You are on page 1of 39

SISTEMA DA QUALIDADE PO Procedimento Operacional

PROCESSO IDENTIFICAO VERSO FOLHA N

RECEBIMENTO, VERIFICAO E CONTROLE DE MATERIAIS

PO . 02

05

1 / 3

1. OBJETIVO
Descrever a forma como devem ser recebidos os materiais em obra, verificar se atendem aos requisitos estabelecidos, os meios utilizados para a identificao e rastreabilidade do material. Tambm descrever os meios utilizados para tratar a propriedade do cliente.

2. DOCUMENTOS DE REFERNCIA
Nota Fiscal do produto Requisio de Material Orientaes dos fabricantes para o manuseio e armazenamento

3. RESPONSABILIDADES
3.1 - Almoxarife Receber e verificar os materiais em obra Registrar as ocorrncias de materiais fora das especificaes Cuidar e organizar dos estoques de materiais Preservar a propriedade do cliente Orientar na organizao dos estoques de materiais Analisar os problemas encontrados nos materiais para liberao Tratar dos problemas com a propriedade do cliente Analisar os problemas encontrados nos materiais para liberao Fazer a rastreabilidade do concreto Orientar na organizao dos estoques de materiais

3.2 - Engenheiro de Obra

3.3 - Encarregado

4. PROCEDIMENTOS 4.1 - Recebimento e verificao de materiais em obra 4.1.1 -Sempre que chegar um material na obra, o Almoxarife deve receber a Nota Fiscal e consultar a
respectiva Requisio de Material pendente. Caso o pedido no tenha chegado obra, entrar em contato com o Supervisor de Aquisio e obter os dados necessrios, anotando no verso da Nota Fiscal. DADOS FISCAIS - Conferir os dados fiscais e de faturamento da Nota Fiscal; ESPECIFICAO - Verificar se o material que est sendo entregue corresponde ao que consta na solicitao de compra ou contratao e na Nota Fiscal; QUANTIDADE - Verificar a quantidade do material atravs de contagem ou levantamentos por meio de romaneios prprios ou do fornecedor. TIM - Tabela de Inspeo de Materiais (anexo).

4.1.2 -Com a Nota Fiscal e a Requisio de material em mos, o Almoxarife deve verificar:

4.1.3 -Alguns materiais, alm das verificaes acima, devem ser verificados, pelo Almoxarife, conforme a 4.1 - O Almoxarife deve preencher a FVM Ficha de Verificao de Materiais da seguinte forma:
Material: discriminar o material que est sendo entregue pelo fornecedor
Aprovado para uso: ___/___/___ Data ________________________ ASS ___/___/___ Data

Elaborado/revisado por: ________________________ ASS

PROCESSO

IDENTIFICAO

VERSO

FOLHA N

RECEBIMENTO, VERIFICAO E CONTROLE DE MATERIAIS Responsvel pelo recebimento: quem est recebendo Fornecedor / Fabricante: quem o fornecedor Quantidade: quanto est sendo entregue NF n: nmero da nota fiscal Data de entrega: data em que o material est sendo entregue

PO . 02

05

2/ 3

Ensaio e/ou verificao: cada uma das verificaes mencionadas na TIM para o material inspecionado Resultado obtido: resultado obtido para cada uma das verificaes mencionadas na TIM Aprovao (S/N): identificar a aprovao (ou no) do material Disposio do produto no-conforme: caso tenha sido encontrada alguma no conformidade, qual foi o tratamento dado ao produto. indicao do Sim ou No.

4.1.4 A Situao de inspeo e ensaios no recebimento ( FVM ) dada pela coluna Aprovao atravs da 4.1.5
Caso tenha sido detectado algum problema com relao ao fornecimento, o Almoxarife deve comunicar o Engenheiro e o Mestre da Obra sobre a ocorrncia para providncias, tais como: Recusa total do material Nenhum representante da empresa dever assinar o canhoto da Nota Fiscal. Devolver a nota ao transportador juntamente com o material recusado; Recusa parcial do material Anotar no verso da nota fiscal a quantidade e descrio do problema identificado no material, assinar o canhoto e devolver o material que apresentou problema. Aceite com restries O material pode ser recebido para outra finalidade. Assinar o canhoto e receber o material. O material recebido em obra no deve ser liberado para uso sem que tenha atendido a todos os itens de verificao.

4.1.6

4.2 - Recebimento e verificao de materiais no almoxarifado central 4.2.1 Sempre que chegar um material no almoxarifado central de uma respectiva obra, o almoxarife
deve receber e fazer a verificao do mesmo, criando um controle interno de deslocamento desse material, do almoxarifado central para o almoxarifado da obra.

4.3 - Identificao do material 4.3.1-O Almoxarife deve identificar os materiais estocados na obra e almoxarifado central atravs de:
etiquetas nas gavetas e prateleiras do almoxarifado e atravs de placas indicativas para os materiais a granel estocados no canteiro.

4.3.2-Quando o material possuir a identificao visvel em sua embalagem, no ser necessrio utilizar
uma placa indicativa.

4.3.3-Caso sejam estocados materiais diferentes em um mesmo local, o Almoxarife deve identific-los

para permitir a sua diferenciao. Tambm deve identificar os materiais quando a obra possuir diversos tipos similares, como areia fina, mdia, grossa, areia lavada, etc. Caso contrrio, no h necessidade de identificao. problema, deve ser identificado pelo Almoxarife atravs de uma placa indicativa.

4.3.4-Todo material retido no canteiro de obra e que apresenta alguma restrio ao uso ou qualquer outro 4.3.5-Utilizao de material no inspecionado em carter emergencial:
Ser feito um mapeamento (com desenho ou texto) indicando o (s) local (is) de uso desse material para que ele seja substitudo ou separado caso se detecte alguma no-conformidade aps sua aplicao.

PROCESSO

IDENTIFICAO

VERSO

FOLHA N

RECEBIMENTO, VERIFICAO E CONTROLE DE MATERIAIS

PO . 02

05

3/ 3

4.4 - Rastreabilidade do material 4.4.1-O Mestre de Obra deve identificar no Mapa de Concretagem / Rastreabilidade (anexo) o local onde
o concreto est sendo aplicado. Tambm o Engenheiro de Obra deve solicitar ao laboratrio de controle tecnolgico a identificao dos locais de aplicao do concreto nos laudos fornecidos.

4.4.2-Caso haja necessidade de rastrear outro material na obra em especfico, o procedimento para
rastreabilidade deve estar descrito no PQO da obra.

4.5 - Preservao dos estoques de materiais 4.5.1-O Almoxarife deve consultar o Engenheiro ou Mestre de Obra para determinar os locais mais
apropriados para estocagem de materiais, para que no atrapalhem os servios e no tenham que ser constantemente deslocados durante a obra.

4.5.2-Ao receber o material na obra, o Almoxarife deve manuse-lo e armazen-lo conforme as orientaes
estabelecidas na Tabela de Armazenamento e Manuseio de Materiais (em anexo).

4.5.3-Caso a tabela no descreva o meio de armazenamento e manuseio o Almoxarife deve seguir a


orientaes do fabricante na prpria embalagem ou orientao do Mestre de Obra.

4.6 - Propriedade do cliente 4.6.1-Os materiais de propriedade do cliente devem receber o mesmo tratamento dos materiais
adquiridos pela empresa. O Almoxarife deve realizar as mesmas verificaes conforme descrito neste procedimento.

4.6.2-Em caso de danos, perda ou qualquer outro problema identificado na propriedade do cliente, o

Engenheiro da Obra deve registrar o fato no boletim de ocorrncia e comunicar ao cliente para providncias.

5. FORMULRIOS E MODELOS CORRELATOS


Modelo de Tabela de Armazenamento e Manuseio de Materiais (anexo) Tabela de Inspeo de Materiais (anexo) FORM. 06 - Ficha de Verificao de Materiais (anexo) FORM. 07 - Mapa de Concretagem / Rastreabilidade (anexo)

6. CONTROLE DE REGISTROS Os registros da qualidade gerados pelas atividades deste processo so controlados da seguinte forma: Identificao FVM Ficha Verificao Materiais (Form. 06 ) Mapa Concretagem Rastreabilidade (Form. 07 ) Laudo de ensaio de laboratrio Sala do Engenheiro da Obra Pasta por obra at o final da obra Arquivo Morto de / de de Local do Arquivo Tipo do proteo arquivo e Tempo de reteno Descarte

Almoxarifado

Pasta por Obra

6 meses at o final da obra

Arquivo morto

Sala do Engenheiro da Obra

Pasta por Obra

at o final da obra

lixo

SISTEMA DA QUALIDADE FVM Ficha de Verificao de Materiais

Fornecedor / Fabricante:

Obra:

Material:

Quantidade:

NF n:

Data de Entrega:

Ensaio e/ou verificao

Resultado obtido

Aprovao

DISPOSIO DO PRODUTO NO-CONFORME

SIM q

NO q

Responsvel pelo recebimento:


_______________________________

Ass

FORM. 06 / 01

Elaborado/revisado por: ________________________ ASS ___/___/___ Data

Aprovado para uso: ________________________ ASS ___/___/___ Data

Sistema da Qualidade
TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS
Tamanho da Amostra

FOLHA 1

Material

Tamanho do Lote

Verificao

Critrio de Aceitao / Tolerncia

Areia e Seixo para concreto e argamassa ( ED ) ( SA ) toda a carga cubagem

A quantidade dever ser inspecionada por meio de cubagem da carga na carreta. Medir a profundidade mdia da carga na carreta por meio de um ferro redondo, enfiando-o em 5 pontos distribudos (um em cada canto e um no centro da carga). Multiplicar a mdia das 5 alturas pelo comprimento e largura da carreta, para determinar o volume entregue.

1 carreta

cerca de 1 Kg

aspecto geral, impurezas e granulomtrica

Inspecionar visualmente a granulomtrica (areia fina, mdia ou grossa e pedra 1 pedrisco, pedra 2 ou 3), cor, cheiro, existncia de impurezas, matrias orgnicas, torres de argila ou qualquer outro tipo de contaminao. importante lembrar que cor escura e cheiro forte caracterizam presena de matria orgnica em excesso e neste caso o engenheiro da obra deve analisar seu uso para receber ou no a carga.

Sistema da Qualidade
TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS
Tamanho da Amostra

FOLHA 2

Material

Tamanho do Lote

Verificao

Critrio de Aceitao / Tolerncia

Cada entrega por tipo de pea

Toda a carga

Inspeo Visual

Presena de ns soltos, partes com podrido e presena de furos decorrentes de insetos, na ocorrncia destes, separaras peas para devoluo ao fornecedor para reposio ou desconto no pagamento. Qualquer pea que apresentar desvio muito acima do normal dever ser separada para devoluo. As peas que chegarem sem tratamento superficial, quando especificado em pedido, no dever ser aceitas, separar tais peas para devoluo ao fornecedor para reposio ou desconto no pagamento.

As verificaes de encanoamento, encurvamento, arqueamento e desbitolamento devem ser realizadas na amostragem, conforme item 4, por meio de trena metlica, considerando os limites e tolerncias apresentados abaixo. Conforme tabela ao lado Conforme tabela ao lado encanoamento, encurvamento, arqueamento e desbitolamento Tamanho Lote De 2 at 25 De 26 at 90 De 91 at 500 De 501 at 1200 amostra 2 peas 5 peas 13 peas 20 peas
Tolerncia= 3 mm

Nmero total de peas defeituosas Aceita o lote 0 0 1 2 Rejeita o lote 1 1 2 3

Sistema da Qualidade
TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS
Tamanho da Amostra

FOLHA 3

Material

Tamanho do Lote

Verificao

Critrio de Aceitao / Tolerncia O lote dever ser aceito se os sacos no estiverem rasgados, molhados ou manchados ou com prazo de validade vencido.

aspecto geral

No caso do cimento, o saco deve apresentar o selo da ABCP. Para a cal, verificar o selo da ABPC. selo de qualidade Rejeitar o lote do contrrio.

Pedra Preta ( ED ) ( EL ) Eletroduto ( ED ) ( EL ) Bloco cermico para vedao ou estrutural ( SA ) ( ED )

1 carreta

toda a carga

cubagem

A quantidade dever ser inspecionada por meio de cubagem da carga na carreta. Medir a profundidade mdia da carga na carreta por meio de um ferro redondo, espetando-o em 5 pontos distribudos (um em cada canto e um no c entro da carga). Multiplicar a mdia das 5 alturas pelo comprimento e largura da carreta, para determinar o volume entregue.

1 carreta 1 ba 1 entrega (caminho)

toda a carga

Aspecto geral

Inspecionar visualmente a bitola do eletroduto, assim como o material (PVC ou FERRO GALVANIZADO). Os blocos devem apresentar uniformidade de cor, e nenhuma trinca ou quebra. Segregar as peas defeituosas 5 mm de diferena para altura, largura e comprimento mdios dos blocos dispostos em fila. Rejeitar o lote em caso contrrio mximo de 5 mm de flecha at 5 mm

toda a carga 10 blocos

aspecto geral dimenso mdia dos blocos planeza das faces * esquadro *

Sistema da Qualidade
TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS
Tamanho da Amostra

FOLHA 4

Material

Tamanho do Lote

Verificao

Critrio de Aceitao / Tolerncia

*Resultado: - at 2 peas defeituosas: aceitar o lote - 3 ou 4 defeituosas: adicionar mais 10 peas amostra e repetir a verificao. - + de 4 peas defeituosas na 1 amostragem: rejeitar o lote; - + de 6 peas defeituosas na 2 amostragem: rejeitar o lote.

Bloco de concreto para vedao ou estrutural ( SA ) ( ED )

toda a carga 1 entrega (caminho)

H - altura dimenses: L - largura esquadro planeza C - comprimento 100 % dos blocos no devem apresentar trincas, quebras, lascas ou pequenas imperfeies. aspecto geral Segregar as peas defeituosas dimenso mdia dos blocos +3 mm ou -2 mm de desvio, com relao altura, largura e comprimento mdio dos blocos dispostos em fila. Rejeitar o lote em caso contrrio

10 blocos

Sistema da Qualidade
TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS
Tamanho da Amostra

FOLHA 5

Material

Tamanho do Lote

Verificao

Critrio de Aceitao / Tolerncia

Haste de Terra ( EL )

Toda a carga 1 entrega Toda a carga

Visual

Inspecionar no recebimento do material, durante a descarga, o dimetro da haste.

Trena

Verificar o comprimento da haste. Inspecionar visualmente, durante a descarga do caminho, a homogeneidade do concreto e consistncia, tambm aps a concretagem das peas verificar se a quantidade foi suficiente.

Concreto Dosado em Central ( ED )

Definido pelo laboratrio, conforme a norma NBR 12655.

toda a carga

Volume e aspecto geral

Verificar, na nota fiscal de entrega, a hora de sada do caminho da central. O limite de tempo da sada do caminho at sua aplicao no deve superar 2 horas e 30 minutos. Caso o tempo tenha sido superado, o caminho deve ser rejeitado. Rejeitar a entrega se o nmero do lacre da betoneira estiver em desacordo com o escrito na nota fiscal ou se o caminho no estiver lacrado. Caso o resultado do abatimento ultrapasse o limite estabelecido no pedido de compra o caminho deve ser devolvido, caso seu resultado seja inferior, pode-se adicionar gua ao concreto at atingir o valor ideal. Essa quantidade de gua a ser adicionada deve ser estabelecida em comum acordo com a central, caso no seja possvel atingir o valor ideal, devolver o caminho. O abatimento no deve ser aumentado em mais de 2,5 cm.

Cerca de 30 litros

Abatimento do tronco de cone

Sistema da Qualidade
TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS
Tamanho da Amostra

FOLHA 6

Material

Tamanho do Lote

Verificao

Critrio de Aceitao / Tolerncia Moldar 2 corpos de prova (CP) para cada idade a ser medida (3, 7 e 28 dias). Um laboratrio especializado deve retirar os CPs, realizar os ensaios e fornecer os resultados para o engenheiro da obra. Caso a resistncia caracterstica estimada (fckest) resulte em um valor inferior ao estabelecido em projeto (fck), consultar o projetista. O engenheiro da obra deve aguardar os resultados dos ensaios de rompimento dos corpos de prova e compara-los com o fck estabelecido em projeto. ( quando necessrio )

6 corpos de prova

Resistncia compresso

1 entrega

toda a carga

Aspecto geral

Chapas de madeira compensada ( ED ) Conforme tabela ao lado

Conforme tabela ao lado

Dimenses, emendas e nmero de lminas

Inspecionar visualmente, durante a descarga do caminho, o acabamento da superficial da chapa. No caso da chapa plastificada, verificar se a superfcie est lisa e sem falhas, furos ou riscos. As bordas das chapas devem estar seladas e sem rebarbas placas descolando ou abrindo. Tamanho do lote recebido Amostra inspecionada Nmero total de peas defeituosas Aceita o lote Rejeita o lote De 2 at 15 2 peas 0 1 De 16 at 50 3 peas 0 1 De 51 at 150 5 peas 1 2 De 150 at 500 8 peas 1 2 Verificar as dimenses das chapas (largura e comprimento com tolerncia de 2 mm) da amostra, uma por uma, com ajuda de uma trena metlica e a espessura delas, por meio de um paqumetro ou rgua metlica, aceitando um desvio de no mximo 1 mm em relao dimenso especificada no pedido de compra. Verificar a presena de emendas nas chapas da amostra, permitindo somente 2 emendas nas faces da chapa resinada e 1 em uma nica face no caso da plastificada. Verificar, em somente uma chapa da amostra, o nmero de lminas. Chapa de 6 mm No mnimo 3 lminas Chapas de 9 ou 12 mm No mnimo 5 lminas Chapa de 18 mm No mnimo 7 lminas Chapa de 21 mm No mnimo 9 lminas

Sistema da Qualidade
TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS
Tamanho da Amostra

FOLHA 7

Material

Tamanho do Lote

Verificao

Critrio de Aceitao / Tolerncia O laboratrio deve verificar os lotes em relao s seguintes caractersticas: massa linear, resistncia caracterstica de escoamento (fyk), resistncia convencional ruptura (fst), alongamento percentual em dez dimetros e dobramento a 180.

Barras e fios de ao ( ED ) ( EL ) ( SA )

Os lotes devem ser separados, de preferncia, no prprio fornecedor pelo laboratrio contratado, conforme os critrios estabelecidos no item 3.1 da NBR7480. Caso o ao seja recebido cortado e dobrado, o laboratrio deve ser acionado para retirar as amostras na obra.

Verificaes laboratoriais

Quando possvel, recomenda-se a retirada de amostras nas instalaes do fornecedor. Em caso de rejeio o laboratrio deve voltar ao fornecedor para coletar nova amostra e proceder a inspeo de um novo lote ou realizar a contraprova do lote inicialmente reprovado. Caso a amostra tenha sido retirada de um lote j recebido em obra, recomenda-se isol-lo, aguardando-se a realizao dos ensaios para sua liberao de acordo com os resultados obtidos. A aceitao dos lotes dever seguir os critrios prescritos nos itens 6 e 7 da NBR-7480 e ser de responsabilidade do laboratrio. Realizar a conferncia do ao por contagem de barras, utilizando o romaneio padronizado da empresa em anexo. Eventuais diferenas de quantidades devero ser informadas ao fornecedor para reposio ou desconto no pagamento.

Quantidade

Verificaes visuais

As barras devem ser entregues limpas (ausncia de materiais estranhos ou corroso excessiva aderidos superfcie das barras), abertas (no dobradas) e com comprimento mnimo de 11,0 m (pode ser aceito, no mximo, 2% de barras menores, mas nunca medindo menos que 6,0 m). Para dimetros maiores que 10 mm, deve ser exigido que o nome do fabricante esteja estampado em relevo em todas as barras. O lote deve ser aceito conforme critrio e nvel de exigncia da obra para os servios a serem realizados. A inspeo visual consiste em observar o aspecto geral de conservao do material, atentando para a existncia de etiquetas de identificao em cada pea. Caso o lote no esteja com etiquetas de identificao ou apresente-se danificado (corroso, manchas de leo etc), deve ser rejeitado.

Telas de ao soldadas ( ED )

Para efeito de inspeo, cada tipo de tela de uma mesma partida ser considerado um

Verificaes visuais

Sistema da Qualidade
TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS
Tamanho da Amostra

FOLHA 8

Material

Tamanho do Lote considerado um lote. Os lotes devem ser separados no prprio fornecedor, preferencialmente , pelo laboratrio contratado conforme os critrios estabelecidos na NBR-7481.

Verificao

Critrio de Aceitao / Tolerncia No que diz respeito tela, o laboratrio deve verificar os lotes em relao resistncia ao cisalhamento dos ns soldados. Quanto aos fios que compem a tela, cabe ao laboratrio verificar as seguintes caractersticas: massa linear, resistncia caracterstica de escoamento (fyk), resistncia convencional ruptura (fst), alongamento percentual em 10 dimetros e dobramento a 180.

Verificaes laboratoriais

Quando possvel, recomenda-se a retirada de amostras nas instalaes do fornecedor. Em caso de rejeio o laboratrio deve voltar ao fornecedor para coletar nova amostra e proceder a inspeo de um novo lote ou realizar a contraprova do lote inicialmente reprovado. Caso a amostra tenha sido retirada de um lote j recebido em obra, recomenda-se isol-lo, enquanto se aguarda a realizao dos ensaios para sua liberao, conforme os resultados obtidos. A aceitao dos lotes dever seguir os critrios prescritos na NBR-7481 e ser de responsabilidade do laboratrio. Deve-se conferir se o nmero de rolos ou painis est de acordo com o pedido. Eventuais diferenas de quantidades devero ser informadas ao fornecedor para reposio ou desconto no pagamento.

Quantidade

Argamassa industrializada para revestimento ( ED ) Poste de concreto ( EL ) Poste de ferro ( EL )

1 entrega

10 sacos

aspecto geral

O lote dever ser aceito se os sacos no estiverem rasgados, molhados ou manchados ou prazo de validade vencido. Caso contrrio, consultar o mestre. Aps a aplicao, verificar tambm cor.

1 entrega

Toda a carga

Visual

Inspecionar, no recebimento do material durante a descarga, comprimento nominal (m), tipo de poste (duplo t, circular). Inspecionar no recebimento do material, o comprimento nominal (m) e o tipo de poste.

1 entrega

Toda a carga

Visual/Trena

Sistema da Qualidade
TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS
Tamanho da Amostra

FOLHA 9

Material

Tamanho do Lote

Verificao

Critrio de Aceitao / Tolerncia Inspecionar visualmente, durante a descarga, o aspecto visual das embalagens sem rasgos ou reas molhadas. Conferir, na embalagem, as caractersticas dos produtos referentes identificao do fabricante e pas de origem, identificao de primeira qualidade, grupo de classificao e referncia norma NBR 13818 ou ISO 13006, tamanho nominal (N), dimenso de fabricao (W) e formato modular (M) ou no modular, natureza da superfcie (GL esmaltado ou UGL no esmaltado), classe de abraso da placa para piso, nome do produto e cdigo de catlogo, referncia de tonalidade, cdigo com as caractersticas de fabricao (data de fabricao, queima, turno, lote, etc.), nmero de peas, metros quadrados que cobrem e especificao de junta recomendada. Checar se na embalagem do produto est impresso o selo do CCB Centro Cermico do Brasil. Caso o fabricante das placas cermicas no possua o selo de conformidade, solicitar os ensaios propostos pela norma NBR 13818 do fabricante ou contratar um laboratrio especializado para que este colete amostras e execute os ensaios com a emisso um laudo de conformidade em relao norma citada. Inspecionar no recebimento do material e durante a descarga, a presena de trincas, bolhas e furos nas superfcies das peas tipo e bitola.

Aspecto geral Pisos cermicos e azulejos ( ED ) Ensaio 1 entrega (cada tipo) To da a carga

Conector para Haste de terra ( EL ) Fios e Cabos de cobre / alumnio n ou isolado ( EL ) Cruzeta de madeira ( EL )

1 entrega

Toda a carga

Visual

1 entrega

Toda a carga

Visual

Verificar o tipo de cabo bitola e tenso.

1 entrega

Toda a carga

Visual

Inspecionar, no recebimento do material durante a descarga o seu aspecto geral, a presena de intempries, mofos, fungos e se apresenta deformaes.

Sistema da Qualidade
TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS
Tamanho da Amostra

FOLHA 10

Material

Tamanho do Lote

Verificao

Critrio de Aceitao / Tolerncia

Transformador

( EL )

1 entrega

Visual e teste de isolamento dos Inspecionar no recebimento durante a descarga, todos os dados da placa de identificao do Toda a carga enrolamentos de transformador e seu aspecto geral. AT e BT Toda a carga Aspecto geral Inspecionar, no recebimento do material , durante a descarga, as partes refratrias (porcelana) se no esto comprometidas

Chaves e Pra-raios ( EL ) Isoladores de disco, roldana e pino ( EL ) Tubo de concreto armado PVC e Ferro (SA)

1 entrega

1 entrega

Toda a carga

Aspecto geral

Inspecionar, no recebimento do material durante a descarga, as partes refratrias ( porcelana) se no esto comprometidas

1 carrada

Toda a carga

Visual

Concreto - Inspecionar c]visualmente durante a descarga se os tubos apresentam colocao uniforme, isentos de trincas, fraturas ou outros defeitos que possam afetar sua resistncia, estanqueidade ou durabilidade, dimenses e dimetros se est de acordo a solicitao PVC e Ferro - Inspecionar visualmente a bitola do tubo escrito no corpo do mesmo, assim como as normas tcnicas A quantidade dever ser inspecionada por meio de cubagem da carga na carreta. Medir a profundidade mdia da carga na carreta por meio de um ferro redondo, enfiando-o em 5 pontos distribudos (um em cada canto e um no centro da carga). Multiplicar a mdia das 5 alturas pelo comprimento e largura da carreta, para determinar o volume entregue.

Aterro ( SA ) ( EL )

1 carreta

Toda a carga

cubagem

Cerca de 1 Kg

Aspecto geral, impurezas e granulometria

Inspecionar visualmente a granulometria (aterro fino, mdio ou grosso0), cor, cheiro, existncia de impurezas, matrias orgnicas, torres de argila ou qualquer outro tipo de contaminao. importante lembrar que cor escura e cheiro forte caracterizam presena de matria orgnica em excesso e neste caso o engenheiro da obra deve analisar seu uso para receber ou no a carga.

Sistema da Qualidade
TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS
Tamanho da Amostra

FOLHA 11

Material

Tamanho do Lote

Verificao

Critrio de Aceitao / Tolerncia

Cada entrega por tipo de pea

Toda a carga

Inspeo Visual

Presena de ns soltos, partes com podrido e presena de furos decorrentes de insetos, na ocorrncia destes, separaras peas para devoluo ao fornecedor para reposio ou desconto no pagamento. Qualquer pea que apresentar desvio muito acima do normal dever ser separada para devoluo. As peas que chegarem sem tratamento superficial, quando especificado em pedido, no dever ser aceitas, separar tais peas para devoluo ao fornecedor para reposio ou desconto no pagamento. As verificaes de encanoamento, encurvamento, arqueamento e desbitolamento devem ser realizadas na amostragem, conforme item 4, por meio de trena metlica, considerando os limites e tolerncias apresentados abaixo.

Pernamanca, Tbua Branca e Ripo ( SA ) ( EL )

Conforme tabela ao lado

Conforme tabela ao lado

Encanoamento, encurvamento, arqueamento e desbi]tolamento

Tolerncia= 3 mm

Tamanho Lote De 2 at 25 De 26 at 90 De 91 at 500 De 501 at 1200 amostra 2 peas 5 peas 13 peas 20 peas

Nmero total de peas defeituosas Aceita o lote 0 0 1 2 Rejeita o lote 1 1 2 3

Sistema da Qualidade
TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS
Tamanho da Amostra

FOLHA 12

Material

Tamanho do Lote

Verificao

Critrio de Aceitao / Tolerncia

Luminria Pblica (EL)

1 entrega

Toda a carga

Visual

Inspecionar no recebimento durante a descarga, o fabricante estado geral da luminria como: vidro, bocal, conexo, terminais, corpo em alumnio ou em plstico ou material de ferro fundido (liga), dimenses, encaixes, trincas ou fraturas.

Lmpada (EL)

1 entrega

Toda a carga

Inspecionar no recebimento durante a descarga todos os dados da lmpada (potncia, tenso, Visual, Teste de fabricante, tipo de lmpada incandescente, fluorescente, vapor de sdio, mercrio ou mista), se funcionamento. esta quebrada, e testar (ligar), para verificar se esta funcionando.

Rel fotoeltrico (EL)

1 entrega

Verificar no recebimento do material o tipo de rel se NA ou NF, fabricante, potncia, e testar Visual, Teste de para verificar o funcionamento correto do equipamento. Uma amostra funcionamento.

Brao de luminria (EL)

1 entrega

Toda a carga

Visual

Inspecionar visualmente o aspecto geral se no apresenta oxidao(ferrugem), deformaes.

Armao secundria (EL)

Uma amostra

Toda a carga

Inspeo Visual Trena

Verificar se a armao apresenta deformaes de fabricao, e se comporta a quantidade de isoladores especificados

Sistema da Qualidade
TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS
Tamanho da Amostra

FOLHA 13

Material

Tamanho do Lote

Verificao

Critrio de Aceitao / Tolerncia

Reator (EL)

1 entrega

Uma amostra

Visual Teste eltrico

Verificar o fabricante, potncia, tenso, e executar o teste para verificar funcionamento.

Ignitor (EL) Disjuntor eltrico, interruptores, tomadas e eletrodutos ( ED )

1 entrega

Uma amostra

Visual Teste eltrico

Verificar fabricante, potncia, tenso, e executar teste de funcionamento.

1 entrega

quantidade de peas do mesmo tipo

aspecto geral

Para os disjuntores, deve-se conferir a marca de conformidade do INMETRO em relao norma NBR 5361 impressa nos produtos. Conferir tambm a marca ou nome do fabricante, modelo, corrente e freqncia nominal. Para os interruptores e tomadas, deve-se conferir a marca de conformidade do INMETRO em relao norma NBR 6527 e NBR 6147 respectivamente para os interruptores e tomadas que devem estar impressas nas embalagens dos produtos. Conferir tambm as seguintes marcas de identificao no produto ou embalagem: Corrente nominal em Ampres (A), Tenso nominal em Volts (V), natureza da corrente (alternada ou contnua), marca do fabricante .

Sistema da Qualidade
TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS
Tamanho da Amostra

FOLHA 14

Material

Tamanho do Lote

Verificao

Critrio de Aceitao / Tolerncia Inspecionar, no recebimento do material e durante a descarga, a presenas de trincas, bolhas e furos nas superfcies das peas e descontinuidades nas sees das peas. As seguintes informaes devem estar estampadas ou marcadas nas peas, em funo do tipo. Checar se a cor da pea, segundo a tabela abaixo. Nas tubulaes de gua fria, deve constar: identificao do fabricante, PVC 6,3 PN 750 kPa, DE (dimetro externo), GUA FRIA e o nmero de norma NBR 5648. Nas conexes de gua fria, deve constar: identificao da fabricante, dimetro externo em peas sem reduo, dimetro externo nas bolsas das peas com reduo de dimetro, dimetro externo e o dimetro nominal de rosca (referente) nas peas de transio e o nmero da norma NBR 5448. Nas tubulaes de esgoto, ventilao ou guas pluviais, deve constar: identificao do fabricante, PVC DN (nmero), ESGOTO SN ou ESGOTO SR e o nmero da norma NBR 5688. Nas conexes de esgoto, ventilao ou guas pluviais, deve constar: identificao do fabricante, DN (nmero), SN ou SR e o nmero da norma NBR 5688. Quanto aos anis de borracha para juntas elsticas, eles devem conter: identificao do fabricante do prprio anel e/ou do fabricante da conexo, DN (nmero) e nmero da norma NBR 5688. Sistema predial Tubo Conexo Normal Conexo c/ insert. Metlico p/ rosca ( transio ) gua fria Cor marrom Cor marrom Cor azul Esgoto sanitrio Cor branca Cor branca -guas pluviais/ esgoto sanitrio Cor cinza Cor cinza __

Tubos e conexes de PVC ( ED )

1 entrega

toda a carga

Visual

aspecto geral * Placas de gesso para forros ( ED ) 300 placas 20 placas ondulaes e empenamento *

Verificar visualmente se as placas no apresentam trincas, rachaduras, encaixes danificados ou outros defeitos. Encostar uma rgua de alumnio na superfcie da placa de gesso, em sua duas diagonais, aceitando-se empenamento ou ondulaes de no mximo 1mm.

*Resultado: - at 3 placas defeituosas: aceitar o lote + de 3 placas defeituosas: inspecionar visualmente o lote todo, devolvendo ao fabricante as placas que no atenderam especificao.

Sistema da Qualidade
TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS

FOLHA 15

Material

Tamanho do Lote

Tamanho da Amostra todo o lote

Verificao

Critrio de Aceitao / Tolerncia Verificar visualmente se as peas no apresentam trincas, quebras, empenamento, deformaes e no-uniformidade de cor, segregando as peas defeituosas para reposio futura. comprimento * largura * galga (distncia entre ripas) * queima* comprimento do pedido 9 mm largura do pedido 2% galga do pedido 8 mm choque de um objeto metlico contra as telhas, aceitando um som forte e vibrante

aspecto geral

Telhas cermicas ( ED )

1 entrega 20 peas

dimenses e queima

dimenses * Vidros ( ED ) 1 entrega 13 peas aspecto geral *

*Resultado: - at 3 peas defeituosas: aceitar o lote - mais de 3 peas defeituosas: rejeitar o lote Deve-se medir a espessura do vidro, aceitando-se um desvio mximo de 1mm; - Medir largura e comprimento, aceitando-se desvio de at 3mm para vidros laminados, recozidos ou float, e at 2mm para vidros temperados. Verificar presena de ondulaes, manchas, no uniformidade de cor, bolhas, riscos, trincas ou superfcie irregular. Consultar o engenheiro no caso de mais de 3 peas defeituosas

Batentes, portas e janelas de ao e alumnio ( ED )

1 entrega (caminho)

toda a carga

aspecto geral

Dever ser verificado visualmente, durante a descarga, se as peas no possuem defeitos como quebramento, empenamentos, corroso, tratamento e/ou pintura adequados, integridade das embalagens de proteo, quantidade e integridade dos acessrios (dobradias, linguote, etc.), caso existam. Verificar tambm a quantidade de grapas ou pontos para fixao, alm do sentido de abertura da folha da porta (direto ou esquerdo), comparando-o com as especificaes de projeto. Analisar ainda, o funcionamento das portas e janelas. Devolver para o fornecedor as peas erradas ou com defeito.

Sistema da Qualidade
TIM - TABELA DE INSPEO DE MATERIAIS
Tamanho da Amostra

FOLHA 16

Material

Tamanho do Lote

Verificao

Critrio de Aceitao / Tolerncia Inspecionar visualmente, durante a descarga, a presena de furos, riscos, bolhas, pequenas fissuras, desprendimento da camada de esmalte e juntas ou rebarbas que possam machucar o usurio ou o instalador.

Louas Sanitrias ( ED )

1 entrega (cada tipo)

Toda a carga

Aspecto geral

Verificar o aspecto visual das embalagens, atentando para a ocorrncia de embalagens rasgadas. A embalagem deve conter informaes de dimenses de lavatrios e tanques, consumo de gua das bacias e instrues para instalao, que podem estar em documentos anexos. O nome do fabricante deve estar marcado na pea em um local visvel ao usurio final e a quantidade de furos previstos para a instalao dos metais sanitrios deve estar de acordo com o especificado. Na ocorrncia de qualquer falha resultante das inspees acima, separar as peas para reposio ou desconto no pagamento. Pode-se exigir do fabricante um laudo de ensaio comprovando a conformidade do produto em relao norma NBR 6452. Inspecionar visualmente, durante a descarga, a presena de embalagens rasgadas, peas com acabamento danificado, riscos, furos por falhas, desprendimento da camada de cromao e rebarbas que possam machucar o usurio ou instalador.

Metais Sanitrios ( ED )

1 entrega (cada tipo)

Toda a carga

Aspecto geral

Conferir nas embalagens dos produtos as instrues de instalao e o dimetro de entrada e/ou sada. Verificar, no caso de cada pea, se ela est completa com todos os seus componentes. Verificar se o nome do fabricante est impresso na pea. No caso de registros, deve-se verificar a marcao do dimetro de entrada e sada na pea, em polegadas.

Cdigo:

ED - Edificaes EL - Eltrica SA - Saneamento

TAM
TABELA DE ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS

FOLHA 1

Condies Gerais Todos os materiais Local prximo ao de uso, de transporte vertical ou conforme projeto de canteiro (quando houver). MATERIAL Componentes de madeira ( ED ) No caso de armazenamento em lajes, verificar sua capacidade de resistncia para evitar sobrecarga. Verificar orientaes de cada fornecedor nas embalagens dos produtos. Condies Gerais Condies Especficas

Local ventilado e apropriado para evitar ao gua, extravio ou Chapas de Compensado roubo. Posio horizontal J para os componentes de madeira deve-se ter cuidado para A pilha no deve exceder 50cm de altura, alternada a cada 5 chapas. que os mesmos no sofram batidas ou riscos que os danifiquem Sobre 3 pontaletes de madeira, posicionados no centro da chapa e prxima de cada uma das bordas, evitando-se contato com o piso. Armazenar os blocos sobre terreno plano e separado por tipo, Blocos cermicos sem contato direto com o solo, por meio de um lastro de brita Pilhas no superiores a 10 fiadas. ou qualquer outro material semelhante. Em caso de chuva intensa cobrir as pilhas com lonas plsticas. Blocos de concreto No caso de recebimento de blocos palletizados, somente Pilhas no superiores a 7 fiadas. permitido o empilhamento mximo de dois palletes. Caixas empilhadas cuidadosamente at uma altura mxima de 1,5 m tomando-se o cuidado para que as peas em seu interior fiquem na posio vertical. Pilhas entrelaadas, para garantir sua estabilidade. Separado por tipo de pea, espessura e tonalidade e lote. Durante o manuseio, deve-se tomar cuidado com as peas para no haver impactos que provoquem quebras. O local de estocagem deve ser coberto e fechado.

Blocos ( SA ) ( ED )

Revestimentos Cermicos

( ED )

TAM
TABELA DE ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS

FOLHA 2

MATERIAL Concreto dosado em central

Condies Gerais O concreto por seu um material que aps a mistura inicia um processo de endurecimento no local de sua aplicao, no necessita de orientaes para armazenamento. Durante o manuseio do concreto, cuidar para que no sofra agitaes e fique exposto a vibraes excessivas por longos perodos, isso pode ser acarretar a segregao da mistura dos materiais componentes do concreto. O transporte deve ser feito por meio de carrinhos de mo, gericas ou caambas de elevao vertical com aberturas inferiores para concretagem. Durante o manuseio do atentar para que o material no tenha contato direto com o solo, para no haver impregnao de sujeira em sua superfcie. Armazenar as telas sobre pontaletes separados por tipo, sem contato direto com o solo. Em caso de longos perodos de chuvas ou logo perodo de estocagem, cobrir com lona plstica. Atentar para a altura do empilhamento (2 rolos ou 0,5m), quando estiver em rolos trava-los para que no rolem abaixo.

Condies Especficas No aplicar o material aps 2 horas e 30 minutos a partir do horrio anotado na nota fiscal.

( ED ) ( EL )

Tela de ao ( ED )

TAM
TABELA DE ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS

Folha :

MATERIAL Madeira bruta ( ED )

Condies Gerais Estoque tabicado por bitola e tipo de madeira ou pea Local coberto, ventilado e apropriado para evitar ao da gua, extravio ou roubo. Quando da necessidade de armazenamento em rea descoberta, utilizar lona plstica para proteo. Os recortes e sobras de madeira devem ser estocados em locais especficos, no havendo a necessidade de cuidados especiais no seu manuseio e armazenamento.

Condies Especficas

Ensacados

Local fechado, apropriado para evitar ao da gua ou umidade, extravio ou roubo, sobre estrado de madeira (pontaletes e tbuas ou chapas de compensado). As pilhas no devem ter contato com as paredes do depsito. Garantir que os sacos mais velhos sejam utilizados antes dos sacos recm entregues, atentando para que nunca se ultrapasse a data de validade do produto (na embalagem). Separar por tipo de material. A cobertura da rea de estoque deve ser reforada para minimizar os riscos de perda do material por goteiras ou vazamentos despercebidos. Em regies litorneas, prever proteo contra umidade, cobrindo-se o lote com uma lona plstica (no hermeticamente), para garantir a durabilidade do cimento.

Cimento Pilhas de no mximo 10 sacos, sendo permitido 15 sacos para perodos menores que 15 dias.

( ED ) ( SA )

TAM
TABELA DE ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS

Folha :

Material a granel: Seixo, Areia ( ED ) ( SA )

O material depositado diretamente sob o terreno, o mais prximo possvel da produo ou aplicao. Transporte realizado com carrinhos de mo ou padiolas.

Baias cercadas em trs laterais, em dimenses compatveis com o canteiro e com o volume a ser estocado evitando-se, assim, espalhamento, mistura e desperdcio de material ( exceto pedra preta ). Em pocas de chuvas torrenciais recomendado a cobertura do material com lonas plstica, a fim de impedir o seu carreamento. O material que estiver em contato direto com o solo dever ser desconsiderado para o uso ao qual foi destinado, isto porque ele estar contaminado. Areias com granulometrias diferentes devero ser estocadas em baias separadas.

Pedra Preta ( ED ) ( EL )

Eletroduto ( ED ) ( EL )

Quando os tubos ficarem estocados por longos perodos, devem permanecer ao abrigo do sol. No h necessidade de cuidados especiais no manuseio

Plsticos Rgidos Posio horizontal sobre bancada de madeira As pilhas no devem ultrapassar 1,80 m Colocar os tubos com as bolsas alternadamente de cada lado

Os tubos devem ser armazenados em local de preferncia coberto e separados por tipo de pea, de juntas e por dimetro, tambm no devem ter contato com o solo, conforme a figura:

Plsticos Flexveis Local fechado apropriado para evitar extravio ou roubo

Metlicos Obedecer a uma inclinao de aproximadamente 5% em relao a horizontal para o armazenamento dos tubos em local descoberto para evitar corroso.

TAM
TABELA DE ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS

Folha :

MATERIAL Barras e fios de ao ( ED ) ( SA ) ( EL )

Condies Gerais Sem contato direto com o solo, utilizando-se de caibros ou Barras e fios pontaletes. Caso de longos perodos de chuvas ou longo perodo de estocagem, cobrir com lona plstica.

Condies Especficas

Armazenado por bitola, com a etiqueta de identificao visvel.

Cortado e dobrado Separados por feixes, com etiquetas em locais visveis. Haste de Terra ( EL ) Armazenar as hastes de terra separada do contato direto com o solo. As Hastes de terra devem ficar em local coberto para se evitar a oxidao

Posio horizontal Local fechado para evitar extravio ou roubo

TAM
TABELA DE ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS

Folha :

Argamassa

Local fechado, apropriado para evitar ao da gua ou umidade, extravio ou roubo, sobre estrado de madeira (pontaletes e tbuas ou chapas de compensado). As pilhas no devem ter contato com as paredes do depsito. Garantir que os sacos mais velhos sejam utilizados antes dos sacos recm entregues, atentando para que nunca se ultrapasse a data de validade do produto (na embalagem). Separar por tipo de material. A cobertura da rea de estoque deve ser reforada para minimizar os riscos de perda do material por goteiras ou vazamentos despercebidos. Em regies litorneas, prever proteo contra umidade, cobrindo-se o lote com uma lona plstica (no hermeticamente), para garantir a durabilidade do cimento.

( ED )

Poste de Concreto e/ou metlico ( EL )

Os postes de concreto e/ou metlicos devem ser armazenados em local descoberto, conforme figura.

Poste de concreto: Conforme desenho

Postes Metlicos Obedecer a uma inclinao de aproximadamente 5% em relao a horizontal para o armazenamento dos postes em local descoberto para evitar corroso.

TAM
TABELA DE ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS

Folha :

Poste Metlico: conforme desenho

TAM
TABELA DE ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS

Folha :

Fios e Cabo de cobre n ou isolado ( EL ) Devem ser armazenados em locais cobertos, ou expostos ao ar livre, protegidos com lona. Na obra, as bobinas de cabos devem ser colocadas uma ao lado da outra, exceto no almoxarifado central onde as bobinas sero empilhadas. A maneira de armazenar os cabos em peas de 100m, e empilhado-as de acordo com as bitolas, conforme figura;

Bobinas:

Peas:

TAM
TABELA DE ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS

Folha :

Cruzeta de madeira ( EL )

O material deve ser armazenado em local coberto ou exposto ao ar livre, coberto com lona, conforme figura :

TAM
TABELA DE ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS

Folha :

MATERIAL Chave e Pra-raio ( EL )

Condies Gerais

Condies Especficas

O material deve ser armazenado em local coberto e fechado Cuidar para que o armazenamento seja feito preferencialmente nas obedecer ao empilhamento mximo de 05 (cinco) caixas no cho, embalagens de papelo (caixas) ou em prateleiras.

Isolador de disco, Pedestal, roldana e pino ( EL )

Ter o cuidado de verificar se os materiais esto sem trinca ou O material deve ser armazenado em local coberto e fechado por rachadura na porcelana. tipo de isolador e, de preferncia nas suas embalagens originais.

TAM
TABELA DE ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS

Folha :

Conexes, conectores e Terminais ( EL )

Separar material plstico do material metlico, de acordo com os O Material deve ser em prateleiras para conexes e terminais e seus dimetros. conectores, de acordo com os dimetros e bitolas do material, conforme figura.

Aterro ( SA ) O material depositado diretamente sob o terreno, o mais prximo possvel da produo ou aplicao. Transporte realizado com carrinhos de mo ou padiolas.

Baias cercadas em trs laterais, em dimenses compatveis com o canteiro e com o volume a ser estocado evitando-se, assim, espalhamento, mistura e desperdcio de material ( exceto pedra preta ). Em pocas de chuvas torrenciais recomendadas a cobertura do material com lonas plsticas, a fim de impedir o seu carreamento. O material que estiver em contato direto com o solo dever ser desconsiderado para o uso ao qual foi destinado, isto porque ele estar contaminado. Areias com granulometrias diferentes devero ser estocadas em baias separadas.

TAM
TABELA DE ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS

Folha :

MATERIAL Pernamanca, Ripo e Tbua branca ( SA )

Condies Gerais Estoque tabicado por bitola e tipo de madeira ou pea Local coberto, ventilado e apropriado para evitar ao da gua, extravio ou roubo. Quando da necessidade de armazenamento em rea descoberta, utilizar lona plstica para proteo. Os recortes e sobras de madeira devem ser estocados em locais especficos, no havendo a necessidade de cuidados especiais no seu manuseio e armazenamento.

Condies Especficas

Tubo de concreto ( SA ) O transporte dos tubos deve ser feito com todo cuidado de forma a no provocar avarias nos mesmos, como: Manuseio violento Colocao dos tubos em balano Contato dos tubos com peas metlicas salientes, durante o transporte Evitar o lanamento dos tubos ao solo ou amontoalos sem critrios uns sobre outros Deve-se carregar os tubos e nunca arrasta-los sobre o solo ou contra objetos duros Deve-se procurar uma rea prxima do ponto de utilizao.

Local para estocagem deve ser plano, com declividade mnima, limpa, livre de pedras ou objetos salientes. A primeira camada de tubos deve ser colocada sobre o terreno limpo, espaados de 0,20m no mximo, colocados no sentido transversal em relao aos tubos. A prxima camada dever ser colocada transversalmente em relao anterior, e assim sucessivamente. Os tubos devem ser colocados com as bolsas alternadamente de cada lado. A altura mxima da pilha no deve ultrapassar 1,80m

TAM
TABELA DE ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS

Folha :

MATERIAL Transformador ( EL )

Condies Gerais

Condies Especficas

O material deve ser armazenado preferencialmente em local Cuidar para que no armazenamento, enquanto se aguarda a instalao coberto e fechado. definitiva do transformador, se evite a quebra das buchas dos Colocar o transformador sobre o estrado de madeira ou similar isoladores de AT ou de BT, e no se perca os terminais das buchas. ( em base nivelada ).

Luminria pblica (EL)

Preparar estrado de madeira; As caixas das luminrias devem ser armazenadas em local coberto e fechado por tipo de luminria, em suas embalagens originais; O material deve obedecer o empilhamento de no mximo 05(cinco) caixas no estrado, conforme figura:

Ter o cuidado de verificar se os matrias esto sem trinca, ou com os vidros quebrados.

Lmpada (EL)

Preparar estrado de madeira; As caixas das lmpadas devem ser armazenadas em local coberto e fechado por tipo de lmpada, em suas embalagens originais; O material deve obedecer o empilhamento de no mximo 05 (cinco) caixas no estrado, conforme figura:

Ter o cuidado de no deixar quebrar as lmpadas na hora do empilhamento.

TAM
TABELA DE ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS

Folha :

Brao para luminria ( EL ) Rel fotoeltrico ( EL )

Preparar estrado de madeira nivelado; O material deve ser armazenado em local aberto Colocar os braos sobre o estrados de madeira.

Cuidar para que no armazenamento, no se deformem os braos devido a pesos excessivos.

O material deve ser armazenado preferencialmente em local coberto e fechado. No colocar os rels em locais midos. Deixar o material em suas embalagens.

No deixar o material em locais com presena de gua.

TAM
TABELA DE ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS

Folha :

Armao secundria ( EL )

O material deve ser armazenado preferencialmente em local Cuidar para que no armazenamento, no se percam as conexes. coberto e fechado. No colocar peso excessivo em cima das armaes para evitar deformaes. Deixar o material em suas embalagens

Reator/Ignitor ( EL )

O material deve ser armazenado preferencialmente em local Cuidar para que no armazenamento no fiquem em locais midos. coberto e fechado. O material deve ser armazenado preferencialmente nas caixas para se evitar perda. Deixar o material em suas embalagens Local fechado e apropriado para evitar ao da gua, extravio Placa de gesso ou roubo Chapas armazenadas justapostas, na posio vertical e com o Deve-se tomar cuidado com as placas de gesso para no haver encaixe tipo fmea voltado para baixo. impactos que provoquem quebras nas placas. Fiadas apoiadas sobre dois pontaletes, evitando o contato com o O local de estocagem deve ser tal que proteja as placas das solo e nunca se sobrepondo duas fiadas. intempries e da ao de produtos que danifiquem o material. Placa de gesso acartonado As placas devem ser dispostas horizontalmente em superfcies planas apoiadas sobre pontaletes de modo a garantir que no entre em contato direto com o solo.

Placas de gesso

( ED )

Telhas cermicas ( ED )

Posio vertical Em at 3 fiadas sobrepostas e travadas. Durante o manuseio, deve-se tomar cuidado com as telhas para no haver impactos que provoquem quebras.

TAM
TABELA DE ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS

Folha :

MATERIAL Telhas onduladas de fibrocimento ( ED ) Local seguro

Condies Gerais Em pilhas de at 50 peas, alternadas a cada 10 peas. Apoiadas em trs pontaletes de madeira - um a 10 cm de uma das bordas, outro ao centro e outro a 10 cm da outra borda. Para o manuseio, deve-se seguir a orientao do fabricante, dependendo do tipo e tamanho da telha. Local coberto, seco, ventilado e longe de fontes de calor. Sem contato direto com solo. Atentar para a data de validade dos produtos

Condies Especficas

Enlatados (tintas, solventes, aditivos, etc) ( ED ) Vidros ( ED )

Transportados ou armazenados em cavaletes ou sobre ripas, Lamindos devem formar pilhas mximas de 20 cm e ser apoiadas Para pilhas de vidros laminados, o nmero mximo de chapas no inclinadas (Figura). deve ultrapassar 20 unidades.Convm colocar um material entre as chapas, como um feltro. Neste caso no recomendado que o Sempre manipuladas e estocadas de maneira a no entrar em contato com materiais que venham a produzir defeitos em suas ambiente seja mido, isso pode provocar mancha no material e a superfcies e/ou bordas (respingos, tintas, cal, etc). adeso entre chapas. Caixas fechadas usadas para acondicionar as chapas de vidro em condies de transporte mais severas no devem ser destinadas ao armazenamento prolongado, mesmo em locais secos. No indicada a marcao dos vidros com tinta a base de cal, que se constitui um elemento agressivo, produzindo marcas permanentes no vidro. Recomenda-se, portanto, a utilizao de tinta ltex PVA, de fcil limpeza e no agressiva.

TAM
TABELA DE ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS

Folha :

MATERIAL Aparelhos Sanitrio, Tanques e Pias ( ED )

Condies Gerais Empilhamento sobre sarrafos ou caibros de madeira Aparelhos Sanitrios Devem ser mantidos em suas embalagens originais e individuais at a sua instalao.

Condies Especficas Pilhas mximas de 2 peas, separadas por sarrafos ou caibros de madeira

Todas as partes, onde os aparelhos so apoiados para estoque, devem ser protegidas com papel ou plstico para evitar o contato direto com os apoios, a menos da base da pea que j est preparada para isso. Quando no for possvel proteger com plstico nem papel, posicionar ripas de madeira entre as peas para evitar riscos e contato direto entre as superfcies das mesmas. Durante o manuseio, cuidar para que as peas no tenham contato com material agressivo como cidos, tambm no permitir o contato com materiais abrasivos que possam Tanques danificar o acabamento superficial das peas nem deixar que Pilhas mximas de 3 peas e encaixados, separados por sarrafos haja impactos que provoquem quebras. ou caibros de madeira. Pias Posio horizontal. Altura mxima de 2 peas separadas por sarrafos ou caibros.

Materiais para instalaes eltricas e hidrulicas

Local fechado, apropriado para evitar ao da gua ou extravio. Armazenado por tipo identificao visvel. (designao), com a etiqueta

( ED )

Conexes de PVC, juntas de borracha, tomadas, interruptores e disjuntores de baixa tenso de Devem ser mantidas em suas embalagens originais, protegidas da umidade. Recomenda-se que sejam estocados em prateleiras, que estejam em local fechado e coberto. Durante o manuseio, cuidar para que no tenham contato com umidade excessiva e nem sofram impactos que os danifiquem. Fios e cabos eltricos Durante o manuseio, cuidar para que os fios e cabos no tenham contato com superfcies cortantes e abrasivas, isso pode afetar a camada de isolao e prejudicar o desempenho do mesmo ao longo do uso

TAM
TABELA DE ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS

Folha :

MATERIAL Tubos e conexes de PVC ( ED )

Condies Gerais

Condies Especficas

Quando os tubos ficarem estocados por longos perodos, devem Plsticos Rgidos permanecer ao abrigo do sol. Posio horizontal sobre bancada de madeira No h necessidade de cuidados especiais no manuseio As pilhas no devem ultrapassar 1,80 m

Os tubos devem ser armazenados em local de preferncia Colocar os tubos com as bolsas alternadamente de cada lado coberto e separados por tipo de pea, de juntas e por dimetro, Plsticos Flexveis tambm no devem ter contato com o solo, conforme a figura: Local fechado apropriado para evitar extravio ou roubo Obedecer a uma inclinao de aproximadamente 5% em relao a horizontal para o armazenamento dos tubos em local descoberto para evitar corroso. Metlicos

Metais sanitrios ( ED )

Os metais sanitrios devem ser mantidos em suas embalagens originais e individuais. Evitas os contato de uma pea com a outra para no danificar acabamento superficial. Devem ser estocados em prateleiras, que estejam em local fechado e necessariamente coberto. Respeitar o limite de empilhamento mximo fornecido pelo fabricante quando embalados em caixas Durante o manuseio, cuidar para que as peas no tenham contato com material agressivo como cidos, tambm no permitir o contato com materiais abrasivos que possam danificar o acabamento superficial das peas.

TAM
TABELA DE ARMAZENAMENTO E MANUSEIO DE MATERIAIS

Folha :

MATERIAL Esquadrias de PVC, ao e alumnio.

Condies Gerais Cobrir com lona quando em local aberto, mas ventilado. As esquadrias devem ser armazenadas na posio vertical, justapostas sobre peas de madeira sem contato com o solo. Evitar o contato de substncias que possam causar danos ao acabamento superficial da pea. No empilhar o material e nem estocar outro tipo de material sobre as esquadrias e no permitir que o contato entre duas peas provoque danos no acabamento. Durante o manuseio, cuidar para que as esquadrias no sofram impactos que as danifiquem, amassem ou estrague a camada de proteo e acabamento superficial. Recomenda-se manter as embalagens at o momento da instalao da esquadria

Condies Especficas

( ED )

Cdigo:

ED - Edificaes EL - Eltrica SA - Saneamento

You might also like