You are on page 1of 28

PRIMEIRO MODELO ATMICO

Alguns filosfo da Grcia Antiga j admitiam que toda e qualquer matria seria formada por minsculas partculas indivisveis, que foram denominadas tomos (a palavra tomo, em grego, significa indivisvel).

ALQUIMIA

A palavra alquimia, AL-Khemy, vem do rabe quer dizer "a qumica". Esta cincia comeou a se desenvolve por volta do sculo III a. C. em Alexandria, o centro de convergncia da poca e de recriao das tradies gregas-pitagricas, platnicas estica, egpcias e orientais. A alquimia deve sua existncia mistura de trs correntes: a filosofia grega, o misticismo oriental e a tecnologia egpcia. Obteve grande xito na metalurgia, na produo de papiros e na aparelhagem de laboratrio, mas no conseguiram seus objetivos: Pedra Filosofal e Transmutao

MODELO ATMICO DE DALTON

a matria formada por partculas extremamente pequenas chamadas tomos;

os tomos so esferas macias, indestrutveis e intransformveis;


as substncias simples so formadas por tomos de um mesmo elemento qumico; as substncias compostas so formadas por tomos de dois ou mais elementos Qumicos; os tomos de diferentes elementos tem massas diferentes; os tomos no so criados nem destrudos;

uma reao qumica nada mais do que a unio e separao de tomos.

RAIOS CATDICOS E ELTRONS

Estudos com alta voltagem produzia radiao dentro do tubo; Raios catdicos que originava-se no eletrodo negativo, ou catodo; A movimentao no era visvel mas podia ser detectado por fluorescncia no tubo de vidro; Concluiu que os raios catdicos so jatos de partculas com massa, carregadas negativamente. Descoberta dos eltrons.

MODELO ATMICO DE THOMPSON

o tomo seria uma esfera macia e positiva com as cargas negativas distribudas, ao acaso, na esfera. A quantidade de cargas positivas e negativas seriam iguais e dessa forma o tomo seria eletricamente neutro. descoberta dos eltrons.

MODELO ATMICO DE RUTHERFORD

Concluso do experimento: MODELO PLANETRIO

RADIOATIVIDADE

1896 - Descoberta da radioatividade pelo cientista francs Henri Becquerel, durante um estudo sobre impresses feitas em papel fotogrfico por sais de urnio quando eram expostos luz solar. O casal Curie denominou "radiatividade" a essa particularidade dos tomos de urnio. 1897. Maria Sklodowska, esposa do fsico Pierre Curie, estabelece que o trio tambm emite radiaes similares s do urnio.

RADIOATIVIDADE

1898 Aos 28 anos, Rutherford, demonstrou que os tomos dos elementos radiativos emitem trs espcies de radiaes: alfa, com carga positiva; beta, com carga negativa, e gama, sem carga eltrica.

Tipos de Radiaes:

Um objeto ou o prprio corpo, quando irradiado (exposto radiao) por uma fonte radiativa, NO FICA RADIOATIVO

A contaminao se caracteriza pela presena de um material indesejvel em determinado local.


A irradiao a exposio de um objeto ou de um corpo radiao.

CONTAMINAO

Irradiao de Alimentos:
Vantagens -O processo pode ser usado para tratar uma grande variedade de alimentos, com pouca manipulao ou processamento. -Pode facilitar a distribuio e venda de frutas frescas, vegetais e carnes pelo aumento da vida til desses produtos, sem alterar a sua qualidade. -Pode substituir os tratamentos qumicos que deixam resduos nos alimentos -Permite atingir organismos (ovos e larvas de insetos, vermes, etc) dentro dos alimentos.

Cebolas irradiadas h seis meses( direita); Cebolas no irradiadas( esquerda).

James Chadwick, descobriu que alm dos prtons E eltrons existia outra partcula que recebeu o nome de nutron.

Prtons, eltrons e nutrons so as principais partculas presentes num tomo.


Partcula Massa (g) 1,7.10-24 Massa relativa 1 Carga eltrica (C) +1,6.10-19 Carga relativa +1

Prton (p+)
Nutron (n0) Eltron (e-)

1,7.10-24
9,1.10-28

1
1/1840

0
-1,6.10-19

0
-1

MODELO DE BOHR

Niels Bohr

PRIMEIRA LEI
os eltrons podem girar em rbita somente a determinadas distncias permitidas do ncleo.

SEGUNDA LEI

um tomo irradia energia quando um eltron salta de uma rbita de maior energia para uma de menor energia.

Energia Radiante
radiao eletromagntica
y

z
campo magntico campo eltrico

hc E = h = h 6,6 x 10-34 J s c 3,0 x 108 m/s

Caractersticas da radiao eletromagntica


Um campo eltrico empurra partculas carregadas como os eltrons. Quando um raio de luz encontra um eltron, seu campo magntico empurra o eltron primeiro em uma direo, depois na direo oposta. O nmero de ciclos por segundo chamada de Freqncia, v. A amplitude a altura da onda acima da linha central. A amplitude determina a intensidade ou brilho. O comprimento de onda, , a distncia do pico ao outro pico.

=c/v

CONCEITOS QUMICOS
Nmero Atmico - Z o nmero de prtons do ncleo atmico. Define o elemento qumico.

Modelo atual: Ncleo = Prtons + nutrons Nmero de Prtons = Nmero atmico (Z) Massa do Prton = massa do Nutron Nmero de prtons + Nmero de nutrons = Nmero de massa (A)

Nucldeos Isotpos: =Z e A 12X; 12Y; 12Z


Isbaros: =A e Z 25 X; 25 Y; 25 Z 12 13 54 Istonos: = nutons 20 X; 45 Y; 53 Z 10 35 43

ISTOPOS
Os istopos tm mesmo nmero atmico mas diferentes nmeros de massa. Seus ncleos tm o mesmo nmero de prtons mas diferente nmero de nutrons. Istopos naturais ou artificiais

Produtos e servios A utilizao de istopos estveis como traadores de elementos ( hidrognio, carbono, nitrognio, oxignio e enxofre ) em pesquisas nas reas de: cincias do ambiente, biologia, agronomia e zootecnia. Determinaes das variaes naturais dos istopos estveis de hidrognio, carbono, nitrognio, oxignio e enxofre.

CONFIGURAO ELETRNICA

NVEIS OU CAMADAS
K 1 L 2 M 3 N 4 O 5 P 6 Q 7

SUBNVEIS

Encontramos, no mximo, 4 tipos de subnveis para qualquer tomo no estado fundamental. So identificados pelas letras s, p, d e f. O nmero mximo de eltrons por subnvel :

Subnvel N mx. de e-

s 2

p 6

10 14

EVIDNCIA EXPERIMENTAL DO SPIN ELETRNICO

Probabilidade de se encontrar um eltron

Representao De superfcies limite Para os orbitais Is, 2s e 3s.

Pauli:
No mais que dois eltrons podem ocupar um dado orbital. Quando dois eltrons ocupam um orbital, seus spins devem estar emparelhados.
Eltrons emparelhados

DIAGRAMA DE ENERGIAS

diagrama de energias d a ocorrncia de cada subnvel nos nveis, bem como a ordem de energias crescentes

Subnvel mais energtico o ltimo da distribuio de acordo com o diagrama de energia.


Camada de valncia a camada (nvel) mais externa. Exemplos: Distribuio eletrnica

ORBITAIS E SPIN
Em 1926, Heisenberg props o "princpio da incerteza" que, aplicado ao tomo, mostra ser impossvel determinar a trajetria do eltron em torno do ncleo. Para contornar o problema, Schrdinger e, depois, Born desenvolveram o conceito de orbital como uma regio do espao onde muito provvel

(mas no absolutamente certo) encontrar o eltron.

EXEMPLO:

Configuraes eletrnicas

Configuraes eletrnicas dos ctions

Escrevendo a configurao eletrnica dos ons In+ e In3+

Determine a configurao do tomo neutro;


Remova primeiro os eltrons dos orbitais p e depois os do orbital s e finalmente se necessrio dos orbitais d da camada inferior mais prxima, at que o nmero de eltrons removidos seja igual carga do on.

You might also like