You are on page 1of 2

INTERNET

Qual empresa hoje no conta com um computador conectado a internet? A necessidade da informao criou a internet que hoje conhecemos. Assim como destruio as guerras trazem avanos tecnolgicos em velocidade astronmica, foi o caso da internet que surgiu na guerra fria em 1960 a 1970. O governo norte-americano queria desenvolver um sistema para que seus computadores militares pudessem trocar informaes entre si, de uma base militar para outra e que mesmo em caso de ataque nuclear os dados fossem preservados. Seria uma tecnologia de resistncia. Foi assim que surgiu ento a ARPANET, o antecessor da Internet. Aps isto o projeto da internet era coligar universidades para que fosse possvel uma transmisso de dados de forma mais eficaz, rpida e segura. No Brasil a internet iniciou em 1988 quando no Laboratrio Nacional de Computao Cientfica (LNCC), localizado no Rio de Janeiro, conseguiu acesso Bitnet, atravs de uma conexo de 9 600 bits por segundo estabelecida com a Universidade de Maryland. Definio de internet: A definio de internet um conglomerado de redes locais espalhadas pelo mundo, o que torna possvel e interligao entre os computadores utilizando o protocolo de internet. A internet uma das melhores formas de pesquisa hoje encontrada, de fcil acesso e capacidade de assimilao do que buscado. Em maro de 2007 foi feito um senso que divulgou que cerca de 16,9% da populao mundial utiliza internet, ou seja, cerca de 1,1 bilho de pessoas, hoje este valor deve ser maior devido grande taxa de crescimento da internet no ano de 2008. Para que serve: A internet serve como um dos principais meios de comunicao inventados pelo homem. A capacidade de transmitir dados longa distncia faz com que a internet tenha milhes de adeptos dirios. Com a internet se pode transmitir texto, fotos, vdeos, fazer ligaes por voz ou vdeo com pessoas do outro lado do mundo instantaneamente.

INTRANET
As empresas esto cada vez mais necessitando de centralizao das informaes, mtodos de comunicao interna para reduzir custos. A intranet possibilita tudo o que a prpria internet dispe. Porm a principal diferena entre ambas que a intranet restrita a um certo pblico. H restrio de acesso, por exemplo, por uma empresa, ou seja, todos os colaboradores da empresa podem acessar a intranet com um nome de usurio e senha devidamente especificados pela coordenao da empresa.

A intranet ainda possibilita voc a utilizar mais protocolos de comunicao, no somente o HTTP usado pela internet. Geralmente o acesso a intranet feito em um servidor local em uma rede local chamada de LAN sigla da lngua inglesa que significa Local Area Network (rede de acesso local) instalada na prpria empresa. Definio de intranet: A intranet um espao restrito a determinado pblico utilizado para compartilhamento de informaes restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.

EXTRANET
A extranet seria uma extenso da intranet. Funciona igualmente como a intranet, porm sua principal caracterstica a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo voc pode acessar os dados de sua empresa. A idia de uma extranet melhorar a comunicao entre os funcionrios e parceiros alm de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionrios a criar novas solues. Comparativo entre as tecnologias:
INTERNET Acesso Restrito Comunicao Instantnea Comunicao Externa Compartilhamento de impressoras Compartilhamento de dados Rede Local (LAN) CONTEM CONTEM CONTEM INTRANET CONTEM CONTEM CONTEM CONTEM CONTEM EXTRANET CONTEM CONTEM CONTEM CONTEM

You might also like