You are on page 1of 20

Cultura e Diversidade cultural

Cultura a forma comum e aprendida da vida, que compartilham os membros de uma sociedade, e que consta da totalidade dos instrumentos, das tcnicas, instituies, atitudes, crenas, motivaes e dos sistemas de valores que o grupo conhece (FOSTER).

Misria misria em qualquer canto, riquezas so diferenas. (Arnaldo Antunes)

Culturas so diferenas. Seres humanos so diferentes.

CONCEITO DE CULTURA COMO CONSENSO

Sistema de atitudes, valores e significados compartilhados e as formas simblicas em que se acham incorporados. (Peter Burke e antroplogos) A principal marca das culturas so as normas e regras.

Onde h regras, h culturas...

CONCEITO DE CULTURA COMO CONFLITO


Um conjunto de diferentes recursos, em que h sempre uma troca entre o escrito e o oral, o dominante e o subordinado, a aldeia e a metrpole. (E.P.Thompson, historiador)

DIVERSIDADE CULTURAL
A diversidade percebida, com frequncia, como uma disparidade, uma variao, uma pluralidade, quer dizer, o contrrio da uniformidade e da homogeneidade. Em seu sentido primeiro e literal, a diversidade cultural referia-se apenas e simplesmente, em consequncia, multiplicidade de culturas ou de identidades culturais.
Alain Kiyindou

ANLISE DA MSICA E DA POESIA


MSICA NEGROS ADRIANA CALCANHOTTO

-Esteretipos;

- A cor da pele como determinante;


- O sol desbota as cores e d a cor dos negros. - Escravido; - O que h em comum? A cor dos dentes apenas? A msica dos brancos negra. - O que mais os aproxima? - Racismo de marca x racismo de origem; -Diversidade cultural;

ANLISE DA MSICA E DA POESIA


Navio Negreiro - Na primeira parte, o eu lrico limita-se a descrever a atmosfera calma que sugere beleza e tranquilidade, harmonia; certa beleza nas grandes navegaes, explorao de novas terras; - Na segunda parte, descreve marinheiros de vrias nacionalidades, caracterizandoos como valentes, nobres e corajosos; - Na terceira parte, o eu lrico introduz a verdadeira inteno do poema a denncia do trfico de escravos, atravs de expresses indignadas.

- Na quinta parte, ele invoca os elementos da natureza para que destruam o navio e acabem com os horrores que mancham a beleza do mar, destacando a vida livre dos negros na frica e a escravido a que so reduzidos no navio.
- Na sexta parte, ele indica a nacionalidade brasileira, invocando os heris do Novo Mundo, para que eles, por terem aberto novos horizontes, possam acabar com a infmia da escravido. Ainda est presente o idealismo.

Msica: ndios (Legio Urbana)


Meno Carta de Pero Vaz Caminha; Tanto a msica, quanto a Carta de Caminha, retratam a chegada dos portugueses ao Brasil, o primeiro contato com os ndios, a busca por metais preciosos e a consequente explorao da nossa terra. Caminha descreve o primeiro encontro entre os ndios e o capito da embarcao portuguesa na postura de colonizador. O autor da msica fala deste e de outros fatos relacionados sob a tica do colonizado. A repetio da expresso quem me dera ao menos uma vez traduz talvez o desejo do autor de voltar ao passado ou de mudar o passado.

Ironia: prova de amizade.


Crtica ao eurocentrismo.

Mundo doente: da dominao, da destruio de culturas, de um povo, da imposio de uma cultura, de um valor, de uma viso de mundo, alm da dominao poltico-econmica.

LIMITES E FRONTEIRAS
O limite o territrio da cultura A fronteira o espao da cultura

De acordo com a cultura, um muro pode separar ou aproximar pessoas.

Como nas imagens ao lado.

Muro de segurana de Israel

Muro grafitado na periferia de So Paulo

LIMITES E FRONTEIRAS
Expandir os limites explorar o lugar da cultura. Ampliar fronteiras se conectar com espaos diferentes sem perder a identidade.

DIVERSIDADE CULTURAL
A sociedade brasileira possui uma grande diversidade. Observe no quadro abaixo, a composio tnica, segundo a classificao do IBGE.

Fonte: IBGE

DIVERSIDADE CULTURAL
Mas quando a prpria pessoa declara a sua etnia ou identidade, veja o que acontece no quadro ao lado.

Fonte: IBGE

No perodo da Copa do Mundo, aumenta na sociedade brasileira, o orgulho de pertencer Nao. possvel explicar porque isso acontece em nossa cultura?

J no consumimos coisas, mas somente signos. (Jean Baudrillard)

A sobrecarga sensorial gera uma cultura sem profundidade . (Frederic Jameson)

O consumo o novo fundamentalismo. (Milton Santos)

Famlia
Tits - http://letras.mus.br/titas/48973/ - Grupo social primrio; - Responsvel pela socializao primria; - O que famlia? - Laos sanguneos; - Famlia Nuclear: papis definidos, composio burguesa. - Famlia Moderna, desestruturada ou no?

Mudanas...
-

Brasil Anos 1950 e anos 1960; Espao rural e espao urbano; Ditadura; Direitos civis; Mulheres; 1977: introduo do divrcio; Novos hbitos; Conflito de papis que questionam o status quo;

You might also like