You are on page 1of 2

O carter do cristo: as bem-aventuranas Mateus 5:3-12 No sbado passado comeamos a descrever o carter do cristo luz dos ensinamentos de Jesus

s segundo o sermo do Monte. As oito qualidades destacadas por Jesus revela-nos o que eles esperavam de seus discpulos: que fossem diferentes. Iremos dar continuidade s qualidades elencadas por Jesus, relembrando antes, as primeiras quatro bem-aventuranas vista no sbado passado. QUATRO PRIMEIRAS QUALIDADES Jesus descreve o perfil de seus discpulos, a saber, dizendo que eles: (i) so humildes de esprito (v.3), pois reconhecem sua pobreza espiritual; (ii) choram (v.4), por seus prprios pecados; (iii) mansos (v.5), pois preferem ouvir calado a uma crtica, em vez de reagir a ela; e (iv) tem fome e sede justia (v.6), pois anseiam e buscam por viver um carter e conduta que agrada a Deus e aventuram ao servio ao prximo. Em virtude disso, o Senhor lhes promete: (i) o reino de Deus (v.3); (ii) o consolo (v.4); (iii) a terra (v.5); e (iv) o de serem fartos (v.6). PROSSEGUINDO COM AS QUALIDADES Sabendo disso, podemos prosseguir com o nosso estudo. Depois das qualidades citadas, Jesus prossegue com seu discurso destacando outras quatro qualidades indispensveis ao cristo: a. Os misericordiosos (v. 7) Misericrdia a qualidade que significa compaixo pelas pessoas que passam necessidade.

A misericrdia sempre trata da dor, da misria e do desespero, enquanto consequncia do pecado. A misericrdia a irm gmea dos que choram. Enquanto aqueles a qualidade dos que choram pelos seus pecados e tambm do mundo todo, este segundo, a saber, a misericrdia, cura e ajuda os que so vitimas dos seus pecados. No devemo-nos esquecer que o nosso Deus um Deus misericordioso e d provas de sua misericrdia continuamente; devendo os cidados do Seu reino fazerem o mesmo; demonstrando misericrdia. A promessa feita por Jesus aos misericordiosos, que se eles exercerem misericrdia com o seu semelhante, Deus exercer sua misericrdia para com ele. Felizes os que tratam os outros com misericrdia; Deus os tratar com misericrdia tambm! (BLH). Semelhante ao que disse Jesus, disse Tiago na sua carta: Porque o juzo ser sem misericrdia sobre aquele que no fez misericrdia; e a misericrdia triunfa no juzo. (Tiago 2:13) Devido misericrdia prevalecer sobre o juzo, podemos concluir que a promessa de Jesus tem implicaes presente e futura; ressaltando a importncia dessa qualidade. b. Os limpos de corao (v. 8) Fica imediatamente bvio que as palavras "de corao" indicam a que espcie de pureza Jesus se refere, assim como as palavras "de esprito" indicam o tipo de humildade que ele tinha em mente. Os "humildes de esprito" so os espiritualmente pobres, que diferem daqueles cuja pobreza apenas material. Quem so, pois os "limpos de corao" segundo as palavras de Jesus?

No so os que vivem em conformidade com a lei moral, apesar que parea ser no presente versculo. Jesus est se referindo ao contexto dos relacionamentos, o que indica que limpos de corao na verdade significa aqueles que so sinceros nos seus relacionamentos ou que usam de sinceridade para se relacionar, tanto com Deus quanto com as pessoas. Um exemplo, encontramos no Salmo 24, onde o "limpo de mos e puro de corao" aquele "que no entrega a sua alma falsidade (sc. um dolo), nem jura dolosamente" (v. 4). Isto , que em seu relacionamento com Deus e com o homem, est livre de falsidade. Portanto, os limpos de corao so os inteiramente sinceros. Toda a sua vida, pblica e particular, transparente diante de Deus e dos homens. Aos que so sinceros no seu relacionamento com Deus e com os homens, o Senhor lhes promete verem a Deus: Bemaventurados os limpos de corao, porque eles vero a Deus (v.8). A semelhana dos misericordiosos, os limpos de corao, isto , os inteiramente sinceros recebem a promessa de ver o Senhor no presente, e contemplar com seus prprios olhos na eternidade. c. Os pacificadores (v. 9) Cada cristo, de acordo com esta bem-aventurana, tem de ser um pacificador, tanto na igreja como na sociedade. Somos chamados para pacificar: ...tende paz com todos os homens. (Romanos 12:18) Esforcem-se para viver em paz com todos... (Hebreus 12:14) Contudo no devemos restringir a paz apenas aos nossos relacionamentos, utiliza a mesma palavra para aplicar a obra de Deus em Jesus: ...havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas. (Colossenses 1:20)

Na sua carne desfez a inimizade, isto , a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanas, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz. (Efsios 2:15) Em virtude disso, no tem como restringir a paz ou a reconciliao apenas na esfera dos relacionamentos pessoas, devemos tambm buscar a reconciliao das pessoas com Deus; devemos levar pecadores a Deus. A promessa reservada aos pacificadores o privilgio de serem chamados filhos de Deus: Bem-aventurados os pacificadores, porque eles sero chamados filhos de Deus (Mateus 5:9). A qualidade que nos provam nossa filiao a Deus, alm do carter a nossa busca pela paz, tanto para com os homens quanto destes para com Deus. d. Os perseguidos por causa da justia (vs. 10-12) Jesus os descrevem como aqueles que so perseguidos: (i) "por causa da justia" (v. 10), ou seja, so perseguidos por buscarem viver um carter e conduta que agrada a Deus, conformando suas vidas a palavra de Deus; (ii) "por minha causa" (v. 11), isto , so perseguidos por seguir e pregar a Cristo. Para tais, Jesus pronuncia: Regozijai-vos e exultai! (v.12). Prossegue Jesus: ...pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vs (v. 12b). Em razo disso, Jesus lhes promete: grande o vosso galardo nos cus (Mateus 5:12) Quando perseguidos por causa de Jesus, nos alegremos a semelhana dos apstolos que: regozijam-se de terem sido julgados por dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus. (Atos 5:41)

You might also like