You are on page 1of 11

O CRESCIMENTO DA IGREJA E SEU IMPACTO SOCIAL EM RIO BRANCO

As

igrejas

Neopentecostais

realizaram

as

mais

profundas

acomodaes sociedade (se pensarmos em termos de mutaes do protestantismo atravs dos tempos), abandonando vrios traos sectrios, hbitos ascticos e o velho esteretipo pelo qual os crentes eram reconhecidos e, implacavelmente, estigmatizados, abolindo certas marcas distintivas e tradicionais de sua religio, propondo novos ritos, crenas e prticas, dando ares mais brandos aos costumes e comportamentos como em relao s vestimentas. O prefixo neo utilizado para marcar sua recente formao, bem como seu carter de novidade dentro do protestantismo, mais especificamente do pentecostalismo .
1

A citao acima foi escrita pelo Doutor em Sociologia Paulo Silvino Ribeiro, ao analisar o surgimento do neopentecostalismo no Brasil. Durante sua anlise ele explicita grandes mudanas comportamentais entre os crentes neopentecostais, em relao aos antigos esteretipos pelos quais a populao evanglica era reconhecida. O velho deu lugar ao novo. Os velhos costumes e a ortodoxia deram lugar a novas prticas e a uma abertura teolgica poucas vezes vistas na histria do cristianismo. Infelizmente a consequncia dessa transformao j vimos no capitulo anterior, e no nada agradvel. Em Rio Branco, esta transformao encontra-se bastante evidente, mais ainda do que noutras cidades brasileiras, por uma razo simples: Rio Branco a nica capital do Brasil onde a quantidade de evanglicos praticamente igual ao numero de catlicos, isso de acordo com o Censo 2010, do IBGE. Ainda de acordo com a referida pesquisa, a projeo que no ano de 2012, o nmero de evanglicos tenha ultrapassado 50% da populao.

RIBEIRO, Paulo Silvino. O advento do Neopentecostalismo no Brasil. Disponvel em: < http://www.brasilescola.com/sociologia/o-advento-neopentecostalismo-no-brasil.htm> Acesso em: 10 jul. 2012.

Vamos analisar alguns dados importantes do Censo 2010, sobre a quantidade de evanglicos na capital acriana, em comparao aos catlicos, na figura que segue:

Figura 1 Porcentagem de catlicos e evanglicos em relao populao total residente em Rio Branco.

Note que em 2010 a quantidade de evanglicos era de apenas 294 pessoas a menos que a quantidade total de catlicos, algo inconcebvel apenas uma dcada atrs. Em comparao com os dados do Censo 2000, houve um crescimento extremamente acelerado da igreja evanglica em apenas 10 anos, conforme as figuras 1, 2 e 3:

Figura 2 Populao total de Rio Branco no ano 2000.

Figura 3 Porcentagem de evanglicos por capital, em relao populao total.

De acordo com a figura 3, no ano 2000, a populao evanglica em Rio Branco somava 23,27% da populao total. Considerando que (conforme a figura 2) a populao total de Rio Branco era de 253.059 habitantes, o nmero absoluto de evanglicos era de aproximadamente 58886 pessoas. Dessa forma, em apenas 10 anos, entre o ano 2000 e 2010, houve um crescimento de mais de 220% da populao evanglica em Rio Branco. A maior parte desse crescimento deve-se, sem dvidas, ao advento do neopentecostalismo, em especial s igrejas adeptas do G12, alm das congregaes da IURD e IMPD. Dessa forma fica evidenciado o que j afirmamos outrora: desde a dcada de 90, com a chegada do neopentecostalismo em Rio Branco, houve um crescimento exponencial do nmero de evanglicos como jamais visto em nenhuma outra era do cristianismo, nem no mbito local, tampouco nacional. Este crescimento gerou mudanas significativas na cultura local. De minoria estereotipada a maioria formadora de opinies e movimentadora de mercado, como se encontra a populao evanglica de Rio Branco. Hoje no se caminha mais pelas ruas da capital acriana sem se deparar com propagandas especificas para esta fatia populacional. Existem rdios

evanglicas locais, programas de televiso evanglicos, exposies de produtos e shows gospels patrocinados pelo poder pblico. Alis, o poder pblico tem sido compelido a desenvolver polticas e melhorias que beneficiem especificamente a populao evanglica, como o caso de um recente projeto estadual que prev a construo de um Parque Gospel2, que visa a realizao de aes eclesisticas e trabalhos sociais desenvolvidos pelas igrejas evanglicas. Outro fenmeno interessante, especialmente em tempos de eleio, a recente valorizao da comunidade evanglica pelos polticos e candidatos locais, de forma que a grande maioria deles incluem, em seus projetos de campanha, promessas especificas Igreja Evanglica, alm de citar continuamente o nome de Jesus em seus discursos, numa clara tentativa de agrada-la. Dessa forma, dado o nmero elevado de cristos evanglicos, a comunidade evanglica deixou de ser coadjuvante social para ditar muitas regras. Ela agora tem uma voz e isso notadamente um grande avano, se bem utilizado, para o Reino de Deus. Mas na prtica, essa vantagem parece no estar gerando claros benefcios para a sociedade rio-branquense, o que trataremos a seguir.

4.1 A prosperidade tem alcanado a comunidade evanglica?

Esta pergunta se torna pertinente em face de tudo o que j discutimos anteriormente. Hoje em Rio Branco, o evangelho triunfalista e da prosperidade tem sido anunciado nos quatro cantos da cidade, mas ser que esta relao entre f e renda tem sido realidade? A populao de Rio Branco tem prosperado medida que se converte ao cristianismo protestante? Para responder esta pergunta lanaremos mo de mais alguns dados incontestveis, revelados pelo Censo 2010. Observe a figura 4.

Conforme notcia veiculada no portal Agencia de Notcias do Acre, mantida pelo governo estadual, disponvel em < http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=17119&Itemid=26>.

Figura 4 A renda da populao rio-branquense, separada por religio.

Analisando atentamente o grfico referente renda da populao de Rio Branco, podemos identificar dados extremamente relevantes. Note que apenas na fatia populacional com renda inferior ou igual a um salrio mnimo, a quantidade de evanglicos superior a de catlicos, ou seja, a classe mais pobre da populao formada em sua maioria por evanglicos, numa taxa de 7% a mais. Nas outras duas fatias, a classe mdia e classe mdia alta e rica, o nmero de evanglicos cai geometricamente. A classe mdia (cor verde escura) formada majoritariamente por catlicos, sendo que a quantidade de catlicos presentes nela, em Rio Branco, 38% maior que a quantidade de evanglicos. J na classe mdia alta (cor verde clara), os catlicos so maioria absoluta. So 2124 catlicos contra 853 evanglicos, ou seja, o nmero de catlicos com alta renda 149% maior que o nmero de evanglicos! Se considerarmos a maneira como os protestantes historicamente qualificam os catlicos, considerando-os, dentre outros adjetivos, de idlatras, estes nmeros beiram o absurdo, pois como poderia um povo idolatra prosperar mais do que o povo fiel? A resposta para essa questo simples, pois independentemente da situao teolgico/doutrinria onde se encontram catlicos, a teologia da prosperidade alardeada pelas igrejas neopentecostais falsa, por isso no se sustenta fora do mbito da imaginao.

Infelizmente, conforme vimos anteriormente, as experincias pessoais tm surtido efeito doutrinrio na comunidade evanglica de Rio Branco. Dessa forma, mesmo com nmeros to claros, os testemunhos de minorias geram uma falsa impresso de que isso de fato funciona (pragmatismo). Assim, quando um adepto prospera (por motivos diversos), ignoram-se as centenas de outras pessoas que no experimentaram tais benefcios financeiros em suas vidas para, em detrimento da maioria, sustentar uma doutrina inteiramente falsa, baseada apenas numa experincia pessoal. Enfim, as pessoas que tm acreditado nas promessas neopentecostais de prosperidade financeira, no tem experimentado isso de forma prtica em suas vidas. Assim a prosperidade financeira continua sendo, conforme j indica a palavra de Deus, fruto de trabalho, ou quando muito, de atividades duvidosas.

4.2 O crescimento da igreja evanglica tem gerado impacto positivo e slido na sociedade rio-branquense?

Quando falamos de impacto social positivo, nos referimos a uma transformao genuna dentro da sociedade, gerando diminuio gradativa da violncia urbana assim como de todos os outros fatores negativos que assolam a sociedade. Esse questionamento importante, uma vez que notrio o crescimento evanglico na cidade, considerando ainda que, para cada cidado convertido ao evangelho de Jesus temos, teoricamente, um cidado a menos para cometer crimes, para fazer uso de entorpecentes, para praticar violncia domstica, dentre outros, o que geraria obrigatoriamente uma melhoria desse tipo de estatstica. A partir desta perspectiva, observe a figura 5:

Figura 5: Dados relativos ao aumento dos principais tipos de violncia. Nmeros brutos comparativos entre o 1 semestre de 2010 e 1 semestre 2012.

Infelizmente no h no Estado do Acre dados estatsticos confiveis anteriores a 2010, uma vez que as informaes referentes aos dados tratados na figura 5 estarem dispostas em diversos sistemas de dados, o que impossibilita sua anlise com fidelidade, dificuldade totalmente sanada somente a partir do segundo semestre de 2009. Por esta razo faremos uma anlise comparativa apenas entre o primeiro semestre de 2010 e o primeiro semestre de 2012, a fim de ilustrar as informaes aqui defendidas. Conforme j vimos, em 2010, 41,1% da populao de Rio Branco era de profisso de f evanglica. O crescimento continua acelerado, conforme comprova pesquisa realizada em 2011 pela Data Control, encomendada pelo jornal acriano A Tribuna. Segundo a mesma, em 2011, 53,3% da populao acriana j se dizia evanglica, o que nos leva a considerar indubitavelmente que este nmero continua crescendo, especialmente na capital acriana. Dessa forma, com tal crescimento evanglico, era de se esperar que a violncia urbana diminusse de forma inversamente proporcional, ou pelo menos que ficasse estagnada, uma vez que a converso do indivduo gera um novo cidado, no mais conforme o anterior, em outras palavras, um cristo a mais significa um bandido (ou um bandido em potencial) a menos, pelo menos assim que nos ensina o Evangelho de Jesus.

Porm no o que vemos acontecer em Rio Branco. No obstante o aumento do nmero de evanglicos, a violncia continua aumentando paralelamente. Note na figura 5 que a quantidade de estupros e assaltos aumentou, respectivamente, 6% e 29,8% no primeiro semestre de 2012, em comparao ao primeiro semestre de 2010. Nas famlias, a violncia domstica3 tambm no recuou, antes continua aumentando. Entre os casos mais comuns, de ameaa e leso corporal, somente em Rio Branco houve um salto de 1619 casos registrados, nos primeiros seis meses de 2010, para 1992, no mesmo perodo de 2012, um aumento de 23% nas ocorrncias. Se considerarmos que, estatisticamente, uma grande porcentagem dos casos no so registrados, esse nmero tornase ainda mais sintomtico. Contudo, quando observamos o dia-a-dia da cidade, estes nmeros tomam caractersticas ainda mais absurdas, do ponto de vista do crescimento da comunidade evanglica. Diariamente possvel observar nos jornais locais, casos de violncia e corrupo onde evanglicos aparecem como acusados, seja com envolvimento de congregaes, seja de forma isolada. Alm disso, grande parte dos escndalos polticos, ocorridos na capital, envolve a bancada evanglica, fato esse notrio nos mais diversos canais de notcias locais. O policial civil Luciano Henrique de Souza, coordenador da seo de logstica do principal departamento operacional da Secretaria de Estado da Polcia Civil - SEPC, afirma que em praticamente todas as grandes operaes realizadas pela polcia civil em Rio Branco, h evanglicos figurando entre os investigados, especialmente entre aqueles que acabam presos pelas mais variadas ilicitudes. Ele chega a dizer que, para cada 10 prises que executa, a proporo de evanglicos varia entre 50 e 60 por cento. Em recente operao realizada pela polcia civil em Rio Branco, que ficou conhecida como a Mfia do Detran, amplamente divulgada pela imprensa local, dos 27 presos, acusados de crimes de corrupo passiva, ativa, formao de quadrilha dentre outros, 19 eram evanglicos, em sua maioria oriundos de igrejas adeptas da viso G12 e M12, conforme relatos de
3

Casos de violncia na esfera familiar.

participantes da operao, fato esse bastante debatido nos grupos locais das redes sociais. Embora os gritos de avivamento sejam constantes em Rio Branco, fundamentados especialmente neste acelerado crescimento da comunidade evanglica, definitivamente no isso que os dados sociais e o prprio cotidiano da cidade revelam. A verdade que no houve nenhum benefcio prtico para a populao local com o aumento do numero de evanglicos. No h um bairro sequer transformado pelo poder do Evangelho, no h reduo da violncia, no se v diminuio da pobreza, tampouco da gravidez na adolescncia, dos nmeros do trfico, os casamentos continuam se dissolvendo, inclusive dentro das igrejas, enfim, nada mudou, ou se mudou, foi para pior, conforme vimos na figura 5. Em outras palavras, o avivamento anunciado falso, assim como falso o evangelho mediante o qual boa parte destas pessoas tem aderido ao cristianismo evanglico. Alias, justamente isso o que muitos so, adeptos. Adeptos e no servos, pois isso o que a confisso positiva e a teologia da prosperidade tem gerado: pessoas que aderem a uma viso, a uma promessa de prosperidade, honra e vitria, mas que muitas vezes no esto dispostas a simplesmente servir ao prximo, sem que isso signifique alcanar algum tipo de benefcio terreno, apenas por amor. A mensagem clara, sem Evangelho genuno no h cristo verdadeiro. Existe ainda outra informao sintomtica. A igreja evanglica riobranquense no tem mais cado na graa do povo4, conforme era caracterstica da igreja primitiva, embora esse fenmeno no seja apenas local. Entretanto, o que motiva esta certa repulsa promovida pela populao no evanglica contra a igreja protestante, no uma variao da perseguio religiosa pela qual, historicamente, o cristo evanglico sempre foi vtima, mas sim as atitudes dbias e discutveis tomadas por estes. Na prtica, os evanglicos so acusados de no viverem o que pregam, ou de usar a religio em benefcio prprio atravs de doutrinas esprias, na maioria das vezes relacionando as bnos de Deus com contribuies financeiras.
4

Termo que expressa a empatia com que o povo observava a igreja da poca dos apstolos, descrito em Atos 2:47.

Nesta perspectiva, foi realizada uma pequena pesquisa entre pessoas no evanglicas, Moradoras de Rio Branco. Elas responderam a seguinte questo: Qual a sua viso em relao populao evanglica de Rio Branco, do ponto de vista de sua relevncia social e de sua postura enquanto representantes de Deus? Vejamos algumas das respostas mais contundentes:
Hodiernamente, ser evanglico est na moda. A grande maioria das pessoas frequentam igrejas evanglicas por mero oportunismo e convenincias pessoais. Os que se autointitulam evanglicos formam to somente mais uma das milhares de religies, ou seja, um conglomerado de pessoas que buscam, nada mais nada menos que seguir confortveis doutrinas elaboradas por grupos de estrategistas, de maneira a difundir uma nova devoo religiosa, a partir da qual se vive passivamente uma suposta vida crist. Em geral, ser evanglico est muito mais relacionado a questes puramente estratgicas (Antnio Silvestre, morador do Bairro Tucum, via Facebook). Acredito que o amor a Deus e ao prximo seja o que menos tm importado para muitos pastores e igrejas. O que se quer mostrar so quantos lderes aquela igreja possui, quantos discpulos aquele lder j tem, o nmero de fieis que tm contribudo com o dzimo, e coisas assim. quase como um plano de metas do governo, onde pesa as estatsticas e no a real importncia de Deus na vida das pessoas. Tanto que, o que mais temos visto nos ltimos dias, so "evanglicos" cometendo crimes (...) E vou um pouco mais a fundo, algumas igrejas esto formando hipcritas, pessoas que pregam a f no entanto, na prtica, por debaixo dos panos, agem de forma completamente contrria quilo que vivem dentro da igreja. Do que adianta? muito fcil ser "crente" desse jeito. muito fcil criticar pessoas, julgar-se superior por no beber, no fumar, no ir a festas, e estar todos os domingos na igreja, dizendo a todos que pagou os R$300,00 e foi para o pr encontro, o encontro, o ps encontro e tudo mais; mas na vida mesmo, no coloca em prtica nada que deveria aprender na bblia (Vanessa Cordeiro, moradora do Bairro Bosque, via email). Tenho vrios amigos e colegas evanglicos e em geral gosto muito deles. Alguns tm uma postura exemplar. Entretanto, verifico que

existe um segmento (grande) de protestantes que esto passando pelo mesmo processo que acometeu os catlicos, qual seja: esto misturando f com as coisas do mundo. No consigo diferenciar um catlico de uma pessoa do mundo, por exemplo. Da mesma forma, hoje em dia tenho dificuldades para diferenciar um evanglico de um no-evanglico. Qualquer um se autodenomina protestante. Tenho encontrado pessoas que possuem postura, comportamento e valores que no condizem com os valores cristos. O discurso no est em sintonia com as praticas. Particularmente nunca conheci algum que conseguisse seguir em 100% tudo o que est na Bblia, mas conheo algumas (pouqussimas) que esto bem prximas disso, mas a maioria dos protestantes est muito distante desta realidade. No vivem o que pregam e, pior, parecem no se dar conta disso. A comunidade protestante cresce de forma astronmica em nossa cidade, em nosso estado e em nosso pas, entretanto, no conseguimos enxergar mudanas positivas dentro de nossa

sociedade. A corrupo, a individualidade, o materialismo, a falta de solidariedade e a degradao familiar continuam prevalecendo nas relaes entre as pessoas. Se o nmero de evanglicos est aumentando o correto seria que todas estas coisas citadas anteriormente diminussem e que a vida em sociedade melhorasse, mas no o que se observa. Ns ainda somos um pas de polticos e de cidados corruptos (Francisco Prognio, morador do Bairro 06 de Agosto, via email).

A imagem da igreja evanglica est to arranhada diante da sociedade, que no houve sequer um entrevistado que a tenha elogiado. Podemos observar nas respostas supracitadas que, ainda que reconheam existir cristos genunos, a populao no considera que a igreja esteja cumprindo seu papel de agente transformador da sociedade, atravs do amor, da justia e do testemunho cristo, ou seja, a igreja no tem sido vitoriosa em seu papel de representar Cristo, e esse testemunho dado pela prpria comunidade da cidade.

You might also like