You are on page 1of 3

Imunidade Inata a resistncia que existe previamente exposio do micrbio (antgeno), sendo uma defesa no-especifica (inclui como

mo defesa, pele, membranas e clulas NK). O ramo inato realiza duas funes principais em nosso organismo: Matar os micrbios invasores e ativar o processo de imunidade adquirida. Alguns componentes do ramo inato, como os neutrfilos, tem a capacidade de somente matar os microorganismos, enquanto outros, como os macrfagos e as clulas dendriticas, realizam ambas funes, ou seja, anulam e apresentam antgenos s clulas T auxiliares que por conseguinte ativam a imunidade adquirida. Os componentes do ramo inato possuem receptores-padro de reconhecimento que identificam o padro molecular presente na superfcie de micrbios (ausente em clulas humanas), com essa estratgia o ramo inato no necessita possuir receptores altamente especficos para reconhecer o agente patgeno. Dois exemplos importantes desse padro de reconhecimento so: 1. Endotoxina um lipopolissacarideo (LPS) encontrado na superfcie da maioria das bactrias gram-positivas, mas ausente em clulas humanas. Sendo que o LPS pode causar choque sptico decorrente da sua poro A, levando a morte do paciente. Ele reconhecido pelo receptor CD14 presente no macrfago que ir estimular o receptor TLR4 (toll like receptor) estimulando a produo de citocinas culminando na ativao das clulas T auxiliares por meio da B7. 2. Muitas bactrias possuem um polissacardeo chamado manano, tambm ausente em clulas humanas, nestes caso o receptor MBL liga-se ao manamo resultado na morte do micrbio. A defensinas so outros importante componente da imunidade inata, elas so peptdeos altamente carregados positivamente (catinicos) que criam poros na membrana bacteriana matando-as. As criptas intestinas possuem neutrfilos e clulas paneth com -defensinas, enquanto o trato respiratrio possui neutrfilos e clulas paneth com -defensinas.

Imunidade Adquirida Ocorre aps a exposio a um agente sendo aumentada sob exposio repetida tendo como caracterstica um reconhecimento especifico. Essa imunidade mediada por linfcitos T, chamados de clulas T (CD4+) auxiliares e clulas T citotxicas (CD8+), podendo ser est imunidade ativa ou passiva. Vale ressaltar que o ramo adquirido somente poder ser ativado aps o ramo inato ter reconhecido o agente patgeno. Imunidade Ativa (Natural): a resistncia induzida aps o contato com antgenos estranhos, produzindo assim uma resposta imune ativa consistinda em anticorpo e na ativao das clulas T auxiliares e citotoxinas. Sendo a sua vantagem de longo tempo presente na memoria imune e desvantagem o seu inicio lento. Imunidade Passiva (Artificial): a resistncia baseada em anticorpos pr-formados em outros organismos, como exemplo temos a vacina. Na imunidade passiva pode se injetar anticorpos contra ttano para evitar toxicidade e anticorpos contra vrus em estado de incubao para evitar multiplicao. Vale lembrar que a imunidade passiva no se d apenas atravs de vacinas, outra forma dessa imunidade a passagem de Ig G para o recm-nascido atravs da amamentao.

A principal vantagem da imunidade passiva a disponibilidade imediata de grandes quantidades de anticorpos e sua desvantagem a curta durao de vida til. Imunidade Ativa-passiva: Implica na administrao de anticorpo pr-formado (proteo imediata) e de uma vacina (proteo a longo termo). Necessita-se ter grande ateno na sua administrao, pois deve aplicada em locais distintos do corpo para que no haja interao. Como pode ser notar, a imunidade inata e adquirida se completam, prova disso que diversas clulas do sistema imune desempenham funes para ambas categorias, como exemplo temos os macrfagos e as clulas dendriticas. Ao estudante cabe lembrar, nos momentos dos estudos, que as reaes presente no nosso sistema imune muitas das vezes ocorrem no de maneira isolada, mas sim, simultaneamente, mostrando o to complexo nosso sistema de defesa.

You might also like