You are on page 1of 3

Teste de Tenso Aplicada

ALERTA: O TESTE COM ESSE APARELHO PODE SER DESTRUTIVO, Conforme evidencia a norma NBR6881/1981, item6: Resultados, que diz textualmente: No deve ocorrer perfurao total ou parcial do dieltrico submetido ao ensaio durante o tempo de aplicao da tenso eltrica. Isso significa que esse teste no pode ser utilizado em situaes onde no possa em hiptese alguma furar o isolamento, o que inutiliza o cabo. Essa situao acontece se o cabo que est sendo testado est em operao e durante a parada do sistema para manuteno se resolveu test-lo para avaliar suas condies. Quando necessrio fazer o teste de tenso para essa finalidade necessrio utilizar o MTODO ALTERNATIVO DE TESTE DE TENSO, onde se aumenta a tenso ao mesmo tempo em que se monitora a corrente de fuga e o interrompe caso essa fique muito alta antes de alcanar a tenso final de teste em KV estabelecida pela norma correspondente, relativa ao produto que est sendo testado. As normas especificam vrios tipos de testes e os agrupa em: de recebimento, de Tipo, de controle, especiais e complementares. Este procedimento estabelece os requisitos para ensaio de tenso eltrica contnua e de resistncia de isolamento para cabos de potncia com isolao slida extrudada para tenses at 35 kV, durante e aps a instalao. Estes ensaios so destinados a demonstrar a integridade dos cabos e de seus acessrios. Constatando possveis danos acarretados ao cabo nos processos de transporte, armazenagem, lanamento e montagem dos acessrios (evitando futuras perdas de produo), podendo tambm gerar informaes importantes para acompanhamento da vida til pela manuteno. 1. Ensaio de tenso eltrica Ref: NBR 6881 e NBR 7286 1.1. Execuo do Ensaio de tenso eltrica Conforme: NBR 7286 , 6.2.5, ITENS 6.2.5.1 at 6.2.5.4 Os ensaios devem ser classificados como: A Ensaios em qualquer ocasio, durante a instalao; B Ensaios aps a concluso da instalao do cabo e seus acessrios, e antes destes serem colocados em operao; C Aps o cabo e seus acessrios terem sido colocados em operao, em qualquer ocasio, dentro do perodo de garantia; D Cabos em operao, fora do perodo de garantia. A tabela abaixo define os valores de tenso e os tempos de aplicao da tenso para os vrios tipos de ensaios. Conforme: NBR 7286, anexo B, tabela B2

Procedimento de aplicao de tenso conforme NBR 6881 item 5.3


A tenso a ser aplicada deve ser elevada a partir de um valor inicial, o menor possvel, mas no superior a 20% da tenso nominal do cabo submetido ao ensaio. A taxa de elevao da tenso deve ser aproximadamente uniforme, de tal maneira que a tenso especificada de ensaio seja atingida em no menos do que 10 segundos e nem mais do que 60 segundos. Ao atingir o valor da tenso de ensaio, o mesmo deve ser mantido durante o tempo especificado. O valor da tenso e o tempo de aplicao esto especificados acima na tabela 1. (Conforme: NBR 7286, anexo B, tabela B2) Decorrido o tempo de ensaio especificado, a tenso deve ser reduzida com taxa de variao aproximadamente uniforme, at um valor menor possvel, mas no superior a 20% da tenso nominal do cabo e em seguida, desligar o equipamento. Caso durante a execuo do ensaio houver uma ou mais interrupes por qualquer anomalia no equipamento, conexes ou terminaes do cabo, o ensaio ser continuado, acrescentandose para cada interrupo, 20% do tempo total de aplicao de tenso ao tempo que resta para finalizar o ensaio. O valor da tenso contnua de ensaio definido pelo seu valor mdio aritmtico. Como resultado do ensaio, no deve ocorrer perfurao total ou parcial do dieltrico submetido ao ensaio. (conforme: NBR 6881 item 6- Resultados )

Ref: NBR6881, NBR 7286, NBR6813, NBR7286, NBR7287 http://www.gits.kmutnb.ac.th/ethesis/data/4610185029.pdf http://adm-net-a.unifei.edu.br/phl/pdf/0038060.pdf http://www2.ele.ufes.br/~projgrad/documentos/PG2005_2/leonardopitanganogueira.pdf TEREME ENGENHARIA Ensaio de Tenso Eltrica Corrente Contnua e Resistncia de Isolamento em Cabos Eltricos de Potncia.

You might also like