de onde brotara, a cidade-jardim via-se agora nacionalizada e burocratizada. As novas cidades haviam-se tornado parte essencial da manipulao pelo estado capitalista da previdncia social, destinadas que eram a garantir a reproduo da fora de trabalho qualificado para as indstrias de alta tecnologia que com tanto entusiasmo para ali haviam se mudado. As novas cidades eram parte importante da ideologia desse governo trabalhista; o prprio Attlee escrevera a favor do planejamento nacional da cidade e do campo. A mquina publicitria da cidade-jardim, conduzida por Osborn, trabalhava a pleno vapor.

O fato que, no processo, muita coisa se ganhou e alguma se perdeu. As novas cidades foram afinal construdas, o que, no imperfeito mundo da poltica, j se constitui um milagre. verdade que no incio foram criticadas, muitas vezes por gente que antipatizara com elas pela sua arquitetura enfadonha; no tinha o toque urbano. Tambm verdade que as novas cidades absorveram apenas 400 000 pessoas, no contando, assim, com a exploso de natalidade. Dito isso, acrescente-se apenas que as novas cidades foram construdas de acordo com o planejado, obedecendo mais recente verso reithiana das idias de Howard; e, tanto quanto se sabe a respeito, no decepcionaram. Ainda hoje constituem lugares bastante bons para trabalhar e viver, e o melhor que delas se pode dizer que em 1980, quarenta anos depois de implantadas, continuam quase ausentes do noticirio: a mdia s se lembra delas quando quer escrever sobre um lugar sem problemas.

11. A Cidade do empreendimento VIRANDO O PLANEJAMENTO DE PONTA-CABEA: BALTIMORE, HONG KONG, LONDRES (1975-1987) No decorrer da dcada de 70 o planejamento urbano muda de lado: ao invs de frear o crescimento, passa a encoraj-lo, confundindo-se com o prprio empreender, que fora anteriormente seu adversrio. Antes disso, durante o bom momento econmico dos anos 50 e 60 o planejamento urbano dirigiu-se para controlar o carecimento da cidade. Mas durante o perodo de recesso das dcadas de 70 e 80 a cidade perdeu o flego de expanso e uma nova geografia surgiu. Em 1972, Peter Waker encomendou uma investigao sobre os problemas de trs reas intra-urbanas carentes. Os resultados mostraram que no s as famlias estavam vivendo abaixo da linha da pobreza, mas economia urbana havia falido como um todo. Assim, muda-se o foco da poltica para que essas reas pudessem ressurgir economicamente. Os problemas de antes como controle e orientao do crescimento das cidades foram substitudos por uma grande vontade de encorajar o crescimento a qualquer custo e da melhor forma possvel. Enquanto isso nos EUA, a soluo parecia ter sido encontrada: uma parceria criativa entre governo municipal e setor privado seria a responsvel pela revitalizao urbana. Devia-se entender que a economia manufatureira havia falido, precisava-se de uma nova funo, como rea til, para a cidade-base. Varias pessoas passaram a migrar dos subrbios para a nova rea restaurada que iria se tornar inclusive um grande atrativo turstico.

Vista da orla de Boston

Vista do cais interno de Baltimore

Dois exemplos dessa parceria criativa so a orla martima de Boston e o cais interno de Baltimore. Havia diferenas em relao Inglaterra, pois sua decadncia se iniciou antes e os estudos para combat-la tambm. Alm disso, havia acontecido uma urbanizao empresarial com escritrios centrais convencionais, e, eram centros comerciais h muito tempo estabelecidos.

James Rouse

James Rouse tomou a frente da revitalizao de ambas. O mesmo havia sido feito em outros locais, s que Rouse se apropriou de uma rea maior e incorporou atividades diferentes. Foram tambm essenciais para o sucesso do projeto o subvencionamento federal, uma nova viso de empreendimento lucrativo por parte do setor publico e a cooperao entre os setores publico e privado. Tanto na orla martima de Boston quanto no cais interno de Boston as urbanizaes so semelhantes a da rea de Covent Garden de Londres: tem apelo turstico, a criao de cidade como palco.Todas essas experincias e discursos foram importantes para que se criasse um debate sobre o assunto na Inglaterra. As reas abandonadas passaram a esperar por uma reurbanizao. A Docklands em Londres, antes rea com o maior porto do mundo, encontrava-se quase desativada. O governo de Edward Health a entregou o problema para uma firma de consultores de engenharia, que sugeriu novas e luxuosas residncias com reas de lazer e comercio que a servissem. Mas as antigas comunidades porturias reagiram fortemente. O problema comeou a emergir como conscincia publica, o que fosse feito na rea seria exemplo para muitas outras reas com os mesmos problemas. Foi criada ento a Comisso Mista das Docklands.

Em 1976 ficou-se decidido que a maior parte da rea iria para habitao popular, outra para armazenagem industrial e muito pouco para escritrios, apesar de a rea localizar-se prxima ao centro financeiro. O projeto no foi bem aceito, visto que faltavam propostas concretas e era um momento de vcuo econmico. Pouco depois, em 1979, Michael Reseltine assume a secretaria de estado para o meio ambiente e institui uma Corporao de Urbanizao para as Docklands. Tinha como tarefa reciclar a rea o mais rpido possvel para que fosse utilizada para usos mais elevados. O que houve de notvel foi o estilo como isso foi feito: planejamento estratgico anti-longo prazo, anti qualquer plano publicado, percurso em roda livre, interessado apenas em explorar oportunidade a medida que aparecessem. A corporao mostrou-se forte, passou pelos poderes das autoridades locais e atraiu muitos empreendedores, conseguiu com que a quantia investida se multiplicasse em oito vezes. No congresso do Royal Town Planning Institute realizado em Chester, 1977, a decadncia urbana era um problema emergente, e examinavam-se as possveis maneiras de reconstruir as bases econmicas. Chegou-se a concluso que reas intra-urbanas, pequenas e seletas, seriam simplesmente abertas a todo tipo de empreendimento, com um mnimo de controle.

Peter Hall, conselheiro especial sobre Planejamento Estratgico para o governo britnico, considerado por muitos o pai da empresa industrial zona conceito, adotada pelos pases a nvel mundial para o desenvolvimento da indstria em zonas desfavorecidas.

Cada rea estaria completamente aberta migrao de empreendedores e capital. Iria basear-se na livre iniciativa, a burocracia seria reduzida ao mnimo

absoluto e a moradia seria uma opo, visto que a rea ficaria fora da legislao normal e dos controles do Reino Unido. Assim, uma rea dessas jamais combinaria com o bem-estar social, mas poderia tornar-se plena economicamente. Em 1980, o novo governo conservador da Inglaterra apresentava uma autorizao em favor das zonas empresariais. No entanto, o que aconteceu foi algo diferente: um conjunto de zonas, situadas em reas intra-urbanas abandonadas, com concesses especialmente favorveis de taxao e um conjunto simplificado de planejamento fsico. Quanto aos resultados obtidos, foram condenados pelos analistas urbanos radicais de esquerda. A urbanizao dos Docklands obedeceu aos modelos norte-americanos num aspecto decisivo: baseou-se na idia de usar fundos pblicos relativamente modestos para gerar um maior investimento privado. Em 1977, esse princpio torna-se lei. A Urban Development Action Grant (Subveno Ao Urbanizadora) foi fixada, para gerar entre 4,5 e 6,5 unidades de investimentos privado para cada unidade de investimento pblico.

Royal Docks closed 1981

O programa gerara um total previsto de 411000 novos empregos permanentes, 56% em projetos comerciais e 55% para pessoas de renda baixa ou moderada.

Houve algumas crticas. Contudo para muitos economistas, o declnio verificado nos empregos em fbricas era decorrente da economia capitalista, e a nica poltica inteligente seria aceitar o fato e antecip-lo. Outros afirmavam que a economia de servios gerava empregos de baixos salrios e que O Importante Fabricar.

Em meio s discusses sobre o desenvolvimento econmico, o sistema britnico de planejamento foi decaindo. mantido. Aps 1979, o governo Regionais foi de progressivamente desmantelando o sistema de planejamento que os governos anteriores haviam construdos e Os Conselhos Planejamento Econmico encerraram suas atividades, o governo atualizou o Plano Estratgico para o Sudoeste em duas pginas, uma lei de 1986 aboliu o Conselho da Grande Londres e os seis condados metropolitanos. Tudo isso determinou mudanas no estilo de planejamento. Declarava-se que agora no havia necessidade de um planejamento estratgico, sugeria que era suficiente manter uma atividade residual do uso do solo sobre bases fixadas caso a caso. Verificou-se um enfraquecimento dos laos com a universidade e as escolas politcnicas. A procura de planejadores sofreu brusca retrao. Algumas faculdades de urbanismo fecharam. O planejamento tradicional do uso do solo sofreu mais abalos em sua prpria terra. Tornou-se reativo, arteso e antiintelectual. Entretanto, enfrenta uma nova ordem de problemas, para cuja soluo seus profissionais nunca foram

habilitados: o problema do declnio econmico-estrutural de todas as comunidades urbanas e da reconstruo de uma nova economia sobre as runas da velha.

12. A Cidade da permanente ral O CORTIO RESISTE: CHICAGO, ST. LOUIS, LONDRES (1920-1987) INTRODUO Segundo Lewis Mumford, a derrocada da lei e da ordem no exato momento em que o poder e a prosperidade metropolitanos chegavam ao auge era o que, a seu ver, constitua um dos quebra-cabeas crnicos da histria. Ao estabelecer uma comparao da cidade de Nova York dos anos 80 com a antiga, confirmava uma crescente expanso da violncia e ilegalidade decorrentes da instabilidade e falta de segurana moral na cidade. O crime urbano que eclodiu em fins do sculo XX, cresceu em to grande escala que ameaava a vida social em todas as mais importantes cidades do mundo.

Assassinato durante tumulto racial em Chicago, 1919.

No h torrente de qualificaes e restries que derrube a montanha do crime urbano, e, sobretudo do crime urbano violento, que em fins do sculo XX, como vulco em plena atividade, cresceu praticamente a olhos vistos, ameaando a textura da vida social em todas as mais importantes cidades do mundo. O planejamento urbano do sculo XX originou-se da complexa reao emocional da classe media de fins do perodo vitoriano ante a descoberta da ral urbana. As causas das crescentes mazelas urbanas foram sendo buscadas atravs de pesquisas engajadas de diversos socilogos da poca a fim de entender a estrutura social e como ela refletia na dinmica e necessidades da vida

urbana. Os pobres virtuosos seriam assistidos para irem diretamente, via centro social ou via projeto municipal de casas populares, para o cu da cidade-jardim; os viciosos permaneceriam para sempre reprimidos em seu prprio inferno urbano, ou iriam para as colnias de trabalho penitencial, onde pudessem por fim enxergar a luz. A tarefa principal, tanto para a empresa pblica quanto para a organizao voluntaria, era, portanto, socializar o imigrante e seus filhos, fazendo-os conhecer os costumes e aceitar os valores norte-americanos, a fim de que pudessem galgar o primeiro degrau da escada que os levaria ao xito na nova terra. CHICAGO DESCOBRE A RAL Durante os anos 20, Robert E. Park, um dos fundadores da escola de Chicago, se uniu com Burgess, McKenzie e Worth a fim de trabalharem visando um conhecimento teoricamente fundamentado pela observao da estrutura social de uma grande cidade. Em 1925, publicaram sua clssica coletnea de ensaios sobre sociologia da cidade. Segundo Park, a forma mais simples e elementar de associao na cidade era a vizinhana local. A vizinhana, porm, representava essencialmente a velha ordem social pr-industrial: a concorrncia industrial, aliada diviso de trabalho, estava promovendo sua substituio por uma organizao alternativa da cidade, baseada na diferenciao por profisses e, conseqentemente, por classes. Atravs do dinheiro, "os valores foram racionalizados e os sentimentos substitudos por interesses". Para Park, a coisa sobre a qual ainda hoje menos se sabe como viver em grupo, assim, a organizao resultante, "composta de indivduos competitivos e de grupos competitivos de indivduos", mostrou que "cidades e, em particular, as grandes cidades vivem em equilbrio instvel e a conseqncia esta crnica condio de crise que se instala na comunidade." importante sabermos quais as foras que tendem a fragmentar tenses, interesses e sentimentos que conferem s vizinhanas seu carter individual. Em

geral, podemos dizer que elas so toda e qualquer coisa que tenda a desestabilizar a populao, a dividir e concentrar atenes sobre objetos de interesse muito afastados uns dos outros. Tem havido uma tentativa de recuperar vizinhanas nocivas mediante a construo de reas de recreio e a introduo da pratica supervisionada de esporte de vrios tipos. O sistema parlamentar, e com ele o sistema eleitoral, pode ser encarado como uma tentativa de regulamentar a revoluo, e indo ao encontro das crises, control-las.

Um cortio em Chicago, 1900

O Little Hell de Chicago, um dos enclaves italianos da cidade, tristemente celebrizado como sede do vcio e do crime.

provvel que a ruptura de vnculos locais e o enfraquecimento das restries e inibies do grupo primrio, sob a influencia do ambiente urbano,

sejam os grandes responsveis pelo aumento do vcio e do crime nas grandes cidades. A partir dos anos 30 nada menos que dois teros de toda populao negra das cidades nortistas eram de classe inferior caracterizados por suas ocupaes de baixa qualificao, desorganizao familiar, analfabetismo e pobreza. A populao tende a segregar-se no somente de acordo com seus interesses, mas segundo seus gostos e temperamentos. Assim, os cortios eram resultados da criao de uma equivalncia social que unia pobres, viciados, criminosos e pessoas excepcionais em geral amontoados numa intimidade insalubre e contagiosa em corpo e esprito. As zonas de transio so regies onde encontramos vizinhanas em deteriorao, grande mobilidade, rea de primeira fixao de imigrantes, poltica tutelar corrupta, vicio, crime e desordem generalizada. A razo bsica, contudo, para o desenvolvimento de gangues nessas reas est nas instituies sociais convencionais que falham em sua funo de propiciar ao menor uma vida organizada. Os filhos de imigrantes tendem a americanizar-se rpida e superficialmente, sendo assimilados pelos aspectos mais picantes e viciosos da vida americana com os quais se deparam nas reas desorganizadas e mveis onde vivem. A migrao dentro das cidades produziu um tipo diferenciado de personalidade... As energias outrora controladas pelos costumes e pela tradio esto agora soltas. Livre para novas aventuras, o indivduo ressente-se, porm, de certa maneira, dessa ausncia de direo e de controle. O homem situado margem de duas culturas e de duas sociedades, que jamais se fundem, reconhecvel pelas seguintes caractersticas: "Instabilidade espiritual, autoconscincia aguada, agitao e angstia". Segundo Park, a uma pessoa dessas caberia a denominao de "homem marginal" imperfeitamente aculturado dentro da sociedade urbana e afundado naquilo que, mais tarde, Oscar Lewis iria chamar de cultura da pobreza. Uma historia do planejamento no pode vir divorciada de uma historia dos problemas que deram origem ao planejamento, a histria norte-americana

distingue-se pelo fato de ter-se ocupado muito pouco com questes urbansticas. Os norte-americanos so capazes de dissociar problemas ligados patologia social de qualquer discusso sobre solues de projetos. O caminho para a soluo do problema do gueto, se que existia, passava por um feixe de programas de emprego, educao e moradia- que pouco tinham a ver com planejamento, ao menos como este era entendido na poca pelos norteamericanos.

OS SOCILOGOS INVADEM O GUETO Dois dos primeiros maiores socilogos norte-americanos eram negros. E um dos pais fundadores brancos da sociologia norte-americana dedicou a primeira parte de sua vida ao estudo da vida social do negro. Estava acontecendo a transio de uma sociedade rural, tradicional, baseada em relacionamentos familiares primrios e de vizinhana para as complexidades da cidade. A famlia ia perdendo laos de ligao; crescente ndice de filhos ilegtimos; os lares ficavam sem marido devido valores corrompidos; as mes precisavam sair para trabalhar e sustentar a casa agora sem a imagem masculina; as famlias se alojavam em compartimentos pequenos desprovidos de salubridade; esses ambientes se tornavam imprprio para criao de crianas visto que o desenvolvimento pessoal do cidado ficava falho devido aos acontecimentos em que estava submerso; as mes perdiam o controle dos filhos por no estarem presentes e pelo meio corrompido em que essa famlia estava inserida.

O socilogo negro, E. Franklin Frazier chegou cidade de Chicago para preparar sua tese de doutoramento, em 1927, referente ao paradigma predominante na cidade que constitui em um marco de estudo da sociologia da famlia negra. Frazier comeou pelo fato e cuidadosamente dissecou as causas, relegando para segundo plano a existncia de origens, e em lugar disso, postulou uma dupla ruptura histrica: primeiro a da emancipao, que causara um sbito colapso da famlia escrava e da organizao social negra, seguida, porm, de um retorno a uma forma modificada de vida agrcola; segundo, a da urbanizao, que levara a um novo colapso as estruturas e o controle social. Os ndices crticos de desorganizao decresciam medida que uma pessoa se deslocasse para fora da zona em transio coincidindo com a seleo progressiva dos elementos morais estveis na populao negra. As zonas intraurbanas de desorganizao comunitria eram onde os negros de classe inferior em virtude de sua pobreza e de seu atraso cultural eram obrigados a morar. medida que os negros continuavam a fluir para dentro do gueto, este ao invs de expandir-se, tornava-se cada vez mais superlotado.

Migrao do Sul rural para o Norte dos Estados Unidos

A partir dos anos 30, agora professor na Universidade de Harvard, Frazier ampliou seu trabalho para um estudo sobre a estrutura social e familiar do negro. Cinco anos aps sua obra sobre a famlia negra, publicada em 1939, surge outra, da lavra de outro grande cientista social: o estudo de Gunnar Myrdal sobre o negro norte-americano, publicado em 1944. As causas bsicas desse emaranhado novelo de sndromes de mazelas urbanas, na viso de Rainwater, so a marginalidade econmica e a opresso racial. Os negros de classe inferior no podem encontrar nicho seguro no sistema econmico, pois nele que o racismo se entrincheira s lhes permitindo acesso a servios de qualidade inferior e preo mais alto, inclusive no tocante a moradia e educao. MOYNIHAN ENTRA NA BRIGA Daniel Patrick Moynihan era um acadmico que havia ingressado na poltica como senador dos Estados Unidos, seu relatrio, The Negro Family: The Case for

National Action surgia no repentino despertar da dcada mais turbulenta na histria dos negros norte-americanos, "O problema fundamental", continuou, fazendo eco a Frazier e Myrdal, " a estrutura familiar". A prova no conclusiva, mas poderosamente persuasiva est em que a famlia negra dos guetos urbanos est se desagregando. Um grupo, da classe mdia, conseguiu salvar-se, mas para um vasto nmero de trabalhadores urbanos, sem qualificao como mo-de-obra e com baixo nvel de escolarizao, a textura dos relacionamentos sociais convencionais est em franca desintegrao... Caso persista tal situao, o ciclo da pobreza e da inferioridade continuar a repetir-se.

Black Belt - Chicago

Em resumo, a comunidade negra foi forada a adotar a estrutura matriarcal, o que a afasta radicalmente do restante da sociedade norte-americana e, portanto, retarda seriamente o progresso do grupo como um todo. O impacto combinado de pobreza, insucesso e isolamento sobre a juventude negra teve como resultado previsvel um calamitoso ndice de delinqncia e criminalidade. Isso possibilitou que a maioria dos crimes contra a pessoa fosse cometido por negros e em sua maioria contra negros.

Robert Taylor Homes maior projeto de habitao populares do mundo: mais de 4.300 unidades, 28 prdios idnticos com 16 andares cada. 90% da populao eram mulheres e crianas

O IMPACTO DOS LEVANTES DE GUETO As comisses de socilogos classificavam o desordeiro tpico como um citadino de segunda gerao que abandonara o ginsio sem qualificaes educacionais e que, contudo, acreditava no ser essa a razo de seu relativo fracasso no mercado de trabalho; ele era extremamente hostil sociedade norteamericana dominante, fosse ela branca ou negra. A cultura da pobreza que resulta do desemprego e da desorganizao familiar gera um sistema de relacionamentos baseados na crueldade e na explorao dentro do gueto. A grande maioria das crianas estava crescendo na pobreza, sob condies que as candidatam mais ao crime e desordem civil que aos empregos com os quais lhe seria possibilitado o ingresso na sociedade norteamericana.

A anlise da comisso Kerner pouca novidade desenterrou das anteriores. O ponto mais significativo foi a maneira pela qual estabeleceu as conexes causais e, por conseguinte, a maneira pela qual identificou o responsvel pelas desordens. Para kerner, o culpado das desordens era o racismo branco.

DEPOIS DOS TUMULTOS O relatrio Kerner prosseguia recomendando uma srie de medidas que visavam "criao de uma nova unio - uma sociedade nica e uma nica identidade norte-americana". No teve xito. Registraram-se, em seguida, pelo menos dois importantes estudos sobre o progresso do negro norte-americano: um de William J. Wilson (1978) e outro de Reynolds Farley (1984). O livro de Wilson, The Declining Significance of Race (Raa, um Conceito em Decadncia), abraa a tese de que "a classe tornou-se mais importante do que a raa na determinao do acesso do negro ao privilgio e ao poder". O fato que "a situao de marginalidade e redundncia criada pela moderna sociedade industrial afeta prejudicialmente a todos os pobres, sem distino de raa". Houve uma tentativa sem xito de criar uma nova unio, atravs da criao de empregos e da eliminao da discriminao de fato no sistema escolar, de padres assistenciais melhores e mais uniformes, e da guerra a moradia de qualidade abaixo do padro, sua inteno era derrubar os muros invisveis do gueto e finalmente integrar a ral negra na corrente dominante da vida norteamericana.

PS-ESCRITO: A RAL NA GR-BRETANHA A Gr-Bretanha tambm estava passando pela experincia da imigrao de minorias tnicas em suas reas intra-urbanas nas dcadas de 50 e 60. Passando por problemas urbanos semelhantes adota uma bateria de solues como a urbanizao comunitria, mas combinando-as com a remodelao fsica em grande escala de suas cidades, procurou conscientemente prover de moradias populares um amplo espectro da populao. A previdncia social contribuiu com um piso muito mais generoso, especialmente no que concerne moradia. As descries de levantes sociais e raciais nas cidades norte-americanas e inglesas possuem caractersticas de essncia funcional semelhante, se caracterizando inclusive pela forte concentrao dessas sociedades nos anis internos e mdios das grandes cidades, que mais tarde conseguiriam ingressar relativamente nas fileiras da classe mdia. O caminho para a soluo do gueto, se que existia, passava por um feixe de programas de emprego, educao e moradia. Foi exatamente na poca dos tumultos que os tericos do urbanismo norte-americanos se convenceram de que o planejamento era um enfoque perfeitamente aplicvel, com as necessrias modificaes, a todo e qualquer problema. Em meados dos anos 80, o problema da ral urbana ainda estava to teimosamente arraigado nas cidades do mundo e na conscincia de seus cidados mais sensveis como h exatamente um sculo, quando propiciara o estimulo vital ao nascimento do moderno planejamento urbano. O problema continua sendo: por que, malgrado todo o macio progresso econmico e social interveniente, h de a ral recrutar com tamanha constncia novos elementos para substituir os perdidos?

Levante Utilitrio detonado pelas tenses entre jovens negros e a polcia.

Escombros de uma passarela sobre o Broadwater Farm residencial, Tottenham, Londres, aps o motim, de 6 de Outubro de 1985.

CONCLUSO No decorrer da dcada de 70 o planejamento urbano ao invs de frear o crescimento, passa a encoraj-lo. Percebeu-se que no s as famlias estavam vivendo abaixo da linha da pobreza, mas tambm estava ocorrendo falncia da economia urbana como um todo. Assim, muda-se o foco da poltica para que essas reas pudessem ressurgir economicamente. Na Cidade do Empreendimento o planejamento urbano passou a encorajar o desenvolvimento e o crescimento das cidades, com aes pblicas e privadas que viabilizassem esse plano. Criou-se assim um conjunto de zonas, situadas em reas intra-urbanas abandonadas, com concesses especialmente favorveis de taxao e um conjunto simplificado de planejamento fsico. desenvolvimento, reprimida em seu prprio inferno urbano. A proposta da cidade-jardim e dos subrbios jardins tinham como objetivo principal controlar o crescimento desordenado das cidades. Em ambos os casos foram poucas as cidades que conseguiram seguir o modelo e em muitos o nmero de habitante excedeu ao limite planejado, ficavam distantes dos principais centro urbanos, alm de faltar indstrias necessrias a auto-suficincia. Na Alemanha na metade da Primeira Grande Guerra, o termo Lebensraum (Habitat) fora abominavelmente posto em uso, ocasionando a remoo de populaes consideradas perigosas para o "carter nacional" para as espcies de suburbios- jardins. Na dcada de 20, esses temas iriam tornar-se um elemento poderoso do pensamento nazista. Nosso estudo faz referncia a algumas fases do desenvolvimento urbanstico. Apresentamos os planejamentos estratgicos das cidades, o estudo das cidades jardins, as tentativas de sempre chegar ao ideal, a decadncia urbana, os planos para o desenvolvimento com investimento privado, todas as tentativas de prosperar alavancando a urbanizao, as interpretaes errneas de cada urbanista, ate chegar ao caos dos cortios, lugares no planejados e com Como resultado crescem as mazelas urbanas e a permanente ral urbana que vive s margens do

problemas sociais. Em suma, mostramos que a urbanizao sempre esteve lado a lado com a poltica e com o social.

02. Cidade da noite apavorante A percepo da situao precria em que vivia a parcela mais pobre da populao inglesa surgiu aps a publicao de um panfleto intitulado The Bitter Cry of Outcast London (O Grito Amargo da Londres Marginalizada) escrito por um pastor congregacionalista, Andrew Merans. As descries da vida nos cortios chocaram a sociedade vitoriana, provocando apelos pela instaurao de inquritos oficiais e com isso desencadeou a nomeao da Comisso Real para a Moradia das Classes Trabalhadoras, em 1884. "Cada quarto, nessas podres e ftidas moradias coletivas, aloja uma famlia, muitas vezes duas. Um fiscal sanitrio registra em seu relatrio haver encontrado, num poro, o pai, a me, trs crianas e quatro porcos! Noutro, um missionrio encontrou um homem com varola, a mulher na convalescena de seu oitavo parto, e as crianas zanzando de um lado para outro, semi-nuas e cobertas de imundcie. Aqui esto sete pessoas morando numa cozinha no subsolo, e ali mesmo, morta, jaz uma criancinha. Em outro local esto uma pobre viva, seus trs filhos e o cadver de uma criana morta h treze dias. Pouco antes, o marido, um cocheiro, se havia suicidado" Mearns assim como muitas outras pessoas de influncia poltica da poca, chegou concluso que para corrigir essa situao seria imprescindvel a interveno do Estado. Na raiz do problema se encontrava o fato de que a gente do cortio era inelutvel e opressivamente pobre e assim no tinham como resolver por si mesmas a situao da forma mais bvia: se mudando para lugares com condies melhores e aluguis mais baratos. Os governos locais por sua vez pareciam incompetentes, ou simplesmente se recusavam a se envolver apesar de inmeras leis criadas para encorajar algum tipo de reforma social. A Lei Torrens (1868) permitia s autoridades locais a construo de novas moradias para as classes trabalhadoras e a Lei Cross (1875) permitia a derrubada de habitaes inadequadas e o realojamento de seus moradores, sendo que ambas permitiam ao governo o emprstimo de dinheiro s taxas de juros mais baixas possveis. Associados essa situao j calamitosa acrescentavam-se os efeitos de uma depresso que afetava o comrcio e a indstria, piorando diretamente as condies de vida nas cidades inglesas. Sobre elas pairava um esprito de mudana cataclsmica e mesmo violenta e a

sociedade inglesa mostrava-se temerria que um levante das camadas mais pobres fosse inevitvel e violento. A violncia j comeava a tomar conta das ruas de forma particularmente assustadora por meio de gangues que aterrorizavam a todos indiscriminadamente, homens, mulheres, crianas. Choques com a polcia se tornaram mais freqentes, resultando de comcios polticos de trabalhadores desempregados e intelectuais socialistas onde a poro desordeira se mostrava mais presente. Como resultado da onda de violncia praticada durante esses meses, Charles Booth, proprietrio de navios em Liverpool, interessouse em fazer um levantamento da situao real em que vivia a populao nos cortios. Esse foi o primeiro trabalho de pesquisa a produzir resultados reais em que projetos futuros pudessem se basear. Aps a anlise dos dados compilados por esse levantamento a questo da moradia permaneceu como sendo a mais relevante e uma reforma imediata mostrava-se imprescindvel para afastar ameaas de revoluo. Para tanto, foi eleito democraticamente um novo grupo, o London County Council (Conselho do Condado de Londres) ao qual foi delegado a tarefa de aquisio e urbanizao de novas reas, se necessrio de forma compulsria, para a construo de casas de cmodos para alojar a classe trabalhadora. Comparativamente, Londres era a maior cidade da Europa, e at mesmo do mundo, logo o problema da superlotao se tornava muito mais crtico em suas reas urbanas do que em outras grandes cidades europias. Outros grandes plos europeus, no entanto, tambm sofriam com a questo da superlotao em sua prpria escala. Tanto em Paris quanto em Berlim foram aprovados planos similares de construo de habitao popular, porm por vezes com resultados no muito melhores do que o original. Em Berlim, onde a populao crescia de forma excepcionalmente rpida, a construo de edifcios de cinco pavimentos em torno de minsculos quintais produziu uma saturao populacional insustentvel tornando a cidade cada vez mais compacta. Uma das conseqncias desse crescimento e superlotao das cidades foi a constatao que os indivduos estavam se tornando fisicamente incapazes. Os recrutamentos militares realizados na primeira dcada do sculo XIX mostraram que o tipo fsico do habitante citadino era raqutico, de tronco estreito e facilmente dominvel pelo cansao. Essa percepo gerou preocupaes de que a populao urbana fosse biologicamente incapaz e possivelmente falharia em sua auto-reproduo. Existia tambm a preocupao com a decomposio social

decorrente da degradao dos bons costumes atravs do alcoolismo, das apostas, doenas venreas, etc. Nos Estados Unidos, ao contrrio das cidades europias, no era possvel perceber essa averso s cidades, porm muitos habitantes mostravam-se preocupados com os mesmos problemas sociais que assolavam as grandes metrpoles europias. Nova York, um dos maiores centros agregadores de imigrantes norte-americano, apresentava-se como um exemplo claro dos resultados que essa imigrao em massa causava nas cidades. Os imigrantes europeus eram apontados como a causa de todos os perigos que ameaavam a democracia americana: pobreza, criminalidade, socialismo, corrupo, etc. Em 1890, Jacob Riis, um jornalista de origem dinamarqus rural, publicou em Nova York o seu How the Other Half Lives (Como Vive a Outra Metade) que teve impacto semelhante ao texto de Mearns, The Bitter Cry, em Londres alguns anos antes. Instilou na populao americana o medo de que esses novos imigrantes ameaavam a ordem e o prprio futuro da Repblica. Ali tambm proliferavam os prdios de habitao coletiva em condies precrias que freqentemente agregavam imigrantes de regies prximas. As barreiras de lngua e cultura impediam a locomoo dos moradores o que tornava absolutamente necessrio que morassem prximo ao local de trabalho. Essas caractersticas geraram zonas com uma densidade populacional quase 30% maior do que a mais superpopulada cidade europia. Semelhantemente sociedade britnica, a sociedade americana horrorizou-se com a situao de moradia e criou Comisses para Prdios de Habitao Coletiva que confirmaram as pssimas condies desses alojamentos. Em 1901 foi aprovado um ato legislativo que proibia a construo de novos edifcios habitacionais seguindo o projeto atual, e que os existentes deveriam ser modificados de maneira a criar condies mais razoveis de vida.

As solues encontradas pelos americanos, no entanto, divergiam completamente das encontradas pelos britnicos. Os planejadores americanos acreditavam que a construo de moradia pelo Estado desencorajaria o capital privado, e ao invs criaram uma srie de normas estritas que as construtoras deveriam seguir ao construir edifcios visando a moradia popular de forma a garantir a habitabilidade saudvel das construes. Os motivos por trs dessas decises foram questionados pelos historiadores por contradizerem o crescimento das disciplinas de planejamento habitacional e urbano. O planejamento urbano por sua vez era dominado pelo Movimento City Beautiful que favorecia a construo de moradias melhores para quem podia pagar e influenciou o desenvolvimento dos subrbios. Em 1910, com a melhora da sade pblica, um controle maior dos incndios e a assimilao do imigrante, muitas das razes por trs dos movimentos de poltica habitacional desapareceram, restando somente a preocupao com a manuteno do valor dos imveis. Essa questo s interessava classe com maior poder aquisitivo, donos de casa prpria e que no tinham interesse em programas de realojamento do pobre (ao contrrio do que acontecia na Europa). Os pobres que se amontoavam em Londres, vindos do Wessex ou de East Anglia, ou em Nova York, vindos da Itlia ou da Polnia, estavam verdadeiramente melhor fora de suas terras do que nelas; ou pelo menos era assim que pensavam, e ningum melhor do que eles para sab-lo. Em contraponto a esse comportamento indiferente situao das camadas mais pobres surgiu um movimento voluntrio dedicado a salvar o imigrante (mais especificamente A imigrante) atravs de casas onde lhe era ensinado a socializar dentro dos padres de vida norte-americanos e adaptando-o vida urbana. Tambm eram oferecidos servios de berrio diurno, ensino para as crianas que haviam abandonado a escola, clube para idosos, pensionato para garotas e qualquer tipo de servio que fosse visto como favorvel manuteno dos bons costumes. Isto por vezes era considerado insuportvel por alguns observadores que apontavam a atmosfera como excessivamente formal e rgida. Esses centros se proliferaram pelo pas, e pregavam que associados aos seus trabalhos seria necessrio uma melhora do ambiente urbano com a instalao de parques e reas de recreio. Essa passou a ser uma das bases do Movimento City Beautiful; a beleza da cidade inspiraria a pureza moral e a lealdade cvica de seus habitantes, independentemente de sua origem. O problema das cidades-gigantes era, portanto, quase universal. Os remdios foram diferentes, mas os problemas e as percepes deles foram similares tanto na Amrica quanto na Europa. O ponto determinante reside na concentrao populacional que causou que alguns milhares de ricos e alguns milhes de indivduos da classe mdia (os que tomavam as decises, os editorialistas, os panfletistas, os ativistas) fossem obrigados a conviver com milhes de pobres e indigentes. Nesse sentido, a industrializao e a urbanizao criaram uma srie de novas percepes sociais, como pregavam os marxistas.

07. A cidade das torres O que mais chama ateno nas cidades de Le Corbusier sua viso de uma ordem ideal no que se refere a no ter, por exemplo, nenhuma grama fora do lugar. Paris cidade a qual forneceu matria para essa viso, tem uma histria cheia de contrastes, nas dcadas de 20 e 30 por trs das fachadas, a cidade era presa dos cortios e epidemias. Seus dezoito edifcios uniformes de 700 ps de altura teriam acarretado a demolio da maior parte da Paris histrica ao norte do Sena, com exceo de certos monumentos, Le Corbusier dessa forma argumenta que projetar cidades tarefa muito importante para ser entregue a cidados, eliminando assim o excesso populacional dos centros das cidades o que resulta, segundo Corbusier , numa melhor circulao e aumento de espaos livres. Construir em terreno limpo era o ideal, com a liberdade de ousar de formas geomtricas a cidade iria ganhar vida. Grandes avenidas tm que passar pelo centro de comrcio, porm uma das crticas a essa linha de raciocnio sobre onde guardar carros ou resoluo de problemas ambientais decorrentes do barulho e das emisses dos seus motores.
Cidade de Trs Milhes de Habitantes, arquiteto Le Corbusier (1922)

A cidade contempornea pensada deveria ter uma estrutura nitidamente diversificada, a moradia dependeria da atividade que o morador exerceria. No centro arranha cus para escritrios e as zonas residenciais com dois tipos: 6 andares com apartamentos luxuosos e apartamentos mais modestos. Os gigantescos prdios coletivos de nome Units onde a famlia receberia um apartamento de acordo com o necessrio para existncia. Dessa forma no haveria banheiros e cozinhas individuais at mesmo a hora de acordar e de sada, por exemplo.Porm essas idias no foram colocadas em prtica.

J o Planejamento em Chandigar na ndia (e agora colocado em prtica) a relao das ruas e edifcios bastante europias sem levar em conta a cultura do pas, planejando uma segregao de classes. Contudo pelos menos em Chandigar, o povo passou a morar melhor, em condies que jamais conheceram anteriormente. Braslia insere-se em caractersticas corbusianas apesar de no ser de sua autoria. Ruas expressas em meio aos edifcios padronizados para os ministrios, por exemplo, compunha a nova cidade. A verdadeira falha, como em Chandigar, foi ver-se crescer ao lado dessa cidade planejada, outra no planejada, porm em Braslia era bem maior. O sonho da construo de uma sociedade urbana sem classe num pas onde diferenas sempre existiram acabou. Na nova capital federal o diferencial foi que os pobres ficaram mais isolados do centro, nesse caso mais distantes da cidade simblica, monumental. Em 1955 o programa derruba cortio na Inglaterra entrou em ao. O pensamento era que para substituir as antigas construes, prdios mais altos teriam que ser construdos no local, isso com ajuda e subsdios do governo. Um pouco mais tarde ponderaram dizendo que no seria interessante a idia do povo morar em blocos de altos edifcios, mas paralelamente incentivava ainda a demolio de cortios e a construo industrializada configurando assim uma srie de contradies. Remodelaes urbanas tambm aconteceram nos EUA, porm com objetivos iniciais diferentes dos britnicos. Afirmavam que construes visando habitao popular iriam proporcionar uma espcie de pobreza digna, em favor dos recm desempregados at que se reerguessem. A prtica de remodelaes e demolies de antigas estruturas foram alvo de crticas, representados por Jacobs e Newman que defendiam a conservao dos bairros e os diferentes usos do solo, pois acreditavam que dessa forma as pessoas permaneceriam ali por vrios motivos.

Mais tarde viu-se os resultados das construes de habitaes populares dos EUA. Na dcada de 70 o abandono j era evidente, j no havia os inquilinos que ali foram morar, quer dizer, os que habitavam no eram aqueles para os quais os blocos haviam sido projetados. Essa forma de planejamento corbusiano tende ao erro pela forma que imposto a uma determinada populao, pois no visa como as pessoas vo manter a estrutura, ou, se a populao que na prtica vai ocupar essa cidade corbusiana ter condies de arcar com o sistema.

09. A Cidade beira da auto-estrada O SUBRBIO DO AUTOMVEL Os primeiros subrbios clssicos foram planejados ao redor de estaes ferrovirias. Apenas com a revoluo levada a efeito por Henry Ford que as tcnicas de produo em srie tornaram o carro acessvel s massas. H. G. Wells especulara em 1910 que: "as companhias de nibus motorizados, ao competirem com as linhas de trem suburbanos, tero a velocidade de seus trajetos mais longos obstaculizada pelo trnsito mais lento do cavalo na estrada", e que, portanto iriam "assegurar seu direito de abrir estradas exclusivas de novo tipo, pelas quais seus veculos podero trafegar livremente,dentro dos limites mximos da velocidade que lhes seja possvel desenvolver"(...) "seu trfego em direes opostas estar, provavelmente, sujeito a uma rgida segregao"(...). Na dcada de 20 os EUA passavam por um processo de motorizao em massa, contribuindo para o processo de congestionamentos, e tambm para o crescimento dos subrbios em detrimento da cidade base, a soluo encontrada foi o alargamento e melhoramento das avenidas: a parkway fora largamente utilizada pelos arquitetos paisagistas no planejamento de parques e novas reas residenciais, essa inovao norte-americana foi rapidamente adaptada para uma nova funo e usada, s vezes para limpar zonas urbanas degradadas, ela agora dava acesso rpido da cidade-base congestionada tanto para novos subrbios quanto para reas de lazer rurais e litorneas. Na Europa o ritmo era diferente: a primeira linha de montagem na Inglaterra chegou vinte anos aps o esforo pioneiro de Ford. No entanto a Alemanha teve a primeira autntica auto-estrada do mundo, em Berlim entre 1921 e 1931. Apesar de primitivas as primeiras auto-estradas trouxeram a nova paisagem de pistas separadas, trevos e rodovirias. A primeira auto-estrada intermunicipal americana s acontece em Los Angeles 1940 e a populao foi se demonstrando totalmente dependente, pela raridade com que utilizavam o transporte pblico. O primeiro subrbio-jardim especificamente construdo em funo do automvel nos EUA foram urbanizaes realizadas pela iniciativa privada objetivando o lucro. Os desurbanistas soviticos dos anos 20, argumentavam - como Wright,e talvez por ele influenciados - que as tecnologias ligadas eletricidade e s novas formas de transporte,sobretudo o automvel,permitiriam que as cidades se esvaziassem. Eles eram essencialmente individualistas, no entanto uma versa de individualismo altamente coletiva: todas as atividades exceto dormir e repousar eram comunais.

Wright comeou a conceber sua Broadacre City j em 1924. A concepo partilha muitas afinidades filosficas com as idias de Ebenezer Howard apesar de Wright defender que homens e mulheres vivessem livres como indivduos e no se desejava casar cidade e campo mas fundi-los. Nela est presente a mesma repulsa pela cidade grande, vista como um cncer, a mesma antipatia populista pelo capital financeiro e o latifndio; a mesma repulsa anarquista pelo governo forte; a mesma confiana nos efeitos libertadores das novas tecnologias; e a mesma crena no princpio da cesso de solo para moradia e no retorno terra. Broadacre seria diferente. As novas tecnologias estavam transformando e at mesmo abolindo a tirania geogrfica. "No apenas o pensamento, mas tambm a fala e o movimento so volteis: o telgrafo, o telefone, a mobilizao fsica, o rdio. Em breve, a televiso e o vo seguro. Novos materiais de construo - concreto armado, vidro e "inmeras chapas de madeira, de metal ou de plstico, largas, finas, baratas" - possibilitavam um novo tipo de edificao, portanto, a verticalidade superpovoada de qualquer cidade agora vista como extremamente inartstica e no-cientfica. O fim de uma poca, a cidade do arranha-cu. Brodacre seria uma cidade de indivduos, suas casas seriam projetadas no apenas em harmonia com a vegetao e o terreno mas em ntima consonncia com o modelo de vida pessoal do indivduo no territrio. Ningum gostou. Lloyd foi acusado de ingenuidade, de determinismo arquitetnico, de encorajar a sub-urbanizao, de desperdcio de recursos e de falta de urbanidade. Herbert Muschamp argumentou que Broadacre seria um governo da arquitetura, uma sociedade onde ao arquiteto se outorga o supremo poder executivo. O cerne da contradio segundo Muschamp, reside na crena de que o arquiteto possa controlar todo o processo. Contudo Broadacre City significativa pela natureza de sua viso, Wright soube capturar o futuro americano. O boom suburbano alicerou-se em quatro pontos principais: as novas estradas; o zoneamento dos usos do solo, que produzia reas residenciais uniformes com valores imobilirios estveis; as hipotecas, que, possibilitavam prazos longos e juros baixos absorvveis pelas famlias de renda modesta; e a exploso de natalidade que ocasionou um sbito aumento de demanda de casas unifamiliares.

Foi a Lei Americana de Ajuda Federal Auto-estrada de 1956 que assinalou o verdadeiro comeo da suburbanizao por via expressa. O Congresso,em 1944, endossara o princpio de que esse sistema de transportes devia desviar-se das cidades. Planejadores como Bartholomew e Moses afirmavam,ao contrrio, que ele deveria penetrar no corao dessas cidades,removendo, assim, as reas deterioradas e melhorando o acesso dos subrbios aos escritrios e lojas do centro. O objetivo do zoneamento era aumentar o valor das propriedades. O controle do uso do solo nos Estados Unidos, em violento contraste com a maior parte da Europa, ocorreu separado de qualquer tipo de planejamento do uso do solo. A Lei Nacional para a Habitao criava a Federal Housing Authority (Secretaria Federal da Habitao), a FHA, nos primeiros anos do New Deal, para garantir emprstimos e promover o acesso as novas residncias do subrbio no entanto a FHA estimulou a segregao racial j que nenhum negro conseguia os emprstimos disponveis. O relatrio Our Cities, publicado em 1937, chamou a ateno para o fato de que, mesmo entre 1920 e 1930, os subrbios haviam crescido duas vezes mais rpido do que as cidades-base. A firma-arqutipo, aproveitando desse crescimento e do dficit habitacional no fim da guerra se fez lenda construindo Levittowns: subrbios de forma rpida e em grande escala com o mximo de materiais pr-fabricados. Portanto, Levittown, bem como seus incontveis imitadores, eram lugares homogneos e montonos: semelhantes viviam com

semelhantes, os negros vinham dos campos para a cidade, enquanto, simultaneamente, os brancos deixavam as cidades pelos subrbios. Muitas acusaes foram feitas subrbia norte-americana: desperdcio de terra, aumento do tempo dedicado ao transporte de interligao com o centro, encarecimento dos servios, falta de parques. Mas a crtica bsica a de que os subrbios carecem de forma. Outros criticaram a paisagem suburbana pelo fato de cada prdio ser tratado isoladamente, sem qualquer nexo com o que lhe est vizinho no existia, portanto um conjunto na paisagem.

As novas tecnologias da comunicao puseram por terra a ultrapassada conexo entre comunidade e proximidade: o lugar urbano estava sendo substitudo pelo domnio do no-lugar urbano. Hebert Gans nos anos 50 foi morar em Levittown a fim de descobrir se o subrbio era realmente esse lugar de maante homogeneidade, caracterizado pela corroso da individualidade e pala falta de uma rica interao humana. Segunda Gans, os levittowneses, recusavam-se a aceitar os rtulos, e suas concluses reforaram a idia de que o planejador tem influncia limitada sobre os relacionamentos sociais e no pode determinar a intensidade ou qualidade dos

relacionamentos. A Levittown por um lado trouxe vitalidade e novos lares para a estrutura habitacional americana impulsionando o crescimento da economia, no entanto a disperso dos imveis acabou por encarec-los e a esttica era visivelmente desagradvel. Poucos anos mais tarde Marion Clawson, economista, realizava sua prpria investigao sobre os custos do estiramento suburbano, ele mostrou que metade dos americanos estava ligeiramente alienada do processo por ser demasiado pobre (e, em alguns casos, por ser negro, o que equivalia a ser pobre). Enquanto isso, na Inglaterra as autoridades locais de planejamento haviam usado os novos poderes para conter o crescimento suburbano ao redor das cidades, empregando a obrigatoriedade dos cintures verdes para desviar as presses para cidades de pequeno e mdio porte mais distantes. O subrbio americano proporciona a uma grande fatia da populao os bens de materiais que ela deseja atravs de mecanismos de mercado j o ingls privilegia a proteo pela sociedade da terra que a ela pertence e dos recursos naturais que essa terra contm. O programa norte-americano fora populista, o ingls, mais elitista. Entre 1943 1965 vrias cidades europias surgiram com planos alternativos para a cidade norte-americana das auto-estradas, o que surpreende ver tais planos implementados. O Plano Geral de Sven Markelius (1945-1952) para Estocolmo envolvia a criao de cidades satlites e a construo de um soberbo sistema de transporte pblico, mesmo antes do advento da massificao do automvel. Em 1961, De Gaulle convocou Paul Delouvrier na elaborao de um plano, nos padres de Estocolmo, numa escala imensamente maior, para Paris, que iria ter cidades satlites e um sistema de transporte pblico, o RER, de 160 milhas que ligaria no apenas os satlites planejados, mas tambm os novos centros intra-urbanos. Os marxistas podem apresent-lo como instncia suprema de manipulao em grande escala do Estado pelo capital no interesse deste. Delouvrier realizou o tipo de planejamento a que por tanto tempo, Le Corbusier aspirava. O estiramento urbano anterior a massificao do automvel, mas foi este que permitiu que os subrbios se estirassem mais livremente, atingindo distncias que o transporte de massa jamais iria chegar. O subrbio europeu era a beira da auto-estrada, como o americano, mas era tambm uma cidade junto a metrovia, os EUA tambm comearam a tomar o rumo europeu mas o sistema de transportes no se ajustava no modelo de uso disperso da terra. De ambos os lados, a cidade beira da auto-estrada estava ganhando de longe da cidade tradicionalmente estruturada pelo transporte de massa.

RELAO ENTRE OS CAPTULOS

Os 3 captulos estudados pelo grupo abordam o desenvolvimento das grandes cidades. Observamos uma evoluo desde o surgimento dos cortios devido a superpopulao at a motorizao das massas. Os captulos 02 e 07 refere-se prioritariamente ao desenvolvimento dos cortios e as solues propostas pelos governos e urbanistas da poca. Ambos apresentam estudos realizados nas grandes cidades como Nova York e Londres, constatando a insalubridade em que seus habitantes viviam. Os dois captulos citados concluem que o maior problema dessas cidades estava na superpopulao. A maioria das solues propostas consistia em reorganizao dos espaos, fosse demolindo antigos edifcios e trabalhando no alargamento de vias, fosse na adequao de construes existentes. Com isso pretendiam melhorar as condies mnimas de vida das pessoas que se sujeitavam a viver nestes locais para estarem prximos dos centros urbanos, eram imigrantes, populao de baixa renda e negros, ou o que chamamos de minorias. De maneira mais populista ou mais elitista, importante destacar que essas reformas foram proposta muito pelo medo da elite dessas cidades de haver uma rebelio destas minorias. Nem sempre as propostas urbansticas eram fruto de preocupao com o bem estar social e sim dos interesses das classes abastadas. A interface que percebemos do captulo 09 com os demais, foi que no decorrer das discusses a respeito da superpopulao, criaram-se alternativas como os conjuntos habitacionais e os subrbios. Com isso, a necessidade de resolver o problema da mobilidade das pessoas que morariam nesses locais mais afastados dos grandes centros. Junto com a massificao do automvel foi necessria tambm a discusso sobre o alargamento de vias de circulao. atravs destes subrbios e desta nova possibilidade de locomoo que as cidades conseguiram um estiramento urbano, colaborado pelo desenvolvimento de meios de telecomunicaes. Um perodo em que a tecnologia conseguiu driblar a barreira da distancia fsica, facilitando a vida de muitas pessoas.

03. A cidade do desvio variegado O subrbio do transporte de massa: Londres, Paris, Berlim, Nova York (1900 1940) No perodo que se estende desde a Segunda Guerra Mundial at os anos 60, a cidade grande foi-se transformando, parte graas ao de legisladores e reformistas locais, parte atravs das foras de mercado. A cidade dispersou-se e desconcentrou-se. Novas casas e novas fbricas foram construdas em sua periferia. Novas tecnologias do transporte permitiram que esse processo de suburbanizao se concretizasse. Mo de obra e materiais baratos reduziram os custos reais da nova habitao, em especial no fim dos anos 20 e comeo dos 30. O processo de suburbanizao foi muito mais avassalador e evidente em Londres e Nova York do que em Paris ou em Berlim, ou mesmo do que em qualquer das outras capitais europias. O transporte coletivo, as hipotecas baratas e em longo prazo, o entrosamento entre as urbanizaes privadas e as pblicas de ampla escala foram os responsveis por isso, e Londres constitui-se na cidade onde se pode observar melhor esse processo. Por volta de 1900, cerca de 45% das famlias de um nico burgo do centro de Londres ainda viviam em um ou dois quartos. Segundo Charles Booth, melhorias nos meios de locomoo seriam a soluo primeira das dificuldades de locomoo, dizia que era preciso um esquema amplo e realmente completo de ferrovias subterrneas e elevadas, bem como uma rede de linhas de bonde de superfcie; num servio que atenda adequadamente a trajetos longos e curtos. Um sistema que se estenda alm dos limites metropolitanos, entrando pelos arrabaldes de Londres ou chegando at onde j foi ou possa ir a populao. (Figura 01)

Figura 01: Osterley Station exemplo das estaes construdas em Londres. Fonte: www.subbrit.org.uk

Em 1900 se aprovou uma ementa que permitia a construo de grandes conjuntos habitacionais para a classe trabalhadora nas regies verdes do Condado e para alm deles. Entre 1900 e 1914, perto de 17000 cmodos foram construdos pelo LCC - London County Council - e fornecidos aos esquemas de realojamento em locais antigamente ocupados por cortios agora demolidos, situados dentro dos limites, e outros 11000 para os conjuntos situados em grandes reas perifricas e fora do condado. (Figura 02)

Figura 02: Exemplo dos cortios em Londres. Fontes: http://www.flickr.com

oeste de Londres e Old Oak, um conjunto foi planejado ao redor de um ramal de transporte vindo da cidade, e apesar de minsculo, considerado um exemplo clssico de colnia-satlite. Porm o preo das passagens no ficou a cargo do LCC, rgo responsvel pelos projetos habitacionais. Desde o incio viam os bondes como instrumentos de poltica social: passagens baratas vendidas pela manh aos trabalhadores fariam com que somados, aluguel e conduo resultassem numa quantia menor que a exigida pelos aluguis do centro de Londres. Assim as vantagens do espao livre e aprazvel podem portanto ser asseguradas sem praticamente nenhum custo extra e at na maioria dos casos implicar em reduo das despesas necessrias. Porm muitas famlias da classe trabalhadora permaneceram nas zonas centrais, quando poderiam ter sido acomodadas nos subrbios a um custo menor para a comunidade e com vantagens maiores para elas prprias. Esta receita do LCC deu certo s para alguns. Era nata do arteso qualificado que ganhava com a mudana: os chals oferecidos nos subrbios davam sua famlia um espao maior e mais bem planejado pelo dinheiro que custavam, mas ainda assim saam mais caros do que o aluguel de um quarto miservel perto do centro. Portanto o trabalhador ocasional, o carroceiro, o carregador de feira, o doqueiro permaneciam encurralados nos cortios e durante toda a primeira dcada de construes LCC, de 1901 a 1911, o problema da superlotao em Londres simplesmente piorou. Projetos LCC: No primeiro de seus projetos completado em 1900, o conjunto residencial da Rua Bondary, em Shoreditch, um realojamento em rea central que substituiu um clebre cortio do sc XIX, consiste em blocos de cinco pavimentos dotados de rampas, um projeto coletivo que dispunha de amplos pavilhes ao redor de

uma praa circular arborizada, um espcie de palcio para os pobres, faz-se exuberante at hoje. Primeiros esquemas para reas situadas juntos ou fora do permetro urbano 1261 casas em que prevaleceu o quadriculado deram um tratamento bem imaginativo para s fachadas e incorporaram espaos livres, criando um notvel quadrngulo central de casas ao redor de um parque. Em 1910, em uma rea do Old Oak, trabalharam com toda liberdade e puderam construir ruas curvas de retiros aconchegantes. 1.1 Os primeiros esquemas de planejamento urbano Comparado ao LCC, o que faziam as outras autoridades urbanas da Inglaterra era pouco. Porm partilhavam do ponto de visto que um transporte urbano melhor, aliado construo de moradias entregues iniciativa privada, apontava o caminho para o problema habitacional e a arte do planejamento urbano deveria concentrar-se em fornecer uma estrutura melhor. Essa lgica levou ao Decreto de Habitao e Planejamento Urbano, cujo objetivo era dar ao povo uma condio domstica na qual sua sade fsica, sua moral, seu carter e sua condio social pudessem ser melhorados, esperava assegurar a existncia do lar saudvel, da casa bonita, da cidade aprazvel, do municpio dignificado e do subrbio salubre. Para o lar saudvel derrubar os cortios e reconstruir no local; O decreto procura abolir o cortio, reconstruir em novas bases e evitar seu ressurgimento; Para o planejamento de novas cidades, procuravam diminuir as vias

regulamentadas, montonas em funo das ruas curvas. O projeto toma forma de lei em 1909 e sua mais importante proviso foi incentivar as autoridades locais e permitir que elaborassem esquemas de planejamento para grandes reas passveis de serem urbanizadas visando construo de novas moradias.

Uma vez aceito que a populao londrina continuaria a crescer fora do permetro urbano era preciso planejar para isso, fazendo com que o setor pblico e o privado voltem para um esquema nico ao invs de se combaterem mutuamente. Hoje ao leste de Londres possvel reconhecer trs clssicos da primeira poca: o conjunto residencial Old Oak, do LCC de 1912-1914, prximo a ele o cooperativo subrbio-jardim dos Muturios de Ealing de Unwin e Parker e RuislipNorhwood. 1.2 Nova York descobre o zoneamento Os norte-americanos j haviam feitos subrbios com alto padro de qualidade, no sculo XIX e incio do sculo XX planejados em torno de estaes ferrovirias de interligao com o centro. E as cidades norte-americanas foram rpidas em estender-se para fora se seus limites os servios municipais bsicos, os principais beneficiados com isso foram os cidados dos subrbios.
Possuam privadas com descargas; gua em abundncia, os ciclistas se beneficiavam da pavimentao; se utilizavam das extensas linhas de bonde que os levavam aos bairros suburbanos pelo mesmo preo que o usurio das linhas do centro pagavam por trajetos menores. (TEARFORD, 1984, p. 280)

Em 1900, no havia muitas linhas de bonde, principalmente em Nova York e Chicago, que agora eram grandes demais, para serem eficientemente servidas por um sistema de bondes, dependeriam do metr. Nova York inaugurou seu primeiro trecho de metr em 1904 e a partir de ento, o sistema comeou a desdobrar-se. Embora, maiores facilidades de transporte venham, a possibilitar que alguns moradores dos prdios de habitao coletiva com melhores salrios, providenciam para si casas unifamiliares nos subrbios, evidente que o grosso das classes laboriosas continuar vivendo em habitaes coletiva, visto que no dispe de recursos para mudar. Contudo, surgiu a Comisso para a Superpulao, a favor da descentralizao atravs do sistema de transporte.

Transporte melhor pode significar uma saturao populacional at pior do ncleo urbano, visto que traria mais trabalhadores para dentro dele e contribuiria para uma crescente valorizao do solo, que s uma medida de restrio altura e concentrao dos edifcios poderia resolver. O zoneamento chegou Nova York vindo da Alemanha. O sistema norteamericano de zonear o uso do solo parece ter-se originado de uma tentativa de controlar a disseminao de tinturarias chinesas na Califrnia. De 1909 em diante Los Angeles j desenvolvia um zoneamento abrangente de usos do solo. Mas foi o modelo alemo de zoneamento conjugado de uso do solo e altura dos edifcios que, importado pela cidade de Nova York o mais significativo avano j registrado na histria do planejamento urbano norte-americano. Pela lei de zoneamento, de 1914 o Estado tinha o direito de regulamentar o uso privado da propriedade, a fim de garantir a sade, a segurana, a moral, o conforto, a convenincia e o bem-estar da comunidade (BASSETT, 1936, PP 2728). Definiram-se quatro tipos de zona segundo o uso, e o residencial e o comercial estariam sujeitos a restries de altura. Diz-se tambm que Nova York s abraou o zoneamento com entusiasmo porque lhe favorecia os negcios. Os lojistas da 5 Avenida temiam que as levas de trabalhadores de confeco que migravam para as ruas do alto comrcio, destrussem o carter elitista de seus estabelecimentos, ameaando assim, o valor de suas propriedades. O planejamento urbano era efetuado com base no aconselhamento e no na imposio. Como em Nova York, em outras cidades norte-americanas o zoneamento tornou-se, antes de tudo, um processo esttico de tentar fixar e preservar o carter de certos bairros, a fim de preservar o valor das propriedades dessas reas, impondo ao mesmo tempo restries s ares que prometiam ser no futuro alvo da especulao imobiliria. Declaravam que o bem estar pblico servido pelo zoneamento consistia na valorizao das propriedades da comunidade. A questo estava em saber que critrios determinavam uma rea como residencial ou industrial. Diziam ainda que

um dos objetivos do zoneamento era evitar a desvalorizao prematura de localidades j estabelecidas. Em toda cidade dotada de um zoneamento consolidado, o valor da propriedade estabilizou-se e em muitos casos e aumentou substancialmente, segundo alguns autores Planejar d lucro. Longe de realizar maior justia social para os pobres trancafiados nas habitaes coletivas de Nova York e Chicago, o sistema conjugado de planejamento e zoneamento da dcada de 1920 estava precisamente incumbido de mant-los fora dos apetecveis e novos subrbios que ento se construam ao longo dos trilhos dos bondes e das linhas de metr. 1.3 Londres: o metr acarreta o estiramento suburbano A era da suburbanizao em massa comeou depois da Primeira Grande Guerra. A chave foi evidentemente o transporte: as urbanizaes em Londres assim como nas grandes cidades interioranas, implantavam-se a uma distncia que impossibilitava a ida a p para o trabalho. Isso significou o aparecimento primeiramente de bondes e, em seguida, de nibus municipais, bem como de ferrovias subterrneas e ferrovias de interligao com o centro. E o crescimento da construo habitacional com fins lucrativos ao redor de Londres dependia do transporte sobre trilhos. Os norte-americanos rapidamente perceberam o potencial comercial existente nessa ocupao de solo que acompanhava as novas linhas de trem ou bonde. A urbanizao tomou duas formas: primeiro, a de exploso da construo com fins lucrativos, sobretudo nos arredores de Londres; segundo, a de uma grande expanso das reas residenciais construdas pelas autoridades locais sobretudo em torno das grandes cidades, e geralmente sob a forma de cidades satlites dependentes, ligadas cidade me por bonde, nibus ou trem. At a primeira Grande Guerra, as autoridades locais da Inglaterra haviam fornecido um total de 18000 casas, a grande maioria em Londres; entre 1910 e 1914, o nmero de demolies havia superado o de construes terminadas. E

no se conseguia chegar uma soluo na crise do suprimento de moradias para a classe trabalhadora. Durante a guerra, o problema piorou: greves de inquilinos precipitaram a imposio de um controle sobre os aluguis. Ao terminar a guerra o governo quis acabar com o controle dos aluguis mas no se arriscava a faz-lo antes que se aumentasse a oferta de novas moradias, que s poderia ocorrer mediante a interveno da autoridade local. No h outra poltica imediata no psguerra seno a da construo promovida pela autoridade local.
Fora uma vergonha para ns o fato que milhares de homens que saram de sua terra para lutarem... nada tivessem obtido que merecesse o nome de lar e pouco de que agradecer ptria (REISS, 1919, p 7.).

O problema da habitao para as classes trabalhadoras tornou-se de responsabilidade pblica. Entre duas guerras mundiais teve-se mais de um milho de moradias construdas pelas autoridades locais, a maioria constituda por chals unifamiliares, com seus prprios jardins, sob a forma de satlites nas periferias das cidades. Em alguns locais esses povoados cresceram a ponto de se tornarem cidades, embora lhes faltassem indstrias suficientes para se tornarem independentes. Unwin - planejador da primeira cidade-jardim em Letchworth comea a fazer parte do Comit de Habitao e apresenta um relatrio em 1918, onde apresentava quatro propostas: 1. Somente as autoridades locais, subsidiadas pelos governos poderiam executar a tarefa de construir perto de 500 000 casas num curto espao de tempo, 100 000 /ano. 2. As autoridades locais deviam construir principalmente em terra barata e no urbanizada, nos arrabaldes da cidade, e desenvolver seus projetos por etapas e paralelamente instalao das linhas de bonde, a fim de no terem de pagar preo maior.
[...] da maior convenincia, a fim de evitar-se uma futura superlotao das reas j construdas, os novos esquemas sejam implantados nos arrabaldes [...] acelerar o

planejamento urbano concomitantemente com a extenso das linhas de transporte (G. B. LOCAL GOVERNMENT BOARD, 1918, p. 5.).

3. Construir na densidade mxima de doze unidade/acre, cada uma com seu jardim. 4. As plantas devem ser elaboradas por arquitetos e aprovadas. Distncia mnima de 70 ps entre uma casa e outra para garantir luz solar no inverno, um jardim pra cada famlia, preservao do fundo do terreno vazio como espao recreacional, necessidades de becos para crianas brincarem a salvo, uso de sobrados geminados em fileiras de curta extenso. Apesar de radical o relatrio teve aprovao imediata. O governo temia uma revoluo.
[...] ele vive numa daquelas casas geminadas pelo fundo, em que a gua de esgoto corre direto pela sala de estar [...]. Imagine seus filhos vivendo nessas condies o que aconteceria com o senhor? Eu seria um bolchevique (CIT. JOHNSON, 1968, p. 370.). Dentro em pouco, talvez tenhamos trs quartos da Europa convertidos ao bolchevismo...A Gr-Bretanha poderia resistir mas para isso teria de conquistar a confiana do povo....Muitas vezes ns lhe prometemos uma reforma, mas pouco tem sido feito...Mesmo se custasse um milho de libras, o que isso comparado a estabilidade do Estado? (SWENARTON, 1981, p. 78.). O dinheiro que vamos gastar em habitao um seguro contar o bolchevismo e a revoluo (SWENARTON, 1981, p. 79.).

1919- Lei da Habitao e do planejamento Urbano impunha como dever de cada autoridade local fazer um levantamento das necessidades habitacionais, elaborar e executar programas. As urbanizaes resultantes seguiram os princpios do relatrio de Uwin, e deveriam assumir a forma de satlites semi-autnomos e no de cidades-jardim independentes.

Em um relatrio de Uwin de 1920 sobre Londres, afirmava que a capital ainda padecia de um intolervel problema habitacional: 184 000 pessoas da regio do LCC viviam em reas insalubres, e um total de 549 000, em condies insatisfatrias. Havia dois grandes remdios: construir para cima ou mudar. O testemunho dos mdicos: sanitaristas a casa independente que atrai o trabalhador. Por isso a soluo a longo prazo tem que ser de cidades-jardim, de 30 000 a 50 000 habitantes, circundadas por cintures verdes. O comit de habitao pedia recursos ao governo para dar incio construo das ditas cidades, que enterrara o programa pelos gastos excessivos do governo. A era da reconstruo dos lares dignos de heris terminara. Porm com a lei de 1923 as autoridades locais criaram 763 000 casas, 31 % do total previsto. Construram-na obedecendo a prescrio de Unwin sob forma de satlites perifricos ao invs de cidades jardins independentes. Construram sub-Unwins degradados, seguindo as normas do manual da habitao de maneira pouco imaginativa. Houve melhorais dos padres habitacionais, embora favorecendo o arteso, o pequeno comerciante e no realmente os pobres, impossibilitados de arcar com a dupla carga de aluguel mais conduo. Em termos de detalhamento urbanstico, houve muitos erros: artrias virias interrompendo os conjuntos residenciais. Os empregos locais eram poucos e o transporte coletivo era superlotado, nenhum dos conjuntos residenciais, possua qualquer tipo de cinturo verde planejado. Em fins da dcada de 30 alguns haviam voltado para os cortios por no poderem arcar com as despesas de aluguel e conduo. E havia os que sentiam falta da agitao das cidades. 1.4 A construo de suburbia Antes da primeira Guerra Mundial, a maioria da populao morava em casa alugadas. Terminado o conflito, melhorias econmicas possibilitaram que milhares de indivduos da classe mdia comprassem suas casas. Atravs de incentivos

como emprstimos, baixos juros e a longo prazo era facilmente possvel a aquisio de uma casa. Nos anos 30 com a depresso agrcola, comprava-se a terra por preos muito baixos. Nesse perodo com uma libra por semana se poderia comprar uma casa. Essas circunstncias condicionaram o produto. Casa de classe mdia deveria ser barata na construo, conservadora no estilo, ter aparncia romntica e permanecer como smbolo de status. Quase trs milhes delas entre as duas guerras foram projetados por assistentes na qualificados. S na dcada de 1930 comearam as firmas maiores a empregar arquitetos. Nos anos 20, as casas eram projetadas sem grandes requintes de planejamento, houve falta de planejadores locais qualificados, e os conselhos de habitao aceitavam doao de reas livres feitas pelos empreendedores em troca de uma autorizao para que estes construssem de forma mais densa e barata. As reas parecem ter se estruturado por especuladores imobilirios, em parte alguma das plantas v-se propostas estticas. Uma urbanizao cuidadosamente projetada deveria caracterizar-se por estilos de casas variados, ruas sinuosas, becos, jardins... Mas com freqncia o subrbio de finalidade lucrativa era destitudo de todo e qualquer plano abrangente, desenvolvendo-se medida que, uma aps a outra, se abriam as ruas, at que a terra acabasse. Da resultava, por vezes, um estiro de casas semi-isoladas, monotonamente semelhantes, dispostas ao longo de uma movimentada artria viria, tendo ao fundo um desperdcio de terra cultivvel, e distantes de servios tais como lojas, escolas e estaes. O mercado baseava-se essencialmente na rapidez da construo;uma paisagem rural podia, em um ms, transformar-se num ovo conjunto residencial. Para tanto, arrancaram-se rvores e desprezavam-se as feies naturais do lugar. O resultado foi uma paisagem suburbana segregada, em que a qualidade e a densidade habitacionais indicavam de imediato a qualidade do morador.

As construes prosseguiam em faixas, acompanhando os pontos de nibus ao longo das novas artrias, e no havia qualquer limitao quanto ao tratamento das fachadas.
[...] aqui, alguns estranhos coruchus colhidos da Art Noveau encimam uma fachada de inspirao modernista [...] (LANCASTER, 1959, p. 152.).

1.5 Uma superposio desordenada de elementos nas fachadas: desvio variegado Todos os subrbios ostentavam a mesma caracterstica de casas unifamiliares dentro de jardins e em ambiente razoavelmente afastado da sujeira, do barulho e da aglomerao da cidade. Apesar do exterior montono e uniforme, cada casa comportava minsculas variantes que a individualizavam: janelas com vitrais, varanda, cozinha separada. A prpria casa era projetada para expressar individualidade, a grande variedade nos mnimos detalhes, a total ausncia de espao coletivo ao redor da casa, para lembrar o menos possvel uma casa popular. Slough tornou-se smbolo de tudo o que havia de errado. Surrey, bons subrbios. (Figuras 03 e 04)

Figura 03: Subrbio de Slough

Fonte: www.sloughheatandpower.co.uk

Figura 04: Subrbio de Surrey. Fonte: www.sloughheatandpower.co.uk

05. A cidade na regio Nasce o planejamento regional: Edimburgo, Nova York, Londres (1900-1940). A cidade regional de origem norte-americana. O planejamento regional nasceu com Patrick Geddes, baseado no seu contato com gegrafos franceses atravs das confederaes de regies autnomas. As idias de Geddes foram fundidas s idias de Howard e, atravs de Lewis Mumford, espalharam-se por toda a Amrica, exercendo influncia sobre o New Deal de Roosevelt, na dcada de 1930 e sobre o planejamento de capitais da Europa nos anos 40 e 50. Ele preferiu estudar a regio em sua forma mais pura, longe da sombra da metrpole gigante. O planejamento deve comear, segundo Geddes, com o levantamento dos recursos de uma regio natural, das respostas que o homem d a ela e das complexidades resultantes da paisagem cultural. Somente tal Seo de Vale cortes transversais do declive que vai desde a montanha at o mar - faz-nos ver com nitidez a zona climtica com sua vegetao e vida animal correspondentes e se examinarmos de perto veremos encontrar lugar para todas as ocupaes ligadas natureza (povo-trabalho-lugar em perfeita harmonia). No curso da histria social os povos urbanizam seus prprios povoados e aldeias, com um tipo caracterstico de famlia, de costumes e instituies. Para ele e seus seguidores, o estudo regional propiciava o conhecimento de um ambiente ativo e vivenciado, que era fora do desenvolvimento humano; a reciprocidade entre as pessoas e o ambiente que as rodeia constitua a base da liberdade e a mola da evoluo cultural, que estavam sendo atacadas pela nao-estado centralizada e a grande expanso da indstria pesada. O radicalismo da viso de Guedes era de que a regio era mais que um objeto de levantamento, a ela cabia fornecer a base para a reconstruo total da vida social e poltica. (Figura 05)

Figura 05: Plano Royal Infirmary, Edimburgo, 1870. Baseado na teoria de Geddes. Fonte: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq099/arq099_02.asp.Acesso em 10/11/08 s 21:00h.

A viso da geografia na obra de Geddes veio atravs de dois gegrafos anarquistas. O primeiro, Piotr Kropotkin pregava que a posse individual da propriedade era a garantia de uma sociedade livre, desde que ningum possusse em excesso, sendo que esta forneceria a base para um sistema descentralizado e no-hierrquico de governo federal. O segundo, Elise Reclus, dizia que, apesar das pequenas sociedades viverem em harmonia com seus ambientes, haviam sido destrudas pelo colonialismo. Era tambm defensor do anarquismo e da reconstruo da sociedade com base na cooperao entre indivduos livres. Geddes desenvolveu a tese histrica de que no sculo XII havia ocorrido uma revoluo comunalista na Europa, salvando as guildas autogovernantes centralizado isso j no era mais realidade. Baseado em Kropotkin, Geddes descrevia a nova era da descentralizao industrial a neotcnica, distinguindo como Paleotcnicos os elementos mais das monarquias teocrticas e despticas, porm, no sculo XVI, com o Estado

rudes da Era Industrial, e como Neotcnicos os elementos mais recentes. E nessa nova era, pretendiam aplicar o talento construtivo, as energias vitais na conservao pblica e no na dissipao privada dos recursos, e na evoluo e na destruio de vidas alheias. Para ele, a sociedade tinha de ser reconstruda no atravs de medidas governamentais violentas como a abolio da propriedade privada, mas mediante os esforos de milhes de indivduos; a ordem neotcnica significava a criao, de cidade em cidade, de regio em regio. Em 1915, Geddes publica um livro onde chama a ateno para o fato de que as novas tecnologias neotcnicas energia eltrica j estavam fazendo com que as grandes cidades se dispersassem e conseqentemente se conglomerassem. O problema era que os municpios em expanso ainda eram o resultado da m e velha ordem paleotcnica, que desperdiava recursos e energias, minimizava a qualidade de vida sob a lei da mquina, e conseqentemente produzia o desemprego e o subemprego, a enfermidade e a loucura, o vcio, o crime. Seria necessrio ento que as cidades parassem de esparramar-se e crescessem em meio a paisagens e aromas campestres. 2.1 A regional Planning Association of America RPPA O grupo que surgiu em 1922 adotou um programa que inclua: criao de cidadesjardim dentro de um esquema regional; desenvolvimento de relaes com os planejadores britnicos; desenvolvimento de projetos e esquemas regionais; e levantamentos de reas-chave. Baseavam-se no conceito de regio. Mumford falava de duas Amricas: a Amrica da fixao, das costas e plancies urbanizadas por volta de 1850, e a Amrica das migraes: a primeira abriu o continente, a segunda implantou o modelo de fbricas, ferrovias e sujas cidades industriais e finalmente a Amrica da terceira migrao, o fluxo de homens e materiais dirigido para os centros financeiros, as cidades de edifcios e lucros desenfreados. E surgia a quarta migrao baseada na revoluo tecnolgica, que

tornou o esquema atual de cidades e distribuio da populao em inadequados para as novas oportunidades que se apresentam. O automvel e a rodovia havia tornado acessveis mercados e fontes de abastecimento.
A tendncia do automvel, mais para descentralizar a populao do que para concentrla.

Segundo Clarence Stein, as novas tecnologias estavam transformando Nova York, Chicago, Filadlfia, Boston e o resto das cidades-dinossauros, que estavam se esfacelando sob o peso da superpopulao, da ineficincia e do custo da escalada social, e finalmente do completo colapso fsico. Essas cidades estavam-se tornando os locais menos lgicos para a implantao de indstrias. Assim, aps vrias discusses, percebeu-se que seria preciso intervir a fim de corrigir as ineficincias do sistema. O planejamento regional eliminaria a comercializao nacional antieconmica, a superpopulao urbana e os desperdcios terminais, estabilizaria a carga eltrica e desenvolveria as reas florestais do lugar. Acabava-se a necessidade do arranha-cu, do metr e do refgio na solido dos campos. Ao planejar uma rea, esfora-se para que todos os seus stios e recursos possam ser corretamente desenvolvidos, e que a populao seja distribuda de modo que utilize e no destrua as vantagens naturais do lugar. Propsito de atingir uma maior eficincia da mquina, com uma qualidade de vida mais completa. O planejamento regional a conservao dos valores humanos de mos dadas com os recursos naturais. tema planejamento urbano retomado por Bento Mackaye, e ele desenvolve a noo de duas Amricas em contrastes: a nativa e a metropolitana. Para ele deveria-se aproveitar a nova tecnologia, mas ao mesmo tempo controlar seu impacto sobre o ambiente natural. 2.2 RPPA X Plano Regional de Nova York Thomas Adams, um dos pais do planejamento urbano britnico, enfatizara a importncia de um dos mais modernos aspectos do planejamento urbano, a

direo e o controle do crescimento em curso dentro dos distritos rurais e semirurais onde as novas indstrias estavam se estabelecendo, alegando que nenhum esquema de planejamento urbano poder ser considerado satisfatrio se no for preparado levando em conta o desenvolvimento regional que circunda o municpio. Segundo Adams, que estava trabalhando a servio dos homens de negcios, o Plano devia representar a arte do possvel. O Plano Regional devia ser no uma prescrio revolucionria, mas um conjunto de controles brandos sobre os abusos do mercado, em favor da eficincia; alm de incluir algumas coisas boas como novas estradas, parques e praias. No era a extenso geogrfica do plano que estava errada, errada era a filosofia de que na prtica a forma da regio estivesse fixada em definitivo, admitindo apenas modificaes incrementais e marginais. E assim atuavam aceitando um plano rodovirio preexistente a que se acrescentavam apenas alguns desvios ou anis virios, investiam em novas conexes radiais ferrovirias, o imprescindvel era no descentralizar, e sim reorientar a centralizao, recentralizao do comrcio e da indstria em subcentros, dentro da regio, poderia aliviar a sobrecarga populacional. Aceitava o crescimento como fato inevitvel, sem levar em conta o potencial do planejamento para influenci-lo; continuava a permitir o adensamento das reas centrais; condenava trechos de reas livres; descartava como utpicas as cidades-jardim; condenava o pobre a morar pobremente. Significava um desvio orientado para uma centralizao ainda maior. Apesar das duras crticas de Mumford, o Plano de Nova York foi para frente graas a uma Associao do Plano regional liderada por uma elite de homens de negcios e foi bem sucedido em suas propostas de auto-estrada, ponte e tnel. Enquanto isso, a receita de Mumford, de criao de novas cidades com auxlio estatal e ampla reconstruo de reas deterioradas ficava no papel. 2.3 O Planejamento New Deal

Em 1933, Roosevelt, o ento presidente dos EUA, comeava o New Deal. Suas idias aliadas s linhas da RPAA, propunham um retorno em massa terra, mediante o fornecimento de casa, alguns acres de solo, dinheiro e instrumentos agrcolas; argumentava que a energia eltrica e o caminho estavam ajudando a descentralizao da indstria para pequenas comunidades e reas rurais, ao mesmo tempo que a eletricidade, o rdio, o cinema e a encomenda postal traziam qualidade de vida para o campo; e propunha um plano baseado no planejamento coorporativo em prol do bem comum. Mais tarde reclamava um plano definitivo pelo qual a prpria indstria procurar levar certas firmas para fora dos centros superpovoados, onde o desemprego era alto, encaminhando-as para comunidades menores, mais prximas das fontes supridoras de alimentos bsicos. Destinou dinheiro ao reassentamento do trabalhador no campo e dando assim s pessoas a oportunidade de assegurarem, com a boa terra, os empregos permanentes que haviam perdido no municpio e cidades industriais superpovoadas, s que ningum saiu de onde estava. A poltica do New Deal sobre planejamento regional significou a multiplicao de um papelrio sem fim, um glorioso fracasso. 2.4 A TVA A Tennesse Valley Authority, o mais importante empreendimento do planejamento do New Deal, era a concretizao das idias mais radicais tanto da RPPA quanto dos regionalistas sulinos. Melhorar a navegao em Muscle Shoals, ali desenvolver um programa energtico, viabilizar o local para a produo de armamentos e controlar as enchentes. A faanha de Roosevelt consistiu em puxar todas essas linhas juntas com noes de planejamento rural e desenvolvimento regional, pondo de lado a produo de armamentos. Desenvolveria os recursos naturais da regio, abrigaria milhares de famlias, melhorando sua qualidade de vida. A TVA tornou-se mais e mais uma secretaria geradora de energia eltrica, devotada criao de uma grande base urbano-industrial. Por volta de 1914, j era a segunda maior produtora de energia eltrica dos EUA. Mas do planejamento

regional no ficara mais do que um imperceptvel resduo: urbanizao comunitria, servios de sade e educao receberam uma fatia minscula do oramento total. Norris, minscula cidadezinha com apenas 1 500 habitantes, foi planejada por um membro do RPAA e considerada um primeiro passo em urbanizao comunitria regional. Porm, as expectativas idealistas da cidade onde os ricos e pobres poderiam viver juntos e onde os habitantes combinariam agricultura com indstrias artesanais jamais se concretizaram. 2.5 A viso faz-se realidade em Londres A filosofia de Thomas Adams para Londres foi a mesma de Nova York, planejar como arte do possvel: o planejamento devia permanecer como funo consultiva, sem tentar realizar mais do que mudanas marginais, e sua atuao devia manterse dentro dos limites traados pelos poderes existentes. Abercrombie props oito pequenas novas cidades, dentro de um cinturo verde contnuo, e esse relatrio colocou-o no planejamento regional do Plano da Grande Londres. (Figura 06 e 07)

Figura 06: Plano geral de Londres de 1938. Fonte: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq099/arq099_02.asp.Acesso em 10/11/08 s 21:00h.

Figura 07: Plano geral de Londres de 1938. Fonte: http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq099/arq099_02.asp.Acesso em 10/11/08 s 21:00h.

Em 1927 incentivou-se o planejamento regional para a Grande Londres e Raymond Unwin foi escolhido para conselheiro tcnico. Propunha demarcar determinadas reas para a construo, tendo-se como pressuposto que todas as remanescentes fossem conservadas como espaos livres: cidades com reas livres como pano de fundo. Limitao de reas para a construo.
[...] O principal objetivo do plano assegurar a melhor distribuio das moradias, do trabalho e dos locais de recreio para a populao [...].Se a urbanizao fosse orientada para a implantao de ncleos razoavelmente independentes, em forma de atrativos grupos urbanos, de diferentes tamanhos situados espaadamente sobre um fundo adequado de rea livre, haveria, na regio, amplo espao para qualquer aumento populacional naturalmente espervel [...] (MACKAYE, 1928, p. 73.).

Mas hoje em dia toda terra potencialmente, terra de construo; qualquer pessoa poderia construir em qualquer lugar, e assim, a construo desordenada e urbanizao por faixas iriam continuar. Por cortes nas despesas do governo o relatrio final no foi frente. Seu texto dizia que era preciso haver uma estreita cinta verde ao redor da rea construda da Grande Londres a fim de dar lugar aos campos para jogos e espaos livres. Era necessrio definir reas destinadas edificao, garantindo a base de terrenos livres dos quais se possam obter espaos pblicos como e quando for

necessrio. As novas reas industriais deveriam ser planejadas como satlites a doze milhas da Londres central, e como cidades jardim, a uma distncia varivel entre 12 e 25 milhas. Porm nada feito. Anos aps o relatrio final de Unwin, Abercrombie foi indicado para participar do Plano do Condado de Londres. Onde foram usados os mtodos de levantamento geddesiano para ver a estrutura comunitria de Londres; combina o princpio de Unidade de Vizinhana, de Perry, com a hierarquia viria de Stein e Wrigh, a fim de criar uma nova ordem espacial para Londres: nelas, as vias expressas no apenas resolvem o problema do congestionamento do trfego como do definio e forma s comunidades reconstrudas que elas separam ao fluir ao longo das tiras verdes que enriquecem Londres do espao livre to necessrio.(Figura 08)

Figura 08: Plano para a Grande Londres concebido por Abercrombie Fonte: http://www.vivercidades.org.br/publique222/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm? infoid=1123&sid=21&tpl=printerview. Acesso em 10/11/08 s 20:30h

No Plano da Grane Londres, a base feita de anis concntricos indica a intensidade decrescente de populao e atividade, com o centro de Londres como anel nuclear, o suburbano, o cinturo verde e a periferia rural. Eis que cada um desses crculos aparece definido por um anel virio. O anel nuclear A circunda a rea central, o anel arterial B define o permetro urbano londrino, o anel C atravessa os subrbios e o anel arterial D os circunda, o anel E constitui a figura central do cinturo verde e ajuda a definir o comeo do anel perifrico. E eis o espao livre, usado novamente como elemento estruturador. Haveria um gigantesco cinturo verde ao redor da Londres construda, com especial ateno para recreao ao ar livre; mas teriam de haver tambm cintas verdes menores para as comunidades isoladas, antigas e novas, que no precisava ser larga, se alm dela existir campo aberto cultivvel. Cunhas verdes correriam do cinturo verde at a Londres construda. Haveria oito novas cidades para abrigar as pessoas que mudariam para alm do cinturo verde, em decorrncia da reconstruo e reurbanizao de Londres, com uma populao de 60000 pessoas, situadas entre 20 a 35 milhas do centro de Londres. Ao invs de auto-estradas e estreitas tiras de parques definirem as comunidades, o elemento bsico seria o fundo verde. A regio de Londres um dos poucos lugares do mundo onde se pode encontrar, concretizada, a viso do mundo segundo Howard-Geddes-Mumford. A viso da cidade regional afirma, portanto, que a resposta saturao populacional da cidade-grande est num vasto planejamento regional, dentro do qual cada parte sub-regional desenvolver-se-ia harmoniosamente com base em seus recursos naturais, com respeito aos princpios de equilbrio ecolgico e pronta substituio. As cidades, nesse esquema, ficam subordinadas regio: tanto as velhas metrpoles quanto as novas cidades s crescero como partes necessrias do esquema regional. Essa ideologia props significativas mudanas

para o planejamento das cidades, porm como visto pouco se teve de realizaes e quando existentes mostraram-se aqum dos conceitos.

06. A cidade dos monumentos O movimento City Beautiful: Chicago, Nova Delhi, Berlim, Moscou (1900-1945). O movimento teve origem nos boulevares e passeios pblicos das grandes capitais europias, como na reconstruo de Paris e na construo de Viena. No sculo XX expandiu-se pelas cidades comerciais dos EUA e pelas capitais recmdesignadas do Imprio, alm de voltar Europa nos anos 30 atravs dos ditadores totalitrios que procuravam impor em suas capitais uma viso de glria. Por volta de 1890, a burguesia citadina da Amrica precisava enfrentar a crescente heterogeneidade tnica e cultural e a escalada da desordem, bem como preservar a textura social urbana. Neste momento os ideais dos planejadores se limitavam a conter os focos de doenas, depravao moral, descontentamento e socialismo. Neste contexto, Daniel Burnham prope um plano de reconstruo do Passeio Pblico em Washington, atravs da anlise do projeto feito, anos antes, por LEnfant e que nunca fora completado (Figura 09). Assim definiu-se a ampliao do passeio pblico (Figura 10) e a sua terminao com um monumento a Lincoln, num projeto Beaux-Arts (Figura 11), atrs do qual continuavam a proliferar os cortios.

Figura 09 - Plano de L'Enfant's para Washington. Fonte: http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Daniel_Burnham&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=result &prev=/search%3Fq%3DDaniel%2BBurnham%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR

Figura 10: O National Mall foi a pea central do Plano McMillan.

Fonte:http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Daniel_Burnham&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=result &prev=/search%3Fq%3DDaniel%2BBurnham%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR

Figura 11: De frente para o leste em toda Mall, em frente ao Memorial Lincoln. Fonte:http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Daniel_Burnham&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=result &prev=/search%3Fq%3DDaniel%2BBurnham%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR

Assim como em outras cidades monumentais, mesmo sem a devida ateno do poder pblico para habitao no momento da construo dos eixos monumentais, as cidades-satlites se auto-consolidavam ao redor, sem controle. (Figura 12 e 13)

Imagem 12: Eixo monumental de Washington e regies perifricas. Fonte: imagem area do Google Earth.

Imagem 13: Eixo monumental de Braslia e entorno. Fonte: imagem area do Google Earth.

Em Cleveland, uma cidade industrial e porturia (Figura 14), atormentada pela poluio, agitao operria e violncia, visando dar ordem cvica a esta, Burnham prope a construo de um novo centro cvico (Figura 15), com parques pblicos interligados ao longo do passeio da orla e uma alameda traada em ngulo reto, formando um espao aberto diante da nova estao ferroviria (Figura 16).

Figura 14: Mapa de Cleveland em 1904. Fonte:http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Daniel_Burnham&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=result &prev=/search%3Fq%3DDaniel%2BBurnham%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR

Figura 15: Panorama da Praa Pblica em 1912.

Fonte:http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Daniel_Burnham&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=result &prev=/search%3Fq%3DDaniel%2BBurnham%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR

Figura 16: 1 Banco; 2 Praa Pblica; 3 Cmara de Comrcio; 4 Construes Federais; 5 e 6 Biblioteca; 7, 8, 9, 10, 13 e 14: Passeio Pblico; 11 e 15 Propostas sobre imveis; 16 Prefeitura; 17 e 19 Recreao Per; 18 Estao. Fonte:http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Daniel_Burnham&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=result &prev=/search%3Fq%3DDaniel%2BBurnham%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR

O mesmo se fez para San Francisco, porm num projeto muito mais ambicioso, onde um novo complexo cvico estaria situado na juno da rua comercial da cidade e no qual o traado quadricular regular seria levado a uma lgica de desembocaduras angulares e irregularidades naturais (Figura 17). Devido o terremoto seguido de incndio, o plano teve sua implantao viabilizada, porm as presses comerciais o modificaram bastante.

Figura 17: Burnham Bennett e o Plano de San Francisco. Fonte:http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Daniel_Burnham&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=result &prev=/search%3Fq%3DDaniel%2BBurnham%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR

O plano mais importante de Burnham refere-se a Chicago e este visava devolver cidade sua harmonia visual e esttica, comprometida pelo crescimento rpido, catico e pela mistura de nacionalidades (Figura 18). Assim se abririam novos logradouros, se ampliariam os parques e se removeriam os cortios. O Lake Front deveria ser recuperado e transformado num parque, com duas largas avenidas diagonais irradiando de um centro cvico (Figura 19). As margens do Rio Chicago seriam recuperadas e ladeadas por novas ruas e edificaes, onde tambm existiriam grandes prdios pblicos e um museu, a partir do qual tudo se situaria em funo deste. Haveria uma pista marginal qual se chegaria do interior atravs de sete viadutos.

Figura 18 - Plano central de Burnham para Chicago. Fonte:http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Daniel_Burnham&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=result &prev=/search%3Fq%3DDaniel%2BBurnham%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR

Figura 19: Prope o desenvolvimento no centro da cidade. Fonte:http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Daniel_Burnham&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=result &prev=/search%3Fq%3DDaniel%2BBurnham%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR

Todos o atacavam por haver ignorado itens como habitao, escola e saneamento. Seus trs objetivos urbansticos davam nfase primeiro beleza, segundo convenincia comercial e sade quase no se fez presente. Trata-se de um plano centrocentista, baseado num centro comercial que ignora a previso de expanso comercial para o resto da cidade. Nisto tambm contraditrio com o mercado imobilirio do centro comercial que exigia adensamento e superpopulao para se desenvolver. Porm, tentando um bom investimento para concretiz-lo, Burnham comparava-o aos planos das grandes cidades europias. O Raj Britnico, buscando consolidar os poderes recentes e precrios em territrios conquistados, partiu para a criao de capitais de implantao instantnea, tornando-as smbolos visveis de autoridade e domnio, alm de alojarem seus funcionrios.

Assim a capital da ndia Britnica foi transferida de Calcut para Delhi, por escolha do prprio vice-rei. Alm da posio central, do fcil acesso e do clima salubre, tinha uma enorme importncia poltica como capital histrica e assim se tornaria um grande exerccio monumental (Figura 20 e 21).

Figura 20: Visualizao de Rashtrapati Bhavan o Palcio Presidencial - com a Jaipur Coluna em primeiro plano, em Lutyen's Deli. Fonte:http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Rashtrapati_Bhavan&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=re sult&prev=/search%3Fq%3DRashtrapati%2BBhavan%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1T4GGLR_ptBRBR293BR294%26sa%3DN

Figura 21: Monumento para os soldados indianos que morreram na Primeira Guerra Mundial. Fonte:http://translate.google.com.br/translate?hl=ptBR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Rashtrapati_Bhavan&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=re sult&prev=/search%3Fq%3DRashtrapati%2BBhavan%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1T4GGLR_ptBRBR293BR294%26sa%3DN

O projeto final resultou da geometria formal de Lutyens, composta por sete vias radiantes, uma grande praa principal da estao ferroviria e vias formando ngulos de trinta ou sessenta graus, com os edifcios principais nos centros, ngulos ou lados de hexgonos. Nos reticulados hexagonais, distriburam as casas por raa, nvel profissional e status socioeconmico. Algumas vezes, os edifcios assumiam a dimenso das ruas. Aps vrias divergncias entre a equipe encabeada por Lutyens e Herbert Baker, o que se viu foi um planejamento abstrato e que nada tinha a ver com a estrutura tradicional da ndia. J na implantao das novas capitais africanas, a preocupao bsica era com a higiene e com as doenas tropicais. O servio mdico do governo de origem militar orientava que os colonizadores fossem transferidos para as colinas,

criando-se assim uma intensa segregao entre os europeus e os colonizados africanos. Cada plano que surgia aceitava e reforava ainda mais as divises raciais existentes, onde muitas vezes nem se assinalava reas habitacionais para os africanos. Eles tinham em comum o uso do solo e a estrutura colonial. Compreendiam um ncleo central com a sede do governo, ao lado uma rea empresarial e junto de ambos o centro de compras. Projetados em torno de um esquema virio geomtrico formal, com avenidas amplas que desembocavam em anis de trfego e circundadas por reas residenciais europias de baixssima densidade e casas unifamiliares em estilo bangal dentro de imensas propriedades privadas, como se fossem cidades-jardim. As reas residenciais africanas eram pequenas e segregadas, estando o mais longe possvel das reas europias e separadas destas por uma barreira fsica os trilhos da ferrovia. As diferenas deste para o plano de Nova Delhi, alm do investimento eram as no complexidades geomtricas de Lutyens e apenas o baixo grau de organizao formal para o centro e para o subrbio europeu. Com o fim do Raj, a elite africana mudou-se para as casas abandonadas pelos europeus e os governantes dos Estados independentes fizeram terraplenagens e demolies sistemticas, visando impedir que pessoas sem meio de se manter se mudassem para a cidade, reagindo assim de forma idntica aos colonizadores. No caso da nova capital australiana, fez-se um concurso para a construo de Camberra. O arquiteto Walter Griffin venceu o concurso, mas uma comisso do governo reprovou o plano e props outro. A opinio pblica criticou tal atitude e aps a mudana de governo em 1913, Griffin foi nomeado Diretor de Projeto. Depois de vrias sabotagens do seu plano ele se demitiu do cargo. Enquanto isso, os subrbios crescem sem planejamento, at que em 1955, organiza-se um novo rgo de planejamento e o projeto de Griffin passa a ser executado, ficando pronto em 1980 (Figura 22).

Figura 22: Perspectiva de Griffin para Canberra. Fonte: http://www.vivercidades.org.br

Figura 23: Plano de Griffin para Canberra. Fonte: http://www.vivercidades.org.br

Consiste em um Capitlio no vrtice de um tringulo no alto da bacia, esquerda as instalaes militares e o mercado central e direita, a universidade nacional e o centro municipal, ambos ligados ao vrtice, por amplas auto-estradas que atravessariam o lago (Figura 23). Junto ao lago, figuras verticais decorativas. A arquitetura de estilo internacional-moderno-respeitoso, onde tudo excessivamente grandioso, nobre, elegante e repousante. Mas Griffin foi notvel nas inovadoras ousadias que fez ao projetar os subrbios residenciais, onde as unidades como hexgonos permitiam percorrer um circuito grande sem nunca se ver o trfego circundante. O retorno do City Beautiful Europa se deu na era dos Grandes Ditadores, por volta dos anos 30. Na Roma de Mussoline, a ideologia fascista que se assemelhava bastante ao nazismo, acreditava que s era saudvel a vida familiar rural e que as metrpoles eram a origem da agitao operria e do socialismo. Contudo, neste perodo, as cidades cresciam rapidamente e Mussoline reagia criando leis que controlassem a migrao. Porm, o novo projeto de 1931 mostrava a contradio dessa ideologia, uma vez que este previa o alargamento das ruas, a localizao do centro como uma praa monumental e exigia que Roma fosse vasta, ordeira e poderosa para mostrar ao mundo seu controle (Figura 24). Assim, dentro da metrpole, a urbanizao exercia uma funo monumental. Graas ao caos obsoleto e corrupo romana, os amplos bulevares e praas transformaram-se em lotes de edifcios.

Figura 24: Mussoline discursa na praa da Catedral de Milo, na Itlia. Fonte: http://images.google.com.br/imgres? imgurl=http://www.scielo.br/img/revistas/ea/v22n62/a05img04.gif&imgrefurl=http://www.scielo.br/sci elo.php%3Fpid%3DS0103-40142008000100005%26script %3Dsci_arttext&usg=__hRzK0Tl9XCIVHOUG0_HfUrpXsN4=&h=384&w=502&sz=187&hl=ptBR&start=1&um=1&tbnid=H0iaMirlDtygQM:&tbnh=99&tbnw=130&prev=/images%3Fq %3Dsite:www.scielo.br%2Barquitetura%2Bfascista%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26rlz %3D1T4GGLR_pt-BRBR293BR294

O pensamento nazista sobre a cidade abrigava contradio idntica, pois enfatizava a urbanizao de vilarejos rurais auto-suficientes. Porm, a reconstruo de Berlim a cargo de Albert Speer valorizava justamente o fato das cidades alems serem pontos de reunio para vastas cerimnias cvicas. Assim seus projetos propem a destruio dos velhos centros urbanos medievais para dar lugar a eixos cerimoniais e recintos para assemblias, vastos arranha-cus e complexos administrativos (Figura 25). Os nazistas que cultuavam a vida rural acabaram tentando produzir uma cidade de ostentao e espetculo, mecanizada e anti-humana.

Figura 25: Detalhe da maquete que mostra os planos de Hitler e Speer para a capital do mundo nazista. Fonte: http://www.dw-world.de/dw/article/0,2144,3190043,00.html

Figura 26: Speer analisando a maquete da nova Berlim. Fonte:http://vistadoobservador.blogspot.com/2008/01/abert-speer-adolf-hitler-e-arquitetura.html

S que Berlim era bem diferente de Roma. Enquanto uma seria construda, a outra seria restaurada. Na construo de Berlim, entre as duas projetadas estaes ferrovirias centrais, um edifcio com cpula, que traduzisse o poder poltico, militar e econmico da Alemanha. Apesar da preconceituosa preferncia nazista pelas residncias unifamiliares, iriam construir blocos de apartamentos fechados em torno de um grande ptio. Assim, no centro, o projeto caracterizavase por grande regularidade, linhas vigorosas e monumentalidade (Figura 26). Os usos compatveis dos solos foram segregados, excluiu-se o trfego direto das reas residenciais, havia ar, luz e espao vontade. Com estrutura fsica e equipamento arcaico, populao em crescimento desenfreado e deficincia no fornecimento de gua, esgoto e eletricidade, percebia-se a necessidade de um planejamento para Moscou. O plano traado em 1935 exigia que a cidade fosse urbanizada como unidade integral isolada, impulsionada pelo orgulho nacional e sempre sob o olhar de Stalin. Por isso, ainda hoje, a presena da arquitetura bolo-de-noiva evoca os gostos e caprichos de Stalin por toda Moscou. Em Moscou, assim como Washington e Chicago ou at Paris, as novas fachadas ao longo das gigantescas auto-estradas ocultavam atrs de si a massa dos antigos cortios. City Beautiful manifestou variedade de diferentes circunstncias econmicas, sociais, polticas e culturais: como servial do capitalismo financeiro, como agente do imperialismo, como instrumento do totalitarismo pessoal. Mas o que havia de comum em todas essas manifestaes era a total concentrao no monumental e no superficial, na arquitetura como smbolo de poder e na quase absoluta falta de interesse pelos objetivos sociais mais amplos do planejamento urbano. planejamento de ostentao, arquitetura como teatro, projeto para causar impacto. Atualmente, a monumentalidade pode representar as formas de atuao do capitalismo financeiro, do imperialismo e do totalitarismo - o neoliberalismo como forma de excluso.

4. Concluso
Muitas foram s transformaes sofridas pelas grandes cidades desde a Primeira Guerra Mundial, que passou por muitos avanos que trouxeram consigo muitos males sociais: superpopulao, crescimento dos cortios insalubres, ineficincia dos transportes, violncia, desemprego, intranqilidade, fome, falta de espaos livres e verdes. A cidade estava doente e muitos foram os debates e tentativas sobre como planej-la adequadamente. O plano de descentralizao das cidades por meio do transporte, propunha a redistribuio da populao em subrbios longe dos ncleos centrais, visando a melhoria de vida tanto para os migrantes que abandonariam os pequenos e degradados subrbios, como para os que permaneciam nos centros j no mais oprimidos pela super-conglomerao de pessoas, deixando evidente que buscavam primeiro minimizar os males sociais, otimizando o meio urbano. O planejamento regional previa a redistribuio das moradias no espao territorial, tentando preservar as cidades em sua forma pura sem demais interferncias da grande metrpole, propondo o desenvolvimento de regies, preservando espaos verdes fundamentais vida urbana saudvel, e mostra-se tambm como uma preocupao em livrar a realidade urbana do mal estar social. Contrastando com esses movimentos urbanos de carter social, cujo objetivo era a melhoria dos espaos urbanos a partir das necessidades reais da cidade, temos o movimento City Beautiful pregando uma maquiagem nas cidades existentes com o intuito de embelez-las simplesmente para evidenciar seu poder atravs de boa aparncia, fechando-se totalmente para os males sociais provenientes das grandes cidades.

You might also like