You are on page 1of 2

O QUINHENTISMO No sculo XV, se Portugal quisesse comprar especiarias (pimenta, gengibre, canela, aafro etc) tinha que recorrer

aos comerciantes da Veneza ou de Gnova, que possuam o monoplio destes produtos. Os burgueses italianos, que tinham acesso aos mercados orientais - atravs do Mar Mediterrneo - cobravam preos exorbitantes por esses produtos. A nica soluo para ter acesso s especiarias, por um preo digno e ainda lucrar com a venda das mesmas, seria encontrar um novo caminho para as ndias. E assim, entre os sculos XV e XVI os portugueses se puseram ao mar, com o objetivo de encontrar um novo caminho at as ndias e realizar expedies exploratrias em busca de riquezas materiais e espirituais, esse perodo ficou conhecido como: As Grandes Navegaes. Foi atravs das Grandes Navegaes que, em 1500, o Brasil foi descoberto por Pedro lvares Cabral. Os portugueses, ento, comearam a explorar, colonizar as novas terras descobertas e a introduzir a cultura europeia, eles precisavam informar ao rei de Portugal sobre o que era encontrado no Brasil atravs de textos e documentos. Essa manifestao literria que ocorreu no Br asil entre 1500 e 1601 ficou conhecida como Quinhentismo. O Quinhentismo , ento, a literatura que denota a viso, as ambies e as intenes do colonizador europeu, e dividida em duas partes: 1. Literatura Informativa: composta por textos de carter essencialmente descritivo, que tem por objetivo informar a coroa e a nobreza portuguesa sobre o descobrimento e o que haviam encontrado nas novas terras. Normalmente eram escritos por viajantes e aventureiros que iam ao Brasil e acabavam descrevendo o que viam. Um dos principais textos deste perodo a Carta de Caminha ao rei de Portugal. Caractersticas da literatura informativa:

Textos: essencialmente descritivos, de pouco valor literrio. No h preocupao com a esttica. Temas principais: a natureza (fauna e flora), os habitantes (ndios), as possibilidades de explorao, o deslumbramento do europeu com o territrio descoberto. Principais documentos da literatura informativa:

1. Carta do descobrimento (Pero Vaz de Caminha): foi escrita no ano de 1500 e publicada pela primeira vez em 1817. 2. Tratado da terra do Brasil (Pero de Magalhes Gndavo): foi escrito por volta de 1570 e impresso pela primeira vez em 1826. 3. Histria da Provncia de Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos Brasil (Pero de Magalhes Gndavo): foi editado em 1576. 4. Dilogo sobre a converso dos gentios (Padre Manuel da Nbrega): foi escrito em 1557 e impresso em 1880. 5. Tratado descritivo do Brasil (Gabriel Soares de Sousa): escrito em 1587 e impresso por volta de 1839.

Exemplos da literatura informativa:

Trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha escrita ao Rei de Portugal. Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Nas mos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijos sobre o batel; e Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os pousaram. Ali no pde deles haver fala, nem entendimento de proveito, por o mar quebrar na costa. Somente deu-lhes um barrete vermelho e uma carapua de linho que levava na cabea e um sombreiro preto. Um deles deu-lhe um sombreiro de penas de ave, compridas, com uma copazinha de penas vermelhas e pardas como de papagaio; e outro deu-lhe um ramal grande de continhas brancas, midas, que querem parecer de aljaveira, as quais peas creio que o Capito manda a Vossa Alteza, e com isto se volveu s naus por ser tarde e no poder haver deles mais fala, por causa do mar.

Relato de Hans Staden sobre o povo indgena. Formaram um crculo ao redor de mim, ficando eu no centro com duas mulheres. Amarraram -me numa perna um chocalho e, na nuca, penas de pssaros. Depois, comearam as mulheres a cantar e, conforme um som dado, tinha eu de bater no cho o p onde estavam atados os chocalhos.(...) As mulheres fazem bebidas. Tomam as razes de mandioca, que deixam ferver em grandes potes. Quando bem fervidas tiram-nas (...) e deixam-nas esfriar (...) Ento, as moas assentam-se ao p e mastigam as razes e o que fica mastigado posto numa vasilha parte

2. Literatura Jesutica: Os primeiros jesutas chegaram ao Brasil em 1549, incumbidos de catequizar a populao nativa (os ndios) e de fundar os primeiros colgios, que foram, durante muito tempo, a nica atividade intelectual existente na colnia. Os jesutas foram responsveis pela melhor produo literria durante o quinhentismo brasileiro. A obra literria era composta por textos que tinham como objetivo catequizar os habitantes (ndios) encontrados no territrio descoberto. Era formada por: poesias de devoo e peas de teatro de carter pedaggico. Essas obras eram chamadas de literatura do ensinamento e continham elementos da cultura indgena local e elementos da cultura crist, para facilitar o ensinamento e, por consequncia, a catequizao. O elemento mais utilizado para atingir os objetivos dos jesutas (catequizar e incutir a cultura europeia nos ndios) foi o teatro, para isso os jesutas chegaram a aprender o tupi-guarani (lngua utilizada pelos ndios), para melhor se expressar. Os ndios no eram apenas espectadores das peas de teatro, eles tambm participavam como: atores, danarinos e cantores, o que facilitava a compreenso das mensagens passadas. Os principais jesutas responsveis pela produo literria da poca foram o padre Manuel da Nbrega, o missionrio Ferno Cardim e o padre Jos de Anchieta. Caractersticas da literatura jesutica:

Textos: em forma de poesia de devoo e peas teatrais pedaggicas. Temas principais: elementos do cristianismo. Padre Jos de Anchieta:

Nasceu em 1534, na ilha de Tenerife Canrias. Era padre da Companhia de Jesus e foi para o Brasil em 1553, onde fundou o Colgio de So Paulo e era conhecido pelos ndios como Piahy (supremo paj branco). Anchieta deixou como legado a primeira gramtica do tupi-guarani e se destacou por suas poesias e autos, que misturava a moral religiosa catlica aos costumes dos indgenas brasileiros. Faleceu em 1597, no litoral de Esprito Santo.

Exemplos da literatura informativa:

Trecho da poesia A Santa Ins do Padre Jos de Anchieta. Cordeirinha linda, Como folga o povo, Porque vossa vinda Lhe d lume novo! Cordeirinha santa, De Jesus querida, Vossa santa vida O Diabo espanta. Por isso vos canta Com prazer o povo, Porque vossa vinda Lhe d lume novo. Nossa culpa escura Fugir depressa, Pois vossa cabea Vem com luz to pura. Vossa formosura Honra do povo, Porque vossa vinda Lhe d lume novo. (...)

You might also like