You are on page 1of 7

METABOLISMO ENERGTICO: RESPIRAO CELULAR E FERMENTAO

Mitocndria - Organela em forma de gro ou bastonete. formada por duas membranas: a mais interna forma uma srie de dobras ou septos chamados de cristas mitocondriais, e entre elas existe uma soluo coloidal, semelhante ao citosol, chamada matriz mitocondrial. Na matriz e na crista encontram-se vrias enzimas responsveis pelas reaes qumicas da respirao celular. Existe tambm, na matriz, DNA, RNA e ribossomos.

Mitocndrias: bactrias primitivas? H evidncias para essa hiptese sugerindo que as mitocndrias um dia foram bactrias que passaram a viver harmoniosamente bem dentro da clula eucarionte. Algumas semelhanas que evidenciam esse fato: - Forma; - Tamanho; - DNA circular; - Ribossomos caractersticos dos procariontes.

Bioenergtica Estudo dos processos biolgicos que envolvem reaes do metabolismo energtico. Se definirmos metabolismo como sendo o conjunto de reaes qumicas, o metabolismo energtico o conjunto de reaes que envolvem transferncia de energia entre diferentes substncias. A noo de energia em Biologia tambm pode estar relacionada com a realizao de trabalho. O trabalho celular, como a sntese e degradao de substncias, o movimento, a diviso celular, a reproduo, entre outras atividades, depende de uma fonte de energia. Os carboidratos, como a glicose, frutose e sacarose, so substncias que fornecem energia para o metabolismo celular, isto , so substncias com funo energtica para os seres vivos. Os lipdios, como leos e gorduras, so substncias de reserva energtica para vegetais e animais respectivamente. Na verdade, nem carboidratos nem lipdios so utilizados diretamente como fornecedores de energia para o metabolismo celular. A substncia utilizada para tal finalidade o ATP (adenosina trifosfato).

Energia para os seres vivos Para o funcionamento de mquinas, computadores e uma infinidade de instrumentos existe a necessidade de uma fonte de energia. Essa fonte de energia pode ser a gasolina, o lcool, a eletricidade, o carvo, etc. Os seres vivos tambm dependem de fontes de energia. Qual a fonte de energia para os seres vivos? A vida, na Terra, depende da energia luminosa do Sol, captada no processo conhecido como fotossntese (transformao da energia luminosa em energia qumica). As clulas vegetais captam a luz e a utilizam para converter gua e CO2 em glicose. Nesse processo h liberao de O 2 para a atmosfera. Clulas animais e vegetais quebram essa molcula de glicose, transferindo a energia liberada para molculas de ATP, utilizando O 2. Ocorre liberao de CO2 e gua, fechando o ciclo. Portanto, quando comemos um pedao de po e utilizamos energia para andar, escrever ou pensar, essa energia, um dia, foi captada por plantas de trigo, na forma de ftons da luz solar, e armazenada em molculas de amido, agora componentes do po.

A energia nas reaes qumicas Os sistemas biolgicos, assim como tudo no universo, seguem as duas leis fsicas da termodinmica. A primeira delas diz que, nos processos fsicos e qumicos, energia pode ser ganha ou perdida, transferindo-se de um sistema para outro, mas no pode ser criada nem destruda. A segunda lei da termodinmica diz que a energia inevitavelmente se dissipa, isto , passa de uma forma utilizvel, como a dos ftons da luz e a dos eltrons das ligaes qumicas, para uma forma menos utilizvel, o calor. Essa tendncia natural que a energia tem de se dissipar e as estruturas organizadas de se tornarem desorganizadas denominada entropia. As clulas necessitam de um suprimento constante de energia para se contrapor ao aumento da entropia, realizando o trabalho necessrio para manter sua organizao e funcionamento. As atividades celulares consistem em realizar trabalhos mecnicos ou qumicos, que demandam energia. Exemplos de trabalho mecnico realizados pelas clulas so a movimentao de clios e flagelos, a contrao muscular, a movimentao dos cromossomos durante as divises celulares, o bombeamento de substncias atravs da membrana contra sua tendncia de difuso, entre outros. Exemplos de trabalho qumico so a sntese de macromolculas e os demais tipos de reaes qumicas que requerem energia para ocorrer.

Respirao celular - processo que libera energia qumica necessria ao metabolismo (para a clula realizar movimentos, sintetizar substncias, produzir calor, etc.), por meio da quebra das cadeias de carbono. Existem dois tipos de respirao celular: - Anaerbica: processo que no utiliza oxignio para ocorrer, realizada por alguns microrganismos e algumas clulas de organismos mais complexos (clulas musculares humanas). - Aerbica: processo que utiliza oxignio para ocorrer, realizada pela maioria dos seres vivos. Grande parte das reaes qumicas acontece nas mitocndrias.

Diferena entre a combusto e a respirao celular Uma das maneiras mais eficientes de retirar energia contida nas ligaes qumicas de uma substncia provocar a reao de suas molculas com o oxignio. o que acontece quando se queima, por exemplo, gasolina e madeira, ou quando a clula destri suas cadeias de carbono. Nesse processo, chamado combusto, as ligaes qumicas so rompidas e os tomos de carbono e hidrognio estabelecem outras ligaes com o oxignio, formando molculas de gs carbnico (CO 2) e gua (H2O), que contm menor quantidade de energia. Na respirao, as quebras das cadeias de carbono so feitas gradativamente, liberando energia em pequenas parcelas, caso contrrio, o calor produzido numa combusto, destruiria a clula. A combusto ento uma reao violenta, liberando grandes quantidades de energia num intervalo de tempo pequeno, enquanto na respirao as reaes so mais gradativas, liberando pequenas quantidades de energia num intervalo de tempo maior. A combusto seria ento comparada a uma pedra que cai de um morro de uma s vez, enquanto a respirao seria uma pedra que cairia de um morro passando por vrios degraus.

Diferena entre respirao celular e respirao orgnica Respirao celular um processo que envolve uma srie de reaes qumicas pelas quais as clulas extraem energia de molculas orgnicas. J a respirao orgnica, conhecida popularmente como respirao, o processo pelo qual ocorrem trocas gasosas entre o ser vivo e o meio ambiente. Existem vrios modelos de estruturas que realizam tal funo, como, por exemplo, as traqueias (nos insetos), as brnquias (nos peixes) e os pulmes (nos mamferos). Fermentao Os organismos que fazem fermentao so divididos em: - Anaerbicos estritos ou obrigatrios: o oxignio txico para eles, sendo assim s sobrevivem em ambientes sem esse gs. - Facultativos: so organismos que podem optar pela respirao aerbica ou pela fermentao, caso falte oxignio no ambiente. A quebra da glicose termina na primeira etapa da respirao anaerbica. Como no tem ou no possvel usar o oxignio, outra molcula ter que funcionar como receptora dos tomos de hidrognio, podendo ser o cido pirvico, que constitui um produto final, que dependendo da coleo enzimtica da clula pode dar origem ao lcool etlico, cido lctico, cido actico, entre outros. A fermentao no libera toda a energia da glicose, j que no totalmente quebrada e oxidada at se transformar em gs carbnico e gua. Os produtos formados na fermentao ainda so ricos em energia. Por isso, o saldo energtico da fermentao a formao de duas molculas de ATP, para cada molcula de glicose.

Fermentao lctica no msculo Durante um esforo fsico intenso e prolongado, o oxignio que chega ao msculo pode no ser suficiente para a quebra da molcula de glicose em condies aerbicas. Para suprir essa necessidade, as clulas musculares passam ento a quebrar a glicose de maneira anaerbica, ou seja, realizando fermentao lctica. Nesse caso, h um acmulo de cido lctico no msculo, que produz dor, cansao ou cimbras. Esse mecanismo de alerta do organismo faz com que a atividade fsica seja interrompida, caso contrrio se os nveis de acido lctico continuassem aumentando, a acidez das clulas tambm aumentaria o que poderia comprometer o metabolismo.

Respirao aerbica Equao C6H12O6 + 6 O2 6 CO2 + 6H2O + ENERGIA

A sntese de ATP na respirao A sntese de ATP feita a partir de uma molcula de adenosina difosfato (ADP) e um radical fosfato, existentes na clula. A parcela de energia liberada pela respirao serve para unir esse fosfato ao ADP, formando-se, assim, o ATP. Quando alguma molcula precisa de energia para realizar algum trabalho, o ATP cede seu fosfato, transformando-se em ADP. Dessa forma temos novamente ADP e fosfato que podem ser recarregados transformando-se em ATP custa da energia liberada na respirao. A oxidao por retirada de hidrognios As oxidaes da glicose no ocorrem atravs de reaes diretas com o oxignio, e sim por retiradas de tomos de hidrognio da molcula, isto , atravs de uma srie de desidrogenaes sucessivas. A desidrogenao feita por enzimas chamadas desidrogenases. O NAD (nicotinamida adenina dinucleotdeo) capaz de se combinar com os tomos de hidrognio retirados da molcula e transport-los at o oxignio absorvido do ambiente, formando gua. A quebra gradativa da glicose ocorre principalmente pela retirada de um tomo de carbono seguida por dois de oxignio, formando molculas de CO2. Esse processo feito por descarboxilases e chamado descarboxilizao. As etapas da Respirao aerbica Gliclise ocorre no hialoplasma. a quebra da molcula de glicose em duas molculas de cido pirvico. Duas molculas de ATP so gastas inicialmente para a ativao da molcula de glicose que quando quebrada permite a formao de quatro molculas de ATP (porm duas j foram gastas energia de ativao). O saldo dessa etapa a formao de duas molculas de ATP. Ocorre tambm desidrogenao, com formao de duas molculas de NADH2. Ciclo de Krebs ocorre na matriz mitocondrial. As duas molculas de cido pirvico, produzidas na gliclise, sero descarboxiladas e desidrogenadas resultando em uma molcula de NADH2 e uma de CO2, formando assim o grupo acetila, que se rene com a Coenzima A e forma um composto chamado Acetil-Coenzima A (Acetil CoA). A Acetil CoA se liga a um composto de quatro carbonos chamado cido oxalactico, originando o cido ctrico (com 6 tomos de carbonos na molcula). O cido ctrico sofre descarboxilizaes e desidrogenaes at a regenerao do cido oxalactico. Durante o ciclo so produzidas: - 3 molculas de NADH2, - 1 molcula de FADH2, - 2 molculas de CO2, - 1 ATP. Observao: na gliclise so produzidas duas molculas de cido pirvico, sendo assim, a quantidade das molculas acima multiplicada por dois).

Por que a Acetil CoA se junta a uma molcula de quatro tomos de carbono em vez de quebrar-se ao meio e terminar o processo? Se isso acontecesse, a molcula se destruiria toda de uma s vez, liberando muita energia rapidamente. Para quebrar em etapas uma cadeia com dois tomos de carbonos, a soluo foi emprestar uma cadeia de quatro tomos de carbono para que a molcula possa ser destruda aos poucos. No final do processo a molcula de quatro tomos de carbono regenerada, ou seja, o emprstimo devolvido.

Cadeia respiratria ou fosforilao oxidativa ocorre na crista mitocondrial. Os tomos de hidrognio retirados pelo NAD das cadeias de carbono durante a gliclise e ciclo de Krebs, sero transportados por vrias molculas intermedirias at o oxignio com consequente formao de gua e molculas de ATP. Na realidade no so os tomos de hidrognio que so transportados e sim seus eltrons, obtidos da quebra do + tomo em on H que fica dissolvido. Coenzimas, protenas e citocromos esto arrumados na membrana numa sequncia que corresponde ao trajeto dos eltrons. Durante o trajeto, os eltrons formam, com os transportadores, compostos cuja quantidade de energia menor que a do transportador anterior. Dessa forma, temos uma liberao de energia em etapas, como uma pedra caindo pelos degraus de uma escada. A energia liberada usada na sntese de ATP.

Saldo energtico da respirao celular aerbia - na gliclise, para cada molcula de glicose resultam 2ATP e 2NADH2. - na mitocndria, os 2 cidos pirvicos formados na gliclise so transformados em 2 acetil CoA e 2 NADH2. - no ciclo de Krebs so produzidos 6 NADH2, 2 FADH2 e 2 ATP. - cada NADH2 capaz de gerar, na cadeia respiratria, 3 ATP. Como so formados 10 NADH2, no total so gerados 30 ATP. - cada FADH2 capaz de gerar, na cadeia respiratria, 2 ATP. Como so formados 2 FADH 2, ento so gerados mais 4 ATP.

Valores mais precisos para o saldo energtico da respirao celular aerbia No final do processo da respirao celular aerbia formam-se 38 molculas de ATP. Porm, esse nmero tem se revelado menor. Assim, atualmente, a partir de uma molcula de NADH 2 so obtidas aproximadamente 2,5 ATP e para cada FADH2 obtm-se aproximadamente 1,5 ATP. Isso resultaria em 30 molculas de ATP formadas para cada molcula de glicose quebrada.

Adaptado de: Linhares S. e Gewandsnajder F. Biologia Hoje vol. 1, 1998, ed. tica. Uzunian A e Birner, E. Biologia 1 vol 1, 2006, ed. Harbra. Amabis J. M. e Martho, G. R. Biologia das Clulas, 2004, ed. Moderna. COC Sistema de Ensino, ed. COC.

You might also like