You are on page 1of 44

PROPOSTA

CURRICULAR
DO ESTADO DE SO PAULO

LNGUA PORTUGUESA

PROPOSTA

LNGUA PORTUGUESA

ENSINO FUNDAMENTAL CICLO II E ENSNNO MDIO

CURRICULAR

DO ESTADO DE SO PAULO

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo para a disciplina de Lngua Portuguesa


Ensino Fundamental Ciclo II Ensino Mdio obrigatrio, em Portugal e no Brasil, o ensino da Lngua Portuguesa. Esse ensino passa a seguir a tradio do ensino do latim, ou seja, passa a ser visto como ensino da gramtica do portugus. At o final do sculo XIX, encontramos ainda o ensino de retrica e da potica. Participar da formao do outro na disciplina de Lngua Portuguesa superar uma atividade apenas voltada para a informao. Desejamos formar nossos alunos para o mundo do conhecimento da e por meio da linguagem. Conhecer o ato cognitivo de compreender para transformar a si e ao mundo em que vivemos, construindo relaes entre os diversos significados de uma mesma idia ou fato. Conhecimento uma rede de significados. Quem conhece, conhece algo ou algum e conhecer algo, portanto, participar no processo constante de transformar e atribuir significados e relaes ao objeto do conhecimento, seja o verbo, seja o resumo ou o texto literrio, por exemplo. At meados do sculo XVIII, o ensino do portugus, tanto no Brasil como em Portugal, limitava-se alfabetizao. Os poucos que prolongavam a sua escolarizao passavam diretamente aprendizagem da gramtica latina e ainda da retrica e da potica. A Reforma feita pelo Marques de Pombal, em 1759, torna Gramtica, Retrica e Potica eram, pois, as disciplinas nas quais se fazia o ensino da lngua portuguesa at o fim do Imprio. A disciplina de Gramtica passa a ser chamada, ainda no sculo XIX, Portugus, criando-se o cargo de Professor de Portugus. Mudar de nome, no entanto, no significou mudar o objetivo a disciplina Portugus manteve, at a metade do sculo XX, a tradio da gramtica, da retrica e da potica. Fatores externos levaram democratizao do ensino os filhos dos trabalhadores chegam sala de aula nas dcadas de 50 e 60, mas do ponto de vista interno, poucas mudanas ocorreram a lngua continuou a ser concebida como um sistema centrado na gramtica vista como um instrumento para atingir fins retricos e poticos. Principalmente a partir dos anos 70, estudos de Lingstica comeam a visitar o ensino de lngua materna. Tais estudos, nos diferentes campos da linguagem, comeam a pressionar a escola rumo a mudanas significativas, nem sempre devidamente compreendidas ou aplicadas.

Concepo da disciplina Duas palavrinhas sobre ensino de Portugus

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Vemos surgir a preocupao com o ensino da lngua organizado a partir de duas vias inseparveis como objeto e como meio para o conhecimento. Ou seja, na mesma medida em que deveria se apresentar como matria a ser analisada, minuciosamente, proporcionaria ao sujeito a construo e compreenso de conhecimentos do mundo. E, por isso mesmo, j no poderia ser pensada de modo fragmentado, como mera decodificao de contedos e reproduo de idias, desconsiderando as experincias de vida de seus interlocutores, no levando em conta seus conhecimentos prvios e a legitimidade de seu saber, descontextualizando o ensino no exerccio mecnico e repetitivo, desvirtuando a gramtica ao valorizar regras especficas em detrimento de muitas outras existentes. A partir desse contexto e seguindo conceitos slidos de cincias que estudam a linguagem, explicitados nos PCN+ da rea de Linguagens e Cdigos (2006), nossa proposta de disciplina de Lngua Portuguesa no separa o estudo da linguagem e da literatura do estudo do homem em sociedade. Sabemos que o ser humano um sujeito socivel, que pode participar social e culturalmente no mundo em que vive. Mas como funciona isso na prtica? A disciplina de Lngua Portuguesa pode centrar-se 1. no conjunto de regras que nos leva a produzir frases e dali chegarmos aos enunciados concretos;

2. nos enunciados que circulam efetivamente no cotidiano e que seguem regras especficas as quais permitem a comunicao. Perceba que no estamos propriamente falando de regras gramaticais. Para deixar tudo mais claro, considere Texto 1 Maria, Eu v cheg tardi in casa ogi pruque o patrum avis que vo percis fas hora eistra.

Texto 2 Maria, Provavelmente chegarei tarde casa hoje porque fui informado de que precisarei fazer hora extra.

Texto 3 patro, podr no Maria extra informado precisarei today porque fui pelo boss chez moi de que temprano fazer hora chegar.

Observe que mesmo com as dificuldades no uso da norma padro no texto 1, identificamos as intenes do texto porque ele segue regras prprias da lngua portuguesa. O problema, do ponto de vista da comunicao, encontra-se no texto 3.

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa

Claro, isso no quer dizer que d no mesmo escrever o texto 1 ou o 2. Os textos 1 e 2 comunicam, mas ao circularem na sociedade, diante das possibilidades de interpretao dos outros, provocam reaes diferentes, que se relacionam com as diferentes situaes em que em que tais textos circulam Quem os vai ler? Por qu? O que esses textos revelam de quem o escreveu?

A proposta de estudar a lngua considerada como uma atividade social, espao de interao entre pessoas, num determinado contexto de comunicao, implica a compreenso da enunciao como eixo central de todo o sistema lingstico e a importncia do letramento, em funo das relaes que cada sujeito mantm em seu meio. Para o trabalho com gneros textuais

necessrio saber lidar com os textos nas diversas situaes de interao social. essa habilidade de interagir lingisticamente por meio de textos, nas situaes de produo e recepo em que circulam socialmente, que permite a construo de sentidos desenvolvendo a competncia discursiva e promovendo o letramento. O nvel de letramento determinado pela variedade de gneros textuais que a criana ou adulto reconhecem. Assim, o centro da aula de lngua portuguesa o texto, mas o que isso significa realmente? Todos os textos surgem na sociedade pertencendo a diferentes categorias ou gneros textuais que relacionam os enunciadores com atividades sociais especficas. No se trata de pensarmos em uma lista de caractersticas que compem um modelo segundo o qual devemos produzir o nosso texto, mas de compreender como esse texto funciona em sociedade e de que forma ele deve ser produzido e utilizado a fim de atingir o objetivo desejado.

torna-se necessrio compreender tanto as caractersticas estruturais de determinado texto (ou seja, como ele feito) como as condies sociais de produo e recepo, para refletir sobre sua adequao e funcionalidade. Por exemplo, falar de currculo vitae, na escola no pode ser separado do campo da atividade trabalho, o que nos leva a pensar tanto em outros gneros de discurso associados entrevista de emprego, anncio de jornal etc, quanto nas questes sociais de desemprego, primeiro emprego e competitividade no mundo do trabalho. Centrar o ensino de Lngua Portuguesa no texto requer o desenvolvimento de habilidades que ultrapassam uma viso reducionista dos fenmenos lingstico e literrio. Para muitos, falar de literatura apenas dividir opinies entre um eu gosto e um eu no gosto. E parou a. muito comum, o aluno no saber fundamentar o porqu da sua opinio sobre um determinado texto literrio.

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Tambm ocorre de o professor, diante dessa situao, no saber o que fazer. Ento o texto ou vira exemplo da histria da literatura com a pergunta A que escola pertence? Quais as caractersticas? ou vira exemplo de exerccio gramatical ou exerccio de localizao de informaes, do tipo qual a cor do cavalo branco do heri?. Ou, pior, no vira nada, ficando apenas no gostou ou no gostou. Os textos verbais fazem uso de estruturas gramaticais, verdade. Muitos desses textos necessitam da gramtica normativa para a sua correta organizao na sociedade. No entanto, a frase parte menor do texto e como o todo maior que a soma das partes, estudar a frase, mesmo que incorporando esse estudo ao texto, no responde a todas as necessidades daquele que faz uso da lngua nas mais diversas situaes. H estruturas que surgem das relaes entre as frases, entre os pargrafos e, at, entre os textos que a gramtica tradicional no d conta e tais estruturas merecem abordagem no cotidiano escolar. Alm disso, h o aspecto social da lngua que, como organismo vivo e pulsante, se transforma a toda hora e relaciona os textos, literrios ou no, com o momento de produo e de leitura. Em suma, importante que a atividade de lngua portuguesa evite que o aluno se sinta um estrangeiro ao utilizar-se de sua prpria lngua e das literaturas que essa lngua produziu.

Os princpios geradores do ensino de Lngua Portuguesa nos segmentos


De acordo com os Parmetros Curriculares, as propostas de ensino de lngua nos segmentos Fundamental II e Mdio convergem em seus objetivos. Ambas tm a pretenso de cuidar para que os estudantes sejam capazes de simbolizar as experincias (suas e dos outros) a partir da palavra (oral e escrita), refletindo sobre elas mediante o estudo da lngua, instrumento que lhe permite organizar a realidade na qual se insere, construindo significados, nomeando conhecimentos e experincias, produzindo sentidos, tornando-se sujeito. No entanto, h em cada um dos segmentos as especificidades prprias que auxiliam o trabalho do professor na escolha dos contedos e objetivos a serem desenvolvidos nas aulas de lngua. Os critrios para articular os contedos e as competncias do estudo da lngua no Ensino Mdio devem ampliar, necessariamente, os estudos desenvolvidos no Ensino Fundamental II, observando uma progresso que possa diversificar, ao longo da escolaridade, abordagens, contextos, situaes etc. Esses critrios sero apresentados, detalhando as especificidades, nas propostas para cada um dos segmentos.

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa

Referncias bibliogrficas
PCNEM+ Lngua Portuguesa. Orientaes Educacionais Complementares aos Parmetros Curriculares Nacionais Linguagens, Cdigos e Suas Tecnologias. 2006. In HTTP //portal.mec.gov.br/seb/arquivos/ pdf/linguagens02.pdf . Brasil. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais Lngua Portuguesa. Braslia MEC / SEF, 1998. Brasil. Ministrio da Educao. Guia de livros didticos PNLD 2008 Lngua Portuguesa / Ministrio da Educao. Braslia damental) Proposta Curricular Ensino Mdio / Ensino Fundamental (5 a 8 sries) Cenp SEESP , 1981-1997. MEC, 2007. 152 p. (Anos Finais do Ensino Fun-

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Ensino Fundamental II
A presente proposta, em consonncia com os Parmetros e com os avanos feitos at o momento, parte do estudo do texto apresentado sempre em uma dada situao de comunicao como base para o estudo de contedos, o desenvolvimento de habilidades e competncias especialmente de leitura e escrita e propostas metodolgicas de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, baseamo-nos em uma ampla concepo de texto, visto sob dois aspectos principais 1 bimestre Tipologias e gneros textuais Ele ser compreendido em sentido semitico, podendo, assim, estar organizado a partir da combinao de diferentes linguagens, no apenas a verbal (assim, uma foto, uma cena de telenovela, uma cano, entre muitas outras possibilidades, sero compreendidas como textos). O estudo do texto ter ainda como premissa sua insero em dada situao de comunicao podendo, dessa forma, ser entendido como sinnimo de enunciado. Ele no ser visto como objeto portador de sentido em si mesmo, mas como uma tessitura que, inserida em contextos mais amplos, materializa as trocas comunicativas entre os seres; esse resultado no deve ser analisado apenas como uma organizao de frases e Breve apresentao dos eixos Tipologias textuais o ensinoaprendizagem partir das organizaes internas bsicas dos diferentes textos (narrar, relatar, prescrever, expor e argumentar). Nessa etapa, o objetivo central, de um ponto de vista dos contedos, compreender que, nas situaes reais de comunicao, diferentes textos, compostos em diferentes linguagens, podem apresentar uma forma 4 bimestre Texto, discurso e histria 3 bimestre Texto, discurso e histria 2 bimestre Tipologias e gneros textuais Com o objetivo de apresentar o texto em situaes de comunicao diversificadas, propomos, para cada bimestre, um eixo de organizao. Cada eixo ter o texto em uma dada situao como base para a organizao dos estudos. Assim, em todos os anos do Ensino Fundamental II, sero estudados palavras, mas como forma de representao de valores, tenses e desejos de indivduos, inseridos em diversos sociais, em um momento histrico determinado.

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa

de organizao interna semelhante. Essa organizao, de alguma forma, contribui para o sentido que poder ser dado a esses textos, em diversos contextos. Gneros textuais relaciona os textos com suas funes scio-comunicativas. Sero selecionados dois gneros para estudo em cada bimestre; essa escolha relaciona-se com a tipologia textual apresentada naquele ano, uma vez que cada gnero privilegia uma ou mais tipologias em seus modos de organizao. O objetivo principal da seo, de um ponto de vista da escolha do contedo, apresentar o texto e suas especificidades funcionais, constitudas pelas demandas das situaes de comunicao nas quais eles so construdos. Texto e discurso o texto ser visto em mbito ainda mais amplo. Sendo organizado a partir de uma ou mais tipologias e em um dado gnero, cada texto surge dentro de um contexto comunicativo muito mais complexo, inserido em um universo de valores conflitantes de uma dada sociedade. A organizao tipolgica e, principalmente, do gnero textual est em relao direta com os valores sociais que orientaram sua constituio, em um dado momento histrico. Tendo essas premissas, escolhemos quatro grandes discursos para estudo o publicitrio, o jornalstico, o artstico e o poltico.

Texto e histria abarcam os trs anteriores (assim como cada novo eixo proposto abarca o anterior ou anteriores). Nesse momento, os educandos sero convidados a refletir sobre valores sociais, polticos, econmicos, culturais etc. materializados em textos de diversas tipologias e gneros, construdos em diferentes situaes de comunicao, historicamente determinadas.

Das habilidades preciso destacar ainda que esses contedos sero apresentados nas sries seguindo outros aspectos organizadores. Um deles o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita, do falar, do ouvir e as relacionadas aos aspectos gramaticais da lngua. As atividades que sero propostas, portanto, apresentaro os contedos acima mencionados sendo demonstrados a partir de diferentes habilidades estudar a tipologia narrativa, por exemplo, implicar em desenvolv-la pondo em funcionamento habilidades de leitura, escrita, oralidade, audio e de estudos de aspectos gramaticais. Isso significa que em todos os bimestres, em todas as sries, na organizao de cada seqncia de cinco aulas semanais, os contedos sero apresentados a partir do desenvolvimento dessas diferentes habilidades, uma para cada aula, de forma privilegiada. No que diz respeito aos estudos dos as-

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa Ensino Fundamental Ciclo II


5 srie
1 bimestre Contedos gerais Traos caractersticos de textos narrativos enredo personagem foco narrativo tempo espao Textos narrativos e situaes de comunicao Estudos lingsticos Noo de tempo verbal Articuladores temporais e espaciais Modo subjuntivo na narrativa O subjuntivo e os verbos regulares

6 srie
1 bimestre Contedos gerais Traos caractersticos da tipologia relatar nos gneros relato oral e relato autobiogrfico Narrar e relatar semelhanas e diferenas Traos caractersticos de textos jornalsticos Estudos lingsticos Elementos coesivos Conectivos preposio / conjuno Frase e orao Marcadores de tempo e lugar Pontuao Interjeio Oralidade x escrita registros diferentes

7 srie
1 bimestre Contedos gerais Traos caractersticos de textos prescritivos Gnero textual anncio publicitrio Textos prescritivos e situaes de comunicao Estudos lingsticos Conceito de verbo Modo imperativo nas variedades padro e coloquial Como e por que usar a gramtica normativa Imperativo negativo Pesquisa no dicionrio Modo indicativo (verbos regulares) Tu, Vs e variedades lingsticas Irregularidades do indicativo

8 srie
1 bimestre
Contedos gerais Traos caractersticos de textos argumentativos Traos caractersticos de textos expositivos Argumentar e expor semelhanas e diferenas Estudos lingsticos

Marcas diticas (pronomes pessoais) Pontuao Elementos coesivos (preposio, conectivos)

10

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa

5 srie
1 bimestre Contedos de leitura Leitura de textos narrativos em diferentes situaes de comunicao interpretao de texto fruio situcionalidade coerncia

6 srie
1 bimestre Contedos de leitura Leitura de textos organizados na tipologia relatar em diferentes situaes de comunicao inferncia formulao de hiptese interpretao de texto leitura em voz alta

7 srie
1 bimestre Contedos de leitura Leitura de textos prescritivos em diferentes situaes de comunicao fruio interpretao de texto intertextualidade

8 srie
1 bimestre Contedos de leitura Leitura de textos argumentativos e expositivos em diferentes situaes de comunicao hinterpretao de texto hleitura em voz alta hinferncia

11

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

5 srie
1 bimestre Contedos de produo escrita Produo de textos narrativos em diferentes situaes de comunicao a importncia do enunciado produo de sntese produo de ilustrao

6 srie
1 bimestre Contedos de produo escrita Produo de texto organizados na tipologia relatar em diferentes situaes de comunicao etapas de elaborao da escrita paragrafao

7 srie
1 bimestre Contedos de produo escrita Produo de textos prescritivos em diferentes situaes de comunicao coerncia coeso intertextualidade

8 srie
1 bimestre Contedos de produo escrita Produo de textos argumentativos e expositivos em diferentes situaes de comunicao coerncia paragrafao etapas de elaborao da escrita elaborao de fichas

12

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa

5 srie
1 bimestre Contedos de Oralidade / Escuta Escuta de textos narrativos em diferentes Situaes de comunicao Roda de leitura oral Roda de conversa

6 srie
1 bimestre Contedos de Oralidade / Escuta Escuta de notcia e relato de experincia em diferentes situaes de comunicao Roda de leitura oral Roda de conversa

7 srie
1 bimestre Contedos de Oralidade / Escuta Escuta de textos prescritivos em diferentes situaes de comunicao Leitura oral ritmo, entonao Leitura dramtica Roda de conversa

8 srie
1 bimestre Contedos de Oralidade / Escuta Debate oral em diferentes situaes de comunicao Apresentao oral Roda de conversa

13

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

5 srie
2 bimestre Contedos gerais Narratividade Gnero textual crnica narrativa Gnero textual letra de msica Estudos lingsticos Verbos modalizadores Locuo verbal Compreenso do sentido das palavras (no dicionrio, no contexto, noo do radical das palavras etc.) Questes ortogrficas

6 srie
2 bimestre Contedos gerais Gnero textual notcia Gnero textual relato de experincia Estudos lingsticos Frase e orao Advrbio Figuras de linguagem Questes ortogrficas

7 srie
2 bimestre Contedos gerais traos caractersticos de textos prescritivos Gnero textual anncio publicitrio Anncio publicitrio em diferentes situaes de comunicao Estudos lingsticos Perodo simples Verbo; termo essencial da orao Sujeito e predicado

8 srie
2 bimestre Contedos gerais Gnero textual artigo de opinio Artigo de opinio em diferentes situaes de comunicao Estudos lingsticos Pontuao Perodo composto por coordenao Conjuno

14

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa

5 srie
2 bimestre Contedos de leitura Leitura de crnica narrativa e letra de msica em diferentes situaes de comunicao formulao de hipteses interpretao de texto

6 srie
2 bimestre Contedos de leitura Leitura de notcia e relato de experincia em diferentes situaes de comunicao interpretao de texto intertextualidade

7 srie
2 bimestre Contedos de leitura Leitura de anncios publicitrios em diferentes situaes de comunicao interpretao de texto fruio inferncia

8 srie
2 bimestre Contedos de leitura Leitura de artigo de opinio em diferentes situaes de comunicao formulao de hiptese inferncia interpretao de texto

15

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

5 srie
2 bimestre Contedos de produo escrita Produo de crnica narrativa e letra de msica em diferentes

6 srie
2 bimestre Contedos de produo escrita

7 srie
2 bimestre Contedos de produo escrita

8 srie
2 bimestre Contedos de produo escrita Produo de artigo de opinio em diferentes Situaes de comunicao etapas de elaborao da escrita intencionalidade

Produo de Produo notcia e relato de de anncios experincia em publicitrios diferentes situaes em diferentes de comunicao situaes de Situaes de comunicao etapas de comunicao elaborao da coerncia etapas de escrita coeso elaborao da escrita a importncia do intencionalidade paragrafao enunciado coeso coerncia

16

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa

5 srie
2 bimestre Contedos de Oralidade / Escuta Escuta de crnicas narrativas e letras de msica em diferentes suportes e situaes de comunicao Roda de leitura oral Roda de conversa

6 srie
2 bimestre Contedos de Oralidade / Escuta Escuta de notcias e relatos de experincia em diferentes suportes situaes de comunicao Leitura oral ritmo, entonao. Roda de leitura oral Roda de conversa

7 srie
2 bimestre Contedos de Oralidade / Escuta Escuta de anncios publicitrios em diferentes suportes e situaes de comunicao Roda de conversa

8 srie
2 bimestre Contedos de Oralidade / Escuta Escuta de artigos de opinio em diferentes Situaes de comunicao Roda de conversa

17

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

5 srie
3 bimestre Contedos gerais Discurso artstico no sculo XX diferentes formas de representao A arte no mundo contemporneo Crnica narrativa e letra de msica como formas de representao histrica Estudos lingsticos Substantivo Adjetivo Artigo Numeral Pontuao

6 srie
3 bimestre Contedos gerais

7 srie
3 bimestre Contedos gerais

8 srie
3 bimestre Contedos gerais Discurso poltico no sculo XX diferentes formas de representao Poltica no mundo contemporneo Debate e artigo de opinio como formas de representao histrica Estudos lingsticos Regncia verbal e nominal Perodo composto por subordinao Conjuno

Discurso jornalstico Discurso no sculo XX publicitrio diferentes formas no sculo XX de representao diferentes formas de representao O jornal no mundo contemporneo Publicidade e mundo Notcia e relato contemporneo de experincia como formas de Anncio representao publicitrio e histrica textos prescritivos como formas de Estudos lingsticos representao histrica Verbo Estudos Funes da lingsticos linguagem Pontuao Gria Complementos essenciais (objetos direto e indireto; complemento nominal) Figura de linguagem Ortografia

18

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa

5 srie
3 bimestre Contedos de leitura Leitura intertextual e interdiscursiva de narrativas e letra de msica (interpretao, inferncia, fruio, situcionalidade, leitura dramtica, polifonia, leitura em voz alta)

6 srie
3 bimestre Contedos de leitura Leitura intertextual e interdiscursiva de notcia e relato de experincia (interpretao, inferncia, fruio, situcionalidade, polifonia, leitura em voz alta)

7 srie
3 bimestre Contedos de leitura Leitura intertextual e interdiscursiva de anncio publicitrio e textos prescritivos (interpretao, inferncia, fruio, situcionalidade, leitura dramtica, polifonia, leitura em voz alta)

8 srie
3 bimestre Contedos de leitura Leitura intertextual e interdiscursiva de artigo de opinio (interpretao, inferncia, fruio, situcionalidade, polifonia, leitura em voz alta)

19

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

5 srie
3 bimestre Contedos de produo escrita Produo intertextual e interdiscursiva de narrativas e letra de msica (coerncia, coeso, intertextualidade, intencionalidade, situcionalidade, heterogeneidade, polifonia)

6 srie
3 bimestre Contedos de produo escrita Produo intertextual e interdiscursiva de notcia e relato de experincia (coerncia, coeso, intertextualidade, intencionalidade, situcionalidade, heterogeneidade, polifonia)

7 srie
3 bimestre Contedos de produo escrita Produo intertextual e interdiscursiva de anncio publicitrio e textos prescritivos (coerncia, coeso, intertextualidade, intencionalidade, situcionalidade, heterogeneidade, polifonia)

8 srie
3 bimestre Contedos de produo escrita Produo intertextual e interdiscursiva de artigo de opinio e debate (coerncia, coeso, intertextualidade, intencionalidade, situcionalidade, heterogeneidade, polifonia)

20

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa

5 srie
3 bimestre Contedos de Oralidade / Escuta Escuta de narrativas e letra de msica em diferentes situaes de comunicao e momento histrico Leitura oral ritmo, entonao respirao qualidade da voz elocuo e pausa

6 srie
3 bimestre Contedos de Oralidade / Escuta

7 srie
3 bimestre Contedos de Oralidade / Escuta

8 srie
3 bimestre Contedos de Oralidade / Escuta Escuta de artigo de opinio e debate em diferentes situaes de comunicao e momento histrico Leitura em voz alta qualidade da voz elocuo e pausa

Escuta de notcia Escuta de textos e relato de prescritivos experincia em e anncio diferentes situaes publicitrio de comunicao e em diferentes momento histrico situaes de comunicao Leitura em voz alta e momento histrico elocuo e pausa Leitura oral ritmo, entonao respirao qualidade da voz elocuo e pausa

21

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

5 srie
3 bimestre Contedos de produo escrita Produo intertextual e interdiscursiva de narrativas e letra de msica (coerncia, coeso, intertextualidade, intencionalidade, situcionalidade, heterogeneidade, polifonia)

6 srie
3 bimestre Contedos de produo escrita Produo intertextual e interdiscursiva de notcia e relato de experincia (coerncia, coeso, intertextualidade, intencionalidade, situcionalidade, heterogeneidade, polifonia)

7 srie
3 bimestre Contedos de produo escrita Produo intertextual e interdiscursiva de anncio publicitrio e textos prescritivos (coerncia, coeso, intertextualidade, intencionalidade, situcionalidade, heterogeneidade, polifonia)

8 srie
3 bimestre Contedos de produo escrita Produo intertextual e interdiscursiva de artigo de opinio e debate (coerncia, coeso, intertextualidade, intencionalidade, situcionalidade, heterogeneidade, polifonia)

22

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa

5 srie
4 bimestre Contedos gerais Crnica narrativa e letra de msica dilogos com outros gneros Traos do discurso artstico uma reflexo historicamente construda (leituras e escutas de textos artsticos produzidos em diferentes momentos histricos) Estudos lingsticos Ortografia Acentuao Pronomes pessoais, de tratamento

6 srie
4 bimestre Contedos gerais Notcia e relato de experincia dilogos com outros gneros Traos do discurso jornalstico uma reflexo historicamente construda (por meio de leituras e escutas de textos jornalsticos produzidos em diferentes momentos histricos) Estudos lingsticos Figuras de linguagem Preposio Uso dos porqus Forma e grafia de algumas palavras e expresses

7 srie
4 bimestre Contedos gerais Anncio publicitrio e textos prescritivos dilogos com outros gneros Traos do discurso publicitrio uma reflexo historicamente construda (por meio de leituras e escutas de textos artsticos produzidos em diferentes momentos histricos) Estudos lingsticos Complementos acessrios (adjunto adnominal, Adjunto adverbial, vocativo e aposto) Concordncia verbal Concordncia nominal

8 srie
4 bimestre Contedos gerais Debate e artigo de opinio dilogos com outros gneros Traos do discurso poltico uma reflexo historicamente construda (leituras e escutas de textos polticos produzidos em diferentes momentos histricos) Estudos lingsticos Perodo composto por subordinao Pontuao Conjuno Crase

23

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

5 srie
4 bimestre Contedos de leitura Leitura intertextual e interdiscursiva de narrativas e letras de msicas produzidas em diferentes momentos histricos (interpretao, inferncia, fruio, situcionalidade, leitura dramtica, polifonia, leitura em voz alta)

6 srie
4 bimestre Contedos de leitura Leitura intertextual e interdiscursiva de notcias e relatos de experincias produzidos em diferentes momentos histricos (interpretao, inferncia, fruio, situcionalidade, leitura dramtica, polifonia, leitura em voz alta)

7 srie
4 bimestre Contedos de leitura Leitura intertextual e interdiscursiva de anncios publicitrios e textos prescritivos produzidos em diferentes momentos histricos (interpretao, inferncia, fruio, situacionalidade, leitura dramtica, polifonia, leitura em voz alta)

8 srie
4 bimestre Contedos de leitura Leitura intertextual e interdiscursiva de artigos de opinio e debates produzidos em diferentes momentos histricos (interpretao, inferncia, fruio, situcionalidade, leitura dramtica, polifonia, leitura em voz alta)

24

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa

5 srie
4 bimestre Contedos de produo escrita Produo intertextual e interdiscursiva de narrativas e letra de msica (coerncia, coeso, intertextualidade, intencionalidade, situcionalidade, heterogeneidade, polifonia)

6 srie
4 bimestre Contedos de produo escrita Produo intertextual e interdiscursiva de notcia e relato de experincia (coerncia, coeso, intertextualidade, intencionalidade, situcionalidade, heterogeneidade, polifonia)

7 srie
4 bimestre Contedos de produo escrita Produo intertextual e interdiscursiva de anncio publicitrio e textos prescritivos (coerncia, coeso, intertextualidade, intencionalidade, situcionalidade, heterogeneidade, polifonia)

8 srie
4 bimestre Contedos de produo escrita Produo intertextual e interdiscursiva de artigo de opinio e debate (coerncia, coeso, intertextualidade, intencionalidade, situcionalidade, heterogeneidade, polifonia)

25

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

5 srie
4 bimestre Contedos de Oralidade / Escuta Escuta de narrativas e letra de msica em diferentes situaes de comunicao e momento histrico Leitura oral ritmo, entonao respirao qualidade da voz elocuo e pausa

6 srie
4 bimestre Contedos de Oralidade / Escuta

7 srie
4 bimestre Contedos de Oralidade / Escuta

8 srie
4 bimestre Contedos de Oralidade / Escuta Escuta de artigo de opinio e debate em diferentes situaes de comunicao e momento histrico Leitura em voz alta qualidade da voz elocuo e pausa

Escuta de notcia Escuta de textos e relato de prescritivos experincia em e anncio diferentes situaes publicitrio de comunicao e em diferentes momento histrico situaes de comunicao Leitura em voz alta e momento histrico elocuo e pausa Leitura oral ritmo, entonao respirao qualidade da voz elocuo e pausa

26

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa

Ensino Mdio
No Ensino Mdio, os contedos disciplinares foram organizados em quatro grandes campos de estudo que se entrecruzam e se orientam a partir de importantes questionamentos sociais. Cada um desses eixos sugere uma questo que ser respondida no decorrer do bimestre. Essa questo central estabelece a abordagem dos diferentes contedos em cada campo de estudo da disciplina. Por isso mesmo, um mesmo contedo pode surgir em mais de um bimestre, de acordo com os limites estabelecidos pelo eixo organizador. Esses eixos centram-se no indivduo que se constitui na linguagem verbal como ser humano, em sua subjetividade, portanto nico em relao aos outros, e ser social, ou seja, parte constitutiva de um todo histrico, social e culturalmente construdo. Os campos de contedos tratam o fenmeno lingstico nas dimenses discursiva, semntica e gramatical. Dessa forma, procura-se desenvolver o olhar dialtico entre o intrinsecamente lingstico e as dimenses subjetivas e sociais.

Ensino Mdio Campos de Estudo Lngua Portuguesa


Linguagem e Sociedade Anlise principalmente externa da lngua e da literatura em sua dimenso social como instituies. Leitura e expresso escrita Estudo das caractersticas dos gneros textuais desde um lugar de receptor e/ou produtor na materialidade escrita da linguagem verbal. Os gneros textuais so concebidos como acontecimentos sociais em que interagem caractersticas especficas do gnero com elementos sociais e subjetivos. Funcionamento da Lngua Anlise principalmente interna da lngua e da literatura como realidades (intersemiticas). Produo e compreenso oral Aspectos relacionados produo e escuta do texto oral.

27

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Parece-nos evidente, no entanto, que tais campos de estudo preocupam-se com aspectos da realidade que surgem nos atos de fala de tal forma associados entre si que distingui-los uma tarefa apenas terica e, por vezes, desnecessria. Dessa forma, na maior parte das vezes, optamos por inter-relacionar tais campos de estudo em uma determinada abordagem. Assim, por exemplo, ao falarmos do gnero poema do campo Gneros Textuais, no primeiro bimestre, parece-nos importante associar outros

contedos, de outros campos, como a Lusofonia e a Histria da Lngua Portuguesa, do campo Linguagem e Sociedade e a Construo da Textualidade, de Conhecimentos de Linguagem. Por sua vez, tratarmos da Lusofonia remete-nos facilmente s relaes histricas entre linguagem e gramtica e assim por diante. Em outras palavras, os diferentes campos de estudo devem ser trabalhados, quase sempre, interligados entre si, conduzindo a aprofundar o eixo organizador do bimestre.

Lngua Portuguesa e Literatura Ensino Mdio


1 srie
1 bimestre Linguagem e sociedade A Lngua e a constituio psicossocial do indivduo Lusofonia e Histria da Lngua Portuguesa Comunicao a linguagem, o eu e o outro As diferentes mdias O mural escolar como espao de expresso e informao A Literatura na sociedade atual

2 srie
1 bimestre Linguagem e sociedade Os sistemas de arte e de distrao O estatuto do escritor na sociedade Como fazer para gostar de ler literatura? O indivduo e os pontos de vista e valores sociais A crtica de valores sociais A palavra e o tempo texto e contexto social

3 srie
1 bimestre Linguagem e sociedade Trabalho, linguagem e realidade brasileira Adequao lingstica e ambiente de trabalho A literatura e a construo da Modernidade e do moderno Linguagem e o desenvolvimento do olhar crtico Humor e linguagem

28

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa

1 srie
1 bimestre
Leitura e expresso escrita Estratgias de pr-leitura relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios Estruturao da atividade escrita Planejamento Construo do texto Reviso Textos de planificao (foco escrita) Projeto de reportagem fotogrfica Texto enumerativos (foco escrita) Tomada de notas Texto literrio (foco leitura) Poe ..ma diferenas entre verso e prosa Conto tradicional Texto argumentativo (foco escrita) Opinies pessoais Texto informativo (foco leitura e escrita) Comunicado escolar Notcia informativa Texto expositivo (foco leitura e escrita) Resumo de novela ou filme Informao, exposio de idias e mdia impressa Estratgias de ps-leitura organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura

2 srie
1 bimestre
Leitura e expresso escrita Estratgias de pr-leitura relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios Estruturao da atividade escrita Planejamento Construo do texto Reviso Texto literrio (foco leitura) Textos em prosa conto e romance Poema estudo por temas Comdia de costumes Texto argumentativo (foco leitura e escrita) Artigo de opinio Anncio publicitrio slogan Antologia(foco leitura e escrita) Argumentao, expresso de opinies e mdia impressa Estratgias de ps-leitura organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura

3 srie
1 bimestre
Gneros textuais Estratgias de pr-leitura relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios Estruturao da atividade escrita Planejamento Construo do texto Reviso Textos de planificao (foco escrita) Projeto de tira em quadrinhos Texto literrio (foco leitura) A prosa e a poesia modernas Texto ldico no literrio (foco leitura e escrita) Narrativa escolar Tira em quadrinhos Texto argumentativo(foco leitura e escrita) Resenha crtica Texto informativo (foco leitura e escrita) Bilhete Antologia (foco leitura e escrita) Argumentao, crtica e mdia impressa Estratgias de ps-leitura organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura

29

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

1 srie
1 bimestre Funcionamento da lngua Interao discursiva Identificao das palavras e idias chave em um texto Anlise estilstica adjetivo e substantivo Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero Lexicografia dicionrio, glossrio, enciclopdia Aspectos formais do uso da lngua Ortografia, regncia e concordncia

2 srie
1 bimestre Conhecimentos de linguagem Construo lingstica da superfcie textual uso de conectores Relaes entre linguagem verbal e no verbal Lngua portuguesa o correto e o adequado Valor expressivo de antteses e ambigidades Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero

3 srie
1 bimestre Conhecimentos de linguagem Recurso a conectores de articulao lgica e cronolgica Linguagem e adequao A lngua portuguesa e o vestibular Valor expressivo de ecos e ambigidades Categorias da narrativa personagem, espao e enredo Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero uso do numeral Lexicografia dicionrio, glossrio, enciclopdia Aspectos formais do uso da lngua Ortografia, regncia e concordncia

Anlise estilstica Construo da textualidade conectivos Lexicografia dicionrio, glossrio, enciclopdia Aspectos formais do uso da lngua Ortografia, regncia e concordncia

Construo da textualidade Construo da textualidade

30

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa

1 srie
1 bimestre
Compreenso e discusso oral

2 srie
1 bimestre
Compreenso e discusso oral

3 srie
1 bimestre
Compreenso e discusso oral

A oralidade nos textos escritos Expresso oral e tomada de turno Discusso de pontos de vista em textos literrios

Discusso de pontos de vista em textos criativos (publicitrio)

A oralidade nos textos escritos Expresso oral e tomada de turno Discusso de pontos de vista em textos literrios

31

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

1 srie
2 bimestre Linguagem e sociedade A literatura como instituio social Variao lingstica preconceito lingstico Comunicao e relaes sociais A exposio artstica e o uso da palavra Discurso e valores pessoais e sociais

2 srie
2 bimestre Linguagem e sociedade Jornalismo, literatura e mdia Mercado, consumo e comunicao O indivduo e os pontos de vista e valores sociais Valores e atitudes culturais no texto literrio Literatura e inteno pedaggica

3 srie
2 bimestre Linguagem e sociedade Trabalho, linguagem e realidade brasileira Adequao lingstica e ambiente de trabalho A literatura e a construo da Modernidade e do moderno A crtica de valores sociais no texto literrio

32

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa

1 srie
2 bimestre
Leitura e expresso escrita Estratgias de pr-leitura relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios Estruturao da atividade escrita Planejamento Construo do texto Reviso Textos de planificao (foco escrita) Projeto de exposio Texto literrio (foco leitura) Poema conceitos bsicos Crnica Texto teatral diferenas entre texto teatral e texto espetacular Texto informativo (foco leitura e escrita) Folheto Texto expositivo (foco leitura e escrita) Resumo O texto literrio e a mdia impressa Estratgias de ps-leitura organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura Intencionalidade comunicativa Elaborao de projeto de texto

2 srie
2 bimestre
Leitura e expresso escrita Estratgias de pr-leitura relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios Estruturao da atividade escrita Planejamento Construo do texto Reviso Texto literrio (foco leitura e escrita) Romance Poema a quebra da tradio O conto fantstico Texto ldico (foco leitura) Letra de msica Texto argumentativo (foco leitura e escrita) Artigo de opinio Argumentao, expresso de opinies e mdia impressa Estratgias de ps-leitura organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura Intencionalidade comunicativa Elaborao de projeto de texto

3 srie
2 bimestre
Leitura e expresso escrita Estratgias de pr-leitura relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios Estruturao da atividade escrita Planejamento Construo do texto Reviso Texto literrio (foco leitura) Romance de tese Poema e denncia social O teatro contemporneo Texto argumentativo (foco escrita) Dissertao escolar Texto informativo (foco escrita) Apontamento de entrevista de emprego Mundo do trabalho e mdia impressa Estratgias de ps-leitura organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura Intencionalidade comunicativa Elaborao de projeto de texto

33

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

1 srie
2 bimestre Funcionamento da lngua O conceito de gnero textual Construo lingstica da superfcie textual coeso e coerncia Identificao das palavras e idias chave em um texto Anlise estilstica verbo Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero Lexicografia dicionrio, glossrio, enciclopdia Aspectos formais do uso da lngua Ortografia, regncia e concordncia Construo da textualidade

2 srie
2 bimestre

3 srie
2 bimestre

Funcionamento da lngua Funcionamento da lngua Construo lingstica da superfcie textual uso de conectores Referncia ditica A seqencializao dos pargrafos Identificao das palavras e idias chave em um texto Processos interpretativos inferenciais Metfora e Metonmia Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero Lexicografia dicionrio, glossrio, enciclopdia Aspectos formais do uso da lngua Ortografia, regncia e concordncia Anlise estilstica advrbio Construo da textualidade Construo lingstica da superfcie textual paralelismos, coordenao e subordinao Anlise estilstica nvel sinttico Recapitulao de conhecimentos de linguagem Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero Lexicografia dicionrio, glossrio, enciclopdia Aspectos formais do uso da lngua Ortografia, regncia e concordncia Construo da textualidade

34

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa

1 srie
2 bimestre Compreenso e discusso oral Expresso de opinies pessoais Situao comunicativa contexto e interlocutores Discusso de pontos de vista em textos literrios

2 srie
2 bimestre Compreenso e discusso oral Concatenao de idias Intencionalidade comunicativa Discusso de pontos de vista em textos opinativos

3 srie
2 bimestre Compreenso e discusso oral Expresso de opinies pessoais Intencionalidade comunicativa Identificao de estruturas e funes

35

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

1 srie
3 bimestre Linguagem e sociedade A literatura como sistema intersemitico O mundo do trabalho e a argumentao O eu e o outro a construo do dilogo e do conhecimento

2 srie
3 bimestre Linguagem e sociedade A literatura como caminho para a iluminao pessoal e social tica, linguagem e sociedade Sexualidade e Linguagem

3 srie
3 bimestre Linguagem e sociedade Trabalho, linguagem e realidade brasileira Diversidade e linguagem frica e Brasil relaes hiper-sistmicas

36

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa

1 srie
3 bimestre
Leitura e expresso escrita Estratgias de pr-leitura relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios Estruturao da atividade escrita Planejamento Construo do texto Reviso Texto argumentativo (foco leitura e escrita) Resenha Texto informativo argumentativo (foco leitura e escrita) Folder Entrevista ping-pong Texto literrio (foco leitura) O poema e o contexto histrico Texto teatral Comdia Crnica As entrevistas e a mdia impressa Estratgias de ps-leitura organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura Intencionalidade comunicativa Elaborao de projeto de texto

2 srie
3 bimestre
Leitura e expresso escrita Estratgias de pr-leitura relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios Estruturao da atividade escrita Planejamento Construo do texto Reviso Texto argumentativo (foco escrita) Carta do leitor Texto expositivo (foco leitura e escrita) Reportagem Texto informativo (foco leitura e escrita) Carta pessoal E-mail Texto literrio (foco leitura) O aplogo, a fbula e a alegoria o smbolo e a moral Poema a ruptura e o dilogo com a tradio A expresso de idias e conhecimentos e a mdia impressa Estratgias de ps-leitura organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura Intencionalidade comunicativa Elaborao de projeto de texto

3 srie
3 bimestre
Leitura e expresso escrita Estratgias de pr-leitura relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios Estruturao da atividade escrita Planejamento Construo do texto Reviso Texto argumentativo (foco escrita) Dissertao escolar Texto literrio (foco leitura e escrita) Anlise crtica de texto literrio O romance as relaes entre o eu e o outro A prosa, a poesia, o teatro e o mundo atual Texto prescritivo (foco leitura e escrita) Prova Vestibular Mundo do trabalho e mdia impressa Estratgias de ps-leitura organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura Intencionalidade comunicativa Elaborao de projeto de texto

37

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

1 srie
3 bimestre Funcionamento da lngua Adequao enunciativa ao gnero textual Construo lingstica da superfcie textual coeso e coerncia Identificao das palavras e idias chave em um texto Anlise estilstica verbo Relaes entre os estudos de Literatura e Linguagem Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero Lexicografia dicionrio, glossrio, enciclopdia Aspectos formais do uso da lngua Ortografia, regncia e concordncia Construo da textualidade

2 srie
3 bimestre Funcionamento da lngua Adequao enunciativa ao gnero textual Construo lingstica da superfcie textual uso de conectores Referncia ditica A seqencializao dos pargrafos Anlise estilstica preposio Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero Lexicografia dicionrio, glossrio, enciclopdia Aspectos formais do uso da lngua Ortografia, regncia e concordncia Construo da textualidade

3 srie
3 bimestre Funcionamento da lngua Construo lingstica da superfcie textual parfrase e reformulao Anlise estilstica nvel sinttico Recapitulao de conhecimentos de linguagem Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero Lexicografia dicionrio, glossrio, enciclopdia Aspectos formais do uso da lngua Ortografia, regncia e concordncia Construo da textualidade

38

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa

1 srie
3 bimestre
Compreenso e discusso oral

2 srie
3 bimestre
Compreenso e discusso oral

3 srie
3 bimestre
Compreenso e discusso oral

Expresso de opinies pessoais Hetero e auto-avaliao Discusso de pontos de vista em textos literrios

Concatenao de idias Intencionalidade comunicativa Hetero e auto-avaliao Discusso de pontos de vista em textos opinativos

Expresso de opinies pessoais Intencionalidade comunicativa Identificao de estruturas e funes da entrevista de emprego Hetero e auto-avaliao

39

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

1 srie
3 bimestre
Compreenso e discusso oral

2 srie
3 bimestre
Compreenso e discusso oral

3 srie
3 bimestre
Compreenso e discusso oral

Expresso de opinies pessoais Hetero e auto-avaliao Discusso de pontos de vista em textos literrios

Concatenao de idias Intencionalidade comunicativa Hetero e auto-avaliao Discusso de pontos de vista em textos opinativos

Expresso de opinies pessoais Intencionalidade comunicativa Identificao de estruturas e funes da entrevista de emprego Hetero e auto-avaliao

40

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa

1 srie
4 bimestre Linguagem e sociedade A palavra profisses e campo de trabalho O texto literrio e o tempo

2 srie
4 bimestre Linguagem e sociedade A literatura engajada Comunicao, sociedade e poder

3 srie
4 bimestre Linguagem e sociedade Linguagem e projeto de vida

41

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

1 srie
4 bimestre
Leitura e expresso escrita Estratgias de pr-leitura relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios Estruturao da atividade escrita Planejamento Construo do texto Reviso Texto literrio (foco leitura) A prosa literria semelhanas e diferenas entre conto e crnica Texto teatral Tragdia Cordel Texto argumentativo (foco leitura e escrita) Resenha A opinio crtica e a mdia impressa Estratgias de ps-leitura organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura Intencionalidade comunicativa Elaborao de projeto de texto

2 srie
4 bimestre
Leitura e expresso escrita Estratgias de pr-leitura relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios Estruturao da atividade escrita Planejamento Construo do texto Reviso Texto literrio (foco leitura) O conto a ruptura com a tradio Poema subjetividade e objetividade Teatro a ruptura e o dilogo com a tradio Texto expositivo (foco leitura e escrita) Reportagem Texto argumentativo (foco leitura e escrita) Editorial Texto informativo (foco leitura e escrita) Folder de campanhas sociais A expresso de opinies pela instituio jornalstica Estratgias de ps-leitura organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura Intencionalidade comunicativa Elaborao de projeto de texto

3 srie
4 bimestre
Leitura e expresso escrita Estratgias de pr-leitura relaes de conhecimento sobre o gnero e antecipao de sentidos a partir de diferentes indcios Estruturao da atividade escrita Planejamento Construo do texto Reviso Texto literrio (foco leitura e escrita) Anlise crtica Texto argumentativo (foco escrita) Dissertao escolar Texto prescritivo (foco leitura e escrita) Prova Vestibular Mundo do trabalho e mdia impressa Estratgias de ps-leitura organizao da informao e utilizao das habilidades desenvolvidas em novos contextos de leitura Intencionalidade comunicativa Elaborao de projeto de texto

42

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

Lngua Portuguesa

1 srie
4 bimestre Funcionamento da lngua

2 srie
4 bimestre Funcionamento da lngua

3 srie
4 bimestre Funcionamento da lngua Reviso dos principais contedos

Adequao enunciativa ao Adequao enunciativa ao gnero textual gnero textual Construo lingstica da superfcie textual coeso e coerncia Identificao das palavras e idias chave em um texto Anlise estilstica pronomes e artigos Relaes entre os estudos de Literatura e Linguagem Processos interpretativos inferenciais Ironia Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero Lexicografia dicionrio, glossrio, enciclopdia Aspectos formais do uso da lngua Ortografia, regncia e concordncia Construo da textualidade Construo lingstica da superfcie textual uso de conectores Referncia ditica A seqencializao dos pargrafos Anlise estilstica oraes coordenadas e subordinadas Aspectos lingsticos especficos da construo do gnero Lexicografia dicionrio, glossrio, enciclopdia Processos interpretativos inferenciais Pleonasmo e construo do ethos Aspectos formais do uso da lngua Ortografia, regncia e concordncia Construo da textualidade

43

Lngua Portuguesa

Proposta Curricular do Estado de So Paulo

1 srie
4 bimestre Compreenso e discusso oral Expresso de opinies pessoais Estratgias de escuta Discusso de pontos de vista em textos literrios

2 srie
4 bimestre Compreenso e discusso oral Concatenao de idias Intencionalidade comunicativa Estratgias de escuta Discusso de pontos de vista em textos opinativos

3 srie
4 bimestre Compreenso e discusso oral Expresso de opinies pessoais Intencionalidade comunicativa Estratgias de escuta

44

You might also like