You are on page 1of 2

Princpios da utilizao do computador como ferramenta de trabalho e pesquisa

Importncia da informtica

A informtica est contribuindo no desenvolvimento do mundo, as trocas de experincia s so possveis em tempo real por meio de tecnologia integrada e informatizada. impossvel imaginar o mundo sem a informtica, seja no lar, trabalho, comunicao, transportes terrestres, fluvial, areos, ou seja, na terra, no cu e no ar. Tudo faz parte, hoje, do mundo globalizado. Na atualidade tudo est direta ou indiretamente ligado a informtica. Escolas, rgos pblicos, poder privado, foras aramadas, enfim, nas mais variadas reas atuantes no cotidiano do ser humano. muito importante ressaltar essa ferramenta indispensvel na educao, e por que no dizer, a tecnologia informatizada uma escola, est a inovando revolucionando facilitando o aprendizado tanto dos dissidentes quanto dos docentes. Instituies de ensino em todos os nveis usam a informtica como ferramenta de ensino um mtodo novo de aprender, explorar e conhecer o mundo. O que dizer do mercado de trabalho? Um mundo competitivo, sempre em busca de mo de obra cada vez mais exigente, cada vez mais profissional, cada vez mais habilitado, cada vez mais especializada. O mundo busca incessantemente aprimorar, aperfeioar, descobrir novas fontes de energia, aprimorar processos e inovar, o que seria impossvel ou pelo menos invivel sem a contribuio da informtica. Na rea de segurana, incluindo as foras nacionais, Marinha, Aeronutica, Exercito e at as privadas, seguranas em transportes nas comunicaes no lazer, ou seja, infinito enumerar a onde a tecnologia atua e est presente. Para a evoluo da informtica no h futuro previsvel, mas no h dvida que o futuro reserva uma interao cada vez mais crescente, alm de inmeras possibilidades que hoje so inviveis. Cabe a ns acompanhar e nos adaptar a ela para que possamos nos destacar pessoal e profissionalmente

Incluso e Excluso Digital

So caractersticas importantes de se ressaltar quando tratamos da utilizao do computador como ferramenta de trabalho, so elas a Incluso Digital e a Excluso Digital. A Excluso digital diz respeito as consequncias sociais, econmicas e culturais da distribuio desigual do acesso aos computadores e a internet. Antes se exclua o acesso a telefonia desse contexto, porm com o surgimento das novas tecnologias essa ideia se tornou obsoleta. Como o ciclo de acesso as novas tecnologias diretamente ligado a renda, quem tem maior poder aquisitivo usufrui primeiro das vantagens do uso e do domnio dos novos produtos, tanto no sentido cultural como tambm no sentido de possuir um diferencial no mercado de trabalho. Em consequncia disso quem possui menor poder aquisitivo tem suas desvantagens aumentadas, o que aumenta consequentemente a excluso digital. A incluso digital geralmente definida num pas pela relao entre a porcentagem de pessoas com acesso a computador e/ou Internet no domiclio e o total da populao. Para identificar as pessoas includas, o critrio geralmente utilizado o nmero de computadores por domiclio e/ou de computadores por domiclio com acesso Internet.

O processo desigual de disseminao do computador entre a populao das diferentes cidades do Brasil reflete sem dvida o nvel desigual de riqueza e escolaridade entre as diferentes regies e cidades, em particular entre as populaes pobres das regies Norte e Nordeste e do Centro-Sul. A posse do computador, porm, est tambm associada a um componente intangvel: a disseminao de uma cultura de valorizao da informtica associada em especial noo de que seu domnio condio de emprego e sucesso na educao. De fato, em qualquer pesquisa sobre perspectivas de empregabilidade e carreira profissional, em uma nica pergunta para a qual encontra-se uma resposta consensual, independentemente de grau de escolaridade, renda, cor e gnero, e quanto importncia do conhecimento de informtica para a obteno de emprego: garantido que quase totalidade dos entrevistados indica que este conhecimento ajuda a conseguir trabalho. Portanto, se a disseminao do computador tem uma bvia correlao com o nvel de renda e de escolaridade, ela est igualmente associada aos padres culturais mais amplos de informatizao da sociedade.

Com estas vertentes, pode-se dizer que incluir digitalmente no apenas alfabetizar a pessoa em informtica, mas tambm melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. O erro de interpretao comum, porque muita gente acha que incluso digital colocar computadores na frente das pessoas e apenas ensinalas a usar Windows e pacotes de escritrio. A analogia errnea tende a irritar os especialistas e ajuda a propagar cenrios surreais da chamada incluso digital, como o caso de comunidades ou escolas que recebem computadores novinhos em folha, mas que nunca so utilizados porque no h telefone para conectar internet ou porque faltam professores qualificados para repassar o conhecimento necessrio.

Entende-se que no apenas ensinar os princpios do bb da linguagem informatiqus, mas mostrando como ela pode ganhar dinheiro e melhorar de vida com ajuda do computador e seus aparatos avanados. Ou seja, para que a Incluso Digital diminua o efeito colateral da Excluso digital, necessrio capacitar as pessoas com essas tecnologias para que possam utiliz-las em benefcio prprio e coletivo e ao mesmo tempo tornando essas pessoas com senso crtico de tudo o que pode acontecer ao seu redor. .

You might also like