You are on page 1of 1

A comunicao uma das maiores necessidades da sociedade humana, desde os primrdios de sua existncia.

. Conforme as civilizaes se desenvolviam, ocupando reas cada vez mais amplas, a comunicao a longa distncia ia se tornando uma necessidade e um desafio. Sinais de fumaa e pomboscorreio foram algumas das maneiras encontradas por nossos ancestrais para tentar aproximar as comunidades distantes. As redes de computadores nasceram da necessidade de aumentar a produtividade, e de economizar e compartilhar recursos entre diversos usurios geograficamente afastados. A partir da, a infraestrutura de uma rede passou a ser um dos componentes vitais para a sobrevivncia de qualquer organizao humana de empresas a universidades, de autoridades a cidados comuns. As redes no servem apenas para compartilhar recursos, mas tambm para entretenimento. Muitos usurios criam redes domsticas ponto-a-ponto para jogar partidas de games como Quake III e WarCraft III, apenas para citar os mais populares. tambm possvel criar uma rede cliente/servidor, no s para armazenar arquivos, mas tambm para guardar msicas digitalizadas, por exemplo, transformando um computador central em uma jukebox. Embora o assunto abordado neste livro seja exclusivamente hardware, no poderamos deixar de dedicar um captulo tecnologia de redes. praticamente impossvel no pensar em redes quando se fala de informtica.

Antecedentes histricos
As empresas no demoraram a perceber que, com a implantao de tcnicas de comunicao entre computadores, poderiam economizar recursos e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade. Assim, novos produtos e tecnologias de redes comearam a surgir. Mas tais dispositivos e tecnologias exigiam diferentes tipos de hardware e software, pois os existentes eram incompatveis, gerando muitos problemas na comunicao entre computadores de fornecedores diferentes. A soluo encontrada foi a criao das redes locais (LANs), que conectavam todas as estaes e dispositivos de informtica entre si, permitindo o compartilhamento das informaes e de dispositivos de modo rpido e eficiente. No entanto, a LAN restringia a comunicao ao mbito interno da empresa. Com o passar do tempo, passou a haver a necessidade de passar informaes para outras empresas, o que resultou na criao das redes de reas metropolitanas (MANs) e, posteriormente, das redes de longa distncia (WANs).

Modelo OSI: a padronizao das redes de computadores


No incio, as redes eram como ilhas, j que cada fornecedor criava a sua prpria plataforma. Em cada empresa, havia redes com diferentes implementaes

240 Dossi Hardware

EDT2_cap12.p65

240

21/11/2003, 10:38

You might also like