You are on page 1of 3

Bibliografia indicada pelo prof. Tiago Bardal: Curso de Direito Penal Parte Geral.

. Autor: Rogerio Greco Curso de Direito Penal Parte Geral. Autor: Fernando Capez Primeiro Trabalho: Fazer o resumo de cada princpio do Direito Penal, vale at 2 pts, entrega dia 11 de setembro, JUNTO COM A PROVA. Legalidade Dignidade da pessoa humana Bagatela ou insignificncia Alteridade Ofensividade Interveno mnima Adequao social Proporcionalidade Individualizao da pena Culpabilidade Segundo trabalho: Resumo do livro Dos delitos e das penas de Cesare Beccaria (at 4 pts, 2 sero da apresentao). Trabalho entrega dia 24.10.13 e prova dia 23.10.13. Prova valer de 0 a 6 pts e ser discursiva. Terceira prova: Discursiva (at 5 pts) + provo. Data 04.12.13 A aula at agora ministrada, abordou o assunto da EVOLUO HISTRICA DO DIREITO PENAL , CONCEITO, FONTES DO DIREITO PENAL, LEI PENAL INCRIMINADORA E LEI PENAL NO INCRIMINADORA, NORMA GERAL EM BRANCO e ESPCIES DE NORMA PENAL. "Bora" estudar galera!!! Att, Perla Lima

ATENO - O princpio abaixo exposto no apresenta uma completa abrangncia de sua real importncia, visto que est a ser apresentado sob a tica exclusiva do direito penal e no da observncia do Estado lei, oriunda da revoluo francesa e sua herana sobre nossa sociedade. Vide Art 5 e art 150 da CF. Este princpio tem um vis Positivo e Negativo da ao.

-------------------------------------- O princpio da legalidade, ou princpio da anterioridade da lei penal, ou ainda princpio da reserva legal um princpio jurdico fundamental que estabelece no existir delito fora da definio da norma escrita na lei e nem se pode impor uma pena que nessa mesma lei no esteja j definida. A origem e o predominante sentido do princpio da legalidade foram fundamentalmente polticos, na medida em que, atravs da certeza jurdica prpria do estado democrtico de direito, cuidou-se de garantir a segurana poltico-jurdica do cidado. O princpio nullum crimen nulla poena sine lege clusula ptrea da Constituio Federal de 1988 (art. 5, XXXIX; c/c o inciso IV do 4 do art. 60) e fundamento do Direito penal brasileiro, figurando no art. 1 do Cdigo penal. O Princpio da Legalidade a expresso maior do Estado Democrtico de Direito, a garantia vital de que a sociedade no est presa s vontades particulares, pessoais, daquele que governa. (1DII). __________________________________________________

Direito penal - No Direito penal, o princpio da legalidade se desdobra em outros dois: princpio da anterioridade da lei penal eprincpio da reserva legal. Por anterioridade da lei penal, entende-se que no se pode impor uma pena a um fato praticado antes da edio desta lei, exceto se for em benefcio do ru. J a reserva legal, estabelece no existirdelito fora da definio da norma escrita. O princpio nullum crimen nulla poena sine lege clusula ptrea da Constituio Federal de 19882 e fundamento do Direito penal brasileiro.3 Em resumo, estabelece que ningum ser punido sem que haja uma lei prvia, escrita, estrita e certa. O paradoxo est em admitir que uma regra seja vlida em um sentido e no em outra. A lei nunca retroage, se no em favor do ru. Neste caso, ela SEMPRE retroage. Isso quer dizer, que uma nova lei, jamais ir retroagir, ou seja, punir algum por um fato que no era considerado crime ou aumentar a pena daquele que j foi processado ou condenado. Mas se o individuo j foi processado ou condenado, a lei que, de qualquer maneira beneficie o ru, sempre ir retroagir, obrigatoriamente. _________________________________ Resumo: O Princpio da Insignificncia objetiva estabelecer limites para a tipificao penal. A tipicidade de uma conduta no deve ser feito apenas sob o ponto de vista formal, ou seja, no deve observar apenas a subsuno da conduta descrio legal de crime. A tipicidade penal deve ser entendida perante a anlise no s da tipicidade formal, mas tambm da tipicidade material, ou seja, dever levar em considerao a relevncia do bem jurdico atingido no caso concreto. Desta forma, o Princpio da Insignificncia reduz o mbito de incidncia do Direito Penal ao considerar materialmente atpicas condutas que causam insignificantes ofensas ao bem jurdico tutelado, apesar, de serem formalmente tpicas. Assim, a tipicidade no mais se coaduna com a simples adequao do fato concreto ao tipo penal. Tendo-se em vista a relevncia deste tema no mbito doutrinrio e jurisprudencial, este artigo tem o propsito de estudar o Princpio da Insignificncia, sobretudo, no que concerne aos critrios necessrios para sua aplicao.
_______________________

RESUMO: O princpio da insignificncia s obteve relevncia no mundo jurdico com Claus Roxin, em 1964. No Brasil, seu reconhecimento ocorreu, apenas, aps a Constituio Federal de 1988 e o nascimento de sua viga mestre, que a dignidade da pessoa humana. No mbito do Direito Penal, decorre do princpio da fragmentariedade, e conceituado como causa de excluso da tipicidade, pelo fato da ao ou omisso no trazer dano, ou perigo de dano, a um bem jurdico penalmente tutelado, apesar de ser formalmente um fato tpico. aplicado no plano concreto, e leva em considerao, principalmente, o grau da leso causada. No previsto taxativamente para certas infraes penais, sendo impossvel mensurar um rol no exemplificativo de delitos para isso. O Supremo Tribunal Federal e o Superior Tribunal de Justia j o reconhecem e o utilizam, inclusive trazendo requisitos jurisprudenciais para isso.
__________________________________

You might also like