You are on page 1of 12

Camb, 20 de julho de 2012

JNC
Ano 30

Edio 1131

Jornal Nossa Cidade


www.jornalnossacidade.com.br

LUGAR

Prximo de comemorar 80 anos, Bratislava se destaca pela sua beleza e tranquilidade

Produtores se viram como podem para escoar a nova safra por uma estrada destruda
O comeo da colheita da nova safra agrcola mais uma vez motivo de preocupao para os produtores da regio da Prata. que a situao da estrada, que j era bastante ruim, se agravou ainda mais depois das ltimas chuvas.
Pgina 5

KM 12 - PRATA

Fundada em 1932, a regio se transformou em local de grande

atrao popular aps a pavimentao da estrada.


Pgina 6

CULTURA Neste sbado tem msica no Calado


A 32 Edio do Festival de Msica de Londrina traz para o Calado da Avenida Brasil, em Camb, duas apresentaes. Neste sbado, 21 de julho, s 10h30, o Big Band Plaenge (foto), com cerca de 25 msicos, e no dia 28 de julho, tambm sbado, s 10 horas, a Banda do Projeto Clave de Luz, de Paranava.
Pgina 7

Com a morte de Diniz, PTC/PC do B lana outro candidato


A coligao PTC/PC do B decidiu continuar na disputa eleitoral para o cargo de prefeito aps a morte de Serafim Diniz. O substituto Arnaldo Mello que concorria a vice da chapa.
Pgina 3

ELEIES 2012

ELEIES 2012

Quase metade dos candidatos a vereador usam apelidos


Tem muitas pessoas que se chamadas pelo nome ou sobrenome jamais sero reconhecidas. Somente o apelido que consegue revelar a identidade dessas pessoas, porque assim so conhecidos popularmente. Nas campanhas polticas muito comum a substituio do nome verdadeiro pelo apelido, ou mesmo acrescentar o ramo de atividade que exerce, alguma instituio que trabalha ou regio que representa. Em Camb 55 candidatos esto usando essa prtica.

Pgina 3

Pgina 2

Jornal Nossa Cidade

Camb, 20 de julho de 2012

conrado@sercomtel.com.br

PONTO DE VISTA
pontodevista@jornalnossacidade.com.br
Editoria e Colaboradores

REFORMA DO CDIGO PENAL DE 1940


Prezados(as) Leitores(as). Voc sabia que o Cdigo Penal ser reformado? Isto mesmo. A comisso composta por 16 juristas, sob a Presidncia do Ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justia, entregou ao Senado Federal o anteprojeto de reforma do cdigo penal. O nosso Cdigo Penal vigora desde 1940 e a expectativa que a proposta seja aprovada pelo Senado e depois encaminhada Cmara dos Deputados. Vejam alguns temas que foram includos na proposta de reforma: Aumenta a pena para maus-tratos a animais; Aumenta a pena para corrupo de menores; Classifica como crime o enriquecimento incompatvel com a renda declarada por polticos, juzes e demais servidores pblicos; A embriaguez ao volante poder ser atestada por outros meios, alm do bafmetro; Aumenta a lista de Crimes Hediondos: Fechamento de empresa que tenha cometido crime contra administrao pblica; Penaliza Crimes Cibernticos (invaso de dados alheios pela internet) Descriminaliza o Porte de Drogas; Aumenta a pena de calnia, injuria e difamao feitas atravs de meios de comunicao; Crime Eleitoral (Compra de voto 5 anos de priso- Venda de voto 4 anos de priso) Aumento de pena para Abuso de Autoridade; Legalizao das Casas de Prostituio; Aumento do tempo de cumprimento de pena antes do benefcio da progresso de regime. Estas so algumas das propostas registradas pela Comisso de Juristas, que podem virar lei, caso sejam aprovadas na Cmara e no Senado. O nosso Cdigo Penal precisa realmente de uma adequao, pois evidente a mudana dos costumes e condutas das pessoas. A sociedade de 1940 no a mesma de 2012. As pessoas mudam, a sociedade evolui e as Leis devem evoluir paralelamente. Entre as propostas esto temas muito polmicos e que, com certeza, sero amplamente debatidos nas Casas Legislativas. Uma das propostas chama a ateno por sua extrema importncia, que o Aumento do tempo de cumprimento da pena antes da progresso. No popular isto significa, que o bandido passar mais tempo na cadeia antes de ser beneficiado com o regime semi-aberto. A progresso o instrumento que possibilita a liberdade do bandido antes do cumprimento integral em regime fechado, ou seja, o bandido condenado a 10 anos de cadeia, mas fica preso apenas 3 anos, depois sai em liberdade condicional. As mudanas previstas no sero suficientes para acabar com a impunidade, pois o combate a criminalidade passa pela educao, pela assistncia social e pela represso policial. No entanto, em uma viso otimista, embora pequeno, mais um passo na busca por uma sociedade mais justa. Vamos aguardar o resultado.
CONRADO SCHELLER Gostaria de saber sua opinio a respeito deste tema. Envie mensagem para o e-mail: conrado@sercomtel.com.br Rua do Congresso, n.32, Parque Residencial, CEP 86191-090- Camb PR.

COBRANDO PESADO
O vereador Paulo Tardiolle (PTB), apesar de estar aliado ao prefeito, criticou duramente a atual administrao por se omitir de fiscalizar o servio de transporte escolar no municpio prestado por veculos particulares. Ele afirmou que foi at firmado um compromisso para a regularizao da atividade e a exigncia do cumprimento de algumas normas. Entre elas, a documentao obrigatria do motorista para o exerccio da profisso; a constante vistoria das condies do veculo, entre outras. Tardiolle disse que at agora nada disso est sendo fiscalizado e se caso acontecer algum acidente algum dever ser responsabilizado, alm do motorista. Ele afirmou ainda que muitos pais pensam que o servio regularizado pelo Municpio.

DURO DE ENTENDER
Se o prefeito se orgulha tanto de estar no servio pblico municipal h 29 anos, conforme faz questo de frisar no seu histrico, e na maioria das administraes ter ocupado cargos importantes, por que tentar jogar a culpa de todos os problemas no resolvidos at agora nos governos dos ltimos 30 anos? Outra pergunta: se a administrao que o antecedeu foi to ruim e causou tantos danos ao Municpio como denunciava sistematicamente como vereador e ainda alvo da maioria das crticas pelo mau gerenciamento do Municpio, por que tantas pessoas que serviram o ex-prefeito agora esto sendo reaproveitadas pelo governo atual? Bem, tudo isso at que d para entender. O que no d para aceitar a submisso dessas pessoas. Tem um ditado que diz: quem bate esquece, quem apanha nunca esquece. Em Camb, esse ditado poderia ser mudado para: tem gente que continua apanhando e faz questo de continuar esquecendo.

O SILNCIO NO SIGNIFICA QUE TUDO EST QUIETO


A populao no est sentindo o clima das eleies, pois as campanhas ainda no foram para as ruas. Porm, nos bastidores dizem que a briga comeou e pelo jeito, muito feia. So ameaas de denncias e mais denncias feitas pelos dois lados. No esperem uma campanha calma em Camb. Pelo andar da carruagem isto jamais acontecer. Todos deixam transparecer que tm muita plvora para queimar. Basta esperar para ver quem tem o chumbo mais grosso e a pontaria mais certeira.

O leitor Fabiano A. M. Cardoso, estudante de direito, enviou o seguinte comentrio:. A reforma do cdigo penal vai punir com mais severidade os bandidos que utilizam menores para cometer crimes, mas acho que os menores tambm deveriam ser punidos como gente grande, pois sabem dirigir, beber, fumar e fazer sexo, s quando esto cometendo crimes que so inconscientes de seus atos?

PECADO DO PADRE
Catlicos do Jardim Novo Bandeirantes esto indignados com a atitude do padre Altair Manieri da Parquia Nossa Senhora dos Migrantes. Eles reclamam que durante a celebrao de uma missa o padre agradeceu um candidato pela suposta contratao de mais mdicos para atender o povo que estaria para acontecer. Em seguida deu a palavra ao candidato para discursar. Segundo esses catlicos, o bispo dever ser comunicado do fato, pois eles no aceitam que a igreja seja transformada em palanque eleitoral. Pergunta ao padre: ser que isso pecado? Se for, bom o senhor fazer rapidamente uma confisso com o bispo para receber a penitncia e o perdo. Porque os pecadores correm o risco de um dia no entrar para o reino do cu. Para eles o caminho outro.

Camb, 20 de julho de 2012

Jornal Nossa Cidade

Pgina 3

Detran libera consulta de transporte escolar pela internet


Desde ontem, quinta-feira (19), a situao de vans e micro-nibus que prestam servio de transporte escolar est disponvel para consulta dos pais e mes de alunos da rede pblica e privada de ensino do Paran. Em sua pgina na internet (www. detran.pr.gov.br), o Departamento de Trnsito do Estado disponibiliza informaes sobre a autorizao do veculo, indicando se o mesmo passou pela vistoria obrigatria dos itens de segurana e sinalizao. Com o nmero da placa ser possvel saber se o transporte contratado esta regularizado e o veculo devidamente equipado com tacgrafo para controle de velocidade, extintores, cintos de segurana em todos os assentos e se os pneus esto em boas condies de uso, por exemplo. Dados do Detran mostram que, dos 4,5 mil veculos registrados na categoria de aluguel escolar, apenas 800 fizeram a vistoria semestral determinada em lei.

SEGURANA

ELEIES 2012

Com a morte de Diniz, PTC/PC do B lana outro candidato


Morreu na madrugada do ltimo domingo (15), Serafim Diniz, de 54 anos, que era candidato a prefeito de Camb pela coligao PTC/PB do B. Ele sofreu um enfarte fulminante e foi sepultado no mesmo dia no Cemitrio Municipal de Ibipor, cidade onde nasceu. Diniz era comerciante, morava na regio do Jardim Novo Bandeirantes e j tinha problemas cardacos, inclusive quatro pontes de safena. Com a morte de Diniz, a coligao decidiu continuar na disputa eleitoral para o cargo de prefeito e lanou o nome de Arnaldo Mello (PC do B) que fazia parte da chapa como candidato a vice. Para vice foi indicado o nome de Alaine Cristina. Mello tem 54 anos, funcionrio pblico e tambm nunca disputou nenhum cargo eletivo.

Quase metade dos candidatos a vereador usam apelidos


Tem muitas pessoas que se chamadas pelo nome ou sobrenome jamais sero reconhecidas. Somente o apelido que consegue revelar a identidade dessas pessoas, porque assim so conhecidos popularmente. Nas campanhas polticas muito comum a substituio do nome verdadeiro pelo apelido, ou mesmo acrescentar o ramo de atividade que exerce, alguma instituio que trabalha ou regio que representa. Na atual Cmara de vereadores existem cinco casos: Osvaldo do Ana Rosa, Ivani da Unidefi, Zezinho da Rao, Mario Som e Alzira da Farmcia. Alm deles, que disputam a reeleio, outros 50 candidatos esto se utilizando desta prtica, que legal e consta do registro da candidatura junto Justia Eleitoral. Confira a lista: Papagaio, Carlinho do Vitrio, Ari do Planalto, Dito Dois Irmos, Carlinhos do Ana Rosa, Clarice da Hermes, Ciro, Polaco, Dinei da Lan House, Clovinho da Pizzaria, Polaco do Bar, Pio, Fabinho do JMF, Chico Eletricista, Gemeos, Geny Cabeleireira, Ines Auto Escola, Ivone Toldo Azul, Paulinho Eletricista, Roberto Amendoim, Leny da Creche, Tokinho, Luis Torinho, Luis Moto Txi Brasil, Carlinhos da Ambulncia, Martinha da

Serafim Diniz foi substitudo por Arnaldo Mello

Sade, Messias do Gs, Man da Coxinha, Marquinhos do Alarme, Marlenona, Marli da Pastoral, Nan, Palhao Pimento, Missionria Neide, Nilson da Bahia, Osires da Copel, Osvaldo Cabeo, Osvaldo Bardola, Paulinho do Ana Rosa, Magnata, Sonia do Ana Rosa, Vardo do Esporte, Linguia, Mirtin, Pinduca, Ney do Gs, Avila da Moto Peas, Chuveiro, Wilma do Ana Rosa e Tio San.

Pgina 4

Jornal Nossa Cidade

Camb, 07 de julho de 2012

Camb, 20 de julho de 2012

Jornal Nossa Cidade

Pgina 5

INFRAESTRUTURA E LOGSTICA

Governador homologa licitao para obras em 4,8 mil quilmetros de rodovias


O governador Beto Richa homologou nesta semana licitaes para a execuo de obras de conservao e manuteno em dezesseis trechos da malha rodoviria estadual. Sero investidos cerca de R$ 58,5 milhes com intervenes em 4,8 mil quilmetros de estradas do Paran. O investimento integra o Programa Estadual de Recuperao e Conservao de Estradas Estaduais Pavimentadas que aplicar R$ 841,5 milhes em todas as rodovias paranaenses, incluindo obras de restaurao, manuteno e conservao. Na prxima semana, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) entrega a ordem de servio para o trabalho de Conservao da Faixa de Domnio em todos os 11,4 mil quilmetros de rodovias estaduais. Inicialmente sero feitos trabalhos em 735 quilmetros distribudas nas cinco Superintendncias Regionais do DER (Leste, Campos Gerais, Norte, Noroeste e Oeste). No total, o Governo do Paran vai investir ao longo de dois anos, R$ 131 milhes somente nas Faixas de Domnio. O Programa de Recuperao

e Conservao foi dividido em trs segmentos. O primeiro denominado de Conservao e Recuperao Descontnua com Melhoria do Estado do Pavimento com recursos de R$ 410 milhes. O segundo segmento o de Conservao de Pavimentos e tem previstos mais R$ 290 milhes. Neste programa os servios sero basicamente a execuo de reparos em pequenos segmentos descontnuos. Outros R$ 139 milhes sero investidos em servios de limpeza dos dispositivos de drenagem, sinalizao e controle da vegetao ao longo das rodovias estaduais e federais. Esto previstas ainda verbas para segurana e sinalizao das rodovias, para programas de recuperao de pontes e para as patrulhas rodovirias, totalizando R$ 260 milhes. Os R$ 840 milhes que o Estado dispe para as obras, integram um total de R$ 1,25 bilho do Tesouro Estadual que sero aplicados nos prximos dois anos no sistema rodovirio. Para realizar o processo de licitao, as obras foram divididas em 40 lotes distribudos pelas cinco regies do Paran.

Produtores se viram como podem para escoar a nova safra por uma estrada destruda

KM 12 - PRATA

Do antigo asfalto s restaram pedras e buracos

O comeo da colheita da nova safra agrcola mais uma vez motivo de preocupao para os produtores da regio da Prata. que a situao da estrada, que j era bastante ruim, se agravou ainda mais depois das ltimas chuvas. Para tentar amenizar a questo, um grupo de agricultores se reuniu e usaram os prprios maquinrios para recuperar um pequeno trecho onde a passagem de veculos estava quase que impossvel. Porm, os problemas existem em toda a extenso da estrada, que vai do Km. 12 at a Prata. No total so 14 quilmetros, mais o trecho que apresenta maiores danos soma

aproximadamente seis quilmetros, o que atrapalha o escoamento da safra e causa muitos transtornos para o deslocamento das pessoas que se utilizam da estrada. A pavimentao asfltica (Km. 12 Prata) foi executada na dcada de 90, atravs do Programa Caminhos do Saber implantado pelo Governo do Estado como alternativa para evitar a evaso escolar na zona rural. A iniciativa no previa a utilizao da estrada por veculos pesados. Porm, sem outras alternativas para trafegar e sem fiscalizao do poder pblico, ficou impossvel exigir dos produtores os cumprimentos dessa nor-

ma. Outra questo que faltou um trabalho constante de manuteno que tambm contribuiu para a deteriorao quase que completa de todo o trecho, inviabilizando atualmente a execuo de um simples recape. Segundo informaes da Prefeitura, o Municpio deve elaborar um novo projeto para a estrada e pleitear recursos na ordem de R$ 7 milhes junto ao Governo do Estado para a execuo. Nenhum prazo foi definido. Enquanto isso no acontece, os produtores vo ter que continuar se sacrificando e se virando como podem.

Pgina 6

Jornal Nossa Cidade

Camb, 20 de julho de 2012

LUGAR

Prximo de comemorar 80 anos, Bratislava se destaca pela sua beleza e tranquilidade


Fundada em 1932, a regio se transformou em local de grande atrao popular aps a pavimentao da estrada. A regio do Bratislava, distante 5 km do centro da Cidade, bastante conhecida pela beleza das chcaras de lazer distribudas em diversos loteamentos; pelas festas promovidas pela comunidade catlica; pelo clube de golfe, considerado um dos mais belos do Brasil, alm da fora da sua agricultura. Nos finais de semana centenas de pessoas se deslocam para a regio, para participar dos j tradicionais jogos de futebol suo, de festas familiares, de estudantes e dezenas de outros eventos que ali so realizados. A regio se transformou a partir de 1983 com a pavimentao da estrada, ligando a Cidade at aquela comunidade. A partir da surgiram vrios loteamentos de chcaras e outros investimentos que ao longo desses anos mudaram a paisagem do local e atraram novos moradores e gente a procura de lazer. Com isso, os problemas e as reivindicaes se tornaram mais constantes. O principal deles a necessidade de se readequar a rodovia que muita estreita e no possui acostamento se tornando bastante perigosa, j que o fluxo de veculos, ciclistas e pedestres muito intenso em toda sua extenso, alm de alguns trechos estarem bastante esburacados, necessitando de uma urgente manuteno. Outro problema vivido por toda a comunidade quanto ao abastecimento de energia eltrica, que registra constantes quedas, por fatores como, efeitos atmosfricos, atos de vandalismo e at mesmo pela falta de manuteno da rede. A falta de transporte coletivo aos domingos tambm reclamada pela comunidade, principalmente pelos caseiros, j que esse o nico dia de folga que eles tm na semana e necessitam desse servio. HISTRICO DO BRATISLAVA Segundo publicao

Igreja construda pela comunidade ainda a mesma da poca da colonizao

Museu Histrico de Camb, a comunidade foi fundada por imigrantes tcheco-eslovacos, em sua grande maioria. Os primeiros chegaram em outubro de 1932. Liderados por Jos Hesshko, a maior parte desses colonizadores vieram da regio de Caiu, estado de So Paulo, onde trabalhavam em

lavouras de caf desde que haviam chegado da Europa. Com muito sacrifcio, essas famlias conseguiram economizar dinheiro e resolveram deixar de ser empregados nas fazendas paulistas para se tornar pequenos proprietrios no norte do Paran, j que na poca, a Companhia oferecia

timas terras roxas a preos baixos. E foi assim, que aps a derrubada da mata, uma prspera comunidade surgiu. Na colnia tambm se estabeleceram imigrantes de outras etnias, como portugueses, italianos, alemes, hngaros, espanhis e brasileiros.

do

Golf Club de Londrina agregou beleza a regio

CORRIGINDO

116 CANDIDATOS DISPUTAM A CMARA DE VEREADORES

Osvaldo do Ana Rosa O Jornal Nossa Cidade informou na ltima edio que 110 candidatos esto disputando as 10 cadeiras para a Cmara de Vereadores de Camb. O nmero correto de registros junto Justia Eleitoral soma 116 nomes. Na relao de fotos publicadas no constou a do candidato reeleio Osvaldo do Ana Rosa (PMDB). Para que no haja dvidas est a a foto e a confirmao de sua candidatura. J na relao dos candidatos da coligao PTC/PC do B faltaram constar os nomes de Wilma Nunes de Moraes Cordeiro e Carlos Veiga.

Camb, 20 de julho de 2012

Jornal Nossa Cidade

Pgina 7

CULTURA

Neste sbado tem msica no Calado

A Big Band Plaenge a atrao deste sbado

Banda Clave de Luz se apresenta dia 28

A 32 Edio do Festival de Msica de Londrina traz para o Calado da Avenida Brasil, em Camb, duas apresentaes. Neste sbado, 21 de julho, s 10h30, o Big Band Plaenge, com cerca de 25 msicos, e no dia 28 de julho, tambm sbado, s 10 horas, a Banda do Projeto Clave de Luz, de Paranava.

As duas apresentaes no Calado da Avenida Brasil tem a parceria da Fundao Cultural e Artstica de Camb (Funcac) e Secretaria Municipal de Cultura. O Big Band Plaenge que se apresenta neste sbado resultado de projeto iniciado em 1990 no Festival de Msica, que incluiu a msica popular brasileira no evento

e assim ofereceu aos participantes prticas e cursos de estruturao musical para msicos populares. A tarefa de investir na difuso da msica popular brasileira que, apesar da qualidade, no aceita pelo mercado fonogrfico. A apresentao do dia 28 de julho o resultado de um projeto social desenvolvido

pela Fundao Cultural de Paranava. O Projeto Clave de Luz atende atualmente cerca de 50 alunos de comunidades precrias com aulas de iniciao msica. A Banda Sinfnica Clave de Luz formada por cerca de 30 adolescentes e tem a regncia do msico Manoel Feliciano.

Os instrumentos utilizados so a flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone, percusso, tuba e bombardino. O Projeto Clave de Luz tem a participao dos professores Mrcio Souza, Eduardo Amaral, Glaudemir Ribeiro, Rafael Torrente, Glebson Oliveira e Marcela Martins.

UEL abre inscries para vestibular em agosto


As inscries para o Vestibular 2013 podero ser feitas no perodo de 13 de agosto a 13 de setembro, no site www.cops. uel.br. Como no ano passado, a inscrio custar R$ 100,00. A 1 fase do Vestibular ser realizada no dia 11 de novembro, com Prova de Conhecimentos Gerais. A 2 fase ser nos dias 2, 3 e 4 de dezembro. No dia 2 de dezembro sero aplicadas as provas objetivas de Lnguas e Literaturas: Lngua Portuguesa e Literaturas em Lngua Portuguesa, Lngua Estrangeira e Redao. No dia 3, ser aplicada a prova discursiva de Conhecimentos Especficos e no dia 4, a Prova de Habilidades Especficas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Grfico. A novidade do prximo concurso a antecipao da prova de Habilidades Especficas para os candidatos ao curso de Msica. A prova ser aplicada no dia 30 de setembro de 2012. Esses podero indicar, no momento da inscrio, uma segunda opo para o caso de no atingirem a mdia 3, numa escala de 10 pontos. Segundo a professora Cristina Valeria Bulhes Simon, coordenadora da Cops, a mudana j vinha sendo solicitada pelo curso de Msica desde 2010. Muitos candidatos, apesar de bem sucedidos nas provas anteriores, no se saiam bem na prova de Habilidades Especficas, que no tinha nota mnima, e depois no conseguiam acompanhar o curso que exige conhecimento tcnico prvio de msica pelo aluno. Caso candidatos ou professores tenham alguma dvida sobre a nova sistemtica de aplicao da Prova de Habilidades Especficas para o curso de Msica, pode entrar em contato com a Cops pelo e-mail coordenacao@ cops.uel.br

Vestibulandos da UEL (foto arquivo)

Pgina 8

Jornal Nossa Cidade

Camb, 20 de julho de 2012

VARIEDADES

ESPORTE

Estudo divulga que os ces conseguem distinguir quem gosta deles

Basquete de Camb tetra nos Jogos da Juventude


Pela quarta vez consecutiva, a equipe masculina de basquete de Camb conquistou o ttulo de campe da fase regional dos Jogos da Juventude do Paran, disputados em Jandaia do Sul. A equipe comandada pelo tcnico Tim e formada pelos atletas Carlos Miorin, Danilo Souza, Gabriel Fazan, Gustavo Azevedo, Natanael Fogaa, Rafael Flavio de Moraes e Sergio Dalto (foto), derrotou Marilndia do Sul por 86 a 29, Arapongas por 75 a 21, Ibipor por 80 a 28 e Apucarana por 58 a 44. A equipe tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e parceria com a Art Final.

Um estudo realizado pela Universidade da Flrida levanta a hiptese de os ces poderem, simplesmente atravs da observao, saber se um humano gosta deles ou no, e quais as suas intenes. O estudo foi orientado por uma investigadora da instituio, Monique Udell, que observou o que acontecia quando pessoas desconhecidas para os ces se aproximavam deles com alimento na mo. Os participantes no estudo eram previamente entrevistados para se saber se gostavam ou no de ces, e para analisar a sua capacidade de lidar com estes animais. O resultado de um conjunto de observaes mostrou que, sempre que entrava no espao onde se encontravam os ces algum que gostava deles, estes aproximavam-

-se e interagiam com essa pessoa, solicitando o alimento, mas quando eram confrontados com algum que no gostava de ces, os animais olhavam e no interagiam que essa pessoa, mostrando-se indiferentes ao alimento que transportavam. No mbito deste estudo, foram tambm observados lobos, nos mesmos moldes, e os resultados foram muito semelhantes, embora estes animais tenham demorado mais tempo a tomar uma deciso. Estes resultados podem indicar, segundo os envolvidos, que os candeos so capazes de ler com muita preciso a linguagem corporal dos humanos e perceber quase de imediato as suas intenes, quase como se conseguissem ler os seus pensamentos. (Animal Livre)

TELEFONIA CELULAR

TIM est proibida de vender novas linhas no Paran


A Agncia Nacional de Telecomunicaes (Anatel) anunciou que a partir de segunda-feira (23) estar suspensa a comercializao de linhas de telefonia celular e internet em 19 estados para a operadora TIM entre eles o Paran , cinco estados para a Oi e trs para a Claro. A liberao da venda est condicionada apresentao de um plano de investimentos em at 30 dias para a Anatel, que deve tratar principalmente da qualidade da rede, completamento de chamada e diminuio de interrupo de servios. Cada estado ter apenas uma operadora suspensa. Para a Claro, haver suspenso em Santa Catarina, Sergipe e So Paulo. Para a operadora Oi, a proibio vai ser nos estados do Amazonas, Amap, de Mato Grosso do Sul, Roraima e do Rio Grande do Sul. Na Tim, no podero ser feitas novas vendas no Acre, em Alagoas, na Bahia, no Cear, Distrito Federal, Esprito Santo, em Gois, no Maranho, em Minas Gerais, Mato Grosso, no Par, na Paraba, em Pernambuco, do Piau, Paran, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, em Rondnia e no Tocantins.

Camb, 20 de julho de 2012

Jornal Nossa Cidade

Pgina 9

ANLISE

Poder de prefeituras e falta de cultura poltica esvaziam papel de vereadores


Os 68.544 vereadores que sero eleitos no dia 7 de outubro por cerca de 140 milhes de eleitores em 5.568 municpios tero a tarefa de fiscalizar as prefeituras municipais, alm de criar e modificar leis restritas s cidades. Cabe a eles verificar, por exemplo, como o dinheiro pblico aplicado e criar ou alterar o plano diretor de ocupao urbana de sua cidade. Podem se candidatar a vereador os maiores de 18 anos que tenham ttulo de eleitor h mais de um ano no municpio onde pretendem disputar o cargo e sejam filiados a um partido poltico h mais de um ano das eleies. Apesar de estar definido em lei quem pode se candidatar, qual a misso dos eleitos? Especialistas ouvidos pela Agncia Brasil afirmam que a funo do vereador est desvirtuada por pelo menos dois motivos. O primeiro est no fato de muitas prefeituras cooptarem os vereadores por meio da distribuio de cargos na administrao local e do uso do dinheiro pblico. O segundo fator, relacionado e influenciado pelo primeiro, a falta de cultura poltica do eleitorado, que no acompanha o trabalho dos vereadores depois de empossados. A funo das cmaras de Vereadores foi esvaziada. Os vereadores no cumprem seu papel, no fiscalizam. Quem legisla, de fato, o [Poder] Executivo. [As prefeituras] no tm importncia nenhuma para o eleitor, critica Cludio Abramo, do site Transparncia Brasil. Os prefeitos compram suas bases por meio da distribuio de cargos, lamenta. O cientista poltico Fbio Wanderley dos Reis, professor emrito da Universidade Federal de Minas Gerais tende a concordar com Abramo. No tem nada que acontea de relevante [nas cmaras de Vereadores]. O poder foi posto de lado e depois jogado fora, disse Wanderley, ao comentar que vereadores se ocupam mais em mudar nome de rua ou escolher pessoas para prestar homenagem em sesses especiais. O advogado Walter Costa Porto, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e historiador especializado em eleies no Brasil, porm, tem viso mais positiva dos vereadores e diz que eles participam da administrao municipal. Costa Porto reconhece, porm, que o sistema de votao proporcional dentro de coligaes partidrias cria uma disfuno grave. O eleitor no sabe para onde vai seu voto. Ningum conhece as listas partidrias. Vota em um candidato a vereador e elege outro. A representao local cmaras dos Vereadores o sistema de eleitoral mais

antigo do Brasil. Segundo Walter Costa Porto, a primeira eleio para os conselhos da cmara ocorreu em 1.535 vilas no interior do que hoje o estado de So Paulo. Para ele, apesar da antiguidade, o sistema eleitoral, associado ao desinteresse e desconhecimento dos eleitores, faz da democracia no Brasil um simulacro [imitao]. O problema se agrava com a impunidade concedida pelos prprios eleitores. Falta educao cvica. Ningum punido pelo voto, diz o advogado, ao salientar que comum os eleitores esquecerem para quem foi seu voto para vereador, assim como para deputado estadual e deputado federal.

O grau de politizao muito baixo. Muitos eleitores votam por obrigao e h uma crise de confiana no Legislativo, afirma Carlos Eduardo Meirelles Matheus, lder do Comit de Opinio Pblica da Associao Brasileira de Empresas de Pesquisas (Abep) e ex-diretor do Instituto Gallup de Opinio Pblica. Apesar de crtico, Matheus ressalta que os vereadores exercem o mandato como intermedirios entre os eleitores e a prefeitura. Nas cidades maiores, eles trabalham pelos bairros e encaminham solicitaes. Ele diz que a proximidade d um pouco mais de transparncia aos mandatos dos vereadores. Gilberto Costa (Agncia Brasil)

Pgina 10

Jornal Nossa Cidade

Camb, 20 de julho de 2012

Quando me dei conta que j no tinha mais pai, falecido precocemente em acidente, passei a depositar todas as minhas fichas em minha me, jovem, forte, ntegra, inteligente e bonita, com apenas vinte e oito anos. Sobre o alicerce dessa pessoa incrvel me preparei para meus vos prprios, no sem antes estudar muito, trabalhar bastante e sofrer muito mais as agruras de uma infncia rf e de uma juventude carente. Compensava-me apenas o alvio de saber que tudo que eu fazia tinha o respaldo daquela figura maiscula, herona no trabalho, na dedicao, nos cuidados da famlia e, sobretudo, no amor aos filhos a minha me. Para mim ela era perfeita, indestrutvel, eterna. Na minha mente juvenil eu ia t-la para sempre a me amparar. Mas o tempo ingrato, sutil e cruel e ela foi envelhecendo. A herona da minha vida quem passei boa parte da minha existncia cultivando seu esteretipo j no era mais a mesma, seus assuntos deixaram de me interessar e, por vezes, at me aborreciam. Ela envelheceu! Minha me envelheceu sem me preparar para isso, apesar de ter sido grande educadora e orientadora. Tampouco eu tinha pensado nessa hiptese. Infelizmente aconteceu! Ela perdeu o garbo, a fora, a beleza, ficou fraca, vulnervel, adquiriu manias e, por fim doenas. Coitada! No fazia mais planos, nem provia seu prprio futuro. Cansou de cuidar de mim e de servir de meu exemplo. Chegara a minha vez de velar por ela e isso era exatamente o que ela esperava de mim. Desesperei com essa dura realidade. Agora eu percebia claramente seus cabelos brancos, sua pela manchada, seu andar claudicante, seu corpo decadente. Relutei em aceitar esse ciclo da sua vida, de saber que minha deusa j no tinha mais o controle da situao.

O PESO DA IDADE

Os filhos so assim, no aceitam a fraqueza dos pais, seus desnimos, suas deficincias. Quando no correspondem mais suas expectativas se aborrecem, gritam com eles e no tm pacincia para ouvir pela milsima vez a mesma histria que eles contam como se acabassem de t-la vivido. Exigem deles a juventude eterna e a energia de uma usina, se esquecem de que so humanos e que suas foras se desfazem com o passar dos anos, at que a vida lhes tirada, como conseqncia natural da existncia humana. Comigo foi assim, no aceitei com naturalidade o fato de que as pessoas adotam um ritmo mais lento com o passar do tempo e me irritava porque as coisas no eram mais como sempre foram, at que a perdi. Ela se foi para sempre e eu chorei desesperadamente e ainda choro. No nego que quem chega aos enta so felizes, determinados, batalhadores, chores pelos registros que a vida imprimiu em seus conscientes. Eu sou feliz e sou choro por tudo que fiz e que vivi. Na minha vida rolou muitas coisas. Sacrifcios, trabalhos, dvidas e incertezas, Mas tambm rolaram festas, viagens, piadas, amores, histrias. Daria um livro, alis j escreveram! Idade traz sabedoria, cabelos brancos, calvcie e temores, muitos temores, porque, como ningum fica para semente, tambm eu temo pelo dia em que chegar a minha vez de sentir o peso da idade, a fadiga dos anos, o cansao da vida. Quando isso acontecer, peo a Deus a pacincia de aceitar a irritao e a intolerncia dos meus filhos em conviver com meus defeitos, porque eles no so diferentes de mim. Uma coisa certa, como minha me foi minha herona, espero que eles tambm me tenham em alta considerao e essa ser a minha maior recompensa.

PARE DE PROCRASTINAR E AJA!


Procrastinar significa: transferir para outro dia, adiar, delongar, ou de forma mais comum, empurrar para mais tarde. Pode-se dizer que procrastinar a arte de ficar sentado vendo a vida passar. Existem diversas razes para que as pessoas procrastinem suas tarefas, seus deveres, suas ,responsabilidades no trabalho e na vida pessoal, como por exemplo: *Medo de fracassar e no conseguir realizar uma tarefa; *No gostar de trabalhar sob presso. *Ter muitas coisas para fazer; * Procurar fazer as coisas agradveis em primeiro lugar; Essas so algumas das razes encontradas para justificarmos as procrastinaes dirias. A procrastinao nasce da idia de que amanh ser mais fcil fazer aquilo que deveria ser feito hoje. Sempre que voc tiver algo importante e sacrificado para fazer, algo surgir em sua mente mostrando que o dia de amanh ser melhor para realizar esta tarefa. H gente que especialista na arte de procrastinar. Alis, acho que todas as pessoas tm essa mania em algum momento, mesmo que seja por motivos diferentes. O problema que isso costuma provocar problemas: piora a administrao do tempo, deixa estressado, angustiado, sensao de culpa, perda da produtividade e desaprovao dos outros por voc no se comprometer com suas responsabilidades, podendo prejudicar muito o seu desempenho profissional. Vena a procrastinao e perceba as vantagens de sentir-se mais tranqilo e com menos stress No deixe que suas vontades sejam vazias; segunda-feira inicia o regime; ms que vem volta para a academia. Faa algo agora. J! Divida a tarefa, reparta, delegue, deixe que tambm te ajudem. Evite o acmulo de tarefas. Estabelea metas que voc possa realmente alcanar, pois seno se sentir fracassado (a) e ir piorar ainda mais a situao. Os desafios pessoais e profissionais aumentam a sua autoconfiana, o seu desempenho. Pense que voc capaz de realizar bem a tarefa. Apenas Comece: Freqentemente a parte mais difcil ao se agir realmente comear a agir. Quando est descansando ou parado, voc necessita de um aumento de energia especial para dar a partida. Mesmo quando estiver em descanso e for agradvel permanecer assim, no precisa de uma fora exterior para te fazer agir. Voc pode escolher agir. A capacidade de escolher o que ir fazer a cada momento uma ddiva magnfica de Deus. Valorize esta ddiva. Por mais que o preguioso deseje alguma coisa, ele no conseguir, mas a pessoa esforada consegue o que deseja. Provrbios 13:4 Voc j comeou vrias coisas, vrias vezes, mesmo que as tenha adiado antes de comear a agir. Ao invs de se enxergar como adia dor, enxergue-se como pessoa que sim ir agir.

O autor advogado e Procurador Jurdico da Cmara Municipal de Camb. Crticas, sugestes e opinies; jabissoqui@hotmail.com

Maria Cristina Stravolo Orcelli- Psicloga Clnica Comportamental, com Especializao em Programao Neurolinguistica, Gesto de Pessoas, Hipnose Condicionativa, Ericksoniana e Regresso. FONE (43) 3029-0226 Londrina. www.impactoac.com.br E-mail: cristina@impactoac.com.br

ESPAO LIVRE
Amamos Camb, tanto os que aqui nasceram como os que vieram depois... No entanto, paulatinamente, constatamos que nossa cidade perdeu o brilho, no empolga mais! Quando falamos isto, no nos referimos a uma situao ocorrida no momento, mas que se desenvolveu durante dcadas e que agora parece pior. Quando falamos que no empolga porque temos parmetros, pois moramos aqui, no centro da cidade, h mais de 50 anos. O calado, que veio como um modismo em quase todas as cidades da regio, e que foi superado na maioria delas, aqui permanece imutvel. Temos duas ruas que cortam a cidade de cabo a rabo no sentido leste-oeste, a Inglaterra e a Belo Horizonte. A Av. Brasil a nica via que deveria cortar a cidade no sentido norte-sul, mas se encontra interrompida pelo calado, criando uma situao catica para a circulao de carros. A interrupo por si s j um problema e, agravando a situao, tem-se o aumento exorbitante

Camb no empolga mais...


arborizadas e bem distribudas, que permitem um timo fluxo de veculos, embelezando e valorizando esses bairros. Mas e valorizao do centro de fato, onde est? So necessrias obras que o valorizem, embelezem e transformem-no. Para perceber o quanto a cidade est defasada s ir at Rolndia, Arapongas, Astorga, Sabaudia ou Ibipor. A verdade que nos acostumamos e assim tudo passa despercebido. E os carros e motos de som? Somos obrigados a ouvir propaganda pela cidade toda, todos os dias da semana, especialmente no perodo eleitoral. O Zezo que est sempre tendo suas gramas cortadas, no tem uma guarda constante, no tem lixeiras e como consequncia, nas segundas feiras so garrafas peti e copos plsticos espalhados para todo lugar. Mais srio ainda, o consumo de drogas na regio e a quantidade de menores de idade que matam aulas e l se escondem. Algumas atitudes urgentes seriam: -Abrir o calado para melhorar o fluxo de veculos, que por hora se encontra estrangulado nos trs quarteires centrais da Avenida Inglaterra, impedindo o desenvolvimento de outras reas de comrcio; -Instalao de rotatrias ou semforos nos cruzamentos problemticos (ex.: Av. Canad x Av. Brasil); -Acessibilidade em todas as caladas para cadeirantes e mes com carrinhos de bebs. As cidades vizinhas h tempo possuem. Isto cidadania tambm; -Instalao de placas indicativas dos nomes de ruas, pois no raro encontrar carros de fora perdidos; -Instalao de placas indicativas de servios pblicos essenciais, como Rodoviria, Prefeitura, Centro de Eventos, Hospitais, Biblioteca Pblica e Centro Cultural, Cemitrio Municipal e Casa de Velrio, Igreja Matriz, etc; -Deslocamento do terminal de nibus municipal, e posterior revitalizao da praa; -Implantao de coleta seletiva de lixo de verdade; -Definio do cdigo de postura do municpio para padronizao de arborizao, caladas e outras intervenes sobre a via pblica (No vivemos a beira-mar, mas temos at coqueiros plantados em caladas!); -Instalao de lixeiras pblicas nas principais vias da cidade; -Regulamentao dos veculos de som; -Regulamentao de ambulantes que atualmente ocupam espaos de passeio pblico; So solues simples e que no demandam grandes investimentos para sua concretizao. Sabemos que h muitas outras obras a serem feitas e que a atual administrao tem grandes desafios e parece ter boas intenes, mas a pergunta que no quer calar : quando o centro de fato ser prioridade de um prefeito? Camb no empolga mais!!! Finalizando, registramos que esse s um desabafo de alguns cidados que amam Camb e que gostariam que ela voltasse a brilhar!!!
Wilson Jos Garbelini e outros.

no nmero de veculos ocorrido nos ltimos anos. Camb j tem congestionamento, pode? Penso que j passou da hora de se tomar uma atitude com relao a este polemico lugar que tambm sujo. A cidade vizinha tambm tinha um calado, que agora cortado por uma estreita rua arborizada, favorecendo o comrcio e movimento de carros, alm de embelezar a rea. Outra obra que por conta do progresso da cidade interrompeu, estancou, impediu, matou o crescimento de uma regio foi o Centro Cultural. Ali havia uma rua que foi fechada. A regio atrs, que fica a apenas cem metros do centro da cidade se tornou esquecida, quase sem comrcio, desperdiando assim todo um potencial de uma regio nobre da cidade. E o terminal de nibus urbano? No tem um lugar melhor para a populao tomar nibus facilitando a sua locomoo? O centro de Camb est feio. Temos centros mais bonitos no Novo Bandeirante, no Santo Amaro e no Ana Rosa, que tem avenidas

Camb, 07 de julho de 2012 Casamento de Daiane e Erick

Jornal Nossa Cidade

Viva Camb
Por Glacimeire Cardoso glacimeirecardoso@gmail.com

Pgina 11

Aconteceu dia 9 de junho, na Igreja Sagrados Coraes, o casamento de Daiane Martins e Erick Willian de Lima. A noiva filha de Maria e Jair Martins e o noivo filho de Brbara e Eduardo de Lima. A bela noiva chegou em um Ford ano 36, em grande estilo. Os convidados foram recepcionados no Espao Rugei. Os noivos passaram lua de mel em Natal.

A modelo Carla Soares do Studio Desire Soares franquia Camb em recente desfile da coleo Dona Dita moda casual, fitness e beachwear num click de Gil Pascueto

Stephanie Lima, Miss Teenager Camb, recebeu o ttulo de Miss Personalidade Paran, eleita entre 39 candidatas de todo o Estado. Na foto Stephanie juntamente com a vencedora Rebeca Pinheiro Meier de Umuarama, eleita Miss Teenager Paran 2012 e Alessandra Bernardi atual Miss Paran. O concurso aconteceu dia 14 de julho na cidade de Dois Vizinhos. Teve o apoio da Prefeitura Municipal de Camb, Carol Camila Modas, Copacabana boutique e Academia Vida Ativa

O casal Maria e Jair juntamente com a filha Daiane, o noivo Erick e seus pais Brbara e Eduardo juntamente com a irm, a bela Maria Eduarda Uma belssima missa acompanhada por centenas de pessoas, deu incio a tradicional festa Junina da Rua da Regncia. Organizada pelo Grupo Bblico de Reflexo Santa Rita de Cssia em prol do Hospital do Cncer e Lar Santo Antonio, a festa estava completa com barracas tpicas, fogueira e at casamento caipira. Muita animao por uma bela causa.Parabns!

Festa Junina

Katleen Correnti Padovani completou 15 anos no dia 12 de junho. Na foto by Gil Pascueto ela se destaca em recente aconteciDesfile by Cavalera, que mento no aconteceu recentemente no Santarena Santarena Country Bar, na Country Bar. foto de Gil Pascueto o modelo Parabns! Ruy de Almeida

Errata: O aniversrio de Mariana Freire Figueiredo aconteceu no Restaurante La Gondola em Londrina. Na foto de vermelho, a aniversariante juntamente com as amigas Gabriela Rafaeli e Brbara Cibinello

Equipe organizadora No casamento caipira, o padre Mrio Vander, a noiva Hermnia e Leda Correia Rocha trajada de noivo, s alegria!

Na quadrilha, Yuri e Natlia Muniz, juntamente com Joo Natal e Rachel Andr

As lindas Poliana Leme e Yasmin Oliveira Geraldo

Marcos Adriano Gonalves, faturou o primeiro lugar na categoria at 100kg do Campeonato de Jud realizado na cidade de Dracena, em So Paulo. Ele representou a cidade de Palmital no 56 Jogos Regionais de So Paulo. Marcos cambeense e faz sua preparao fsica na Academia Vida Ativa com o personal Ednilson Gaffo. Na foto Victor Hugo Rodrigues de Assa que faturou a medalha de prata na categoria acima de 100 kg e Marcos Adriano Gonalves que foi patrocinado pela imobiliria JS e Bauen Arquitetura. Parabns!

Pgina 12

Jornal Nossa Cidade

Camb, 20 de julho de 2012

SADE

Inverno favorece novos casos de Asma


Sabe-se que, em razo do clima frio do inverno, uma gama de enfermidades surge para atrapalhar a vida dos brasileiros, especialmente as respiratrias. Bronquite, sinusite, rinite e tuberculose so apenas alguns dos exemplos que acometem especialmente um grupo de risco formado por diabticos e hipertensos. Chiado no peito, tosse seca e constante, cansao e, principalmente, falta de ar so fortes indcios de uma crise respiratria provocada pela doena. A asma hereditria e no tem cura, mas hoje existem tratamentos que permitem seu controle, ou seja, com a correta medicao, o paciente pode viver normalmente como se no fosse portador do problema. Contudo, essencial que o diagnstico seja feito ainda na infncia, explica a Dra. Angela Horta, pneumologista e consultora da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). A asma nada mais do que uma inflamao dos bronquolos, isto , canais de ar dos pulmes que, quando entupidos, impedem a circulao do ar, dificultando a respirao. O asmtico costuma ter suas primeiras crises ainda na infncia. O maior erro nesses casos, segundo a especialista, ocorre quando o indivduo cr que curou-se da doena por no demonstrar mais nenhum sintoma do proble-

Sade Paran confirma 760 casos de gripe A


O nmero de casos da gripe A (H1N1) no Paran aumentou 29% na ltima semana, com o registro de 172 novos casos. Informe divulgado durante a semana pela Secretaria da Sade mostra que agora so 760 casos confirmados e 23 mortes causadas pela doena desde o incio do ano. De acordo com a secretaria, apesar do aumento no nmero de casos a situao epidemiolgica atual no se compara de 2009. H maior vigilncia e um protocolo de tratamento antiviral para todos os casos de suspeitos de sndrome gripal. A maior concentrao de casos (306) est na faixa etria de 20 a 49 anos. Das 23 mortes, 20 foram de pacientes que tinham doenas crnicas, como tuberculose, asma grave, paralisia cerebral, obesidade, entre outros. Os outros trs pacientes morreram porque adiaram a procura por assistncia.

ma. O que realmente acontece que, mesmo incurvel, a asma pode apresentar longos perodos de inatividade. O paciente cresce e desenvolve uma defesa do sistema imunolgico, porm, est sujeito a um novo quadro ao longo da vida.

No entanto, algumas atitudes simples mudam o panorama da asma, a comear pelo momento do diagnstico. A Dra. Angela Honda revela que alguns mdicos demonstram receio ao informar seus pacientes o resultado positi-

vo para a asma. A doena ainda encarada com temor por especialistas. ideal que seja desmistificado o conceito de que a asma um bicho de sete cabeas. O controle a melhor soluo, recomenda.

A Associao Brasileira dos Asmticos (ABRA) aponta outras dicas importantes:


- Tratar da asma no somente fazer inalaes e tomar remdios como os broncodilatadores, mas tambm mudar o estilo de vida para ganhar mais qualidade, como praticar exerccios fsicos - a natao um excelente aliado, e cuidar da alimentao evitando ingerir produtos que provocam a asma; - No caso de gravidez, os medicamentos indicados para tratar da doena so seguros para o beb na maioria dos casos. preciso entender que asma no controlada ir prejudicar muito mais o beb do que os medicamentos que a me utilizar, mas no se deve us-los por conta prpria ou porque deram certo com outras pessoas; - No existe asma causada exclusivamente por fatores emocionais, entretanto, pode servir de agente provocador de uma crise que pode influenciar no estado emocional da pessoa. A educao do paciente e de sua famlia fundamental para transmitir segurana e combater os aspectos negativos da doena.

You might also like