You are on page 1of 5

PO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PO_QSM_16

Titulo do Procedimento:

ABASTECIMENTO DE COMBUSTVEIS
Data de Aprovao: 08/02/2010 Verso: Autor: Aprovao:

01

Marcio Lovatti Geovanna Timpani Alan Rgolo

Gilmar Bertoloti

Observaes:

Atualizado em: 08/02/2010

Ttulo:

ABASTECIMENTO DE COMBUSTVEIS
PO_QSM_16 08/02/2010 Proponente: Mrcio Lovatti, Geovanna Timpani, Alan Rgolo
Cdigo: Emisso:

00 2 de 05 Aprovao: Gilmar Bertoloti


Reviso N: Pgina N:

I.

OBJETIVO

O objetivo deste procedimento descrever as instalaes e os equipamentos necessrios para o abastecimento de lquidos combustveis nas frentes operacionais da AMATA, visando atender s condies de segurana necessrias para a realizao de atividades no ambiente de trabalho.

II. DEFINIES COMBOIO (MELOSA): Caminho equipado com sistema de abastecimento e lubrificao de mquinas e veculos.

III. REFERNCIAS ABNT/NBR-7505-1 - Armazenagem de lquidos inflamveis e combustveis Parte 1: Armazenagem em tanques estacionrios. Agosto de 2000. 16p. ABNT/NBR-7505-4 - Armazenagem de lquidos inflamveis e combustveis Parte 4: Proteo Contra Incndios. Setembro de 2000. 8p. BRASIL. Lei n 4.771, de 15 de setembro de 1965. Dispe sobre o novo cdigo florestal. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L4771.htm. Acesso em: 06/05/2008. Polcia Militar do Estado de So Paulo. Corpo de Bombeiros. Instruo Tcnica N 27/2004 - Armazenagem de Lquidos Inflamveis e Combustveis.

IV. ABASTECIMENTO DE MQUINAS E VECULOS NO CAMPO O abastecimento de veculos requer alguns cuidados, devendo ser realizado em local

plano, com piso impermeabilizado, longe de cursos dgua e atravs de sistemas de conteno, caso ocorra algum vazamento.

Ttulo:

ABASTECIMENTO DE COMBUSTVEIS
PO_QSM_16 08/02/2010 Proponente: Mrcio Lovatti, Geovanna Timpani, Alan Rgolo
Cdigo: Emisso:

00 3 de 05 Aprovao: Gilmar Bertoloti


Reviso N: Pgina N:

A. ABASTECIMENTO COM GASOLINA E LEO DIESEL


Preferencialmente, utilizar pistola com desarme automtico Na ausncia desta, obrigatrio o acompanhamento do reabastecimento direto no bocal de enchimento e/ou no respiro do tanque, para a preveno de possveis derrames; Reabastecer o veculo ou equipamento somente quando este estiver com seu motor desligado; Utilizar aterramento nas seguintes situaes: na transferncia (carga e descarga) de lquidos inflamveis para caminhes tanque, ABALUBs, pipas e carretinhas; Fazer a limpeza do bocal antes e aps o abastecimento, evitando assim a entrada de resduos no tanque; Fechar adequadamente o bocal.

B. ABASTECIMENTO COM LEO LUBRIFICANTE


Utilizar engate rpido ou dispositivo apropriado, porm com

acompanhamento constante do nvel do leo atravs do visor, vareta e/ou bujo; Em situaes particulares, tais como o complemento do fludo de freio e leo do motor em pequenas quantidades faz-lo de maneira que no haja derrames no momento do reabastecimento. Reabastecimento de motosserras e seus carotes; Utilizar obrigatoriamente bico ou funil; Evitar todas as formas de contato com poeiras e agentes externos que possam contaminar os reservatrios e sistemas hidrulicos.

C. TRANSPORTE DE COMBUSTVEL
Se o combustvel do equipamento acabar em local afastado do pr-estabelecido para o abastecimento, o combustvel ser levado at ele atravs de um caminho comboio, denominado melosa, equipado com kit de emergncia descrito abaixo: 04 calos para rodas (150x200x150mm); 100 metros de fita zebrada para isolamento da rea do acidente;

Ttulo:

ABASTECIMENTO DE COMBUSTVEIS
PO_QSM_16 08/02/2010 Proponente: Mrcio Lovatti, Geovanna Timpani, Alan Rgolo
Cdigo: Emisso:

00 4 de 05 Aprovao: Gilmar Bertoloti


Reviso N: Pgina N:

05 dispositivos para sustentao da fita; 04 placas Perigo Afaste-se; 05 cones refletivos nas cores laranja e branco; 01 p de fibra anti-faiscante para remover terra em pequenos vazamentos; 01 enxada de fibra anti-faiscante para juntar pequenos vazamentos; 01 lanterna anti-exploso com pilhas/baterias; 01 martelo no-metlico.

O condutor do veculo que realizar as atividades de reabastecimento deve possuir treinamento do Plano de Atendimento s Emergncias; As manutenes no caminho comboio devem ser efetuadas por profissional habilitado e em locais apropriados, afastados de edificaes e pessoas; Fica proibida junto ao caminho comboio a utilizao de quaisquer equipamentos que provoquem fascas, fagulhas e chamas expostas; Ao aproximar-se das mquinas para reabastecimento, o condutor deve adotar os seguintes procedimentos: Reduzir a velocidade; Certificar-se de ter sido avistado pelo operador da mquina; No permitir que outras pessoas manobrem o veculo; Somente os condutores habilitados com CNH (Carteira Nacional de Habilitao) mnimo letra D e com o curso MOPP, podero reabastecer/lubrificar mquinas e equipamentos; Quando estiver efetuando o reabastecimento, no permitir a presena de pessoas no envolvidas com a operao junto mquina, seguindo como parmetro um raio de 10 metros; No estacionar prximo a local com risco de fagulhas; Fica terminantemente proibido parar o caminho prximo a incndios florestais, para auxiliar na extino do mesmo.

Ttulo:

ABASTECIMENTO DE COMBUSTVEIS
PO_QSM_16 08/02/2010 Proponente: Mrcio Lovatti, Geovanna Timpani, Alan Rgolo
Cdigo: Emisso:

00 5 de 05 Aprovao: Gilmar Bertoloti


Reviso N: Pgina N:

D. RESDUOS GERADOS COM O ABASTECIMENTO


O abastecimento deve ser realizado em local pr-definido, em piso impermeabilizado e com sistemas de conteno; O local tambm deve possuir canaletas que conduziro os resduos para uma caixa separadora de gua e leo; O leo da caixa ser destinado a uma empresa credenciada na ANP, que tomar as devidas providncias com esse resduo; Se o combustvel vazar at o solo, o seguinte procedimento dever ser adotado: Coletar o solo contaminado; Armazen-lo em um tambor que dever conter sinalizaes; Envio deste solo para uma empresa especializada no tratamento deste resduo.

E. INSPEES
As inspees devem ser realizadas no veculo mensalmente pelo funcionrio responsvel pelo Comboio, juntamente com um profissional da rea de manuteno; Quando identificado alguma situao irregular no equipamento, deve ser solicitada a realizao de melhorias.

V. RESPONSABILIDADES Coordenao: Coordenador de Operaes Florestais. Execuo: Operaes.

You might also like