You are on page 1of 4

- Literatura Infantil - Livros e Infncia .

As histrias infantis como forma de conscincia de mundo


no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens tm a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua prpria experincia de vida. Nesse sentido, a Literatura apresenta-se no s como veculo de manifestao de cultura, mas tambm de ideologias. A Literatura Infantil, por iniciar o homem no mundo literrio, deve ser utilizada como instrumento para a sensibilizao da conscincia, para a expanso da capacidade e interesse de analisar o mundo. Sendo fundamental mostrar que a literatura deve ser encarada, sempre, de modo global e complexo em sua ambigidade e pluralidade. At bem pouco tempo, em nosso sculo, a Literatura Infantil era considerada como um gnero secundrio, e vista pelo adulto como algo pueril (nivelada ao brinquedo) ou til (forma de entretenimento). A valorizao da Literatura Infantil, como formadora de conscincia dentro da vida cultural das sociedades, bem recente. Para investir na relao entre a interpretao do texto literrio e a realidade, no h melhor sugesto do que obras infantis que abordem questes de nosso tempo e problemas universais, inerentes ao ser humano. "Infantilizar" as crianas no cria cidados capazes de interferir na organizao de uma sociedade mais consciente e democrtica.

. Fases normais no desenvolvimento da criana


O caminho para a redescoberta da Literatura Infantil, em nosso sculo, foi aberto pela Psicologia Experimental que, revelando a Inteligncia como um elemento estruturador do universo que cada indivduo constri dentro de si, chama a ateno para os diferentes estgios de seu desenvolvimento (da infncia adolescncia) e sua importncia fundamental para a evoluo e formao da personalidade do futuro adulto. A sucesso das fases evolutivas da inteligncia (ou estruturas mentais) constante e igual para todos. As idades correspondentes a cada uma delas podem mudar, dependendo da criana, ou do meio em que ela vive. 1- Primeira Infncia: Movimento X Atividade (15/17 meses aos 3 anos) - Maturao, incio do desenvolvimento mental; - Fase da inveno da mo - reconhecimento da realidade pelo tato; - Descoberta de si mesmo e dos outros; - Necessidade grande de contatos afetivos; - Explora o mundo dos sentidos; - Descoberta das formas concretas e dos seres; - Conquista da linguagem; - Nomeao de objetos e coisas - atribui vida aos objetos; - Comea a formar sua auto-imagem, de acordo com o que o adulto diz que ela , assimilando, sem questionamento, o que lhe dito; - Egocentrismo, jogo simblico; - Reconhece e nomeia partes do corpo; - Forma frases completas; - Nomeia o que desenha e constri; - Imita, principalmente, o adulto.

2- Segunda Infncia: Fantasia e Imaginao (dos 3 aos 6 anos) - Fase ldica e predomnio do pensamento mgico; - Aumenta, rapidamente, seu vocabulrio; - Faz muitas perguntas. Quer saber "como" e "por qu ?"; - Egocentrismo - narcisismo; - No diferenciao entre a realidade externa e os produtos da fantasia infantil; - Desenvolvimento do sentido do "eu"; - Tem mais noo de limites (meu/teu/nosso/certo/errado); - Tempo no tem significao - no h passado nem futuro, a vida o momento presente; - Muitas imagens ainda completando, ou sugerindo os textos; - Textos curtos e elucidativos; - Consolidao da linguagem, onde as palavras devem corresponder s figuras; - Para Piaget, etapa animista, pois todas as coisas so dotadas de vida e vontade; - O elemento maravilhoso comea a despertar interesse na criana. 3- Dos 6 aos 6 anos e 11 meses, aproximadamente - Interesse por ler e escrever. A ateno da criana esta voltada para o significado das coisas; - O egocentrismo est diminuindo. J inclui outras pessoas no seu universo; - Seu pensamento est se tornando estvel e lgico, mas ainda no capaz de compreender idias totalmente abstratas; - S consegue raciocinar a partir do concreto; - Comea a agir cooperativamente; - Textos mais longos, mas as imagens ainda devem predominar sobre o texto; - O elemento maravilhoso exerce um grande fascnio sobre a criana.

. Histrias para crianas (faixa etria / reas de interesse / materiais / livros)


1 a 2 anos - A criana, nessa faixa etria, prende-se ao movimento, ao tom de voz, e no ao contedo do que contado. Ela presta ateno ao movimento de fantoches e a objetos que conversam com ela. As histrias devem ser rpidas e curtas. O ideal invent-las na hora. Os livros de pano, madeira e plstico, tambm prendem a ateno. Devem ter, somente, uma gravura em cada pgina, mostrando coisas simples e atrativas visualmente. Nesta fase, h uma grande necessidade de pegar a histria, segurar o fantoche, agarrar o livro, etc.. 2 a 3 anos - Nessa fase, as histrias ainda devem ser rpidas, com pouco texto de um enredo simples e vivo, poucos personagens, aproximando-se, ao mximo, das vivncias da criana. Devem ser contadas com muito ritmo e entonao. Tem grande interesse por histrias de bichinhos, brinquedos e seres da natureza humanizados. Identifica-se, facilmente, com todos eles. Prendem-se a gravuras grandes e com poucos detalhes. Os fantoches continuam sendo o material mais adequado. A msica exerce um grande fascnio sobre ela. A criana acredita que tudo ao seu redor tem vida e vivncia, por isso, a histria transforma-se em algo real, como se estivesse acontecendo mesmo. 3 a 6 anos - Os livros adequados a essa fase devem propor "vivncias radicadas" no cotidiano familiar da criana e apresentar determinadas caractersticas estilsticas. Predomnio absoluto da imagem, (gravuras, ilustraes, desenhos, etc.), sem texto escrito, ou com textos brevssimos, que podem ser lidos, ou dramatizados pelo adulto, a fim de que a criana perceba a inter-relao existente entre o "mundo real", que a cerca, e

o "mundo da palavra", que nomeia o real. a nomeao das coisas que leva a criana a um convvio inteligente, afetivo e profundo com a realidade circundante. As imagens devem sugerir uma situao que seja significativa para a criana, ou que lhe seja, de alguma forma, atraente. A graa, o humor, um certo clima de expectativa, ou mistrio so fatores essenciais nos livros para o pr-leitor. As crianas, nessa fase, gostam de ouvir a histria vrias vezes. a fase de "conte outra vez". Histrias com dobraduras simples, que a criana possa acompanhar, tambm exercem grande fascnio. Outro recurso a transformao do contador de histrias com roupas e objetos caractersticos. A criana acredita, realmente, que o contador de histrias se transformou no personagem ao colocar uma mscara, chapu, capa, etc.. Podemos enriquecer a base de experincias da criana, variando o material que lhe oferecido. Materiais como massa de modelar e argila atraem a criana para novas experimentaes. Por exemplo, a histria do "Bonequinho Doce" sugere a confeco de um bonequinho de massa, e a histria da "Galinha Ruiva" pode sugerir amassar e assar um po. Assim como as histrias infantis, os contos de fadas tm um determinado momento para serem introduzidos no desenvolvimento da criana, variando de acordo com o grau de complexidade de cada histria. Os contos de fadas, tais como: "O Lobo e os Sete Cabritinhos", "Os Trs Porquinhos", "Cachinhos de Ouro", "A Galinha Ruiva" e "O Patinho Feio" apresentam uma estrutura bastante simples e tm poucos personagens, sendo adequados crianas entre 3 e 4 anos. Enquanto, "Chapeuzinho Vermelho", "O Soldadinho de Chumbo" (conto de Andersen), "Pedro e o Lobo", "Joo e Maria", "Mindinha" e o "Pequeno Polegar" so adequados crianas entre 4 e 6 anos. 6 anos a 6 anos e 11 meses - Os contos de fadas citados na fase anterior ainda exercem fascnio nessa fase. "Branca de Neve e os Sete Anes", "Cinderela", "A Bela Adormecida", "Joo e o P de Feijo", "Pinquio" e "O Gato de Botas" podem ser contadas com poucos detalhes.

. Resumo:
- Faixa etria 1 a 2 anos Textos - As histrias devem ser rpidas e curtas. Ilustraes - Uma gravura em cada pgina, mostrando coisas simples e atrativas visualmente. Materiais - Livros de pano, madeira, e plstico. recomendado o uso de fantoches. - Faixa etria 2 a 3 anos Textos - As histrias devem ser rpidas, com pouco texto de um enredo simples e vivo, poucos personagens, aproximando-se, ao mximo das vivncias da criana. Ilustraes - Gravuras grandes e com poucos detalhes. Materiais - Os fantoches continuam sendo o material mais adequado. Msica tambm exerce um grande fascnio sobre a criana. - Faixa etria 3 a 6 anos Textos - Os livros adequados a essa fase devem propor vivncias radicadas no cotidiano familiar da criana.

Ilustraes - Predomnio absoluto da imagem, sem texto escrito ou com textos brevssimos. Materiais - Livros com dobraduras simples. Outro recurso a transformao do contador de histrias com roupas e objetos caractersticos. A criana acredita, realmente, que o contador de histrias se transformou no personagem ao colocar uma mscara. - Faixa etria 6 ou 7 anos (fase de alfabetizao) Textos - Trabalho com figuras de linguagem que explorem o som das palavras. Estruturas frasais mais simples sem longas construes. Ampliao das temticas com personagens inseridas na coletividade, favorecendo a socializao, sobretudo na escola. Ilustraes - Ilustrao deve integrar-se ao texto a fim de instigar o interesse pela leitura. Uso de letras ilustradas, palavras com estrutura dimensiva diferenciada e explorando carter pictrico. Materiais - Excelente momento para inserir poesia, pois brinca com palavras, slabas, sons. Apoio de instrumentos musicais ou outros objetos que produzam sons. Materiais como massinha, tintas, lpis de cor ou cera podem ser usados para ilustrar textos.
Fonte: Cristiane Madanlo de Oliveira Livros e Infncia http://www.graudez.com.br/litinf/livros.htm

You might also like