You are on page 1of 14

Desenvolvimento da criana de 6/7 anos de idade-Prontido escolar

Maria Chantal Amarante Justificativa - A Lei 11.114, de 16 de maio de 2005, estabeleceu como obrigao dos pais ou responsveis a matrcula das crianas no ensino fundamental a partir dos seis anos de idade. O direito constitucional ao ensino fundamental no dever somente do Estado, mas tambm dos responsveis. Tal direito, garantido pela Lei Maior, passam por uma modificao quando a Lei Federal 11.114/05 (art. 6.), bem como a Lei 11.274/06 (art. 32), indicam a obrigatoriedade da matrcula de crianas de seis anos no ensino fundamental, composto de nove anos. A ampliao do ensino fundamental para nove anos, o que na prtica significa transformar o ltimo ano da educao infantil no ano inicial da primeira fase do ensino fundamental, tira da criana um ano essencial no processo de sua maturidade e de sua preparao para o aprendizado escolar. Ser um problema se perdermos a identidade pedaggica dessa etapa educacional. o ltimo ano da educao infantil (conforme a legislao anterior) ou o ano inicial do ensino fundamental (na nova legislao), tanto em relao ao trabalho em sala de aula quanto preparao dos professores e das instalaes fsicas. De qual primeiro ano estaramos falando? Qual o contedo pedaggico desse primeiro ano, criado e sancionado de forma to precipitada? Objetivo Saber se a criana est madura para o aprendizado escolar no deveria ser a nica questo do professor. Ao iniciar um 1o ano escolar, o professor precisa tambm perguntar a si mesmo se est maduro e preparado para as crianas. Este texto uma pequena parte de um estudo que tem o objetivo de identificar os fatores de risco e de proteo da prontido escolar em crianas de seis e sete anos de idade. Para entender o desenvolvimento infantil, necessrio saber que fatores interferem nesse processo.

Introduo Na infncia, do nascimento aos 67 anos de vida, a criana est desenvolvendo sua vida anmica, o corpo fsico, os movimentos corporais, a coordenao motora, principiando sua vida de relaes; e ainda o pensar e a fora imaginativa e criativa, tudo isso por meio do brincar. O brincar a forma de a criana se expressar, imitando tudo ao seu redor e formando sua linguagem imaginativa da fantasia. Num ambiente da educao infantil, necessrio que as crianas convivam com as diferentes idades, de 4 a 6 anos; isso possibilita uma verdadeira integrao social.

As crianas mais jovens trazem sua fluidez para as situaes de jogos e brincadeiras e os mais velhos trazem sua direo interior, j elaborando mais detalhadamente as brincadeiras, e todas se completam muito bem. Ao oferecermos atividades para as diferentes idades num jardim-de-infncia, podemos observar que os mais velhos ajudam os menores quando estes tm dificuldade, os menores admiram os mais velhos, etc. O ritmo saudvel de atividades criativas, artsticas e ldicas, a postura correta dos educadores, num ambiente que contenha a natureza, com um espao calmo para as crianas de diferentes idades conviverem, uma boa alimentao e a convivncia harmoniosa com as famlias eis os pilares para a aprendizagem no jardim-de-infncia. Os sistemas neurolgico e motor da criana, nessa fase, desenvolvem-se por meio da movimentao corporal, dos relacionamentos sociais, do impulso da criana no sentido de apreender o mundo e de aprender com o mundo. Por isso a importncia do cuidado com os diferentes estmulos externos que afetam e formam todos os rgos internos da criana. As crianas deveriam ficar na educao infantil at completar os 6 anos de idade, para ter um desenvolvimento saudvel, e ser atendidas em todas as suas necessidades. Entre o sexto e stimo ano de vida, a criana encerra uma etapa importantssima de todas as conquistas que sero o alicerce do aprendizado futuro. O respeito por cada etapa de seu desenvolvimento, sem acelerar, resulta na organizao essencial de seu corpo fsico, para que este possa apoiar a organizao de uma vida independente, ora em desenvolvimento. Essas foras, que estavam em grande atividade na criana durante sua maturidade corporal e social, do nascimento aos 7 anos de idade, so ento liberadas para o aprendizado. Completando 7 anos de idade no primeiro ano escolar, a criana ter mais probabilidade de estar madura para iniciar uma nova etapa. Pesquisas e estudos mostram as grandes vantagens das crianas que entram no primeiro ano escolar (para a alfabetizao) com 6 anos completos, fazendo depois 7 anos. Esses alunos esto mais maduros e apresentam um passo frente no aprendizado. Isso detectado quando terminam a fase escolar que vai at o 5 ano. Eles apresentam uma melhor compreenso de textos e do raciocnio matemtico. Ficou evidenciado, em estudos, que crianas alfabetizadas mais tarde alcanaram melhores resultados do que apontam os testes com crianas alfabetizadas mais cedo. As mais velhas simplesmente esto mais prontos e conseguem concentrar-se melhor. Elas apresentam uma melhor organizao e capacidade de lidar com experincias negativas e desafios.

Fatores que influenciam o desenvolvimento da criana

As influncias do meio, tanto as do ambiente interno (aspectos biolgicos e psicolgicos) como as externas (ambiente social), comeam a atuar mesmo antes do nascimento e continuam durante toda a vida do ser humano. Crescimento Trata-se do aspecto quantitativo das propores do organismo, das mudanas nas dimenses corpreas, como peso, altura, permetro ceflico, etc. Desenvolvimento Trata-se das mudanas qualitativas, como a aquisio e o aperfeioamento de capacidades e funes que permitam criana realizar coisas novas, com mais habilidades e cada vez mais complexas. Maturao o modo como ocorre a mudana e o crescimento na rea fsica e psicolgica do organismo infantil. Junto a essas mudanas existem fatores transmitidos por hereditariedade, que constituem parte do desenvolvimento da criana. Existem as caractersticas e tendncias que a criana traz ao nascer, sejam fsicas ou psicolgicas. Aprendizagem a mudana constante do comportamento e da conduta, realizada por meio da experincia e da repetio. Depende de fatores internos e externos, de condies psicolgicas e ambientais. Toda aprendizagem depende da maturao, relacionada s condies orgnicas e psicolgicas, e das condies ambientais (cultura, classe social, etc). oportuno lembrar que, se a criana no estiver madura para executar determinada atividade, ela no poder aprend-la, pois no dispor de condies para sua realizao. pela aprendizagem que o homem desenvolve os comportamentos que lhe possibilitam viver. Atualmente, estudiosos afirmam que este processo se inicia mesmo antes do nascimento. Podemos afirmar que, em termos prticos, a prontido escolar pode ser observada na criana quando ela capaz de realizar, participar, criar, ser uma pessoa socivel, comunicar-se com sucesso, dentro de suas capacidades, em tudo o que oferecido pela escola e pela famlia. Os principais sistemas de suporte com que a criana conta, para desenvolver-se e enfrentar as dificuldades, so a famlia e a escola.

Aspectos para a observao da criana de 6 anos de idade, na avaliao de sua prontido para o aprendizado Participao No ritmo do dia a dia. Nas atividades propostas. Demora a mudar de atividade? Conquistas Os passos que a criana deu nos desafios propostos, nas atividades do dia a dia. Aquisio da autonomia.

Alimentao Quantidade. Restries. Preferncias. Mastigao. Digesto. Hbitos Higiene. Controle do esfncter. Autonomia. Atividades Desenho. Pintura. Modelagem. Trabalhos manuais. Afazeres na sala. Arrumar e ajudar. Coordenao fina. Como participa em cada atividade? Brincar dentro da sala Preferncias. Criatividade. Como brinca? Como se relaciona? Participao. Brincar fora no ptio/parque - Preferncias. Coordenao motora/corporal. Agilidade. Amadurecimento sensorial. Ouvir histrias Fica tranquila? Consegue ouvir as histrias? Concentrao. Entra nas imagens das histrias? Reconta? Memoriza? Linguagem Sua expresso. Vocabulrio. Pronncia. Construo de frases. Voz nasal, oral? Retrada ou extrovertida? Recitar versos. Canta com facilidade ou dificuldade? Lado social Poucos ou muitos amigos? Fixa-se numa criana? Relaciona-se com todos? Relacionamento com os professores e adultos. Retrada ou extrovertida? Humor. Msica Canta? Memoriza as canes? Est atenta? Voz mais aguda ou grave? Gosta de cantar? Segura uma nota mais tempo no final de uma msica? Comea a tornar-se consciente no domnio do ritmo? Sexualidade Acordada ou no? Sono Dificuldade para adormecer. Como vai dormir? Possui algum ritual para dormir? Choro. Pesadelo. Chega cansada ou bem desperta na escola? Enurese noturna. Dentio Quantos dentes nasceram? A segunda dentio. Lateralidade A tendncia. Est definida a lateralidade? Motricidade grossa Jogar bola. Pular corda. Andar. Correr. Nadar. Varrer a sala. Guardar os brinquedos. Subir em rvores. Pisa na ponta do p? O equilbrio. Agilidade. Motricidade fina Como pega os lpis? Como segura os talheres? Como costura? Faz trabalhos manuais? Tem agilidade nas mos e ps? Geografia corprea - A movimentao do corpo pelos ambientes. Tropea? Sobe e desce com facilidade? Locomove-se sabendo a direo? Balana sozinha? Nadar. Andar de bicicleta. Pular corda. Postura Como se senta? Consegue pegar algo no alto? Como se posta mesa para comer? Como pega algo do cho, se inclina ou se agacha? Sade Doenas infantis. Gripes. Alergias. Viso. Audio. Alguma dificuldade, limitao? Constituio familiar Pais separados ou no? Participao dos pais na vida familiar. Pontualidade e frequncia da criana na escola. Relacionamento dos pais com a escola.

Constituio da criana a ser observada A constituio fsica, qual o mdico, o professor e a famlia devem estar atentos, algo hereditrio em que no podemos influir consciente e diretamente. A passagem da criana pequena para criana escolar mostra-se, em geral, na transformao de sua postura em sua conformao fsica. O corpo infantil tipicamente rechonchudo comea afinar e a esticar aos 5 anos de idade. Os braos e as pernas se alongam e os dedos se afinam. A criana escolar torna-se mais esbelta e longilnea. Ela no possui mais as mos arredondadas da criana pequena; sua barriga se achata, a forma de toda a sua constituio fsica se torna mais delineada. A criana consegue ter mais controle dos movimentos corporais, apossa-se de seu corpo. Esta mudana o sinal de que as foras formativas que atuaram no desenvolvimento corporal durante os primeiros 6 anos de vida da criana alcanam sua meta principal, que o amadurecimento do sistema neurolgico, e ento podem comear a colocar-se disposio para o aprendizado, para atuar num outro patamar. Na etapa dos 6 a 7 anos de idade, encontramos na conformao fsica a troca dos dentes como um sinal do amadurecimento da criana. A formao dentria foi concluda com 24 dentes de leite, de modo que se inicia a troca dos dentes de leite pelos definitivos. Para muitos alunos do 1o ano escolar, os dentes de leite ainda esto firmes; para outros esto moles ou j caram, de modo que os novos dentes j podem ser vistos. Isto varia de criana para criana. A mandbula se alarga e nascem os molares permanentes. Os dentes incisivos se afrouxam, e j se formam os dentes novos. Este processo de dentio dura alguns anos, geralmente dos 6 aos 9 anos. Para a maturidade escolar, fundamental que pelo menos os molares traseiros tenham rompido. Alm da avaliao da conformao fsica e das trocas de dentes, a avaliao da lateralidade algo muito importante. Alguns exerccios dados criana podem mostrar se ela est definindo ou no sua lateralidade: Com que mo a criana desenha, segura a escova ou o lpis, ou joga bola? Qual p ela escolhe espontaneamente quando pula, sobe um degrau ou chuta uma bola? Em que orelha a criana coloca a concha do mar para escutar seu rudo, ou utiliza o telefone? Com qual olho ela v atravs de um caleidoscpio, um monculo (feito de papel em forma de tubo) ou um telescpio? Por meio destes exerccios (sob forma de brincadeira, com imagens) podemos observar como est a lateralidade da criana. Quando, a cada exerccio acima citado, ela usa um lado e depois o outro (o direito ou o esquerdo), existe um cruzamento. A criana ir mostrar sua preferncia. Ela deve diferenciar sua mo direita da esquerda,

assim como diferencia o lado direito e o esquerdo nas formas das letras, como no exemplo das letras d e b. muito importante que a lateralidade esteja definida, pois atua em todo o aprendizado da leitura e da escrita. Caso a lateralidade ainda esteja cruzada, a criana deveria ter o acompanhamento de uma fonoaudiloga. O exame de maturidade do desenvolvimento fsico complementado pela observao no mbito anmico e social. Podemos observar que os meninos se desenvolvem mais devagar do que as meninas. As meninas, em geral, esto de 2 a 4 meses frente. Ento devemos levar isso em considerao tambm na avaliao da maturidade de cada criana. H casos em que existem a maturidade fsica e a da lateralidade, mas o professor observa a imaturidade anmica e social da criana. A criana que inicia o aprendizado escolar imatura fica mais ansiosa e se sente desprotegida. Pode ser uma criana que tenha tido poucas oportunidades de brincar, de estar com mais crianas, que no tenha tido a oportunidade de realizar tarefas simples e conquistar autonomia. Ela no consegue seguir, copiar, e tem dificuldade em realizar tarefas propostas pelo professor. Uma criana assim poderia ter dificuldade em concentrar-se e inserirse no contexto social de um grupo maior com mais desafios. Aos 6 anos, as crianas aprendem a seguir as regras e os padres de comportamento bsicos da sociedade. Elas j sabem discernir se uma ao certa ou errada. A vida social da criana passa a ser cada vez mais importante, e comum, nesta faixa etria, o que se chama de melhor amigo. As crianas passam a dar um crescente valor amizade. Tambm passam a comparar-se com outras crianas da mesma faixa etria. Antes dos 6 anos, a fora que predomina na relao com o mundo a prtica, direta, imediata. Podemos cham-la inteligncia prtica, espontnea. Esta inteligncia funciona quando o crebro ainda no tem a estrutura lingustica para a reflexo ou assimilao racional. Vendo que a inteligncia prtica, volitiva a primeira atividade inteligente nossa disposio para aprender da vida, devemos concluir que tudo o que tem a ver com a vida prtica o que forma o ser humano de zero a sete anos de idade. Aos 67 anos de idade, a criana j deveria conseguir elaborar uma representao mental com bastante clareza, demonstrando assim seu desenvolvimento cognitivo. Apresentamo-lhe um quadro reproduzindo uma praia e pedimos que ela nos conte o que viu. A criana madura comea com o termo geral praia para descrever o quadro, enquanto a imatura comea pelos detalhes. Tambm importante que a criana madura consiga depois descrever os detalhes do quadro. Ela deve mostrar a capacidade de reproduzir o crculo, o quadrado e o tringulo nos detalhes de seu desenho. Deve conseguir ouvir vrios relatos dos colegas e perceber que esto todos dentro de um mesmo tema. A atividade de discernir os diferentes objetos, separando-os e guardando-os, evidencia a maturidade da percepo sensorial e cognitiva. Podemos pedir criana

para trazer um regador, depois um vaso, um pote e uma vela tudo numa sequncia, de modo que ela nos mostre se consegue gravar o pedido e realizar todos os comandos. No caso da criana mais desperta e precoce, deixamos que ela monte um teatro de bonecos no qual pode criar o cenrio, escolher os personagens e organizar a apresentao. Ela ir envolver-se, entreter-se, e ser levada a engajar-se com sua individualidade, desenvolvendo suas diversas aptides. O ideal que uma criana assim tenha muitas atividades criativas e ldicas. Uma criana precoce no deve perceber desde cedo o desejo dos pais de que ela seja um gnio. Ela vai sentir-se pressionada, podendo regredir em seu desenvolvimento anmico. Uma criana cheia de capacidades e esperta precisa de adultos alegres e de muito humor, para equilibrar sua tendncia a permanecer no mbito mental; adultos com muito afeto e abertos a novas perguntas, sempre respondendo e conversando com ela, sem muitos detalhes explicativos. H muitas pesquisas indicando um nvel de estresse altssimo nas crianas precoces, o que pode inibir a aprendizagem mais tarde. Para o aprendizado escolar, d-se nfase capacidade de resoluo de problemas, uma habilidade que aperfeioada com o passar do tempo como, por exemplo, solucionar crises entre os amigos numa brincadeira. At o quinto ano de vida, as crianas procuram resolver problemas por meio da primeira soluo que vem sua mente, certa ou errada. Aps o quinto ano de vida, a criana passa a procurar diversas solues, vindo a reconhecer a soluo correta ou aquela que mais se aplica ao problema. O suporte da famlia de grande importncia em todo o desenvolvimento da criana. Quando a escola oferece atividades prticas, alegres e criativas para a famlia e para a criana, isso promove o fortalecimento da ligao de todos e a construo da confiana. O desenvolvimento saudvel da criana est diretamente ligado participao da famlia nas atividades com os filhos, tanto em casa como na escola. Dentro da realidade em que as crianas vivenciam o espao da escola desde muito cedo, pais, professores e educadores tm-se preocupado com a questo da prontido da criana e a acelerao no aprendizado. Isso traz tona o assunto da importncia da famlia na prontido escolar de uma criana que vive um processo de ensino e aprendizagem. Os fatores indicativos dentro desse aspecto, na relao entre famlia, criana e escola, so as seguintes constataes: a) se a criana teve contato com pessoas adultas estveis, que participam de sua vida; b) se ela esteve exposta a um ambiente fsico previsvel e seguro; c) se ela vivenciou rotinas regulares e atividades que apresentaram ritmos em sua vida em casa; d) se ela esteve em contato com outras crianas fora da escola;

e) se teve contato com materiais que estimularam sua capacidade de explorar e apreciar a natureza e o mundo que a cerca, assim como sua capacidade de obter um senso de controle sobre esses objetos, alm do ambiente escolar; f) se ela foi respeitada em cada etapa de seu desenvolvimento, sem ser acelerada pelos adultos sua volta. Desenho Eu sabia desenhar como Rafael [pintor italiano], mas levei a vida toda para aprender a desenhar como uma criana. (Pablo Picasso, pintor espanhol) No desenho da criana de 6 anos, ela j determina o que vai fazer, antes de comear: Agora vou desenhar uma rvore. Ela tem um objetivo consciente ao fazer um desenho. Desenhos simtricos podem aparecer, compondo formas que se repetem na folha com muitas cores. Podemos ver uma evoluo da forma humana. A criana pequena comea com rabiscos ou garatujas, como uma continuidade da intensidade dos movimentos corporais. Depois, aos 3 anos de idade, ela preenche a folha com crculos, que ganham pontos no centro. Esses crculos demonstram que a individualidade est mais presente. Ento surgem os raios em torno do crculo, como dedos que se estendem, tateando o mundo. Aos 4 anos de idade surge o tronco, em forma de longas escadas. Vemos sua constituio fsica por meio do desenho. A estrutura fsica cabea, tronco e membros comea a delinear-se no desenho j aos 5 anos de idade, quando a criana reproduz o cu e a terra, em cima e embaixo, e uma casa, mostrando sua noo espacial e sua maturidade corporal. Aos 6 anos de idade surgem formas triangulares, e ela desenha com muitos detalhes o cu, o cho, a casa, vrias pessoas, rvores, tudo com muitas cores. H a mudana na nfase dos traados. As crianas mais novas cobrem as superfcies de cores, e as crianas mais velhas querem colorir os objetos, preencher tudo o que desenham. Msica Rodas, cirandas, onde todos participam com alegria, cantando, conforme a poca que o grupo est vivendo no ano. Durante o ano, os professores organizam as pocas conforme a estaes, as datas importantes e as festas do ano. Quem canta, seus males espanta ditado popular que traz uma verdade profunda. A criana comea primeiro a balbuciar, ouvindo as pessoas ao seu redor e imitando-as. Ela emite os primeiros rudos e depois comea a falar com imensa alegria. A criana aprende pela imitao. Ao cantar, ela vive a alegria dos sons em harmonia. A msica encanta e embala. A msica ajuda na concentrao, pois a criana gosta dela e sossega para ouvir. Tudo o que feito com msica envolve, cria um ambiente caloroso. Devemos escolher msicas adequadas para cada idade. Assim como contamos histrias oralmente, tambm cantamos, sem usar o som de um aparelho, pois a criana quer ouvir a voz humana. As crianas mais velhas do jardim-de-infncia conseguem memorizar as canes e depois repeti-las.

Pintura Na pintura com aquarela, em que os pigmentos esto diludos em gua, as crianas vivenciam intensamente as cores. Elas olham as cores se misturando e novas cores surgindo. Observam a magia das cores escorrendo pelo papel. As pinturas se tornam menos bonitas aos 6 anos, pois a criana agora quer tentar novas cores, vivendo novos desafios. Depois volta a pintar em harmonia, medida que descobre conscientemente como misturar e combinar as cores, controlando os movimentos dos pincis, trazendo as formas e os movimentos adequados. A pintura exige um cuidado, uma ordem e muita concentrao. Prepara a criana para a ordem, o cuidado e a beleza, que sero exigidos na escola com os cadernos e todo o material. Pintar com aquarela no papel grande e molhado, traz a experincia das cores, diferente do traado do desenho. A pintura um momento que necessita de concentrao, o cuidado com as tintas, o uso do pincel, vrias habilidades para a criana de 6 anos. Trabalhos manuais Aos 6 anos, a criana usa os membros de forma mais vigorosa, mais ativa. Ela gosta de mover objetos e tocos pesados, e usa todos os panos e brinquedos disponveis para as brincadeiras. A criana maior do jardim-deinfncia gosta de realizar tarefas, consciente do que necessrio para a atividade. Os trabalhos manuais, como o tric e o croch de dedo, trabalham a motricidade fina, requisitada depois para a escrita e o aprendizado escolar. As crianas adoram costurar os panos da classe e as roupinhas das bonecas, quando esto rasgados e precisam ser consertados. Tarefas simples e teis, que trabalham sua coordenao, a noo de ordem e a concentrao. Modelagem Apesar da maturidade da criana em diversos mbitos, devemos observ-la e avali-la em todos os seus aspectos e necessidades. Os trabalhos manuais e as atividades artsticas trabalham diversas reas do desenvolvimento e podem darnos parmetros para uma avaliao mais sensvel e detalhada. Na modelagem, ao brincar na terra, na lama, modelando na areia, na natureza, as crianas moldam e se moldam nessas atividades. A natureza faz parte delas e de todo o seu desenvolvimento saudvel. A modelagem a ajuda a dar forma na relao da criana com o mundo mais concreto. Ela cria os objetos que deseja na brincadeira, modelando-os na lama. Modela com argila, faz potinhos, bolinhas, suporte de velas, panelinhas, pratinhos, bichinhos, caracis, etc. Ela cria e transforma todas as formas ao seu redor e as redondas, retas, cncavas ou convexas podem ser expressas. Histrias e Contos "Se voc quer que o seu filho seja brilhante, narre-lhe contos de fadas; se voc o quer muito brilhante, narre-lhe ainda mais contos de fadas. (Albert Einstein, fsico/cientista)

A criana necessita do alimento dos contos de fadas tal qual o corpo fsico precisa de alimento. Os contos trazem imagens, eventos e desafios que so enfrentados e superados. As crianas percebem que a verdade, a beleza e a bondade provm de pessoas e da vida. O calor e a ateno que empregamos ao contar uma histria algo que nenhum livro pode oferecer. As crianas ouvem o conto e criam as imagens da forma que mais lhes convm de uma forma criativa que nenhuma ilustrao de livro poderia trazer. As crianas de 6 anos j conseguem concentrar-se numa histria maior e recont-la. Elas sabem discernir as imagens dos contos e o que real na vida do dia a dia. A narrao oral proporciona um contexto rico, que depois levar a criana a ter interesse pelos livros; pois por meio dos contos ela ter satisfao em ler pelo prazer de entrar nas imagens e no conhecimento que a lngua e a rima trazem. As imagens dos contos de fadas contam a histria das pessoas de todos os tempos. A criana entra em contato com qualidades essenciais. Contos de fadas so uma parte vital da educao moral de uma criana. No devemos interpretar os significados dos contos ou avali-los, fazendo comentrios com a criana, moralizando a histria. Devemos contar uma histria sem dramatizar (sem mudar o tom de voz). Para as crianas maiores e mais despertas, escolhemos contos maiores, com mais heris e desafios. Brincar - "O ser humano brinca quando ser humano no pleno sentido da palavra, e somente ser humano quando brinca. (Friedrich Schiller, poeta/escritor) O brincar a forma de a criana se expressar, imitando tudo ao seu redor e trazendo sua linguagem imaginativa da fantasia. A fantasia o impulso criativo pelo qual a criana elabora as impresses, decodifica-as e manifesta-as, demonstrando sua fora de vontade para colocar-se no mundo com sua individualidade. A criana de 6 anos planeja o brincar antes e se interessa por tarefas definidas. Ela organiza as atividades com os amigos. Hoje nos damos conta de que, em muitos lugares, as crianas no tm mais o direito de brincar pelo simples prazer da brincadeira. Parece que tudo o que est relacionado com o brincar precisa render conhecimento imediato. J se perdeu o bom senso do que ser criana, da necessidade que ela tem e dos processos infantis necessrios para seu desenvolvimento. Leva-se tempo para crescer, para construir um corpo saudvel que sirva de base fsica para todo um desenvolvimento anmicoespiritual posterior. A criana de 6 anos realiza grandes exploraes, e toda a natureza ao redor participa. Assim ela tem a chance de experimentar e vivenciar as noes de seu prprio corpo, desenvolvendo a agilidade, a coordenao motora, a imagem corporal, a noo espacial, o equilbrio, fatores importantssimos para seu desenvolvimento escolar mais tarde.

Algumas atividades que sustentam um desenvolvimento saudvel em crianas de 6 anos: a) No recreio/ptio, podemos incentivar as crianas a brincar de vrias formas, exercitando-se e brincando: Brincadeiras de roda Balanar conseguido sustentar o movimento com as pernas Equilibrar-se na ponta dos ps Rodopiar no lugar Alongar-se na ponta dos ps com os braos levantados Brincar de carrinho de mo uma criana fica de quatro e a outra segura seus ps, empurrando-a como uma carriola Brincar de esconde-esconde e pega-pega Subir com agilidade no trepa-trepa Andar com um saco de feijo na cabea Andar de perna-de-pau Nadar se possvel Balanar em p no balano Gira-gira: duas crianas de mos dadas girando Escorregar sozinha pendurar-se em barras paralelas Equilibrar-se andando sobre troncos Equilibrar-se em cordas esticadas, uma acima e outra embaixo, na qual a criana anda segurando na de cima Descer poste de bombeiro Andar de carrinho rolim Andar de patinete Subir em rvore Dar cambalhota Pular corda b) Podemos criar uma jornada/gincana com as crianas, para: Rolar morro Pular corda Pular de um pneu ao outro, colocados no cho Equilibrar-se sobre pedras, tocos, troncos e outras superfcies irregulares c) Pode-se criar uma trilha de obstculos na sala de aula, para: Rastejar sob bancadas e mesas Saltar por sobre pequenos obstculos Pular de uma cadeira a outra Pular da cadeira para o cho, aumentando-se a altura da cadeira Andar de meias sobre sacos, costurados com pedrinhas dentro Andar sobre uma prancha estreita no cho

Andar sobre uma tbua suspensa entre cadeiras d) Em sala de aula, podemos oferecer as seguintes atividades: Lixar Serrar Martelar Triturar Cortar Sovar Moer gros Carregar objetos pesados Misturar massa de farinha pesada Servir o ch ou gua nas canecas Lavar a loua Costurar Tric de dedos e) Levar a sentir diferentes texturas: Brincar na caixa de areia Cortar panos de texturas diversas, feltros e brincar com eles Sovar a massa de po, com diferentes farinhas Brincar com gua na areia Lavar loua e roupas/panos com gua morna e fria Manusear cestos de sementes e gros Brincar de adivinhar o que est dento do saco, sem olhar f) Sugestes de atividades artsticas e musicais uma vez por semana: Aula de lira, euritmia, aquarela, desenho, modelagem

Concluso Avaliao da criana em seu processo de maturidade A criana um intenso realizador de seu prprio conhecimento, suas emoes e seu comportamento. As reas do crebro que possibilitam funes executivas so as ltimas a amadurecer. A criana precisa estar apta a identificar e organizar os passos para completar uma tarefa independente, de modo a estar apta para o aprendizado. Os educadores devem perceber quais so os processos fundamentais para a prontido da criana, que um aprendiz e um executor por excelncia. imprescindvel, para a alfabetizao e todo o aprendizado escolar, que ela consiga realizar seus objetivos, usando suas inmeras habilidades executivas, cognitivas, criativas e sociais. Somente no brincar a individualidade da criana visvel, quando ela ensaia, de modo ldico, tudo o que depois ser requisitado quando for adulta, ou seja: mostrar-se firmemente situada na vida, tomando decises responsveis por meio de aes criativas e participativas.

Em torno dos seis/sete anos, a criana perde paulatinamente o impulso da imitao, o que lhe dava segurana. Ela se sente ento insegura, no quer mais brincar como antes e deseja ser igual aos grandes. Mostra-nos, de vrias formas, que o aprendizado espontneo est-se perdendo e uma nova forma de aprendizado e comunicao est surgindo. Antes ela se interessava mais pelo que fazamos, e agora se interessa cada vez mais pelo que dizemos. Mudanas criam inseguranas, e ns podemos ajudar. A criana olha para os maiores e quer adquirir suas habilidades. Os pais devem agora ensinar novos afazeres, com novos desafios nas atividades de casa. Tudo o que ensinado de forma criativa, sendo proporcionado um espao para a criana participar com suas contribuies, constitui o melhor preparo para o futuro pensar criativo e rico. No saudvel, vindo a enfraquecer a criana, insistirmos para que ela aprenda as letras, a leitura e a escrita, nmeros e clculos antes do tempo. Por volta dos 7 anos de idade, a criana em geral nos mostra estar apta e madura para a escola. Contudo, ainda devemos respeitar a maior ou menor prontido de cada aluno individualmente. Os meninos, nessa idade, geralmente apresentam uma defasagem de quatro a seis meses em relao s meninas, em nvel de maturidade. Ao percebermos algum comprometimento no desenvolvimento neurolgico, devemos encaminhar a criana para uma anlise mais clnica, para ento ver a necessidade de um atendimento teraputico. Nestes casos, de muita importncia um trabalho conjunto permeado de confiana e abertura entre pais e escola. A no prontido para o primeiro ano pode manifestar-se nos anos iniciais do ensino fundamental, como a falta de fora na realizao das tarefas, pouca concentrao, dificuldade em adaptar-se ao trabalho cotidiano proposto, o no entrosamento nas brincadeiras e atividades artsticas e manuais. Ao ingressar no 1 ano escolar, a criana entra num novo espao e numa nova estrutura, com novas exigncias e desafios. As pesquisas mostram que h um aumento dramtico na possibilidade de as crianas fracassarem no processo de alfabetizao quando no esto prontas para atender s exigncias escolares. A dificuldade escolar do jovem, que provavelmente foi uma criana sem maturidade para a alfabetizao, muitas vezes o persegue durante toda a sua vida escolar. Quando as crianas entram na escola com mais idade, por volta dos 7 anos, geralmente apresentam melhor aprendizado. As crianas mais velhas tendem a chegar a resultados acima da mdia nas avaliaes. As crianas mais novas apresentam dificuldades de aprendizagem, e consequentemente so classificadas como problemticas nesse mbito. Aquilo que anteriormente era ensinado no primeiro ano j , hoje, em grande parte abordado no jardim-de-infncia. Os problemas que advm da escolarizao precoce j surgem em inmeras pesquisas realizadas em vrios pases. Pesquisas constatam que crianas de quatro a cinco anos tm uma necessidade genuna de brincar, e a qualidade e a quantidade do tempo de brincar tm influncias posteriores sobre a capacidade de pensar, a capacidade de deciso e a capacidade de lidar com situaes difceis.

As experincias e estudos em diversos pases europeus mostraram que os alunos que iniciaram a aprendizagem da leitura e dos clculos mais tarde aprenderam mais rpido e melhor. Isso significa que os alunos que ingressam mais velhos no 1 ano escolar esto mais preparados. A sociedade exige, logo cedo, muito das crianas. O aprender precoce pode alcanar o contrrio daquilo que se deseja. Uma receita que seguramente ir ampliar as dificuldades a aprendizagem sob presso. H indcios de que experincias assimiladas com sentimentos negativos no so registradas. Muitas vezes os adultos criticam as crianas dizendo: "Ela poderia fazer melhor, se quisesse." Seria mais acertado dizer: "Ela faria melhor, se pudesse." Assim a criana, com uma fora incrvel para viver e agir no mundo. Ela aprende a andar, a cair e a tentar inmeras vezes, sem desistir, com perseverana e a alegria da conquista, esperando que os adultos a respeitem!

Bibliografia: Ruth Ker (ed.), Youre not the boss of me. Spring Valley, NY: WECAN Publications, 2007. Joan Almon, First grade readiness. Texto avulso. Nancy Forest, Some guidelines for first grade readiness. Texto avulso. Texto de Silvia Jensen (professora de jardim-de-infncia Waldorf), texto baseado no Congresso de Pedagogia Waldorf em Boston/USA, em julho de 2008. Patrick A. Puhani, Die lteren Kinder sind einfach fitter [As crianas mais velhas so simplesmente mais preparadas para o aprendizado Pesquisa da Universidade Tcnica do Instituto para Economia Popular da Alemanha]. Apud artigo de Annette Wannemacher-Saal. Darmstdter Echo, 26, nov. 2005, p. 17. Maria Chantal Amarante, Introduo apud Christopher Clouder e Janni Nicol, Brincadeiras criativas para o seu beb. So Paulo: Publifolha, 2007. Rosely Sayo, Como educar meu filho. So Paulo: Publifolha, 2003, cap. Reflexes sobre autonomia. Leonore Bertalot, Aprender com crianas. So Paulo: Aliana pela Infncia, s.d. Barbara Sokolov, H mais leitura no jardim-de-infncia do que os olhos podem ver. Revista Renewal, 9 (1), Spring/Summer 2000.

You might also like