You are on page 1of 3

Sistemas Globais de Navegao por Satlite = Global Navigation Satellite Systems (GNSS) = foi concebido durante a 10 Conf.

da Navegao Area em 1991 = denominao genrica usada para representar qualquer sistema de navegao por satlites que fornecem o posicionamento geoespacial com cobertura global. Compreende o GPS, GLONASS. O GALILEO e o COMPASS em implantao. O sistema de posicionamento global = GPS = Global Positioning System = geoposicionamento por satlite = um conjunto de satlites e um sistema de informao eletrnico que fornece via rdio a um aparelho receptor mvel a posio do mesmo com referncia as coordenadas terrestres, sendo controlado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da Amrica, para uso militar. Atualmente encontra-se aberto para uso civil gratuito. Tornou-se operacional em 1995 a um custo estimado de 10 bilhes de dlares. Selective availability = dispobilidade seletiva = erro de at 30 metros = degradao intencional do sinal pblico da constelao GPS implementada pelo governo americano por segurana nacional = foi interrompido em 2000, para tornar os sinais do GPS utilizveis com preciso para fins civis e comerciais. composto por 3 partes: Espacial - 24 satlites. Controle - Estaes terrestres dispersas pelo mundo ao longo da Zona Equatorial, responsveis pela monitorizao das rbitas dos satlites, sincronizao dos relgios atmicos de bordo dos satlites e atualizao dos dados de almanaque que os satlites transmitem. Utilizador - Receptor que capta os sinais emitidos pelos satlites. O servio GPS utilizado em vrias situaes e profisses. Para trabalhos de explorao, veculos de vo, terrestre ou navegao, permitindo aos tripulantes saberem exatamente onde se encontram no cu ou no mar. Guardas florestais, gelogos, arquelogos, bombeiros, ciclistas, balonistas, pescadores, ecoturistas, vo livre ou por aventureiros que queiram apenas orientao durante as suas viagens. O receptor necessita ter um relgio suficientemente estvel.O receptor capta os sinais de quatro satlites, calculando a distncia a cada um dos quatro satlites pelo intervalo de tempo entre o instante local e o instante em que os sinais foram enviados para determinar a posio, velocidade e tempo de medio. A comunidade cientfica utiliza-o pelo seu relgio altamente preciso. Unidades especficas tm custo aproximado de 3.000 dlares e preciso de 1 metro, mas existem receptores mais caros com preciso de 1 centmetro. Limitaes do GPS Os receptores de uso geral no tem preciso (erro de 15 a 100 metros); sinais dos satlites tm dificuldades para penetrar vegetao muito densa, vales estreitos, cavernas, sob a gua, montanhas altas ou edifcios muito prximos de outros; Aparelho alimentado por fonte de energia (bateria ou rede eltrica). Global Navigation Satlite System = Glonass = o sistema de posicionamento por satlite da Federao Russa = fins militares = 24 satlites divididos em trs rbitas uma altitude de 19,100km, mais baixo que a rbita do GPS de 20,200km. GLONASS completam uma volta na Terra em 11horas e 15minutos, comparado s 11 horas e 58

minutos para a rbita do GPS americano. Isso significa mais rapidez no envio das informaes. composto de: O segmento de controle - Consiste no centro de controle do sistema e uma rede de comando de controles em estaes em toda a Rssia. Ele monitora o status de satlites, determina as efemrides e os deslocamentos do relgio do satlite em relao ao tempo, GLONASS UTC (Coordinated Universal Time), e duas vezes por dia faz o upload dos dados de navegao dos satlites. O segmento espacial - So os satlites GLONASS. O segmento do utilizador - equipamentos que monitoram e recebem os sinais de satlite, simultaneamente processa os sinais de um mnimo de quatro satlites para obter a posio exata, velocidade e tempo de medies. GALILEO: O europeu um projeto civil. 30 satlites, 3 na reserva para eventuais problemas tcnicos. Os primeiros sinais datam no ano de 2006. O Galileo foi concebido para integrar os NAVSTAR e GLONASS para se tornar uma soluo unida, ou operar de forma independente. Unidos os 3 sistemas teriam quase 80 satlites, que poderiam ser controlados por um nico receptor GNSS. O ngulo de inclinao de satlites com relao ao equador ser maior, melhor cobertura das reas do norte europeu seria possvel; o que o GPS no faz. Permitiria mais controle sobre servios de posicionamento e ser menos afetado por necessidades militares do NAVSTAR, resultados no movimento de satlites para fins militares pelos EUA. Compass = reflexo do forte crescimento econmico da China, dever estar completo e operacional no ano de 2015, sendo composto por 30 satlites, o primeiro foi lanado em 2009, tem fins estritamente militares e deve concorrer diretamente com o sistema europeu e americano. Ser aberto gratuitamente para usurios do sistema, dentro da rea de servio com uma resoluo de 10 metros de posicionamento, uma preciso de 10 nanossegundos para o sinal de tempo e uma preciso de 0,2 metros por segundo para medio de velocidade Concluso Quando todos os sistemas de posicionamento por satlite estiverem totalmente operacionais ficar muito simples se localizar no globo terrestre. muito provvel que os GNSSs se tornem cada vez mais rpidos e precisos. A somatria de todos os sistemas apresentados representa um cobertura maior da superfcie terrestre. Com o crescimento dos sistemas de posicionamento global por satlite em escala mundial o GNSS se tornar uma ferramenta mais acessvel. Com a evoluo de outros sistemas de posicionamento global por satlite a dependncia do GPS tende a diminuir. Embora seja uma ferramenta civil com grande utilidade os GNSSs tem como foco principal a defesa militar.

Definio de Monitoramento
Monitoramento um processo contnuo e sistemtico de observao do comportamento de fenmenos, eventos e situaes especficas, cujas condies desejamos identificar, avaliar e comparar. Desta forma, possvel estudar as tendncias ao longo do tempo, ou seja, verificar as condies presentes, projetando situaes futuras.

MONITORAMENTO DE SAFRA
Desde 1977 o Ministrio da Agricultura, por meio da Conab, realiza a previso de safras de gros e, desde 2001, a de caf; Os dados de rea e de produtividade das culturas, bem como o desenvolvimento das lavouras so levantados de dois em dois meses, no caso de gros, e de quatro em quatro meses, no caso do caf.

Monitoramento de Temperatura

Mesmo com a grande quantidade de nuvens o satlite consegue identificar diversos focos de queimada na regio amaznica.
MONITORAMENTO

AREO As Foras Armadas tm ajudado o governo brasileiro a descobrir quais so as reas de maior desmatamento no Brasil. No incio de 2009, o Servio de Proteo da Amaznia (Sipam), entregou mapas digitais do desmatamento aos prefeitos de 36 municpios mais devastados da Amaznia. O levantamento foi feito por profissionais da Aeronutica utilizando avies de reconhecimento do Sipam, que tambm so usados em operaes militares. O objetivo dos problemas de roteirizao minimizar a distncia percorrida, assim como a frota de veculos utilizados p/ atender a demanda, melhorar a produtividade e a satisfao do usurio. Pode-se limitar um trabalho de roteirizao: Pela prpria desatualizao ou erro nos lanamentos da base cartogrfica digital. Pela falta de informaes, como por exemplo, os sentidos de circulao viria ou a forma incorreta de lanamento destas informaes. O transporte uma rea chave de deciso dentro do composto logstico. exceo do custo de bens adquiridos, o transporte absorve, em mdia, a porcentagem mais elevada de custos do que qualquer outra atividade logstica. Embora as decises de transporte se expressem em uma variedade de formas, as principais so a seleo do modal, a roteirizao a programao de veculos e a consolidao do embarque (BOWERSOX & CLOSS, 1997). O termo roteirizao, embora no encontrado nos dicionrios de lngua portuguesa, a forma que vem sendo utilizada como equivalente ao ingls routing para designar o processo de determinao de um ou mais roteiros ou seqncias de paradas a serem cumpridos por veculos de uma frota, objetivando visitar um conjunto de pontos geograficamente dispersos, em locais pr-determinados, que necessitam de atendimento. Problemas de roteirizao ocorrem com bastante freqncia na distribuio de produtos e servios. Alguns exemplos so listados a seguir (NOVAES, 2004): Entrega, em domiclio, de produtos comprados nas lojas de varejo ou pela internet; Distribuio de bebidas em bares e restaurantes; Distribuio de dinheiro para caixas eletrnicos de bancos; Distribuio de combustveis para postos de gasolina; Coleta de lixo urbano; Entrega domiciliar de correspondncia; Distribuio de produtos dos Centros de Distribuio (CD) de atacadistas para lojas do varejo.

You might also like