You are on page 1of 7

O BIBLIOTECRIO E AS COMPETNCIAS NECESSRIAS PARA A GESTO DO CONHECIMENTO.

Luiza de Marillac Ferreira Gomes Silva1 Thales Moura de Farias2

Resumo O presente trabalho tem como objetivo investigar se o bibliotecrio capacitado em sua formao acadmica para atuar como gestor da informao e do conhecimento. Utilizamos pesquisa bibliogrfica e levantamento dos currculos dos cursos de Biblioteconomia de universidades brasileiras, agrupando-os e comparando-os de acordo com sua localizao nas regies geogrficas. Embora exista padronizao das diretrizes curriculares, h flexibilidade na definio dos currculos. Observa-se que em algumas regies os currculos tm disciplinas voltadas para a gesto, porm no especificamente voltadas para a Gesto da Informao e do Conhecimento. O bibliotecrio precisa explorar novos espaos e a atuao como gestor da informao e do conhecimento em organizaes mais uma possibilidade de atuao do bibliotecrio no mercado, que valoriza e reconhece a importncia e os impactos de uma eficiente gesto da informao e do conhecimento nas organizaes. A formao acadmica, juntamente com as experincias prticas, so essenciais para que o bibliotecrio possa firmar-se no mercado nessa rea de atuao. Palavras-chave: Formao do bibliotecrio. Bibliotecrios competncias. Bibliotecrios atuao profissional. Gesto da Informao. Gesto do Conhecimento.

1 INTRODUO (1,5 pg.)

Estudante de Graduao 5 semestre do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cear E-mail: marillac.fgs@gmail.com 2 Estudante de Graduao do 5 semestre do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cear E-mail: thmfarias@hotmail.com

As novas tecnologias e a globalizao construram uma nova sociedade marcada pela busca e uso de informao, mediada pelas novas Tecnologias da Informao e Comunicao (TICs), cuja essa procura por informao incessante e crescente causou mudanas nas mais variadas reas e setores. Os bibliotecrios devido a essa quantidade cada vez maior de informao gerada e publicada se viram obrigados a dinamizar suas atividades como forma de manter a eficincia e eficcia dos seus servios. E a adoo das novas tecnologias nas atividades das bibliotecas foi uma das prticas aplicadas para agilizar e amplificar os seus servios. Essa pesquisa busca realizar um estudo exploratrio a respeito dos estudos a cerca dos bibliotecrios e a aplicao das novas tecnologias na sociedade da informao. Por meio da investigao de artigos, monografias e dissertaes sobre o tema. Tem-se como hiptese que as novas tecnologias esto sendo aplicadas pelos bibliotecrios devido s caractersticas da sociedade da informao, que demandam quantidades maiores de informaes em um tempo mais curto, obrigando as bibliotecas e os bibliotecrios a tornarem suas atividades mais eficientes e geis. O maior uso da internet para busca de informaes e a deficincia de algumas bibliotecas em provir informao aos seus usurios no tempo requisitado incitaram esta pesquisa. 2 GESTO DA INFORMAO E DO CONHECIMENTO CONCEITOS, CARACTERSTICAS E COMPETNCIAS (3,0 pg.)

2.1 GESTO DA INFORMAO No contexto da sociedade da informao, consequncia das mudanas geradas pela globalizao com o uso de tecnologias de informao e comunicao para integrao dos indivduos numa rede global, o foco a informao. Para as organizaes, a Gesto da Informao um fator essencial para manter-se competitiva no mercado. Para Valentim (2006,
p. 18, grifo da autora):
A gesto da informao atua diretamente com os fluxos formais da organizao; seu foco o negcio da organizao e sua ao restrita s informaes consolidadas em algum tipo de suporte [...] Desse modo, pode-se definir gesto da informao como um conjunto de atividades para prospectar/monitorar, selecionar, filtrar, tratar, agregar valor e disseminar informao, bem como para aplicar mtodos, tcnicas, instrumentos e ferramentas que apiem esse conjunto de atividades.

Gerir a informao , portanto, ter a capacidade de selecionar dum repositrio de informao disponvel aquela que relevante para uma determinada deciso e tambm construir a

estrutura e o design desse repositrio. (ZORRINHO, 1995, p. 146). Tudo isso alinhado misso e aos objetivos da organizao, de forma a dar suporte para as atividades gerenciais e para a tomada de deciso. Segundo Choo (2003, apud Duarte et al., 2007, p. 99) seria a administrao de uma rede de processos que adquirem, criam, organizam, distribuem e usam a informao, em termos da necessidade, busca e uso de informao pela organizao. A gesto da informao atua nos fluxos informacionais da organizao, que segundo Barreto (1998, p. 122) so eventos que ocorrem na troca de informaes, na relaes entre o emissor e o receptor. Numa definio mais completa, conforme Garcia e Fadel (2010, p. 218219), temos que:
Conceitualmente, pode-se descrever um fluxo informacional como sendo um canal tangvel ou intangvel, formal ou informal, permanente ou espordico, constante ou intermitente -, constitudo pela circulao de informaes que fluem de uma determinada origem, geralmente um suporte/indivduo, em sentido a um destino de armazenamento/processamento, podendo ocorrer a reverso desse fluxo at que os objetivos inicialmente estabelecidos sejam atingidos.

Ainda segundo Garcia e Fadel (2010, p. 218), a organizao acaba se tornando dependente da circulao dessas informaes entre seus membros, que lhes aplicam processos cognitivos transformando-as em aes concretas.

2.2 GESTO DO CONHECIMENTO A Gesto do Conhecimento est estreitamente relacionada com a Gesto da Informao, pois, o sujeito precisa de informao para adquirir e gerar conhecimento. Para Valentim e Gelinski (2006, p. 125):
[...] a gesto da informao aliada da gesto do conhecimento e vice-versa, vale dizer, a gesto do conhecimento visa o uso de mtodos, tcnicas e instrumentos que trabalhem um comportamento positivo das pessoas, em relao gerao, compartilhamento/socializao/sistematizao de conhecimento, portanto, auxiliando na explicitao do conhecimento o qual, uma vez explicitado, estar no mbito da gesto da informao. Por outro lado, o sujeito cognoscente necessita de informao para gerar conhecimento; assim, o ciclo reinicia.

Segundo Murray (1996 apud Melo, 2003, p. 35), A Gesto do Conhecimento uma estratgia que transforma bens intelectuais da organizao informaes registradas e o talento de seus membros em maior produtividade, novos valores e aumento de competitividade. Esses so bens intangveis da empresa, e, segundo Rezende (2002, p.8), a transformao da informao em conhecimento e do conhecimento em negcio. Portanto, a Gesto do Conhecimento vai permitir, com o uso de informaes e de tecnologias de informao e de comunicao, compartilhar e transformar os conhecimentos individuais e

coletivos dos membros da organizao, estimulando aes criativas e inovadoras, aumentando a produtividade e a competitividade da empresa no mercado.

2.3 GESTOR DA INFORMAO E DO CONHECIMENTO - COMPETNCIAS E CARACTERSTICAS

O modelo de gesto da informao a ser empregado depende da realidade de cada organizao. O modelo proposto por Choo (2003, apud Duarte et al. 2007, p. 99) compreende seis processos, que so a identificao das necessidades informacionais, a aquisio, a organizao e armazenamento, o desenvolvimento de produtos e servios, a distribuio e o uso da informao. J Valentim (2006, p. 19) descreve sete etapas bsicas para a prospeco e o monitoramento da informao. Porm, Davenport (1998, p. 174-175) observa que existem quatro passos bsicos comuns a quase todos os processos, que so: a determinao das exigncias informacionais, a obteno, a distribuio e a utilizao da informao. O primeiro passo envolve ento a capacidade de identificar as necessidades informacionais dos gerentes e funcionrios da organizao, e, segundo Davenport (1998, p. 176), Entender bem o assunto requer vrias perspectivas poltica, psicolgica, cultural, estratgica e as ferramentas correspondentes, como avaliao individual e organizacional. Do detalhamento de cada uma das etapas explicitado por Davenport (1998, p. 176-199), podese concluir que o gestor da informao deve ter um conhecimento geral dos negcios da empresa, em vrios mbitos; que a obteno de informaes vai exigir a escolha adequada de fontes de informao e a organizao estruturada das informaes obtidas, para que, no passo seguinte, na distribuio, a informao chegue com valor agregado e na forma e pelos meios que melhor atendam s necessidades informacionais dos membros da organizao, para que estes possam utiliz-las nos processos de tomada de deciso, em todos os nveis. Davenport (1998, p. 174) explana que:
Quando um executivo assume a responsabilidade pela administrao informacional, a organizao percebe que essa uma rea importante e que deve ser mantida corretamente. Um gerente de processo pode atuar, em grande medida, reforando a cooperao necessria entre os vrios setores da organizao [...] Como em outras reas, concentrar o enfoque nas necessidades e na satisfao dos clientes tornar mais efetiva a administrao informacional.

Pode-se ento extrair que so necessrias tambm as competncias de mediao, estmulo cooperao, comprometimento com a misso da empresa e foco no cliente. Alm disso, o gestor da informao deve ser capacitado a analisar os sistemas de tecnologia de informao disponveis no mercado e identificar aquele que melhor atende s demandas da organizao.

Por fim, o gestor precisa estimular o uso estratgico das informaes disponibilizadas, inserindo esse procedimento na cultura na empresa.

Acho que essa parte est meio grande e ainda falta falar sobre as competncias do Gestor do Conhecimento devemos usar aquela tabela da Elisabete?

Segundo Fadel (2010, p. 16, grifo da autora):


Alguns pesquisadores da rea de cincia da informao defendem que o objeto da rea a informao registrada e consideram o conhecimento ou o usurio elementos perifricos aos estudos da rea. Contudo, se as aes para organizar, tratar e recuperar a informao tm um propsito, um contexto, um pblico, e s faz sentido relacionadas a essas variveis, impossvel no estudar os fenmenos relacionados compreenso, apropriao e ao uso da informao por parte dos indivduos. A gesto da informao e a gesto do conhecimento se preocupam com isso e desenvolvem metodologias que abrangem todos esses aspectos.

3 CURRCULO UNIVERSITRIO(1,5 pg)

Os bibliotecrios conforme Ribeiro e Cury (2007 apud COELHO, 2010, p.6) devido exploso bibliogrfica, as novas tecnologias, a globalizao e ao novo paradigma social que a Sociedade da informao, mudou o seu perfil e a forma como media a informao. O que antes era feito de um modo tradicional, que seguia os padres ditados por tericos passados, influentes e respaldados da rea, hoje se faz de acordo com as necessidades dos usurios, que por sua vez representam a sociedade. As tecnologias que inicialmente eram vistas com temor e desprezo acabaram por se tornar ferramentas teis e necessrias do fazer bibliotecrio, por dinamizarem as atividades, facilitarem o descobrimento das caractersticas dos usurios, agilizarem o processamento tcnico, por criarem novas formas de disseminao da informao e principalmente pela amplitude e velocidade como essa informao chega ao seu destino. A adoo dos sistemas de automao de bibliotecas foi uma das prticas aplicadas para agilizar e amplificar os servios das bibliotecas, esses programas que atuam tanto na

aquisio, desenvolvimento do acervo, controle, catalogao, etiquetagem quanto na disseminao e recuperao da informao. O uso das redes sociais tambm foi uma das adeses tecnolgicas dos bibliotecrios como forma de aproximao com os usurios para disseminao da informao de forma mais abrangente e especfica, alm de facilitar a gesto dos tipos de usurios das bibliotecas. O bibliotecrio teve que se adequar as necessidades dos seus usurios nessa nova sociedade da informao marcada pelo uso das tecnologias, tendo que ter competncia informacional, estar sempre buscando se atualizar e aprofundar os conhecimentos nas reas que esto inseridos, ter um bom conhecimento generalista, saber aplicar as funes de administrao e gesto e principalmente ter criatividade e empreendedorismo, para isso fazendo uso dos meios, tcnicas e tecnologias existentes da forma mais adequada.

4 BIBLIOTECRIO GESTOR(1,5 pg)

O incio desse trabalho se deu por uma pesquisa bibliogrfica com uma abordagem qualitativa e podendo ser classificada como um estudo exploratrio. Onde a coleta dos dados foi realizada por meio da anlise de artigos, monografias e dissertaes a respeito da aplicao de novas tecnologias pelos bibliotecrios.

5 PROCEDIMENTOS METODOLGICOS (1 pg.)

O incio desse trabalho se deu por uma pesquisa bibliogrfica com uma abordagem qualitativa e podendo ser classificada como um estudo exploratrio. Onde a coleta dos dados foi realizada por meio da anlise de artigos, monografias e dissertaes a respeito da aplicao de novas tecnologias pelos bibliotecrios. A delimitao e o foco da pesquisa foram os artigos, monografias e dissertaes com assunto relativos aplicao de novas tecnologias pelos bibliotecrios em suas atividades.

6 ANLISE E DISCUSSO DOS DADOS

Aps a pesquisa sobre os artigos, monografias e teses sobre o tema foi possvel perceber que: As pesquisas refletem um fator comum, que a mudana do perfil do bibliotecrio para se adequar as demandas informacionais da sociedade da informao e tambm para sobreviver frente s novas reas que tambm tratam da informao e que fazem uso da tecnologia de forma mais integrada. Dessa forma ocorrendo uma mudana nas competncias e habilidades do bibliotecrio, alm da forma como ele interage com as tecnologias nas suas atividades. Os sistemas de automao de bibliotecas e as redes sociais so uma das ferramentas aderidas e utilizadas pelos bibliotecrios, ainda que em estgio inicial, demandando maiores estudos para que o uso e as caractersticas desses instrumentos sejam refinadas e tornadas mais prticas e eficientes.

8 CONSIDERAES FINAIS(1 pg.)

A partir dos dados coletados evidenciou-se que a sociedade da informao e sua dinmica favoreceram a adeso das tecnologias pelos bibliotecrios, a mesma tambm interferiu no perfil do bibliotecrio que pela busca de satisfazer as demandas informacionais dos usurios, teve que mudar a forma como mediava a informao e os instrumentos necessrios para isso. Fazendo uso, consequentemente, das tecnologias para disseminar a informao mais rapidamente, amplamente e de maneira eficaz.

REFERNCIAS
Oi Thales, Fiz pouca coisa sobre o artigo, estou meio enferrujada para escrever. D uma olhada no que escrevi: - resumo, - GI - GC - GI-GC-competncias Devemos colar aquela tabela do trabalho da Elisabete sobre as competncias do GC ou devemos fazer uma tabela juntando as competncias de GI e GC?

You might also like