You are on page 1of 9

IDENTIFICAO DOS PERFIS DE DERMATOGLIFIA DIGITAL NOS ATLETAS DAS PROVAS DE 100, 800 E 3000M RASOS DOS 17 JOGUINHOS

ABERTOS DE SANTA CATARINA Andrigo Zaar, Ms. Departamento de Cincias do Desporto, Exerccio e Sade (DCDES). Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal.

RESUMO______________________________________________________ O sucesso esportivo depende grandemente das qualidades pr-existentes nos atletas, a busca de i nd cio s ge n tico s to r na m -se e nt o i ne vit veis pa ra a e ficcia da ati vid ade espo r ti va . A Dermatoglifia estuda o relevo da ponta dos dedos das mos, sendo amplamente utilizada para a deteco de talentos esportivos e na medicina para revelar anomalias e problemas hereditrios. O objetivo desta pesquisa foi identificar o perfil Dermatoglfico dos Atletas nas provas de 100m, 800m e 3mil metros rasos dos 17 Joguinhos Abertos de Santa Catarina, competio na qual, rene os principais atletas catarinenses at 18 anos. A amostra da pesquisa foi composta pelos finalistas das respectivas provas no naipe masculino, totalizando 24 atletas. O protocolo para identificao do perfil Dermatoglfico foi o Protocolo de Dermatoglifia Digital, de CUMMINS & MIDLO, 1942. Os resultados da pesquisa mostraram o seguinte perfil de Dermatoglifia Digital nos atletas da prova de 100m rasos: D10= 10,8; AL= 25%; ALW= 37,5%; 10L= 12,5%; LW= 12,5%; WL= 12,5%. Na prova dos 800m rasos encontramos: D10= 9,5; AL= 12,5%; ALW= 50%; 10L= 25%; LW= 12,5%; WL= 0%. Na prova dos 3mil metros o perfil encontrado foi: D10= 12,5; AL= 12,5%; ALW= 37,5%; 10L= 0%; LW= 25%; WL= 25%. Palavras chave: Dermatoglifia Digital, Corredores

INTRODUAO__________________________________________________________ No Atletismo, bem como em qualquer outra modalidade esportiva a conquista de um ttulo, a superao do adversrio, ou a obteno de uma marca expressiva em determinada competio, expressa a evoluo e o xito esportivo. Mas a excelncia na performance esportiva depende de um conjunto de fatores ligados principalmente herana gentica e treinamento. As leis objetivas e comprovadas da gentica nos mostram que as possibilidades da educao dos exerccios no so limitadas, pois seus limites so determinados pela constituio hereditria (gentipo), do indivduo em questo. Definitivamente, qualquer indcio do organismo depende tanto da herana como do meio. Um meio ambiente desfavorvel reprime as possibilidades hereditrias latentes, e conduz ao

subdesenvolvimento e patologias. Segundo FERNANDEZ, et al, 2002, os fatores ligados biologia humana so pouco modificveis, contudo as conseqncias da idade ou de uma pr-disposio gentica influenciam cerca de 40% no rendimento atltico. Um meio favorvel abre as portas a todas as possibilidades potenciais da constituio hereditria, desenvolvendo-a at o seu limite possvel. Mas, os limites, tanto superiores quanto inferiores, das possibilidades hereditrias de um indivduo existem e, absolutamente, nenhum exerccio ou educao, nenhuma condio desfavorvel ou favorvel de desenvolvimento relaciona-se adequadamente com as influncias, ou seja, a base hereditria do organismo com a qual atuam. Mesmo a criana possuindo a carga gentica ideal para determinadas atividades, na falta de influncias externas ou condies, no haver o desenvolvimento de seu potencial, bem como, quando houver falta de carga gentica de determinada caracterstica, mesmo sob fortes influncias do meio, a criana tambm no ser um destaque na sua atividade. A grande variabilidade gentica que vai ocasionar o aparecimento dos extremos populacionais, ou seja, pessoas que possuem caractersticas acima da mdia. a variao gentica que determina o aparecimento de superdotados, principalmente porque estes apresentam timas condies, no apenas numa varivel, mas num conjunto delas; que so as combinaes genticas extremamente raras.

Segundo MATSUDO 1996, algumas variveis parecem ser altamente dependentes da constituio gentica, como altura, peso, adiposidade, fora muscular, velocidade e potncia anaerbica. O conhecimento do potencial gentico permite diferenciar os componentes fsicos, fracos e fortes, previstos (prognstico), das possibilidades do atleta e respectivamente, o aperfeioamento ativo dos fortes componentes do preparo adequado, bem como o seu direcionamento esportivo. Atletas de elite so provavelmente aqueles que iniciam com nveis superiores das caractersticas necessrias para o sucesso no seu esporte e que apresentam adaptaes superiores destas caractersticas aps o treina mento (SKINNER, 2002).

DERMATOGLIFIA E GENTICA____________________________________________ A Dermatoglifia cincia que estuda o relevo da pele da ponta dos dedos, da palma das mos e da planta dos ps. O termo Dermatglifo (escrevendo na pele) foi cri ado por Harold Cummins em 1926, no 42 encontro anual da Associao Americana de Anatomistas, sendo o primeiro a encontrar estigmas Dermatoglficos na Sndrome de Down, e junto com Charles Midlo, publicou o livro Impresses Digitais, palmas e solas, em 1943. As impresses digitais tm intrigado o ser humano desde a era primitiva e ao longo dos anos, vm sendo objeto de estudo para, fisiologistas, geneticistas, antropologistas, anatomistas e mdicos. Os ndices Dermatoglficos so formados pela mesma camada (Ectoderma) do embrio humano de que se forma o sistema nervoso ainda no estado intra-uterino dos trs aos seis meses de vida e no se alteram mais. Atualmente os ndices Dermatoglficos so amplamente utilizados nas metodologias de busca de talentos para diversas

modalidades esportivas (FERNANDES FILHO, 1997).

DERMATOGLIFIA E SUA APLICABILIDADE NO ESPORTE______________________ O diagnstico do potencial gentico, na metodologia do treinamento, o problema fundamental, na teoria e prtica da seleo esportiva moderna.

Foi mostrado que a complexidade dos desenhos pode servir de marcas de prognstico da compleio definitiva. No Laboratrio de Antropologia, Morfologia e Gentica Esportiva do VNIIFK Moscou, as pesquisas so realizadas em duas direes: as impresses digitais relacionadas com as qualidades fsicas e as impresses digitais relacionadas com o tipo da atividade esportiva. (ABRAMOVA, et al 1995). A maioria dos autores distingue trs grupos de desenhos: Arco, Presilha e Verticilo. A forma dos desenhos constitui uma caracterstica qualitativa, a avaliao da intensidade de desenhos se efetua partindo da presena dos deltas e se calcula o assim chamado ndice de deltas - D10; Arco (A) - o desenho sem delta; Presilha (L) - o desenho de um delta; Verticilo (W) - o desenho de dois deltas; conforme a avaliao correspondente - 0, 1 e 2, ou seja, a avaliao mxima - 20 e a mnima - 0 (a soma de deltas nos 10 dedos), o desenho mais simples o Arco e os mais complicados so os Verticilos (GLADKOVA, 1966). ABRAMOVA; NIKITINA; OZOLIN; 1995, pesquisaram um esquema de princpios de associao das Impresses Digitais com as qualidades fsicas. - Velocidade e fora explosiva: aumento das Presilhas (>7), diminuio dos verticilos (<3), presena e aumento dos arcos. - Capacidade aerbica, resistncia e atividades de combinao motoras complexas: diminuio dos Arcos (at 0) e de Presilhas (<6), aumento dos verticilos (>4). necessrio que o prprio treinador tenha domnio dos mtodos mais simples do diagnstico do potencial gentico, para iniciar-se na orientao, na seleo e na descoberta de talentos na aplicao esportiva e no treinamento especfico do atleta no desenvolvimento da resistncia, da velocidade, da qualidade de fora ou na de aes complexas de coordenao (ABRAMOVA, T. F. NIKITINA T. M., OZOLIN, N. N. e col, 1995). Depois da obteno das Impresses Digitais, h seu processamento preliminar que determina como o mtodo padro Cummins e Midlo, 1942. O objetivo da pesquisa foi determinar atravs de um mtodo simples e confivel o perfil gentico (Dermatoglfico) dos atletas dos 17 Joguinhos Abertos de Santa Catarina nas provas de 100m, 800m e 3mil metros rasos.

METODOLOGIA_________________________________________________________ A amostra da pesquisa foi composta por 8 atletas de cada prova, totalizando 24 atletas do sexo masculino. A pesquisa foi realizada em trs fases: Na primeira fase da pesquisa, foram coletadas as impresses digitais dos sujeitos da amostra. Na segunda fase da pesquisa, foram analisados os ndices Dermatoglficos dos sujeitos da amostra. Na terceira fase da pesquisa, foram traados os Perfis de Dermatoglifia Digital para as provas correspondentes. O protocolo utilizado para estes fins foi Protocolo de Cummins & Midlo, 1942. Segundo este Protocolo devem ser identificados os ndices Dermatoglficos seguintes: Os tipos de desenhos nas falanges distais dos dedos das mos: - Arco (A) desenho sem deltas (Fig.1); - Presilha (L) desenho de um delta (Fig.1); - Verticlo (W) desenho de dois deltas (Fig.1); - Quantidade dos desenhos destes tipos nos dez dedos das mos (D10); - Complexidade dos desenhos nos dez dedos das mos (D10), calculada pela equao: D10 = L + 2W, onde o Arco (A) vale 0 pontos e por isso no est presente na equao, a Presilha (L) vale 1 ponto e o Verticilo (W) vale 2 pontos.

Arco (A)

Presilha (L)

Verticlo (W)

Figura 1 - Impresses Digitais e suas caractersticas.

A percentagem dos tipos das frmulas digitais seguintes: - AL a presena de arco e presilha em qualquer combinao; - ALW a presena de arco, presilha e verticlo em qualquer combinao; - 10L a presena de dez presilhas; - LW a presena de presilha e verticlo com a condio de que o nmero de presilhas seja maior ou igual a cinco; - WL a presena de verticlo e presilha com a condio de que o nmero de verticilos seja maior do que cinco. - D10 a quantidade total de Deltas.

Para realizao desta pesquisa foram utilizados os seguintes instrumentos: - Protocolo de CUMMINS & MIDLO, 1942. - Almofada para Impresses Digitais (Nykon) - Lupa (Glass Magnifier) - Para tratamento estatstico foram utilizados os mtodos de estatstica descritiva (mdio e porcentagem).

RESULTADOS E DISCUSSO_____________________________________________ TABELA 1 Distribuio das Frmulas Digitais Prova Frmula Digital AL ALW WL LW 10L 100m rasos 25% 37,5% 12,5% 12,5% 12,5% 800m rasos 12,5% 50% 12,5% 25% 3mil metros rasos 12,5% 37,5% 25% 25% -

Tabela 1 - Nos atletas das provas de 100, 800 e 3 mil metros rasos a frmula digital predominante foi do tipo ALW. Para a prova de 800m no foi encontrado a frmula digital WL, assim como a 10L para os atletas da prova de 3 mil metros rasos.

FIGURA 2 - Distribuio das Frmulas Digitais dos Atletas dos 17 Joguinhos Abertos de Santa Catarina

AL 17% WL 13% LW 16%

ALW 41%

10L 13%

ALW 10L LW WL AL

Os dados da Figura 2, apresentam a distribuio geral das Frmulas Digitais.

Nos trabalhos realizados por ABRAMOVA et al (1995) e FERNANDES (1997), a semelhana com o presente estudo tambm se confirmou em relao a valores mdios obtidos pela equipe olmpica da Rssia nas variveis % de freqncia dos desenhos L (62,7%) e W (31,2%) e D10 (13,7). TABELA 2 Mdia de Valores Gerais dos Componentes A, L e W Prova Desenho Digital Arco (A) Presilha (L) Verticilo (W) 100m rasos 12,5% 66,2% 21,2% 800m rasos 18,7% 65% 13,7% 3mil metros rasos 10% 55% 35%

Na Tabela 2, so apresentados os valores de Arco (A), Presilha (L) e Verticilo (W) para as diferentes provas.

TABELA 3 Total de Deltas ndice D10 Prova 100m rasos 800m rasos 3mil metros rasos Mnimo 7,0 3,0 6,0 Mximo 16,0 13,0 18,0 Mdia 10,8 9,5 12,5

Na tabela 3, temos os valores correspondentes ao ndice D10 de cada grupo de atletas avaliados. CONCLUSO___________________________________________________________ Na identificao do perfil gentico foram elaboradas as caractersticas dos modelos das Impresses Digitais de atletas das provas de 100, 800 e 3mil metros rasos dos 17 Joguinhos Abertos de Santa Catarina. As Frmulas Digitais encontradas na prova de 100m rasos foram: AL= 25%; ALW= 37,5%; 10L= 12,5%; LW= 12,5%; WL= 12,5%; A= 12,5%; L= 66,2%; W= 21,2% e D10= 10,8. Nos 800m rasos: AL= 12,5%; ALW= 50%; 10L= 25%; LW= 12,5%; WL= 0%. A= 18,7%; P= 65%; W= 13,7% e D10= 9,5. Para os 3mil metros rasos: AL= 12,5%; ALW= 37,5%; 10L= 0%; LW= 25%; WL= 25%; A= 10%; P= 55%; W= 35%; e D10= 12,5. O resultado desse estudo estabeleceu parmetros Dermatoglficos para o prognstico de eficincia, da prtica das provas de 100, 800 e 3 mil metros rasos masculino. Esta pesquisa, representou apenas um degrau, quando comparado a necessidade de novos estudos referentes identificao do perfil gentico de atletas da modalidade Atletismo.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS __________________________________________ ABRAMOVA, T. F. NIKITINA T. M., OZOLIN, N. N. Possibilidades de Utilizao das Impresses Dermatoglficas na Seleo Desportiva. Teoria e Prtica da Cultura Fsica n. 3, 1995. CUMMINS H., MIDLO CH, Palmar and Plantar Dermatoglyphics in Primates. Philadelphia,1942. FERNANDES, FILHO, Impresses dermatoglficas: marcas genticas na seleo dos tipos de esporte e lutas, 1997. FERNNDEZ M., et al , Treinamento Fsico-Desportivo e Alimentao: da infncia a idade adulta, Porto Alegre, Artmed, 2002. GLADKOVA, I. D., Estudos dos Desenhos das Impresses Digitais nas Mos e dos Ps dos Homens e dos Primatas. Moscou, 1966. MATSUDO, V. K. R., Deteco de Talentos. CELAFISCS. SP. 1996. SKINNER, S., J., Sport Science Exchange. So Paulo, Martins Fontes; 2002.

ZAAR, A. Identificao dos Perfis de Dermatoglifia Digital nos Atletas das provas de 100m, 800m e 3000m rasos dos 17 Joguinhos Abertos de Santa Catarina. In: 22 Congresso Internacional de Educao Fsica - FIEP/2007, 2007, Foz do Iguau: Grfica New Word 2007. v. 77. p. 276-279.

Endereo para correspondncia: Andrigo Zaar R: Itlia 435, Ap 2 Centro, Erechim - RS - Brasil CEP 99 700 000 Tel: 54) 9169 8481 andrigozaar@yahoo.com.br

You might also like