You are on page 1of 18

COMANDO DA AERONUTICA DEPARTAMENTO DE ENSINO DA AERONUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONUTICA EXAMES DE ESCOLARIDADE E DE CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS DO EXAME DE ADMISSO AO ESTGIO

DE ADAPTAO GRADUAO DE SARGENTO - MODALIDADE B PROVAS DE: LNGUA PORTUGUESA - SISTEMA DE INFORMAO

Gabarito Oficial

AS QUESTES DE 01 A 40 REFEREM-SE LNGUA PORTUGUESA


ESTUDAR A TICA tica a gente traz do bero. Voc j deve ter ouvido essas palavras mais de uma vez. Elas no so exatamente falsas, mas so parciais e, por isso, enganosas e traioeiras. At certo ponto, no resta a menor dvida, parte dos valores e princpios ticos que trazemos conosco vem, mesmo, do que se chama bero. Alis, de onde mais poderia vir? Ocorre que essa carga moral que trazemos da nossa formao familiar d conta apenas de uma parte dos padres de conduta que seguiremos ao longo da vida. Se dependesse do bero de cada um, nenhum brasileiro teria conhecido os valores republicanos - e ainda estaramos no regime da colnia. Esses valores republicanos, que incidem sobre a tica individual de muitos de ns, foram aprendidos, sem nenhuma ofensa ao bero de cada um, na escola. E na escola eles no foram recebidos como pacotes fechados, prontos, acabados. Ao contrrio, foram e so assimilados como parmetros em mutao, passveis de sucessivas renovaes. De um lado, os mitos gregos; de outro lado, a sabedoria mitolgica de ancestralidades africanas. De um lado, os pais da democracia norte-americana; de outro, a miscigenao brasileira, os ndios e suas lendas. De um lado Portugal; de outro, o Brasil, pas que segue - ainda bem - se reinventando. Ir escola estudar filosofia e tica supe a capacidade de reescrever os conhecimentos que l se encontram. um processo que no tem ponto de chegada e que nos abre muitas portas ao mesmo tempo.
Guia do estudante & Atualidades Vestibular 2009.

03 - A afirmao tica a gente traz do bero no exatamente


falsa, mas parcial, porque a) h, na formao familiar, princpios ticos e morais irreversveis que nos guiam durante toda a vida. b) todos os valores que o homem adquire so assimilados a partir do momento em que ele comea a conviver em outros ambientes. c) na escola os valores so questionados e reavaliados, por isso tudo o que se aprende em casa como princpio moral e tico passa a ser irrelevante. d) inegvel que, alm dos padres de conduta que o homem adquire na famlia, a influncia da escola ao longo da vida tambm determinante na formao tica e moral do cidado.

04 - Considerando

as ideias gerais do texto, assinale a alternativa que condiz com as declaraes ali expostas. a) A expresso bero, sinnimo de carga moral advinda da formao familiar, fica adequada a classes sociais de certo poder aquisitivo. b) Os princpios ticos que caracterizam um povo compem-se de sua prpria realidade e de sua relao com o mundo, assim como da gama de influncias em sua formao histrica. c) Os princpios ticos que compem a base de uma formao moral advm sempre da objetividade e da racionalidade, as quais se antepem a subjetividades, como conhecimento mitolgico e de lendas. d) tica tambm se define como conjunto de regras e preceitos valorativos presentes em qualquer realidade social, e que o texto bem mostra; exclui-se, pois, a possibilidade da existncia de uma tica individual.

05
As questes de 01 a 04 referem-se ao texto anterior.

- Em Ele, corao, vai dizendo que, uma vez que Maria Piedade tinha de morrer, foi bom que no casasse..., as oraes destacadas classificam-se como a) oraes subordinadas substantivas: uma predicativa e outra objetiva direta. b) oraes subordinadas substantivas: uma objetiva direta e uma subjetiva. c) oraes subordinadas substantivas objetivas diretas. d) oraes subordinadas substantivas subjetivas.

01 - De acordo com o texto, tica


a) aprende-se exclusivamente na escola, j que os conhecimentos l adquiridos redefinem os valores provenientes da formao familiar. b) refere-se a padres de conduta que esto em constante mutao, de modo que se torna impossvel se determinar a sua origem. c) refere-se to-somente a princpios individuais e no pode ser confundida com valores republicanos. d) define-se como estudo dos valores humanos formados a partir de instituies fundamentais ao ser.

06 - Assinale a alternativa em que a concordncia nominal est


incorreta. a) No meu bairro, foi inaugurada duas praas de recreao para as crianas. b) Como o lcool tem custado caro, abasteceo meu carro somente com gasolina. c) Quando vou feira, aos sbados, compro bastantes frutas, especialmente as da poca. d) Sempre digo a meus filhos que necessria nossa participao nas atividades do clube.

02 - No

se pode concluir, em relao aos dois ltimos perodos do texto, que a) filosofia e tica so assuntos inesgotveis, por isso sempre podero ser reformulados e rebatidos. b) estudar tica e filosofia importante, pois d ao homem a possibilidade de ampliar seus conhecimentos. c) os conhecimentos sobre tica e filosofia que so aprendidos na escola no podem ser revistos e reavaliados. d) um processo que no tem ponto de chegada algo positivo, pois sempre possibilitar ao homem a capacidade de reavaliar seus conceitos.

07 - Das oraes reduzidas abaixo, todas relacionadas orao


principal ...os cientistas prosseguiro pesquisas, apenas uma expressa circunstncia de causa. Marque-a. a) b) c) d) Ao se encerrar o perodo de eleies... Contrariando a opinio da Igreja... A prevalecer a poltica atual... Definida a linha cientfica... com

as

Pgina 3

08 - Observe:
I- O cnjuge, apesar de todas as humilhaes por que passou, no saiu de casa para no sofrer a acusao de abandono de lar. II- Aquela criatura nunca foi bem-vinda em nenhum grupo de amigos. Sempre teve dificuldade para manter vnculos afetivos. III- O servente veio nos atender com muita educao e nos explicou tudo aquilo que queramos saber. IV- Bons atletas so disciplinados: no fumam, no costumam ter vida noturna e mantm uma alimentao saudvel. Assinale a alternativa em que todas as afirmaes esto corretas. a) Em IV, bons atletas s podem ser homens; e, em II, criatura s pode ser uma mulher. b) Em I, cnjuge um homem; e, em II, criatura pode ser um homem ou uma mulher. c) Em III, servente um homem; em IV, bons atletas podem ser homens e mulheres. d) Em I, cnjuge uma mulher; e, em III, criatura s pode ser uma mulher.

a) , a, a, b) a, , , a c) a, a, , d) , , a, a

09 - Em qual das alternativas abaixo deve-se, de acordo com a


norma culta, utilizar a prclise ao substituir-se o complemento verbal destacado por um pronome oblquo correspondente? a) Contaram ao novo colega o verdadeiro motivo da discusso? b) Quando tiver tempo, mostrarei a voc os resultados da minha pesquisa. c) Nada foi feito, embora provassem ao chefe a total inocncia dos envolvidos. d) Mais uma vez, ignorou a nossa amizade, sem a mnima demonstrao de arrependimento.

10 - Em

qual alternativa o emprego da(s) vrgula(s) est incorreto? a) Os bilogos supem que certas espcies de aves, quando sentem o hbitat delas ameaado, modificam os hbitos alimentares. b) Os bilogos supem que, quando sentem o hbitat delas ameaado, certas espcies de aves modificam os hbitos alimentares. c) Quando sentem o hbitat delas ameaado, os bilogos supem que certas espcies de aves modificam os hbitos alimentares. d) Quando sentem o hbitat delas ameaado, os bilogos supem que, certas espcies de aves modificam os hbitos alimentares.

11 - Leia o perodo abaixo e assinale a alternativa que completa


corretamente as lacunas. Ela est ____ espera da correo do valor de sua aposentadoria h muito tempo. Pediu ____ advogada que ____ ajudasse, mas ____ competncia dessa profissional muito duvidosa.

12 - Marque a alternativa cujo termo em destaque desempenha


a funo sinttica de agente da passiva. a) A nova poltica salarial prejudica os trabalhadores de menor poder aquisitivo. b) Ao sair do estdio, o jogador de futebol ficou rodeado de torcedores fanticos. c) Sua dedicao aos pobres no passava de demagogia eleitoreira. d) Por mais injusto que parea, o criminoso tem o direito de defesa.

a) Prova que voc tem bom carter: devolva o dinheiro que voc retirou do cofre! b) Em caso de dvida, no tome nenhuma iniciativa: chame o responsvel pelo setor. c) Clica neste link e confira os resultados de todos os jogos do Campeonato Brasileiro. d) Siga o conselho de nossos pais: economiza hoje para garantir uma velhice tranquila.

15 - Observe o perodo:
Essas aves so uma atrao em nossa regio: no inverno, elas invadem nosso litoral, ficam reclusas aqui durante trs meses, trocam as penas e, no final da estao, voltam felizes para o seu local de origem. H, no texto, a) trs predicados verbais, um predicado nominal e um predicado verbo-nominal. b) dois predicados verbais, dois predicados nominais e um predicado verbo-nominal. c) um predicado verbal, dois predicados nominais e dois predicados verbo-nominais. d) dois predicados verbais, um predicado nominal e dois predicados verbo-nominais.

13 - Leia esta estrofe:


Alma minha gentil que te partiste To cedo desta vida descontente Repousa l no cu eternamente E viva eu c na terra sempre triste. correto afirmar que a) a estrofe possui trs advrbios de tempo. b) no h advrbio de intensidade na estrofe. c) h, na estrofe, dois advrbios de lugar e um de modo. d) to cedo, desta vida, no cu e na terra so locues adverbiais.

(Lus de Cames)

16 - O termo destacado no perodo Visto do avio, o imenso


rio parece uma cicatriz na selva desempenha a funo sinttica de a) b) c) d) Pgina 4 sujeito. objeto direto. predicativo do sujeito. complemento nominal.

14 - Em qual das alternativas abaixo a flexo dos verbos est de


acordo com a norma culta?

Das expresses destacadas, classifica(m)-se como adjunto(s) adnominal(ais) a(s) seguinte(s):

17 - Leia:
Nada o _______. Nenhuma ferrotoada o pe de p. Social, como individualmente, em todos os atos da vida, Jeca, antes de agir, acocora-se. (Monteiro Lobato, Urups) O termo que completa o espao em branco do texto acima um verbo que significa despertar. De acordo com as regras ortogrficas, esse termo ser a) b) c) d) esperta. experta. espeta. expeta.

a) b) c) d)

da noite de verde manto da noite - feridos feridos - de neve fria

18 - Em qual das alternativas abaixo h uma orao subordinada


adjetiva reduzida? a) Chegado o momento oportuno, ele se vingou. b) Persistindo os sintomas, consulte um mdico. c) Eram mulheres a se oferecerem nas sacadas dos sobrados. d) A soluo era esperarmos a chegada do Corpo de Bombeiros.

19 - Leia:
Camilo pegou-lhe nas mos, e olhou para ela srio e fixo. Jurou que lhe queria muito, que os seus sustos pareciam de criana; em todo caso, quando tivesse algum receio, a melhor cartomante era ele mesmo. Com relao ao nmero de pronomes destacados no texto acima, correto afirmar que h a) b) c) d) trs possessivos. dois indefinidos. dois demonstrativos. quatro pessoais do caso reto.

20 - Considere o seguinte perodo:


O Ministrio da Alegria adverte: Mau humor prejudicial sade. incorreto afirmar que a) ocorrem encontros voclicos em mau e em sade, porm o primeiro se trata de um ditongo e o segundo de um hiato. b) Ministrio, Alegria e prejudicial classificam-se, quanto tonicidade, como paroxtonas. c) Ministrio e sade obedecem a regras diferentes de acentuao grfica. d) h duas palavras oxtonas e quatro paroxtonas.

21 - Leia:
I- O tempo cobre o cho de verde manto, que j coberto foi de neve fria. II- ... e podia-se escolher pelo jornal o filme da noite - tudo feito de modo a que um dia seguisse ao outro. III-O pequeno avio fez um pouso de emergncia (...). Ficaram feridos todos os seus ocupantes.

22 - Leia o texto abaixo:


- Marido, onde voc estava? - No escritrio, meu bem. Precisei trabalhar at mais tarde. - Mas Otvio, seu scio, saiu do trabalho s cinco e ligou aqui querendo falar com voc! - o trnsito, Olvia, o inferno das grandes cidades. Observe: I- Otvio marido de Olvia. II- Otvio scio do marido de Olvia. III- Otvio o sujeito do predicado saiu do trabalho. IV- Seu scio o sujeito do predicado saiu do trabalho. Esto incorretas as afirmaes a) b) c) d) II e IV. II e III. I e IV. I e III.

a) b) c) d)

amor concha procura ingratido

24 - Leia:
O So Paulo obedeceu s orientaes do treinador e derrotou o Boca Juniors por 2 a 1, de virada, ampliando sua vantagem na luta por uma vaga na deciso da Taa Libertadores. Os termos destacados, no texto acima, classificam-se, respectivamente, como ncleos dos seguintes termos: a) b) c) d) objeto indireto e objeto indireto objeto indireto e complemento nominal complemento nominal e objeto indireto complemento nominal e complemento nominal

25 - Marque a alternativa em que a orao destacada exprime


circunstncia de concesso. a) Como vocs todos sabem, no haver expediente. b) A equipe, embora seja esforada, no consegue vencer. c) Se voc concorda com Fabiano, por que no diz isso a ele? d) Ela no ser cobrada judicialmente desde que pague a dvida.

23

- De Este o nosso destino: amor sem conta,/ distribudo pelas coisas prfidas ou nulas,/ doao ilimitada a uma completa ingratido,/ e na concha vazia do amor a procura medrosa,/ paciente, de mais e mais amor. , foram retirados alguns substantivos. Apenas um deles exige complemento nominal. Assinale-o.

Pgina 5

26 - Leia:
A me perguntou: - Filho, onde esto os livros novos que comprei? Transformando o discurso direto em indireto, temos: a) A me perguntou ao filho onde estavam os livros novos que ela comprara. b) A me perguntou ao filho onde estavam os livros novos que ela comprou. c) A me perguntava sobre os livros novos que ela comprara para o filho. d) A me perguntara ao filho sobre o paradeiro dos livros novos que ela havia comprado.

30 - Leia o que disse o piloto Ayrton Senna, aps voar em um

Mirage: Se cada brasileiro tivesse a oportunidade de fazer esse voo que eu fiz, com certeza teria mais amor Ptria. Observe outras possibilidades de correlao apresentadas para os verbos destacados no texto: I- tivera - ter II- tiver - ter III- tivesse - tinha Assinale a alternativa que apresenta as possibilidades tambm corretas de correlao. a) b) c) d) I e II I e III II e III Apenas III

27 - Leia o trecho abaixo:


Meu corao No sei por que Bate feliz Quando te v E os meus olhos Ficam sorrindo... a) b) c) d) hiprbole catacrese metonmia eufemismo E pelas ruas Vo te seguindo Mas mesmo assim Foges de mim.

31 - Em qual alternativa o verbo se encontra na voz ativa?


a) Em nossas escolas, no se incentiva a proteo do meio ambiente. b) A proteo do meio ambiente deve ser incentivada pelos governantes. c) A proteo do meio ambiente no tem entrado na pauta dos atuais governantes. d) O assunto de proteo ao meio ambiente raramente discutido nas escolas pblicas.

Qual figura de linguagem utilizada nos versos destacados?

28 - Leia:
Voc no estuda, nem me deixa estudar. Faa silncio, que quero ouvir a explicao. Voc quer que eu participe de suas brincadeiras durante as aulas, e nenhuma influncia externa vai me atrapalhar. Considerando os perodos compostos por coordenao, h no texto a) duas oraes aditivas e uma orao explicativa. b) uma orao aditiva, uma orao adversativa, uma orao alternativa. c) uma orao aditiva, uma orao alternativa, uma orao conclusiva. d) uma orao aditiva, uma orao explicativa, uma orao adversativa.

32 - Leia:
Prefiro as rosas, meu amor, Ptria. E antes as magnlias amo Que a glria e a virtude.
Obs.: texto original alterado para a elaborao da questo.

Se substituirmos o verbo amar pelo verbo querer (no sentido de estimar, amar), os dois ltimos versos sero estes: a) E antes s magnlias quero Que glria e virtude. b) E antes as magnlias quero Que glria e virtude. c) E antes as magnlias quero Que a glria e a virtude. d) E antes s magnlias quero Que glria e a virtude.

33 - Considere os perodos abaixo: 29 - Assinale a alternativa em que o valor caracterstico do


pronome indefinido destacado est incorreto. a) Algo de especial est para acontecer. (ausncia de pessoa) b) O garoto era todo gentilezas com a menina que lhe sorria. (totalidade, intensidade) c) Estava madura. Apesar disso, havia ainda no seu jeito uma certa graa de quando moa. (ausncia de particularizao) d) Andava a conversar aqui e acol, buscando arranjar alguma coisa com que pagar o aluguel de seu quartinho. (significao afirmativa, positiva) I- - O favo da jati no era doce como o seu sorriso. II- - Como sabia que ele no se apegava a ningum, ela conformou-se com sua partida. III-- Como havamos previsto, o sol predominou no litoral durante o feriado. IV- - Agi como mandou minha conscincia e no guardo nenhum remorso em meu corao. As conjunes em destaque exprimem, respectivamente, relao de a) b) c) d) comparao, causa, conformidade, conformidade. causa, conformidade, comparao, conformidade. comparao, conformidade, comparao, causa. conformidade, causa, causa, comparao.

Pgina 6

Est(o) incorreta(s) a(s) afirmao(es) em a) b) c) d) I, II e III. I apenas. II apenas. II e III apenas.

34 - Leia:
Naquela poca, o salrio dos funcionrios daquelas indstrias eram reajustados todos os meses de acordo com a inflao. Considerando a norma culta da lngua, assinale a alternativa incorreta. a) Por se tratar de sujeito composto, o verbo, obrigatoriamente, flexiona-se no plural. Dessa forma, o perodo obedece s regras de concordncia. b) Apesar de haver um erro de concordncia verbal, o salrio dos funcionrios daquelas indstrias sujeito simples do verbo eram. c) H um erro de concordncia, pois o ncleo do sujeito simples est no singular, por isso o verbo deveria estar no singular. d) No haveria desvio da norma culta se o ncleo do sujeito estivesse no plural ou se o sujeito fosse composto.

35 - A conjuno e pode assumir valores variados de acordo

com a relao que estabelece entre os termos ou oraes coordenados. Assinale a alternativa em que a conjuno e tem valor de concluso. a) Realizou todas as tarefas, e alcanou a glria de ser o primeiro aluno da turma. b) Caf a dois mil-ris, onde se viu isso! E ele que, anos atrs, vendera-o a trinta! c) As meninas estavam bem guardadas na casa das tias solteironas, e muito bem guardadas. d) ... os agregados andavam esfomeados; as roupas, em trapos, imundos, e a trabalhar ainda....

36 - Leia os trechos a seguir e considere as afirmaes relativas


a eles quanto concordncia verbal. I- ... mas para um sentir a mo do outro precisam se agarrar ambos a qualquer velha besteira: voc se lembra daquela tarde... de acordo com a norma padro, o verbo destacado obrigatoriamente deveria flexionar-se no singular. II- Os analistas acreditam que, se no existirem turbulncias na economia mundial, o desemprego continuar em queda ao longo do ano. a substituio de existirem por houverem manteria a frase correta. III- O pssimo estado de conservao de muitas rodovias brasileiras causam prejuzos de milhes de reais ao pas. nesse caso, facultativa a concordncia verbal: no plural, o verbo concorda com muitas rodovias brasileiras, e no singular, o verbo passa a concordar com O pssimo estado de conservao.

37 - Dos termos destacados nos trechos abaixo, encontra-se


objeto direto em: Com dor, da gente fugia antes que esta assim crescesse b) folheada, a folha de um livro repete (...) e nada finge vento em folha de rvore c) De repente l vinha um homem a cavalo. Eram dois.. d) E atravs da piedade aparecia a Ana uma vida cheia de nusea doce... a)

a) b) c) d)

duas locues adjetivas. dois adjetivos biformes. dois adjetivos compostos. uma locuo adjetiva apenas.

39 - Assinale a alternativa em que o termo destacado sofre


derivao imprpria. a) b) c) d) Como est, doutor? Finalmente, seria doutor. Suspirava pelos cantos: Doutor! No mais seria o comum dos homens que no doutor.

38 - Leia:
solido do boi no campo! O navio-fantasma passa Em silncio na rua cheia. Se uma tempestade de amor casse! Em relao s palavras destacadas nos versos acima, correto afirmar que h

40 - Em qual alternativa h eufemismo?


a) Itabira apenas uma fotografia na parede/ Mas como di! b) Algum sbio j afirmara: agir na paixo embarcar durante a tempestade. c) mar salgado, quanto do teu sal/ So lgrimas de Portugal! d) Continuou a conversa interrompida com a senhora gorda, que tinha muitos brilhantes, mas uma terrvel falta de ouvido...

Pgina 7

AS QUESTES DE 41 A 100 REFEREM-SE ESPECIALIDADE DE SISTEMA DE INFORMAO 41 - Identifique a opo que completa correta e respectivamente
as lacunas da assertiva a seguir: No Linux, se o sticky bit estiver configurado em um diretrio, o sistema de arquivos ________ permitir que voc exclua ou renomeie um arquivo, a menos que seja o _________ do ______ ou o ______________. a) b) c) d) ir - dono - arquivo - root no ir - proprietrio - diretrio - superusurio no ir - usurio - arquivo - sudo ir - proprietrio - diretrio - su

47 - A respeito da funo fopen na linguagem PHP, correto


afirmar que esta funo a) pode ser usada para ler o contedo de um arquivo binrio. b) retorna um string com o contedo do arquivo. c) retorna false em caso de erro e um identificador do arquivo em caso de sucesso. d) faz uma cpia de arquivo, desde que o usurio possua as permisses necessrias.

48 - O que Overclock?
a) Tcnica de se configurar qualquer tipo de componente eletrnico a trabalhar em um clock acima do especificado. b) Tcnica de se configurar determinados dispositivos de um computador. c) Tcnica que eleva o clock e muitos fabricantes recomendam. d) Tcnica aplicvel exclusivamente para processadores de 800 MHz.

42 - Qual
a) b) c) d) boot proc fstab var

arquivo tem uma lista dos dispositivos que correspondem aos sistemas de arquivo no Linux?

49 - Ao acessar uma base de dados MySQL, usando o comando


GRANT, os privilgios so dados por meio de palavras reservadas, entre as quais podemos citar: a) b) c) d) FILE, SHUTDOWN, UPDATE, INDEX, CREATE. FILE, INSERT, PROCESS, CREATE, SORT. FILE, SHUTDOWN, UPDATE, INDEX, MAIL. INDEX, DOWNLOAD,UPDATE, DROP, CREATE.

43 - Qual comando do Linux que, de maneira mais completa,


a) b) c) d) kill - 9 stopdown poweroff - now shutdown

segura e ajuizada, inicia o processo de parada ou reinicializao ou de retornar ao modo monousurio?

50 - O que barramento?
a) b) c) d) Conjunto de circuitos presentes na placa-me Dispositivo de entrada de dados requerendo processamento Caminho de comunicao entre dois ou mais circuitos Comunicao entre circuitos eletrnicos e o software

44 - No Linux, como os privilgios da conta superusurio no

51 - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do


texto a seguir. Os discos rgidos IDE tm um circuito chamado ________. Essa tecnologia capaz de detectar erros no disco rgido antes que os mesmos aconteam. a) b) c) d) MTBF SMART HDBR SRHD

podem ser subdivididos, difcil dar a algum a capacidade de realizar uma outra tarefa sem dar a essa pessoa o livre acesso ao sistema. A soluo mais amplamente utilizada para esse problema um programa chamado: a) b) c) d) sudo chwon aprops cfschec

52 - Qual alternativa no apresenta um dos componentes de


uma rede de computadores. a) b) c) d) Cabeamento STP No-break Placa de rede Roteador

45 - Qual das alternativas contm a principal ferramenta do


administrador de sistemas Linux para monitoramento de processos? a) b) c) d) nice ps cat less

53 - Quanto

46 - A maioria das Linguagens Orientadas a Objetos suporta


trs nveis de acesso. So eles: a) b) c) d) pblico, privado e protegido. pblico, abstrato e oculto. independente, privado e abstrato. privado, independente e oculto.

aos protocolos de comunicao em redes de computadores, incorreto afirmar que a) numa rede ponto a ponto desnecessrio o uso de protocolos. b) o protocolo NetBEUI pode ser usado em conjunto com outros protocolos. c) na Internet podem ser usados diversos protocolos. d) protocolo a linguagem usada pelos dispositivos de uma rede para que possam se entender.

Pgina 8

54 - No
a) b) c) d)

que diz respeito manipulao de nmeros na linguagem PHP, qual expresso gera um nmero aleatrio? rand round sqrt min

58 a) b) c) d)

No BrOffice.org Writer, na barra de menus INSERIR > CAMPOS, possvel inserir: Quebra manual Caractere especial Seo Total de pginas do documento

55 - O trecho abaixo de um programa, em linguagem PHP, contm


um ERRO que impedir o sucesso do programa. Identifique esse ERRO e assinale a alternativa que o descreve. <? $contador = = 0; while ($contador <= 10 { if (($contador%2) = =0) { print numero par; } else { print numero impar; } $contador++; } ?> a) b) c) d) //Usada para controlar o loop //Loop ate 10 // Testa se contador par

59 - No

BrOffice.org Writer, usando-se tabelas em um documento texto, possvel a utilizao de frmulas. Qual alternativa apresenta um exemplo do que pode ser feito em uma tabela no Writer? a) b) c) d) Funes Estatsticas - Mdia Funes Estatsticas - Seno Funes Estatsticas - Booleano Funes Estatsticas - Soma

//Incrementa o contador

60 - A organizao em banco de dados a filosofia moderna de


tratamento de informao. Um banco de dados possui alguns componentes essenciais, entre os quais no pode ser enquadrado. a) uma base de dados. b) um sistema gerenciador de banco de dados. c) linguagens de explorao. d) utilizao da internet.

A varivel no ser impressa. A varivel no foi incrementada. A varivel no foi inicializada. O condicional est escrito incorretamente.

56 - Correlacione os conceitos utilizados pela Programao


Orientada a Objetos e, em seguida, assinale a alternativa que contm a seqncia correta. (1)- Atributo ( ) uma ao executada por um objeto quando passada uma mensagem ou em resposta a uma mudana de estado. ( ) define os atributos e comportamentos comuns compartilhados por um tipo de objeto. ( ) a caracterstica de uma classe visvel externamente. ( ) uma construo de software que encapsula estado e comportamento. ( ) o espao onde um problema reside.

61 - uma das vantagens dos bancos de dados:


a) b) c) d) controle total do hardware utilizado identificao das falhas do software gerenciamento da Internet controle de redundncia de dados

(2)- Classe (3)- Comportamento (4)- Domnio (5)- Objeto a) b) c) d) 3, 2, 4, 5, 1 3, 2, 1, 5, 4 2, 3, 1, 5, 4 2, 4, 3, 1, 5

62 - Uma seo do documento de texto do BrOffice.org Writer


um(a) a) b) c) d) parte do rodap que no pde ser concluda. parte do cabealho especialmente formatado. documento texto que pode importar formatao. parte do documento texto que pode receber formataes diferentes do restante do documento.

63 - Qual recurso facilita o alinhamento de objetos dentro de


um slide, disponvel na verso 2.4 do BrOffice.org Impress? a) b) c) d) Guias de Estrutura Grade de Alinhamento Grades de Slide Guias e Grade

57 - Observe o exemplo abaixo do uso do comando ls do


Linux. $ ls -ld /home/maria/arquivos drwxr-xr-x 25 maria maria /home/maria/arquivos possvel afirmar que arquivos um a) b) c) d) diretrio. documento texto. link simblico. pipe. 4095 fev 05 00:15 \

64 - Podemos acessar os recursos de efeitos de animao do

BrOffice.org Impress 2.4 selecionando um objeto em um slide e clicando em ADICIONAR, no painel de tarefas ANIMAO PERSONALIZADA. Feito isso exibida a caixa de dilogo ANIMAO PERSONALIZADA, composta por quais guias? a) b) c) d) Entrada, nfase, Sair, Caminhos de Movimento Caixa, Apagar, Desaparecer, Entrada Losango, Roda, Sair, nfase Surgir, Movimento, Dividir, Ocultar

Pgina 9

65 - Considerando os tipos de dados, relacione as colunas e, a


seguir, assinale a alternativa com a seqncia correta. (1) (2) (3) (4) a) b) c) d) Inteiros Reais Caracteres Lgicos 3, 1, 4, 2 2, 4, 3, 1 1, 2, 3, 4 1, 4, 3, 2 ( ) 35; 0; -56 ( ) .F.; .V. ( ) Rua Brigadeiro Lyra ( ) - 0,5; 1,8; -4

69 - Qual caracter deve ser digitado frente da letra e/ou do


nmero que identifica uma clula/linha, para evitar que esta seja alterada em uma frmula do BrOffice.org Calc, quando se copia uma frmula utilizando a ala de arraste? a) b) c) d) % & $ /

70 - Considerando
(1) - Valor inicial (2) - Linear

o recurso PREENCHER SRIE, do BrOffice.org Calc, relacione as colunas e, em seguida, assinale a alternativa que contm a seqncia correta. ( ) Se for selecionado um conjunto de clulas de vrias linhas e colunas, este campo vir em branco. ( ) Significa que cada clula seguinte conter o valor da clula anterior acrescido com o valor do incremento. ( ) Significa que cada clula seguinte conter o valor da clula anterior multiplicado pelo valor do incremento. ( ) o valor mximo a ser preenchido automaticamente. ( ) o fator usado na gerao da srie.

66 - Observe o grfico abaixo e responda qual o significado do


smbolo representado pelo nmero 5.

(3) - Crescimento

(4) - Valor Final (5) - Incremento a) b) c) d) 3, 2, 4, 1, 5 2, 3, 1, 4, 5 1, 2, 3, 5, 4 1, 2, 3, 4, 5

71 - O
a) b) c) d) Terminal Conector Deciso Sada de dados em vdeo

algoritmo do programa abaixo, em portugus estruturado, representando um programa escolar de notas, que calcula a mdia aritmtica das notas obtidas pelos alunos, est com problemas, pois o resultado apresentado est reprovando todos os alunos. Analise-o e assinale a alternativa que apresenta o motivo do erro. Programa MEDIA Var RESULTADO : Caractere N1, N2, N3, N4 : real SOMA, MEDIA : real Inicio Leia N1, N2, N3, N4 SOMA N1 + N2 + N3 + N4 MEDIA SOMA/7 Se (MEDIA > 7) ento RESULTADO Seno RESULTADO Fim_se Fim a) b) c) d) Entrada das variveis Clculo da mdia Declarao das variveis Sada do programa

67 - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna


da assertiva abaixo. O(A) _____________ deve ser parte obrigatria da documentao de um sistema de forma estruturada. a) b) c) d) certificao criptogrfica projeto orientado a objetos dicionrio de dados dicionrio de algoritmo

Aprovado Reprovado

68 - Servios padro como e-mail, FTP e Web se associam a


a) b) c) d) /etc/services /etc/ports /etc/apt /var/services

portas bem conhecidas. Nos sistemas Linux, essas portas esto definidas em:

Escreva Resultado: , RESULTADO

Pgina 10

72 - Marque

a alternativa que corresponde ao seguinte comando do Linux: # ifconfig eth0 192.168.0.66 netmask 255.255.255.0 up a) Configura a interface lo, atribui ip e mscara classe C ativa a interface. b) Configura a interface eth0, atribui ip e mscara classe C ativa a interface. c) Configura a interface eth0, atribui ip e mscara classe A desativa a interface. d) Configura a interface eth1, atribui ip e mscara classe C desativa a interface. e e e e

78 - Marque a alternativa que identifica o tipo de operador


lgico utilizado na tabela abaixo. Condio 1 Falsa Verdadeira Falsa Verdadeira a) b) c) d) .e. .ou. .if. .no. Condio 2 Falsa Falsa Verdadeira Verdadeira Resultado Falso Verdadeiro Verdadeiro Verdadeiro

73 - Os sistemas por chave secreta so eficientes, porm a 79 - Considere as tabelas abaixo: Pessoal e Endereco:
grande desvantagem que o emissor e o receptor devem possuir a chave secreta compartilhada. O que usado para contornar Pessoal esse problema? Nome: caracter (30) Matricula: inteiro (7) a) Token CPF: inteiro (11) b) Smartcard c) Biometria d) Criptografia por chave pblica Endereco Id_end: auto-numerao CPF: inteiro (11) Logradouro: caracter (20) Cidade: caracter (25) UF: caracter (2)

74 - O polimorfismo paramtrico permite que voc


a) trate objetos relacionados genericamente. b) crie mtodos e tipos genricos. c) use o mesmo nome de mtodo para muitos mtodos diferentes. d) escreva vrios mtodos para somar todos os tipos.

O comando da Linguagem SQL que permite inserir uma determinada linha de forma correta na tabela Pessoal : a) INSERT INTO PESSOAL (NOME.PESSOAL, MATRICULA.PESSOAL, CPF.PESSOAL) VALUES (1111111, 77777777777, MARIA SILVA E SILVA) b) INSERT INTO PESSOAL (NOME.PESSOAL, MATRICULA.PESSOAL, CPF.PESSOAL) VALUES (NOME.PESSOAL, MATRICULA.PESSOAL, CPF.PESSOAL) c) INSERT INTO PESSOAL (NOME.PESSOAL, MATRICULA.PESSOAL, CPF.PESSOAL) VALUES (MARIA SILVA E SILVA, 1111111, 77777777777) d) INSERT INTO PESSOAL (NOME.PESSOAL, MATRICULA.PESSOAL, CPF.PESSOAL) VALUES (MARIA SILVA E SILVA, 1111111)

75 - Quais so as funes hashing mais conhecidas e usadas?


a) b) c) d) REISERFS e EXT2 PDP-8 e CRCS MD5 e SHA ACRSUN e CRC2

76 - Assinale

a alternativa que completa corretamente as lacunas da assertiva a seguir: Os comandos do Linux _________ e _________ so a maneira mais comum de criarmos e restaurarmos informaes de backup? a) b) c) d) tcpdump - rcpdump dump - restore lvm - dump backup - mount

80 - Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da


assertiva a seguir. A(s) chave(s) ________________ identifica um registro de forma nica, isto , na mesma base de dados no pode haver mais de um registro com a mesma chave. a) b) c) d) primria secundria primria e secundria de registro

77 - Qual o nome dado a um arquivo gravado no HD (Disco

Rgido) que, ao invs de memorizar dados de programas, memoriza os dados que o sistema no conseguiu escrever/ler nas memrias RAM? a) b) c) d) Memria Virtual Memria Randmica Memria DIMM Memria DDR-3

81 - No BrOffice.org Calc h o recurso COLAR ESPECIAL,

disponvel no menu EDITAR. Neste menu esto disponveis algumas opes adicionais. Qual das alternativas contm um exemplo dessas opes? a) b) c) d) Colar Especial - Seleo Colar Especial - Operadores Colar Especial - Construtor Colar Especial - Alterar clula

Pgina 11

82 - Nos

computadores, quais as duas finalidades que o aterramento possui? a) Evitar o corpo neutro e sobrecarga. b) Evitar o choque eltrico e eliminar a eletrosttica do ambiente. c) Evitar a eletrosttica e o corpo neutro. d) Evitar a sobrecarga e aumentar a eletrosttica.

88 - De acordo com as caractersticas de uma rede ponto a


ponto, incorreto afirmar que a) uma rede de baixo custo. b) todos os pontos devem possuir autonomia, ou seja, podem funcionar sem estarem conectados rede. c) possuem um n central denominado servidor. d) no existe um administrador de rede, sendo a mesma administrada por cada usurio. citados, qual no corresponde a um tamanho possvel? a) b) c) d) LAN GAN MAN WAN

83 - Correlacione os componentes fsicos de um HD (Disco 89 - Uma Intranet pode assumir vrios tamanhos. Entre os
Rgido) e assinale a alternativa com a seqncia correta. (1)- Disco (2)- Cabeas de leitura/gravao (3)- Alimentao (4)- Flat cable (5)- Placa lgica a) b) c) d) 3, 2, 4, 5, 1 2, 4, 3, 5, 1 2, 3, 4, 5, 1 1, 3, 4, 2, 5 ( ) Dispositivo muito sensvel. ( ) Utiliza um conector trapezoidal. ( ) Comunica o HD com o microcomputador. ( ) Circuito impresso que controla entrada/sada de informao. ( ) Feito de material magntico.

90 - Vrios

protocolos de comunicao podem operar na camada de Internet da arquitetura TCP/IP. Entre os listados, assinale a alternativa que contm o nico que no pode operar nessa camada. a) b) c) d) IP ICMP ARP HTTP

91 - Assinale a alternativa que contm um protocolo de rede


no rotevel: a) b) c) d) NetBEUI TCP/IP IPX/SPX AppleTalk

84 - Para

a instalao do sistema operacional Linux necessrio que o HD (Disco Rgido), ou parte dele, seja particionado para a correta instalao do sistema operacional. So exemplos de partio Linux: a) b) c) d) c:/ e Linux:/ / e swap \ e DOS c:\\ e d:\\

92 - O cabo par tranado sem blindagem possui uma tima


proteo contra rudos, e para isso utiliza uma tcnica chamada a) cross-talk. b) cancelamento. c) inverso. d) twist.

85 - O Linux um sistema operacional orientado para arquivos,


no qual at mesmo os perifricos so tratados como sendo um a) b) c) d) IDE. SDBA. SCSI. tipo especial de arquivos.

93 - Qual a idia bsica do cabeamento estruturado?


a) Estruturar um ambiente de produo com cabeamento cat. 2. b) Viabilizar a instalao de uma rede ethernet. c) Fornecer ao ambiente de trabalho um sistema de cabeamento que facilite a instalao e a remoo de equipamentos. d) Organizar o patch panel de um sistema passivo.

86 - Uma
a) b) c) d)

forma de se obter rapidamente uma lista de perifricos do sistema no Linux usando o comando: ls - la chmod - R ln - s lspci

94 a) b) c) d)

incorreto afirmar a respeito do patch panel:

87 - Caso um computador esteja travando, congelando ou


dando excesso de erro, qual seria a maneira mais rpida de se descobrir se o problema de software ou de hardware? a) b) c) d) Entrar no modo monousurio. Verificar no syslog. Verificar os slots. Instalar o disco rgido do computador defeituoso em outro que esteja funcionando normalmente.

um sistema passivo. No possui nenhum circuito eletrnico. um painel contendo conectores. No facilita a manuteno de redes mdias e grandes.

95 - Ao analisar o cabealho dos pacotes, o firewall consegue


saber: a) Os protocolos usados e as portas de origem e destino dos pacotes. b) Quais os hosts que esto ativos. c) Quais servidores de rede apresentam problemas. d) Quais estaes utilizam sistema operacional GNU/Linux.

Pgina 12

96 - Um dos trs pilares da Programao Orientada a Objetos


(POO) a Herana. A seguir esto alguns termos relacionados com este pilar da POO. Relacione a coluna da esquerda com a da direita, e, em seguida, assinale a alternativa que contm a seqncia correta. I- Herana ( ) Significa herdar uma classe e adicionar apenas o cdigo que torne a nova classe diferente da classe herdada. II- Delegao ( ) Significa que uma classe implementada usando-se variveis internas (chamadas de variveis membro), que contm instncias de outras classes. III- Composio ( ) um mecanismo que permite a voc basear uma nova classe na definio de uma classe previamente existente. IV- Programao por diferena ( ) o processo de um objeto passar uma mensagem para outro objeto, para atender algum pedido. V- Classe Raiz ( ) a classe superior da hierarquia de herana. a) IV - III - I- II - V b) I - V- II - IV - III c) IV - III - I - V- II d) II - I - IV - III - V

100 - Observe o diagrama a seguir e assinale a alternativa


correta, no que diz respeito classe Decimal Format.

Format NumberFormat

ChoiceFormat

DecimalFormat

a) Qualquer classe dada ser ascendente de Format. b) DecimalFormat descendente de Format. c) DecimalFormat ancestral de Format. d) ChoiceFormat filha de DecimalFormat.

97 - Qual o protocolo que descobre o endereo de hardware


(MAC) associado a um determinado IP? a) b) c) d) TCP ARP NAT DARP

98 - Qual
a) b) c) d)

comando do Linux utilizado para revelar a seqncia de gateways que um pacote IP percorre para alcanar o seu destino? PING HARP NETSTAT TRACEROUTE

99 - Acessando
a) b) c) d)

uma base de dados MySQL, assinale a alternativa que contm a instruo utilizada para executar consultas SQL base de dados. mysql_query(select * from mytable,conexao); mysql_select_db(nome da base, identificador da conexao); mysql_connect(host, usuario,senha); mysql_pconnect(host, usuario,senha);

Pgina 13

You might also like