You are on page 1of 3

rea de Preservao Permanente (APP) Segundo a legislao atual, em topos de morros, margens de rio e encostas, regies consideradas essenciais

para a manter o equilbrio geolgico, preservar a gua e a paisagem, expressamente proibida qualquer tipo de atividade agrcola. No se pode plantar, nem retirar a vegetao original. O que muda: Cada estado tem o poder de estabelecer outras atividades que possam justificar a regularizao de reas desmatadas at junho de 2008. Da mesma forma, cada estado dever avaliar a obrigatoriedade ou no de recuperao de margens de rios e encostas j desmatadas. O projeto no considera APPs as vrzeas fora dos limites em torno dos rios, as veredas e os manguezais em toda sua extenso. 2 Anistia e regularizao das propriedades O Decreto 7029, de 2009, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais, prev a anistia de multas j aplicadas aos produtores rurais que regularizassem suas propriedades at junho, data em que entraria em vigor. Mas no houve adeso. Dados do Ibama indicam a existncia de cerca de 13 mil multas com valor total de R$ 2,4 bilhes at 22 de julho de 2008. O que muda: Segundo o projeto aprovado, ser concedido o perdo s multas e aos crimes cometidos contra o meio ambiente. Mas para fazer juz ao perdo, o proprietrio rural dever aderir ao Programa de Regularizao Ambiental (PRA), a ser institudo pela Unio e pelos estados. Eles tero o perodo de um ano para aderir, a partir da criao do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que deve ocorrer em at 90 dias da publicao da lei. 3 Reserva Legal Segundo o cdigo em vigor, a Reserva Legal a rea localizada no interior de uma propriedade rural, ressalvada a de preservao permanente (APP), representativa do ambiente natural da regio e necessria ao uso sustentvel dos recursos naturais, conservao da biodiversidade e ao abrigo e proteo da fauna e flora nativas. Deve ser equivalente a, no mnimo, 20% (vinte por cento) da rea total de propriedades fora da Amaznia Legal. Em propriedades agrcolas dentro da Amaznia Legal, a reserva deve ser de 80% da rea ocupada e de 35%, se localizada no Cerrado. O que muda: O texto do novo Cdigo mantm os atuais ndices de reserva legal, mas permite usar APPs no clculo. Ou seja, para definir a rea destinada reserva legal, o proprietrio poder considerar integralmente a rea de preservao permanente (APP). Aos agricultores familiares com propriedades de at quatro mdulos ser permito manter, para efeito da reserva legal, a rea de vegetao nativa existente em 22 de julho de 2008. A reserva poder ser regularizada de diversas formas, incluindo compra de cotas. O projeto tambm d ao proprietrio rural a alternativa de compensar reas de Reserva Legal desmatadas em outro bioma fora do seu estado Direitos adquiridos Os proprietrios que comprovarem que na poca da abertura da rea foi respeitado o ndice de reserva legal ento vigente ficam dispensados da sua recomposio ou compensao, reafirmando o art.5, inciso XXVI da Constituio Federal - "Direito Federal". Exemplo: proprietrio de rea da Amaznia que desmatou antes do ano 2000, poca em que a

reserva legal era de 50%, no ser obrigado a se adequar ao ndice atual (80%). Ou ainda quem desmatou rea de cerrado, antes de 1989, tambm fica desobrigado a se adequar regra atual. PRA programas de regularizao ambiental: Devero ser elaborados, no prazo de 5 anos, pela Unio, Estados e Municpios. As obrigaes sero formalizadas em documentos para a efetividade da medida. o mecanismo pelo qual, atravs de estudos tcnicos, sero indicadas as condies para consolidao de reas, bem como as que devero ser recuperadas. At a implementao da PRA pelo Estado, ficam asseguradas a manuteno das atividades agropecurias e florestais consolidadas em APPS, Reserva Legal e reas de Uso Restrito (vrzeas, inclinao entre 25 e 45, etc) desde que a supresso da vegetao tenha ocorrido antes de 22/07/08 e sejam adotadas prticas conservacionistas do solo e recursos hdricos e seja o imvel cadastrado no cadastro ambiental. Feito o cadastro no PRA o proprietrio no poder ser autuado por infraes cometidas antes de 22/07/08, ficando suspensa a cobrana das multas decorrentes de atos anteriores a esta data. O programa de recuperao ambiental poder regularizar as atividades em rea rural consolidada em APP, definindo formas de compensao. No caso da reserva legal, caso o PRA estabelea sua recomposio, permite faz-lo de 3 formas:

Recomposio na propriedade: prazo inferior a 20 anos (1/10 a cada dois anos), podendo usar at 50% de exticas intercaladas com nativas; Recuperao natural; Compensao: aquisio de cota de reserva ambiental, arrendamento de rea sob regime de servido, doao de rea em unidade de conservao, contribuio para fundo pblico para regularizao fundiria de Ucs.

AREA DE PRESERVAO PERMANENTE Mantm em 30 metros a faixa mnima das matas de proteo dos rios com at 10 metros de largura. Regularizao de APPs: Os PRAs devem considerar o ZEE (Zoneamento Ecolgico Econmico), os planos de recursos hdricos e estudos tcnicos e cientficos de rgos oficiais de pesquisa, alm de outras condicionantes relativas aos aspectos socioambientais e econmicos. Fundamentados nestes critrios, o PRA pode regularizar at tudo aquilo que no v contra as regras conservadoristas de proteo do solo e da gua. 100% das atividades consolidadas nas APPs, desde que no haja novos desmatamentos, devendo inclusive estabelecer medidas mitigadoras e formas de compensao

Reserva legal Os percentuais de reserva legal so: 80% para Amaznia, 20% para o Cerrado e demais biomas e 35% para reas de transio entre Cerrado e Amaznia. O computo da APP na Reserva Legal poder ser feito, desde que no haja novos desmatamentos, e que a APP esteja conservada ou em regenerao e o proprietrio tenha feito o cadastro ambiental.

Outra novidade que, na Amaznia Legal, ser permitido usar como servido ambiental (quando o proprietrio de um imvel rural destina o excedente da vegetao que exceder a 50% nas reas de floresta e a 20% nas de cerrado (hoje a servido somente pode ser instituda nas reas que excedem as de reserva legal, ou seja, alm dos 80% e 35% da propriedade). Regularizao da reserva legal: 1 - Consolidao Ficam desobrigadas de recomposio ou compensao as propriedades com rea que at 4 mdulos fiscais (pequena propriedade). As propriedades com rea acima de 4 mdulos fiscais tambm tero iseno at este limite, ficando obrigadas a regularizar a reserva legal sobre a rea excedente, permitido o cmputo das APPs (para beneficiar principalmente as mdias propriedades). 2 - Recomposio na propriedade prazo inferior a 20 anos (1/10 a cada dois anos), podendo ser utilizadas espcies exticas intercaladas com nativas em at 50%. 3 - Regenerao natural; 4 - Compensao ser possvel a utilizao dos seguintes mecanismos:

Arrendamento, atravs de servido ambiental, fora da bacia hidrogrfica e do estado onde localizar-se a propriedade desde que no mesmo bioma; Aquisio de cota de reserva ambiental (ttulo representativo de vegetao nativa sob regime de servido ambiental, de reserva particular do patrimnio natural ou reserva legal instituda voluntariamente sobre a vegetao que exceder os percentuais estabelecidos); Doao ao poder pblico, de rea localizada no interior de unidade de conservao, pendente de regularizao fundiria ou contribuio para fundo pblico que tenha esta finalidade; No h como negar a importncia das modificaes para assegurar a explorao econmica com equilbrio ambiental, compensando erros cometidos no passado e evitando novos desmatamentos.

Questo da Moratria Pelo perodo de 5 anos no ser permitido o desmatamento de florestas nativas, ficando asseguradas a manuteno das atividades agropecurias existentes em reas desmatadas at 22/07/08. A moratria exclusiva sobre as florestas nativas, no se aplicando sobre as demais formas de vegetao (cerrado, pampa, caatinga). Excetuam-se da moratria os imveis com autorizao do desmatamento j emitidas e das reas em licenciamento, cujo protocolo seja anterior data de publicao da lei. Mas, a pedido dos governadores do Piau, Tocantis, Bahia e Maranho a proposta foi excluda do novo Cdigo Florestal.

You might also like