You are on page 1of 4

Burocracia, um mal necessrio

Um amigo empreendedor me confidenciou uma vez que o que estraga na vida dele ter que lidar com a parte burocrtica da empresa...
Por Marcos Hashimoto http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/burocracia-um-malnecessario/474/ - acessado em 11.09.2010

Um amigo empreendedor me confidenciou uma vez que o que estraga na vida dele ter que lidar com a parte burocrtica da empresa: Folha de pagamento, demonstraes contbeis, controle dos estoques, reconciliao bancria, elaborao de contratos, planejamento de fluxo de caixa, envio de ttulos para protesto, reviso do cadastro de clientes, e mais uma infinidade de coisas que no tem nada a ver com o negcio em si. Ele tem um centro automotivo e sua grande paixo atender os clientes, conversar sobre carros, explicar as vantagens de uma reviso programada, orientar funcionrios no uso de um equipamento computadorizado de diagnstico, aprender com representantes de fornecedores algumas dicas para avaliao de suspenso em veculos importados, navegar pela Internet para se informar sobre o que h de mais novo em tecnologia de manuteno. Ele nunca imaginou, ao abrir seu negcio, que precisaria se preocupar com estes detalhes. Bem, mas so estes detalhes que definem o sucesso do seu negcio, aleguei. Porque voc no contrata um administrador para cuidar disto?, sugeri. Sua resposta foi lacnica: Ora, estes profissionais so muito caros. Outro dia eu vi o salrio mdio de um gerente administrativo para uma empresa como a minha no compensa! Eu no gosto, mas no tem outro jeito, tenho que fazer eu mesmo. Este episdio me veio mente justamente quando eu me vi obrigado a preencher aqueles dirios de classe que todo professor odeia. Ao final de cada bimestre, temos que preencher quadradinhos, contar faltas, calcular mdias, preencher dirios. Aquela obrigao burocrtica que o MEC exige e que me colocou no lugar do meu amigo, me ajudando a sentir o que ele sente. Falar fcil, at o momento em que voc vivencia o mesmo drama. O meu prazer est na sala de aula. explicar o mundo das corporaes para os alunos, abrir sua mente e me extasiar com suas descobertas e seu processo de transformao. Em suma, todos ns temos uma parcela de burocracia, ou obrigaes que, primeira instncia, podem parecer mera perda de tempo, mas, se pensarmos bem, ela necessria, pelo menos para algum. O grande problema que nem sempre questionamos se algum atribui algum valor pelo que fazemos. Nos primrdios da administrao profissional, Max Weber e outros tericos da administrao desenvolveram suas idias sobre a necessidade das organizaes aprenderem a estabelecer controles, regras, fluxos e mtodos para diminuir as crescentes perdas decorrentes da desorganizao e desordem em processos que aumentavam de complexidade na medida em que as empresas cresciam. Graas burocracia, no se perdia mais pedidos de clientes, sabia-se exatamente quantos itens havia em estoque e quantas peas foram rejeitadas no controle de qualidade. A burocracia permitiu que as compras fossem mais inteligentes pois a

deciso se concentrava em apenas uma pessoa. As pessoas sabiam exatamente quem fazia o qu, os processos passaram a fluir mais ordenada e rapidamente. A burocracia ajudou a pr ordem na casa. Mas com o tempo, a burocracia acabou ganhando uma interpretao bastante pejorativa, designando todo e qualquer processo que amarra a empresa e impede no s o seu crescimento como a inovao. O problema que as vantagens de sua implantao acabaram por al-la a um patamar de valorizao extremada que levou ao excesso de uso. De repente, nos encontramos mergulhados num mar de papel, carimbos, assinaturas, comprovantes, relatrios e verificaes como se mais burocracia trouxesse mais eficincia. A despeito desta conotao negativa, a burocracia importante e sempre ser. O que precisamos us-la com bom senso. O empreendedor tpico rejeita a burocracia porque olha apenas o seu lado negativo. Como vivemos em vrios sub-nveis da sociedade e no atuamos sozinhos nunca, constantemente precisamos prestar contas ao governo, aos funcionrios, aos chefes e empregadores, aos clientes e fornecedores, s associaes de classe e aos parceiros e scios. Que outra forma pode-se aprender com o passado? Como se pode planejar o futuro sem informaes? Como garantir que parceiros cumpram com que lhes devido? Como o MEC pode avaliar a qualidade dos cursos superiores? As pessoas precisam das regras, pois se sentem mais seguras quando elas existem. Mesmo para eliminar regras, preciso estabelecer outras. Uma vez minha filha pediu para ir piscina com a amiga. Eu disse que no, pois ela sabia que a regra era: nenhuma criana pode ir piscina sem um adulto junto. Mas, como ela j tinha crescido e ambas j sabiam nadar bem, resolvi ceder, mas no sem antes colocar outras regras: No corram em volta da piscina, no se separem uma da outra, dentro de 1 hora vocs tm que estar de volta, nada de brincadeiras perigosas. Liberdade assim, no se d de uma vez s, seno as pessoas perdem a referncia. Vai se dando aos poucos, e avaliando como elas vo lidando com a liberdade que esto conquistando. No assim que funcionam as relaes de confiana?

BUROCRACIA
11/4/2010

EMPERRA VIDA DO CIDADO E A ECONOMIA

A burocracia rege o dia-a-dia das pessoas e das empresas, desde o tempo das Capitanias Hereditrias at hoje

Da hora em que nasce at seu falecimento, o cidado brasileiro tem sua vida regida pela burocracia. Do trabalhador que vai renovar a carteira de motorista, ao empresrio

que deseja ampliar o negcio e necessita de licenas e alvars. Diga quem nunca teve problemas em emitir documentos e certides; contratar financiamento; abrir uma empresa formal, entre outros.

A burocratizao e a centralizao administrativa implicam em perda de tempo para cidados e empresas, acarretando custos muitas vezes intangveis. Realidade que no exclusividade nacional, mas que tem crescido, medida em que poder pblico estende os tentculos sobre a populao e a economia.

Na raiz

H quem diga que a instituio das Capitanias Hereditrias, dos Cartrios Vitalcios e dos favores aos privilegiados que faziam parte da Corte Portuguesa so demonstraes de que o Brasil j nasceu com o vis burocrtico em seu DNA. Sim, a herana colonial fala mais alto, tambm neste aspecto.

Solues para o mal, no entanto, s comearam a ser postas em prtica no fim da dcada de 1960, quando o Brasil possua at o seu Ministrio da Desburocratizao. O ento ministro Helio Beltro foi pioneiro na defesa da simplificao administrativa e dos direitos do cidado diante do Estado.

Ambiente travado

A regulao da atividade econmica no Brasil uma das mais travadas do planeta, conforme estudos do Banco Mundial. Embora a burocracia no seja exclusividade verde-amarela, na pesquisa anual "Doing Business", o Pas ocupa a 129 posio entre as 183 economias analisadas sob a tica do ambiente propcio aos negcios.

O levantamento do Bird avalia as facilidades para abertura de empresas, obteno de alvars, contratao de funcionrios, registro de propriedades, obteno de crdito,

proteo de investidores, pagamento de impostos, comrcio entre fronteiras, cumprimento de contratos e fechamento de firmas.

Para se ter uma idia do engessamento do sistema legal, na construo civil, pode-se dizer que a burocracia representa at 50,6% no custo do valor de um imvel. Conforme os dados do Banco Mundial, a obteno de alvars envolve 18 procedimentos que duram, em mdia, 411 dias. A mdia latino-americana de 16,7 procedimentos e 225 dias para se obter alvar.

Para que o Brasil de fato alcance a posio de quinta maior economia do mundo, preciso investir muito na melhoria do ambiente de negcios. o que defende Eduardo Pocetti, CEO da BDO, quinta maior empresa do Pas e do mundo nas reas de auditoria, tax e advisory. "Complicaes excessivas espantam os investidores e favorecem a corrupo", avalia. Para Pocetti, alm de pesado, o sistema tributrio brasileiro tambm um dos mais complexos do mundo. "O nmero de impostos, taxas e contribuies que as empresas pagam pode chegar a 100. A sopa de letrinhas - IPI, IR, ISS, ICMS - complica principalmente a vida das micros e pequenas, que, em geral, so carentes de boa governana tributria", resume. O emaranhado no sistema comprovado pelo Banco Mundial. A pesquisa "Doing Business" mostra que os empresrios arcam com custos de 2.600 horas anuais de trabalho para cumprir as exigncias tributrias. No mundo dos negcios, vale o dito popular de que tempo dinheiro.

You might also like