You are on page 1of 42

DECRETO N 14.

602, DE 29/02/1996 (DO-MRJ, DE 01/03/1996) O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuies que lhe confere o artigo 242 da Lei n 691, de 24.12.84, DECRETA: CAPTULO I Disposies Gerais SEO I Introduo Art. 1 - O procedimento e o processo administrativo-tributrios regem-se pelo disposto neste Decreto, salvo quanto matria objeto de legislao especfica. 1 - Considera-se procedimento ou processo administrativotributrio aquele que versar sobre aplicao ou interpretao da legislao tributria. 2 - O procedimento ser iniciado de ofcio ou por ato da parte interessada e organizado em ordem cronolgica, com as folhas numeradas e rubricadas. 3 - O preparo do procedimento compete ao rgo incumbido de administrar o tributo sobre o qual versar. 4 - O processo administrativo-tributrio inicia-se pela impugnao apresentada nas hipteses previstas no art. 79. SEO II Dos Postulantes Art. 2 - O sujeito passivo da obrigao tributria, principal ou acessria, poder postular pessoalmente ou atravs de terceiros, mediante procurao com poderes especficos e firma reconhecida. Pargrafo nico - Ser admitida a apresentao de cpia da procurao, devidamente autenticada, ou, ainda, cpia e respectivo original, para que seja autenticada pelo servidor que a receber. Art. 3 - A sociedade de fato, o condomnio, o esplio, a massa falida ou qualquer outro conjunto de pessoas, coisas ou bens, sem personalidade jurdica, sero representados, para efeitos deste Decreto, por quem estiver na direo ou na administrao de seus bens, na data da petio.

Art. 4 - As pessoas jurdicas representantes de classes, moradores, categorias econmicas ou profissionais podem postular nos casos em que busquem orientao para assuntos de interesse de seus representados. Art. 5 - facultado ao postulante, ou a quem o represente, ter vista dos processos em que for parte. SEO III Das Peties Art. 6 - As peties devem ser dirigidas autoridade ou rgo competente para praticar o ato e apreciar a matria. Pargrafo nico - O erro na indicao da autoridade ou do rgo competente no prejudica o recebimento e encaminhamento da petio. Art. 7 - As peties devem conter: I - nome, razo social ou denominao do requerente, seu endereo, nmero de inscrio no Cadastro Geral de Contribuintes ou Cadastro de Pessoas Fsicas e no Cadastro de Atividades Econmicas, quando for o caso; II - a pretenso e seus fundamentos, expostos com clareza e preciso; III - os meios de prova com os quais o interessado pretende demonstrar a procedncia de suas alegaes; IV - indicao, aps a assinatura, do nome completo do signatrio, do nmero e do rgo expedidor de sua carteira de identidade. V - endereo para recebimento de comunicaes e/ou intimaes e telefone. Pargrafo nico - Quando a petio versar sobre Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, Taxa de Coleta do Lixo e Limpeza Pblica e Taxa de Iluminao Pblica devem ser indicados o nmero da inscrio imobiliria e o endereo do imvel. Art. 8 - Qualquer alterao em dados constantes do artigo anterior ser comunicada por escrito ao rgo por onde estiver tramitando o processo. Art. 9 - Na petio que tiver por finalidade a impugnao do valor exigido, o requerente dever declarar o que reputar correto.

Art. 10 - Os documentos podem ser apresentados por cpia reprogrfica permanente, exigvel a conferncia com o original, a qualquer tempo. Art. 11 - Pode ser apresentada cpia da petio para que, autenticada e datada no ato, pelo servidor que a receber, seja devolvida ao requerente como recibo de entrega. Art. 12 - A petio ser indeferida de plano, se manifestamente inepta ou quando a parte for ilegtima, sendo vedado, entretanto, a qualquer servidor, recusar o seu recebimento. Art. 13 - vedado reunir, na mesma petio, matria referente a tributos diversos, bem como impugnao ou recurso relativo a mais de um lanamento, autuao, deciso ou sujeito passivo. Pargrafo nico - Excluem-se dessa vedao as matrias relativas ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, Taxa de Coleta do Lixo e Limpeza Pblica e Taxa de Iluminao Pblica, objeto de guia nica, quanto aos lanamentos que puderem resultar afetados pela questo levantada. SEO IV Dos Atos e Termos Processuais Art. 14 - Os atos e termos processuais devem conter somente o indispensvel sua finalidade, sem espaos em branco e sem entrelinhas, rasuras ou emendas no ressalvadas. Art. 15 - A lavratura dos atos e termos processuais pode ser, no todo ou em parte, manuscrita a tinta, datilografada, impressa, a carimbo ou, ainda, feita mediante sistema eletrnico. 1 - Os atos e termos processuais manuscritos devem ser lanados com clareza e nitidez, de modo que o texto possa ser lido com facilidade. 2 - No final dos atos e termos, ser indicada, obrigatoriamente, a denominao ou sigla da repartio e a data. 3 - Aps a assinatura do servidor, devem constar o seu nome por extenso, o cargo ou funo e o nmero da matrcula, apostos a carimbo ou por outra forma legvel. Art. 16 - Os documentos juntados ou apreendidos podem ser restitudos, em qualquer fase, a requerimento do interessado, desde que a medida no prejudique a instruo do processo e deles fique cpia autenticada nos autos.

Art. 17 - A parte interessada pode pedir certido das peas relativas aos atos decisrios do processo. 1 - O pedido de certido ser efetuado por escrito e processado nos prprios autos. 2 - A certido poder ser expedida mediante extrao de cpia das peas processuais, autenticada por servidor habilitado. Art. 18 - Quando a finalidade da certido for instruir processo judicial, ser mencionado o direito em questo e fornecidos dados suficientes para identificar a ao. Pargrafo nico - Caber o pronunciamento da Procuradoria Geral do Municpio no caso de certides para prova em juzo, se o Municpio for parte na ao em curso. Art. 19 - Nas peties, impugnaes, recursos, pareceres, promoes e informaes podero ser canceladas pela autoridade julgadora as expresses descorteses ou injuriosas. SEO V Da Intimao Art. 20 - Os interessados devero ter cincia do ato que determinar o incio do procedimento administrativo-tributrio, bem como de todos os demais de natureza decisria ou que lhes imponham a prtica de qualquer ato. Art. 21 - A intimao deve indicar: I - contedo do ato ou exigncia a que se refere; II - prazo para a prtica de ato, pagamento ou recurso; III - repartio, local, data, assinatura, nome e matrcula da autoridade ou servidor do qual emana. Pargrafo nico - A intimao referente deciso ser acompanhada de cpia do ato. Art. 22 - A intimao ser feita: I - pessoalmente, pelo autor de procedimento ou outro servidor a quem for conferida a atribuio, comprovada pelo "ciente" do intimado ou de preposto deste;

II - pessoalmente pela cincia dada na repartio, ao interessado ou seu representante, no caso de comparecimento espontneo ou a chamado do rgo onde se encontrem os autos; III - por via postal ou telegrfica, comprovada pelo aviso de recebimento (AR), assinado pelo intimado, seu representante ou por quem o fizer em seu nome; IV - por sistema de comunicao fac-smile (fax), mediante confirmao do recebimento da mensagem, desde que previsto em ato do Secretrio Municipal de Fazenda. V - por edital publicado uma nica vez no Dirio Oficial do Municpio, quando no encontrada a pessoa a ser intimada ou seu preposto ou quando se verificar a recusa no recebimento. 1 - Na impossibilidade de se proceder intimao pessoal, por via postal, telegrfica ou "fax", esta ser feita por edital, anexando-se cpia reprogrfica da publicao e certificando-se, nos autos, a pgina e a data do Dirio Oficial do Municpio. 2 - Para os efeitos deste Decreto, no tocante ao recebimento de intimaes, notificaes e cpias de quaisquer atos processuais, considera-se preposto do contribuinte a pessoa que com ele tenha vnculo empregatcio. Art. 23 - O titular do rgo, atendendo ao princpio da economia processual, optar, em cada caso, por uma das formas de intimao previstas nos incisos II a IV do artigo anterior. Art. 24 - O conhecimento, por qualquer forma, de modo inequvoco, do ato ou da deciso administrativa, por parte do interessado, dispensa a formalidade da intimao. Art. 25 - Considera-se feita a intimao: I - pessoalmente, na data da cincia do intimado; II - por via postal, na data do seu recebimento ou, se esta for omitida, 15 (quinze) dias aps a entrega da intimao agncia postal; III - por fax, na data da confirmao de seu recebimento; IV - por edital, 3 (trs) dias aps sua publicao; SEO VI Dos Prazos

Art. 26 - Os prazos a serem cumpridos pelos servidores sero de: I - 2 (dois) dias: 1. para os atos de simples anotao, encaminhamento ou remessa a outro rgo; 2. para a lavratura de termos que no impliquem em diligncias ou exames; 3. para o preparo de expedientes necessrios ao andamento do feito; 4. para entrega, na repartio, de Auto de Infrao ou de Apreenso, de Constatao e Termos de Arrecadao de Livros e Documentos; II - 10 (dez) dias: 1. para o lanamento de informaes sumrias; 2. para a solicitao de diligncias; III - 30 (trinta) dias para a interposio de pedido de reconsiderao s decises no unnimes do Conselho de Contribuintes. Pargrafo nico - O prazo de que trata o inciso III interrompe-se com a formulao de exigncia ou pelo pedido de pronunciamento de outro rgo, reiniciando seu curso desde a data em que for cumprida a exigncia ou recebida a resposta. Art. 27 Art. 27 - Os prazos a serem cumpridos pelos contribuintes sero de: I - 10 (dez) dias: 1. para cumprimento de exigncias formuladas em procedimentos ou processos administrativo-tributrios; 2. para interposio de recurso s decises que indeferirem de plano as peties que no preencherem os requisitos dos arts. 7, 9, 10 e 81; 3. para interposio de recurso s decises que negarem seguimento impugnao ou ao recurso por peremptos; II - 30 (trinta) dias: 1. para cumprimento de exigncias formuladas em procedimentos relativos reviso de elementos cadastrais de imveis, previstos na Seo IV do Captulo V deste Decreto.

2. para a apresentao de impugnao, ressalvado o disposto no inciso IV deste artigo; 3. para a interposio de recursos, ressalvados os casos previstos nos itens 2 e 3, do inciso I, deste artigo; 4. para a interposio de pedido de reconsiderao s decises no unnimes do Conselho de Contribuintes. III - 45 (quarenta e cinco) dias para a prtica dos atos previstos no artigo 35; IV - 60 (sessenta) dias para a impugnao ao lanamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, Taxa de Coleta de Lixo do Limpeza Pblica e Taxa de Iluminao Pblica. Pargrafo nico - Ser de 15 (quinze) dias, desde que no haja outro fixado na legislao tributria, o prazo para a prtica de atos por parte do contribuinte. Art. 28 - Os prazos so contnuos e peremptrios, excluindo-se na sua contagem o dia do incio e incluindo-se o do vencimento. Pargrafo nico - Os prazos s se iniciam ou vencem em dia de funcionamento normal no rgo em que deva ser praticado o ato onde tramite o procedimento ou processo. Art. 29 - Nos procedimentos ou processos iniciados a requerimento do contribuinte, ocorrer a perempo se este, no prazo fixado na legislao, no exercer seu direito ou no cumprir exigncia que lhe tenha sido formulada. Art. 30 - Contam-se os prazos: I - para servidores e autoridades, desde o efetivo recebimento do expediente ou, estando este em seu poder, da data em que se houver concludo o ato processual anterior ou expirado o prazo para a prtica de ato a cargo do interessado; II - para o sujeito passivo, desde a cincia da intimao ou, se a esta se antecipar, da data em que manifestar, por qualquer meio, inequvoca cincia do ato, ressalvado o disposto no inciso subsequente; III - para os efeitos do art. 27, IV, da publicao no Dirio Oficial da notificao da emisso do ato contestado ou da intimao do sujeito passivo nos termos do art. 25.

Art. 31 - Os prazos podero ser prorrogados, por uma nica vez, por igual perodo ao anteriormente fixado, mediante despacho fundamentado, a requerimento do interessado, protocolado antes do vencimento do prazo original. Pargrafo nico - A prorrogao correr do dia seguinte data do trmino do prazo anterior. SEO VII Da Prova Art. 32 - So admissveis no processo administrativo tributrio todas as espcies de prova em direito permitidas. Art. 33 - Fazenda cabe o nus da prova de ocorrncia do fato gerador da obrigao; ao impugnante, o de inocorrncia do fato gerador, suspenso, extino ou excluso do crdito exigido. Art. 34 - As declaraes constantes de autos, termos e demais escritos firmados pelo servidor competente para a prtica do ato, gozam de presuno de veracidade, at prova em contrrio. Art. 35 - Compete ao sujeito passivo produzir as provas que justifiquem, ao tempo do ato ou fato, a sua pretenso, atravs dos meios permitidos ou tecnicamente aceitos para demonstrao do valor venal de imveis, cumprindo autoridade administrativa indicar aquelas que julgue indispensveis formao de seu convencimento, deferindo o prazo do art. 27, III. Art. 36 - As diligncias, inclusive percias, sero ordenadas pela autoridade julgadora, de ofcio, por solicitao da autoridade lanadora ou a requerimento do sujeito passivo e realizadas pela Coordenadoria do tributo correspondente. Art. 37 - A autoridade julgadora poder indeferir diligncias e percias que considerar prescindveis ou impraticveis, impugnar os quesitos impertinentes e formular os que julgar necessrios. Art. 38 - O sujeito passivo apresentar os pontos de discordncia, as razes e provas que tiver, formular os quesitos e indicar, no caso de percia, o nome e o endereo de seu perito. Art. 39 - Se deferido o pedido de percia, a autoridade lanadora designar servidor para, como perito da Fazenda, proceder, juntamente com o do sujeito passivo, ao exame requerido.

1 - Se as concluses dos peritos forem divergentes, prevalecer a que coincidir com o exame impugnado; no havendo coincidncia, a autoridade julgadora poder determinar a realizao de nova percia. 2 - A autoridade lanadora fixar prazo para realizao de percia, atendido o seu grau de complexidade. SEO VIII Das Nulidades Art. 40 - So nulos: I - os atos incompetente; praticados por autoridade, rgo ou servidor

II - os atos praticados e as decises proferidas com preterio ou prejuzo do direito de defesa; III - as decises no fundamentadas; Art. 41 - A nulidade ser declarada, de ofcio ou a requerimento do sujeito passivo, pela autoridade ou rgo competente para apreciar o ato ou julgar sua legitimidade quando no for possvel suprir a falta pela retificao ou complementao do ato. Pargrafo nico - As irregularidades, incorrees e omisses no importaro em nulidade, desde que haja no procedimento ou processo elementos que permitam supri-las sem cerceamento do direito de defesa. Art. 42 - A nulidade de qualquer ato s prejudica os posteriores que dele diretamente dependam ou sejam consequncia. Pargrafo nico - Na hiptese deste artigo, a autoridade ou rgo mencionar expressamente os atos alcanados pela nulidade e determinar, se for o caso, a repetio dos atos anulados e a retificao ou complementao dos demais. Art. 43 - A nulidade no aproveita ao interessado, quando este lhe houver dado causa. CAPTULO II Do Procedimento Prvio de Ofcio SEO I Disposies Gerais Art. 44 - O procedimento prvio de ofcio inicia-se pela:

I - cincia dada ao sujeito passivo ou seu preposto de qualquer ato praticado por servidor competente para esse fim; II - lavratura de Termo de Arrecadao ou Apreenso; III - lavratura de Auto de Constatao; IV - lavratura de Nota ou Notificao de Lanamento; V - lavratura de Auto de Infrao. 1 - A autoridade administrativa que proceder ou presidir a quaisquer diligncias de fiscalizao lavrar os termos necessrios para que se documente o incio do procedimento, na forma da legislao aplicvel. 2 - Os termos a que se refere o pargrafo anterior sero lavrados, sempre que possvel, no livro Registro de Utilizao de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrncia; quando lavrados em separado, deles se entregar, pessoa sujeita fiscalizao, cpia autenticada pela autoridade referida no 1. 3 - Os atos previstos nos incisos II a V, mesmo desacompanhados do termo especfico de incio de fiscalizao, do incio ao procedimento de ofcio. 4 - Os documentos mencionados nos incisos II, III, IV e V tero seus modelos aprovados por ato do Secretrio Municipal de Fazenda. Art. 45 - O incio do procedimento exclui a espontaneidade da parte obrigada ao cumprimento das normas constantes da legislao tributria. 1 - O procedimento alcana todos que estejam diretamente envolvidos e somente abrange os atos que o precederem, salvo se a infrao for de natureza formal permanente, caso em que se estender at o encerramento da ao fiscal. 2 - Considera-se espontneo o atendimento aos programas de acompanhamento e verificao, por sistemas eletrnicos, da arrecadao dos tributos elencados no art. 171, da Lei n 691/84, desde que o contribuinte, tempestivamente, fornea todas as informaes e elementos solicitados pela repartio fiscal competente e promova o recolhimento de eventuais diferenas de tributo apuradas, com os acrscimos legais, no prazo de 15 (quinze) dias, contados da data em que for cientificado dessas ocorrncias.

3 - O tratamento fiscal previsto no pargrafo anterior extensivo aos dbitos apurados em decorrncia de procedimento ou processo iniciado a requerimento do contribuinte, quando este no esteja sob ao fiscal. Art. 46 - O procedimento dever estar concludo dentro de 30 (trinta) dias, prorrogveis pelo mesmo prazo, mediante nova intimao, da qual ser dada cincia ao sujeito passivo antes do trmino do prazo anterior. 1 - A prorrogao correr do dia seguinte data do trmino do prazo anterior. 2 - A soma das prorrogaes no poder ultrapassar 120 (cento e vinte) dias, salvo casos excepcionais, mediante despacho fundamentado da autoridade competente a que estiver subordinado o funcionrio encarregado da ao fiscal. SEO II Da Denncia e da Representao Art. 47 - Qualquer pessoa estranha Administrao poder apresentar denncia de atos ou fatos que considere infrao legislao tributria para resguardo dos interesses da Fazenda. Art. 48 - O servidor que verificar a ocorrncia de infrao legislao tributria e no for competente para formalizar a exigncia representar perante seu chefe imediato. Art. 49 - A denncia e a representao devem ser formuladas por escrito e conter: I - a qualificao do denunciante ou do servidor; II - a indicao, com a preciso possvel, do infrator; III - a descrio circunstanciada dos atos ou fatos; IV - os documentos e quaisquer outros elementos de prova em que, porventura, se baseiem ou a indicao do local onde possam ser encontrados; V - a assinatura do denunciante ou representante. Pargrafo nico - A denncia e a representao tambm podero ser feitas verbalmente, hiptese em que sero reduzidas a termo na repartio em que forem apresentadas.

Art. 50 - Recebida a denncia ou a representao, o expediente ser encaminhado autoridade competente para a adoo do procedimento cabvel. SEO III Do Termo de Arrecadao Art. 51 - Os livros e documentos que interessem ao fiscal podero ser arrecadados pela autoridade competente, mediante lavratura de Termo de Arrecadao. Art. 52 - O Termo de Arrecadao deve conter, no mnimo: I - a identificao do sujeito passivo; II - a quantidade e espcie dos livros e documentos arrecadados; III - o local, o dia e hora; IV - o prazo previsto para a restituio; V - a denominao do rgo e a assinatura do funcionrio que lavrar o Termo, seguida de sua identificao. Art. 53 - O Termo de Arrecadao ser lavrado em 3 (trs) vias, que tero o seguinte destino: I - a primeira ficar em poder do sujeito passivo; II - a segunda ficar em poder do servidor que proceder sua lavratura; III - a terceira ser entregue ao rgo fiscal. Art. 54 - Nenhum livro ou documento arrecadado poder permanecer com a fiscalizao por prazo superior a 30 (trinta) dias. Pargrafo nico - Em casos especiais, mediante despacho fundamentado, o titular do rgo poder prorrogar o prazo estabelecido neste artigo, por igual perodo. SEO IV Do Termo de Apreenso Art. 55 - Os livros e documentos que contenham indcios da prtica de infraes legislao fiscal ou penal podero ser apreendidos pela autoridade competente, mediante a lavratura de Termo de Apreenso.

Art. 56 - O Termo de Apreenso deve conter, no mnimo: I - a identificao do sujeito passivo; II - a quantidade e espcie dos livros e documentos apreendidos; III - o local, o dia e hora; IV - a denominao do rgo e a assinatura do funcionrio que lavrar o Termo, seguida de sua identificao. Art. 57 - O Termo de Apreenso ser lavrado em 03 (trs) vias, que tero a seguinte destinao: I - a primeira ficar em poder do sujeito passivo; II - a segunda ficar em poder do servidor que proceder sua lavratura; III - a terceira ser entregue ao rgo fiscalizador. Art. 58 - Os livros e documentos apreendidos sero utilizados para instruo do procedimento fiscal de ofcio. 1 - Nos casos de fraude ou sonegao, os originais dos livros e documentos apreendidos sero remetidos para instruo do procedimento criminal. 2 - Na hiptese do pargrafo anterior, o rgo encarregado da instruo dos autos providenciar cpia autenticada dos elementos apreendidos em substituio aos originais. 3 - Caso no se comprove, na esfera administrativa, a ocorrncia dos delitos referidos no pargrafo primeiro, os livros e documentos apreendidos sero devolvidos ao sujeito passivo aps o encerramento do respectivo processo. SEO V Do Auto de Constatao Art. 59 - Sempre que, no interesse da fiscalizao, seja necessrio consignar a existncia de estado ou situao de fato passvel de modificao com o decurso do tempo, lavrar-se- Auto de Constatao. Art. 60 - O Auto de Constatao dever conter, no mnimo:

I - a identificao do sujeito passivo ou de terceiro que tenha relao direta ou indireta com o objetivo da ao fiscal; II - a descrio minuciosa de tudo o que foi visto, examinado ou apurado; III - a espcie e quantidade dos bens ou valores encontrados, quando for o caso; IV - o local, a data e a hora; V - a denominao da repartio e a assinatura do funcionrio que lavrar o Auto, seguidas de sua identificao. Art. 61 - O Auto de Constatao dever ser lavrado em 3 (trs) vias, que tero o seguinte destino: I - a primeira e a terceira sero apresentadas, aps sua lavratura, ao rgo lanador, mediante recibo; II - a segunda ser entregue ao autuado ou a seu preposto, por ocasio da lavratura. Art. 62 - O Auto de Constatao servir de prova no processo que lhe deu origem ou que vier a ser instaurado. SEO VI Da Nota ou Notificao de Lanamento Art. 63 - A exigncia do crdito tributrio, em todos os casos em que o lanamento do tributo no resulte em aplicao de penalidade por infrao legislao tributria, formaliza-se pela lavratura de Nota ou Notificao de Lanamento. Art. 64 - A Nota ou Notificao de Lanamento ser expedida pelo rgo que administra o tributo e conter obrigatoriamente: I - a qualificao do notificado; II - a matria tributvel, a alquota e o valor do crdito tributrio; III - a indicao dos acrscimos moratrios; IV - o prazo para pagamento ou impugnao; V - a assinatura e nome da autoridade lanadora, a indicao do seu cargo ou funo e nmero de matrcula.

Pargrafo nico - Prescinde de assinatura a Nota ou Notificao de Lanamento emitida por processo eletrnico. Art. 65 - Aplica-se Nota ou Notificao de Lanamento, no que couber, o disposto na Seo VII deste Captulo. SEO VII Do Auto de Infrao Art. 66 - A aplicao de penalidade por infringncia legislao tributria decorrente de procedimento fiscal, formaliza-se pela lavratura de Auto de Infrao. Art. 67 - A lavratura do Auto de Infrao incumbe, privativamente, aos servidores que tenham competncia para a fiscalizao do tributo. Art. 68 - O Auto de Infrao conter os seguintes elementos: I - a qualificao do autuado; II - o local, a data e a hora da lavratura; III - a descrio circunstanciada dos fatos que justifiquem a exigncia do tributo ou das multas; IV - a base de clculo e a alquota; V - o valor do tributo e, quando for o caso, o percentual das multas exigidas; VI - a disposio legal infringida e a penalidade aplicvel; VII - a indicao do rgo em que tramitar o processo; VIII - a intimao para a efetivao do pagamento ou apresentao de defesa, com meno aos prazos correspondentes; IX - a assinatura e o nome do autuante, a indicao do seu cargo ou funo e nmero de matrcula. Pargrafo nico - A discriminao de dbitos pode ser feita atravs de quadros demonstrativos em separado, que integram o auto de infrao para todos os efeitos legais. Art. 69 - A intimao de que trata o inciso VIII do artigo anterior ser feita, mediante a entrega ao autuado ou seu preposto, contra recibo,

de uma via do Auto de Infrao, demonstrativos que o integram.

bem

como

dos

quadros

Art. 70 - O recibo do autuado ou seu preposto no importa em concordncia ou confisso, nem a recusa de assinatura, ou seu lanamento sob protesto, em agravamento da infrao. Pargrafo nico - Na hiptese de recusa de assinatura do Auto de Infrao, o Fiscal de Rendas certificar a ocorrncia, sendo o autuado intimado na forma do art. 22, V. Art. 71 - Quando forem apurados mais de uma infrao ou mais de um dbito, em uma mesma ao fiscal, uma nica autuao dever consubstanciar todos os dbitos e infraes. Pargrafo nico - Em casos excepcionais, o titular do rgo lanador poder autorizar, mediante despacho fundamentado, a lavratura de mais de um Auto de Infrao na mesma ao fiscal. Art. 72 - Lavrado o Auto de Infrao, o autuante consignar o fato, sempre que possvel, atravs de termo no livro Registro de Utilizao de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrncia. Art. 73 - O Auto de Infrao e respectivos quadros demonstrativos sero lavrados em 3 (trs) vias, que tero o seguinte destino: I - a primeira e a terceira sero apresentadas, aps a sua lavratura, ao rgo lanador, mediante recibo; II - a segunda ser entregue ao autuado ou a seu preposto, por ocasio da lavratura. Art. 74 - Quando o clculo do tributo tenha por base, ou tome em considerao, o valor ou preo de bens, direitos, servios ou atos jurdicos, o Fiscal de Rendas propor, mediante relatrio fundamentado, arbitramento daquele valor ou preo, sempre que sejam omissos ou no meream f as declaraes ou os esclarecimentos prestados, ou os documentos expedidos pelo sujeito passivo ou pelo terceiro, legalmente obrigado, ressalvada, em caso de contestao, avaliao contraditria, nos termos do Captulo III. 1 - Em se tratando de bem imvel, a base de clculo do tributo ser obtida a partir do arbitramento de seus elementos cadastrais e de critrios tcnicos, estes fixados em ato do Secretrio Municipal de Fazenda. 2 - O relatrio de que trata o caput deste artigo dever conter os elementos e critrios motivadores do arbitramento.

3 - O titular do rgo lanador fixar o arbitramento da base de clculo do tributo por meio de despacho fundamentado. 4 - O relatrio fiscal que servir de base para a fixao do arbitramento ser emitido em 3 (trs) vias, que tero a seguinte destinao: I - a primeira, em conjunto com o despacho referido no pargrafo anterior, integrar o Auto de Infrao, para todos os efeitos legais; II - a segunda, juntamente com cpia do despacho de aprovao do arbitramento, ser entregue ao autuado contra recibo na 1 e 3 vias; III - a terceira ser arquivada no rgo lanador com a 3 via do respectivo Auto de Infrao. 5 - Os pagamentos realizados no perodo sero deduzidos do valor do tributo resultante da base de clculo arbitrada. Art. 75 - O auto de infrao poder ser retificado antes do julgamento de primeira instncia, mediante procedimento fundamentado pelo titular do rgo lanador, observado, se for o caso, o procedimento simplificado previsto no 1 deste artigo. 1 - Os erros de fato definidos no art. 78, 1, porventura existentes no Auto de Infrao, podero ser corrigidos pelo prprio autuante ou por seu chefe imediato. 2 - O contribuinte ser cientificado por meio de despacho exarado em processo ou por meio de termo de retificao, das correes efetuadas no Auto de Infrao, sendo-lhe devolvido o prazo para impugnao ou pagamento. 3 - Se a constatao do erro ou necessidade de retificao ocorrer aps a apresentao de impugnao, ainda que esta a eles no se refira, e tiver o efeito de conduzir reduo do crdito exigido ou ao cancelamento do Auto de Infrao, o processo ser instrudo para julgamento em primeira instncia, e a deciso que acolher a proposta de reduo ou, de cancelamento estar sujeita ao reexame obrigatrio, nos casos previstos no art. 99. Art. 76 - O Auto de Infrao poder ser emitido por meio de processamento eletrnico de dados, utilizando-se formulrios da Secretaria Municipal de Fazenda numerados eletrnica ou tipograficamente.

Art. 77 - Caso o autuado no oferea impugnao nem efetue o pagamento do dbito ou solicite o seu parcelamento ser considerado revel, reputando-se verdadeiros os fatos relativos ao lanamento tributrio. Pargrafo nico - Declarada a revelia, a autoridade lanadora intimar o autuado a pagar o montante devido no prazo de 30 (trinta) dias. SEO VIII Da Reviso de Ofcio do Lanamento Art. 78 - Sem prejuzo do disposto no art. 75, o lanamento ser revisto de ofcio pela autoridade fazendria, quando: I - ocorrerem as hipteses de: 1. diferena de tributo; 2. exigibilidade em desacordo com normas legais ou regulamentares, inclusive em desacordo com deciso de autoridade competente; 3. erro de fato; II - a declarao no seja prestada por quem de direito, no prazo e na forma da legislao tributria; III - a pessoa legalmente obrigada, embora tenha prestado declarao nos termos do inciso anterior, deixe de atender, no prazo e na forma da legislao tributria, a pedido de esclarecimento formulado pela autoridade administrativa, recuse-se a prest-lo ou no o preste satisfatoriamente, a juzo dessa autoridade; IV - ficar comprovada a falsidade, o erro ou a omisso quanto a qualquer elemento definido na legislao tributria como sendo de declarao obrigatria; V - ficar comprovada a omisso ou a inexatido, por parte da pessoa legalmente obrigada, no exerccio da atividade a que se refere o art. 171 da Lei n 691/84. VI - ficar comprovada a ao ou a omisso do sujeito passivo ou de terceiro legalmente obrigado, que d lugar aplicao de penalidade pecuniria; VII - ficar comprovado que o sujeito passivo, ou terceiro em benefcio daquele, agiu com dolo, fraude ou simulao;

VIII - deva ser apreciado fato no conhecido ou no provado por ocasio do lanamento anterior; e IX - ficar comprovado que, no lanamento anterior, ocorreu fraude ou falta funcional da autoridade que o efetuou, ou omisso, pela mesma autoridade, de ato ou formalidade essencial. 1 - Considera-se erro de fato: I - aquele decorrente de soma ou de clculo, de discriminao de valores ou de transcrio de elementos identificadores de documentos examinados; II - aquele que se origine do emprego de elementos cadastrais que estejam em desacordo com as caractersticas reais do bem. 2 - A reviso do lanamento s pode ser iniciada enquanto no extinto o direito da Fazenda Municipal. 3 - Efetuada a reviso, o contribuinte ser cientificado da alterao do lanamento, sendo-lhe devolvido o prazo para impugnao ou pagamento do crdito tributrio com o benefcio, quando cabvel, da reduo das penalidades, previstas em lei. CAPTULO III Do Processo Contencioso SEO I Das Disposies Gerais Art. 79 - Considera-se instaurado o litgio tributrio, para os efeitos legais, com a apresentao, pelo interessado, de impugnao a: I - Auto de Infrao e Nota ou Notificao de Lanamento; II - indeferimento de pedido de restituio de tributo, acrscimos ou penalidades; III - recusa de recebimento de tributo, acrscimos ou penalidades que o contribuinte procure espontaneamente pagar. Pargrafo nico - A impugnao suspende a exigibilidade do crdito, mas no afasta a incidncia de acrscimos moratrios sobre o tributo devido, salvo se realizado depsito junto ao Tesouro Municipal, como previsto na Seo VI do Captulo V. Art. 80 - A impugnao do interessado dever ser apresentada, por escrito, repartio por onde tramitar o processo, j instruda com os

documentos em que se fundamentar, nos prazos fixados no art. 27 e sustar a cobrana do crdito at deciso administrativa final. Pargrafo nico - Durante o prazo de impugnao, o processo permanecer no rgo lanador, onde o interessado ou seu representante dele poder ter vista, sendo, no entanto, vedada a retirada dos autos. Art. 81 - A impugnao dever conter, alm dos requisitos previstos nos arts. 6 e 7, o valor reputado justo ou os elementos que permitam o seu clculo e as diligncias pretendidas, expostos os motivos que as justifiquem. Pargrafo nico - Verificando a autoridade julgadora que a impugnao no preenche os requisitos exigidos, ou que apresenta defeitos ou irregularidades capazes de dificultar o julgamento, determinar que o impugnante a regularize no prazo do art. 27. Art. 82 - A impugnao que versar sobre a parte da imposio tributria implicar pagamento da parte no impugnada. Pargrafo nico - No sendo efetuado o pagamento, no prazo legal, da parte no impugnada, ser promovida a sua cobrana, devendo, quando for o caso, ser formado outro processo com elementos indispensveis instruo desta. Art. 83 - Apresentada a impugnao, o titular do rgo lanador a examinar quanto ao cumprimento dos prazos. Pargrafo nico - Sendo intempestiva a impugnao, a autoridade lanadora declarar a perempo. Art. 84 - A autoridade lanadora levantar a perempo, em carter excepcional, na ocorrncia das seguintes situaes: I - caso fortuito ou fora maior; II - alegao de pagamento anterior ao lanamento, acompanhada do respectivo comprovante; III - erro de fato no lanamento, conforme definido no art. 78, 1. Art. 85 - Se o titular do rgo lanador negar seguimento impugnao por perempta, deste ato caber recurso, com efeito suspensivo, no prazo estipulado no art. 27, I, 3, autoridade julgadora de primeira instncia.

Art. 86 - Apresentada a impugnao, o processo ser encaminhado ao autor do procedimento para que oferea informao fundamentada no prazo de 30 (trinta) dias, prorrogvel por igual perodo mediante autorizao do titular do rgo lanador. Pargrafo nico - No impedimento do autor do procedimento, a informao pode ser prestada por outro servidor igualmente qualificado, mediante designao do titular do rgo lanador. Art. 87 - Ser reaberto o prazo para impugnao se, da realizao da diligncia ou da percia mencionadas no art. 36, resultar alterao da imposio tributria inicial ou do indbito. Art. 88 - No sendo cumprida nem impugnada a imposio tributria inicial, ser declarada a revelia pelo titular do rgo lanador, permanecendo o processo, pelo prazo de 30 (trinta) dias, na repartio, para cobrana amigvel do crdito tributrio. Pargrafo nico - Esgotado esse prazo sem que tenha sido pago o crdito tributrio, o titular do rgo lanador adotar as providncias pertinentes inscrio do crdito em dvida ativa. Art. 89 - O titular do rgo lanador, em parecer fundamentado, poder discordar da imposio tributria no impugnada, submetendo-o autoridade julgadora. Art. 90 - As decises dos litgios tributrios no podero ter como base o emprego da equidade para dispensar a exigncia de tributo e acrscimos moratrios. SEO II Da Primeira Instncia Art. 91 - O litgio ser julgado, em primeira instncia, pelo titular da Coordenadoria de Reviso e Julgamento Tributrios. Art. 92 - Na deciso em que for julgada questo preliminar ser tambm julgado o mrito, salvo quando incompatveis, e dela constar o indeferimento fundamentado do pedido de diligncia ou percia, se for o caso. Art. 93 - A autoridade julgadora formar livremente sua convico, podendo determinar a produo das provas que julgar necessrias nos termos do art. 36. Pargrafo nico - A autoridade julgadora no ficar adstrita ao laudo pericial, podendo formar a sua convico com outros elementos ou fatos provados nos autos.

Art. 94 - A deciso dever ser fundamentada em razes de fato e de direito, contendo, se for o caso, ordem de imposio de multa e de intimao do sujeito passivo. Pargrafo nico - A autoridade julgadora poder decidir com base em parecer elaborado por relator especialmente designado para o feito. Art. 95 - As inexatides materiais devidas a lapso manifesto ou os erros de escrita e de clculo existentes na deciso podero ser corrigidos de ofcio ou a requerimento do interessado. Art. 96 - Encerrada a fase de julgamento, o processo ser encaminhado ao rgo de origem, que cientificar o sujeito passivo da deciso e, quando for o caso, impor a multa e o intimar a cumprir a deciso de primeira instncia no prazo de 30 (trinta) dias. Pargrafo nico - A cincia e a intimao podero ser promovidas na sede do rgo lanador. Art. 97 - Da deciso de primeira instncia no cabe pedido de reconsiderao. SEO III Dos Recursos ao Julgamento de Primeira Instncia Art. 98 - Da deciso de primeira instncia caber recurso ao Conselho de Contribuintes: I - de ofcio; II - voluntrio. Art. 99 - A autoridade julgadora de primeira instncia recorrer de ofcio sempre que a deciso exonerar total ou parcialmente o sujeito passivo do pagamento de crdito tributrio. 1 - O disposto neste artigo no se aplica quando: 1. a reduo decorrer de erro de fato, conforme definido no art. 78, 1. 2. a reduo decorrer de reviso de valor venal de imveis; 3. o cancelamento ou a reduo decorrer de pagamento realizado antes da ao fiscal. 4. tratar-se de infraes obrigaes acessrias. decorrentes do descumprimento de

2 - O recurso de ofcio ter efeito suspensivo e ser interposto mediante declarao na prpria deciso. 3 - No sendo interposto o recurso de ofcio, o servidor que verificar o fato representar autoridade julgadora, por intermdio de seu chefe imediato, no sentido de que seja observada aquela formalidade. 4 - Enquanto no julgado o recurso de ofcio, a deciso no produzir efeito na parte a ele relativa. Art. 100 - Nos casos em que a Representao da Fazenda no Conselho de Contribuintes opine pelo provimento ao recurso de ofcio, ser dada cincia dessa manifestao ao Contribuinte e aberto o prazo de 30 (trinta) dias para apresentao de contrarrazes. Art. 101 - O recurso voluntrio, total ou parcial, com efeito suspensivo, deve ser interposto no prazo definido no art. 27, II, 4 e apresentado no rgo que tenha promovido a cincia ou a intimao previstas no art. 96. Pargrafo nico - O recurso, mesmo perempto, ser encaminhado ao rgo de segunda instncia, que julgar a perempo. Art. 102 - A interposio de recursos no suspende o curso da mora, salvo se realizado o depsito como disciplinado na Seo VI do Captulo V. SEO IV Da Segunda Instncia Art. 103 - O julgamento do processo em segunda instncia compete ao Conselho de Contribuintes do Municpio do Rio de Janeiro e ser feito de acordo com as normas do seu Regimento Interno, aprovado por Resoluo do Secretrio Municipal de Fazenda. Art. 104 - Das decises no unnimes do Conselho de Contribuintes, cabe pedido de reconsiderao, que poder ser interposto, pelo sujeito passivo ou pela Representao da Fazenda, no prazo de 30 (trinta) dias, contado da data da publicao da deciso no Dirio Oficial do Municpio, sendo oferecido o mesmo prazo para a apresentao de contrarrazes. Art. 105 - O julgamento do pedido de reconsiderao ficar restrito parte no unnime da deciso. SEO V Da Instncia Especial

Art. 106 - Das decises finais, no unnimes, caber recurso ao Secretrio Municipal de Fazenda, a ser interposto no prazo de 30 (trinta) dias, contado da publicao do acrdo, sendo oferecido o mesmo prazo para a apresentao de contrarrazes. Pargrafo nico - Na hiptese de recurso da Representao da Fazenda, este s ser obrigatrio quando a deciso recorrida for contrria legislao tributria ou evidncia das provas. Art. 107 - Compete ao Secretrio Municipal de Fazenda, em instncia especial, julgar os recursos de que trata o artigo anterior. Pargrafo nico - Da deciso referida neste artigo no cabe pedido de reconsiderao, nem recurso. Art. 108 Conselho remetido passivo e - Proferida a deciso, o processo ser encaminhado ao de Contribuintes, para conhecimento, e, em seguida , diretamente ao rgo lanador, para cincia do sujeito adoo das medidas cabveis. SEO VI Da Eficcia e Execuo das Decises Art. 109 - Encerra-se o litgio com: I - a deciso definitiva; II - a desistncia da impugnao ou do recurso; III - o pagamento do Auto de Infrao e da Nota ou Notificao de Lanamento; IV - o pedido de parcelamento; V - qualquer ato que importe em reconhecimento da existncia do crdito; VI - a extino do crdito tributrio. 1 - A propositura pelo contribuinte de ao judicial relativa mesma matria objeto do litgio importa desistncia da impugnao ou do recurso interposto na esfera administrativa. 2 - A desistncia de que trata o pargrafo anterior ser declarada pela autoridade ou rgo administrativo competente, ouvida previamente a Procuradoria Geral do Municpio. Art. 110 - So definitivas as decises: confisso de dvida ou

I - de primeira instncia, expirado o prazo para o recurso voluntrio, sem que este tenha sido interposto e no sendo cabvel recurso de ofcio; II - de segunda instncia, de que no caiba recurso ou pedido de reconsiderao ou, se cabveis, quando decorrido o prazo sem sua interposio; III - de instncia especial. Pargrafo nico - So tambm definitivas as decises de primeira e segunda instncias na parte no objeto de recurso voluntrio ou pedido de reconsiderao. Art. 111 - Tornada definitiva a deciso contrria ao sujeito passivo, o processo ser enviado ao rgo de origem para que, conforme o caso, sejam adotadas as seguintes providncias: I - intimao do sujeito passivo para que efetue o pagamento do crdito tributrio em 30 (trinta) dias; II - converso do depsito em receita; III - venda dos ttulos dados em garantia, convertendo-se seu valor em receita. 1 - Nas hipteses dos incisos II e III, quando os valores depositados ou apurados forem superiores ao montante da dvida ser o excesso colocado disposio do sujeito passivo. No caso do inciso III sero deduzidas as despesas com a venda dos ttulos. 2 - Ainda nas hipteses previstas nos incisos II e III, se inferiores os valores depositados ou apurados, ser o devedor intimado a recolher o dbito remanescente no prazo de 30 (trinta) dias. 3 - Esgotados os prazos de pagamento previstos neste artigo, ser imediatamente extrada Nota de Dbito para envio Procuradoria da Dvida Ativa. Art. 112 - Aplica-se o disposto no 3 do artigo anterior aos casos em que no for efetuado o pagamento do crdito nem apresentada impugnao a Auto de Infrao e a Nota ou Notificao de Lanamento. Art. 113 - Com o encaminhamento da Certido de Dvida Ativa para a cobrana executiva cessar a competncia dos demais rgos administrativos para decidir as respectivas questes, cumprindo-lhes

prestar, no entanto, os esclarecimentos pedidos para soluo destas, em juzo ou fora dele. 1 - Inscrita a dvida e encontrando-se o dbito ainda em cobrana amigvel, a autoridade administrativa competente tomando conhecimento de fatos novos, que, na forma da lei, impliquem a reviso do lanamento que deu origem inscrio, notificar dessa circunstncia Procuradoria da Dvida Ativa nos autos originais, para fins de suspenso do ajuizamento e cobrana executiva, at deciso final sobre a questo suscitada. 2 - A reviso de que trata o pargrafo anterior ser procedida de acordo com as disposies que regem o processo de ofcio, resguardado ao sujeito passivo o direito de defesa, limitado este, exclusivamente, matria ensejadora da reviso procedida. SEO VII Da Impugnao do Valor Venal de Imveis Art. 114 - O processo de reviso do valor venal de imvel, para os efeitos do Imposto sobre a Transmisso de Bens Imveis e do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, ser desenvolvido na forma desta Seo, sem prejuzo da aplicao das demais normas que regulamentam este Captulo. Pargrafo nico - No integram o processo de que trata esta Seo expedientes que objetivem a alterao do valor venal de imvel, como decorrncia da reviso dos respectivos elementos cadastrais de que trata a Seo IV do Captulo V. Art. 115 - O processo de reviso do valor venal de imvel inicia-se com petio protocolada pelo sujeito passivo ou seu representante habilitado, em face da cincia de Nota ou Notificao de Lanamento e do Auto de Infrao. Art. 116 - A petio ser instruda com as informaes necessrias perfeita identificao do imvel, observado o disposto na Seo III do Captulo I e no art. 35 e ser apresentada no rgo lanador do tributo. Pargrafo nico - Da petio constar declarao ratificando ou retificando os elementos cadastrais do imvel. No caso de divergncias entre os elementos cadastrais e os constantes dos autos, estas sero sanadas antes do prosseguimento do feito. Art. 117 - Impugnado o valor venal do imvel, o processo ser encaminhado Diviso de Avaliao da Coordenadoria do Imposto sobre a Transmisso de Bens Imveis ou Diviso Tcnica da

Coordenadoria do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, conforme o caso. Art. 118 - Compete ao Diretor da Diviso de Avaliao ou ao Diretor da Diviso Tcnica, conforme o caso: I - instruir os autos para julgamento em primeira administrativa; instncia

II - prestar informaes aos rgos julgadores das demais instncias no que tange ao valor venal de imvel. Pargrafo nico - Nas promoes em processo que visem a instruo de julgamentos de segunda instncia, o Fiscal de Rendas dever ser diverso do que se manifestou por ocasio do julgamento de primeira instncia. CAPTULO IV Do Procedimento Normativo SEO I Da Consulta Art. 119 - A consulta sobre interpretao e aplicao da legislao tributria municipal facultada a: I - todo aquele que tiver legtimo interesse na situao objeto da consulta, II - aos rgos de classe representantes de categorias econmicas ou profissionais; Art. 120 - A consulta formulada pelos rgos de classe representantes de categorias econmicas ou profissionais, visando orientao a ser adotada por seus representados, alcana todos os que nela estejam identificados, para os efeitos referidos nos arts. 124 e 129. 1 - O disposto neste artigo no se aplica aos associados que, na data da apresentao da consulta, estejam submetidos ao fiscal. 2 - Devero constar dos autos, antes de a deciso ser proferida, o instrumento de representao dos associados, atribuindo poderes especficos ao rgo consulente. Art. 121 - A resposta consulta formulada por rgos de classe representantes de categorias econmicas ou profissionais, em nome

de seus representados, fica condicionada aprovao do Secretrio Municipal de Fazenda. Art. 122 - A consulta ser formulada por escrito, observado, no que couber, o disposto na Seo III do Capitulo I, e ser apresentada ao rgo incumbido de administrar o tributo que informar se existe procedimento fiscal em curso ou lavratura de Auto de Infrao, relativos matria objeto da consulta. Art. 123 - A consulta dever versar, apenas, sobre as dvidas ou circunstncias atinentes situao do consulente e ser formulada de forma objetiva, clara e precisa, indicando se versa sobre hiptese em relao qual j ocorreu o fato gerador da obrigao tributria e, em caso positivo, a data da sua ocorrncia. Art. 124 - A consulta regularmente formulada impede: I - a ocorrncia da mora em relao matria sobre a qual se pede a interpretao da norma aplicvel; II - at o trmino do prazo fixado na resposta definitiva, o incio de qualquer procedimento fiscal destinado apurao de faltas relacionadas com a matria consultada. 1 - O impedimento a que se refere o inciso I no produz efeitos relativamente ao tributo retido na fonte e ao devido sobre as demais operaes realizadas. 2 - A consulta formulada sobre matria relativa a obrigao tributria principal, apresentada aps o prazo previsto para o pagamento do tributo a que se referir no elide, se considerado este devido, a incidncia dos acrscimos legais. Art. 125 - A consulta no produzir qualquer efeito e ser indeferida de plano, pela autoridade definida no art. 126, quando: I - no descrever, completa ou exatamente, a hiptese a que se referir, ou no contiver os elementos necessrios sua soluo. II - formulada por quem tiver sido intimado a cumprir obrigao relativa ao fato objeto da consulta; III - formulada por quem estiver sob procedimento fiscal iniciado para apurar fatos que se relacionem com a matria consultada; IV - formulada aps a lavratura de Auto de Infrao ou de Nota ou Notificao de Lanamento, cujos fundamentos se relacionem com a matria objeto da consulta;

V - manifestamente protelatria; VI - o fato houver sido objeto de deciso anterior, ainda no modificada, proferida em consulta ou litgio em que tenha sido parte o consulente; VII - o fato estiver disciplinado em ato normativo, publicado antes de sua apresentao; VIII - o fato estiver definido em disposio literal de lei; IX - o fato estiver definido como crime ou contraveno penal; Pargrafo nico - Nas hipteses previstas neste artigo sero aplicados todos os acrscimos moratrios, como se inexistisse a consulta. Art. 126 - Compete ao Diretor da Diviso de Consultas Tributrias da Coordenadoria de Consultas e Estudos Tributrios proferir deciso nos processos de consulta sobre matria tributria. Art. 127 - Da deciso a que se refere o artigo anterior caber recurso ao Coordenador da Coordenadoria de Consultas e Estudos Tributrios, com efeito suspensivo, no prazo de 30 (trinta) dias contados da data em que o consulente tomar cincia da deciso. 1 - O efeito suspensivo de que trata este artigo no se aplica ao curso da mora, salvo se realizado o depsito previsto na Seo VI do Captulo V. 2 - No caber pedido de reconsiderao nem recurso da deciso do Coordenador da Coordenadoria de Consultas e Estudos Tributrios. Art. 128 - So definitivas as solues dadas s consultas: I - pelo Diretor da Diviso de Consultas Tributrias, expirado o prazo para o recurso sem que este haja sido interposto; II - pelo Coordenador da Coordenadoria de Consultas e Estudos Tributrios; III - pelo Secretrio Municipal de Fazenda, nos casos previstos no art. 121. Art. 129 - Cientificado da deciso, o sujeito passivo dever adotar o procedimento por ela determinado, no prazo de 30 (trinta) dias contados da cincia, excetuada a hiptese em que o cumprimento da deciso dependa da lavratura de Nota ou Notificao de Lanamento,

quando o prazo ser definido na legislao do tributo, contado da cincia do lanamento. 1 - O no cumprimento da resposta definitiva sujeitar o consulente s penalidades cabveis mediante a lavratura de Auto de Infrao. 2 - O tributo considerado devido em virtude de deciso proferida em processo de consulta no sofrer a incidncia de mora, se pago at o trmino do prazo fixado na resposta dada pela autoridade referida no art. 128, I. 3 - O disposto no pargrafo anterior no se aplica consulta formulada aps o prazo previsto para pagamento do tributo. Art. 130 - Decorrido o prazo a que se refere o art. 129 e no tendo o consulente procedido de acordo com os termos da resposta, ficar ele sujeito: I - ao pagamento do tributo com acrscimos moratrios; II - autuao, se houver incio de procedimento fiscal. Pargrafo nico - Esgotado o perodo assinalado para cumprimento da soluo dada, os prazos sero contados como se no tivesse havido consulta. Art. 131 - A orientao dada pelo rgo competente poder ser modificada: I - por outro ato dele emanado; II - por ato normativo, expedido na forma do art. 133. 1 - Alterada a orientao, esta s produzir efeito a partir do 31 (trigsimo primeiro) dia seguinte ao da cincia do interessado ou a partir do incio da vigncia do ato normativo. 2 - Os efeitos da mudana de orientao dada s consultas formuladas nos termos do art. 120 sero produzidos a partir do 31 (trigsimo primeiro) dia seguinte ao da cincia do rgo de classe ou a partir do incio da vigncia do ato normativo. SEO II Do Reconhecimento de Iseno, de Imunidade e de No Incidncia

Art. 132 - Ao procedimento que versar sobre reconhecimento de iseno, imunidade ou no incidncia aplica-se o disposto na Seo I deste Captulo. Pargrafo nico - A existncia de Nota ou Notificao de Lanamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, Taxa de Coleta do Lixo e Limpeza Pblica e Taxa de Iluminao Pblica no obsta o exame dos pedidos de reconhecimento de que trata esta Seo. SEO III Da Normatividade das Decises Art. 133 - A interpretao e a aplicao da legislao tributria sero, sempre que possvel, definidas em instruo normativa elaborada pela Coordenadoria de Consultas e Estudos Tributrios e aprovada pelo Secretrio Municipal de Fazenda. Art. 134 - Os rgos da administrao fazendria, em caso de dvida quanto interpretao e aplicao da legislao tributria, devero solicitar a instruo normativa a que alude o artigo anterior. CAPTULO V Dos Procedimentos Especiais SEO I Da Reviso de Estimativa do ISS Art. 135 - O contribuinte submetido ao regime de estimativa da base de clculo do ISS poder solicitar reviso da respectiva Portaria ou ato equivalente, no prazo de 30 (trinta) dias, contado da data em que tiver cincia do ato. 1 - O pedido de reviso de que trata este artigo ser decidido pelo Diretor da Diviso de Fiscalizao a que estiver afeto o contribuinte. 2 - O pedido de que trata o 1 no ter efeito suspensivo e mencionar, obrigatoriamente, o valor que o contribuinte reputar justo, assim como os elementos para sua aferio. 3 - Julgado procedente o pedido de reviso, a diferena a maior, recolhida na pendncia da deciso, ser aproveitada nos pagamentos seguintes ou restituda ao contribuinte, se for o caso. Art. 136 - Da deciso relativa ao pedido de reviso de Portaria de Estimativa, o contribuinte poder interpor recurso ao Coordenador da Coordenadoria do ISS, IVVC e Taxas, no prazo de 30 (trinta) dias, contado da cincia da deciso recorrida.

Pargrafo nico - So definitivas as decises proferidas em grau de recurso pela autoridade referida neste artigo. Art. 137 - O titular do rgo lanador do tributo poder rever de ofcio a estimativa mediante procedimento regular onde constem os elementos que fundamentam a apurao do valor da base de clculo estimada. SEO II Da Restituio do Indbito Tributrio Art. 138 - A quantia recolhida indevidamente aos cofres municipais em pagamento de crdito tributrio considerada indbito. Art. 139 - O sujeito passivo tem direito, independentemente de prvio protesto, restituio total ou parcial do indbito, seja qual for a modalidade do seu pagamento, nos seguintes casos: I - cobrana ou pagamento espontneo de tributo indevido ou maior do que o devido, face legislao tributria aplicvel, ou da natureza ou circunstncias materiais do fato gerador efetivamente ocorrido; II - erro na identificao do sujeito passivo, na determinao da alquota aplicvel, no clculo do montante do dbito ou na elaborao ou conferncia de qualquer documento relativo ao pagamento; III - reforma, condenatria; anulao, revogao ou resciso de deciso

IV - pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana incidente sobre imvel total ou parcialmente desapropriado, proporcionalmente rea objeto da desapropriao, relativo ao perodo compreendido entre o exerccio seguinte ao do ato declaratrio de utilidade pblica e o da efetivao da desapropriao. 1 - A restituio total ou parcial do tributo d lugar restituio, na mesma proporo, dos acrscimos legais, salvo os referentes a infrao de carter formal no prejudicadas pela causa da restituio. 2 - No so restituveis os crditos tributrios recolhidos antes da vigncia da lei que os remitir, conceder moratria ou excluir a penalidade. Art. 140 - O direito de pleitear a restituio extingue-se com o decurso do prazo de 5 (cinco) anos, contado: I - nas hipteses dos incisos I e II do art. 139, da data da extino do crdito tributrio;

II - na hiptese do inciso III do art. 139, da data em que se tornar definitiva a deciso administrativa ou passar em julgado a deciso que tenha reformado, anulado, revogado ou rescindido a deciso condenatria. Pargrafo nico - No caso de indbito decorrente de pagamento dividido em cotas, o prazo para o exerccio do direito de que trata o inciso I ser contado a partir da data de recolhimento de cada cota. Art. 141 - Prescreve em 5 (cinco) anos o direito restituio quando o interessado no providenciar o seu recebimento, contado o prazo da cincia do despacho que autorizar o pagamento ao requerente da quantia indevida. Pargrafo nico - Considera-se cientificado o requerente na data da publicao do despacho a que se refere o caput. Art. 142 - Nos casos em que o sujeito passivo tenha direito restituio, ficar a importncia a ser restituda sujeita ao disposto no art. 192 da Lei n 691/84. Art. 143 - A restituio de indbitos fiscais far-se- a requerimento do interessado ou de ofcio, mediante procedimento regulamentado por ato do Secretrio Municipal de Fazenda, que tramitar com prioridade. Art. 144 - O procedimento ter origem no rgo encarregado de controlar a arrecadao do tributo. Art. 145 - A petio ser elaborada em conformidade com o disposto na Seo III do Captulo I e ser apresentada com os originais dos respectivos comprovantes de pagamento, discriminando o valor cuja restituio se pleiteia. Pargrafo nico - Em caso de extravio do comprovante de pagamento, o interessado juntar a certido expedida pelo rgo encarregado do controle do crdito tributrio, em que se ateste a entrada em receita e o montante recolhido. Art. 146 - A restituio de tributos que comportem por sua natureza, transferncia do respectivo encargo financeiro, somente ser feita a quem prove haver assumido o referido encargo, ou, no caso de t-lo transferido a terceiro, estar por este expressamente autorizado a receb-la. Art. 147 - Do procedimento de restituio de indbito constaro, obrigatoriamente, as seguintes informaes:

I - a legitimidade do requerente; II - a base ou fundamento legal ou regulamentar da restituio; III - a data da entrada em receita do indbito tributrio a restituir; IV - as quantias efetivamente arrecadadas em confronto com as realmente devidas; V - a quantia a restituir, discriminada, se for o caso, pela natureza do crdito tributrio; VI - a anotao do pedido de restituio nos registros informatizados da repartio controladora do crdito tributrio; VII - a lavratura, no comprovante de pagamento indevido, da seguinte apostila, firmada, conferida e visada por servidores responsveis do rgo fiscalizador do crdito tributrio correspondente: "Informado no processo n _____ pedido de restituio da importncia de _____ (em algarismos e por extenso)"; VIII - a existncia ou no de processo de ofcio. Pargrafo nico - Em se tratando de restituio de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, Taxa de Coleta do Lixo e Limpeza Pblica e Taxa de Iluminao Pblica, em substituio ao disposto no inciso VII, poder ser emitida Certido de Valores Restitudos. Art. 148 - Compete ao Diretor da Diviso de Avaliao da Coordenadoria do Imposto sobre a Transmisso de Bens Imveis ou ao Diretor da Diviso Tcnica da Coordenadoria do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana instruir os autos para deciso sobre a restituio de indbitos quando o pleito tiver por fundamento alegao de erro no valor venal do imvel. Art. 149 - Compete ao Diretor da Diviso de Fiscalizao decidir quanto aos pedidos de restituio de indbito, com recurso de ofcio ao Coordenador do respectivo tributo, nos casos de deferimento de restituio de valor superior a 7.524 (sete mil, quinhentos e vinte e quatro) Unidades Fiscais de Referncia - UFIR. Art. 150 - O comprovante de pagamento, devidamente apostilado, ser devolvido ao interessado, aps efetivada a restituio. Pargrafo nico - Em se tratando de restituio de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, Taxa de Coleta do Lixo e Limpeza Pblica e Taxa de Iluminao Pblica, junto com o

comprovante de pagamento ser entregue a Certido de Valores Restitudos, se for o caso. Art. 151 - O procedimento de restituio de ofcio ser instaurado mediante representao de funcionrio competente para lanar o tributo, devendo dele constar, obrigatoriamente, as informaes referidas no art. 147, II, III, IV, V e VI. Art. 152 - No procedimento de ofcio, reconhecido pela autoridade competente o direito restituio, o interessado ser notificado para apresentar o comprovante de pagamento. Pargrafo nico - Apresentado o comprovante, proceder-se- a apostila prevista no inciso VII do art. 147, prosseguindo-se de acordo com o rito estabelecido para os procedimentos iniciados a pedido do interessado. Art. 153 - assegurado ao sujeito passivo o direito de apresentar impugnao ao indeferimento do pedido de restituio, no prazo previsto no art. 27, II, 3, instaurando o litgio tributrio. Pargrafo nico - Apresentada a impugnao, o processo de restituio ser regido, no que for aplicvel, pelas normas estabelecidas no Captulo III. Art. 154 - Tornada definitiva a deciso que reconhecer a existncia do indbito, o processo ser encaminhado ao rgo de controle oramentrio e contbil nos casos de restituio em espcie. Pargrafo nico - Em se tratando de Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, Taxa de Coleta do Lixo e Limpeza Pblica e Taxa de Iluminao Pblica, os valores a serem restitudos podero ser convertidos em crdito para o exerccio seguinte ao do seu deferimento, no podendo haver apropriao para mais de um exerccio. SEO III Da Utilizao de Indbitos para Amortizao de Crditos Tributrios Art. 155 - At o limite de 7.524 (sete mil, quinhentos e vinte e quatro) UFIR, os contribuintes do Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza podero lanar, em seus livros fiscais, para fins de amortizao de dbitos futuros, os pagamentos realizados indevidamente, comprovados atravs de guias devidamente autenticadas pela rede bancria arrecadadora, para posterior exame da Fiscalizao, desde que:

I - o indbito se fundamente nas hipteses previstas no art. 139, I ou II; II - haja autorizao do usurio ou consumidor, outorgando poderes ao sujeito passivo para pleitear devoluo do valor pago indevidamente, nos casos em que o nus tributrio tenha sido repassado, conforme dispe o art. 146; III - a entrada em receita dos valores pagos seja confirmada mediante Certido expedida pela Coordenadoria dos Tributos referidos no caput deste artigo; IV - a amortizao se refira ao mesmo tributo em relao ao qual o contribuinte tenha realizado o pagamento indevido; V - haja observncia do prazo de 5 (cinco) anos, contado da data do pagamento indevido, para sua utilizao na amortizao de crditos tributrios, em cumprimento ao disposto no art. 140. 1 - O contribuinte que utilizar essa faculdade dever manter, disposio da fiscalizao do Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza, toda a documentao fiscal e contbil comprobatria da ocorrncia do indbito, pelo prazo de 5 (cinco) anos, contados a partir da utilizao do indbito, bem como observar as disposies constantes do Regulamento do tributo, quanto a essa matria. 2 - Os valores do indbito devero ser quantificados: I - em UNIF pelo valor dessa unidade no dia do pagamento, se ocorrido at 31.12.95 e convertidos em UFIR com base na equivalncia estabelecida no art. 2 do Decreto n 14.489, de 28.12.95; 3 - O contribuinte que, no curso da ao fiscal, no apresentar os elementos fiscais e contbeis comprobatrios do indbito j utilizado, ficar sujeito ao pagamento do imposto com todos os encargos legais, inclusive multa penal. Art. 156 - As situaes no previstas nesta Seo, relativamente amortizao de indbitos, devero ser objeto de petio fundamentada do contribuinte, dirigida ao Diretor da Diviso de Fiscalizao do correspondente tributo a que estiver vinculado. Art. 157 - No curso da ao fiscal, quando verificada a existncia de indbito e de crdito relativos aos impostos de que trata o art. 155, o Fiscal de Rendas encarregado do procedimento efetuar a amortizao dos valores apurados.

1 - Quando o saldo for favorvel Fazenda Pblica, o crdito ser lanado mediante Auto de Infrao. 2 - Quando o saldo for favorvel ao sujeito passivo, dever ser lavrado termo no Registro de Utilizao de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrncia - RUDFTO, consignando o valor apurado, que poder ser amortizado pelo contribuinte, na forma prevista no art. 155. 3 - Na hiptese deste artigo, no se aplica o limite previsto no caput do art. 155. Art. 158 - Quando verificada a existncia de indbitos e crditos tributrios relativos ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana e demais tributos com ele cobrados em conjunto, o Fiscal de Rendas encarregado do procedimento administrativo efetuar a amortizao dos valores apurados. Pargrafo nico - A amortizao de que trata este artigo ser efetivada com referncia a quaisquer desses tributos, de forma global ou individual e em relao a um mesmo ou a outro exerccio. SEO IV Da Reviso de Elementos Cadastrais de Imveis Art. 159 - O procedimento administrativo de reviso de elementos cadastrais de imveis para os efeitos do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, da Taxa de Coleta do Lixo e Limpeza Pblica e da Taxa de Iluminao Pblica ser desenvolvido na forma desta Seo. 1 - No so passveis de reviso de acordo com o procedimento traado nesta Seo os valores atribudos em lei ao valor unitrio padro residencial (VR), ao valor unitrio padro no residencial (VC) e ao valor unitrio padro territorial (Vo), bem como os ndices atribudos aos fatores de correo previstos na legislao tributria. 2 - A existncia de Nota ou Notificao de Lanamento e Auto de Infrao bem como o pagamento total ou parcial dos tributos no obstam a reviso prevista nesta Seo. Art. 160 - O procedimento para reviso de dados cadastrais de imvel inicia-se de ofcio ou por petio apresentada ao rgo responsvel pela administrao do tributo. Art. 161 - O pedido de reviso de dados cadastrais suspende a exigibilidade do crdito, mas no afasta a incidncia de acrscimos moratrios sobre o tributo devido.

Art. 162 - Compete aos Diretores das Divises de Fiscalizao da Coordenadoria do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana decidir quanto aos pedidos de reviso de elementos cadastrais. Pargrafo nico - Apurada diferena entre o valor do tributo lanado e o realmente devido, o lanamento ser revisto considerando-se as parcelas j pagas, se for o caso. Art. 163 - Da deciso a que se refere o artigo anterior caber recurso ao Coordenador da Coordenadoria do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, no prazo de 30 (trinta) dias contados da data em que o contribuinte tomar cincia da deciso. Art. 164 - No caber pedido de reconsiderao nem recurso da deciso do Coordenador da Coordenadoria do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana. SEO V Da Reviso do Valor Venal de Imveis em Procedimento No Litigioso Art. 165 - O procedimento administrativo de reviso do valor venal de imvel, para os efeitos do Imposto sobre a Transmisso de Bens Imveis, em face dos clculos para pagamento antecipado do tributo, ser desenvolvido na forma desta Seo, sem prejuzo da aplicao das demais normas deste Decreto. 1 - No integram o procedimento de que trata esta Seo os expedientes que objetivem a alterao do valor venal de imvel, como decorrncia da reviso dos respectivos elementos cadastrais que sejam parte dos critrios tcnico-legais de sua definio. 2 - Consideram-se critrios tcnico-legais os que, decorrentes da simples aplicao de disposies integrantes de atos administrativos, orientaram a indicao do valor venal do imvel originalmente fixado. Art. 166 - O procedimento para reviso do valor venal de imvel inicia-se atravs de petio protocolada aps cincia da base de clculo do Imposto sobre a Transmisso de Bens Imveis. 1 - O pedido de reviso dever ser apresentado dentro do prazo para pagamento do imposto constante da guia emitida. 2 - A petio instruda com as informaes necessrias perfeita identificao do imvel, e observado o disposto no pargrafo nico do art. 116, ser apresentada no rgo responsvel pela administrao do tributo.

Art. 167 - Protocolado o pedido, ser o expediente encaminhado Diviso de Avaliao da Coordenadoria do Imposto sobre a Transmisso de Bens Imveis. Art. 168 - Compete ao Diretor da Diviso de Avaliao decidir sobre a reviso do valor venal do imvel constante da guia emitida. Art. 169 - Da deciso do Diretor da Diviso de Avaliao que indeferir, total ou parcialmente, pedido de reviso de valor venal do imvel caber recurso ao Coordenador da Coordenadoria do Imposto sobre a Transmisso de Bens Imveis, no prazo de 30 (trinta) dias. 1 - Da deciso do Diretor da Diviso de Avaliao que reduzir o valor venal fixado na guia de recolhimento ser interposto recurso de ofcio ao Coordenador da Coordenadoria do Imposto sobre a Transmisso de Bens Imveis. 2 - Da deciso do Coordenador da Coordenadoria do Imposto sobre a Transmisso de Bens Imveis no cabe pedido de reconsiderao ou recurso. Art. 170 - No sendo contraditada a deciso do Diretor da Diviso de Avaliao ou aps a deciso do Coordenador quanto a recurso interposto, ser o expediente encaminhado ao rgo competente para prosseguir na cobrana ou expedir nova guia de recolhimento. SEO VI Do Depsito Administrativo Art. 171 - O sujeito passivo poder proceder ao depsito total ou parcial do crdito tributrio impugnado, administrativa ou judicialmente, ou referente questo tributria sob exame em procedimento de consulta, pedido de reconhecimento de imunidade, no incidncia ou iseno. 1 - O depsito tambm ser admitido se, em requerimento apresentado na Diviso de Fiscalizao que administra o tributo, o contribuinte declarar que impugnar judicialmente a legitimidade de crdito tributrio no prazo de 30 (trinta) dias contados da data em que efetuar o depsito. 2 - O depsito ser efetuado na Superintendncia do Tesouro Municipal da Secretaria Municipal de Fazenda. 3 - O valor do crdito tributrio depositado no ficar sujeito a atualizao, mora ou multa, at o limite desse depsito.

Art. 172 - O depsito integral do crdito tributrio suspende sua exigibilidade. Pargrafo nico - Na hiptese do 1 do artigo anterior, o depsito prvio no suspender a exigibilidade do crdito tributrio se o contribuinte no ajuizar a ao no trintdio subsequente, ficando o valor depositado, devidamente atualizado, sua disposio. Art. 173 - Quando a lei estabelecer a possibilidade de o tributo ser pago em quotas, o depsito de cada uma delas at a data de seu vencimento suspende a exigibilidade do crdito desde que as demais parcelas sejam tambm depositadas tempestivamente. Art. 174 - Em se tratando de crdito tributrio objeto de impugnao administrativa, o contribuinte dever dirigir-se Superintendncia do Tesouro Municipal com os seguintes documentos: I - no caso do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, Taxa de Coleta do Lixo e Limpeza Pblica e Taxa de Iluminao Pblica: documento expedido pela Diviso de Fiscalizao responsvel pela administrao do tributo, em que conste o valor do crdito; II - no caso dos demais tributos: memorando expedido pela Diviso de Fiscalizao responsvel pela administrao do tributo autorizando o depsito. Pargrafo nico - O memorando referido no inciso II deste artigo ter validade de 72 (setenta e duas) horas, prazo dentro do qual o depsito dever ser efetivado. Art. 175 - Em se tratando de depsito referente a crdito tributrio cuja legitimidade esteja sendo discutida judicialmente, para obteno dos documentos constantes dos incisos I e II do artigo anterior, dever ser apresentada cpia da petio inicial com o comprovante do protocolo no Poder Judicirio. Pargrafo nico - O requerimento do depsito, acompanhado da cpia da petio inicial protocolada no Poder Judicirio, constituir a inicial do procedimento administrativo atravs do qual se controlaro os efeitos do depsito. Art. 176 - Na hiptese do art. 171, 1, para obteno dos documentos de que tratam os incisos I e II do artigo 174, a declarao ali referida dever ser apresentada Diviso de Fiscalizao responsvel pela administrao do tributo.

Pargrafo nico - O requerimento referido no art. 171, 1 deste Decreto constituir a inicial do procedimento administrativo atravs do qual se controlaro os efeitos do depsito. Art. 177 - Quando o depsito anteceder o ingresso em juzo, no prazo de 5 (cinco) dias contados da data em que a petio inicial houver sido protocolada no Poder Judicirio, o sujeito passivo dever apresentar cpia desse documento Diviso de Fiscalizao responsvel pela administrao do tributo. Pargrafo nico - Decorridos 40 (quarenta) dias da efetivao do depsito sem que tenha sido feita essa apresentao, presumir-se- que o sujeito passivo desistiu da propositura da ao, caso em que o valor depositado, quantificado em UFIR poca do depsito, ficar sua disposio e a Administrao Fazendria prosseguir na adoo das medidas tendentes cobrana do crdito tributrio. Art. 178 - O depsito poder ser levantado a qualquer momento pela simples manifestao de vontade do depositante. Pargrafo nico - A importncia depositada dever ser devolvida ao contribuinte no prazo de 15 (quinze) dias, contados da data em que for requerida a devoluo. Art. 179 - A converso do depsito em receita dever ser autorizada expressamente pelo contribuinte que, neste ato, juntar ao procedimento o recibo original do depsito. Art. 180 - Decorridos 30 (trinta) dias da cincia da deciso administrativa definitiva sem a autorizao de que trata o artigo anterior, o valor quantificado em UFIR poca do depsito, ficar disposio do sujeito passivo e a cobrana do crdito prosseguir como se o depsito no tivesse sido realizado. Pargrafo nico - Aplica-se o disposto no caput se, decorridos 30 (trinta) dias do trnsito em julgado da deciso judicial, o sujeito passivo no autorizar a converso do valor depositado em receita, exceto se naquela j houver sido determinada a converso. Art. 181 - Autorizada a converso, a Diviso de Fiscalizao competente calcular o valor do tributo devido e emitir o documento de arrecadao, informando, ainda, se for o caso, o valor a ser devolvido ao contribuinte. Art. 182 - A Superintendncia do Tesouro Municipal emitir cheque no valor correspondente converso e providenciar sua quitao, entregando ao contribuinte o documento de arrecadao

devidamente autenticado ou quando for o caso, o correspondente ao valor a ser devolvido ao contribuinte. SEO VII Disposies Finais Art. 183 - Na organizao, autuao, encaminhamento e controle dos procedimentos e processos sero observadas as normas relativas ao processo administrativo em geral, no que no conflitarem com as disposies deste Decreto. Art. 184 - Na ausncia de disposio expressa, aplicam-se subsidiariamente ao procedimento e ao processo administrativotributrios as normas de Direito Processual. Art. 185 - Os procedimentos de remisso e de parcelamento de dbitos tributrios sero objeto de legislao especfica, sem prejuzo das disposies de carter geral deste Decreto, que lhe forem aplicveis.6 Art. 186 - O Secretrio Municipal de Fazenda poder avocar e decidir qualquer questo objeto de procedimento ou processo administrativotributrio. Art. 187 - O Secretrio e os titulares dos rgos da Secretaria Municipal de Fazenda, no mbito de suas atribuies, podero baixar os atos necessrios ao cumprimento deste Decreto. Art. 188 - Fica estabelecida em valor correspondente a 129,46 UFIR a gratificao de que trata o art. 247 da Lei n 691/84. Art. 189 - As disposies deste Decreto aplicam-se, desde logo, aos procedimentos e processos pendentes, sem prejuzo da validade dos atos praticados na vigncia da legislao anterior. Art. 190 - Este Decreto entrar em vigor na data da sua publicao, revogadas as disposies em contrrio, em especial o Decreto n 2.979/81. Rio de Janeiro, 29 de fevereiro de 1996.

You might also like