You are on page 1of 5

Biomassa, Classificao, Produo de biocombustveis, Biomassa como energia alternativa, Processos especiais para a utilizao de biomassa Biomassa, de acordo

com o Dicionrio da Real Academia Espanhola, tem dois significados: f. Assunto seres totais Biol que vivem em um determinado local, expressa em peso por unidade de rea ou volume. f. Biol matria orgnica proveniente de um processo biolgico, espontnea ou induzida, pode ser usado como fonte de energia. A primeira definio comumente usado em ecologia. O segundo significado, mais restrito, biomassa refere-se a "til" em termos de energia formal: as plantas convertem a energia radiante do sol em energia qumica por meio da fotossntese, e parte dessa energia qumica armazenada na forma de matria orgnica , a energia qumica em queima de biomassa pode ser recuperada diretamente ou transform-lo em combustvel. Um erro muito comum confundir "orgnico" com "matria viva", mas suficiente para considerar uma rvore, em que a maior parte da massa est morto, para desfazer o erro, na verdade, precisamente a biomassa "morto" o que a rvore mais til em termos de energia. Este um debate importante na ecologia, como mostrado neste apreciao Margalef: Outro erro comum a utilizao de "biomassa" como sinnimo de energia til que pode ser extrada a partir dele, que leva a alguma confuso, porque a proporo de energia til e de biomassa altamente varivel e depende de muitos factores. Para comear, a energia til pode ser extrado por combusto direta da biomassa, mas tambm a partir da queima de combustveis dele derivados por transformaes fsicas ou qumicas, processos em que 'sempre' perde um pouco da energia utilizvel originais. Alm disso, a biomassa pode ser til directamente como matria orgnica como fertilizante e tratamento do solo. E claro que voc no pode esquecer o seu uso mais comum: para servir de alimento para muitos organismos diferentes, incluindo a humanidade. A biomassa de madeira, resduos agrcolas e esterco continua a ser uma importante fonte de energia e matria til em pases menos industrializados. No primeiro sentido, a massa total de todo o assunto que um organismo, uma populao ou ecossistema e tende a manter-se mais ou menos constante. A sua medio difcil no caso de ecossistemas. Geralmente dada em unidades de massa por unidade de rea. Muitas vezes, medir a matria seca. Na floresta amaznica pode ter uma usina de biomassa de 1.100 toneladas por hectare de terra. Mas, mais frequentemente, o interesse na 'produo lquida de um ecossistema, ou seja, o novo material orgnico gerado na rea de unidade ao longo de uma unidade de tempo, por exemplo, e ao longo de um hectare por ano . Em teoria, em um ecossistema que atingiu a produo lquida clmax zero ou muito pequena: o ecossistema

simplesmente renova a sua biomassa, sem crescimento, enquanto a biomassa total chega a seu valor mximo. Assim, a biomassa um dos atributos mais importantes para caracterizar o estado de um ecossistema ou processo de sucesso ecolgica em um territrio. Em termos de energia, pode ser utilizado directamente, como o caso da madeira, ou indirectamente, na forma de biocombustveis: "biomassa" deve ser reservada para descrever a matria-prima utilizada no fabrico de biocombustveis. Biomassa pode fornecer energia alternativa aos combustveis fsseis, biocombustveis atravs de lquido, gasoso ou slido, mas tudo depende no usar mais do que a produo de biomassa do ecossistema net explodiu, para no incorrer em outro consumo de combustvel no processos de transformao e uso de energia a resposta mais oportuna para outros usos possveis. Atualmente, a biomassa oferece complementar aos combustveis fsseis, ajudando o crescimento do consumo mundial, especialmente no sector dos transportes. Isso contribui para a j ampla apropriao humana do total do produto da fotossntese do planeta, que j ultrapassa mais da metade da dotao total em que competimos com outras espcies animais e vegetais. Classificao Biomassa como fonte de energia, a biomassa pode ser classificado como resduo natural e culturas energticas.

Biomassa natural produzido na natureza sem interveno humana. Por exemplo, a queda natural de galhos de rvores nas florestas. A biomassa residual o subproduto ou resduo gerado na agricultura, silvicultura e pecuria, bem como de resduos na indstria de alimentos e indstria de transformao da madeira, bem como de esgoto e reciclagem de resduos de leo.

As culturas energticas so aqueles que so destinados produo de biocombustveis. Alm de culturas existentes para a indstria de alimentos, outras culturas, como a floresta e herbceas e culturas lignocelulsicos. Produo de biocombustveis Existem vrias maneiras de classificar os diferentes combustveis que podem ser derivadas a partir da biomassa. Talvez o mais importante o processo de produo necessrio para que o combustvel est pronto para uso.

Direcionar o uso. A biomassa utilizada apenas sofre transformaes fsicas antes da combusto, se a madeira ou palha. Pode ser outros usos de resduos: poda de rvores, restos de carpintaria, etc.

Fermentao alcolica. Este o mesmo processo utilizado para produzir o lcool. Consiste de uma fermentao anaerbia na levedura conduziu a uma mistura de acar e gua transforma-se numa mistura de lcool e gua com a emisso de dixido de carbono. Etanol para finalmente requer um processo de destilao em que a gua removida da mistura. Sendo o etanol no pode ser aqui utilizado o mtodo tradicional de destilao ainda, uma vez que mais energia perdida a obtida. Quando partindo de uma matria-prima necessria para produzir uma primeira seco deve adoado por vrios processos de triturao, a hidrlise cida e a separao de misturas.

A transformao de cidos gordos. Os leos vegetais e gorduras animais, podem ser convertidos a uma mistura semelhante do leo diesel atravs de um complexo processo de esterificao, a remoo da gua, a transesterificao, e destilao de metanol, aps o que tambm obtido de glicerina e sabo.

Decomposio anaerbica. Este um novo processo conduziu bactrias especficas para a obteno de metano na forma de biogs produzido a partir de resduos orgnicos, principalmente as fezes dos animais. Ao mesmo tempo, obtido como um subproduto fertilizar o solo. Biomassa como energia alternativa Em todos estes processos necessrio analisar algumas caractersticas ao julgar se o combustvel obtido pode ser considerado uma fonte de energia renovvel:

Emisses de CO2. Em geral, a utilizao de biomassa, ou os seus derivados podem ser consideradas neutras em termos de emisses de lquidos, se utilizado em quantidades pelo menos igual produo lquida de biomassa explorada ecossistema. Tal o caso dos usos tradicionais, se no exceder a capacidade de carga do territrio.

Em processos industriais, uma vez que inevitvel a utilizao de outras fontes de energia, as emisses a partir destas fontes so reconhecidos como emisses de lquidos. Em alguns processos intensivos em energia pode ser obtida de combustveis com emisses lquidas significativamente mais baixos do que o combustvel fssil semelhante. No entanto, os processos que utilizam combustveis inadequadas pode conduzir a maiores nveis de emisses.

Devemos tambm examinar se h outras emisses de gases de efeito estufa. Por exemplo, na produo de biogs, uma libertao acidental pode arruinar as emisses zero de equilbrio, uma vez que o metano tem um potencial de 21 vezes maior do que o dixido de carbono, de acordo com IPCC.

Tanto o balano de emisses de balano de energia til no se deve esquecer a contabilizao de insumos energticos indiretos, como no caso da energia incorporada usado em gua doce. A importncia destas entradas depende de cada processo, no caso de biodiesel, por exemplo, a estimativa de consumo de 20 kg de gua por kg de

combustvel: contexto industrial, dependendo da energia incorporada na gua pode ser mais longo do que o combustvel obtido.

Se a matria-prima proveniente de resduos, a reciclagem destes combustveis ajuda. Mas voc deve sempre considerar se a produo de combustveis o melhor uso para um determinado resduo.

Se a matria-prima vem de culturas, considerar se este o melhor uso da terra em comparao com outras alternativas. Esta considerao depende de como as circunstncias particulares de cada territrio.

Alguns desses combustveis no emitem poluentes de enxofre ou de azoto, e no apenas as partculas slidas, mas os outros fazem.

Outras caractersticas da biomassa. Desvantagens

Talvez o maior problema que pode gerar esses processos a utilizao de culturas vegetais comestveis, cortar ou mudana na terra, at ento dedicada alimentao, o cultivo de plantas para a produo de biocombustveis, os pases ricos podem pagar, caro, mas custa da dieta dos pases pobres, aumentando o problema da fome no mundo.

A incinerao pode ser perigoso e produzem substncias txicas. Portanto, ser usados filtros e realizar a combusto a temperaturas acima de 900 C. No h muitos lugares adequados para uso benfico. Como os preos so financiados derrubada de florestas nativas ser substituda por culturas destinadas para produtos biocombustveis. Processos especiais para a utilizao de biomassa H processos termoqumicos por reaes exotrmicas que convertem a energia qumica da biomassa em energia trmica. Entre estes mtodos incluem pirlise e combusto. A energia trmica pode ser usado para o aquecimento, para uso industrial, tais como gerao de vapor, ou transform-la em outro tipo de energia, como eletricidade ou energia mecnica. A combusto completa dos hidrocarbonetos a sua oxidao pelo oxignio atmosfrico, obtendo-se como produtos da reaco de vapor de gua e dixido de carbono e de energia trmica. Desde carvo antigo obtido por pirlise, que envolve a combusto incompleta de biomassa e cerca de 500 C, com dfice de oxignio. Os fumos produzidos na combusto uma mistura de monxido de carbono e dixido de carbono, hidrognio e hidrocarbonetos leves.

You might also like