You are on page 1of 2

Matemtica Financeira com Excel e HP 12c

Relembrando recursos
Porcentagem; Calculando o porcentual com Excel; Atualizando o valor pela taxa; Removendo a atualizao; Exponenciao; Funo Potncia do Excel; Calculando a potncia com a frmula; Radiciao; Raiz quadrada; Raiz cbica e outras; Regra de trs.

Introduo calculadora HP 12c


Notao Polonesa Inversa; Configurando a calculadora; Alterando os separadores de milhar e decimal; Alterando o nmero de casas decimais; Calculando uma sentena; Operaes com fraes; Potenciao/Radiciao; Porcentagem; Porcentagem simples; Porcentagem total; Diferencial porcentual; Inverso de um nmero; Memrias; Inserindo valor na memria; Recuperando um valor da memria; Eliminando um valor da memria.

Conceitos
Capital; Montante; Juros; Risco; Inflao; Custo de oportunidade; Custo operacional; Lucro; Taxa de juros; Diagrama do fluxo de caixa; Regimes de capitalizao; Capitalizao simples; Capitalizao composta.

Capitalizao simples
Clculo dos juros (J); Clculo do capital (C); Clculo da taxa de juros (i); Frmula para o prazo (n); Clculo do montante (M).

Equivalncia de taxas em capitalizao simples


Equivalncia; Formas de apresentao da taxa; Forma decimal; Forma percentual.

Desconto simples
Desconto racional simples (por fora); Desconto simples (bancrio ou comercial); Clculo da taxa em operaes de desconto simples ou comercial; Clculo do prazo em operaes de desconto simples ou comercial; Desconto simples para sries de ttulos de mesmo valor.

Capitalizao composta
Clculo do Valor Futuro (VF); A frmula Valor Futuro (VF); Funo Valor Futuro (VF); Clculo do Valor Presente (VP); Funo VP.

Fatores
Fator de capitalizao; Fator de descapitalizao.

Desconto composto
Calculando o desconto composto; Calculando no Excel; Calculando o valor nominal de um ttulo de desconto composto; Utilizando a frmula.

Srie de pagamentos ou anuidades


Classificao das sries de pagamentos; Valor presente da srie de pagamentos ps; Calculando algebricamente no Excel; Calculando pela funo VP; Fator de descapitalizao; Calculando o VP com a StPg; Utilizando a calculadora HP 12c; Valor da parcela de uma srie de pagamentos ps; Valor da parcela de uma srie de pagamentos pr; Calculando pela funo PGTO.

Equivalncia de taxas em capitalizao composta


De um perodo menor para um perodo maior; De um perodo maior para um perodo menor; Quanto eu quero por quanto eu tenho; Acumulando taxas no idnticas.

Calendrio financeiro
Como o Excel entende uma data; Diferena entre duas datas em dias corridos; Somando e subtraindo dias corridos a uma determinada data; Diferena entre duas datas em dias teis; Somando e subtraindo dias teis a uma determinada data; Funo DIAS360; Funo FIMMS; Nmero da semana; Dia da semana; Trabalhando com datas na HP 12c; Configurando o formato da data; Acrescentando dias a uma data; Calculando a diferena entre duas datas.

Sistemas de amortizao
Sistema de Amortizao Constante (SAC); Sistema Francs de Amortizao (Tabela Price); Coluna do saldo devedor; Coluna de amortizao; Coluna dos juros; Coluna da prestao; Comparando SAC e Price.

Mtodos de avaliao do fluxo de caixa


Valor Presente Lquido (VPL); Clculo algbrico do VPL; Clculo do VPL pela funo; Utilizando a calculadora HP 12c; Taxa Interna de Retorno (TIR); Funo TIR.

You might also like