You are on page 1of 11

Como instalar o sensor de localizao do Windows 7, para Notebooks sem GPS

Angelo Luis Ferreira | quinta-feira, julho 08, 2010

Como instalar o Sensor de Localizao do Windows 7 Como em alguns Smartphones que possuem dispositivos GPS, usurios de computadores ou notebooks tambm podem usufruir de uma experincia semelhante, com o Sensor de Localizao do Windows7. O sensor de localizao como um receptor GPS, que pode detectar o local atual do computador, mesmo sem o receptor instalado, com a vantagem de que voc no precisar acrescentar custo algum para isto. Um programa ento poder usar esse local para fornecer informaes a voc sobre os restaurantes e servios nas proximidades ou instrues de direo para o seu prximo destino. Embora, ainda so muito poucos os programas que aproveitam deste recurso, como o Google Maps por exemplo, mas acredito que no futuro isso ser um procedimento normal em vrios softwares e webwares. Nota: Este recurso s possvel para o Windows 7 nas verses: Home Premium, Professional, Ultimate e Enterprise

Exemplo prtico
Um exemplo bem simples e prtico da sua utilizao, o gadget Tempo

Aps instalar e configurar o Sensor de Localizao, o Gadget permite que voc habilite sistema automtico do local.

Desta forma, qualquer lugar no mundo onde voc estiver com o seu notebook, desde que conectado na web, o gadget vai indicar a previso do tempo neste local automaticamente. Ou seja, o sistema localizar automaticamente onde o seu computador est.

Configurando a localizao padro 1) Na barra de tarefas do Windows 7, clique no boto <Iniciar>

2) Na caixa <Pesquisar programas e arquivos>, escreva localizao

3) Clique em inserir uma localizao padro

4) Na janela do <Sensor de localizao> defina a localizao padro do seu Notebook ou PC.

Preencha os campos CEP, Cidade, Estado e Pas e clique no boto <Aplicar>. Obs: Endereo opcional, portanto para a sua segurana, recomendamos que no o preencha com o n da casa e/ou complementos. Esta ser a sua localizao padro, quando um receptor GPS no estiver disponvel. Definindo a sua localizao padro, o sistema operacional permitir que programas personalizem informaes para voc e para todos os usurio do computador. Por exemplo, um programa especfico poder usar o local padro inserido por voc para encontrar cinemas e restaurantes prximos, ou um servio qualquer.

Obs.: Para excluir a sua localizao geogrfica, basta clicar no boto <Excluir informaes>

Instalando o Geosense for Windows 7 O Geosense um software gratuito que funciona como um sensor de localizao do seu PC ou Notebook que no possui um dispositivo GPS instalado. O Software calcula sua localizao aproximada com base em triangulao de redes Wi-Fi, redes mveis e o endereo de IP. O software s funciona baseado no sensor de localizao do Windows 7.

Acesse o site: geosenseforwindows.com

Clique no boto <Download 32-bit> e instale-o. (O software tem apenas 4Mb)

Clique na caixa de seleo <I authorize you .> e no boto <Install>

Agora, clique no boto <Instalar>

Pronto, o software foi instalado, clique no boto <Finish>

Habilitando o Sensor de Localizao 1) Na barra de tarefas do Windows 7, clique no boto <Iniciar>

2) Na caixa <Pesquisar programas e arquivos>, escreva localizao

3) Clique em <Habilitar sensor de localizao e outros sensores>

4) Selecione a caixinha <Habilitado> para o Geosense Location Sensor e clique no boto <Aplicar>

Pronto, agora o seu PC j est configurado com o sensor de localizao. Reinicie o seu computador para que o sistema tenha efeito ATENO: S compartilhe sua localizao com softwares nos quais voc confia Usando sensores de localizao e outros sensores Fonte: Ajuda do Windows 7 Com o uso de sensores, os programas no computador podem personalizar informaes e servios com base no local atual do seu computador, seus arredores e mais. Por exemplo, com um sensor de localizao e o seu computador, voc pode encontrar um restaurante nas proximidades, obter o caminho para ele, enviar as instrues para um amigo e seguir as instrues em um mapa enquanto se encaminha para o destino. Os programas podem acessar informaes a partir de um sensor, uma vez que ele esteja instalado e habilitado no computador. Os programas podem ento armazenar ou usar essas informaes para ajud-lo nas tarefas dirias ou para aprimorar sua experincia no computador. Para ajudar a impedir que todos os programas e contas de outros usurios do seu computador acessem informaes a partir de um sensor, voc pode desabilitar o sensor. Como alguns programas podem enviar informaes pessoais por conexes de rede, voc pode habilitar ou desabilitar um sensor somente quando tiver feito logon no Windows com uma conta administrador.

You might also like