You are on page 1of 6

Curso: Engenharia Disciplina: Tpicos de Fsica Geral e Experimental Professor: Douglas Assunto: Lei de Arquimedes ( Corpos flutuantes )

Princpio de Arquimedes

O grande cientista e inventor grego, Arquimedes,foi o descobridor do princpio que nos permite calcular o valor do empuxo que atua em um corpo mergulhado em um fluido. Arquimedes fez contribuies notveis na Fsica, na Matemtica e na tecnologia. Arquimedes viveu no sculo III a. C., na cidade de Siracusa, uma colnia grega situada na Silcia, sul da Itlia.Uma das invenes mais populares conhecida como parafuso de Arquimedes, usado para elevar gua. Arquimedes descobriu que todo o corpo imerso em um fluido em equilbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ao de uma fora vertical, com sentido oposto este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade igual a intensidade do Peso do fluido que ocupado pelo corpo.

"Um fluido em equilbrio age sobre um corpo nele imerso (parcial ou totalmente) com uma fora vertical orientada de baixo para cima, denominada EMPUXO, aplicada no centro de gravidade do volume de fluido deslocado, cuja intensidade igual do peso do volume de fluido deslocado."
Considere um recipiente contendo um lquido de densidade (d) conhecida. Ao mergulharmos um corpo slido nesse lquido, o nvel do lquido sobe, indicando que certo volume do lquido foi deslocado. De acordo com o Teorema de Arquimedes, o empuxo E tem intensidade igual do peso do volume de lquido deslocado pelo corpo:

Onde PL o peso do lquido deslocado.


m

Sabemos que a densidade de um fluido dada pela equao: d f = v f m = d . V dada por: f fd

, ento a massa pode ser

Assim a intensidade do empuxo dada pela expresso:


Fe = m f . g ou podemos escrever que o empuxo :

onde: =Empuxo (N) =Densidade do fluido (kg/m) =Volume do fluido deslocado (m) g=Acelerao da gravidade (m/s)

Exemplo: Em um recipiente h um lquido de densidade 2,56g/cm. Dentro do lquido encontra-se um corpo de volume 1000cm, que est totalmente imerso. Qual o empuxo sofrido por este corpo? Dado g=10m/s

Equilbrio de Flutuao

Quando um bloco de madeira na superfcie de uma piscina, ele comea a afundar na gua porque puxada para baixo pela fora gravitacional. A medida que o bloco desloca mais e mais gua o mdulo da fora de empuxo, que aponta para cima aumenta. Finalmente, FE se torna igula ao mdulo da Fg e madira para de afundar. A partir desse momento o bloco de madeira permanece em equilbrio esttico, e dizemos que est flutuando na gua. Em todos os casos,
A figura um corpo que flutua em um fuido neste caso podemos afirmar que F E = Fg. Assim temos: Fg = m f . g ( flutuao )

Ocasionalmente, algumas embarcaes ou navios podem ser modificadas, introduzindo-se mastros maiores ou canhes mais pesados; nestes casos, eles se tornam mais pesados e tendem a emborcar em mares mais agitados. Os "icebergs" muitas vezes tambm viram quando derretem parcialmente. Estes fatos sugerem que, alm das foras, os torques destas foras tambm so importantes para o estudo do equilbrio de flutuao.

Quando um corpo est flutuando em um lquido, ele est sujeito ao de duas foras de mesma intensidade, mesma direo (vertical) e sentidos opostos: a fora-peso e o empuxo. Os pontos de aplicao dessas foras so, respectivamente, o centro de gravidade do corpo G e o centro de empuxo C, que corresponde ao centro de gravidade do lquido deslocado ou centro de empuxo. Se o centro de gravidade G coincide com o centro de empuxo C, situao mais comum quando o corpo est totalmente mergulhado, o equilbrio INDIFERENTE, isto , o corpo permanece na posio em que for colocado.

Quando um corpo flutua parcialmente imerso no fluido e se inclina num pequeno ngulo, o volume da parte da gua deslocada se altera e, portanto, o centro de empuxo muda de posio. Para que um objeto flutuante permanea em equilbrio ESTVEL, seu centro de empuxo deve ser deslocado de tal modo que a fora de empuxo (de baixo para cima) e o peso (de cima para baixo) produzam um torque restaurador, que tende a fazer o corpo retornar a sua posio anterior. Quando o centro de gravidade G estiver acima do centro de empuxo C, o equilbrio pode ser estvel ou no. Vai depender de como se desloca o centro de empuxo em virtude da mudana na fora do volume de lquido deslocado. As figuras (6a) e (6b) mostram essa situao, onde o centro de gravidade G est acima do centro de empuxo mas, ao deslocar o corpo da posio inicial, o centro de empuxo muda, de modo que o torque resultante faz com que o corpo volte para sua posio inicial de equilbrio.

Fig 6 a

Fig 6 b

Obs.: A diferena conceitual entre centro de empuxo e centro de gravidade que a posio do centro de gravidade no se altera em relao ao corpo, a menos que ele seja deformado. Mas o centro de empuxo do corpo flutuante muda de acordo com a forma do lquido deslocado porque o centro de empuxo est localizado no centro de gravidade do lquido deslocado pelo corpo. As figuras abaixo mostram o equilbrio chamado INSTVEL. Movimentando o corpo (oscilando) de sua posio inicial, o deslocamento do centro de empuxo faz com que o torque resultante vire o corpo. A tarefa de um engenheiro naval consiste em projetar os navios de modo que isto no ocorra.

Peso aparente Conhecendo o princpio de Arquimedes podemos estabelecer o conceito de peso aparente, que o responsvel, no exemplo dado da piscina, por nos sentirmos mais leves ao submergir. Peso aparente o peso efetivo, ou seja,aquele que realmente sentimos. No caso de um fluido:

Exerccios: 1) Um bote flutuando em gua doce desloca um peso de gua igual a 35,6 KN. a) Qual seria o peso da gua que esse bote deslocaria se ele estivesse flutuando em gua salgada com massa especfica de 1,1x103 kg/m3? b) O volume da gua deslocada mudaria? Se isso acontecesse, de quanto. 2)Uma ncora de ferro com massa especfica igual a 7870 kg/m 3 parece 200 N mais leve na gua do que no ar. a) qual o volume desta ncora? b) Quanto ela pesa no ar sabendo que a densidade do ferro 7,9x103 kg/m3? 3) Um bloco de madeira flutua em gua doce com dois teros do seu volume submerso. Em leo, o bloco flutua com 0,90 do seu volume submerso. Encontre a massa especfica (a) da madeira e (b) do leo. 4) Um dirigvel est se deslocando lentamente a baixa altitude, cheio, incluindo a tripulao e carga, de 1280 Kg. O volume do espao interno preenchido com hlio de 5000m 3. A massa especifica do gs hlio igual a 0,16 Kg/m3 e a massa especfica do hidrognio de 0,081 Kg/m 3. Quanta carga a mais o dirigvel poderia transportar se o hlio fosse substitudo por hidrognio? (Por que no se faz isso?) 5) Uma esfera oca de raio interno igual a 8,0 cm e raio externo igual a 9,0 cm flutua semi-submersa em um lquido de massa especfica igual a 800 kg/m 3. (a) Qual a massa da esfera? (b)Calcule a massa especfica do material do qual feita a esfera. 6) Cerca de um tero do corpo de uma pessoa flutuando no Mar Morto estar acima da linha dgua. Supondo que a massa especfica do corpo humano seja de 0,98 g/cm 3 , determine a massa especfica da gua no mar Morto. (Por que ela to maior do que 1,0 g/cm3?)

7) Uma cascata esfrica oca de ferro flutua quase completamente submersa na gua. O dimetro externo de 60,0 cm, e a massa especfica do ferro igual a 7,87 g/cm 3. Determine o dimetro interno. 8) Um bloco de madeira possui uma massa de 3,67 Kg e uma massa especfica de 600 Kg/m 3. Ele carregado com chumbo de tal forma que flutuar na gua com 0,90 do seu volume submerso. Qual a massa de chumbo necessria se o chumbo estiver preso parte mais alta do bloco de madeira? A massa especfica do chumbo de 1,13 x 104 Kg/m3. 9) Um a pea de ferro fundido contendo diversas cavidades pesa 6000 N no ar e 4000 N na gua. Qual o volume total de todas as cavidades na pea? A massa especfica do ferro (ou seja, de uma amostra sem cavidades) de 7,87 g/cm3. 10) Trs crianas, todas pesando 356N, fazem uma jangada com toras de madeira de 0,30m de dimetro e 1,80m de comprimento. Quantas toras de madeiras so necessrias para mant-los flutuando em gua doce? Suponha que a massa especfica da madeira 800 kg/m3.

You might also like