You are on page 1of 16

Pastor Wilmot Mertz

O artista da gravura, em 1968.


Elio E. Mller

de Elio Eugenio Mller, 1980. 1 reviso e acrscimos, 1983. 2 reviso e acrscimos, 2013.
Rua Guilherme Pugsley 2512 Ap 1003 Bairro gua Verde 80610-300 CURITIBAS - PR

Reservados todos os direitos ao autor.

Publicaes similares:
http://pt.scribd.com/doc/144055439/Nosso-compromisso-e-apoiar-os-professores-04

Pastor Wilmot Mertz


O artista da gravura, em 1968.

Wilmot Mertz
Nasceu em 01.03.1945 em Marquez do Herval RS. Estudou na ENE, IECLB, em Ivoti - RS, de 1966 a 1968. Assumiu funes pastorais no ano de 1969 em Rinco dos Ilhus, de 01.01.69 ate 28.01.70, atravs da Comunidade Evanglica de Novo Hamburgo. Pastor Wilmot Mertz faleceu em acidente de carro, em 30.03.79, quando atendia a Comunidade Evanglica de Ernestina.

O gravurista da equipe.
O Departamento de Cartequese, estabelecido em Ivoti RS, conduzido pelo pastor Paul Gerhard Goetz, organizou a Equipe de Elaborao de Material Catequtico. Pastor Goetz procurou integrar, nessa equipe, alunos com diferentes aptides, consideradas necessrias para a realizao das tarefas. Um dos integrantes foi o aluno Wilmot Mertz, conhecido entre os colegas como gravurista e calgrafo, que apreciava o desenho e as artes plsticas. Em 1968, com a sada inesperada do pastor Goetz recebi a tarefa de coordenao do Departamento de Caterquese e a consequente coordenao da Equipe de Elaborao de Material Catequtico. Mais detalhes podem ser encontrados no folheto: Nosso compromisso de apoiar os professores, n 3, conforme link:
http://pt.scribd.com/doc/140501287/Nosso-compromisso-e-de-apoiar-os-professores-03

O estudante Muller e pastor Goetz, em 1968.

Tive assim a oportunidade de acompanhar diretamente o trabalho desenvolvido pelo colega Wilmot Mertz, na preparao de gravuras para serem inseridas visando ilustrar as lies dos cadernos E Vimos a Sua Glria.

Faccimile da capa de caderno da Coleo E Vimos a Sua Glria.

Passei muitos momentos ao lado de Mertz, ele trocando ideias comigo sobre a melhor maneira de representar em gravura os temas previstos.

Wilmot Mertz, no inverno de 1968, preparando gravuras.

Gravura para a capa do caderno Eis aqui vos trago boas novas.

Gravuras para o miolo do caderno Eis aqui vos trago boas novas.

O falecimento de Wilmot Mertz.


Eu no poderia deixar de registrar aqui o meu comentrio a respeito da morte do colega Wilmot Mertz, poca em que ele j assumira tarefa pastoral na Comunidade de Ernestina, enquanto eu atuava na Comunidade Evanglica de Novo Hamburgo, responsvel pela Parquia de Rinco dos Ilhus e tarefas na implantao do ensino religioso em Escolas Pblicas. No dia 30 de maro de 1979, o pastor Wilmot Mertz veio me fazer uma visita inesperada, pois aproveitara uma ida at a Editora Sinodal para aquisio de livros e de devocionrios Castelo Forte. Ele decidiu almoar comigo na casa pastoral de Rinco dos Ilhus para relembrar o passado, pois, afinal, ele havia sido o primeiro pastor local do Rinco. A Doris colocou mais gua no feijo e assou mais alguns bifes para bem receber a visita. Antes do almoo ficamos na sala de jantar diante da janela aberta e Wilmot se maravilhava em olhar o alto do Bairro Operrio e brincando disse: - Voc pode ver o cemitrio que fica l no alto e, todo o dia sabe quando acontecem enterros. Fiquei rindo e respondi: - Wilmot, no podes imaginar a quantidade de sepultamentos que tenho realizado, pois parece que as pessoas decidem morrer nos dias em que estou de planto, l na secretaria do centro, da nossa Comunidade de Novo Hamburgo. Wilmot brincou: - Estou com o mau pressentimento hoje e com a sensao que um mal est pairando sobre a minha cabea. Ainda bem que no moro aqui pois seno seria capaz de ir para a minha ltima morada terrena, ali no Morro do Operrio. Wilmot mudou de assunto e ficou relatando a respeito de fatos sobre a sua breve estada no Rinco, para dar incio a um trabalho pastoral regular. Explicou que o pastor Buchweitz o buscara no ms de janeiro de 1969, em Ivoti, para o atendimento de uma promessa que fora feita para o regente do coral, Alfredo Robinson. A promessa era de haver um pastor exclusivo para o Rinco dos Ilhus j que o Sr. Alfredo Robinson fizera essa exigncia, para iniciar a atividade de regncia de um grupo de Canto Coral local. Almoamos, rindo e conversando. Por volta das treze horas, Wilmot se desculpou, dizendo que desejava chegar em Ernestina, antes do escurecer para ajudar a esposa no banho que seria dado ao beb deles. Talvez uma hora aps recebi telefonema comunicando que Wilmot tivera um acidente prximo a Montenegro, e morrera. No relato, feito pelo motorista do caminho contra o qual ele colidira frontalmente, o mesmo disse que Wilmot vinha tombado sobre o volante, ao invadir a pista contrria. Talvez j estivesse

morto na hora do choque dos veculos, pois conforme a autpsia ele sofreu um ataque cardaco. Portanto ela podia j estar morto no momento do choque frontal contra o caminho. Uma vez que eu integrava o Conselho Curador do nosso Curso Teolgico, da IECLB, como representante dos cursistas, recebi a incumbncia de viajar at Ernestina para participar do velrio e da cerimnia fnebre para o sepultamento de Wilmot. A cerimnia fnebre foi muito tocante pois em determinado momento foi batizado o nen de Wilmot e esposa, diante do caixo, ainda na presena do pai falecido. No cemitrio por ocasio do sepultamento apresentei breves palavras em nome dos cursistas e colegas de Wilmot. So histrias que dariam para escrever um livro, no enfoque de aspectos psicolgicos das pessoas envolvidas nestes dramas vividos. A nossa vida uma jornada nica, sem chance de ensaios. Na medida em que os nossos dias avanam temos que ser atores neste palco da nossa existncia, escrevendo as nossas pginas de vida da melhor forma possvel.

Elio Eugenio Mller

Equipe de Elaborao de Material Catequtico, da IECLB, 1968 1969

Helga Konrad

Lenir Heinen

Lidia Bechert

Wilmot Mertz

Lori Vetter

Elio E. Mller

Lori Veter casou com Egon Lohmann

Elio Mller casou com Doris Voges Bobsin

Lidia Bechert casou Lenir Heinen

Lenir Heinen

Lidia Bechert Heinen

Lenir Heinen e Lidia Bechert Heinen, com filhas e amigos

O AUTOR
em 2013

Elio E. Mller

You might also like