You are on page 1of 4

Liberalizao do Sector

O processo de liberalizao dos sectores elctricos da maior parte dos pases europeus foi efectuado de forma faseada, tendo comeado por incluir os clientes de maiores consumos e nveis de tenso mais elevados. Em Portugal foi seguida uma metodologia idntica, tendo a abertura de mercado sido efectuada de forma progressiva entre 1995 e 2006. Desde 4 de Setembro de 2006 todos os consumidores em Portugal continental podem escolher o seu fornecedor de energia elctrica. Esta data antecipa o cumprimento da Directiva n. 2003/54/CE, que estabelece que a partir de 1 de Julho de 2007 todos os clientes de energia elctrica podero escolher livremente o seu fornecedor de energia elctrica. Associada liberalizao e construo do mercado interno de electricidade est um esperado aumento da concorrncia, com reflexos ao nvel dos preos e da melhoria da qualidade de servio, a que dever corresponder uma maior satisfao dos consumidores de energia elctrica.

Escolha de Comercializador

Com a abertura total do mercado, todos os consumidores tm direito a escolher o seu comercializador de energia elctrica. Para efeitos da escolha do comercializador, so consideradas as seguintes modalidades de contratao de energia elctrica: a) Celebrao de contrato de fornecimento de energia elctrica com comercializadores, no mercado liberalizado. b) Celebrao de contrato de fornecimento de energia elctrica com comercializadores de ltimo recurso. c) Contratao de energia elctrica nos mercados organizados ou atravs de contratao bilateral, no caso de clientes com estatuto de agente de mercado. A gesto do processo de mudana de comercializador est atribuda ao operador da rede de distribuio em MT e AT (EDP Distribuio), sendo os procedimentos e os prazos de mudana de comercializador aprovados pela ERSE. Os clientes tm o direito a mudar de comercializador de electricidade at 4 vezes em cada perodo de 12 meses consecutivos, no podendo ser exigido o pagamento de qualquer encargo pela mudana de comercializador. A actividade de comercializador de ltimo recurso regulada e as tarifas e preos praticados pelos comercializadores de ltimo recurso so aprovados pela ERSE. Os comercializadores so entidades que exercem a actividade nos termos da licena ou registo atribudos pela Direco Geral de Energia e Geologia. Os preos praticados pelos comercializadores so livres. Os clientes que optem por ser abastecidos no mercado liberalizado podem posteriormente optar por contratar o fornecimento de electricidade com o comercializador de ltimo recurso. Passos para escolher o comercializador de electricidade A liberalizao do mercado elctrico representa novas oportunidades de contratar o fornecimento de electricidade, exigindo, em contrapartida, uma maior necessidade de informao por parte dos consumidores para poderem efectuar escolhas conscientes e informadas que correspondam aos seus interesses. A escolha de um novo comercializador de electricidade deve incluir os seguintes passos:

o o

Consultar os vrios comercializadores que actuam no mercado liberalizado. Comparar as propostas de fornecimento recebidas e verificar qual a oferta globalmente mais vantajosa de acordo com os critrios do cliente (preos, periodicidade de facturao, condies de

pagamento, qualidade comercial, servios oferecidos, condies gerais e particulares dos contratos, durao e condies de denncia dos contratos, etc.), tendo tambm em considerao as condies oferecidas pelo comercializador de electricidade actual.

Uma vez escolhido o novo comercializador de energia elctrica e celebrado o contrato de fornecimento, o novo comercializador tratar de todos os procedimentos necessrios mudana de comercializador. A ERSE disponibiliza informao que o pode ajudar no processo de seleco do novo comercializador. Nesta pgina pode consultar os seguintes documentos:

o o

Folheto Informativo sobre Mudana de Fornecedor Guia do Consumidor de Electricidade no Mercado Liberalizado A ERSE disponibiliza igualmente um simulador que permite aos consumidores simular o valor anual das facturas de electricidade, tendo por base a informao sobre os seus consumos e as ofertas de preos dos comercializadores em regime de mercado.

Preos de Electricidade em 2011

Escolha de comercializador de electricidade


O processo de liberalizao do sector elctrico em Portugal Continental seguiu uma metodologia idntica da maior parte dos pases europeus, tendo a abertura de mercado sido efectuada de forma progressiva, tendo comeado por incluir os clientes de maiores consumos e nveis de tenso mais elevados.

o o

A abertura do mercado iniciou-se em 1995, para os grandes consumidores industriais, tendo sido sucessivamente alargada a todos os consumidores em muito alta, alta, mdia e baixa tenso especial (potncia contratada superior a 41,4 kW). Em 4 de Setembro de 2006 concretiza-se a ltima etapa da liberalizao do mercado de electricidade, a partir da qual a totalidade dos cerca de 6 milhes de clientes passaram a poder escolher o seu fornecedor de energia elctrica. Actualmente em Portugal Continental coexiste em simultneo o Mercado Livre e o Mercado Regulado, podendo assim todos os clientes negociar os seus contratos de energia com um comercializador no Mercado Livre ou permanecer no Mercado Regulado e pagar as tarifas de ltimo recurso. Nas Regies Autnomas da Madeira e dos Aores os clientes no tm a opo de escolha de fornecedor, sendo fornecidos pelos respectivos distribuidores locais de electricidade.

Para efeitos da escolha do fornecedor, so consideradas as seguintes modalidades de contratao de energia elctrica: o
no Mercado; Celebrao de contrato de fornecimento de energia elctrica com Comercializadores livres, Celebrao de contrato de fornecimento de energia elctrica com Comercializadores de ltimo Recurso; Contratao de energia elctrica nos mercados organizados ou atravs de contratao bilateral, no caso de clientes com estatuto de agente de ofertas. Mais informao sobre a escolha de Comercializador

o o

Preos e tarifas de electricidade


Com a abertura total do mercado de electricidade, todos os clientes tm direito a escolher o seu comercializador de energia elctrica. Os preos de electricidade que cada cliente ir pagar dependem dessa escolha.

Quero escolher um comercializador de electricidade no Mercado Livre o o o


Comercializadores livres que posso escolher no Mercado livre Os preos praticados no Mercado Livre so determinados por cada comercializador e negociados individualmente com cada cliente. No caso de fornecimento de electricidade a clientes em Baixa Tenso Normal (BTN) os comercializadores tm a obrigao de apresentar os Preos de Referncia que praticam no mercado, ERSE, que os disponibiliza no seu Portal. Preos de Referncia no Mercado Livre em BTN < 41,4 kVA (02/02/2010)

Quero ser fornecido pelo comercializador de ltimo recurso o o


Comercializadores de ltimo recurso que posso escolher no Mercado Regulado; Os preos no Mercado Regulado correspondem s Tarifas de Venda a Clientes Finais e so aprovadas e publicadas anualmente pela ERSE.

Fornecimentos em Baixa Tenso Normal com potncias contratadas inferiores a 41,4 kVA
Pode fazer a comparao de preos atravs da utilizao do Simulador de Preos em Portugal Continental , que permite a comparao de preos praticados pelos comercializadores no Mercado Livre e as Tarifas de Venda a Clientes Finais no Mercado Regulado. Este simulador de preos apenas se aplica a consumidores de

electricidade cujas instalaes esto ligadas em baixa tenso normal e cuja potncia contratada no ultrapassa 41,4 kVA.

Fornecimentos em Muito Alta Tenso, Alta Tenso, Mdia Tenso Tenso Especial com potncias contratadas superiores a 41,4 kVA

Baixa

Pode calcular uma estimativa do valor da factura de electricidade, no caso de ser fornecido no Mercado Regulado, utilizando os simuladores de facturao disponibilizados em seguida.

o o o

Simulador de facturao das Tarifas de Venda a Clientes Finais MAT/AT/MT/BTE, em Portugal Continental Simulador de facturao das Tarifas de Venda a Clientes Finais MT/BTE, na Regio Autnoma dos Aores Simulador de facturao das Tarifas de Venda a Clientes Finais AT/MT/BTE, na Regio Autnoma da Madeira

Tarifas de Acesso s Redes


Nos preos de electricidade que cada cliente paga esto includas as tarifas referentes utilizao das redes. As Tarifas de Acesso s Redes esto associadas utilizao das redes de transporte e distribuio de electricidade, estando integradas nas tarifas de venda dos vrios comercializadores no Mercado Regulado e no Mercado Livre. Estas tarifas so aprovadas e publicadas anualmente pela ERSE, sendo o seu valor discriminado na factura de electricidade que o cliente recebe do seu comercializador.

You might also like